Cartas de elogio de personalidades eclesiásticas relativas a obras do Prof

 

Artigos em Catolicismo

Nº 73 - Janeiro de 1957 - Não trabalha pela concórdia senão quem luta contra o erro

Nº 74 - Fevereiro de 1957 - O progresso da civilização depende mais da moral que da ciência / A mensagem de Natal do Santo Padre é um dos documentos mais importantes nos fastos da diplomacia pontifícia dos últimos cem anos.

Nº 75 - Março de 1957 - O que é a tolerância. - Pode ser uma virtude, mas é virtude característica das situações anômalas, periclitantes, difíceis. Ela é, por assim dizer, a cruz de cada dia do católico fervoroso.

Nº 76 - Abril de 1957 - Mortificação cristã: princípio vital da civilização. - Sem a graça torna-se incompreensível a utilidade do sofrimento. Como resolver o falso dilema: capitalismo selvagem-miserabilismo antinconsumista?

Nº 77 - Maio de 1957 - Cabe aos homens sustar o castigo iminente

Nº 77 - Maio de 1957 - A explicação de uma popularidade imensa

Nº 78 - Junho de 1957 - A Tolerância, virtude perigosa. - Há casos em que tolerar é um dever, e não tolerar é um mal. E outros casos há em que, pelo contrário, tolerar é um mal, e não tolerar é um dever.

Nº 79 - Julho de 1957 - O laicismo dos Estados roubou à sociedade moderna o sentir da Igreja. - A virtude é condição essencial para a salvação das almas. Assim, pode-se facilmente imaginar quanto risco para estas existe na atmosera laicista em que vivemos.

N° 80 - Agosto de 1957 - Passado esplêndido, futuro ainda mais belo

Nº 81 - Setembro de 1957 - O cinqüentenário da "Pascendi" (exposição do que nesta Encíclica de São Pio X nos parece o essencial: a definição do caráter panteísta do modernismo)

Nº 82 - Outubro de 1957 - "Por orgulho, repelem toda sujeição" (A fisionomia moral do modernista)

Nº 83 - Novembro de 1957 - Revivem nos modernistas o espírito e os métodos do Jansenismo (conclusão da descrição do perfil moral do modernista, com base na Encíclica "Pascendi")

Nº 84 - Dezembro de 1957 - "Hodie in Terra Canunt Angeli, Laetantur Archangeli, Hodie exultant Justi"