Novidades
   

NOVIDADES

DEZEMBRO

Dia 12 - Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira do México e de toda América Latina

13/12/2019 - 111° aniversário de nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira

Discursos, conferências:

1968-12-14 - Discurso do Prof. Plinio por ocasião das solenidades de seu 60º aniversário / Qual o ensinamento que eu deveria enunciar nesta noite de hoje e que representasse algo que pusesse em movimento vossas almas, que desejam não só andar, mas correr e não apenas correr mas voar rumo à implantação do Reino de Maria?

Multimedia:

1989-02-18 - Minha vocação: fazer a Contra-Revolução (Plinio Corrêa de Oliveira)

Français:

2019 - Glissement idéologique à votre insu et Dialogue / Titre original : Baldeação ideológica inadvertida e Diálogo, première publication en octobre-novembre 1965 dans le mensuel Catolicismo, nº 178-179

Italiano:

1994-12 - Autoritratto filosofico (testo integrale)

 

12/12/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira do México e de toda América Latina (12/12) / A cortesia e o tônus aristocrático são filhos da Igreja Católica, Apostólica, Romana. E, pelo contrário, as maneiras triviais, baixas, igualitárias, brutas são – precisamente – o fruto da Revolução e do demônio.

Especial / Natal:

1963-12 - A glória de Deus no alto dos Céus, aspecto secundário do Natal? / Não há paz na terra sem Deus. Homem de boa vontade autêntico não é quem ama o homem pelo homem, mas quem o ama por amor de Vós. E Vossa Paz inclui a cessação de todas as lutas exceto a Vossa incessante e gloriosa guerra contra o demônio e seus aliados, isto é, o mundo e a carne.

Artigos em O Legionário:

1940-05-12 - 7 Dias em Revista / Confirmada como catastrófica a linha política seguida por Chamberlain. Se a opinião inglesa se conteve durante certo tempo, fazia-o por prudência não, porém, sem perceber os fracassos sucessivos que sua imprevidência incorrigível impunha à Grã-Bretanha. - O camarada Maurice Thorez, talvez o mais influente e famoso dos comunistas franceses, se encontra atualmente na Alemanha, sob a proteção do Reich, estando incumbido de organizar uma campanha, dentro da França, nociva aos interesses desta. - Continuam os esforços verdadeiramente heróicos de Pio XII no sentido de preservar a paz. Na Basílica de Santa Maria Sopra Minerva, o Santo Padre celebrou em louvor de Santa Catarina de Siena e São Francisco de Assis, Padroeiros da Itália. Por essa ocasião, manifestou seu ardente desejo de que ela não entre na guerra.

1940-07-14 - Comentando... Nazismo e cavalheirismo / Rosenberg, o doutrinador do nazismo, figura de inegável importância e prestígio do III Reich, declarou que assim como a Revolução Francesa havia acabado com o cavalheiro, a revolução hitlerista haveria de acabar com a estirpe dos “gentlemen”. Ora, esta declaração é altamente esclarecedora. Por aí, o nazismo reconhece oficialmente uma filiação pouco recomendável. O cavalheiro e o “gentleman” são radicais conquistas do espírito sobre a matéria e representam uma intelectualização profunda da animalidade humana, tal como só se poderia conseguir com o auxílio sobrenatural da graça. São como que reconstituições da natureza humana anterior ao pecado original, tanto quanto é possível reconstituí-la em seus dotes puramente naturais, após a Redenção.

1940-07-14 - A nazificação da França / Nazificação significa paganização e a nazificação da França será, pois, a paganização da primogênita da Igreja. Nazificação significa proletarização e a nazificação da França significa, pois, a proletarização do país em que as belas maneiras, a distinção, atingiram a expressão mais alta e mais genuína. É a pátria do minueto que se pretende dora em diante fazer marchar com o “passo de ganso”. É a literatura francesa, fina, leve, cristalina, nobre, que se pretende aviltar com a introdução do calor nazista, pesado, insolente, gotejando barbárie. Não há um só espírito bem formado que não considere esse empreendimento uma abominação. E é esta abominação que se pretende perpetrar! Mas dia virá em que Deus levantará sobre os adversários de sua Igreja na França e na Alemanha o peso de seu braço vingador. Nesse dia, uma era nova raiará sobre o mundo, finalmente apaziguado no aprisco de um só Pastor.

Español:

1966-12-12 - Diálogo entre la Virgen de Guadalupe y San Juan Diego: donde florece la virtud, se desarrolla la nobleza de sentimientos y la cortesía.

English:

1963-12 - Is Glory to God in the Highest a Secondary Aspect of Christmas?

 

11/12/2019

Discursos, conferências:

1969-07-14 - Comentários a dois pensamentos de Maquiavel / 1) “Maldito seja quem tem mais medo do perigo do que do mal!” - 2) “Ninguém arrisca toda sua fortuna sem arriscar todas as suas forças”. - É uma coisa que espanta como, às vezes, em autores péssimos e até anticatólicos, encontram-se frases que são lampejos que um católico poderia ter e que a gente vê que são momentos de graça e de consciência que tiveram. Ou é a graça que, à maneira de remorso, vai longamente trabalhando essas almas. Eles resistem à graça, mas, de vez vem quando, alguma coisa sai.

Artigos em O Legionário:

1940-03-03 - Milagres eucarísticos / “Nos tempos atribulados que correm, recolher e publicar esses milagres da Eucaristia é tanger um sino de prata, que faça vibrar de alegria os fiéis reunidos no seio da Igreja e que aos outros, onde quer que estejam, na inquietação, na dúvida ou no perigo, faça ouvir a voz de Deus, para que saibam todos que o Senhor passa e vê os seus sofrimentos, e que um raio de luz os ilumina!”

1940-05-12 - Bélgica, Holanda e Luxemburgo / A invasão destes três países não poderia passar sem um protesto vigoroso da consciência católica. A ausência absoluta de qualquer circunstância que pudesse servir de pretexto para tal ato, deu à agressão um caráter despudorado e brutal que tem de encontrar, necessariamente, uma repercussão dolorosa em todas as consciências nas quais ainda brilhe algum vago lampejo de Fé. Basta ser homem, ter inteligência e coração, para repudiar com energia o gesto audacioso do governo hitlerista.

1940-06-23 - Comentando... King Quisling? / Quisling foi o traidor norueguês que entregou seu país nas mãos dos nazistas. Daí por diante, este nome próprio se transformou em sinônimo de traidor. Parece que há um novo “King Quisling” em perspectiva. Lembram-se do ex-Eduardo VIII, atualmente Duque de Windsor? A crônica deste homem é longa e escandalosa.

Español:

1997 - O Universo é uma Catedral (extractos) - De la perfección de la humildad a la de la magnificencia - "Dios quiere ser alabado en toda la escala de los seres criados por El: desde el pavo real hasta la hormiga. De modo que, si hiciéramos un cuadro de las criaturas que Dios creó, encontraríamos las más diversas perfecciones, desde la perfección de la humildad hasta la perfección de la magnificencia".

 

10/12/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Até este ano, era a festa litúrgica da "Transladação miracolosa da Santa Casa de Loreto", levada até a Itália pelos Anjos. Por um polêmico decreto assinado pelo Cardeal Sarah em outubro passado, no dia de hoje se comemora "Nossa Senhora de Loreto".

Artigos em O Legionário:

1940-06-02 - Conversa entre um católico, um "quinta coluna" e um bobo / O destino de um país não se resolve de modo inteiramente estúpido e arbitrário, por uma “sorte” supersticiosa que não existe. Acima dos homens está a Providência. E a História mostra que Deus já tem - mais de uma vez - ajudado as nações mal defendidas que empenham em sua defesa todos os seus recursos e depositam nEle toda a sua confiança. Davi enfrentou o gigante Golias armado apenas de uma pedra. Deus, depois disto, não deixou de ser Deus. Eterno, imutável, Ele ainda tem para com os homens a mesma misericórdia. Mais ainda. Na vigência do Novo Testamento, ao contrário do que acontecia no Antigo, está inteiramente franqueado para os homens o manancial da graça. Por que não teremos confiança ainda maior do que a de Davi?

1940-06-23 - A atitude de Pétain / A franqueza é um direito e um dever dos que são imparciais. E ninguém pode ser mais imparcial do que a Igreja que, sem odiar a povo nenhum, a todos eles envolve em seu amor maternal. A franqueza é, pois, uma das notas características do jornalista católico. - O mundo assistiu a este espetáculo desconcertante: um “homem de Verdun”, um marechal francês, um herói de 1918 se arvorou em paladino da “política de Munich”, e prepara um acordo com a Alemanha, fazendo a França atônita e desarticulada duvidar, pela primeira vez, de seu futuro... E em que condições foi este acordo pedido, publicado, esperado e articulado! Dificilmente seria possível imaginar uma mais esmagadora série de erros!

1940-07-07 - “O Salutaris Hostia” / O costume de cantar este hino durante a Santa Missa é de origem francesa e relembra um momento maravilhoso da história de França. E hoje a falta de espírito católico não pôde impedir que as forças do neopaganismo invadissem a terra primogênita da Igreja.

Español:

1975-01-05 - ¿Quién aún es católico en la Iglesia Católica?

 

09/12/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Juan Diego nos olhos de Nossa Senhora: símbolo de toda a América Latina no Sapiencial e Imaculado Coração de Maria

Artigos em O Legionário:

1940-06-09 - Comentando... Propaganda comunista / Este, se não é calouro, pouco lhe falta. Atira-nos logo de chofre um trabuco pesado que tem o nome expressivo de “A mãe solteira”. A tese é simples e rebarbativa: o casamento é uma comédia e a maternidade só é verdadeiramente digna fora do matrimônio. Mas, apesar disso, não deixa de ser saborosa a ingenuidade adolescente do autor a espichar por linhas a fio a sua traquitana complicada, com a imperturbável segurança de quem vai fazer um figurão. Ora, evidentemente, ele desenvolveu uma ideia toda ela comunista, numa linguagem que lembra o tempo ominoso da A.N.L.

1940-06-16 - Rumos futuros / Paris caiu. O apelo de Reynaud aos Estados Unidos teve como resposta de que os americanos não podem fazer mais do que já estão fazendo - Franco declarou a não-beligerância da Espanha em favor da Itália fascista e implicitamente da Alemanha nazista - Em "Mein Kampf", Hitler afirma que seu real inimigo é a França.

1940-06-16 - Fim da "Courtoisie"? / Tudo quanto houve de bom em costumes, instituições e cultura, veio da Igreja do Ocidente através da França, de tal forma que o seráfico São Francisco de Assis quis chamar-se Francisco pelo amor que lhe devotava. Foi ainda pela França que as boas maneiras e a cortesia, esta intelectualização profunda do que há de animal na vida coletiva, ganharam o Ocidente. Se a Igreja deu ao mundo a doutrina Católica, a França - sob a égide da mesma Igreja - amalgamou esta doutrina à vida social e deu ao mundo a civilização Católica. E isso de tal modo que Gabriele d’Annunzio pôde dizer sem exagero que se a França desaparecesse, o mundo ficaria em trevas.

Español:

1957-12 - “Hoy en la tierra cantan los Ángeles, se regocijan los Arcángeles, hoy exultan los justos” (artículo completo) - "En el momento en que Jesucristo nació, el mundo conocido vivía en un período de epílogo. Pues fue en las tinieblas de este fin que, cuando menos se pensaba, y donde menos se esperaba, una luz muy pura se encendió. Es el esplendor de esta luz, inaugurando en las tinieblas una aurora que triunfalmente se transformó en día; es el cántico de sorpresa y esperanza delante de esa renovación sobrenatural, el anhelo y el pregusto de un orden nuevo basado en la fe y en la virtud, que los fieles de todos los siglos se complacen en considerar, cuando sus ojos se detienen en el Niño Dios, acostado en el pesebre, sonriendo enternecido para la Virgen Madre y su castísimo Esposo. También hoy la situación del mundo es terriblemente parecida con la del tiempo en que ocurrió la primera Navidad. En lo alto, sin embargo, de esa montaña sagrada que es la Iglesia, se yergue la imagen maternal y melancólica de Nuestra Señora de Fátima. Y de allá parten hacia el mundo oprimido las claridades de esperanza que le vino a traer la Reina del Universo, claridades que suscitan entre nosotros esperanzas análogas a las que la Buena Nueva despertó en la humanidad antigua. Claridades que simplemente prolongan y reafirman las de la primera noche de Navidad".

 

07/12/2019

Especial:

* Dia 8 de dezembro: festa da Imaculada Conceição (diversos documentos a respeito)

Italiano:

1938-12-11 - La proclamazione del dogma dell’Immacolata Concezione: la strategia apostolica di Pio IX

Español:

1954-09 - La santa intransigencia, un aspecto de la Inmaculada Concepción

English:

1958-12 - The Immaculate Conception: The Celebration of Privilege

 

06/12/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Ambrósio, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja: modelo de temperança no zelo apostólico e firmeza na missão da Santa Igreja em conter o poder temporal (festa dia 7/12)

Discursos, conferências:

1971-08-27 - Os artigos da seção “Ambientes, Costumes, Civilizações” em "Catolicismo" / Foram os precursores da crítica que se move hoje – com um certo exagero – à civilização contemporânea: poluição e vários outros temas análogos, quando ainda ninguém neles cogitava. Um verdadeiro curso prático de “Revolução e Contra-Revolução”.

Artigos em O Legionário:

1940-04-14 - 7 Dias em Revista / Júbilo nos arraiais fascistas pela conquista nazista da Dinamarca e parte da Noruega. Teríamos o direito de esperar que a Espanha, recentemente libertada das garras do comunismo, protestasse energicamente contra essa nova expansão do eixo totalitário Berlim-Moscou no Báltico e Mar do Norte. Esta atitude seria imposta pela mais elementar coerência com os princípios que constituíram a medula da revolução nacionalista. Não nos consta que tenha sido esta a atitude da imprensa espanhola, toda ela oficiosa.

1940-05-05 - 7 Dias em Revista / Nossas considerações anteriores sobre “Quisling, Mosley & Cia.” tiveram imprevista e sensacional confirmação com as declarações do Eng.º Mussert, Führer do Partido Nazista holandês, segundo as quais, caso a Alemanha invadisse a pequena e simpática monarquia da Rainha Guilhermina, os holandeses filiados àquela agremiação cruzariam os braços - Dados valiosos relativos à invasão da Noruega - Na Itália, furiosa campanha contra o benemérito “Osservatore Romano” por ter este censurado a nomeação de um alto comissário alemão em Oslo. Os jornais oficiosos ou oficiais na Península pedem que o “Osservatore” não seja lido na Itália. Farinacci chegou a dizer que, se quiser circular no país, deverá o órgão do Vaticano ocupar-se exclusivamente de assuntos de Teologia, Moral e Hagiografia: afirmação do "liberalismo" mais rançoso. Se o fascismo fosse realmente católico, como às vezes ele se diz ser, deveria agradecer à Santa Sé ter denunciado este lobo do filósofo fascista Oriani, cujas doutrinas o Partido deveria ser o primeiro a renegar.

1940-06-02 - Comentando... Isenção de impostos / Costume assaz aconselhável dos Governos isentarem do pagamento de impostos certas atividades privadas que redundam em apreciável benefício para a coletividade. Entretanto, não é só caridade para com o corpo que deve ser protegida, mas a caridade muito superior que se dirige para a alma do homem. - Quando a mística do esporte é o antecessor lógico da mística da força bruta e da violência, e a pessoa humana degradada se torna a célula natural de um estado totalitário de direita ou de esquerda...

Español:

1964-11-06 - Conferencia en Buenos Aires a respecto de la libertad de la Iglesia en el Estado comunista (áudio original en castellano - texto em português) / Em lugar de fazer um pacto com Deus e pedir a Deus três vezes Santo e infinitamente fiel em suas palavras, que baixe com Seus Anjos de maneira visível ou invisível para nos salvar, em lugar disto, nós pomos nossa confiança nas potências das trevas. Nós dizemos às trevas: “Eis aqui nossas mãos, eis aqui nossas destras, aperte-as. Eis aqui as chaves de nossas casas, eis aqui nossos governos, aqui nossas instituições, fiquem com tudo, nós fazemos um ato de confiança em vós; vós nada fareis de mal a nós”. E eu lhes pergunto: esse pecado não poderia ser a causa do dilúvio atômico? A misericórdia de Deus responderia ao mundo, sujeitaria ao mundo à catástrofe atômica se não vier um pecado tão imenso como esse? Poder-se-ia pelo menos esperar que não. Enquanto que se se comete esse pecado, quais são as razões de misericórdia – a misericórdia é infinita – mas quanta razão para se ter medo da justiça!

Italiano:

* 7 dicembre, Sant'Ambrogio: la forza dell’ortodossia che fa indietreggiare un potente eterodosso

 

05/12/2019

Multimedia:

1971-07-05 - A Cruzada da Inconformidade (com áudio e texto) / Em cada classe de aula se estabelece uma verdadeira ditadura. As consequências que sofrem aqueles que queiram discordar - As pequenas ditaduras de classes de aula fazem uma violência mais profunda do que faria um sujeito com um revólver, porque impõem um modo de ser e até um modo de pensar - Análise do mal que faz para o indivíduo ter a sua personalidade roubada e viver com o modo de ser de um outro - Por medo de oposição, o indivíduo se vende e contra sua própria consciência ele diz o que não pensa e faz o que não deve. É uma forma de prostituição - Ser submisso a esta ditadura da opinião pública é um erro moral gravíssimo. Exemplo de São Pedro - A conformidade dos homens com o que dizem os jornais - Cada vez mais estamos caminhando para a massificação e como consequência as nações modernas vão sendo preparadas para o comunismo - Na URSS um homem instruído não podia dar instrução superior aos filhos para evitar a formação de classes - O homem massificado não tem personalidade para ter ideia própria, para ter gosto próprio; quer ter quem pense por ele e dê soluções por ele - Há uma conformidade mortal que vai levando o mundo à ruína, é preciso rasgar essa conformidade por meio de uma inconformidade, por um sublime brado de independência - O resultado desta batalha ou é a vitória do conformismo diabólico que leva o mundo para o comunismo ou é a insurreição sacrossanta dos que exclamam como São Miguel: "Quem como Deus!"

Artigos em O Legionário:

1940-03-31 - 7 Dias em Revista / Confiscado pelas autoridades nazistas o magnífico convento dos Redentoristas, na Westphalia, “Heilandsfrieden”. - Falecimento do grande Branly, um dos maiores sábios franceses de nosso tempo, figura modelar de cientista inteligente, culto e despretensioso, que consagrou toda a sua vida a suas atividades intelectuai.s - Reabertos os cursos na Universidade de São Paulo, começam a se reproduzir as cenas clássicas do trote, que continua ele a apresentar aspectos censuráveis, que não podem deixar indiferentes a opinião católica. É preciso acentuar que o trote atenta contra a dignidade do calouro.

1940-05-05 - Corporativismo / Criando o homem, quis Deus criá-lo de tal modo que qualquer sociedade humana, literária, científica, esportiva, recreativa ou de qualquer outra natureza não possa existir sem uma autoridade que a oriente. Principalmente depois do pecado original, tal necessidade se mostrou ainda mais inelutável. Se bem que todos os homens possam ter em vista um mesmo fim, suas opiniões variarão necessariamente sobre os modos de o atingir. Para ordenar os esforços comuns na consecução do fim social é que cada sociedade humana possui uma autoridade. Não haveria quem unificasse os esforços divergentes em torno de um programa comum. E, fixado tal programa, os esforços precisariam ter seus representantes. Constituída para a tutela de direitos, a autoridade só deve exigir sacrifícios na medida em que eles forem imprescindíveis. Sempre que a autoridade exorbita deste limite, que deve ser estritissimamente respeitado, ela se volta contra seu próprio fim.

1940-05-26 - Comentando... Lana caprina / O beijo é uma expressão de afeto cujo significado varia de lugar para lugar, o mesmo acontecendo em relação ao seu uso mais ou menos generalizado. Entre nós, porém, consideradas as circunstâncias de fato existentes em nosso país, um homem só pode beijar moralmente quatro classes de mulheres: esposa, filha, irmã e a própria mãe. E, mesmo neste caso, só é feito em público quando não possam dar margem a mal-entendidos e de tal maneira que ninguém possa julgar nada menos airoso.

English:

1971-12-26 - Light, the ultimate gift / To these authentic men of goodwill, to these authentic descendants of the shepherds of Bethlehem, I suggest they see the words of the Angel as directed to them: “Fear not; for, behold, I bring you good tidings of great joy that shall be to all the people.” These are prophetic words echoed in Our Lady’s promise at Fatima. Communism may spread its errors throughout the world. It may make the just ones suffer. But, finally — Our Lady foretold at Fatima — Her “Immaculate Hear will Triumph”. This is the great light that, as a precious Christmas gift, I wish for all my readers and, most particularly, to those authentic men of goodwill.

 

04/12/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Damasceno (4/12): a indignação de uma alma de fogo, regada de amor à verdade, contra o erro

Multimedia:

1984-12-22 - O Menino do tambor: singeleza, inocência e reflexões para o Natal (com áudio e texto)

Artigos em O Legionário:

1940-05-19 - Comentando... Feminismo grosseiro

Español:

Nº 742 - El Carruaje - "El carruaje es un verdadero cofre, en el cual viaja esta joya de la naturaleza que es la criatura humana. El hombre es el rey del universo visible. Se diría que fue hecho para realzar la imponencia del caballero y la frágil distinción de la dama".

 

03/12/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Francisco Xavier (3/12): conselhos para um proselitismo eficaz (com áudio e texto)

* São Francisco Xavier repreende o Rei de Portugal por não punir seus ministros que procedem mal

Artigos em O Legionário:

1940-03-24 - 7 Dias em Revista / Nazismo e fascismo: solidariedade plena e cordial. - Recente encontro Hitler-Mussolini: perdem terreno as esperanças dos que supunham que a aproximação soviético-nazista viesse enfraquecer a aliança nazista-fascista e o caráter doutrinário da aliança entre aquelas potências se acentua cada vez mais. E fica demonstrado que ao fascismo não repugna a aliança nazista. - Se o "Legionário" faz censuras ao fascismo não admite, entretanto, que ninguém lhe diga que é inimigo da Itália pela qual nutre a maior simpatia. Nesta mesma ordem de idéias, esta folha está muito longe de identificar o Governo francês com a França. Grande amigo da França, conserva ele toda a liberdade de apreciação quanto ao Governo daquele país.

1940-05-12 - Comentando... Preconceito estúpido / Como foi que esta idiotice sem nome de considerar o vício sempre sincero e a virtude inevitavelmente hipócrita conseguiu dominar tantas cabeças? Dizem que o mal existe, decorre de nossa natureza e por isso não se deve ocultá-lo. Mas será que tudo o que existe deve ser exibido? A sujeira, por exemplo, existe, decorre de nossa natureza. Por causa disso, entretanto, deveremos colocar a lata de lixo na sala de visitas? O banho, por acaso, será uma hipocrisia, uma convenção social? Ora, a higiene está para o corpo como a moral para o espírito. O que há no fundo daquele sofisma: o vício é a realidade, a virtude uma quimera. Portanto, já não haverá contaminação a evitar e bom gosto a resguardar. A virtude será sempre uma aparência hipócrita e a lealdade ordenaria a ostentação de toda a corrupção. Mas foi esse desregramento de espírito que conduziu à horrível catástrofe que hoje abala o mundo moderno pelos alicerces.

Español:

2019 - "PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA denuncia la revolución progresista desde sus orígenes, en el libro En Defensa de la Acción Católica. Actualidad, eficacia e influencia en la Historia de la Iglesia" / Presentación a la edición en castellano - “Si la doctrina católica no es esta, condénenme; si la doctrina católica es esta, condénense”.

 

02/12/2019

Multimedia:

1993-05-11 - Plinio Corrêa de Oliveira à TV BBC de Londres (integral, com áudio e texto) / TFP - O papel da família na economia - Reforma Agrária - Aspectos da realidade brasileira que normalmente um europeu não conhece.

Artigos em O Legionário:

1940-02-25 - Fatos que gritam / O "Figaro" divulgou recentemente algumas informações extraídas do relatório do Episcopado polonês em 1939 sobre a situação em que se encontra a Igreja nas províncias daquele país submetidas à dominação nazista. Diversos exemplos das clamorosas atrocidades cometidas pelos ocupantes hitleritas. Elas são perfeitamente típicas de movimentos comunistas e retratam fielmente o que se passou na Rússia, no México e na Espanha. Será possível que nem mesmo em presença da identidade de frutos venham certos espíritos reconhecer a identidade da árvore? O “Legionário” há vários anos vem insistindo sobre a identidade de espírito existente entre o nazismo e o comunismo. Há cegos que não querem reconhecer esta dolorosa situação.

1940-04-28 - Comentando... A propaganda antireligiosa do Nazismo / O LEGIONÁRIO, em tudo que não diz respeito, direta ou indiretamente, à Santa Igreja Católica, conserva a mais estrita neutralidade. Por isso mesmo, nenhuma importância daríamos a um tal folheto de propaganda nazista distribuído em São Paulo, em que se procura justificar a invasão da Polônia, não fosse uma apreciação evidentemente inverídica sobre o heroico clero polonês.

Español:

1958-11-15 - Consagración a María y la Estética del Universo - " ...hay otro aspecto del universo relacionado con Dios en cuanto causa ejemplar, en cuanto ser increado e infinitamente bello, que se refleja de mil maneras en todos los otros seres que Él creó. De tal modo que no hay ningún ser que a uno u otro título no sea un reflejo de la belleza increada de Dios. Pero la belleza de Dios se refleja sobre todo en el conjunto jerárquico y armónico de todos esos seres, de tal forma que no hay, en cierto sentido, un modo mejor de conocer la belleza infinita e increada de Dios que analizando la belleza finita y creada del universo, considerado no tanto en cada ser, sino en el conjunto de todos ellos."

English:

1959 - Revolution and Counter-Revolution, Part I, Chap. VI, 2. The Apparent Intervals of the Revolution / The existence of periods of accentuated calm might give the impression that at such times the Revolution has ceased. It would thus seem that the revolutionary process is not continuous and therefore not one.

 

29/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo André Apóstolo (30 de novembro)

Multimedia:

1992-11-23 - São Tomás de Aquino: a importância da tradição - Costumes, leis e o bem comum (com áudio e texto)

Artigos em O Legionário:

1940-03-24 - União / O problema da união dos católicos não é uma mera questão sentimental e precisa ser encarado com realismo e espírito prático. - O problema da união se reveste de aspectos diversos, conforme cada ambiente: entre os católicos militantes ele é um; entre os que são simplesmente praticantes, ele é outro; e, finalmente, no que se refere à união dos não católicos à Igreja, os termos da questão variam mais uma vez. - A verdadeira união dos católicos só existe quando estão todos unidos à Igreja: pensar como a Igreja pensa, viver da vida sobrenatural da Igreja e agir sempre e por toda a parte como a Igreja manda. - Um homem vale pelo que valem suas convicções e pela firmeza de sua vontade. Se quisermos realizar um programa de união, deve ele consistir em coordenar fortemente os espíritos em torno das mesmas verdades e de educar vigorosamente as vontades na prática das mesmas virtudes. - Uma verdadeira união dos católicos só pode ser obtida se tivermos em vista que na Igreja “há muitas moradas”. - Aos católicos não basta uma unidade de formação. É necessário que dela decorra uma séria unidade de ação. Sendo inúmeros os problemas a resolver, cada qual se consagra inteiramente à sua esfera de atividade, nela se especializa, e com isto perde frequentemente a visão de conjunto dos fatos. E, com isto, cada qual supõe que sua obra é a mais importante de todas e considera uma sonegação injusta o sacrifício que se lhe pede. Outras vezes, trata-se de restabelecer uma grande obra de conjunto. As pessoas responsáveis pela direção da obra tomam uma certa orientação, e as críticas pululam por todos os lados. Por que? É que tendo cada qual começado a se preocupar com aquele problema geral apenas naquele momento, evidentemente as incompreensões são inúmeras.

1940-04-07 - Comentando... Uniões ilícitas? / Em matéria de casamento, a única realidade verdadeira é o sacramento da Igreja, que, muito longe de ser um símbolo, corresponde a um fato positivo e palpitante, fruto da atividade do Espírito Santo na substância mesma das pessoas que se casaram. Tudo o mais, inclusive os assentamentos paroquiais, nada mais são do que regulamentações úteis.

1940-04-07 - Ainda a união / Já me referi, em artigo anterior, à solidariedade sobrenatural inquebrantável que deve reinar em todos os católicos filiados a organizações religiosas. O artigo de hoje se destina não a esta porção de escol, já arregimentada no exército de Cristo-Rei, mas à massa geral dos fiéis. - Exageros, atitudes unilaterais, generalizações perigosas, em suma atitudes desequilibradas face ao apostolado junto à grande massa dos fiéis católicos. Os pessimistas rugem tragicamente contra a tepidez crônica que caracteriza inegavelmente certas pessoas entretanto muito vistosas na prática exterior do culto. Os otimistas são de uma ingenuidade de causar pena, acreditando inteiramente no que não passa de meras exterioridades. - Dom Chautard aponta o único caminho real: quando o apóstolo tem verdadeira vida interior e Nosso Senhor se faz por assim dizer tangível através daquela alma sobrenaturalizada, tanto as palavras ardentes de uma condenação fulminante quanto as palavras amorosas de compaixão podem surtir efeito. O essencial é que Nosso Senhor viva realmente dentro de quem faz apostolado. Ele saberá inspirar acertadamente seu servidor.

Français:

* Révolution et Contre-Révolution, Première Partie, Chapitre XII - Caractère pacifiste et antimilitariste de la Révolution: 1) La science abolira les guerres, les forces armées et la police; 2) Incompatibilité doctrinale entre la Révolution et l'uniforme; 3) Le « tempérament » de la Révolution est hostile à la vie militaire

 

28/11/2019

Multimedia:

1983-10-22 - A sociedade medieval - As três Revoluções - A finalidade da TFP (com áudio e texto) / A TFP não chama a si isto que não é privilégio de ninguém, mas ela quer ser uma Contra-Revolução em pleno andamento, cuja finalidade é a implantação do Reino de Maria – modo super-quintessenciado de implantar o Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porque Nosso Senhor só é plena e inteiramente Rei, na medida em que Nossa Senhora é Rainha. Para isto a TFP foi fundada, para isto ela atravessou dificuldades mil, para isto ela se estendeu penosa e dificilmente ao longo da terra por 15 nações; para isto ela quer estender-se para todas as nações da terra, ela quer estender-se para além da cortina de ferro em condições renovadas e talvez diversas, estabelecer uma ordem de coisas terrena que seja de acordo com os princípios da Hierarquia, da Pureza, comandadas, bafejadas, inspiradas pela Fé.

Artigos em O Legionário:

1940-03-10 - Comentando... A questão do ensino primário / A educação é negócio eminentemente doméstico, pois que pertence à finalidade própria da família. Se o Estado usurpasse para si esta função, a família simplesmente já não teria razão de ser como instituição. - O homem é dotado de alma imortal, e, conforme a finalidade para que foi criado, deverá ressuscitar no último dia para gozar eternamente da Glória de Deus. Diante desta eternidade futura, a nossa vida na Terra é uma parte mínima, microscópica, de nossa existência, mas é uma parte de uma importância absoluta, porque daí depende todo aquele futuro sem fim.

1940-03-17 - "Ut omnes unum sint" / Quanto mais complexa e extensa é uma tarefa, tanto mais ela exige um programa orgânico planejado com espírito de Fé e com inteligência, executado com método e firmeza. O conhecimento mais elementar dos Santos Evangelhos mostra o ardor extremo com que Nosso Senhor pedia para a Igreja - e recomendava aos fiéis - a união. Pode-se, mesmo, afirmar que poucas preces brotaram dos lábios divinos com ardor igual. - Que a intensidade dos trabalhos não faça minguar mas, pelo contrário, crescer em mim a intensidade da vida interior, que minha piedade se torne mais ardente e minha vida de oração mais autêntica, eis a primeira de minhas preocupações. Se neste terreno não houver progresso, terei implicitamente traído a confiança de meu Pastor, tornando sem frutos reais e sem mérito diante de Deus meu apostolado. - A união entre católicos é a justaposição tranquila de elementos heterogêneos, a coordenação pacífica de pessoas unidas pela comunhão de ideias, pela comunhão da vida, pela identidade da ação. Quantos e quantos católicos são filhos da luz, são filhos da Igreja e não conhecem a Igreja, são soldados de Cristo pelo Batismo e pela Confirmação e, entretanto, estão afastados das lides do bom combate. A eles também - com imenso afeto - se estende nosso desejo de união. Sejamos um na oração, um na vida interior, um no modo de pensar, de sentir e de viver, e necessariamente seremos um na hora do combate. Esse grande exército, assim unido, poderá infundir terror no adversário e - o que é muito mais importante - atrair sobre si a abundância das bênçãos de Deus.

Español:

1987-02-26 - La misericordia de la Santísima Virgen - "Porque si sé quién soy yo, sobre todo sé quién sois Vos. Yo conozco mi infamia, pero conozco también vuestra santidad. Y por eso, gimiendo bajo el peso de mis pecados, me postro a vuestros pies y concluyo con un Acordaos: “no despreciéis mis súplicas”. Yo sé que merecen desprecio, pero no de Vos que sois Madre; “pero dignaos oír propicia”, y alcanzarme lo que os pido, el perdón."

Italiano:

1985-09-04 - L’India e il suo popolo sognatore

 

27/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (festa dia 27/11): vários documentos a respeito

Artigos em O Legionário:

1940-01-07 - Comentando... Confusionismo / Alguém poderia achar que assim como os inimigos da Igreja usam da técnica despistatória para as suas conquistas, nós também deveríamos lançar mão dela, em proveito da boa causa. Ora, isto seria colocar a Igreja em mesmo pé de igualdade com as heresias. A verdade é uma só, os erros são múltiplos e convergentes. Quem propaga o erro não faz senão demolir, por qualquer forma, a verdade; quem, pelo contrário, procura disseminar a verdade, trabalha no sentido da afirmação. A nossa linguagem deve ser “sim-sim, não-não”, porque os meios termos, a penumbra, a confusão, vêm do demônio e só nos podem ser prejudiciais.

Español:

1964-11-27 - Historia de la Virgen de la Medalla Milagrosa

English:

* Why the Miraculous Medal Is So Important to Catholics

Italiano:

* Rivoluzione e Contro-Rivoluzione, Parte I, Cap. XII - Carattere pacifista e antimilitarista della Rivoluzione: 1) La scienza abolirà le guerre, le forze armate e la polizia; 2) Incompatibilità dottrinale fra la Rivoluzione e la divisa; 3) Il “temperamento” della Rivoluzione è ostile alla vita militare

 

26/11/2019

Multimedia:

1980-11-07 - História da Medalha Milagrosa: a Aparição de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré (com áudio e texto)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

* N. 161 - Fé, senso artístico, bem-estar popular na civilização orgânica e cristã

Artigos em O Legionário:

1938-12-25 - Natal: fato dominante de toda a História da Humanidade / O que poucos católicos sabem, infelizmente, é que mesmo os povos gentios esperavam um Salvador. O acontecimento sacrossanto que comemoramos no dia 25 de Dezembro representa a realização de uma expectativa universal existente antes de Jesus Cristo. Segundo narra a Sagrada Escritura, quando Adão e Eva pecaram, e o Senhor, que os castigou justamente, lhes prometeu ao mesmo tempo um Redentor. Esta promessa, que se conservou na memória e no coração de todos os povos, tomou aspectos diversos em virtude da ação deformadora do tempo, mas em todo o caso pode ser reconhecida nas tradições de muitos povos antigos. Os profetas surgiram entre os judeus e prenunciavam o futuro Salvador de modo tal que não restasse dúvida sobre a identidade do Salvador quando este aparecesse, e que não sofresse qualquer corrupção ou adulteração, a noção exata que tinha sido revelada pelo Messias. Para dar deste conjunto grandioso das universais manifestações de esperança da humanidade uma ideia exata, reproduzimos as principais profecias hebraicas - infalíveis por serem inspiradas por Deus - e referentes ao nascimento do Salvador. Também trazemos alguma coisa sobre as esperanças dos povos pagãos.

Español:

* Revolución y Contra-Revolución, Parte I, Capítulo XII - Carácter pacifista y antimilitarista de la Revolución / 1) La ciencia abolirá las guerras, las Fuerzas Armadas y la policía; 2) Incompatibilidad doctrinaria entre la Revolución y el uniforme; 3) El “temperamento” de la Revolución es contrario a la vida militar

 

25/11/2019

Multimedia:

1974-08-10 - Harmonia entre as classes sociais e Revolução Francesa / “Mathiote”, o limpa-chaminés que numa noite de Natal ajudou o Conde de Plessis-Morambert a fugir da prisão dos revolucionários. - O dever dos grandes junto aos pequenos, segundo São Tomás de Aquino.

Artigos em O Legionário:

1940-01-14 - Comentando... Equívoco? / O Almanaque do “Eu Sei Tudo” para 1940 inseriu artigo onde se afirmou que o Catolicismo está em plena evolução, caminhando a largos passos para uma grande obra de sincretismo religioso, em que seriam abarcadas todas as religiões do universo. Desta forma, a religião deixaria de ser um divisor mas, pelo contrário, um elo de fraternidade para todo o gênero humano. - Alerta e refutação de um ecumenismo desenfreado.

1940-02-25 - 7 Dias em Revista / Qual a posição correta que deve assumir a opinião pública autenticamente católica face ao recrudescimento do movimento separatista irlandês? Já Leão XIII condenou a violência pela qual muitos irlandeses, aliás por motivos políticos, procuravam empregar recursos do gênero dos atuais para sacudir o jugo inglês. - Protesto do "Osservatore Romano" contra um Congresso de Mística Fascista. - Eleições em distrito da Inglaterra: os comunistas denunciam fortemente os fascistas, mas pedem ao mesmo tempo a paz; e os fascistas pedem a paz... mas não atacam os comunistas.

English:

1971-10-18 - Who Painted the First Picture of Our Lady?

 

22/11/2019

Multimedia:

1986-11-28 - Orgulho e excitação. Calma e despretensão / Quais são os assuntos que produzem agitação e quais os que proporcionam calma? Como me interessar pelos temas que favorecem a calma?

Artigos em O Legionário:

1940-02-18 - Comentando... E a crise continua... / Lamentável a desorganização das sociedades rurais, conforme dados relativos a 1939 publicados pelo "Diário Oficial", o que vai demolindo inapreciáveis conquistas no campo de uma edificação social robusta e viva. A consequência é o predomínio cada vez mais acentuado de um tipo de civilização industrial, com eixo nas cidades e de cunho nitidamente cosmopolita. O industrialismo moderno, com os seus métodos de trabalho e, principalmente, com a sua mentalidade, é quase que uma preparação ao socialismo e ao totalitarismo, quando desenvolvido em massa, sem o contrapeso de formações sociais mais delicadas e orgânicas.

1940-02-25 - Esporte e comunismo / A educação física, bem compreendida, nunca foi proibida pela Igreja, e como tal sempre foi praticada. - Revista francesa comunista: “O culto da nudez na criança e na mulher é essencial para o nosso fim, a liturgia possível desse culto é o atletismo. No dia em que tivermos obtido a desenvoltura completa da mulher, arrancando-a à influência e ensinamentos da Igreja, fazendo-a entrar no culto da força pela beleza plástica, teremos ganho a batalha”.

1940-02-25 - Comentando... A Basílica de Aparecida / É necessário que os brasileiros aprendamos a fazer obras definitivas, não olhando para o âmbito estreito de uma só geração. Já é tempo de realizarmos alguma coisa que fique, alguma coisa colocada “sub species aeternitatis”, que sirva ao seu objetivo enquanto o mundo for mundo e não precise de ser substituída. - Características da falsa piedade sentimentalista e da piedade autêntica. Passemos das palavras ao fatos. A vivacidade da Fé se mede pelas obras. Já se tornou um adágio a avareza de nossos ricaços. Mas sempre se tem a obrigação de esperar um milagre...

Español:

1994-03 - La Santa Cruz de Nuestro Señor Jesucristo cimiento de nuestra Fe / "Toda y cualquier cualidad, por más eximia que sea, de nada servirá si no hubiese en todas las almas, como un cimiento, el amor a la Santa Cruz de Nuestro Señor Jesucristo. Con tal amor todo lo conseguiremos, aunque nos pese el fardo sagrado de las virtudes, los ataques y los escarnios de los enemigos de la Fe. El gran fundamento, el máximo fundamento de la civilización cristiana está en que todos los hombres ejerciten generosamente el amor a la Santa Cruz de Nuestro Señor Jesucristo."

 

21/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Apresentação de Nossa Senhora (21/11)

Multimedia:

1986-12-05 - A conversa, obra-prima da Civilização

Artigos na Folha de S. Paulo:

1982-05-22 - ...Admitamos que, com o intuito de vietnamizar a América do Sul, Moscou tenha conseguido começar por meter fogo à pólvora (...). A eventualidade de um desembarque russo em território argentino teria sido cerceada, alertada que foi a opinião católica do país pelo comunicado da TFP argentina. Mas nem por isto o plano de vietnamização teria parado... 

1982-07-24 - Estou persuadido de que a vietnamização da América do Sul é velho plano do qual de nenhum modo abrirá mão Moscou.  E se aparecer no horizonte nova complicação política tendente a nos vietnamizar, o presente artigo tem uma utilidade como que notarial, tabelioa. Pois me servirá de prova de que, por detrás dessa nova complicação, desde o início estivera Moscou.

BRASILEIROS ! Se vier a ocorrer tal vietnamização da América Latina, não poderemos dizer que não fomos avisados... e com mais de 30 (trinta) anos de antecedência. Peçamos a Nossa Senhora Aparecida que não o permita.

English:

1978-06-07 - "Love the Holy, Roman, Catholic, and Apostolic Church!"

 

20/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

1970-11-20 - Santo Edmundo, Rei e mártir / Os grandes cargos exigem grande espírito de dedicação e de sacrifício - O que vale mais: um cargo ou uma vocação?

Multimedia:

1973-09-15 - Meditação sobre a Sagrada Eucaristia, segundo S. Inácio de Loiola (com áudio e texto) / Conselhos para "comungar com mais esperança, com mais confiança, com mais alegria".

Ambientes, Costumes, Civilizações:

* N° 651 - O Palácio dos Doges de Veneza: uma das maravilhas do Universo

English:

1982-07-24 - I am persuaded that the Vietnamization of South America is old plan that Moscow will absolutely not give up. And if a new political complication tending to vietnamize us appears in the horizon, this article will be as useful as a notary public deed. For it will prove that Moscow was behind this new complication from the beginning.

Español:

1982-05-22 - Hipótesis y previsiones (en 1982) sobre las convulsiones en América Latina… / Hipótesis, sí. Pero con el terrible aire de verosímiles. Y que explicarían en profundidad cómo, repitiendo la jugada malvina a lo largo de la costa pacífica, Moscú esperaría tal vez vietnamizar toda América del Sur.

Italiano:

1982-05-22 - Forum di San Paolo e Gruppo di Puebla sembrano confermare previsione di Plinio Corrêa de Oliveira (nel 1982) sul caos nell'America del Sud - "Mosca potrebbe forse sperare di 'vietnamizzare' tutto il continente!".

Français:

2019-09 - Rencontre avec Plinio Corrêa de Oliveira – Défenseur de la Chrétienté, par Mathias Von Gersdorff, Editions Presses de la Délivrance, 2019. Lettres du Cardinal Walter Brandmüller, du Cardinal Raymond Leo Burke, de Son Excellence Mgr Athanasius Schneider et de Son Excellence Mgr Wolfgang Haas. Avant-propos par Roberto de Mattei.

 

19/11/2019

Multimedia:

1984-06-22 - "Nada pode ir contra o ensinamento tradicional da Igreja Católica!" (com áudio e texto) / “Condena o Sr. todo o Concílio Vaticano II? Por que?"

* 19 de novembro: festa da Primeira Comunhão de Plinio Corrêa de Oliveira - recordações

Artigos em O Legionário:

1940-02-11 - Comentando... Pan-americanismo / Nunca se poderão apagar os caracteres próprios que as nações americanas herdaram de suas mães pátrias respectivas e que são o melhor de seu patrimônio nacional. - O Catolicismo foi a matriz que modelou as velhas nações de que proviemos.

1940-02-18 - Um livro indispensável / Santo de Ligório: como são felizes aqueles que tiveram a ventura de colaborar, de qualquer maneira, para a maior glória de Maria Santíssima! É este mesmo sentimento que deve animar quem teve a feliz idéia de traduzir o belíssimo livro “Ma Mère”, do ilustre redentorista Pe. Schryvers, teólogo polonês de nomeada universal. O grande mérito dessa obra: completa, por assim dizer, o "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem" de São Luís Maria Grignion de Montfort. - Mostremos com santa ufania as cruzes, os espinhos, as lutas que se encontram no caminho do verdadeiro católico. Tal atitude não afugentará os neófitos, se lhe soubermos mostrar esse caminho refulgente de glória pelo esplendor do sol das almas que é o Coração de Jesus e suavizado a cada passo pelo sorriso maternal de Maria.

Deutsch:

2019-11-15 - Die Gegenrevolution: Die wahre Rolle der Laien in der weltlichen Gesellschaft

 

18/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Odon de Cluny: o perfume da Idade Média

Artigos em O Legionário:

1940-01-21 - Uma oportuníssima Pastoral / Dom Francisco de Aquino Corrêa, Arcebispo de Cuiabá, celebrou seu Jubileu Episcopal com a publicação de uma Carta Pastoral referente à imprensa católica, que constitui, quiçá, documento único sobre o assunto na literatura eclesiástica nacional. - A Verdade é o centro da missão do jornalismo. Mas esta missão de difundir a Verdade não pode ser feita sem discernimento. Não basta dizer a Verdade. É preciso saber quais as verdades que com maior freqüência devemos afirmar e demonstrar, e quais as verdades que devemos calar (como as que propagam o sensacionalismo).

1940-01-28 - Pacifismo / Desde que o nosso amor a determinada virtude não seja motivado por razões muito verdadeiras e muito puras, facilmente degenera em paixão e, com isto, se transforma em defeito. Exemplo: a perfeição do patriotismo forma heróis; sua deformação dá origem a bandidos. Exatamente o mesmo se pode dizer da bondade. - A Igreja aprecia muitissimo a vida humana e ninguém mais do que Ela lamenta as guerras e se esforça por evitá-las. Mas está muito longe de entender que, por isso, a guerra é a maior das catástrofes. A Igreja compreende bem que há coisas de valor muito maior do que a vida terrena. Se a expiação dos pecados do homem teve por preço a vida do Homem-Deus, como não se admitir por aí a gravidade de um pecado?

1940-02-04 - Comentando... Católico? / Antigamente, quando alguém queria combater a Igreja, ia dizendo logo que era livre-pensador, filho das luzes do século, amante do progresso e da civilização e depois despejava todo o anticlericalismo em que se afogava. Hoje já não é assim. Vem o sujeito de mansinho e murmura docemente: “Eu sou católico. Mas...” E, após o “mas”, vem uma série de heresias cabeludas que o tal julga com direito de dizer porque afirmou ser católico...

English:

1933-10-01 - Developing a Catholic Sense / It is not sufficient to respect minimal points of Catholic doctrine. It is necessary for Catholic sense to permeate everything so as to enable us, in its own way, to resolve our multiple difficulties.

 

15/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Alberto Magno: a primazia da vida interior sobre as demais atividades e capacidades (festa dia 15/11)

Especial / Nobreza:

1993-01-17 - A Família Imperial e a opinião pública brasileiras / Balanço do período imperial, com dados históricos irrefutáveis: saldo experimental positivo enorme. O homem contemporâneo dá muito valor à experiência. Ele quase só acredita no que é experimental, no que foi tocado, no que foi sentido. Resultados do período republicano...

1946-07-28 - Uma glória da Igreja, na História do Brasil: a Princesa Isabel / O pesar que sua morte causou foi, para todos, um pouco como o da morte de um membro de sua própria família. Era uma popularidade pessoal, que lhe vinha de suas virtudes, vistas sobretudo deste ângulo fundamental: a Princesa soubera, ela também, encarnar perfeitamente o que havia de melhor entre as brasileiras de sua geração. Era o tipo da grande dama brasileira de seu tempo, nobre, maternal, bondosa, que sabia fazer-se respeitar sobretudo pelo amor.

1946-08-04 - Uma glória da Igreja na História do Brasil - II / A propaganda republicana jamais desarmou contra ela. E, ao mesmo tempo, Dona Isabel teve de enfrentar dois rudes adversários: o anticlericalismo e, o que é pior de tudo, o moderantismo "católico".

1938-05-15 - À margem do 13 de Maio / A Princesa Isabel tinha uma firmeza de caráter muito acentuada e soube mais de uma vez, dentro dos limites ditados por sua situação, fazer valer bem alto seus direitos de católica e de herdeira do trono imperial, contrariando ao mesmo tempo o liberalismo rançoso que infestava o século XIX e certos preconceitos injustos que tendiam a retirar à mulher qualquer influência, ainda quando a Providência a tivesse feito nascer nos degraus de um trono.

Español:

1951-11 - "Tragada ha sido la muerte en la victoria" - "Siendo la muerte un castigo de Dios, participa de algún modo de la majestad del propio Dios, está puesta en los umbrales de la eternidad. Tales umbrales son tan inmensos, que en vista de ellos todo cuanto es grandeza humana queda reducido a polvo. En cierto sentido, lo que hay de más importante en la vida es la muerte. Mientras los hombres no tengan una actitud recta, equilibrada y cristiana frente a la muerte, no serán capaces de tener una actitud recta, cristiana y equilibrada frente a la vida".

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 11 - La actitud de dos épocas frente a la muerte - "El hombre [medieval] tomaba ante la muerte una actitud de cristiano: ni huía de ella despavorido, ni procuraba disfrazar bajo apariencias anodinas lo que ella tiene de terrible. Esto es porque el hijo de la Iglesia cree en la Redención y en la Resurrección. ¡Los funerales modernos son bien diferentes! Cada vez más tienden a dar a la muerte el carácter de un accidente sin importancia, y a borrar de los aspectos de la existencia cotidiana todo cuanto recuerde lo que en aquella hay de terrible".

 

14/11/2019

Multimedia:

1971-08-15 - Relação entre cultura e santidade. A verdadeira instrução deve desenvolver toda personalidade / Os conceitos de inteligência, instrução, educação e civilização (com áudio e texto)

Artigos na Folha de S. Paulo:

1983-11-16 - Quatro dedos sujos e feios / Previsão do aumento da criminalidade e simultaneamente da montagem de um clima artificial de hostilidade para com a polícia e demais forças da ordem pública. Crimes + desordens = instrumentos para a caotização de um país.

Español:

1983-11-16 - Cuatro dedos sucios y feos / Previsión del aumento de la criminalidad, útil instrumento del caos (muy útil para se analisar lo que pasa en Chile desde las últimas semanas)

1983-11 - SOBRE LA REAPERTURA DEL PROCESO DE CANONIZACIÓN DE LOS MÁRTIRES DEL COMUNISMO - "Se dice que esas canonizaciones dividirían a España. No comprendemos cuál pueda ser esta división, pues o los comunistas han evolucionado y hoy ya no harían lo que hicieron en la guerra, y en tal caso no hay razón para que se sientan censurados por que la Iglesia condene una acción que ellos también condenan; o los comunistas no han evolucionado y hoy harían exactamente lo mismo. En este caso es más que legítimo que la Iglesia procure alertar de su nocividad a la opinión pública nacional. Y es preciso decir que este efecto colateral tiene bastante valor. En cuanto a nosotros, que no creemos en absoluto en ningún cambio del comunismo, nos parece que este último no hace más que reconocer su fidelidad a sí mismo manifestándose tan molesto ante esta actitud tomada por la Iglesia".

Deutsch:

1983-11-16 - Vier schmutzige und hässliche Finger

 

13/11/2019

Por sugestão de um de nossos prezados visitantes deste site, reproduzimos os comentários do Prof. Plinio a respeito dos resultados das eleições espanholas de outubro de 1982, estampados na "Folha de S. Paulo" e posteriormente em diferentes publicações da América e da Europa. Efetivamente, as observações que o "Cruzado do século XX" teceu naquela ocasião são muito válidas para enriquecer uma análise em profundidade do pleito realizado no último Domingo (dia 10 de novembro) em terras de Santo Inácio de Loiola, Santa Teresa de Jesus e tantas outras grandes figuras que floresceram naquelas históricas paragens. Basta substituir os respectivos nomes dos Partidos de direita e de centro daquele período para os de agora, e o leitor terá - "mutatis mutandis" - também uma acurada descrição da psicologia espanhola.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1982-11-04 - A "gallarda" de D. Juan d’Áustria

Español:

1982-11-04 - La “gallarda” de don Juan de Austria / El desplomaiento espetacular del centrismo y las posibles dificultades futuras del socialismo español. Descripción de la psicología española.

Italiano:

1982-11-04 - Il crollo spettacolare del centrismo e le ipotizzabili difficoltà future del socialismo spagnolo. Descrizione della psicologia spagnola.

 

11/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Martinho de Tours

Multimedia:

1980-02-16 - "Nenhuma heresia foi tão perigosa para a Igreja quanto a indiferença" (com áudio e texto)

Artigos em O Legionário:

1939-12-17 - Pro Maria Fiant Maxima / Anúncio, em primeira mão, do projeto da construção de um imponente santuário em Aparecida. Aos dignitários da Igreja, que têm diante de si os séculos, não pode atormentar a febre das inaugurações imediatas. Os maiores monumentos religiosos do mundo inteiro foram obra de gerações e gerações consecutivas. Nenhuma delas plantou para ter o gosto de colher os frutos neste mundo. Os frutos se colhem no Céu, para todos os semeadores da boa semente. O que é essencial é que as obras realizadas na terra não tragam a marca de precariedade e de exiguidade das coisas feitas exclusivamente para os homens, se elas se destinam ao culto de Deus.

1939-12-31 - Madre Francisca de Jesus, uma grande mística brasileira / O Catolicismo é essencialmente místico. Não se confunda, porém, o misticismo da Igreja com certos fenômenos extraordinários, tais como visões, êxtases, revelações, que, às vezes, acompanham a vida religiosa. A misticidade consiste nas relações íntimas do fiel com Deus, provenientes da generosidade com que nos oferecemos integralmente, e da misericórdia com que Ele se digna operar em nós purificando-nos e santificando-nos. Esta purificação, produzida diretamente por Deus, caracterizada pelo sofrimento, é a realização em nós da Paixão de Cristo. É verdade que nem todos são chamados para os sofrimentos extraordinários, que caracterizaram a vida dos grandes Santos; mas é certo que todos têm de morrer a si mesmos, ao seu egoísmo, às suas paixões, ao seu “eu”, a tudo enfim que represente uma auto-afirmação do homem em face de Deus. O misticismo católico, ao contrário do que muita gente pensa, é o antídoto específico da sentimentalidade religiosa, a moeda falsa da religião.

English:

1954-11-13 - Considerations on Catholic Culture / Culture and instruction - How one acquires culture - Catholic culture - Non-Catholic cultures

 

08/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Dedicação da Basílica de São João de Latrão (dia 9/11)

Manifestos:

1990-02-14 - O julgamento [uma Nuremberg] dos crimes do comunismo que não houve

English:

1990-02-14 - Communism and anticommunism on the threshold of the millennium’s last decade

Español:

1990-02-14 - Historiadores optimistas y superficiales amortiguaron la reacción de los pueblos libres contra las tramas del comunismo internacional / “En febrero de 1990, ante la espectacular caída del muro de Berlín y del Telón de Acero, y tras las convulsiones políticas que se sucedían en los diferentes países del bloque comunista, redacté el manifiesto titulado Comunismo y anticomunismo en el umbral de la última década de este milenio, en el cual analizo el Descontento (con D mayúscula) que corroía aquellas naciones y que en seguida tendría como resultado el desmembramiento del imperio soviético. El manifiesto fue publicado por las diversas TFPs” (cfr. Autorretrato filosófico, diciembre de 1994).

Italiano:

1990-02-14 - Interpellanza agli ingenui, al pusillanimi, ai collaborazionisti (volontari o no) col comunismo nell'Occidente

Français:

1990-02-14 - Communisme et anticommunisme au seuil de la dernière décennie de ce millénaire / Interpellation aux dirigeants des divers PC disséminés à travers le monde

Deutsch:

1990-02-14 - TFP analysiert die Lage in der Welt / KOMMUNISMUS UND ANTIKOMMUNISMUS AN DER SCHWELLE DES LETZTEN JAHRZEHNTS DIESES JAHRTAUSENDS

Romanian:

1990-02-14 - Comunism si anticomunism la începutul ultimului deceniu al acestui mileniu

 

07/11/2019

Artigos em O Legionário:

1939-12-03 - A reunião do Episcopado paulista / Ouvi pessoalmente do Pe. Garrigou Lagrange que o cume da sabedoria pertence não àqueles que têm a mania de se embrenhar em digressões transcendentais, mas aos que possuem com clareza e segurança os princípios fundamentais. - Fui e sempre continuarei a ser entusiasta de um apostolado metódico, inteligente e raciocinado; e por isto mesmo infenso às iniciativas que brotam de movimentos sentimentais de fervor, sem base na realidade, prescindindo da consideração objetiva das circunstâncias e da escolha inteligente dos métodos de trabalho. - Essas irreflexões, esses estouvamentos, essa parcial desadaptação de certas obras ao respectivo meio, têm roubado e prejudicado mais a causa da Igreja do que a ofensiva soez de muito inimigo. - A este respeito, há países que têm uma experiência trágica a registrar. Olhemos, por exemplo, para a França. O que tem feito pela Cristandade os católicos daquele glorioso país! Entretanto, quanto e quanto poderiam eles ter feito se dissensões intestinas lamentáveis ao último ponto não tivessem prejudicado sua união? - A verdadeira união só existe na Verdade. Unir os espíritos é uni-los na Verdade. Porque uni-los no erro é fazer obra de cego que conduz outros cegos ao abismo. Enquanto a unidade doutrinária não se traduzir em uma unidade no modo de considerar os fatos e os resolver, ela será incompleta.

1939-12-03 - 7 Dias em Revista / Desenvolve-se um grande esforço em prol da implantação do divórcio no Brasil: introduzida na família a insuportável desordem do amor livre, que o divórcio necessariamente traz consigo, estará desorganizada toda a sociedade. E viria acarretar os mais graves inconvenientes para a vida moral e religiosa do povo. - Fazemos inteira e irrestritamente nosso o protesto do “Osservatore Romano” contra a invasão da Finlândia pelos soviéticos: quantos católicos estão realmente “sentindo” o Corpo Místico de Cristo vibrar de indignação dentro deles? Quantos serão capazes de dizer que sentem o mal feito à Polônia ou à Finlândia, como se fora feito contra os próprios católicos brasileiros?

1939-12-10 - Grignion de Montfort - II / O "Tratado da Verdadeira Devoção" não é senão a exposição de duas grandes verdades ensinadas pela Igreja, das quais o autor extrai todas as conseqüências necessárias e cuja luz ilumina toda a vida espiritual: a maternidade espiritual de Nossa Senhora em relação ao gênero humano e a mediação universal de Maria Santíssima. - Deus se compraz tanto em Nossa Senhora que um pedido feito por meio dEla é sempre atendido, ainda que não conte senão com o apoio dEla. E se todos os Santos pedissem alguma coisa sem ser por meio dEla nada conseguiriam. Porque, como diz Dante, querer rezar sem Ela é o mesmo que querer voar sem asas...

Deutsch:

1946-06-16 - Die falsche Alternative: Despotismus-Anarchie

 

06/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurados 498 mártires espanhois, sacrificados pelo comunismo durante a Guerra Civil de 1936-1939 / A TFP da Espanha distribuiu (novembro de 1983) comunicado à imprensa daquele país, assumindo enérgica posição em favor da iniciativa da Igreja de reiniciar o processo de beatificação e canonização dos referidos mártires - Foi dito que tais canonizações dividiriam a Espanha. Convém acentuar aqui que não compreendemos qual possa ser esta divisão, pois, de duas uma: a) ou os comunistas evoluíram e hoje já não fariam o que fizeram nos anos da guerra; e, em tal caso, não há razão para que se sintam censurados pelo fato de que a Igreja condene uma ação que eles também condenam; b) ou os comunistas não evoluíram e, portanto, os de hoje fariam exatamente o mesmo que fizeram naquela época. Neste caso, é mais que legítimo que a Igreja procure alertar a respeito de sua nocividade a opinião pública nacional.

Artigos em O Legionário:

1939-11-12 - O grande Dom Duarte / Grande parte da desgraça contemporânea vem do desgoverno da afetividade: se tantos e tantos daqueles a quem nas universidades, nas oficinas, nas casernas, nos clubes, nos lares, e por toda a parte, incumbe reprimir severamente o mal, não tivessem capitulado diante dele por pena dos delinqüentes, não é exato que o mundo hoje seria outro e muito outro? Ah! Os pecados daqueles que auxiliaram o mal por não terem sabido como, e em que termos, se deve ser efetivamente bom! Dom Duarte, Arcebispo de São Paulo, foi uma pessoa que soube cultivar, na sua vida interior, a virtude da bondade sem jamais perder de vista a noção do pecado original. Ele teve, como poucos, fome e sede de justiça. Bem-aventurado! Agora, está plenamente saciado.

1939-11-26 - De Grignion de Montfort / A formação da piedade só será sólida se se alicerçar sobre verdades claras, substanciosas e fundamentais, ministradas e assimiladas a fundo pela inteligência. E só será real se se servir destas verdades como meio para disciplinar vigorosamente a vontade, em um combate árduo e duro. De nada vale a vida espiritual se ela prescindir de uma instrução religiosa sólida, e de uma luta efetiva, disciplinada, constante e intransigente conosco. - É raro encontrar um livro que de modo mais patente tenha o predicado de esclarecer a inteligência e de estimular a sensibilidade do que o seu "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem". Nele não há uma só frase inútil ou sem sentido. Entretanto, não se julgue que sua obra seja uma fria exposição de princípios. Em cada ponta de frase, o autor deixou gotejantes o suor de sua inteligência e o sangue de seu coração. Sua argumentação, se é lúcida, está longe de ser fleumática. Pelo contrário, é apaixonada, ardente, comunicativa. Lê-lo é facilitar poderosamente o progresso na vida espiritual. Difundi-lo é acumular coroas de méritos no Reino dos Céus.

 

05/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

1965-11-05 - Festa das Santas Relíquias / Razões do culto às relíquias dos Santos - O Concílio de Trento condenou quem lhes nega o culto.

Artigos em O Legionário:

1939-11-05 - Mais um aniversário / Não conheci Jackson (de Figueiredo) pessoalmente. O que dele sei de melhor, devo-o a algumas palestras que a seu respeito tive com Tristão de Ataíde. Só muito mais tarde, comecei a me interessar por sua obra. Mas, em compensação, confesso que, desde os primeiros contatos que tomei com sua grande personalidade, ela me empolgou e conquistou definitivamente minha admiração. A grande virtude de Jackson foi exatamente de ter sido no Brasil, estagnado e de mentalidade amorfa de seu tempo, a negação viva e palpitante do indiferentismo. Sua lógica não é apenas verdadeira, mas viva e quente. - Bossuet disse: “Ai dos conhecimentos que não se transformam em ação e em amor”. Nós só debelamos o indiferentismo em nós, quando somos capazes de amar inteiramente a verdade e o bem. - Ele tinha horror ao apostolado cômodo, ou melhor, ao apostolado comodista, pois que só para os comodistas o apostolado pode ser cômodo. - Qualquer apostolado que, no Brasil, não se dirigir, em primeiro lugar, contra o indiferentismo religioso, o liberalismo moral e o modernismo (tão vivo e tão virulento, a despeito de suas aparências de morto), será mera luta com pólvora de festim...

1939-11-05 - 7 Dias em Revista / Um católico não tem melhor modo de se mostrar grato aos serviços prestados por um morto à Igreja ou à Pátria, do que sufragando sua alma. - O romantismo liberal do século XIX ainda muito vivaz entre nós: quando se verifica um crime, a primeira lembrança de compaixão não se dirige para as vítimas, mas para o criminoso. Há nisto uma dupla injustiça - Com exceção de Thaelmann, todos os comunistas alemães que se achavam recolhidos aos cárceres do “Reich” foram postos em liberdade - A fundação de Escola de Educação Física e exibições esportivas:  proteção benevolente e calorosa que a Santa Igreja sempre dispensou às iniciativas destinadas a proteger a saúde e o desenvolvimento físico dos povos. A mesma Igreja sustentou e sustenta com infalível firmeza que o exercício físico nunca pode ser feito em detrimento dos princípios da moral (a alma vale mais do que o corpo). Deus, autor da natureza humana como da Religião, não cairia em contradição consigo mesmo formulando mandamentos incompatíveis com as verdadeiras necessidades do homem.

Español:

1964-10-07 - El Santo Rosario, gran medio de santificación y de lucha para alcanzar la salvación eterna - "El hecho de que esta devoción está especialmente vinculada a las victorias sobre los enemigos de la Iglesia y de la Cristiandad [p. ej., Lepanto] nos induce a pensar que el rosario protegerá a todos los que luchan contra los enemigos de la causa católica. Es una devoción que muy probablemente va a perdurar hasta el final de los tiempos (...). Por lo tanto, también durante el castigo predicho en Fátima, la recitación asidua del santo rosario deberá ser un factor decisivo de la victoria para los que defendieren la causa católica".

 

04/11/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Carlos Borromeu: os benefícios e responsabilidades da nobreza / A Igreja e os católicos crescemos em função dos golpes do adversário

Multimedia:

1974-11-18 - D. Antonio de Castro Mayer: cordiais relações com o Fundador da TFP (1974) / Como era o trato no dia-a-dia entre aquele bispo de Campos com o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, antes de que D. Mayer rompesse com este último?

Italiano:

1951-11 - La morte sarà inghiottita dalla vittoria / Se gli uomini non avranno un atteggiamento retto, equilibrato e cristiano verso la morte, non saranno capaci di tenere un atteggiamento retto, equilibrato e cristiano davanti alla vita.

Deutsch:

1956-08 - Katholischer Journalismus

 

2/11/2019 - Comemoração dos Fiéis Defuntos (Finados)

Especial / Santos e festas do mês:

1966-11-02 - Finados: lição de profundidade, força de alma, coragem e grandeza - "Há uma miséria grandiosa na morte, onde a gente poderia dizer o seguinte: o ser inteligente, capaz de morrer, capaz de passar tão grande catástrofe, tem uma tal capacidade de grandeza que certamente uma outra vida e um outro destino o espera.(...) Eu digo mais: a visão da dor também é benfazeja. Às vezes tenho vontade de levar alguns dos Srs. para um hospital do câncer, para uma Santa Casa, para nós compreendermos qual é o papel da dor na vida, o que é o papel do sofrimento na vida. E compreendermos que não se pode levar uma vidinha de boneca de louça, ignorando essas coisas e não tendo coragem de as ver de frente".

1951-11 - "Tragada foi a morte na vitória" - "Enquanto os homens não tiverem uma atitude reta, equilibrada, cristã perante a morte, não serão capazes de ter uma atitude reta, cristã, equilibrada perante a vida".

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 119 - ¿Depósito de libros? ¿O también símbolo de la dignidad del espíritu? - "La nobleza no es un valor estrictamente funcional y no se puede expresar entera y adecuadamente, ni en términos de funcionalidad, ni en términos de tamaño. La mera funcionalidad conviene tal vez a edificaciones de carácter industrial; no conviene, sin embargo, a edificios destinados a atender finalidades que, aun teniendo algo de práctico, trascienden sin embargo el mero ámbito de lo práctico".

 

31/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Festa de todos os Santos (1° de novembro) - Todos os Santos combateram os erros de sua época (com áudio e texto)

Multimedia:

1978-10-21 - Glórias da Santa Igreja Católica (com áudio e texto) / Na pungente situação em que se encontra o Corpo Místico de Cristo - a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana -, é salutar recordarmos Suas glórias a fim de que nos proporcionem luz, refrigério, paz e aumente também a certeza inabalável na promessa feita pelo próprio Nosso Senhor Jesus Cristo de que as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.

Español:

1981-07-11 - El hombre-saúva "está dispuesto a entregar su patria, como lo hace con sus creencias. Prefiere no ver al enemigo. Si el enemigo penetra en los sectores políticos del país, él le sonríe, y lo rotula de «avanzado» y «moderno». Si se infiltra en los medios católicos, lo califica de modo análogo como «progresista». Cuando el enemigo crece tanto que se torna amenazador, el hombre‒saúva proclama irreversible el peligro, e intenta una estrategia de «convergencia»: «váyanse los anillos y quédense los dedos». Pero, todas esas concesiones, el hombre-saúva sólo las hace a la izquierda. Toda su acción silenciosa e inexorable, de infiltración, de corrosión, de erosión, la hace en la derecha y en el centro, donde suele instalarse. Y entonces no cede, no huye, no converge, socava."

English:

1981-07-11 - The Termite Man / He is ready to sell his country cheaply, just as he does with his beliefs. He prefers not to see the enemy. If he is forced to see him, he imagines him on the way to conversion: de-Stalinized, human-looking, transformed by a peaceable (and ambiguous) socialism. If the enemy penetrates the political sectors of the country, he smiles at him and calls him “up-to-date” and “with it.” If he infiltrates Catholic circles, he analogously calls him “progressive.” When the enemy grows so large as to become a threat, the termite-man proclaims the danger irreversible and tries, as a halfway measure, a strategy of “convergence” inspired in the maxim “the ring may go, but the finger remains.” Finally, if after taking his ring, the enemy demands also his finger, the termite-man mumbles, “The finger may go but life remains.”

Italiano:

1941-09-28 - Non trattiamo i lupi come se fossero pecorelle smarrite

 

30/10/2019

Artigos em O Legionário:

1941-12-28 - Comentando... Tomemos partido / 2ª Pastoral Coletiva do Episcopado Paulista: “O mal está de pé e pompeia em toda a parte, porque estamos nós encolhidos, tímidos, sem a necessária coragem para reagir”. - Há, mesmo, os que se sentem incomodados com a santa intransigência que repele quaisquer compromissos com as trevas. E há, enfim, os que querem fazer dos compromissos e das transações uma espécie de norma, que deve ser observada sistematicamente. Esta atitude, que muitas vezes procura razões especiosas numa vã filosofia, e pompeia com a falsa aparência de verdade profunda, nada mais é do que isso: timidez, covardia, respeito humano.

1941-12-28 - Santidade do matrimonio / Parte culminante da magnífica Carta Pastoral do Episcopado paulista: a indissolubilidade do vínculo conjugal, onde se estigmatizam os graves e numerosos atentados que constantemente - máxime em nossa alta sociedade - se perpetram contra a santidade dos laços conjugais: "A repulsa da intimidade das famílias aos casais ilicitamente unidos não significa nenhum ódio a eles, senão caridade e compaixão".

1941-12-28 - 7 Dias em Revista / O "caso Pearl Harbour": demissão do comandante chefe da esquadra “yankee” cuja extraordinária desprevenção ante o perigo dificilmente se poderia explicar por uma simples incúria; o governador de Singapura teve o desplante de se gabar de que respeitou a tal ponto a neutralidade do Thailand, que permitiu o estabelecimento ali de bases aéreas utilizadas pelos nipônicos em sua ofensiva.

Español:

1968-08-29 - Grandeza de la misión de Santa Rosa de Lima - "Aquí está la gran lección para nosotros. Una persona que corresponda enteramente a la gracia puede hacer un bien indecible, si se santifica. Y es el coraje de dejarse hacer santo de altar lo que se debe pedir a Nuestra Señora."

English:

1943 - IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part IV, Chapter 1) How to Present Catholic Doctrine: There Is a Great Variety of Souls; Implicitly, There Must Be a Great Variety of Approaches in the Apostolate; A “Technique of Apostolate” That Fails to Take This Fundamental Truth into Account Will Err; "Strategic Retreat," the Only Method of Apostolate; The Cross of Christ Does Not Drive Neophytes Away from Catholic Action; These Doctrines Are Erroneous Because They Presuppose a False Panorama; And So They Fail to Employ Resources of Great Importance ...Resources Our Lord Employed …Whose Rejection the Holy See Condemned; It Is Severely Punished by God.

Italiano:

1943 - Buonismo: imitazione unilaterale di Gesù e sistematica impunità del male / Osserviamo bene: lo stesso Maestro che non ha voluto fare scendere fuoco sul villaggio di cui parlavamo prima, profetizzò per Corazin e Betsàida disgrazie maggiori di quelle per Sòdoma! Quindi, non strappiamo dal Santo Evangelo nessuna pagina, e rileviamo elementi di edificazione e di imitazione tanto nelle pagine severe come in quelle luminose, perché tanto queste quanto quelle sono molto efficaci doni di Dio (stralci di "In difesa dell'Azione Cattolica").

 

29/10/2019

Artigos em O Legionário:

1941-12-14 - Comentando... O Dragão Dengoso / Os Estados Unidos e com eles toda a América correram um grave risco com os sucessivos e surpreendentes ataques nipônicos, não por falta de preparo material, mas exclusivamente por uma deficiência espiritual. Esta foi o resultado de uma falha da mentalidade norte-americana, pesada herança do protestantismo. O povo norte-americano se habituou a não considerar os tristes e profundos efeitos do pecado original no gênero humano e por isso considera o mal como uma exceção superficial no conjunto da natureza humana. Daí todo o resto... A lição dos Evangelhos não é esta. Disse Jesus aos seus Apóstolos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede pois prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Eis no que se corrompe a simplicidade das pombas, quando não é acompanhada da prudência das serpentes: imbecilidade.

1941-12-14 - 7 Dias em Revista / Agem sem verdadeiro espírito de Fé aqueles que se deixam empolgar pela simples lamentação de dores físicas, de morte e de prejuízos financeiros. A alma vale mais do que o corpo, a vida eterna mais que os bens transitórios e passageiros. Não nos esqueçamos do enorme pecado que constitui uma guerra injusta... bem como uma paz injusta como, por exemplo, a situação criada pelo velho Marechal Pétain. Sua cordura na Indochina tem larga parte de responsabilidade pelo derramamento de sangue no Pacífico e quiçá no Atlântico.

1941-12-21 - 7 Dias em Revista / O recente ataque nipônico nas bases americanas e britânicas no Pacífico (Pearl Harbor) e a atuação da 5a. coluna para o êxito de tal empresa. - Os piores quinta-colunistas são aqueles que “não vêem” ou que “não prevêem” ou que “não percebem” a trama do adversário.

1941-12-21 - Comentando... O Padre Nosso ao Vigário / “O Cristianismo enfrenta hoje a crise mais séria desde que a Igreja saiu das catacumbas. Encontra-se, mesmo, diante de duas forças subversivas, ambas controlando poderosos governos, ambas disputando o domínio do mundo” (palavras proferidas pelo Episcopado norte-americano).

Italiano:

1928 - Senso cattolico, idee, mentalità

 

28/10/2019

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N. 98 - Paganismo sombrio da massa, alegria cristã do povo / De um lado, o teor de vida calmo e digno, o ambiente modesto mas cheio de temperante louçania, a concepção batizada e afável do trabalho cristão. De outro lado, a vida opressiva e fatigante, o ambiente saturado de egoísmo e de ódio, a concepção materialista, brutal e mecânica do trabalho pagão.

Especial / aborto:

1940-08-18 - Uma obra digna de apoio / Não há grande cidade onde o morticínio dos inocentes assuma proporções sinistras. E se quisermos buscar as causas dos males que hoje afligem a humanidade, não seria difícil encontrá-las ao menos em parte nessa grande matança de inocentes. - Nosso século conheceu um mal mais atroz do que o extermínio das crianças por ordem de Herodes. Não é mais o soldado cruel que invade o lar e arranca ao colo materno a criança inocente e, ferindo-a, fere a Mãe. É o egoísmo germinando no próprio coração materno e levando a Mãe a desejar estancar a própria fonte da vida. A espada foi substituída pela ciência e o soldado pela Mãe, que não elimina apenas a vida, mas evita. Além disto, há outra forma de matar os inocentes: é a insuficiência do salário paterno. Se Deus promete tantos e tais castigos para os que oprimem injustamente as crianças, que recompensas e que indulgências não encontrarão junto a Ele os que as protegem?

Artigos em O Legionário:

1941-11-23 - Comentando... A restauração da escravatura

1941-12-07 - Comentando... Uma confissão / O testemunho insuspeito e irrefragável de Lasar Segall: apesar de uma propaganda de quase dois decênios aqui em São Paulo, a arte moderna fracassou entre nós, como alhures e quem o afirma é um de seus propagandistas. Quando o nível da mentalidade popular se tivesse igualado ao do homem das cavernas, a arte moderna seria compreendida. Este processo educativo não deveria ser aplicado só à pintura e escultura, mas também a outras artes, por exemplo à literatura. Nada de gramática...

Español:

Nº 164 - ¡Qué reaccionario!... - Viejas residencias de pescadores en Bamberg, antigua residencia de Soberanos y Obispos en Baviera, demuestran que los siglos que nos precedieron conocieron por entero los deberes de justicia y de caridad hacia los pobres, al inverso de lo que el "izquierdismo católico" quiere hacer creer.

 

25/10/2019

Especial / "ecologia integral"-paganismo-nazismo-comunismo-tribalismo indígena:

1938-08-07 - 1938-08-07 - Para onde caminha o fascismo? / As origens do racismo: suas raízes remotas se cravam no liberal século XIX e até na Revolução Francesa e nos naturalistas da Renascença - Uma das maiores inovações que a Igreja nascente difundiu pelo mundo foi a idéia de que todos os povos são irmãos por filiação a um mesmo Pai comum, e sua redenção universal pela efusão generosa do Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como acentua Fustel de Coulanges, o mundo antigo não tivera ideia desta fraternidade. Cada povo tinha seus deuses que só aceitavam o culto dos nacionais. Toda a vida internacional antiga tem um só sentido: “Homo homini lupus”  [o homem é o lobo do próprio homem] - O contraste entre o racismo e o Catolicismo é total e irremediável.

1940-08-25 - O Caso Bretão / Notícias referentes a um possível desmembramento da França, que implicaria na constituição de um Estado bretão autônomo. - O grave erro cometido pela Revolução Francesa ao impor, às varias regiões de que se compunha o reino francês, uma unidade exagerada, que em lugar de reunir em uma ligação harmoniosa e admirável variedade das muitas províncias francesas, pretendeu abolir as províncias, substituindo-se por mil pequenos departamentos rigidamente subordinados ao governo de Paris. - Houve um tempo em que foi ridículo falar-se na “ressurreição” dos deuses alemães. E, entretanto, eles “ressurgiram”... O mundo contemporâneo, rompendo com a Santa Igreja, chegou a um tal estado de aviltamento moral e intelectual, que se mostra apto a dar crédito a ídolos, tal e qual as populações do interior da África, ou os pobres índios de nosso sertão.

1945-02-04 -
"Nova et vetera" - Nazismo versus comunismo? / Alguns aspectos da campanha desencadeada pelo nacional-socialismo no sentido de criar uma outra religião, segundo os cultos pagãos do primitivo povo alemão, como coroamento da esperada extinção da Igreja na Alemanha: a nova “imagem de Deus” germânica. Fonte das citações: a famosa obra "El Cristianismo en el Tercer Reich”.

Artigos em O Legionário:

1941-11-16 - 7 Dias em Revista / Conferência do Prof. Donald Pierson, catedrático de Filosofia Social da Universidade de Chicago, durante a qual teria sustentado que a "criança, ao nascer, não é humana". Em qualquer fase de sua evolução orgânica, a criança é sempre humana. Admitir o contrário seria abrir, em matéria de controle da natalidade, as conseqüências as mais errôneas e catastróficas.- Os prisioneiros franceses até agora inexplicavelmente detidos pelo III Reich são cerca de 1.500.000. Continuamos a perguntar a certos leitores franceses irredutivelmente cegos se continuam a achar que o “Legionário” se opõe aos interesses nacionais franceses combatendo a política nazificante de Pétain.

1941-11-16 - Comentando... Desfiles escolares / Para tais manifestações deve haver espontaneidade. Quando muito, apelos aos sentimentos de cada um, ao seu raciocínio, à sua compreensão do significado das cerimônias cívicas de que participam. A palavra persuasiva dos mestres é que deve levar a juventude escolar aos desfiles cívicos. Surge, porém, para deturpar a expressão do comparecimento, a coação. O efeito é deplorável".

Español:

1967-07-28 - El Pontífice Cruzado: la convocación de la 1ª Cruzada por el Bienaventurado Urbano II - "Cuantas faces serenas encontramos por el camino… Entretanto, pasan cosas, hoy en día, incomparablemente peores de que el Santo Sepulcro esté dominado por los infieles (...) las naciones comunistas bajo la opresión de una tiranía atea (...) [N.R.: o también tantas cosas terribles como la ideología de género, la unión libre, la eutanasia, el aborto y el divorcio]. No tienen punto de comparación. Sin embargo, ¡cuántas faces tranquilas! Faces que deberían estar junto al templo, junto al altar todo el tiempo, llorando. ¡Cómo están alegres! Nosotros mismos. ¿Cómo están nuestras faces?, ¿Cuantas veces nuestras faces se contraen por la preocupación de nuestros intereses?, y ¿Cuantas veces ellas se contraen por el celo de la Santa Iglesia Católica?

 

24/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Antonio Maria Claret (festa dia 24)

Artigos em O Legionário:

1941-10-19 - O Congresso eucarístico da Diocese de Sorocaba / Pode-se prever com segurança absoluta o sucesso deste grande certame, graças ao seu virtuoso Prelado. - As profundas qualidades exigidas de um Bispo como condição de êxito de seus trabalhos: renunciar, por um ato interior profundo e eficaz, a tudo que, em qualquer tempo ou de qualquer maneira, possa entrar em colisão com os interesses das almas, às quais sem reserva se entregou; oblação de sua pessoa no cumprimento do dever; uma humildade sem prejuízo da autoridade, uma indulgência que sabe perdoar sem jamais pactuar, uma firmeza que sabe se impor sem jamais se exacerbar, uma caridade que sabe elevar os homens sem jamais se rebaixar ao nível das paixões deles. É no equilíbrio de todas essas harmoniosas antíteses que está o segredo da profundidade de um episcopado profundamente embebido do espírito e da seiva de Jesus Cristo. É na plena identificação do Bispo com Nosso Senhor que reside a causa profunda da fecundidade de seu apostolado

1941-10-26 - Comentando... O verso e a prosa / Fala-se na publicação oficial das obras completas de Rui Barbosa. Preferíamos que se falasse na publicação das obras incompletas, pois é de se esperar que “O Papa e o Concilio”, por exemplo, não seja dado a lume. As idéias desta obra estão em completo desacordo com o modo de pensar adotado definitivamente por Rui Barbosa, que a repudiou formalmente. Ora, se o mestre se penitenciou e se arrependeu de haver apresentado ao público tal livro, não é justo, não é razoável, não é elegante que, após a sua morte, se continue a reimprimí-lo.

1941-11-09 - Comentando... Malba Tahan / O Oriente sempre despertou a atenção maravilhada dos ocidentais, e, em si mesmo, não há mal nenhum que alguém se interesse pela civilização árabe. Não somos racistas, e o povo árabe, como povo árabe, não deve ser objeto de nenhum sentimento hostil, pois todos os povos são igualmente chamados a louvar a Deus. - O que um católico deve pensar sobre as obras daquele escritor?

Español:

1964-10-23 - San Antonio Maria Claret: a diversos títulos, patrono de los contrarrevolucionarios

Italiano:

1932-09-04 - Apostolato ed epopea dei santi missionari

 

23/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João de Capistrano (23/10)

Especial / "ecologia integral"-paganismo-nazismo:

1937-10-24 - Nazismo e "ecologia integral" / Hitler, o homem sob cuja autoridade se está restaurando o culto dos velhos deuses mitológicos, que para honra da civilização todos os homens sensatos supunham definitivamente destruídos pela obra missionária de São Bonifácio. E quem presta este juramento idolátrico? Índios? Negros do sertão da África? Amarelos das encostas do Tibet? Não, alemães que tem atrás de si uma tradição de mais de mil anos de civilização cristã. Desde que se comemora nesta semana o dia das missões, não é inconveniente examinar este tremendo surto de idolatria, no seio de uma das nações mais gloriosas e mais cultas do mundo.

1938-09-25 - À Margem da Crise / Nenhum católico digno desse nome pode duvidar de que o nazismo representa, no mundo contemporâneo, um perigo doutrinário imenso, que ameaça atirar as almas a um paganismo tão funesto e tão completo que até mesmo os espíritos os mais moderados se sentem inclinados a afirmar que o nazismo em nada é preferível ao comunismo. O nazismo realizou um prodígio de incongruência com a elaboração de uma doutrina ao mesmo tempo atéia e idólatra, em que o sangue, a raça e o solo são adorados como deuses. Esta idolatria gera, no terreno político e social, consequências tão profundamente diversas das do Evangelho que a sociedade integralmente nazista tem de ser necessariamente uma sociedade integral, irremediável e ferozmente anticristã. É incontestável que o comunismo é a antítese do Catolicismo. Mas o nazismo, por seu lado, constitui outra antítese da doutrina católica, muito mais próxima do comunismo do que qualquer destes do Catolicismo.

1938-10-23 - A aurora dos deuses - II / A princípio, chocava-me verificar que muitos escritores católicos tratavam a sério do paganismo nazista e de certas manifestações pagãs ocorridas nas fileiras fascistas. Evidentemente - a meu ver - os alemães que se embrenhavam pelas florestas para adorar os deuses wagnerianos da era pré-cristã eram absolutamente tão loucos quanto os paulistas que fossem dialogar com a Mãe d’água à beira do Tietê no Parque Pedro II, ou espreitar o saci-pererê nas ramagens repolhudas do parque da Avenida Paulista. Dois fatos convergentes vieram tirar-me dessa agradável atitude de despreocupação. De um lado, já não eram só alguns escritores católicos leigos que denunciavam como grave o perigo neopagão, mas personagens altamente qualificados na Hierarquia da Igreja, a cujas opiniões é devido um respeito e um crédito imenso, começaram a fazer coro com eles. Do outro lado, crescia à vista de olhos, o número de pessoas que na Alemanha, sob a conduta de Rosenberg, procuravam restaurar a velha Religião pagã. Segundo todo o mundo sabe e o “Osservatore Romano”, órgão do Vaticano, já tem informado repetida e minuciosamente, trata-se, ao pé da letra, de um culto religioso.

1941-06-29 - À margem do "conflito" teuto-russo / O que faz o nazismo senão reconduzir à idolatria pagã, abertamente professada e liturgicamente praticada, um dos povos mais gloriosos da civilização católica? Se os humanistas pagãos da Renascença tivessem podido ver em pleno século XX deuses mitológicos invocados não mais como figura de ficção literária, mas como entidades reais, o que teriam exclamado? Nas escolas públicas de certos municípios brasileiros, se tornou obrigatório para os alunos que cantassem um hino a Tupã, antes das aulas. Era uma ridícula e indiscutível imitação do exemplo nazista. A este propósito, a revista “Careta” publicou uma espirituosa caricatura em que mostrava um ídolo indígena, posto no alto de uma coluna, e tendo a seus pés um menino que lhe dirigia o hino. Na legenda, o caricaturista colocou mais ou menos as seguintes palavras: “Ó ídolo, eu bem dizia que acabaria por derrotar Anchieta”. O nazismo procura realizar com um método sumamente inteligente e com um sábio espírito de contemporização aquilo que o comunismo tentou levar a cabo com uma estúpida precipitação.

1941-09-14 - 7 Dias em Revista / Do ponto de vista religioso, há muita diferença em adorar um porco ou adorar árvores, fontes, florestas, a raça, o sangue, etc., como entre muitos povos “civilizados” que retornam gradualmente à prática do neo-paganismo?

1943-08-08 - Neo-paganismo - Os totalitarismos, a idolatria e suas consequências / O vento gélido de nacionalismo pagão que soprou sobre a Europa totalitária estendeu-se até o Oriente. Se a adoração do solstício, ou de velhos deuses germânicos de eras passadas podia reviver na Alemanha, por que se envergonhariam os japoneses, os chineses, os hindus, os árabes, de suas antigas crenças? Daí uma revivescência do paganismo em todo o Oriente, um paganismo insolente, agressivo, xenófobo e com ares racistas, que determinou para as missões na Índia, na China e no Japão insuperáveis dificuldades, de que em artigos anteriores já temos falado.

 

22/10/2019

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N. 29 - A era da técnica e a da douceur de vivre / Temperança, sobriedade, normalidade, paz, equilíbrio, valores de alma inestimáveis que o neopaganismo está acabando da eliminar da face da terra!

Español:

N° 37 - “Sed prudentes como las serpientes y sencillos como las palomas” / Quién osaría negar la importancia de los ambientes en la formación de los adultos; formación, decimos con toda propiedad, pues en esta vida el hombre, en todas las edades, tiene que dedicarse al esfuerzo de formarse y reformarse, preparándose así para el cielo, que es donde cesa nuestra marcha hacia la perfección. Así el católico puede y debe exigir de los ambientes en que está que sean instrumento eficaz para su formación moral.

English:

1972-01-07 - How to study? To Understand, Analyze, Conclude

Français:

1977 - Une conception tribale et communiste de la mission. Le Synode sur l'Amazonie en 2019 ? Pas encore... Mais le livre écrit par le Prof. Plinio il y a plus de 40 ans : "Tribalisme indigene : idéal communo-missionaire pour le Brésil du XXIe siècle".

Italiano:

N. 65 - Dignità e pudore di ieri

 

21/10/2019

Livros:

* 1980-08 - Na “Noite Sandinista” O INCITAMENTO À GUERRILHA dirigido por sandinistas “cristãos” à esquerda católica no Brasil e na América Espanhola (em formato PDF pesquisável) / Quem é o bispo Dom Pedro Casaldaliga, que ideou a assim chamada "missa pela Terra sem males", uma experiência litúrgica condenada sob o pontificado de João Paulo II, e que se realizou em Roma, no último dia 12 de outubro, na igreja de Santa Maria in Transpontina, a poucos passos do Vaticano, simultaneamente ao Sínodo da Amazônia - “Yo me siento con esta ropa de guerrillero, como me podría sentir revestido de sacerdote”, declarou Mons. Pedro Casaldáliga, então Bispo de São Félix de Araguaia, Brasil, em meio a aplausos e gritos frenéticos em evento na PUC de São Paulo, na "Noite Sandinista" (a 28 de fevereiro de 1980).

Artigos em O Legionário:

1941-09-28 - Comentando... O despovoamento dos campos / Este problema tem como causa aquela instabilidade da evolução brasileira. Instabilidade infelizmente favorecida pelas nossas instituições, pelos nossos costumes privados e públicos, que impede a formação entre nós desta simbiose harmoniosa e estável entre o homem e o meio que caracteriza as verdadeiras civilizações. E fazendo com que a maioria do povo brasileiro viva em sua própria pátria não como donos, mas como hóspedes.

1941-10-12 - Comentando... Os índios e as missões / Justamente agora, que corre o mês das Missões, será interessante relembrar certas noções, que infelizmente parecem um tanto esquecidas: 1) não se pode esquecer a contribuição do índio na formação da nacionalidade; 2) o índio tem, como qualquer um de nós, uma alma imortal, feita à imagem e semelhança de Deus e remida pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo; 3) a Igreja tem uma solicitude maternal para com estes órfãos da civilização, que Ela quer fazer Seus filhos.

Deutsch:

1934-03-17 - Pater José de Anchieta / Ansprache von Dr. Plinio Corrêa de Oliveira in der Konstituierenden Versammlung

Italiano:

* Verità Dimenticate: “Una visione distorta, più politica e ideologica che religiosa, della storia dell’evangelizzazione” (Giovanni Paolo II, discorso alle rappresentanze delle popolazioni indigene a Cuiabá [Mato Grosso, Brasile], “Porta dell’Amazzonia”, 16 ottobre 1991).

 

18/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pedro de Alcântara (festa dia 18/10), declarado pela Santa Sé, juntamente com Nossa Senhora Aparecida, padroeiro especial do Brasil

Especial / Verdades Esquecidas:

1991-10-16 - João Paulo II no encontro com os representantes das comunidades indígenas do Brasil: "grande dor sinto ao ter conhecimento de que alguns poucos, inclusive alguns que deveriam ver neles [missionários] o seu modelo, têm tentado denegri-los, com uma visão distorcida, mais política e ideológica do que religiosa, da história da evangelização no Brasil" / "Deus pôs o homem na terra 'para a submeter e dominar' com o seu trabalho, 'para a cultivar e guardar' (Gn 1, 28; 2, 15). É um chamado e uma missão que Deus dá a todos os seus filhos".

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N. 111 - Paz de alma no Tabor e no Calvário (com nova fotografia)

Deutsch:

1931-07-12 - „Unerschrockener Glaube“ / Die Feinde der Kirche sollen sich jedoch hüten! Berryer, Neys unsterblicher Verteidiger, sagte: „Die Kirche zahlt die Schläge, die sie erhält, nicht zurück. Sei aber vorsichtig, denn sie ist ein Amboss, der schon viele Hämmer verschlissen hat!“

Español:

N. 111 - Paz de alma en el Tabor y en el Calvario

Italiano:

1992-03 - La cristianizzazione delle Americhe: un’epopea della fede (di Nelson R. Fragelli) / Conferenza molto documentata, frutto di uno studio sull'evangelizzazione e colonizzazione ispano-portoghese dell'America: - La spaventosa condizione degl'indios prima di Colombo - La barbarie dei sacrifici umani - La Croce di salvezza - Una religione di demoni - La Conquista - Il progresso degli studi storici - Le pulsioni che dominavano gl'indigeni: lussuria e vendetta - Relazioni sataniche - Il cannibalismo nel Brasile - Le malattie sessuali - La favoletta degl'indiani felici - La Serva di Dio Isabella - La gloria della Spagna cattolica - L'Inca a Corte - La colonizzazione protestante nel Nordamerica - Il rispetto delle tradizioni e dell'autonomia degli indigeni nel Vicereame di Spagna - I Santi della Conquista - Le fortune protestanti della leggenda nera - Il giudizio dei Sommi Pontefici sulla Conquista: "Roma locuta, causa finita".

 

17/10/2019

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N. 110 - Tranquilidade da ordem. Excitação na desordem (com nova fotografia)

Entrevistas:

1992-11 - Descobrimento e colonização da América: empreendimento nefasto ou colaboração grandiosa para o progresso da civilização? / Eu considero que a corrente inspirada pela Teologia da Libertação erra na apreciação histórica, a partir dos erros que ela comete na apreciação teológica. Ou seja, é a partir dos seus erros teológicos que ela cai em erros históricos.

Español:

N. 110 - Tranquilidad del orden. Excitación en el desorden

Italiano:

1996 - "La Chiesa non sta né a destra né a sinistra"? Commenta il celebre padre domenicano Garrigou-Lagrange / "Credo che molti di coloro che si servono della frase citata, la strumentalizzano allo scopo di lasciare la destra per scivolare a sinistra".

English:

* 1977 - "Indian Tribalism: The Communist-Missionary - Ideal for Brazil in the Twenty-First Century", Part III - “Aggiornate” Missionary Voices, Section I - Community of Goods, 4. A “New Church” of Communist Inspiration, Where Property Is Heresy and the Proprietor Is a Heretic.

 

16/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Margarida Maria Alacocque (16/10) / Paray-le-Monial, palavras de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria, gravadas no altar em que se encontram as relíquias desta Santa: "Nada temas. Eu reinarei apesar de Meus inimigos. - Se você crê, verás o poder de Meu Coração".

Artigos em O Legionário:

1938-09-18 - Comentário do ilustre teólogo francês Padre dominicano Réginald Garrigou-Lagrange à frase "A Igreja não se encontra nem à direita, nem à esquerda" / "Creio que muitos daqueles que se servem da fórmula citada, fazem uso dela porque abandonam a direita para se inclinar à esquerda".

Italiano:

1965-03-04 - La devozione al Sacro Cuore di Gesù e la Contro-Rivoluzione

Español:

1958-09 - Santa Margarita María Alacoque: el carácter contra-revolucionario de su obra

Deutsch:

1964-06-04 - Die Botschaft der hl. Margareta Maria Alacocque

Français:

1958-09 - Sainte Marguerite-Marie Alacoque: le sens contre-révolutionnaire de son œuvre

 

15/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Teresa de Ávila

Discursos, conferências:

1972-01-07 - Como estudar? Entender, analisar, concluir / Como se percebe que se entendeu - O exercício transforma o homem em mestre - O esquema escrito - Por onde começar.

Italiano:

* 15 ottobre, Santa Teresa di Gesù

Español:

1968-05-28 - San Fernando de Castilla: modelo de caridad, sacrificio, astucia y celo por la fe - "¡que un bobo se enmiende es de las cosas más difíciles del mundo! Y es la razón por la cual las conversiones son tan raras en la corriente de opinión que corresponde al estado psicológico de la bobería institucionalizada e intencional, de una bobería optimista y que no ve las cosas. Una persona con tal mentalidad es más difícil de convertir que un comunista".

Français:

1947 - Plinio Corrêa de Oliveira reconstruisit ce qu’il définit une “généalogie des monstres”, en retraçant les ascendances idéologiques du national-socialisme depuis Luther jusqu’à Hitler.

 

14/10/2019

Multimedia:

1978-10-14 - O alerta dado há mais de 40 anos: uma nova religião (com áudio original e texto) / No que consiste a nova religião que se está querendo implantar no mundo? - É necessário lutar sempre contra os maus instintos, sob pena de suicidar-se ou desejar uma religião que os atenda. - A Religião Católica, religião de admiração e de sacrifício, por oposição à religião nova concessiva aos instintos.

Artigos em O Legionário:

1941-08-31 - Comentando... A continuidade do mérito / Se se procura guardar zelosamente, nos museus, os objetos evocativos, embora inanimados, das personalidades históricas, porque nestes objetos reside ainda alguma coisa dessas personalidades, com muito maior razão se devem cultuar as relíquias vivas, carne da carne, sangue do sangue, dos protótipos de nossa evolução histórica e que guardam deles a semelhança do temperamento, da mentalidade, das inclinações. Os Estados Unidos consideram como seus cidadãos honorários a todos os descendentes de Laffayette, seja qual for a nacionalidade de origem. Temos a ilusão de sermos uma nação nova, mas o que somos é uma nação desarraigada de seu passado, não recebendo deste a seiva fecunda porque as raízes se estiolaram miseravelmente. Infelizmente, o processo histórico de nossa civilização tem sido um perpétuo recomeçar. Por isso, vivemos ainda de improvisações, quando tínhamos elementos para haver criado uma cultura e uma civilização próprias e definitivas.

1941-09-07 - Comentando... Coragem apostólica / Atitude firme e decidida das freiras que dirigem um grande Colégio local e que denunciaram com grande coragem e zelo verdadeiramente apostólico os exageros da biometria, que se quer instaurar nos Colégios de moças, violando grosseiramente o recato feminino e submetendo o pudor e delicadeza naturais do sexo a vexames tremendos, e bem desnecessários; além de que a minuciosa crueza do processo biométrico, a ser empregado, é de molde a comprometer, por si só, as mais belas virtudes de nossa juventude feminina. É preciso fazer compreender a certos espíritos estreitos que o problema da saúde das novas gerações brasileiras não se coloca nem se resolve da mesma forma por que se coloca e se resolve nos campos experimentais de criação.

1941-09-14 - Comentando... Brotoejas literárias / Não é possível discussão onde as palavras não têm o mesmo sentido. O sr. Renato Kehl se coloca, por exemplo, numa posição diametralmente oposta à da Igreja ao tratar do problema do sofrimento e do pecado. E por supina ignorância ou requintada má fé, faz ele uma tremenda confusão entre o sentimentalismo doentio - fruto do romantismo anticatólico que floresceu de Rousseau para cá - e o espírito de penitência e de reação contra o pecado, de que nos deu exemplo o nosso Divino Salvador

Deutsch:

1996 - Der revolutionäre Charakter der CEBs

Español:

1965-09-29 - Nuestra Señora de la Merced Patrona del Ecuador - "(...) la merced es una gracia, es un favor. No conozco un título de la Santísima Virgen más conmovedora. Es Nuestra Señora de las Gracias, la Virgen de los favores, regalos inesperados, misericordias repentinas. De la que, considerada como madre, nos prepara hermosas sorpresas y nos brinda, inesperadamente, aquella con la que no podíamos contar".

 

11/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Coletânea de documentos relativos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida (sua festa é dia 12)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N. 52 - Almas delicadas sem fraqueza e fortes sem brutalidade

English:

N. 52 - Refinement without Weakness, Strength without Brutality

Italiano:

* Prof. Massimo de Leonardis (Università del Sacro Cuore di Milano) su "Tribalismo indigeno: ideale comuno-missionario per il Brasile del XXI secolo", scritto nel 1977 da Plinio Corrêa de Oliveira. Una prevvisione di quello che accade oggi con il Sinodo sull'Amazzonia? Sembra che i progressisti vogliono dare ragione al "Crociato del XX secolo"...

Deutsch:

1952-05 - Optimismus, Pessimismus oder Realismus? - Unsere Hoffnung, sei gegrüsst

 

10/10/2019

Artigos em O Legionário:

1939-02-05 - A técnica do silêncio / Nunca, talvez, em todo o decurso da História, se usou e se abusou tanto do segredo como arma política quanto em nossos dias. E por um estranho paradoxo, entretanto, nenhum século dispôs tanto quanto o nosso dos mais amplos meios de difusão e informação. - Descrição dos diversos estilos de Chefes de Estado para silenciar aos seus adversários: o de Roosevelt (um truque ágil e forte, que é tão eficiente quanto o mais prodigioso dos cadeados super-mecânicos e superelétricos), de Daladier (lábia parlamentar brilhante, inteligente e astuciosa), de Mussolini (sua grande arte, ao impor o silêncio, é urrar: urrar, mas urrar com todas as forças de seus pulmões privilegiados e de suas infatigáveis cordas vocais), de Hitler (para impor silêncio vale-se da ameaça), de Chamberlain (merece um capítulo especial), de Franco (que é rigorosamente inspirada na experiência das touradas tão características de sua terra) e de Getúlio Vargas (sua tática é paradoxal).

1939-03-19 - Paz de Cristo e trégua de Satanás

1939-06-04 - Adesite / Se investigarmos com atenção as causas pelas quais numerosos católicos de cultura e discernimento se deixaram transviar quer pelo nazismo quer pela "política da mão estendida" para com o comunismo, a ponto de tocar às raias da apostasia, veremos que a identidade entre elas é a mais absoluta: adesões excessivamente precipitadas e ardorosas. Tais adesões, apresentadas embora como meios aptos a trazer as massas ao grêmio da Igreja, não tiveram outra consequência senão arrastar para fora do grêmio esses afoitos adesistas. Fracasso maior não seria possível. - "Adesite": descrição do processo dessa crise. - O mundo aplaudiu o nosso católico saudoso das cebolas do Egito? Então ele está conquistando o mundo para Deus!... Nosso Senhor, entretanto, conquistou o mundo, mas foi crucificado pelos inimigos de Sua doutrina. E chegamos a criar em nossa imaginação toda uma orientação de apostolado especial... para receber os aplausos dos inimigos da Igreja! Ó adesite! Ó tremenda mania de aderir! Também o filho pródigo quis aderir ao mundo.
 

 

09/10/2019

Artigos em O Legionário:

1941-10-19 - Juízo temerário - I / Se o liberalismo religioso se empenhou particularmente em iludir as massas católicas a respeito da virtude da fortaleza, é certo que outra virtude - a da perspicácia - também tem sido muito combatida pela propaganda liberal. Mas o Evangelho é uma inigualável escola de perspicácia! - Todo mundo tem, em certas circunstâncias, o direito de arcar com prejuízos que afetem seus interesses individuais. Ninguém, entretanto, tem o direito de expor os interesses de terceiros. - Qual virtude que nos leva a repelir o lobo metido na pele da ovelha senão a perspicácia? E o que de mais triste do que, por falta de perspicácia, seguir falsos profetas ou abrir o aprisco às falsas ovelhas?

1941-10-26 - Juízo temerário - II / Não pode haver confusão mais grosseira do que identificar os conceitos de “juízo temerário” e "suspeita". Esta última, pelo próprio fato de não ser uma certeza, envolve uma forte possibilidade de erro. Nem por isto, qualquer suspeita fundada em indícios seguros deve ser considerada temerária. Desde que não tenha havido desproporção entre os indícios e a suspeita, nenhuma temeridade terá existido. Formular uma suspeita razoável será, assim, um mal? Não. Pelo contrário, pode implicar em grave violação dos mais elementares deveres o não formulá-la. Deixar de formar juízo sobre o que é evidente, deixar de ouvir o clamor dos indícios veementes, ou é imbecilidade ou fraqueza de princípios. Mas, sobretudo, o que importa notar é que um observador sagaz não se improvisa. Que espécie de autoridade será quem esteve de tapa-olhos, ininterruptamente, durante todo o tempo em que foi súdito? Não é porventura quando se é súdito que se deve adquirir as qualidades de um chefe? Pieguismo não é bondade. Estupidez não é generosidade.

1941-11-02 - Juízo temerário - III / Se é temerário todo juízo imprudente, é óbvio que quando as conclusões desse juízo forem favoráveis, nem por isto terão deixado de ser temerárias. Um juízo temerário favorável, não ferindo os direitos da pessoa a quem se refere, pode ferir gravemente os direitos de terceiros. E, neste caso, o pecado daí decorrente será tanto mais grave quanto mais respeitáveis forem os direitos assim desrespeitados, bem como quanto mais numerosas forem as pessoas prejudicadas. - A Igreja e a sociedade têm padecido muito mais dos juízos temerários favoráveis do que dos desfavoráveis. Se o mal conquista círculos de influência cada vez mais largos, a que se deve isto senão à confiança por vezes infantil e ridícula com que os bons abrem seus ambientes aos maus? Ora os pecados contra os interesses da Igreja são, de sua natureza, maiores e mais graves do que os que se cometem contra interesses humanos. O mundo está atravessando uma tremenda hora de crise. Se esses membros sonolentos da Igreja militante não querem ouvir nossa voz, meditem ao menos nas palavras de Nosso Senhor: “Una hora non potuistis vigilare mecum?”

1941-11-09 - Arautos do Divino Rei / Fortaleza: aquela das virtudes cardeais cuja carência mais se faz hoje sentir. - A franqueza apostólica foi sempre uma regra fundamental de todo proselitismo católico. Excetuadas certas situações especialíssimas, o interesse da Igreja consiste em fazer com que seus arautos a proclamem sem desfiguramentos, sem diluições, sem covardes adaptações ao espírito da época. Se em todos os tempos esta foi a regra, hoje mais do que nunca esta atitude se impõe. Ela já não constitui só um ato de elementar coerência com nossos princípios, mas uma medida de soberana sabedoria estratégica. - Recente opúsculo do Pe. Walter Mariaux, sob o título de “Arautos do Divino Rei”, constitui um curso da virtude da fortaleza.

Français:

1963-03 - La douceur de vivre dans les rapports sociaux

 

08/10/2019

Artigos em O Legionário:

1941-08-03 - Comentando... Ainda Renan / O ímpio blasfemador, que negava a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, com seu “meigo rabi da Galileia” criou uma mentalidade que tirou a fibra, a virilidade, a rigidez do caráter às gerações que sofreram sua influência e estas não podem suportar a personalidade augusta e íntegra de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para meios homens, meias verdades. Sempre de acordo com tal mentalidade, a bondade tornou-se sinônimo de idiotice, neste século depravado e desfibrado.

1941-08-17 - Comentando... A imprensa, o cinema e o rádio / O homem moderno já não vive de convicções solidamente argamassadas por uma reflexão madura, mas é visceralmente um impressionista e um impressionável, que se deixa levar ao sabor das sensações exteriores do momento. Assim, a sua conduta não é congruente, mas descreve uma linha sinuosa, de acordo com as tonalidades emocionais do ambiente. Ora, estas tonalidades emocionais, hoje em dia, são criadas artificialmente pela propaganda. Esta se acha monopolizada e manipulada por uma pequena minoria, a qual tende a despersonalizar o ser humano. E as massas assim despersonalizadas, deixam-se levar por esta atmosfera de imoralidade e de impiedade.

1941-08-24 - Comentando... O descanso dominical / O costume que vigorava antigamente no Interior, do comércio permanecer de portas escancaradas durante todos os Domingos como se se tratassem de dias comuns da semana, era abusivo e desrespeitava abertamente a obrigação imposta pela lei divina. Que pensar, por conseguinte, dos argumentos invocados a favor da restauração desta prática? Entre um prejuízo material e outro espiritual, ainda é preferível o primeiro.

English:

* Forgotten Truths: "In truth, peace is in danger where public opinion ceases to function freely" - The importance of the Catholic Press (Pope Pius XII) / Hence a heavy, unhealthy, and factitious atmosphere is created as soon as they dictate or impose their will on the so-called public opinion with lies, partial prejudices, artifices of style, effects of voice and gestures, exploiting peoples’ feelings. Just as fatal as odious chemical processes too well-known today, that turns the right of men to their own judgment and convictions into an illusion and eventually suffocates and stupefies the same men, compelling them to give up their goods and blood to defend and make triumph a false and unjust cause.

 

07/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Festa de Nossa Senhora do Rosário

* O Santo Rosário: como rezá-lo? (com áudio)

* Batalha de Lepanto: Confiança em Nossa Senhora, verdadeiro lema da vitória (com áudio)

English:

1964-02-12 - Devotion to the Holy Rosary: a weapon for the counter-revolutionary to persevere, to sanctify oneself, and to defeat heresies

Español:

* Verdades olvidadas: El Santo Rosario, bélico instrumento contra los enemigos de la fe ("Octobri mense", Encíclica de León XIII sobre el Rosario)

Italiano:

* 7 ottobre - La battaglia di Lepanto: il trionfo della fiducia

* San Pio V, il Pontefice della battaglia di Lepanto

 

03/10/2019 - 24° aniversário de falecimento de Plinio Corrêa de Oliveira

Biografia:

1995-11-11 - Cardeal Alfons Maria Stickler S.D.B.: Imitemos Plinio Corrêa de Oliveira

Artigos em O Legionário:

1941-09-28 - Não tratemos os lobos como ovelhas perdidas / Nosso Senhor se mostrou perfeito e adorável tanto quando acolhia com perdão inefavelmente doce Maria Madalena, quanto quando castigava com linguagem violenta os fariseus. Não arranquemos do Santo Evangelho quaisquer destas páginas. Há muitos católicos que falam sempre em doçura e procuram sempre imitar essa virtude de Nosso Senhor. Que Deus os abençoe por isto. Mas por que não procuram eles imitar Suas outras virtudes?

1941-10-05 - Lobos e ovelhas / É curioso que em uma época de cavilosas maquinações, em que as heresias procuram disfarçar-se com rótulo cristão, inimigos ainda mil vezes mais perigosos tomam ares de sacristão para melhor iludir os fiéis, é precisamente nesta época que em certos círculos católicos ganha terreno um otimismo ingênuo e eufórico, para o qual toda a malícia do mundo contemporâneo não passa de um equívoco. E de um equívoco tão tênue que com uma meia dúzia de sorrisos este mundo será o melhor dos mundos.

1941-10-12 - Apóstolo da intolerância (no sentido nobre e despoluído de preconceitos do termo) / Por ocasião do 50° do nascimento de Jackson de Figueiredo, um rápido estudo das feições psicológicas do valente polemista sergipano, sem dúvida o maior paladino suscitado pela Providência nas fileiras do laicato católico para lutar contra um vasto amálgama de erros.  A intolerância será sempre um mal? A tolerância será sempre um bem? Há coisas que se devem tolerar. Outras não podem nem devem ser toleradas. Diria pois o Conselheiro Acácio que há situações em que a intolerância é uma grande virtude e situações em que a tolerância pode ser um imenso pecado. Não há, pois, a menor razão para que se constitua em torno destas palavras um tabu. - Saulo e Paulo: nisto se resume a história do homenageado.

Italiano:

1995-11-08 - Cardinale Bernardino Echeverría Ruiz O.F.M.: Plinio Corrêa de Oliveira, apostolo insigne, polemista ardente e intrepido

English:

1993 - Internationally renowned personages praise Nobility and Analogous Traditional Elites in the Allocutions of Pius XII - A Theme Illuminating American Social History / Cardinal Silvio Oddi, Cardinal Mario Luigi Ciappi O.P., Cardinal Alfons M. Stickler SDB, Rev. Fr.. Raimondo Spiazzi O.P., Rev. Fr. Victorino Rodríguez O.P.

Español:

1993-09-08 - Carta del renombrado canonista P. Anastasio Gutiérrez C.M.F. a respecto de "Revolución y Contra-Revolución": "Es una Obra profética en el mejor sentido de la palabra; su contenido debería enseñarse en los centros superiores de la Iglesia para que al menos las clases elitarias tomen conciencia clara de una realidad aplastante, de la que creo que no se tiene clara conciencia".

 

02/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santos Anjos da Guarda

Artigos em O Legionário:

1941-07-13 - Ingênuos / Estes começam a acreditar no caráter de "cruzada anticomunista" do conflito nazi-russo. E a propaganda nazista, sempre habilíssima, alimenta por todas as formas essa ilusão pueril - Nossas previsões se confirmam: a luta contra o comunismo não é para seu sósia (o nazismo) senão um expediente político que tanto mais impressionará as massas, quanto mais prolongada for a guerra contra a URSS...

1941-09-14 - “Odiai o erro, amai porém os que erram” [I] / A caridade de Nosso Senhor nos urge a que façamos bem a todos e ainda mesmo aos inimigos. Tal princípio é tão verdadeiro que não há a menor dúvida de que aqueles que o contestassem teriam perdido inteiramente o senso católico. Porém pretender que temos as mesmas obrigações, sempre igualmente fortes e em todos os casos e circunstâncias, para com os bons filhos da Santa Igreja e os que professam doutrinas condenadas, é gravíssimo erro que não se pode nem se deve suportar. Mas no que deve consistir concretamente esse amor aos que erram?

1941-09-21 - “Odiai o erro, amai porém os que erram” - II / No último artigo, a matéria era dividida por asteriscos em duas partes. A primeira era de autoria do Prof. Plinio; a segunda era uma transcrição de trecho da obra "El Liberalismo es pecado", do Pe. Félix Sardá y Salvany, que conta com aprovação da Sagrada Congregação do Index. Foi para que certos católicos com tendências liberais compreendessem a funestíssima orientação de seu espírito que lhes foi feita essa pequena e inofensiva cilada de não citar a autoria da segunda parte do artigo em questão. - Todas as heresias deixam atrás de si semi-heresias, ou melhor heresias diluídas. No século passado (XIX), foram muito frequentes os hereges que pretenderam escolher livremente dentro da doutrina católica o que lhes agradasse, rejeitando o demais. Esta raça de víboras não se extinguiu. Há muitos católicos que presumem ter senso católico simplesmente porque estudaram superficialmente - e a seu modo - a doutrina da Igreja, de tal maneira que, supondo conhecê-la toda e professá-la integralmente, em uma multidão de circunstâncias agem, sentem e pensam como pagãos.

English:

1954-05 - The Guardian Angel

Español:

1954-05 - El Ángel de la Guarda

Italiano:

1954-05 - L'Angelo Custode

 

1°/10/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Teresinha do Menino Jesus (coletânea de documentos sobre a Santa de Lisieux; outrora sua festa era comemorada a 3 de outubro)

Italiano:

* 1° ottobre, Santa Teresina del Bambin Gesù (a 8 anni, un'infanzia consapevole, riflessiva, giudiziosa)

Español:

1947-09-28 - Víctima expiatoria / ¿No es simple hacer pequeños sacrificios? ¿No es más simple no tener visiones que tenerlas? ¿No es más simple aceptar los sacrificios en vez de pedirlos? Camino simple, camino para todos. La misión de Santa Teresita del Niño Jesús fue la de mostrarnos una vía que todos pudiésemos surcar. Ojalá nos auxilie para recorrer este camino real que llevará a los altares no apenas una u otra alma, sino a legiones enteras.

English:

1970-07-16 - Suffering and the Little Way (of Saint Therese of the Child Jesus)

Français:

1953-07 - La sainteté véritable est force d'âme et non mollesse sentimentale: la figure de Sainte Thérèse de l'Enfant-Jésus

Deutsch:

1967-10-03 - Die Hl. Therese von Lisieux

 

30/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Francisco de Borja

Artigos em O Legionário:

1941-06-29 - À margem do "conflito" teuto-russo / Assim como perante Deus cada alma tem sua responsabilidade própria, também as coletividades humanas (como as famílias, as cidades, as classes sociais, os países) têm responsabilidades coletivas. E um dos maiores deveres de um povo consiste principalmente na criação de um ambiente favorável à virtude e infenso ao vício - Se há uma ação seguida, inteligente, articulada, pela posse de uma alma, como não se admitir o mesmo para a posse da mentalidade de um povo inteiro? A história não é e não pode ser um conglomerado de fatos desconexos e ininteligentes. Não rebaixemos tanto o homem. Não prescindamos tanto a Deus, não fechemos tanto os olhos à ação do demônio - O nazismo procura realizar com um método sumamente inteligente e com um sábio espírito de contemporização aquilo que o comunismo tentou levar a cabo com uma estúpida precipitação - O inimigo mais perigoso do Catolicismo não é a espada, mas o sofisma; não é a ameaça, mas a mentira - Hoje como ontem, amanhã como hoje, o “Legionário” sustentou e sustentará a identidade do substractum ideológico do nazismo e do comunismo.

Discursos:

1992-07-11/12 - Eco '92: Aparência e Realidade profunda / O igualitarismo ecologista realiza a plenitude do sonho igualitário do comunismo. - É patente a existência, hoje em dia, de uma corrente de cientistas, influenciados por determinadas convicções filosóficas e religiosas, que afirmam ser preciso tomar o índio como modelo do comportamento humano. O que fica subentendido é que a civilização depreda a Terra, e que a tribo é o ideal para o qual deve caminhar o homem. Bem entendido, é preciso também acabar com a Teologia. Ela é a aplicação da inteligência aos dados da Revelação para, por via de dedução, conseguir novos conhecimentos teológicos extraídos do próprio texto revelado. Portanto, nada de Igreja, nada de Teologia, nada de Estado. Tudo deve se apresentar solto, desgovernado e desconexo, à maneira dos índios.

Español:

1992-10-12 - Entrevista: V Centenário del Descubrimiento de América, Isabel la Católica, ecología y Teología de la Liberación / Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, la fecha del 12 de octubre de 1492 siempre se celebró con júbilo en las tres Américas, especialmente en Hispanoamérica. Últimamente, sin embargo, corrientes ideológicas se han opuesto al festejo del V Centenario del Descubrimiento. Por un lado, la Teología de la Liberación no les perdona a los descubridores que les hayan quitado a los indios la simplicidad de su estado primitivo y, la Ecología, se muestra reacia al trabajo de los europeos sobre la naturaleza virgen. ¿Cuál es su opinión al respecto, profesor?

2019 - PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA denuncia la revolución progresista desde sus orígenes, en el libro En Defensa de la Acción Católica. Actualidad, eficacia e influencia en la Historia de la Iglesia / Estudio de Juan Gonzalo Larrain Campbell sobre el libro del Prof. Plinio Corrêa de Oliveira que marcó profundamente la historia de la Iglesia

 

27/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Vicente de Paulo

Artigos em O Legionário:

1941-08-10 - Cavaleiros de Maria, chefes autênticos / No Brasil, nos contentamos por demais com rótulos e exterioridades. Se tomássemos em conta que multidões se aglomeravam nas praças públicas da Espanha, do México, da Baviera, etc., antes da perseguição religiosa, uma reflexão amarga não poderia deixar de nos passar pela mente: estará o Brasil vacinado contra perigos tão grandes quanto os que hoje flagelam aqueles países? As multidões católicas não foram suficientes para evitar a tormenta e esmagar o mal quando ainda em gérmen. Por que? Qual a tática utilizada pelo inimigo da Igreja para obter tal resultado?

1941-08-17 - Natalidade / Qual a verdadeira causa da denatalidade? Que soluções propor ao problema? Caímos, muitas vezes, no erro de abordar os problemas nacionais, vendo-os através dos tratados de sociologia estrangeiros. Um mesmo mal,  igualmente desenvolvido em dois países, pode ter em cada um deles causas muito diversas das que tem no outro. Assim, pois, é óbvio que os pontos que devem ser abordados em um, não devem igualmente ser abordados no outro. Ninguém se espantará, por certo, se apontarmos os prédios de apartamento como um indício veemente da diminuição da natalidade entre nós, no Brasil. Pelas suas próprias dimensões, a grande maioria dos apartamentos só se presta a receber famílias com um ou dois filhos... se tanto. Assim, à medida que cresce o número de apartamentos, tem-se uma prova evidente de que também cresce o número de famílias nas quais a natalidade é pequena. Evidentemente, não quereríamos cair em generalizações perigosas e exageradas.

1941-08-24 - Sofismas novos, erros velhos / O erro sabe renascer com arte. Daí o fato de aparecer hoje em dia uma hábil e sinuosa explicação para uma conciliação entre o católico autêntico e o espírito do mundo, sob pretexto de "apostolado de infiltração" - O tipo ideal de católico para os liberalões do séc. XIX: que fosse bem comportadinho perante os desmandos do século, desbotado nas idéias, nas palavras, nas atitudes, e tomar, na sociedade contemporânea, a posição humilde e secundária que em certos romances tem o filho ilegítimo ou o parente pobre. Jamais seus lábios se deveriam abrir para proferir uma condenação ardente, ou apóstrofe veemente, uma réplica fulgurante. Esta mentalidade reaparece: o católico deveria, para atrair as almas a Cristo, esconder cuidadosamente que ele pertence à Igreja, e que, em lugar de proclamar sua doutrina, deve ocultar sua fé, e insinuá-la como uma mercadoria de contrabando!

English:

 

1985-12 - Standardization in thought and action to break the TFP members’ personality?

 

A revista dos jesuítas norte-americanos "America" e o conhecido portal católico "Crux" falam da ação das TFPs e entidades co-irmãs e autônomas em vista do próximo Sínodo sobre a Amazônia, chegando inclusive a qualificar Plinio Corrêa de Oliveira como "o Poderoso Chefão [the Godfather] da resistência ao Sínodo" (sic!)

26/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Eusébio, Bispo, lutou contra os arianos / Como os filhos das trevas conhecem e tratam diferentemente os falsos católicos dos verdadeiros filhos da Santa Igreja

Artigos em O Legionário:

1941-07-20 - Carolas / O que vem a ser exatamente um “carola”? Quais os defeitos inerentes à “carolice”? Católico e “carola” são termos sinônimos? Qual a categoria de pessoas que gosta de criticar a “carolice”? Com que direito? Todas as idéias que se ocultam atrás do conceito de “carola” têm como substractum comum a convicção de que o católico deve ser dotado de uma vontade fraca, exímio na prática de todas as virtudes passivas, e totalmente incapaz da prática das grandes virtudes ativas. A humildade não é pieguice, o amor ao próximo não é lirismo, a boa-fé não é estupidez. A grandeza de alma, o arrojo, o espírito de combatividade que elimina a humildade é falso. Mas também é falso, e falsíssima, a humildade que diminua o arrojo, o espírito de combatividade e a altivez.

1941-07-27 - Bondade / Ocupa lugar de destaque na triste galeria de verdades diminuídas, de virtudes amesquinhadas, de sofismas interiores mais ou menos conscientes e mais ou menos covardes, a noção que habitualmente se tem de “bondade”. Alguns perfis de pessoas habitualmente tidas por “muito e muito boas”. A moral, para a grande maioria de nossos contemporâneos, varia quase completamente segundo a situação de cada qual e, não raras vezes, o que em uma pessoa, em uma senhora por exemplo, seria tido como imperativo preceito de moral, em um moço parecerá ridículo e desprezível defeito.

1941-08-03 - Suplementos infantis / Cada vez mais o mundo contemporâneo parece uma casa de loucos em que os princípios elementares de lógica estão absolutamente subvertidos. Por isto, não falta nos meios católicos quem tenha uma ojeriza militante contra a perspicácia - Diariamente a mentalidade infantil continua a ser envenenada com os piores alimentos intelectuais e morais, e ninguém protesta. Não vale a alma mais do que o corpo? Não vale a vida eterna mais que a vida terrena? Não vale a glória de Deus mais do que a saúde física das criaturas? Assim como o caçador tem seu golpe de vista, e sabe ver longe e atingir certo, assim também o verdadeiro católico tem uma ortodoxia infalivelmente certeira e sabe discernir de longe o erro, argumentando contra ele sem jamais perder uma só ocasião propícia. Mas parece que tudo isto se está tornando defeito. É preciso fazer vistas grossas, afirmar que o branco pode bem ser ao mesmo tempo preto como azeviche, sorrir benignamente quando se nos diz que a neve dos Alpes lembra invencivelmente por sua coloração o carvão de pedra, e que nada há de mais parecido com uma fonte da qual brota água fresca do que o deserto do Saara...

 

25/09/2019

Artigos em O Legionário:

1941-06-22 - Comentando... Santo Antonio, blasfêmias e ambiguidades / O que mais se opõe à espiritualidade católica não é o materialismo, mas as falsas espiritualidades; o que mais se opõe à vida sobrenatural da Igreja não é o mundanismo rasteiro, mas as falsas místicas.

1941-06-29 - Comentando... Cirurgia plástica / Qual a atitude de um católico, ante a eventualidade de uma operação plástica? Há, neste sentido uma passagem muito expressiva de São Francisco de Sales, que esclarece bastante o assunto.

1941-07-06 - As relações entre o nazismo e o comunismo / Lista de notícias que o "Legionário" publicou em várias ocasiões demonstrando a solidariedade efetiva entre ambos regimes, bem como previsões feitas à época do que ora está sucedendo (o "conflito" entre a Rússia soviética e a Alemanha de Hitler).

1941-07-13 - Comentando... O preço do café / Os fazendeiros, com todos os seus defeitos, têm mais direito ao bem-estar material. De fato, são eles que criaram e mantem a nossa riqueza agrícola, num país fundamentalmente agrícola. Além disso eles representam um princípio de organização tradicional e viva da sociedade, que se opõe naturalmente ao mecanicismo totalitário. E no modo de ser inevitavelmente patriarcal da vida agrícola, a família exerce sua função social benéfica e se expande sem empecilhos.

1941-07-20 - Comentando... As encíclicas de Leão XIII / Não basta apenas bem conhecer os ensinamentos da Igreja, mas é preciso saber aplicá-los com oportunidade, para evitar que os princípios venham a ser traídos na prática. Se a “Rerum Novarum” é a mais importante encíclica de Leão XIII porque versava sobre os males mais agudos e iminentes da época, não se pode dizer, contudo, que seja doutrinariamente a mais importante. Na “Parvenu à la 25ème. année” do mesmo Papa, apresenta ele as linhas gerais de suas encíclicas principais e lhes assinala o lugar no conjunto de suas idéias. Esta encíclica contém uma notável teologia da História, em que se mostra a implantação da civilização cristã, o seu brilho na Idade Média, os fatores de desagregação, que se coligaram contra ela, e por fim, a finalidade de todo o Pontificado de Leão XIII: a restauração da civilização. Sem embargo, tal muito importante documento papal encontra-se, no entanto, completamente ignorado.

English:

1963-03 - The Beauty of Life in Social Relationships

 

24/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora das Mercês

Entrevistas:

1983-05-19 - Perguntas a respeito da obra "Revolução e Contra-Revolução": o movimento pacifista, ecologia, tribalismo indígena, a guerra psicológica revolucionária (tirar ao adversário a vontade de resistir), a posição da Igreja hoje em relação à Revolução e à Contra-Revolução.

Artigos em O Legionário:

1941-03-23 - Instituto de Serviço Social / Juventude Universitária Católica (JUC) funda instituto destinado a formar assistentes sociais autenticamente católicos. - Para muitas pessoas, é realmente um problema saber o que deve preponderar, se a inteligência ou se o coração, na execução das obras destinadas a aliviar a miséria do próximo. A inteligência bem esclarecida não pode entrar em choque com a sensibilidade realmente equilibrada. Mas dado o fato de uma colisão psicológica profunda entre a inteligência e a sensibilidade, como saber qual delas está errada? - A questão, no fundo, está em que a utilização de todos estes meios atuais de se acrescer o valor das obras de assistência e caridade não se desviem de seu verdadeiro sentido, que o fichário, que o método, que a burocracia, não matem o amor, que é insubstituível, transcenda em eficácia e pujança a todos os métodos e a todas as técnicas, e sem cujo concurso, quer a técnica, quer o método, lenta mas seguramente, se transformam, não em instrumento de auxílio, mas meio de opressão cruel.

English:

1943 - The reality is that both Catholic Action and the religious associations should apply themselves to (spiritual) formation and apostolate / IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part III, Chapter 3 - Auxiliary Associations—The "Apostolate of Conquest"

Italiano:

* 24 settembre, Madonna della Mercede

 

23/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Lino, 2° Papa, e mártir / O "sensus Ecclesiae" (o sentir da Igreja) e as verdades muito clarinhas, muito lisinhas, muito demonstradinhas

Artigos em O Legionário:

1941-06-01 - Comentando... Desilusões injustificadas / O LEGIONÁRIO, desde o momento em que estourou a atual guerra, não teve dúvidas em se colocar abertamente ao lado da França. Nesta nossa atitude não entrava apenas a profunda admiração e o ardente afeto que nutrimos para com a nobre nação franca, mas éramos movidos pela convicção certa e não desmentida de que a causa da França se confundia com a causa da Cristandade, em sua luta contra os infiéis nazistas, da mesma forma por que a causa do Império de Carlos Magno se confundia com a causa da Cristandade, em sua luta contra os infiéis sarracenos e os infiéis pagãos. A França derrotada já seria para nós um motivo de dor, mas seria uma dor serena e sublime, uma participação augusta num heroico martírio. Mas a nossa dor foi uma dor conturbada e inquieta, porque vimos que o intuito era aviltar a França. Portanto, a nossa atitude em relação ao governo de Vichy não poderia ser outra. Muitos não nos compreenderam, muitos nos combateram.

1941-06-15 - Comentando... Anúncios imorais / Há já algum tempo foi estabelecida a censura dos anúncios de medicamentos. Esta medida se justifica de si mesma, para evitar o charlatanismo e a exploração dos que, procurando vender suas panaceias, impressionavam a imaginação popular, fazendo-a ver males quiméricos e amedrontando-a com perigos fantásticos. Estes negociantes inescrupulosos prevaleciam-se do clássico e generalizado nervosismo do comum das pessoas, que logo sentem em si mesmas os sintomas de todas as doenças, desde que lhe são explicados. Entretanto, se é perfeitamente justo e compreensível que os poderes competentes assim se preocupem pela saúde pública, maior preocupação lhes deve dar a moralidade pública.

Especial / Verdades Esquecidas:

* "A Sagrada Escritura nos ensina que o maior e mais terrível açoite que Deus envia a um povo, é dar-lhe maus sacerdotes" (Santo Antonio Maria Claret, “Catecismo da Doutrina Cristã explicado e adaptado à capacidade dos meninos”).

English:

1943 - "From the very beginning, the Church always preferred having a small but holy clergy to a large and less holy one" / IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part III, Chapter 2 (cont.) - Masses or Elites?

 

20/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Plácido, general romano famoso, chamando-se Eustáquio após o batismo. A quem Deus concede uma vocação especial, pede grandes sacrifícios / Quando o homem moderno vê narrações tão extraordinárias, sua primeira reação é perguntar se são verdadeiras, porque parece tão inverossímil que uma série de coisas tenha acontecido que a pessoa se pergunta se alguém não se comprouve em fazer um romance maravilhoso. Essa reação mostra bem o espírito positivista do homem moderno que só acredita naquilo que está absolutamente provado. E como as coisas provadas à saciedade, com a evidência de estourar, são raras e são triviais, acaba sendo que o homem moderno acredita na maior parte das vezes apenas em coisas triviais.

Artigos em O Legionário:

1941-04-20 - 7 Dias em Revista / Ninguém ousará esperar que, no território da Iugoslávia [atualmente: Croácia, Montenegro, República da Macedónia, Eslovênia, Kosovo, Sérvia, Bósnia e Herzegovina ] conquistado pelos nazistas, a Religião tenha um tratamento diverso do que lhe está sendo dispensado na França ocupada. Nada há que se faça contra aqueles nossos irmãos na Fé que em nós não repercuta intensamente. - Episódios muito significativos da permanência dos sentimentos de cavalheirismo na gloriosa Espanha: se é nobre e belo proceder com fidalguia para com os homens, quanto mais nobre e mais fidalgo é saber ser generoso e cavalheiro para com a Mãe de Deus!

1941-05-25 - Comentando... A propaganda nazista (no Brasil) / É interessante notar que os propagandistas brasileiros do nazismo costumam fazer calorosas ostentações de seus sentimentos católicos. O indivíduo, que ora nos interessa, se proclama católico, apostólico, romano. Nós lhe diremos que não é católico, apostólico, romano: é um hipócrita, cheio de má fé, filho espiritual daquela “raça de víboras” condenada por Nosso Senhor Jesus Cristo, porque semeia a discórdia e a confusão entre os filhos de Deus. - Documentos com afirmações as mais descaradas de Hitler como, por exemplo: “O Reich não tem nenhuma ambição territorial na Europa”. A desfaçatez é o material de que são feitos os traidores de suas respectivas pátrias.

English:

1943 - Tumultuous Recruiting Diminishes the Dignity of Catholic Action / Spiritual life imposes, as a condition for perseverance, the practice of duties that are sometimes heroic; and no one can know what degree of fortitude will be demonstrated by randomly recruited elements when they have to undergo the "test of fire" of interior life. - IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part III, Chapter 2 (cont.)

Español:

1965-09-18 - Nuestra Señora de La Salette: palabras proféticas / "Como Nuestra Señora misma trajo tres mensajes importantes que no fueron aceptados, no es de extrañar que nuestro apostolado también no sea bien recibido. (...) Cuando la gente oye a alguien decir que van por el mal camino, no escucha. Ésta es la razón por la que vienen los grandes castigos. Si las personas escuchasen, y se convirtieran, el castigo sería evitado. Es precisamente porque no abren sus almas al mensaje por lo que la catástrofe se hace inevitable".

 

19/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora de La Salette

Artigos em O Legionário:

1941-05-11 - Comentando... Confusionismo religioso / A tática dos inimigos da Igreja consiste principalmente em confundir os campos, em retirar as balizas que separam o erro da verdade, o bem do mal. O ataque de frente sempre se tem mostrado frágil, mas o ataque embuçado, que se infiltra como um corrosivo subtil, que procura minar insensivelmente a ortodoxia, este já tem arrancado à Igreja muitos de seus filhos. A tática, porém, não é nova. Em pleno século IV Santo Hilário de Poitiers, Doutor da Igreja Universal, escreveu ao imperador Constâncio, que apoiava a heresia de Ario, palavras que bem poderiam ser aplicadas aos presentes dias (no século XXI também...).

1941-05-18 - Comentando... Construtivos ou edificantes / Há certos slogans que se propagam rapidamente, como uma epidemia que se alastra em populações predispostas. Acabam por entrar na linguagem corrente, e são repetidos inconscientemente por quase todos. Nesta classe se encontram as expressões “atividade construtiva”, “esforço construtivo”, e outras, em que se acha a palavra “construtivo”. Que ironia! E' nestes nossos tempos em que estas sociedades catequéticas, possuídas de delírio, se lançam umas contra as outras, despedaçando-se, de modo que nunca se viu tanta destruição sobre a face da terra; é justamente agora que se tornou moda o “construtivismo”. Se não fosse doloroso, seria ridículo! Há um horror generalizado das afirmações claras, das atitudes definidas. Mas, como esta covardia não quer parecer covarde procura justificar-se com pretextos. Diz ela: "vamos ignorar os males que nos cercam, vamos mesmo transigir com eles; assim, criaremos um ambiente de simpatia e poderemos, com muita prudência, propagar alguma ideia benéfica..." - Da confusão do erro e da verdade, do bem e do mal, outra coisa não poderá surgir senão a ruína e a destruição.

Español: discursos, conferencias

1991-08-07 - Los paganos no rechazaron lo maravilloso como hacemos hoy / "Decir que lo maravilloso no existe, y que es una mentira, es una forma de decir que Dios no existe. Y el mundo contemporáneo rechaza de modo completo todo lo que es extraordinario, todo lo que es maravilloso, todo lo que es virtuoso, recto, noble o bello a cualquier título".

 

18/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São José de Cupertino (1) - Como um rebotalho humano tornou-se insigne santo. Amar a Deus e cumprir sua vocação: isto é ser grande, feliz, eficiente e bem sucedido na vida

* São José de Cupertino (2) - Heróica despretensão e confiança em Deus e em Nossa Senhora. Cada episódio de sua vida é uma lição para nós

* São José de Cupertino (3) - Admirado por todos católicos, no que deve ser imitado? Seus dons sobrenaturais evocam a atmosfera medieval

Artigos em O Legionário:

1938-11-13 - Obra das vocações / A Santa Sé insiste para que o apostolado seja, de preferência, desenvolvido por pessoas do próprio meio social. A Igreja não precisa, evidentemente, de Sacerdotes desta ou daquela classe, para realizar sua tarefa. Sem embargo disto, é certo que o apostolado feito por uma pessoa do próprio meio tem vantagens que ninguém pode ignorar, e que devem ser tomadas na devida consideração - Também outras carreiras, que oferecem inconvenientes, são cuidadosamente afastadas por muitas famílias. Um exemplo disto está nas carreiras do Exército e da Marinha, das quais, por egoísmo e mediante violência, são afastadas muitas vocações autênticas.

1941-04-27 - Comentando... A igreja de Santa Cecília / Mesmo as pessoas mais fúteis, que transformam a assistência à Missa numa exibição de modas, sentem-se atraídas, no fundo, pelo mistério espiritual desta igreja. É uma última nostalgia da verdadeira religião, que punge estas almas engolfadas no mundanismo e as impele, sem que elas tenham plena consciência, para a sombra piedosa de Santa Cecília. Sem o saberem, elas buscam no sossego religioso desta igreja, a satisfação dos anseios mais secretos do coração, que a agitação febril do mundo só faz iludir ou exasperar.

English:

N. 177 - Medieval Paternalism and Progressivist Neo-Slavery

 

17/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Roberto Bellarmino, jesuíta e Doutor da Igreja

Artigos na Folha de S. Paulo:

* 1978-10-14 - Ao papa ignoto / "Santo Padre, afastai o perigo com que se defronta a unidade do Brasil". Na segunda quinzena de janeiro deste ano (1978), 52 missionários de quatorze Prelazias e Dioceses, reunidos em Manaus, publicaram extensa Declaração sobre "a situação de calamidade em que se encontram numerosos povos indígenas da região, espoliados de suas terras e de suas culturas, especialmente pela ganância de poderosos latifundiários". O trecho entre aspas é do "Osservatore Romano" (19 de fevereiro, edição semanal em português).

Artigos em O Legionário:

1938-11-05 - A dinamite de Cristo / 10° aniversário de falecimento de Jackson de Figueiredo - Descrição do mundo ocidental entre 1918-1928. O Brasil nunca atravessou uma quadra mais asfixiante, sob o ponto de vista espiritual, moral e intelectual, do que os longos anos de estagnação que precederam o apostolado jacksoneano. O que era mais triste do que tudo era o conformismo dos católicos. Não apenas dos de rótulo, mas ainda de muitos dos fervorosos. Nunca faltou ao Brasil, mercê de Deus, um pugilo de bravos e autênticos batalhadores da Fé. Mas como era incompreendido, ignorado, ou até injuriado seu apostolado! Foi dentro deste cenário que Jackson surgiu. Primeiramente, lançou ele uma grande inquietação no espírito dos que se julgavam bem com Deus e a Igreja porque acendiam ao Criador uma vela, aliás pequena e de cera falsificada, enquanto um braseiro de círios ardia aos pés de Mamon e de Afrodite. Depois sua investida foi contra Rousseau e todo o liberalismo - Os pusilânimes e os estultos só viram na obra de Jackson o ódio que despertou. Os que não vêem as coisas com um olho só, apontam na explosão do grande dinamiteiro de Cristo a causa mais fundamental – humanamente falando – do admirável "renoveau" por que o Brasil está passando.

Español:

1978-09-16 - El dique de papel secante / Descripción de como la respetabilidad fue desapareciendo de la vida y la responsabilidad de los "respetables" por eso, de los años 20 hasta cerca de los 80 del siglo XX. Aplicación al comunismo en la sociedad temporal.

Italiano:

* 17 settembre, San Roberto Bellarmino, grande tranquillità di spirito del “martello degli eretici”
 

 

El futuro tribal que se prepara
(Ebook gratuito)
Plinio Corrêa de Oliveira denunció, ya en 1976, la penetración en los ambientes misioneros del “progresismo católico” de una ideología tribal. Ellos ven en la vida tribal una síntesis ilusoria entre el auge de la libertad individual y del colectivismo consentido, en la cual este último acaba por devorar la libertad.

16/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Cipriano e seu Tratado "De Lapsis". Como a Santa Igreja trata os diversos tipos de pecadores / “como está escrito, aquele que vos chama felizes, conduz-vos ao erro e turva o caminho de vossos pés e o que passa brandamente a mão sobre o pecador, com afagos de adulação, não faz senão fomentar o pecado e não reprime os delitos, mas ao contrário alimenta-os”.

Artigos em O Legionário:

1938-10-16 - A aurora dos deuses - I / Continuo direitista, mas nego peremptoriamente que o fascismo e o nazismo, tanto quanto a Action Française, sejam direitas. A experiência me provou que são esquerdas materialistas e socializantes, mais ou menos disfarçadas. Onde me parecia ver desfraldado o estandarte de São Miguel, encontrei os galões dos soldados de Lúcifer. Onde me parecia ver os soldados de Deus, encontrei na realidade os asseclas mais ou menos conscientes das divindades ferozes e diabólicas do paganismo antigo. Onde me parecia só haver dois campos, o do Kremlin ateu e o do Vaticano, encontrei na realidade um terceiro campo, que é o da Alemanha pagã.

1938-10-23 - A aurora dos deuses - II / A meu ver, os alemães que se embrenhavam pelas florestas para adorar os deuses wagnerianos da era pré-cristã eram absolutamente tão loucos quanto os paulistas que fossem dialogar com a Mãe d’água à beira do Tietê no Parque Pedro II ou espreitar o saci-pererê nas ramagens repolhudas do parque da Avenida Paulista. Entretanto, sob pena de negar crédito a vozes das mais qualificadas dentro da Santa Igreja e a fatos cuja evidência se impunha à minha observação, era-me forçoso reconhecer que os deuses pagãos ressuscitaram na velha Alemanha. Como explicar um fenômeno tão estranho? Para fazê-lo, procurei sua relação com a História da evolução do pensamento alemão de Lutero para nossos dias. A explicação jorrou daí clara e cristalina. O percurso luteranismo-enciclopedismo-comunismo. A superstição é um corolário necessário da descrença, a vala comum para a qual descambam os céticos.

1938-11-05 - Comentando... História do Brasil / Ofício ao governo, pedindo que seja restabelecida a cadeira de História do Brasil nos programas oficiais. Para que seja bem compreendida a resolução acima, é necessário que um fato inacreditável e inconcebível seja explicado: atualmente não se ensina História do Brasil nos colégios. Semelhante fato é mais um fruto mirrado daquela famigerada mentalidade trombuda, de que já temos falado tantas vezes. Para eles, a sociedade inteira é um grande mecanismo e as pessoas que a compõem não passam de peças deste mesmo mecanismo. É de grande utilidade saber-se o pedigree de cavalos de corrida, mas de que serve conhecer-se o passado de uma colmeia? Os indivíduos que têm semelhante concepção da vida tendem, necessariamente, a constituir uma sociedade mecânica, burocrática, monótona, estúpida, medíocre, essencialmente sem história, porque uma tal sociedade giraria perpetuamente sobre si mesma, repetindo sempre as mesmas situações, assim como um relógio repete sempre as mesmas horas. Porém, nós, católicos, não pensamos assim, não queremos isso.

1938-11-27 - Comentando... Mocidade e esporte / Há, hoje em dia, um certo modo de conceber o esporte inteiramente animal. Este espírito leva ao abrutalhamento mais ou menos geral de todas as relações humanas. O mundo moderno vive de exterioridades: quer ser jovem, mas é gasto, azedo, neurastênico. A personalidade humana é como vinho precioso, que precisa de ser guardado com cuidado, sem agitações, para depurar-se e valorizar-se com o tempo. Do contrário, se ficar exposto ao ar livre, torna-se vinagre.

Español: discursos, conferencias

1965-08-31 - El coloquio de San Agustín con Santa Mónica en Ostia, y la búsqueda del absoluto / "Es una verdadera búsqueda de lo absoluto. Empezaron a considerar: primero las cosas de la tierra, que lisonjean los sentido. La oposición es de la felicidad celestial con la felicidad de los hombres. Respuesta: esto no es nada. Entonces, empiezan a preguntar: ¿cómo es entonces la felicidad verdadera? Y empiezan a recorrer los cielos, a imaginar como sería el paraíso celestial material, pero invisible, y cómo sería la gloria de la visión beatífica que en este paraíso se goza. Este es el esquema de su conversación."

 

13/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Quinta Aparição de Nossa Senhora em Fátima

* São João Crisóstomo

Artigos em O Legionário:

1938-10-30 - Comentando... A Igreja e o ensino / Quando da proclamação da República, o episcopado brasileiro dirigiu aos fiéis, e muito especialmente aos responsáveis pelas novas instituições, uma pastoral coletiva. Desta já se inferia com segurança o que hoje se descobre como novidade: a importância básica da educação.

1938-10-30 - Vargas e Bonaparte / Napoleão Bonaparte achava - e a História ratifica sua opinião - que um dos fatores preponderantes do fracasso da epopéia imperial foi a inépcia dos homens que o rodeavam. Veio-nos isto à mente a propósito do Sr. Getúlio Vargas. Incontestavelmente, dentro da liça elástica e cheia de alçapões, que é a política brasileira, ninguém tivemos ainda que possuísse a napoleonicidade política do Presidente da República. Napoleão derrotava seus adversários fazendo-os recuar diante de seu exército agressor. Getúlio Vargas é mais completo, mais sublime, mais absolutamente total na arte de destruição. Ele não faz recuar ninguém. Como um mágico, abraça... e elimina. Ora, positivamente eliminar é muito mais do que fazer recuar. Quem recua, vive. Quem é eliminado desaparece. Mas vejamos até que ponto a inépcia de alguns aliados vai criar para o Presidente uma situação difícil - A Igreja não faz atentados nem revoluções, mas “é uma bigorna que tem desgastado muitos martelos”.

Livros:

1987 - "Projeto de Constituição angustia o País", Parte IV, Capítulo VII – Índios: os aristocratas da nova ordem constitucional / 1. A História do Brasil reinterpretada segundo certas correntes da “Teologia da Libertação” - 2. Harmonização das etnias em oposição à luta de raças - 3. Culturas diversas que se completam amistosamente em um só povo - 4. Privilégios concedidos aos índios no Substitutivo - 5. Socialismo autogestionário entre os índios - 6. Exploração das riquezas naturais, só com autorização dos índios! - 7. Concepção hipertrofiada dos direitos dos índios: ameaça à soberania nacional
Os movimentos separatistas indígenas de há muito figuram entre os objetivos da Revolução Comunista Internacional. Assim, escreve Walter Kolarz, da BBC de Londres, conhecido especialista em assuntos do comunismo:
“A Segunda Declaração de Havana invocou o caso dos índios, dos mestiços, dos negros e dos mulatos na esperança de encontrar, nesses grupos raciais, um poderoso exército de reserva da revolução ... Essas questões raciais estavam sendo suscitadas na Declaração de Havana com especial persistência, e as passagens em apreço lembram várias declarações sobre a América Latina feitas pela Internacional Comunista de antes da guerra na qual o problema dos índios costumava ocupar lugar importante. Já em 1928, por ocasião do Sexto Congresso Internacional Comunista, os partidos da América Latina foram instruídos para elaborarem ‘toda uma série de medidas especiais relativas à autodeterminação para as tribos de índios, a propaganda especial nas próprias línguas deles e aos esforços especiais para conquista de elementos importantes entre eles’. Em resposta a essa orientação geral, os comunistas peruanos advogaram a formação das repúblicas Quechuan e Aymaran, e até o Partido Comunista do Chile exigiu a criação da república de Arauco, embora houvesse apenas uns poucos mil índios araucanos nas partes meridionais do país. Já em 1950 os comunistas mexicanos lançavam o ‘slogan’: ‘autonomia na administração local e regional’ para os povos indígenas. Não obstante as asserções contidas na ‘Declaração de Havana’, os comunistas não eram mais pró-negros ou pró-índios do que eram pró-tibetanos, pró-guineenses, pró-húngaros ou pró qualquer outro povo. Negros, mulatos, índios e mestiços destinavam-se simplesmente a ser usados como matéria-prima sociológica e política para promover a ascensão dos partidos comunistas latino-americanos ao poder” (Walter Kolarz, Comunismo e Colonialismo, Dominus, São Paulo, 1965, p. 99).

Invito al Convegno Internazionale: AMAZZONIA: LA POSTA IN GIOCO
Sabato 5 ottobre dalle 9:30 - Hotel Quirinale, Via Nazionale 7 – 00184 Roma
(zona Metro Repubblica – Stazione Termini)

https://panamazonsynodwatch.info/it/

 

 

O perigo do Sínodo da Amazônia que se aproxima

 

 

12/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* O Santíssimo Nome de Maria

Artigos em O Legionário:

1938-09-11 - 7 Dias em Revista / Recente pastoral coletiva do Episcopado alemão denunciando energicamente o rigor sempre crescente da tremenda perseguição que os católicos sofrem por parte do nazismo. Essa pastoral se empenhou particularmente em demonstrar que, longe de desejar apenas uma limitação na atividade da Igreja, a política de tende a extirpar inteiramente qualquer convicção cristã da alma alemã. Essa gravíssima acusação foi endossada pelo “Osservatore Romano”, que tributou os maiores elogios à atitude dos Bispos alemães - Demitidos numerosos professores católicos da Universidade de Viena, por motivos de ordem religiosa.

1938-10-09 - O crepúsculo dos demônios / Análise do pacto de Munique - Se Joseph de Maistre disse com razão que a Revolução Francesa foi satânica, pode-se dizer com maior razão que a guerra de classes promovida pelo comunismo internacional é a explosão universal daquilo que na Revolução havia de mais caracteristicamente diabólico - Uma era nova parece raiar para a Europa: é a era dos deuses wagnerianos ressuscitados de seu sono antigo.

1938-10-23 - Comentando... Ainda o divórcio / É bastante simplista a mentalidade dos que defendem o divórcio. Consiste em aplicar ao homem e à sociedade humana, portanto ao que é vivo, um processo de raciocínio que só convém ao que é mecânico, ao que é inerte. Por exemplo, quando verificamos que um parafuso não se ajusta bem a uma porca, nós o desparafusamos e vamos experimentando, sucessivamente, outros parafusos, até que encontremos o que se adapte bem. Da mesma forma raciocinam os divorcistas. O que parece ser uma solução, é na verdade a criação de uma infinidade de novos problemas. Eles só conseguem compreender a sociedade como algo quantitativo, um grande mecanismo sem alma...

English:

1964-09-11 - Zeal for the Most Holy Name of Mary

Español:

1964-09-11 - El Dulce Nombre de María y el deber de velar por la gloria de Dios “ahora y siempre”

 

11/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Jacinto, pregador no Leste europeu, considerado como o apóstolo da Ordem dos dominicanos na Polônia (festa dia 11)

Artigos em O Legionário:

1938-08-14 - Ainda os Dirigentes / Um dirigente que não conheça os fins da sociedade não é capaz de reconduzí-la à normalidade. Ele é, pois, um dirigente incapaz de dirigir, um piloto que não conhece o mar, um capitão que não sabe guerrear. E quando, em virtude disto, a associação se esfarelar e se esboroar nas suas mãos, ele ainda clamará contra a corrupção do século, como se fosse esta a única causa de seu fracasso! Certamente o século é corrupto. Mas a Igreja é santificadora e não há quem lhe possa resistir! - Um católico que, fazendo bem ao seu próximo, o faz como faria um ateu, isto é, como se Deus não existisse, é uma perfeita aberração. Não há um único católico ou uma única associação que, podendo promover a salvação de uma alma, não deva fazê-lo.

1938-09-04 - A cooperação da vontade / “Em tudo que fizerdes, eis a regra das regras a seguir: confiai em Deus, agindo entretanto como se o êxito de cada ação dependesse unicamente de vós e não de Deus; mas empregando assim vossos esforços para esse bom resultado, não conteis com eles, e procedei como se tudo fosse feito por Deus e nada por vós” (Santo Inácio de Loiola).

1938-10-23 - Comentando... Ponderação oportuna / O Sr. Arcebispo-Bispo de Campos (RJ), Dom Octaviano Pereira de Albuquerque, teve a gentileza de nos fornecer cópia do discurso com que acolheu, em Campos, o Sr. Presidente da República, Getúlio Vargas. - Ou o Estado brasileiro será qualquer coisa inteiramente diversa do nazismo ou terá contra si todos os católicos, isto é, todo o Brasil.

Español:

1952-12 - ¿Cómo actuar para disipar las tinieblas? Como hizo Jesucristo que fue la luz por excelencia. ¿Concretamente cómo? ¿Qué métodos emplear? / "¿Pecado? No es un término conveniente: hable mejor de debilidad, de lapso, de desliz. Y cuidado: es necesario hablar sobre esto sonriendo... ¿Infierno? ¿Para qué?..."

 

10/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Pulquéria (dia 10/9), virgem, imperatriz do Oriente aos 15 anos, muito devota de Nossa Senhora, conteve os bárbaros e as convulsões internas, ao mesmo tempo que sustentava a ortodoxia

Artigos em O Legionário:

1938-08-21 - Burocracia / Há três “espíritos” que prejudicam imensamente a formação dos membros de uma associação: o burocratismo, a sociologite e o pietismo - Em uma reunião em que se trata quase exclusivamente de poeira administrativa, o que se disse de útil? Que esforço se fez para iluminar a inteligência dos associados, de sorte a inserir nelas, cada vez mais profundamente, a semente da Verdade católica? O que se fez para consolar seus corações, às vezes torturados de dores? O que se fez para lhes apontar com clareza o dever a cumprir? O que se fez para lhes dar ânimo para o cumprimento desse dever?

1938-08-21 - Uma meditação útil para o século dos führers e dos ditadores / A Santa Igreja celebrou as festas de dois reis que foram ao mesmo tempo grandes Santos e grandes estadistas: Santo Estevão, o fundador da monarquia húngara, e São Luís IX, o consolidador da monarquia francesa. Dois monarcas tão enérgicos e tão varonis, revestidos embora de uma autoridade sem limites, nunca abusaram de seu poder para aventuras políticas, extorsões fiscais ou abusos. É só sob a influência da Igreja que podem florescer os estadistas capazes de usar o seu poder com a firmeza e a suavidade necessárias. Quanto aos estadistas não católicos da direita como da esquerda ou do centro, estão expostos a se deixarem desarmar ante o inimigo por um sentimentalismo imbecil e covarde, ou fazerem de seu poder um instrumento de tortura que acabará por supliciar até a parte sã do país.

1938-08-28 - Sociologite / Sentimos a gravidade da omissão  daqueles que, em pleno cataclismo contemporâneo, se julgam no direito de levar sossegadamente um vidinha espiritual medíocre, tão indiferente às lutas da Santa Igreja quanto um habitante do planeta Marte! No entanto, por mais nobre que seja a preocupação apostólica dos que ardem de entusiasmo no meio da peleja contemporânea, também ela se tornará nociva se chegar a abafar a preocupação da santificação de seus membros.

1938-10-09 - Comentando... A “Benção das rosas” / Cogita a prefeitura de comemorar a entrada da Primavera com uma exposição de flores, a realizar-se nos baixos do novo Viaduto do Chá. A esse respeito, o sr. Guilherme de Almeida, chefe da Divisão de Expansão da Cultura, fez a imprensa interessantes declarações. Disse o famoso poeta que havia em São Paulo, a partir de 1583 uma cerimônia religiosa na entrada da Primavera: a “Benção das Rosas”, que consistia, principalmente, numa procissão, em que as moças compareciam coroadas de rosas; debaixo do palio ia o sacerdote conduzindo a imagem de Nossa Senhora, também coroada de rosas.

English:

1971-04-21 - Suspicion, Vigilance, Pugnacity With Oneself and the true counter-revolutionary

 

09/09/2019

Artigos em outros periódicos:

1976-01-15 - “Bobo é cavalo do Demônio” / O que é precisamente um anticomunista? Anticomunista autêntico: opositor da filosofia marxista; opositor do programa político, social, econômico marxista - Não comunista tolo e inofensivo: o comunismo é totalitário, impede eleições livres (leitmotiv); passa a segundo plano a defesa dos valores da tradição, da família e da propriedade.

Artigos em O Legionário:

1938-10-02 - Os frutos ideológicos da paz / Os homens e as civilizações se salvam e se perdem pelas ideias que professam e é sempre no terreno da luta das ideias que se resolvem os destinos dos povos.  Em nossos dias, erguer altares a ídolos decrépitos e ilusórios, abater as cruzes e perseguir a Santa Igreja não é obra apenas das más inclinações do homem, como pode ter sido uma ou outra vez antes de Constantino. Hitler, exatamente como Juliano o Apóstata, é um fenômeno histórico que não se explica sem a ação do demônio. Optar entre o comunismo e o nazismo é optar entre Lúcifer e Belzebu, entre o demônio e o demônio.

1938-10-02 - Comentando... Nacionalização do ensino / O nacionalismo não pode ser puramente destrutivo: é necessário abrir escolas nacionais.

1938-10-02 - Comentando... Menores desaparecidos / O moleque é a contrafação da criança; não é a criança original, natural, é a sua falsificação. É um monstrengo, enfim. Mas isto agrada a uma certa mentalidade moderna, que perdeu o sentido das coisas normais.

1938-10-09 - Comentando... Tradições nacionais / Na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, notável conferência sobre o Visconde de Cayrú, o inesquecível estadista do Primeiro Império. De Cayrú sabe-se que foi quem abriu os portos brasileiros ao comércio das nações acabando, assim, o monopólio português, que mantinha a economia nacional cativa. Há, entretanto, um traço fundamental daquela grande personalidade, que a história oficial não contava: sua fervorosa catolicidade. Sob silêncio semelhante a historiografia oficial deixara a figura do Duque de Caxias, de tal sorte que se conheciam os efeitos, mas não suas causas, a saber, seu catolicismo coerente.

English:

1976-01-15 - "A Fool is the Devil's steed" / What exactly is an anti-communist?

 

06/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* A Natividade de Nossa Senhora (8 de setembro) num mundo imerso no paganismo e as irrupções da ação dEla na alma dos fiéis nos períodos de provação

* Natividade de Nossa Senhora: uma festa, três auges

* Natividade de Nossa Senhora: festa do início da derrocada do paganismo

* Natividade de Nossa Senhora e as múltiplas invocações da Mãe de Deus

Artigos em O Legionário:

1941-04-06 - Comentando... Fantasmagoria / A fantasmagoria mentirosa do mundo quer se impor como verdade contra a Verdade de Cristo, hoje mais do que nunca. Fantasmagoria que, com toda a sua aparente majestade, imponência e elevação, se há de dissolver ignominiosamente ante a Luz da Igreja. A mentira de mil tentáculos, que envolve a terra, a farsa que se representa como realidade, o embuste proteiforme e asqueroso, tudo será desmascarado quando menos se esperar, “porque nada há oculto, que venha a ser revelado”.

1941-04-20 - Comentando... A crise do mundo moderno / Os que explicam a evolução da humanidade pelo entrechoque de interesses mesquinhos, não perceberam senão a superfície dos fatos. Os males que vêm ao mundo por culpa dos “interesses mesquinhos”, é algo de reles e medíocre. A malícia humana é capaz de muito mais. Os verdadeiros males caem sobre a terra por meio de indivíduos e turbas possuídas de ideologias falsas e de místicas teratológicas, estes indivíduos e estas turbas serão capazes de sacrificar todos os interesses pessoais, máxime os mesquinhos.

English:

1966-09-08 - Our Lady’s Birth and the Triumph of Her Reign

Español:

1966-09-08 - Augurio de la redención del mundo - Significado de la fiesta de la Natividad de la Santísima Virgen

Deutsch:

1966-09-08 - Die Geburt Mariens und der Triumph ihres Reiches

 

05/09/2019

Artigos em O Legionário:

1941-03-23 - 7 Dias em Revista / Vaticano: estatísticas dos processos de anulação de casamentos apresentados nas Cúrias Diocesanas no mundo inteiro durante 1940 - "Osservatore Romano" desmente falsas notícias sobre temas diversos, sobretudo envolvendo o Papa e a Santa Sé - Pio XII faz donativo de cem mil francos para aliviar a pobreza dos parisienses.

1941-05-18 - Rerum Novarum / Há dois modos de se estudar uma idéia: 1) apenas especulativamente; 2) passar da posição especulativa para uma atitude mais prática, em mobilizar a vontade a serviço da doutrina que se estudou, em assimilar essa doutrina, fazendo dela uma mentalidade. Ora, a "Rerum Novarum" não é apenas uma exposição especulativa, mas uma Encíclica que cria uma mentalidade. E jamais teremos compreendido suficientemente a obra de Leão XIII se não atendermos a isto. Este Pontífice mostrou claramente que os católicos não devem estabelecer uma falsa antinomia entre autoridade e caridade, que a autoridade não é tirania e a caridade não deve ser igualitarismo. Trabalhemos com a mentalidade da Igreja, sendo sempre, como Ela, intransigentemente equilibrados em todos os nossos juízos e atitudes.

1941-05-18 - 7 Dias em Revista / Hipótese sobre o "caso Rudolph Hess": este não teria "fugido" da Alemanha, mas sua viagem teria tido como meta encontrar-se com o Duque de Hamilton, na Escócia, que faria um jogo em favor de Hitler - Solidariedade do Ministro do Exterior da Espanha com Hitler. - As relações teuto-russas e uma previsão: tanto é possível que durem longamente, quanto que de repente a Alemanha agrida a Rússia...

Español: artículos em otros periódicos

1998-10 - Contemplación / "Viendo a seres relativos y contingentes, que tienen en sí el reflejo del Ser Absoluto, el hombre, por los canales de los sentidos, considera en los seres contingentes algo que existe absolutamente en Dios (...). En suma, hace un acto característicamente contemplativo, a pesar de estar marcado por las condiciones inseparables de esta vida terrena."

 

04/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Moisés

Artigos em O Legionário:

1941-02-23 - Comentando... Os menores e o carnaval / O carnaval vai descendo a um nível cada vez mais baixo, vai manifestando cada vez mais abertamente a sua essência diabólica, ao mesmo tempo indecorosa e tenebrosa de mistério impuro.

1941-03-16 - Comentando... A “nova ordem” / Já tivemos ocasião de salientar o caráter satanicamente igualitário da revolução nazista, que a filia diretamente à Revolução Francesa – e, por aí, a torna irmã da revolução soviética - quando comentamos discurso de Rosenberg, em que este prócer hitlerista afirmava que a guerra atual terminaria com a raça dos “gentlemen”. Esta declaração só tem sido confirmada e explanada pelas declarações oficiais posteriores, quando, por exemplo, se disse que o III Reich movia guerra implacável ao mundo burguês dos ricos, em proveito do proletariado, ou quando se reivindicou expressamente para o nazismo a herança da Revolução Francesa. - Recordando os ensinamentos de São Tomás de Aquino sobre a concepção católica da autoridade, onde esta é como uma espécie de poder paterno, em confronto com a concepção totalitária onde não existe amor nem compaixão, nem delicadeza nem repouso, porque aí não está Jesus Cristo.

1941-03-23 - Comentando... Ainda o carnaval / Todos os povos têm seus defeitos, como têm também suas qualidades. O verdadeiro patriotismo consiste em suprimir e - quando isto não é possível - pelo menos em ocultá-los e em acentuar e assinalar as segundas.

Español: discursos, conferencias

1971-03-06 - El tulipán: entre las flores, una obra maestra de coherencia / "Con relación a la rosa, ¿el tulipán sería una flor de segunda clase? —Bello como la rosa, no es; pero tampoco es de segunda clase. Es una flor linda, que constituiría por sí misma una maravilla del orden floral del universo de las cosas creadas por Dios. El tulipán está junto a la rosa, pero no se les debe comparar, porque tiene una forma de belleza en la cual es suprema. Es menos bello que la rosa, pero debemos considerar la graduación de las cosas y amar lo bello específico en sus debidos grados".

English:

1972 -
The Siege of Czestochowa - Jasna Gora

 

03/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (dia 3)

Artigos em O Legionário:

1941-02-23 - Mais uma vez / Padre Veermesch, professor da prestigiosa Universidade Gregoriana de Roma, sustenta que a virtude que mais falta aos homens do século XX é a fortaleza. Não se confunda o endurecimento do coração paganizado dos homens de nossos dias com a tempera de aço que deve ter todo coração verdadeiramente cristão. A brutalidade é a grande característica dos processos daqueles que estão arrolados sob as bandeiras de Satanás - O caso do pacto turco-búlgaro.  Muito mal tem sido feito pela ingenuidade dos bons e por isso mesmo o Divino Mestre lhes recomendou a vigilância. Ora, o que é a atitude do ingênuo, senão a do indivíduo que não sabe vigiar? E o que é a vigilância senão a vitória sobre a ingenuidade?

Italiano:

1996 - “La guerra più enigmatica di questo secolo” / “Tutto ci porta a credere che la guerra è stata determinata non da un semplice patto di non-aggressione, ma da un accordo segreto fra la Russia e il Reich, che probabilmente prevedeva la spartizione della Polonia. Sembrano quindi definirsi le posizioni nel modo in cui si sono sempre presentate agli occhi di coloro che sanno vedere: la stretta prossimità ideologica tra nazismo e comunismo si traduce in una fattiva alleanza militare contro la civiltà e la pace. E’ la guerra che inizia, con tutto il suo ripugnante corteo di morte, di miseria e di sofferenze, per tentare d’imporre all’Europa un padrone che è l’antitesi della civiltà cattolica e il prodotto di una secolare serie di errori”.

 

02/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurados martirizados pela Revolução Francesa no início de setembro de 1792 (dia 2)

Especial / II Guerra Mundial:

(a propósito da invasão da Polônia por Hitler, ocorrida há 80 anos)

1939-09-03 - Pela Igreja e pelo Brasil / As notícias ainda são confusas e a única coisa que se sabe de positivo é a invasão do território polaco por tropas alemãs. A minha primeira interrogação é esta: o que fará a Itália? Católica, e profundamente católica, a Itália além disto é latina, e profundamente latina. Mais ainda: por uma coincidência, é ela ao mesmo tempo a própria sede da Cristandade e da latinidade. A perdurar o conúbio Berlim-Moscou, o que poderá haver de mais anticatólico e de mais antilatino do que esta associação de potências? Descrição do povo italiano - Que atitude tomará o “Legionário”? Muitos “despistamentos” teuto-russos podem aparecer para encobrir a solidariedade entre os dois regimes. Estamos na hora das trevas e das confusões. Todas as nossas simpatias e antipatias serão orientadas exclusivamente segundo o tratamento dispensado pelos beligerantes à Santa Sé - Por mais que o “Legionário” seja anticomunista, não será anti-russo. E por mais que seja antinazista, não será anti-alemão.

1939-09-10 - Reflexões à margem da guerra teuto-polaca / O “Legionário” ama com igual afeto todos os povos do mundo. Entretanto, este amor ao próximo tem que ter como fonte e como medida o amor a Deus. Por isto, as nações católicas, unidas a nós pelo vínculo incomparavelmente vigoroso e doce da Fé, merecem de nós um afeto particularmente ardoroso. E o que nos povos católicos mais amamos não é e não pode ser a sua grandeza temporal, o valor de sua cultura ou o esplendor político e militar de suas tradições, mas a adesão que elas prestam ao ensinamento da Igreja. Jornal católico, o “Legionário” se recusa obstinadamente a se envolver em conflitos meramente políticos e temporais, quer entre os povos quer entre os partidos. Desde que, entretanto, os interesses da Igreja sejam afetados por tais conflitos, tomaremos atitude firme e desassombrada - Brutal bombardeio do Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa: triste prelúdio da perseguição religiosa que grassará na Polônia se não for vencedora. - O “Legionário” vê, assim, confirmadas ainda uma vez suas previsões: o comunismo e o nazismo nada tem de antagônico entre si. Uma só coisa lhes interessa: é destruir a Igreja. Daí o gáudio de estalinistas e de hitleristas indistintamente, vendo soçobrar a Polônia católica.

1939-09-10 - No campo de concentração de Dachau - Os pilares do regime nazista / Os regimes totalitários são assim. Impõem-se pelo terror e pela ameaça. A sua consideração está na força e na brutalidade. Em Dachau, são encerrados os inimigos do Estado (lembre-se que inimigos para eles são todos os que procuram manter uma opinião própria), judeus, não arianos e criminosos vulgares. Encerrados aí, estes prisioneiros sofrem os mais inconcebíveis tratamentos e são considerados como verdadeiros animais.

1939-09-24 - 7 Dias em Revista / A entrada de tropas soviéticas e nazistas na Polônia marcou para aquele país o início de uma atroz perseguição religiosa - Atitude do OSSERVATORE ROMANO perante esta violência dos dois totalitarismos contra aquela nação: o aspecto ideológico vai assumindo uma importância cada vez mais acentuada, constituindo um verdadeiro assalto do naturalismo pagão nazista e soviético ao mundo civilizado - Artigo do Arcebispo de Paris com semelhante comentário - Posição do Episcopado germânico face ao conflito: parece cada vez mais claro que quem está em guerra não é a Alemanha, mas o nazismo - Hitler fecha igrejas católicas, mas não toma medidas análogas quanto a outras religiões... o que não lhe impede de mencionar o nome de "Deus" em seus discursos - Lamentamos profundamente que o Consulado francês no México esteja aceitando recrutas comunistas daquele País.

1939-09-24 - As tradições religiosas na Polônia / A embaixada daquela nação agradece ao LEGIONÁRIO pela atitude assumida por esta folha contra a invasão totalitária nazista e comunista em solo polonês

English:

1996 - “The most enigmatic war of this century” / On 1 September 1939, after the Polish refusal to give Hitler the Danzig “corridor”, the German army invaded Poland. In his “Nota internacional” of 3 September, Plinio Corrêa de Oliveira commented on the event with these words:

 

30/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Fiacre, príncipe irlandês, eremita na França (festa dia 30)

Artigos em O Legionário:

1941-01-12 - Comentando... Mau jeito / Ataque vil ao ilustre jesuíta Pe. Arlindo Vieira, porque este virtuoso sacerdote defende a moral católica em seus artigos.

1941-01-12 - O apostolado do dinheiro / A parábola dos talentos - Se tantas obras católicas vegetam à míngua de recursos pecuniários, isto se deve em grande parte ao fato de que as pessoas que possuem recursos pecuniários não pesam devidamente a responsabilidade que sua fortuna lhes impõe. Entretanto, se esta noção fosse mais geralmente divulgada, que facilidade encontrariam muitas obras que correspondem às mais urgentes necessidades. E se eu disser a Nosso Senhor que apliquei todo o meu dinheiro a aliviar misérias físicas, como a doença, e Nosso Senhor, recompensando-me embora por isto, me apontar, entre os demônios, alguns doentes que eu socorri, e que ali se encontram por toda a eternidade, porque se afastaram de Deus em consequência da leitura de um mau jornal, o que responderei eu?

1941-01-19 - Comentando... Chover no molhado... / A primeira missão de Nosso Senhor Jesus Cristo, o motivo principal da Encarnação, foi o Sacrifício do Calvário, pelo qual a humanidade foi reconciliada com Deus para se tornar Sua Filha e herdeira do Céu. Logo em seguida, vem a fundação da Santa Igreja, para ser a depositária e distribuidora dos frutos infinitos da Redenção. Só depois é que vem, em ordem de importância, a pregação da doutrina. Ao contrário do que acontece nas sociedades culturais, não é a Igreja que foi feita para a doutrina, mas a doutrina para a Igreja.

Español: libros

1943 - Los deberes de la caridad / "Hay un flagrante naturalismo en imaginar que la Iglesia se beneficiaría con el aumento de la actividad apostólica de sus miembros, en detrimento de su vida de oración. La Iglesia debe sus mejores glorias mucho más a la oración de las almas verdaderamente unidas a Dios, que a las actividades externas, aunque éstas sean siempre útiles y dignas de alabanza. (...). Como ya tuvimos ocasión de decir, el apóstol es mero instrumento de Dios, y la obra de santificación de las almas o de su conversión, es esencialmente sobrenatural y divina".

 

29/08/2019 - Festa do Martírio de São João Batista

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Batista

* São João Batista e a virtude da severidade. A doutrina católica tem que ser amada por inteiro (com áudio)

Artigos em O Legionário:

1941-01-05 - Opus justitiae pax / Se a paz com justiça é um bem inestimável, a tranqüilidade decorrente da injustiça consumada não pode deixar de constituir uma monstruosa catástrofe para o mundo contemporâneo, certamente comparável ao que foi, para a antigüidade romana, a queda do Império do Ocidente - As injustiças as mais graves de que o homem é capaz são as violações dos soberanos e adoráveis direitos de Deus. Se queremos a paz, peçamos uma paz conforme o Coração de Jesus. Porque se pedirmos uma paz que não seja a paz com justiça, a paz de Cristo no Reino de Cristo, que esperanças podemos ter de ser atendidos?

1941-01-05 - Comentando... “Ele tem a joeira na mão”... / A técnica que hoje se emprega no combate à Igreja é a da confusão, que permite a instilação imperceptível do mau espírito de sofisma à verdadeira doutrina. Vem muito a propósito uma passagem de São Lucas. Diz o Evangelista (III, 17-18) que São João Batista pregava muitas coisas ao povo, a respeito do Messias, para que Ele fosse reconhecido, quando se manifestasse. Porém, de todas estas coisas, só uma São Lucas anotou em seu Evangelho, como sinal distintivo de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Ele tem a pá (joeira) na mão, e, depois de purificar a sua eira, ele ajuntará o trigo no celeiro e queimará a palha num fogo inextinguível.” É contra essa obra de separação de campos, o de Deus e o de Satanás, que se volta modernamente a campanha contra o Catolicismo.

Español: artículos en otros periódicos

1954-12 - Pío XII y la Era de María / "La proclamación de la soberanía de Maria en la encíclica “Ad Caeli Reginam” puede y tiene que servir de punto de salida para una nueva era histórica: la era de la Realeza de Maria. La Realeza de Jesucristo y la Realeza de la Santísima Virgen María no son cosas diferentes. El reinado de María no es otra cosa que un medio —o más bien el medio— para el cumplimiento de la Realeza de Jesucristo. El Corazón de Jesús reina y triunfa en el reino y el triunfo del Corazón Inmaculado de María. El reino y el triunfo del Inmaculado Corazón de María no son sino la realización del triunfo y el Reino del Corazón de Jesús".

 

28/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Agostinho: admiração, arrependimento e conversão. “A Cidade de Deus” - Idade Média - “Revolução e Contra-Revolução”

* Oração composta por Santo Agostinho ao Divino Espírito Santo

* Santo Agostinho: "odiai o erro e amai os que erram"

* Sermão de Santo Agostinho explicando uma contradição aparente: por que os Santos ora aceitam, ora repelem as homenagens que lhes são prestadas

* Santo Agostinho: "As atalaias, os pastores dos povos não são constituídos na Igreja senão para tratar os pecados com inflexível rigor; mas, embora estranho ao santo ministério, não é por completo isento de falta o fiel que vê muito a repreender nos que lhe estão ligados por laços sociais e, não obstante, lhes poupa advertência ou censura, por medo de que seu ressentimento o perturbe nos bens de que faz legítimo emprego, mas com ilegítimo agrado do coração".

Italiano:

28 agosto, Sant'Agostino: ammirazione, pentimento, conversione

Deutsch:

* Der hl. Augustinus (28. Ausgust)

 

27/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora dos Prazeres (dia 27)

* Santa Mônica (dia 27)

Artigos em O Legionário:

1942-07-26 - Um exemplo para toda a Europa / Pastoral Coletiva do Episcopado alemão denunciando a seus diocesanos e ao mundo inteiro os extremos a que chegou a perseguição religiosa nazista. Este magnífico documento constitui, para o povo germânico, um legítimo título de glória. Imitemo-lo no destemor na defesa apaixonada e incondicional dos direitos da Santa Igreja - As táticas ardilosas e graduais do totalitarismo para com a Igreja e a liberdade de expressão - Lição a ser aprendida: não é com recuos que se ganha alguma coisa em matéria de liberdade religiosa. Mais vale a pena sustentar a luta em seus primórdios e jogar 100% no início, do que lutar quando o adversário já arrancou das mãos da Igreja muitas armas - Os católicos autênticos e inteligentes preferem unanimemente que suas obras sejam o que são, ou não sejam de todo.

1942-08-23 - Comentando... Que mal haverá? / Papa acaba de proibir a entrada no Vaticano de senhoras e jovens que não estejam vestidas de acordo com a modéstia cristã. A preocupação pela decência católica devia estar tão viva em todos os espíritos, que jamais a administração superior da Igreja se visse na contingência de abandonar, por momentos, a cogitação de problemas mais relevantes, para resolver este ponto. - O que corrói as fibras mais nobres e rijas da consciência cristã de muitos católicos?

1942-08-23 - Comovedora despedida de um soldado católico alemão / Transcrição integral da carta que um soldado católico da Alemanha, tombado na Sérvia em 1941, endereçou à sua Mãe, publicada pelo "Catholic Herald", que se responsabilizou por sua autenticidade.

Español: artículos en otros periódicos

1938-03-20 - San Benito abad / Ejemplo para el verdadero católico! de cómo no se debe prestar oídos al mundo, al demonio y a la carne.

English:

1943 - "Receive a stranger in, and he shall overthrow thee with a whirlwind, and shall turn thee out of thy own" (Ecclus. 11:31-36) / IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part III, Chapter 2 - Admission of New Members

 

26/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora de Czestochowa (festa dia 26)

Artigos em O Legionário:

1942-08-09 - Comentando... A trama da intriga / Nota-se, em certos arraiais suspeitos de adversários do “eixo”, a preocupação de comprometer a Igreja com as ideologias totalitárias, apresentando o catolicismo, e principalmente a Santa Sé, como simpatizante oculto do nazismo. E, por aí, uma espécie perigosíssima 5.ª coluna e — coincidência curiosa — na divulgação desta infame calúnia são coadjuvados pela propaganda hitlerista. É preciso reconhecer que aqueles católicos desorientados, felizmente poucos, que nutrem simpatias para com o nazismo, favorecem esta manobra e fornecem ótimos pretextos aos nossos inimigos para combater a Igreja. Por isso mesmo, devemos repudiar o nazismo com maior ardor ainda.

1942-08-16 - Solidariedade e Disciplina / Uma das consequências mais curiosas do zelo e do entusiasmo que as coisas da Igreja costumam despertar nas almas verdadeiramente fiéis é, sem dúvida, a extrema dificuldade que os realizadores de certas obras católicas encontram por vezes em contentar todos os gostos e conciliar todas as opiniões. É isto, por exemplo, o que se dá com a imprensa católica. Por maior que seja o esforço de qualquer jornalista católico, ser-lhe-á impossível contentar indistintamente a todos os leitores. Até mesmo os mais insignificantes pormenores da apresentação material são objetos de cartas, anônimas ou não, que indicam às vezes um descontentamento vivaz e que se exprime segundo o grau de educação e de formação de quem escreve e segundo seu temperamento. Essas críticas, mesmo quando expressas de forma perfeitamente digna e respeitosa, são nocivas: elas entibiam os entusiasmos, desarticulam as iniciativas, dividem os espíritos e criam um ambiente que torna qualquer trabalho coletivo muito difícil. Assim, o próprio interesse, o próprio esplendor do IV Congresso Eucarístico Nacional exige que cada qual faça calar seus sentimentos individuais, tendo em vista exclusivamente que, ainda que possivelmente justa, a crítica pode ser nociva.

1942-08-16 - Comentando... A exposição da Obra dos Tabernáculos / Tudo quanto se refere ao esplendor do culto é, da parte da Igreja, objeto de especiais encômios. Com efeito, não há quem deixe de louvar os esforços dispendidos em favor dos pobres e dos desamparados, para lhes minorar os sofrimentos físicos, mas o mundo considera um desperdício tudo o que é empregado na magnificência do culto. Só mesmo espíritos de escol, formados segundo o Sagrado Coração de Jesus, sabem compreender que é obra excelente e sumamente agradável a Deus, trabalhar com ardor pelo brilho das solenidades religiosas. Estas almas merecem, certamente, aqueles elogios incomparáveis que Nosso Senhor dirigiu a Santa Maria Madalena.

English:

1943 - Obliged by multiple necessities, domestic, economic, etc., to frequent the most varied ambiences, and to live most of their day in atmospheres more and more deeply infected with paganism, contemporary Catholics should not limit themselves to a merely defensive attitude; instead, they should proudly unfurl the standard of Christ everywhere - IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part III, Chapter 1.

 

23/08/2019 - 80 anos da assinatura do pacto Ribbentrop-Molotov

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Rosa de Lima

Artigos em O Legionário:

* 1939-08-27 - Os recentes acontecimentos proporcionaram uma confirmação sensacional às previsões desta Folha / No dia 23 de agosto de 1939 é assinado o pacto entre o Ministro Exterior soviético Vyacheslav Molotov e o Ministro Exterior nazista Joachim von Ribbentrop, o famoso pacto Molotov-Ribbentrop. Resenha de todas as notícias e comentários que o LEGIONÁRIO fez em 1938 e 1939, prevendo o monstruoso conúbio que o mundo inteiro contemplou boquiaberto e estarrecido.

1942-07-19 - Comentando... Pela família / Nova edição desse opúsculo que o saudoso e inesquecível D. Duarte Leopoldo e Silva escrevera, quando ainda pároco de Santa Cecília. Uma das qualidades, entre inúmeras outras, que se notaram no ilustre arcebispo foi o espírito de previsão: sabia apresentar soluções definitivas, que não se adaptavam apenas às circunstâncias imediatas, mas se projetavam, a perder de vista, para o futuro. Escrito em fins do século XIX, seu trabalho continua cheio de atualidade. A todos aqueles que gemem, nesta hora obscura e indecisa, em que as verdades se calam, os caracteres se desfibram, as consciências mais bem formadas se cansam de resistir e procuram acomodações para reconciliar-se com o presente século mau, a leitura de “Pela Família” será um reconforto, uma consolação, um estímulo de coragem e desassombro.

1942-07-26 - Comentando... - Combatividade / Indubitavelmente, um dos piores venenos com que o liberalismo ameaçou as consciências católicas foi a ideia de um desarmamento espiritual - Dom Vital demonstrou, em terras de Santa Cruz, que a arma da perseguição sempre acaba por ferir aos que a empunham - Toda a força de nossos inimigos reside apenas em nossa timidez, nada mais, nada menos.

1942-08-02 - Comentando... Nossa Senhora e o Congresso / Não há verdadeira piedade eucarística onde faltar a piedade mariana, pois é só pelas mãos de Maria Santíssima que se pode chegar com segurança e sem extravios ao Coração de Jesus. Principalmente nesta época de perturbação geral dos espíritos, a devoção Nossa Senhora é um roteiro seguro, uma garantia de boa doutrina, e um índice infalível de “sentire cum Ecclesia”. São João Bosco e o "sonho" (visão) das duas colunas.

Español: discursos, conferencias

1990-10-27 - San Elias, padre espiritual de la Orden del Carmen / "En las épocas de mucha maldad, de mucha decadencia, los corazones de los hombres se vuelven duros, se vuelven refractarios a cualquier argumento, a cualquier buena acción, y pasan a esparcir el mal. Para impedir que ellos continúen diseminando el mal — por tanto, por odio al mal que ellos hacen y por amor a los buenos que ellos van perdiendo — es necesario combatirlos".

English:

1943 - Prayer, even liturgical prayer, when done unworthily can only provoke God's anger against the person who makes it / "It is vain to hope that the blessing of heaven will descend abundantly upon us, when our homage to the Most High, instead of ascending in the odor of sweetness, puts into the hand of the Lord the scourges wherewith of old the Divine Redeemer drove the unworthy profaners from the Temple" (St. Pius X). - IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part II, Chapter 3 - The Doctrine of the Church.

 

22/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* A era da realeza de Maria

* A Realeza de Nossa Senhora e o Sapiencial e Imaculado Coração de Maria

Artigos em O Legionário:

1942-06-28 - Comentando... As capelanias militares / Os católicos, nos Estados Unidos e na Inglaterra, embora sejam forças poderosas e bem organizadas, são, contudo, a minoria naqueles países. Isto, entretanto, não foi obstáculo para que os respectivos Governos admitissem os padres católicos na organização da Marinha e do Exército. Tal atitude é o que pode haver de mais razoável, e se justifica por uma infinidade de razões. Seria muito bom que o Brasil imitasse, neste ponto, o exemplo daquelas nações, a cujo destino se ligou. Acresce ainda que a nossa população é católica em sua esmagadora maioria. E não deixa de ser chocante que nós, um país católico, ainda não tenhamos capelães militares.

1942-07-05 - Comentando... No fundo... / Certa vez, conversando com certa pessoa, ouvimo-la dizer que os que cumprem pena na Penitenciária são bons, no fundo. Ora, este é um problema que nos aflige, de uns tempos para cá: saber qual a profundidade sob a qual se aninha a bondade do gênero humano. Todo o mundo diz que todo o mundo é bom. Apenas, esta bondade não se vê, não se enxerga, não se apalpa; está no fundo. Mas, qual é o tamanho desta profundidade? Até onde será necessário descer para, afinal, encontrar esta gema preciosa e oculta, que se esconde tão avaramente?

Manifestos:

1979-08-22 - Carta ao diretor de "O Estado de S. Paulo": ferocidade polêmica contra a TFP / "Mando-lhe a presente através de Cartório de Registro de Títulos e Documentos (...) apenas para poder provar para todo o sempre, que no momento apropriado defendi com a necessária firmeza o nome de minha Mãe, minha dignidade pessoal e o bom conceito da TFP".

Español:

1974-08-08 - La complementariedad del amor paterno y materno, base del buen orden en la familia / "Un hombre, que en su esplendor es un gran hombre, tiene algunos rasgos maternos. Sin que la mujer quede hombruna, lo que es monstruoso; y sin que el hombre quede un afeminado. El orden creado por Dios es a la vez sumamente rectilíneo y sumamente en zigzag. El proceso de complementación, que es uno de los elementos indispensables para todo el buen orden, viene de las contingencias, de la incapacidad de alguien ser todo. Entonces el varón por excelencia, tan varón, que tuvo la varonilidad suma, la más alta que el hombre pueda tener, Nuestro Señor Jesucristo, fue el varón de dolores. Entonces también esta armonía hombre-mujer necesitaba ser vista allí, sin lo que no podría ser adecuadamente vista. Los Evangelios nos relatan varias ocasiones en las que Nuestro Señor muestra una ternura casi materna. “¡Jerusalén, Jerusalén, que matas a los profetas y apedreas a los que te son enviados! ¡Cuántas veces quise reunir a tus hijos, como la gallina reúne bajo sus alas a los polluelos, y tú no quisiste!” (San Lucas,13, 34-35)"

 

21/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pio X (coletânea de matérias sobre -)

Artigos em O Legionário:

1942-06-21 - Comentando... Flores do pó / Não tenhamos ilusões: a bondade não consiste, nem pode consistir, em puro sentimentalismo. Haverá coisa mais sentimental que a nossa época? E haverá também mais brutal? A bondade é, antes de mais nada, fruto da razão; e a bondade que não estiver de acordo com a razão, não é verdadeira bondade, mas refinado artifício de Satanás.

Español:

N° 47 - Tensión y distensión en el semblante de un santo

Italiano:

1973-03-19 - San Pio X ringraziò delle critiche...

Deutsch:

1954-11 - Spannung und Entspannung im Antlitz eines Heiligen (Pius X)

 

20/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bernardo e a confiança inabalável em Nossa Senhora

* São Bernardo de Claraval e sua pregação às Cruzadas. As almas valem mais do que a Terra Santa

Artigos em O Legionário:

1938-01-23 - Comentando... O gesto da Condessa de Zubiria / Só nas almas formadas ao calor da Fé e na vida eucarística é possível encontrar-se a caridade que vem da imitação de Jesus Cristo.

1938-01-30 - 7 Dias em Revista / Os 10 mandamentos do nazista, publicados pelos jornais alemães, revelam nitidamente o desejo de atacar o Catolicismo.

1938-03-13 - Comentando... “Não prevalecerão” / O protestantismo tornou-se, sob o reinado de Guilherme II, uma instituição do Estado inteiramente submissa e incapaz de lutar contra o totalitarismo nazista. Transformou-se, assim, no que é a "Associação Patriótica" na China comunista, em pleno século XXI.

1938-04-03 - Comentando... Agentes comunistas / O LEGIONÁRIO levanta seu ardoroso protesto contra quaisquer violações a direitos líquidos e incontestáveis do homem que vive do seu trabalho. - Lembrem-se estes politiqueiros sem entranhas de que são responsáveis, perante Deus, pelo mínimo dano causado à salvação dos pequenos e humildes que lhes são confiados.

Español:

1939-05-21 - Nuestra Señora Auxiliadora / A los católicos, hoy tan perseguidos en tantos países, es prudente recordar que si aún hay perseguidores vulgares como Napoleón, la Madre de Dios también sigue siendo la misma dispensadora de gracias.

 

19/08/2019

Especial / Fátima:

1967-08-15 - Comentários à 4a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima / Se os três pastorinhos não tivessem sido levados pelo Administrador de Ourém à aldeia e os deixado presos, o milagre do sol, em outubro seguinte, seria mais grandioso. Considere-se a gravidade de um tal crime praticado ainda que por uma pequena autoridade local, representante do Poder Público. - Como a Providência toca as almas com respeito, com cuidado, pedagogicamente. - Nossa Senhora, nessa Aparição, afirma que vão muitas almas para o inferno. Quem afirma isso é a Mãe de Misericórdia. Ela não afirma triunfante, não afirma alegre, mas afirma com pesar, mas Ela afirma. E ninguém pode dizer que isso é uma teologia superada. - O primeiro sacrifício que é preciso fazer é a aceitação honesta e leal de todos os sofrimentos que são necessários para a salvação de nossa alma. E se quisermos ser de uma utilidade "atômica" no apostolado, soframos. A prece, a oração e o sacrifício são armas que vencem tudo. Mas o sacrifício sem a prece não adianta nada e a prece sem o sacrifício não adianta também.

Multimedia:

1979-11-03 - Entenda o Brasil, os brasileiros e a brasilidade... Caso contrário, as consequências podem ser muito lamentáveis para quem "entrar na contramão" do brasileiro.

Artigos em O Legionário:

1942-06-14 - Comentando... Música / O sr. Caldeira Filho apresentou ao público as “Noções de História da Música”, tradução ampliada e comentada da obra de Domingos Alaleona. Pena é que este último tenha manifestado em sua obra suas tendências antirreligiosas e, principalmente, anticatólicas. Sempre que não haja necessidade, a prudência ordena que se evite a apresentação do erro, ainda quando acompanhado de sólida refutação. O espírito humano é tão inclinado ao erro...

Deutsch:

1945-12-16 - Der große Selbstmord

 

15/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Assunção de Nossa Senhora: glória incomensurável - O que Lhe pedir? Devemos ser sedentos de afirmar e de defender a glória de Nossa Senhora na terra

* A Glória extraordinária da Assunção de Nossa Senhora

* A Assunção de Nossa Senhora "deixou um perfume por toda a Igreja que se prolongará por todos os séculos"

* Festa da Assunção de Nossa Senhora e as promessas de Fátima

Artigos em O Legionário:

1942-04-12 - Comentando... O mártir / O filme em questão ("O mártir", título de sua versão no Brasil) incide na parcialidade de salientar os obstáculos opostos pelo protestantismo à paganização da Alemanha, dando aos expectadores a falsa ideia de que a principal reação proveio dos arraiais protestantes. Ora, nada pode haver de mais contrário à realidade dos fatos. Aliás, está na própria essência do protestantismo o ser fraco perante os senhores temporais; e é mesmo muito natural que os que rejeitaram a soberania pacífica dos Papas, curvem-se trêmulos ante a arrogância dos Césares

1942-04-19 - Comentando... Cristianismo / Hilaire Belloc, o conhecido historiador inglês, ao tratar do Cristianismo numa de suas obras, tem uma observação singularmente penetrante e também cheia de “humour”: “Para a juventude moderna, especialmente nas sociedades que perderam a cultura católica, a palavra ‘Cristianismo’ significa, vagamente, ‘aquilo que é comum às várias seitas, opiniões e maneiras, herdadas em forma diluída da Reforma’. Na Inglaterra, hoje em dia, por exemplo, ‘Cristianismo’ significa um sentimento geral de bondade... particularmente para com os animais”. De fato, a palavra “Cristianismo”, que deveria merecer tanto respeito e tanta veneração, vem sendo objeto das mais disparatadas escamoteações que, muito frequentemente, são feitas com intuitos menos confessáveis.

1942-04-19 - Pétain – I / Nossa época é cheia de curiosas e enigmáticas contradições. O homem contemporâneo chegou ao menor grau de logicidade a que é possível cair-se sem perder a natureza humana. A conseqüência necessária da logicidade do espírito humano é um desejo insofreável de explicar, de coordenar os motivos, de eliminar as contradições, de estruturar as idéias, de por meio delas governar os acontecimentos. Hoje em dia, este desejo está quase extinto. As contradições as mais clamorosas e espetaculares logram quando muito surpreender, mas já não indignam. E enquanto as maiores contradições já não irritam, nada irrita tanto quanto a lógica, ao menos quando posta ao serviço de princípios verdadeiros. Hoje mais do que nunca, se odeiam as demonstrações claras e peremptórias, as deduções impecáveis e indiscutíveis, os vastos sistemas de idéias irrepreensivelmente harmônicas entre si. - Exemplificando com Pétain e o governo de Leon Blum. A França não foi golpeada pelos nazistas: ela tentou suicidar-se.

Español:

1965-08-14 - ¿Cómo fue la Asunción de la Santísima Virgen?

English:

1965-08-13 - Celebrating Our Lady of Glory on the Assumption

Italiano:

* 15 de agosto, La straordinaria gloria dell'Assunzione della Madonna

 

HongKong será objeto de alguma eficaz intervenção do Vaticano em favor de sua liberdade?

 

14/08/2019

Multimedia:

1979-10-27 - Admiração desinteressada: a alegria da vida

Artigos em O Legionário:

1938-06-26 - Genealogia de monstros / Os escritores católicos tem insistido sobre o nexo íntimo que liga a pseudo-Reforma protestante e o humanismo pagão, à Enciclopédia e ao livre pensamento voltaireano, e por suas vez a Enciclopédia e o livre pensamento à Revolução Francesa e ao comunismo - Aqueles que se ocupam com o combate ao câncer do liberalismo e ao seu genuíno produto, que é o comunismo, esquecem-se muito frequentemente de que o liberalismo não é o único filho do Protestantismo, e que este gerou outro filho, não menos parecido com o pai, que é o nazismo.

1938-07-24 - Cristãos acatólicos (relação entre o livre exame protestante e o hitlerismo) - Que frutos esperar de um "cristianismo" sem Fé e sem Igreja, explicitamente acatólico? Não nos parece conveniente discutir. Um fato apenas: onde, fora da Igreja Católica, se encontra o tipo de “homem cristão” na plenitude que os Santos da Igreja atingiram? Onde o Francisco de Assis? Qual o Füehrer cristão que lave as chagas dos leprosos como São Luís e Santa Isabel? Qual o benfeitor cujo coração arda com o amor compassivo dos pobres de um Vicente de Paulo?

1938-07-24 - A nova catedral de Reims: símbolo da reconstrução religiosa de dois povos (com vídeo-documentário)

1938-07-31 - Dirigentes / Dirigir não é exibir-se, mas servir. Um dirigente que ocupa um cargo que não pode, não sabe ou não quer exercer, rouba sua associação. E este roubo é especialmente grave porque consiste na subtração de bens imperecíveis e eternos, que o dirigente, ao aceitar o cargo, se obrigou implicitamente a proporcionar aos associados.

Deutsch:

2019-07-31 - Er enthüllte den Irrtum und vertraute auf den Triumph der Muttergottes / Eine Rezension des Buches: „Plinio Corrêa de Oliveira: Prophet des Reiches Mariens” von Prof. Roberto de Mattei

 

13/08/2019

Artigos em O Legionário:

1938-04-24 - Comentando... Obrigação dos pais de família / Sabe o leitor que os empregados são partes integrantes da família? Aristóteles já dizia, ao falar da família, ser ela composta de três sociedades: a conjugal, a parental e a heril. Esta última é aquela constituída pelos pais de família e os empregados. Os pais de família são responsáveis não só por seus filhos, mas também pelos seus criados e, o que é mais importante, responsáveis perante Deus pela alma de uns e de outros.

1938-05-15 - Mussolini e o nazismo / Visita de Hitler a Mussolini, em Roma: observações sob o ponto de vista religioso - A verdadeira fisionomia de Mussolini, o homem em que erroneamente se quer ver o paladino da Igreja em nosso século. Não negamos os serviços por ele prestados à Igreja. Mas era de seu interesse político prestá-los. Agora, é à cruz suástica que Mussolini quer servir, porque este é no momento o seu interesse. - Durante a visita, confirmaram-se plenamente as opiniões externadas pelo LEGIONÁRIO sobre a inegável afinidade doutrinária existente entre o nazismo e o fascismo.

1938-05-22 - A argúcia, dever de hoje / No século XIX, os católicos foram mais uma vez culpados por sua falta de fortaleza. No século XX, os católicos serão especialmente culpados se, além da fortaleza, não tiverem uma invencível perspicácia. A Providência nos pede que, conservando a inocência da pomba, não negligenciemos por isto a aquisição da astúcia da serpente, expressamente recomendada pelos Santos Evangelhos - Compreenderam nossos leitores a razão pela qual o LEGIONÁRIO passa muitas vezes por pessimista, por intransigente, por agressivo? Porque ele não intenta fazer para a Igreja certas “conquistas” que introduziriam o cavalo de Tróia na cidadela católica. Com a graça de Deus, o LEGIONÁRIO nunca se acumpliciou com os beijos de Judas. Que Deus o ajude para perseverar sempre neste caminho.

1938-05-22 - 7 Dias em Revista / Hitler proíbe aos católicos da Alemanha e da Áustria de participarem do Congresso Eucarístico em Budapeste - Notável a “sem cerimônia” absolutamente marxistica com que os nazistas tratam a propriedade privada: a “Juventude Nazista” da Áustria "requisitou" um castelo histórico do Príncipe Stahenberg - No Brasil, propaganda do exame pré-nupcial, eutanásia e outros assuntos congêneres.

English:

N. 159 - Demagoguery and the Height of Despotism / King Joao, by the grace of God, King of the United Kingdom of Portugal, Brazil and Algarves here and across the sea in Africa, Lord of Guinea and of the Conquest, Navigation and Commerce of Ethiopia, Arabia, Persia, and of India, etc. and Nikita Khrushchev, despot of the Union of Soviet Socialist Republics, Poland, East Germany, Czechoslovakia, Hungary, Romania, Bulgaria, etc. What a shocking contrast!

 

12/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Joana de Chantal (dia 12)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N° 638 - O palácio do Capitólio em Roma: majestade multissecular

Artigos em O Legionário:

1938-06-26 - Comentando... Criminalidade e divórcio / O divórcio facilita ao cônjuge relapso a fuga do lar. A maior parte de crimes passionais se verificam nas uniões irregulares, isto é, exatamente naquelas uniões mais facilmente dissolúveis.

1938-07-10 - Católicos não precisam aliar-se aos comunistas para vencer o nazismo. E nem aliar-se ao nazismo para vencer o comunismo

1938-07-17 - Ressalva preliminar / A única coroa do verdadeiro apóstolo está no Reino dos Céus, e só Jesus Cristo Senhor Nosso será sua recompensa. E qualquer recompensa que não for esta deve, pelo apóstolo, ser olhado como o prato de lentilhas que custou a Esaú o direito de primogenitura - Em geral, as verdades mais úteis são as que indicam lacunas a preencher. As outras, não falta quem as diga, e até quem as exagere.

Deutsch:

1932-04-21 - Das Primat der Heiligkeit

 

09/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Lourenço, mártir (festa dia 10)

Artigos em O Legionário:

1942-02-08 - Um remédio que agravará o mal / A reorganização internacional de pós-guerra: ou o mundo se converte e reproduz fielmente a visão agostiniana da "Cidade de Deus" (a Cristandade) ou será aquela cidade do demônio em que todos levam o amor de si mesmos a ponto de se esquecer de Deus, calcar aos pés a moral e fazer da violação dos direitos dos povos fracos a norma habitual de sua conduta - Após a Idade Média, a ordem cristã foi substituída por um estado de coisas baseado na desconfiança e no ódio - A formação de vastas federações continentais ou transoceânicas produzirá frutos tão vastos, tão amargos e tão prolongados, que os conflitos daí provenientes serão a imagem fiel das conflagrações universais enunciadas nas Escrituras.

1942-03-08 - Comentando... Medicina totalitária / O que poderá ocorrer se a medicina for estatizada?

1942-03-29 - Comentando... Fita / É preciso dar ao sensacionalismo suicida o tratamento que merece e não alcandorá-lo aos pináculos da glorificação pública, o que, além de ser uma idiotice, é um crime.

Italiano:

* 10 agosto, San Lorenzo martire: spirito soprannaturale, fierezza di fronte alla sofferenza e alla morte

2019-07-30 - Plinio Corrêa de Oliveira: l’amara soddisfazione di aver previsto tutto / Osservatorio - Sinodo Sull'Amazzonia

O Sínodo pretende dar rumo a um rompimento com a doutrina católica, ao apresentar a Igreja com uma face tribalista, uma espécie de teologia da libertação indigenista e ecológica de inspiração marxista. Ou seja, uma verdadeira desfiguração da face sacrossanta da Igreja Católica.

Vide também
"Sínodo Pan-amazônico: lance chave na metamorfose do comunismo?" do blog (com farta documentação sobre o assunto)

 

08/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Domingos de Gusmão (8 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1942-02-15 - Comentando... Instituto de Serviço Social / A Igreja Católica foi a iniciadora das atividades tendentes a consolar, a minorar e, sempre que possível, a sanar os sofrimentos humanos. Só a Igreja é portadora da verdadeira caridade, que faz amar o próximo por amor de Deus. E só este amor do próximo é desinteressado e generoso, porque tem por origem e fim ao próprio Deus, que é infinitamente misericordioso.

1942-02-22 - Comentando... O exagero da pequena propriedade / Uma população que venha a ser constituída exclusivamente de pequenos sitiantes, não poderá possuir uma elite. E disto resulta que a sociedade agrícola viria a ser fácil presa do capitalismo e do estatismo. Os males daí decorrentes: aumento da corrente emigratória das zonas rurais para as cidades, que se tornariam grandes centros, com o aparecimento inevitável dos problemas sociais característicos. Mas, principalmente nós católicos não nos devemos esquecer de que os grandes ajuntamentos urbanos são prejudiciais à grande família e, pelo contrário, são propícios à corrupção dos costumes.

1942-03-01 - Comentando... Stefan Zweig / Suas idéias deletérias, porque menosprezam a importância dos princípios racionais na direção da vida, formam o âmago da obra de Zweig, que as apresenta com a sedução insuperável de uma sagaz análise psicológica e com a tirania de um estilo envolvente, que domina o leitor. Esta ideologia, que foi o sucesso de Zweig, foi também a sua ruína. Quando se viu só, mesquinho e fraco entre a desgraça que o assoberbava, não encontrou em si nenhum apoio interior. E então percebe - são palavras textuais suas - que não tem energias para recompor a sua vida. Perde a confiança em tudo, em todos e em si mesmo, desespera-se, amedronta-se, foge, suicida-se: uma declaração clamorosa de falência. Poderá haver maior fracasso? Mas que pensar de uma ideologia que, quando provada experimentalmente, chega a tal resultado?...

Español:

1969-03-20 - Importancia de la Tradición / ¿Cómo hemos cambiado nuestro modo de ser y pensar sin advertirlo? En este artículo de 1969, Plinio Corrêa de Oliveira analiza esta “guerra cultural”, victoriosa gracias a la deformación del sentido de las palabras.

 

06/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Transfiguração de Nosso Senhor (6 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1942-01-11 - Comentando... Após guerra / Economista inglês defende a ideia de que a economia de guerra ora adotada na Grã-Bretanha deve persistir, “mutatis mutandis”, mesmo depois de cessado o conflito. Entretanto, é preciso não perder de vista que semelhante organização econômica implica necessariamente numa política totalitária, numa completa absorção dos indivíduos pelo Estado. E pergunta-se: que vantagem haverá no prosseguimento da guerra? Totalitarismo por totalitarismo, para que continuar o derramamento de sangue?

1942-01-11 - 7 Dias em Revista / O fracasso de Dunkerque - Quem foi o culpado de tão grande catástrofe? Homens "bons", contemplai o mundo de hoje com suas ruínas e suas misérias: tudo isto em grande parte é obra vossa. Não soubestes ser bons como Cristo, que tanto sabia curar quanto ferir com o azorrague os vendilhões. Fechastes os olhos às perfeições da Justiça divina. Regozijai-vos com o fruto desta apostasia, mas, pelo amor de Deus, não digais que é por vossa palavra desbotada e mole que se pode anunciar ao mundo a verdadeira caridade de Cristo, a verdadeira doutrina de Sua Igreja.

1942-01-18 - 7 Dias em Revista / O futuro mostrará que vivemos em uma época de grande santidade e de grande ignomínia - Querer bem a alguém é querer, para este alguém, o bem. E querer o bem consiste sobretudo em desejar o Bem por excelência, que é a Fé. Assim, é em espírito de cordialidade sincera, mas cordialidade católica e sobrenatural, e não puramente natural e humana, que desejamos para os muçulmanos - como para todas as raças - o maior bem. É preciso não ministrar apenas princípios abstratos - se bem que sem estes nada se faça de bom. É preciso ainda apresentar fatos e comentá-los de maneira que os princípios aí apareçam, não como uma folha seca de mostruário botânico, mas com a vida de uma folha ainda verde.

1942-01-18 - A Beatificação de Pio X, o campeão do antimodernismo /  No santo Pontífice é preciso não separar, nem preterir uma a favor de outra, as duas qualidades, que são, aliás, as qualidades de todo e qualquer bom católico: a suavidade e a fortaleza. Suavidade, que não deve ser a pieguice mórbida das sensibilidades descontroladas. E a Fortaleza, que não deve ser a brutalidade estúpida dos bandidos e dos tiranos. - O modernismo se apresenta com as seguintes características: impressionismos vagos, de exaltações suspeitas, de sentimentalismos adocicados, de um filantropismo naturalista, de um irracionalismo sensualista. E ainda certo gongorismo intelectual, que consiste em jogar jeitosamente com o valor das idéias, burlando-lhes o sentido tradicional, tudo consistindo em divagações imprecisas, cheias de vaidade e pobres de verdade, com aparências de profundidade e não passando de escamoteação. Esta incoerência em que se diluem os conceitos mais elementares, que se pode notar tantas vezes, ainda é modernismo. E, principalmente, tanto laxismo, que corre mundo sob capa de "caridade".

English:

2019-07-30 - Plinio Corrêa de Oliveira’s Bitter Satisfaction of Having Foreseen it All / Until a few years ago, if someone had spoken of indigenous tribalism as a solution to the crisis of the modern world, he would have been laughed at and considered a lunatic.

 

05/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Dedicação da Basílica di Santa Maria Maggiore - Nossa Senhora das Neves

Artigos em O Legionário:

1942-01-18 - Comentando... Nacionalismo e patriotismo / À primeira vista, nacionalismo e patriotismo podem parecer sinônimos, mas na realidade são dois polos, dois extremos, duas idéias irreconciliavelmente antagônicas. O nacionalismo é o egoísmo coletivo, a auto-adoração da nação, a arrogância e a brutalidade mais estúpida erigidas a concepção de vida. Se o patriotismo é de origem católica, o nacionalismo é radicalmente pagão. Se o patriotismo produz a livre convivência, o nacionalismo produz a escravidão. Se o patriotismo é próprio à natureza humana, o nacionalismo é visceralmente inumano. O patriotismo é fruto da caridade cristã e tomou consciência de si mesmo nas Cruzadas.

1942-11-29 - Comentando... O papel / O homem moderno, à força de desenvolver o que há de mais mesquinho na natureza humana, à força de se diminuir, de se mediocrizar e de se envaidecer de sua própria pessoinha, acabou por perder o contacto com a realidade objetiva, com a vida, com os valores morais, que ele traiu para satisfazer interessinhos liliputianos, e criou para si um mundo artificial, armado em ficções e em fórmulas verbais. Assim, o homem moderno não acredita mais na alma espiritual, na honra, na dignidade, no desinteresse, no sacrifício, na verdade, na vida, pois o homem moderno, depravado e vaidoso, esvaziou o sentido de todas as coisas. As noções fundamentais de legítimo e ilegítimo, falso e verdadeiro, moral e imoral passaram a estar na dependência exclusiva de papéis garatujados.

1942-11-29 - 7 Dias em Revista / A presente desventura francesa é fruto remoto do Enciclopedismo, da Revolução e de seus múltiplos efeitos doutrinários e políticos. É preciso que nesse dilúvio de dores a França se purifique da Revolução e volte a ser plenamente a França de Santa Joana d'Arc, São Luís e Carlos X. Essa França verdadeira não morreu - Estando o Brasil em guerra justíssima declarada contra um bando de malfeitores públicos como os chefes dos governos totalitários, temos a obrigação de viver este sentimento nobre e viril dentro do espírito da Igreja, profundamente impregnado em nossas melhores tradições. Não odiamos nossos adversários como os odeiam os nazistas, mas como os deve combater um país verdadeiramente católico.
 

 

02/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Maria Vianney, o santo Cura d’Ars (4 de agosto): modelo de como os sacerdotes devem ser e fazer / Vinte séculos de pregação e da prática da moral verdadeira pelos Santos, que protestam contra o que hoje se passa.

Artigos em O Legionário:

1942-11-01 - Divórcio? / A Igreja afirma a absoluta indissolubilidade do vínculo conjugal e nisto jamais poderá variar. Católico e divorcista são termos que se repelem.

1942-11-08 - Comentando... O celibato eclesiástico / A primeira suposição, no interpretar as leis, é a de que as mesmas visam ser justas e alcançar o bem comum. E isto simplesmente porque uma lei que não possua estas características preliminares já não se pode chamar lei. Portanto, qualquer aplicação de uma lei que, sob pretexto de lhe ressalvar as disposições materiais, violar uma daquelas características, estará violando, por isso mesmo, o espírito da mesma lei.

1942-11-22 - Comentando... Proteção da família / A família é o grande baluarte, ao mesmo tempo que o grande foco da civilização cristã, que a Igreja, por ordem de Jesus Cristo, institui no mundo.

Italiano:

* 4 agosto, San Giovanni Maria Vianney: di un seminarista povero d'intelligenza al Patrono dei parroci

 

01/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Afonso Maria de Ligório (festa dia 1° de agosto)

Multimedia:

1989-01-11 - Viagem à Europa: como melhor aproveitá-la?

Artigos em O Legionário:

1942-10-11 - Comentando... Os escudos do Congresso / O que será sempre um motivo de admiração é o movimento geral de entusiasmo que Igreja sempre levanta em torno de Si. A Igreja, que não promete vitórias terrenas; a Igreja, que não promete os prazeres deste mundo; a Igreja que jamais possuiu ministérios de propaganda; a Igreja, cuja doutrina parece antes destinada a causar repugnância à natureza humana decaída do que a aliciar os favores das multidões; é esta mesma Igreja Católica Apostólica Romana que, há vinte séculos, pela virtude do Espírito Santo, vem realizando este milagre de provocar as manifestações mais espontâneas e desinteressadas de afeto, de abnegação, e do mais sublime heroísmo.

1942-10-25 - Comentando... A humanização do direito / Jornalista volta à carga, exigindo o estabelecimento do divórcio. Mas que alguém queira o divórcio por causa da “humanização do direito”, é pura hipocrisia, de fazer corar até os sepulcros caiados. Está se vendo que o articulista é dos tais que não admitem nenhuma distinção essencial entre o homem e o animal. Se por “humanização” se quer entender a ausência de todo constrangimento penoso, então seria necessário ir às mais radicais consequências. Assim, por exemplo, se alguém tem muita vontade de roubar, que roube; se tem muita vontade de matar, que mate...

Español:

1963-09-08 - Consideraciones sobre el nacimiento de la Santísima Virgen - "El nacimiento de la Santísima Virgen nos trae otro pensamiento. El mundo estaba postrado en el paganismo. La situación del mundo en aquel tiempo era parecida a la del mundo de hoy; todos los vicios imperaban, todas las formas de idolatría habían dominado la tierra, la abominación había penetrado en la propia religión judía, preanuncio de la religión católica. Pero, en el momento decretado por Dios, Él derriba la muralla, comienza la caída del orden del demonio cuando menos se podía imaginar, hace nacer a la Santísima Virgen y, con el nacimiento de Ella que era la raíz bendita de donde nacería Nuestro Señor Jesucristo, comenzaba la obra de derrocamiento del demonio."

Italiano:

* 1° agosto, Sant’Alfonso Maria de' Liguori: il suo primo scopo era fornire un orientamento pratico per risolvere i problemi morali delle persone comuni - “Se non recitassi tutto il Rosario tutti i giorni, avrei timore per la salvezza della mia anima”.

 

31/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

 


* Coletânea de documentos sobre Santo Inácio de Loyola (festa dia 31 de julho)

Artigos em O Legionário:

1942-10-04 - Comentando... A contradição / O Sr. Victor de Azevedo desejaria um Anchieta todo meloso e piegas, que permitisse todos os ataques da impiedade. E porque Anchieta se revela um verdadeiro cristão que luta contra os inimigos da Religião, o Sr. Victor de Azevedo se zanga! Deve zangar-se também contra Jesus Cristo, que açoitou os vendilhões do Templo e amaldiçoou, com expressões candentes, os fariseus.

1942-10-11 - Nazismo e comunismo / Não se pode afirmar simplesmente que os interesses da Igreja "coincidem" com os da Pátria: eles se interpenetram. Com efeito, o Brasil só será idêntico a si mesmo, só conservará a continuidade de seu espírito - no que conste em essência a sobrevivência de uma Nação - se se conservar católico no sentido mais pleno e radical desta insofismável palavra. Combatendo o nazismo, devemos fazê-lo sustentando sua essencial identidade com o comunismo. A doutrina de Marx é, tanto quanto sua sósia nazista, inimiga capital do Brasil e da Civilização Católica.

1942-10-11 - 7 Dias em Revista / Discurso do General Franco: "Não condenamos o marxismo nem o comunismo no que eles contém de aspirações sociais" - O nazismo é, por essência, uma doutrina corrupta. O III Reich tem feito todo o possível para destruir inteiramente a família, desenvolvendo neste, como em todos os outros sentidos, uma política social absolutamente idêntica à do comunismo - Não caiamos no grave erro de supor que há nisto um defeito congênito deste ou daquele povo. Todos os povos que se deixarem empolgar pela ideologia nazista ou comunista chegarão a excessos mais ou menos tão graves.

 

30/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-12-25 - Comentando... “La brute polytechnique” / O moderno espírito científico, para não aceitar o milagre, é obrigado a dar voltas sobre si mesmo, como cachorro que quer morder o rabo, inventando explicações mais miríficas do que o próprio milagre. Incrédulo para aceitar a explicação divina, é de uma credulidade pueril para engolir explicações fantasiosas.

1942-09-20 - Comentando... Invasão dos bárbaros / O nazismo não é obra de irresponsáveis nem de delírios paranoicos. O nazismo é um crime consciente e friamente perpetrado. E, para a perpetração deste crime, foram e são empregados todos os recursos da ciência e da cultura, todas as forças da tradição e da história, todas as energias espirituais do homem e da sociedade. E nisto reside todo o imenso perigo e toda a imensa hediondez do nazismo: é um crime totalitário.

1942-09-27 - Comentando... Educar para Deus / O racismo é uma preocupação exclusiva pelo “puro sangue” ariano e só vê no homem o valor biológico; daí a nação se transformar num imenso curral, e o povo, num vasto rebanho. Não será difícil imaginar onde vai parar a dignidade da mulher e da família em meio a semelhantes aberrações. Entretanto é preciso reconhecer que isto não é novidade. De fato, o comunismo já vinha pondo em prática idéias muito semelhantes a estas, muito antes do nazismo subir ao poder. Uma coisa, porém, deve ser reconhecida tanto ao nazismo quanto ao comunismo: a profunda coerência de ambos os regimes.

Italiano:

2005-12-08 - Plinio Corrêa de Oliveira, grande devoto della Madonna. L'omelia di S.E. Mons. Juan Rodolfo Laise, Roma, Chiesa di Santo Spirito in Sassia.

 

29/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurado Urbano II

Artigos em O Legionário:

1943-12-05 - 7 Dias em Revista / Na Europa, atuação das direitas e das "direitas" - Pio XII e a missão das elites, que "representam a tradição". Pela boca de Pio XII foi Deus que falou. E não falou apenas à nobreza romana, mas à do mundo inteiro. Não apenas à nobreza mas a todas as classes sociais que, nos países de qualquer latitude e de qualquer forma de governo, representam a continuidade do passado e o presente e, depositárias da tradição, têm a custódia de valores culturais e espirituais de vinte séculos de civilização cristã, de uma civilização feita e mantida pelos méritos infinitos da Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há gotas do Precioso Sangue de Cristo nessas tradições. Ouvi Cristo que fala pela boca de Pedro aos aristocratas, aos homens de escol no terreno da distinção, da cultura ou da instrução, no mundo inteiro. Apagar a tradição seria deixar que o mundo "caminhasse às cegas" - Átila é hoje Hitler. Hitler morrerá, mas Átila não morrerá. Ele não é um povo, mas uma anti-idéia. Foi Átila que organizou na Alemanha os campos de concentração e todo o infame aparelhamento do partido nazista. Ele continuará a viver onde se aconselhar a esterilização e se matarem os nascituros, nas correntes em que se afirmar que o homem é escravo da bestialidade insofreável de seus instintos. Catilina também é universal e continuará a viver em todos aqueles que pregarem a conivência com o totalitarismo. Entretanto, nem Átila nem Catilina vencerão as elites que, para o bem do povo, souberem conservar-se genuinamente católicas, apostólicas, romanas.

1943-12-19 - Comentando... A ronda dos fantasmas / Graças a Deus, todo mundo, hoje em dia está unido na mesma repulsa ao nazismo. Esta folha não podia ficar mais satisfeita com o fato, pois isto representa para nós o fruto de uma campanha prolongada e ingrata, num tempo em que havia disseminadas por aí muitas simpatias mais ou menos declaradas pelos totalitarismos. De tudo fomos então acusados, até de comunistas. A situação criada pela nossa aguda oposição ao hitlerismo chegou a tornar-se asfixiante. De repente, porém, a atmosfera distendeu-se. Já não se sabe, hoje, quem eram os partidários ou simpatizantes do nazismo. Só se vê por aí a farta messe dos aderentes entusiastas das democracias. Parece que uma varinha de condão tudo transmudou maravilhosamente. Ninguém é, ninguém era, ninguém jamais foi nazista ou amigo do nazismo. Onde estão as pessoas “prudentes”, que achavam que afinal era preciso a gente ser equilibrado, sabendo reconhecer a complexidade das questões envolvidas no totalitarismo? Quando o pesadelo nazista for afastado da terra, nada poderá impedir que os povos, fartos de opressão, reclamem seus legítimos direitos, e afastem definitivamente os fantasmas de um mundo morto, recusando o comunismo, como souberam repudiar o nazismo.

1943-12-19 - 7 Dias em Revista / Gilberto Freire, em violenta diatribe contra a Faculdade de Direito de Recife, seu corpo docente, seus alunos, sustentou recentemente que aquela ilustre Casa de Ensino superior está morta: a mocidade acadêmica revidou em vibrante e bem articulado manifesto. Continua a longa e brilhante luta que a intelectualidade sadia de Pernambuco vem travando contra aquele escritor bolchevizante. - Nosso desejo de hoje: o esmagamento completo, imediato, irremediável, do nazismo e de todas as suas variantes no mundo inteiro. O de amanhã: esmagamento do comunismo e de todos os seus disfarces socialistas.

Italiano:

1977 -Tribalismo indigeno: ideale comunista-missionario per il Brasile nel XXI secolo - Introduzione. Qual'è l'agenda? Uno sguardo a un futuro tribale.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 609 - San Antonio de Padua: reflejo fiel y estampa irreal… - "Se consolidó en nuestro espíritu la tesis que hay una velada escuela espiritual que busca deformar la piedad católica, según un modelo dulce y sentimental, donde la estampita de San Antonio era un ejemplo contundente".

 

26/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Simeão Estilita (27 de julho): "Considerem bem o seguinte: sem recolhimento, sem períodos de grande reflexão, nunca se fez nada de grande na Igreja".

Artigos em O Legionário:

1943-11-28 - Maritain e o "dogma" de sua infalibilidade / Artigo para dissipar as nuvens levantadas por uma exacerbação criada exclusivamente pela paixão, e mostrar que é somente no terreno das idéias que o debate em torno de algumas proposições de Maritain deve ser colocado. As considerações de ordem meramente pessoal desunem. A discussão serena sobre princípios une. A verdade para ser julgada só pede uma coisa: ser ouvida.

1943-11-28 - Comentando... Baquirivú / Para Haushofer, é necessário transformar a sociedade numa espécie de massa homogênea e plástica, dócil sob as mãos dos políticos, que, como hábeis modeladores, dariam a ela o aspecto que melhor entendessem. Vê-se logo a importância de uma tal ideia para o totalitarismo; sem fazer da sociedade esta massa plástica, o totalitarismo é simplesmente impossível; existindo esta massa plástica, o totalitarismo é quase uma ocorrência espontânea e natural. Para transformá-las em massa plástica, é necessário portanto extirpar lhes as raízes e as fibras vitais que lhes dão consistência e configuração característica. Ora, o nazismo tem a arte de fazer estas extirpações, por vários processos, um dos quais consiste em tirar às sociedades certos pequenos nadas, em que se manifesta entretanto a autonomia da vida social. Seria, mais ou menos, como se alguém nos proibisse da usar o chapéu de um certo modo que nos é próprio; é um nada, é um pequeno nada que atinge, porém, a nossa personalidade.

1943-12-05 - Comentando... A sociedade de São Paulo / A fisionomia de nossa sociedade se tomou irreconhecível, comparando-se com o que era há uns quinze anos. Antes da II Guerra mundial, o cerne, a medula desta sociedade era constituída de famílias tradicionais, as de “quatrocentos anos”, ainda em plena pujança econômica que se radicava na agricultura. As famílias como estas eram, e ainda são, em São Paulo e nos demais Estados do Brasil, o que há de mais autenticamente nacional. Estas famílias de “quatrocentos anos” jamais enriqueceram pela exploração das massas trabalhadoras, jamais canalizaram lucros ilegítimos que devessem caber a outrem. Quando elas enriqueciam, é porque haviam criado novas fontes de riquezas, que iam beneficiar toda a coletividade. A sua fortuna era menos uma fortuna individual, exclusiva, do que a fortuna da coletividade, que elas sustentavam e faziam prosperar. Todo o país enriquecia com elas e, não raro, elas é que terminavam pobres. Entre elas e o resto do povo não havia nenhuma heterogeneidade, mas eram a expressão mais alta e significativa do seu povo.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Athanasius Hl. (295-373)

 

25/07/2019 - FESTA DE SÃO TIAGO MAIOR

Especial / Santos e festas do mês:

1967-07-25 - São Tiago Maior: brado de guerra da Espanha - "(...) essa magnífica aparição de [Nossa Senhora a] São Tiago: esse símbolo de uma coluna que tem no alto um lírio e, esse lírio, deitando chamas de fogo. (...) evidentemente, esse lírio, se deita chamas, é o Coração lirial, o Coração virginal de Nossa Senhora, deitando chamas em grande quantidade. Essas chamas incendiaram todo o céu e chegaram até Compostela, (...)  onde inúmeras peregrinações foram efetuadas durante a Idade Média. Temos, então, (...) "Santiago", como brado de guerra da Espanha e da Reconquista, que avança sobre os maometanos aos brados de "Santiago", "Santiago", e que, com isso, obtém a vitória. E sua memória vai ficar, não como um sinal de conciliação, mas como um brado de guerra. E que os bravos, no momento de arriscarem sua vida e de arriscarem tudo pela causa católica, vão ter nos lábios o nome dele, como um símbolo de luta, como um símbolo de batalha e como um símbolo de vitória".

Español: discursos, conferencias

1978-12-23 - ¡La historia de las miradas! - "En el centro de todos los colores, de todas las bellezas, existe la faz adorable de Nuestro Señor Jesucristo; en el centro de la faz adorable de Nuestro Señor Jesucristo, existe su mirada, plenitud y compendio de toda la faz. (...) Pues entonces este Rey, tan lleno de majestad, en cierto momento nos abre sus ojos. Notamos que su mirada purísima, inteligentísima, lucidísima penetra en nuestros ojos. Ve lo más profundo de nuestros defectos, pero también lo mejor de nuestras cualidades. Y en ese momento toca nuestra alma, como conmovió 33 años después a San Pedro."

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 672 - La Huida a Egipto - "San José camina al frente, atentísimo en ver lo que sucede con su purísima esposa y el Niño Jesús. Ella no. Da la impresión de confiar en San José y de abandonarse enteramente a la protección de la divina Providencia. Por lo tanto, recogida en oración con el Niño, que está como que durmiendo y asido a Ella. La actitud del Divino Infante da a entender la profunda intimidad existente entre Madre e Hijo."

 

24/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

1972-01-24 - São Charbel Macklouf, exemplo perfeito de fisionomia contra-revolucionária: fortaleza, lógica, constância, despretensão, admiração

 

23/07/2019

Cartas de elogio:

2005-07-30 - Dom Juan Rodolfo Laise recomenda a obra “PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA, 1908-1995 – DEZ ANOS DEPOIS...” / "O luminoso exemplo dessa vida excepcional, de um católico que sempre lutou por Cristo e por sua Igreja, para o triunfo da Civilização Cristã, será para todos um incentivo para imitá-lo em nosso tempo, que precisa mais do que nunca de apóstolos aguerridos e valentes".

Especial / Família:

1943-11-14 - 7 Dias em Revista / A indissolubilidade do vínculo conjugal decorre do direito natural, e se torna particularmente cara aos católicos por motivo da dignidade sacramental a que Nosso Senhor Jesus Cristo elevou o matrimonio. A Igreja sempre lutará pela indissolubilidade do vínculo conjugal. Razões naturais e teológicas superiores a quaisquer contingências do tempo e de lugar, a tornam inimiga irredutível do divórcio, para todos os lugares, até a consumação dos séculos - Trecho da recente mensagem do Santo Padre aos católicos do Peru: "Sem Deus Eucarístico nem sequer é possível a coordenação mútua dos diversos elementos, nem é realizável a harmonia da paz. E todo o edifício da família, todo o complexo social, longe de ser fonte de vida, não tardará a dar sinais de dissolução".

Artigos em O Legionário:

1943-11-07 - Comentando... O Rei da Itália / Quando o carbonarismo poderia supor que sua obra iria ser, mais tarde, um entrave à onda revolucionária? No século XIX, a unificação da Itália foi um grande, um inapreciável progresso para a Revolução. Mas os tempos passaram, as coisas evoluíram, as situações foram superadas, o que era uma conquista passou a ser um atraso; e lá ficou contudo a casa de Saboia plantada na Itália! Todo o problema consiste em poder a Revolução desvencilhar-se de suas criaturas tornadas embaraçosas jogando fora o bagaço. Isto algumas vezes porque, em outras ocasiões, é mais conveniente guardá-las em frigoríficos para, se houver novamente necessidade, colocá-las outra vez na ativa, em perfeito estado de conservação.

1943-11-14 - Comentando... A Guarda Suíça / Enquanto durar o atual estado de confusão em Roma, os suíços abandonarão o seu tradicional e vistoso uniforme, porão de lado a alabarda e o capacete decorativos e envergarão o aparato militar dos tempos modernos. O que se deve notar é a energia do Papa na defesa do Estado Vaticano, energia que se utiliza de todos os recursos ao seu alcance. Certas pessoas mal orientadas ou mal informadas poderão pensar que a atitude do Papa deve ser sempre de um pacifismo passivo, confiando-se, nas horas difíceis, apenas na oração. Exemplos dados, nessa mesma linha, por outros Papas ao longo da História.

 

22/07/2019

Multimedia:

1979-06-09 - Perceber o reflexo de Deus nas criaturas

Manifestos, declarações à imprensa:

1980-01 - Enigmas da CNBB / "A grande esperança da Igreja para o século XXI é a América Latina. Tudo aqui é católico, pelo menos de nome e de intenção. O século XXI será nosso, como o século XX é dos Estados Unidos, e o século XIX foi da Europa colonialista".

Artigos em O Legionário:

1941-01-26 - Missões /  Os vários sentidos da palavra "missão": desfazendo equívocos - A grande missionária por excelência é a Hierarquia Eclesiástica. Recebeu ela de Nosso Senhor Jesus Cristo a incumbência de pregar a todos os povos, batizando-os em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo, e assim fraqueando-lhes as portas da vida eterna. Um dos gloriosos certificados da eficácia de tais atividades apostólicas: o rancor dos inimigos da Igreja.

1942-10-18 - Missões e Política / O êxito do paganismo europeu, encabeçado por Hitler, despertou consideravelmente no Extremo Oriente a ressurreição dos velhos cultos pagãos. Tal renascimento do paganismo no Oriente já passou do Japão para a China e Coréia, e daí para a Indochina e Índia. Não espantará que conquiste, mesmo, as populações indígenas da Oceania. Diante de todo esse movimento, em que posição ficam as missões católicas? - A Igreja não endossa a civilização e a cultura ocidentais como hoje se encontram. O mundo ocidental é um mundo que apostatou. Mas é preciso bradar a este Oriente que se transvia que é falso, é errôneo, é injusto pretender que a dependência de Roma significa a dependência da Europa. Depender da Roma dos Papas é depender de Nosso Senhor Jesus Cristo, e tão somente dele. A prova disto está meridianamente clara no exemplo dos povos da América Latina. Igualmente não devemos deixar que a cultura ocidental seja amaldiçoada ou rejeitada em bloco pelo Oriente. Ela ainda tem algo de cristão, e rejeitá-la em bloco significa rejeitar coisas que a Igreja reputa essenciais.

Español:

1979-04 - Voz que atemoriza y consuela - "Que al menos nosotros, los católicos, oigamos plenamente la voz de Nuestro Señor, y que, correspondiendo, en nuestra santificación interior, de modo completo e irrestricto, a las gracias que Él nos da, realicemos dentro de nosotros aquel reinado pleno de Jesucristo, del que los enemigos de la Iglesia parecen esperanzados en arrancar los últimos vestigios sobre la faz de la tierra".

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Chrysostomus Hl. († 404)

 

19/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Elias Profeta (festa dia 20)

Prefácios:

1993 - O V Centenário face ao século XXI - Cristandade autêntica ou revolução comuno-tribalista - A grande alternativa de nossa época / Para as mesmas correntes ideológicas que, com o objetivo de demolir a civilização cristã, interessara em certo momento promover o mito neo-pagão de Hollywood, passou a convir a demolição do mesmo mito, e da civilização com base nele edificada, a fim de dar um salto adiante no processo revolucionário, rumo à anarquia neo-tribal. Para este novo objetivo, era preciso então apresentar as condições de vida dos índios do modo mais favorável possível.

Artigos em O Legionário:

1943-10-31 - Comentando... Quem está com o Papa? / O Catolicismo não é trepadeira, que precisa enroscar-se a fortes pontos de apoio, para poder atingir o ar e a luz. A Igreja não vai na esteira de nenhuma corrente filosófica, científica ou política; Ela não se alicerça em nenhum poder humano, mas Ela é detentora da Verdade suprema e tem por apoio a Omnipotência divina. A Igreja está essencialmente fundada sobre o único fundamento estável, e não esperemos senão na graça de Jesus Cristo, pois fora dEle não há salvação, eterna ou temporal.

1943-10-17 - Pan-cristianismo, flores e punhais / A próxima conferência anglo-russo-americana e o cinismo soviético - Prepara-se uma imensa ofensiva de confusionismo religioso, sob a capa de "interconfessionalismo", para depois da guerra. Em que consiste tal "interconfessionalismo"? Em afirmar que "todas as religiões são boas", "todas as religiões são verdadeiras", e outros chavões deste estilo, que a boca de um católico consciencioso não ousaria jamais repetir e que tomam corpo nesta estratégia, nesta tendência, nestes frenesis sentimentais e entram encarnados em opiniões e atitudes erradas. Um absurdo destes, uma tão violenta colisão com a lógica, só poderia ser preparada nas oficinas de erro do Ministério da Propaganda nazista, ou nas retortas do grande laboratório de erros do Kremlin. Só de uma destas fontes poderia vir toxina tão funesta aos ideais cristãos.

1943-10-10 - 7 Dias em Revista / A aproximação cismático-comunista é mais um dos "bluffs" deste século tão fecundo em toda sorte de mistificações. A mesma censura cabe ao "arcebispo" protestante de York, que saiu de seus penates especialmente para visitar Stalin - Está dentro desta linha de ridícula mistificação a atitude do embaixador soviético em Londres que foi assistir a Missa solene, realizada na Catedral de Westminster, que é católica, no dia de preces da Inglaterra. Não tornemos completa a farsa, acreditando na sinceridade do comediante - Um pan-cristianismo socialista de ares moderados é o grande cavalo de Tróia que está sendo preparado como "presente" para o mundo para logo depois da guerra.

Español:

1993 -
Prefacio a "Cristiandad auténtica o revolución comuno-tribalista - La gran alternativa de nuestro tiempo" / Quando en mi remota infancia oía hablar de indios, la versión que me llegaba de ellos era ambivalente. De un lado, se los mencionada como una raza digna de simpatia por el hecho de haber sido los primeros ocupantes del suelo brasileño. Eran, si se quiere, mis más antiguos compatriotas, hacia quienes debíamos tener un sentimiento de solidaridad nacional y desde ese punto de vista debía vérselos con una especial benevolencia. (...) Junto con mis felicitaciones a sus autores, auguro a esta obra tan oportuna y de tan auténtico apostolado, la más amplia dfusión, para el bien de la Iglesia, de la civilización cristiana, y de los propios indios, tan perjudicados por la propaganda deletérea que aquí se denuncia.

 

18/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-09-26 - Comentando... O panegírico de Santa Mônica / Machado de Assis conta, no “Dom Casmurro”, o caso de um burocrata, antigo estudante de Seminário, que vivia distribuindo a sua única obra, um “Panegírico de Santa Mônica”, composto na sua mocidade, quando ainda tinha em vista a vocação sacerdotal. Mais tarde, o seminarista esqueceu-se da vocação, casou-se, tornou-se chefe de secção, afundou no quotidiano da vida burguesa, mas não se esqueceu do “Panegírico de Santa Mônica”. A todos os conhecidos presenteava com um exemplar... - Aplicação do caso a William Beveridge e seu projeto na Inglaterra.

1943-10-03 - Comentando... A religião sem dogmas / O que deve ser assinalado é a tendência, incentivada e explorada pelo comunismo, de formar uma religião sem dogmas, onde naufragará definitivamente o espírito humano. As seitas heréticas pretendem unir-se, prescindindo de princípios definidos, sobre a larga base do interesse social; porque a verdadeira Igreja sempre se opôs a semelhantes intentos, guardando ciosamente o depósito da revelação Cristã; por isso Ela é atacada, e só por isso.

1943-10-10 - Comentando... A economia de guerra / Ninguém ignora que, antes do atual conflito, o grande problema era a superprodução. Em seu holocausto, indescritíveis fogueiras se acenderam em toda a terra, e devoraram o excedente das colheitas e dos rebanhos. Não só: fábricas fecharam-se, indústrias morreram, bancos faliram. A guerra, entretanto, veiu absorver todos os excedentes e, mais ainda, de modo que todos tiveram de diminuir consideravelmente o seu consumo normal de utilidades, para sustentar os exércitos em campanha. Ora, cessada esta voragem, a produção vai não somente atingir o nível anterior, mas ultrapassá-lo em virtude dos aperfeiçoamentos colossais conseguidos na guerra. Quem ou o que vai absorver esta avalanche de utilidades, se prosseguir a economia de guerra dos controles?

1943-10-24 - Comentando... A nova Idade Média / O ideal da nova Idade Média, em preparação, consiste em amar, servir e glorificar a humanidade e possuir este mundo. Bertrand Russel imaginou o projeto de uma Universidade Internacional, para ser o centro de gravidade espiritual da nova ordem. Segundo ele, toda a educação, no mundo futuro, deverá estar estritamente subordinada aos ditames da Universidade Internacional. Mais: o Estado que se quiser furtar a esta ingerência da Universidade Internacional deverá ser punido pela autoridade internacional.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Ambrosius von Mailand (340-397) - Benedikt Hl. (480-547) - Bonifacius I, Papa (418-422)

 

17/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Os 40 mártires do Brasil (dia 17)

* Bem-aventurada Teresa de Santo Agostinho e companheiras Carmelitas de Compiègne, mártires da Revolução Francesa (dia 17)

Artigos em O Legionário:

1938-01-09 - Comentando... Ainda os armamentos (prevendo a Segunda Guerra Mundial que se aproximava) / Que a humanidade se destrua e que tudo se perca, que importa aos homens de hoje? É precisamente o ideal do anarquismo: a destruição até que desapareça da terra o último vestígio do homem.

1938-05-22 - Comentando... Eutanásia / A ciência só afirma o que é, nunca o que deve ser. Isso porque a ciência apenas descreve o mundo físico. É necessária a especulação sobre a natureza e os fins da ação humana para se saber o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Essa especulação quem a faz é a Moral. E a Moral prova que, a não ser em legítima defesa, todo homicídio é ilegítimo e culpável.

1938-05-29 - No século das heresias políticas / Que valor tem o pastor que não sabe distinguir o lobo entre suas ovelhas? Que valor tem, pois, o dirigente de Ação Católica que não possui a perspicácia recomendada pelo Evangelho? - Para empolgar e arrastar as massas, o demônio insinua-se na política, na sociologia e na economia e, nestes terrenos diretamente ligados com a vaidade e ganância de cada indivíduo, faz fermentar o veneno da heresia. E como se trata de dinheiro, de luxúria e de mando, o homem se agita, se entusiasma e se levanta em pé de guerra. Assim sendo, nossa tática é de aceitar o combate neste terreno em que somos atacados e de procurar preservar as almas contra a heresia - O senso católico é uma das graças que mais deve ambicionar um filho da Igreja, realmente digno deste glorioso nome.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Hl. Basilius von Cäsarea († 379)

 

16/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Carmo (dia 16)

Artigos em O Legionário:

1938-09-11 - Comentando... Nazismo e Comunismo / Ainda poderá haver algum ingênuo que se espante ao ver ligados esses dois fatos contemporâneos: Nazismo e Comunismo. Em verdade, é infinita a geração dos incautos. Por isso prevemos que poderá haver muito bom quem exclame: “Pois Hitler não é o maior inimigo de Stalin?” Por várias vezes, e isso desde há muito tempo, o LEGIONÁRIO assinalou os parentescos ideológicos das duas doutrinas políticas.

1938-09-18 - Comentando... Anúncios imorais / A imoralidade levanta a cabeça e começa a aparecer com toda a desfaçatez. Entretanto não são esses os únicos anúncios a se evitar. Há uma segunda espécie de propaganda. Mais inofensiva, não há dúvida, porém mais cruel: é a que explora os sofrimentos que advirão certamente com o progresso de alguma doença. É muito significativo que esse gênero de propaganda seja frequente nesse nosso século de eutanásia, a pseudo-morte piedosa, que evita maiores sofrimentos. Parece que nos dias que correm só se sabe ter piedade para matar e não para sustentar e valorizar a vida. A isto chegamos! A vida moderna mercantilizou-se tanto, que até a dor humana tornou-se objeto de comércio...

1938-09-18 - Comentando... Arauto da discórdia

1938-09-18 - Uma reunião ideal (em um movimento católico) / Ausência de “medalhonismo”: não há figurões. Disciplina sim, mas sem “medalhonisar” os que mandam e de mover eficientemente os que obedecem - Jovialidade construtiva: narração de alguns revezes, aliás inevitáveis - Novos setores fundados, recepção de novos membros, inauguração de campanhas de vulto, tudo se diz, tudo se conta, tudo se narra com aquela brevidade que é uma marca característica da despretensão e um atrativo insubstituível em todas as reuniões. Qual o espírito dessa praxe? A entidade é essencialmente orgânica. E seus setores devem, pois, nutrir um mútuo interesse por tudo quanto fazem. A reunião se encerra dentro de um ambiente de entusiasmo e de cordialidade.

Deutsch:

* Am Tage Unserer Lieben Frau des Berges Karmel hat die Seite mit der Erstellung einer katholischen und historischen Online-Bibliothek begonnen. Die Autoren der Inhalte sind im gesamten Spektrum des Magisteriums, der Geschichte, Dogmatik, Theologie, Spiritualität etc. also im Katholizismus einzuordnen.

 

15/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Boaventura, Cardeal e Doutor da Igreja (dia 15)

Artigos em O Legionário:

1943-08-22 - Comentando... Leite / Sua pasteurização em todos os lugares do Estado de São Paulo.

1943-09-12 - Comentando... O soneto e a emenda / Obrigatoriedade da mudança de nomes de muitas cidades brasileiras com que o Conselho Nacional de Geografia pretende eliminar duplicidades, complicações, prolixidades e outras verrugas da epiderme nacional. As determinações do referido Conselho ordenam: a) que os novos nomes se deverão compor de uma só palavra; b) que se deverão inspirar, de preferência, na toponímia indígena. Na Alemanha, o nazismo quis ressuscitar os mitos germânicos e fechar o Cristianismo num parêntesis. Mas o nazismo é o nazismo e, graças a Deus, contra ele estamos lutando. Porém, do Brasil não se queira arrancar o Batismo católico, porque o Brasil que devemos amar não é o Brasil selvagem e pagão, nascido da carne e do sangue, mas o Brasil gerado à civilização cristã pela verdadeira Fé, nascido da água e do Espírito.

Artigos em Catolicismo:

1958-07 - O verdadeiro progresso técnico: sábia atuação da ordem universal / Uma "ecologia" católica. Úteis e importantes reflexões do Papa Pio XII que devem ser tomadas em consideração em vista do próximo Sínodo da Amazônia, em outubro próximo, em Roma.

Italiano:

1984-06-09 - "Bécassine", l'opposto della Rivoluzione Francese... Un rapporto armonioso tra le classi sociali di altri tempi

 

12/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* (13 de julho) A 3ª Aparição de Nossa Senhora em Fátima

* (13 de julho) Bem-aventurado Jacques de Voragine (Tiago de Varazze, arcebispo de Gênova e autor da célebre "Legenda áurea")

Artigos em O Legionário:

1943-08-15 - Comentando... A bandeira pontifícia / Querer separar no Papa o chefe eclesiástico do soberano, é criar um monstrengo absurdo que só pode existir nos desvãos do mais estreito sectarismo.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 103 - Continuidad de las tradiciones a través de las circunstancias siempre nuevas de los siglos - "¿Cómo se podría definir la palabra “ambiente”? Dios estableció entre ciertas formas, colores, sabores y sonidos, por un lado, y por otro lado ciertos estados de alma de los hombres, afinidades difíciles de definir, pero muy reales. Así, es explicable que un objeto, o un conjunto de objetos, pueda despertar en el hombre un determinado estado de espíritu. En este sentido el ambiente puede ser suscitado, por ejemplo, por una música, un mueble, una sala, un edificio, una ciudad o un panorama. Por razones obvias, y en grado mucho más alto, una persona, o una reunión de personas, pueden constituir un ambiente."

Français:

1946-06-16 - La fausse alternative : despotisme-anarchie

Deutsch:

1946-09-01 - Der taube und stumme Geist / In Lourdes und in Fatima hat uns die Heiligste Jungfrau nicht gebeten, große soziale Erlösungswerke zu unternehmen, die von den Wundern der modernen Technik gewirkt würden. Die selige Jungfrau empfahl uns in aller Einfachheit nur Gebet und Buße, die gleichen Waffen, die der heilige Dominikus gegen die Übel seiner Zeit einsetzte.

Dal blog del vaticanista Marco Tosatti: Il pensatore brasiliano Plinio Corrêa de Oliveira è certamente uno dei più brillanti e interessanti esponenti del pensiero cattolico del secolo passato. I suoi scritti hanno messo in luce le contraddizioni di una cultura moderna che ha di fatto girato le spalle alla tradizione, al diritto naturale, al rispetto per il sacro. Ecco perché dobbiamo salutare con interesse l’uscita di “Cristianità. Dalla periferia al centro” edito da Chorabooks con una introduzione di Julio Loredo. In questo testo lo studioso brasiliano ci mostra i fondamenti della civiltà cristiana.

 

11/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bento, Abade, um dos Patronos da Europa (dia 11)

Multimedia:

1984-06-23 - Quando o filho pródigo começa a ter saudades da casa paterna

Artigos em O Legionário:

1943-08-01 - 7 Dias em Revista / Exemplo de notícia cuidadosamente embebida em fel, com a qual se envenena lentamente o subconsciente das multidões - a questão dos "fascistas socialistas" que teriam derrubado Mussuloni. Recordando a luta de Pio XI e Pio XII contra os totalitarismos.

1943-08-08 - Neo-paganismo / A Igreja é militante: por isto a redação dos bonitos boletins de vitória deve causar aos católicos muito menos preocupação do que a análise dos movimentos e manobras do inimigo: uma nova investida do neo-paganismo contemporâneo contra as missões - O vento gélido de nacionalismo pagão que soprou sobre a Europa totalitária estendeu-se até o Oriente. Se a adoração do solstício, ou de velhos deuses germânicos de eras passadas podia reviver na Alemanha, por que se envergonhariam os japoneses, os chineses, os indus, os árabes, de suas antigas crenças? Daí uma revivescência do paganismo em todo o Oriente, um paganismo insolente, agressivo, xenófobo e com ares racistas, que determinou para as missões na Índia, na China e no Japão insuperáveis dificuldades - A reunião dos Estados Árabes será evidentemente a constituição de um outro vasto bloco político e ideológico oriental anticatólico, que cobrirá desde Tânger até as Índias uma enorme faixa de terra, novamente agrupada em torno do Islã.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 18 - Espontaneidad epicureísta y gravedad cristiana - "La ausencia de todo y cualquier pensamiento serio en esta escena de un pic-nic familiar, se prueba por la actitud de los hijos y de los padres. En éstos, nada de la gravedad, de la respetabilidad, que convenga a su sagrada autoridad. En aquellos, nada de la reverencia, del respeto, de la sumisión propia a la piedad filial. Estas personas no se presentan aquí, unas con relación a las otras, tanto como miembros de una familia, sino más bien como excursionistas unidos por la mera y plena camaradería de una excursión".

 

10/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-07-25 - O bombardeio de Roma / A sabedoria da Igreja é por demais profunda e sobrenatural para que esta aversão à guerra e à efusão injusta do sangue humano tenha jamais degenerado no pacifismo sonhador e tolo, tão em voga depois de 1918. Com o declínio do espírito cristão, ocorrido em consequência da Renascença e da Pseudo-Reforma, as guerras se foram tornando cada vez mais cruéis, a ação internacional do Papado como elemento de conciliação entre os povos foi sendo cada vez menos importante. Em síntese, as populações civis passaram a ser alvo predileto da guerra moderna. E uma tradição cristã milenar se esvai de todo - Acima da sanha de destruição ou até mesmo de defesa, há uma força maior, um princípio transcendental a respeitar: é a caridade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há uma lógica de guerra na qual não queremos, não podemos e não devemos entrar - O Papa ressalta o caráter sagrado de Roma, cabeça e mãe de todas as cidades católicas do orbe.

1943-07-25 - 7 Dias em Revista / Notícia dolorosa a comentar, esta de caráter doméstico: o Instituto da Ordem dos Advogados reabriu o debate sobre a "poligamia a prestações", que é o divórcio. Querer-se-á ressuscitar a luta, reavivar todos os ressentimentos e desafiar a opinião unanimemente católica do país?

1943-08-01 - A queda de Mussolini / O “Legionário” combateu o fascismo não para se arrogar a gloriola de dizer que foi previdente. Não tivemos outro intuito senão servir a Igreja. Os fatos estão a demonstrar que a servimos bem. Louvemos a Deus por isto e continuemos a trilhar nosso caminho, dispostos hoje como ontem a arrostar as incompreensões, as dificuldades, os ataques de toda ordem, largamente recompensados desde que conservemos sem mancha o estandarte católico que conduzimos em nossas mãos - Sempre distinguimos o regime fascista ou nazista, da Itália ou da Alemanha. E, mesmo no mais forte de nossa luta contra a ditadura dos camisas negras ou dos camisas pardas, sempre timbramos em afirmar que os católicos italianos e alemães nos mereciam o mais acendrado amor - Para nós católicos, não pode haver lugar para preconceitos contra este ou aquele país, ódios contra este ou aquele povo. Os vínculos sobrenaturais que nos unem são mais fortes do que as razões naturais que nos desunem - Estaremos à altura de nossas tradições de católicos e de brasileiros se evitarmos a respeito dos acontecimentos qualquer atitude capaz de despertar ressentimentos indeléveis e rancores sem fim - Graças à atmosfera do Congresso de Viena, a Revolução não morreu. O totalitarismo precisa morrer. Não caminhemos, pois, para a despreocupação, a frivolidade, a efêmera alegria de um novo Congresso de Viena!

1943-08-01 - Comentando... A Casa de Saboia / Não se pode negar, a Casa de Saboia foi algo de providencial para a Itália, na atual conjetura. Cessada a aventura mussoliniana, a monarquia aparece aos olhos dos italianos como alguma coisa de estável no meio da tormenta, a voz do bom senso no meio da confusão, uma força tradicional no meio da desordem. Se não fosse a existência de um Rei, que é o descendente de uma grande dinastia, o representante vivo da cultura e da História, que estaria acontecendo agora à Itália, após a queda de Mussolini? O caos, o mais tremendo e mais incrível caos estaria subvertendo a península. As ditaduras passam, mas as dinastias ficam. A Casa de Saboia pode vir a ser destronada. Que acontecerá então?

English:

1965-03-01 -
Understanding the Richness of the Angelus: a very brief, eminently logical and well made three-point meditation on the Incarnation

 

05/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Maria Goretti (dia 6): mártir da pureza, e o nexo entre nudismo e anarquia

Artigos em O Legionário:

1943-07-04 - Fundamentos abalados / Pio XII: “toda a sociedade precisa ser reparada e melhorada, porque estão trincados os seus próprios alicerces”. O que de mais grave pode ocorrer a um edifício do que ter abalados os seus próprios alicerces? Chamar a atenção para a situação tristíssima em que o mundo se encontra não é fazer obra de desânimo e dispersão, mas estimular os incautos e arregimentar os retardatários. A sentinela, quando toca o clarim, não tem por fim fazer fugir, mas dar o toque de reunir para a luta. E' o que devemos fazer - Nem tudo no mundo contemporâneo é mau. E a Igreja, sumamente justa e cautelosa, jamais poderia tomar partido por um certo pessimismo sombrio e incondicional, que indistinta e colericamente atirasse o anátema em tudo quanto hoje existe. De outro lado, em lugar de nos extasiarmos incondicionalmente com o que o mundo atual tem de bom, devemos admitir que este bem é apenas um bem acessório, secundário, acidental. E que defeitos profundos e irremediáveis trincam todo o edifício da sociedade atual.

1943-07-11 - 7 Dias em Revista / Viena deve ser a capital católica de um grande Império alemão ou de uma monarquia dual austro-húngara. Qualquer coisa que não seja isso representará, para a influência católica na bacia danubiana, um prejuízo irreparável - À medida que se generaliza a descristianização do mundo contemporâneo, vão reaparecendo os costumes políticos das piores épocas de decadência. Exemplos significativos: tentativa de rapto do General De Gaulle e as circunstâncias suspeitas que cercaram a morte do General Sikorsky.

1943-07-18 - Comentando... Racionamento / Se o racionamento se justifica como medida excepcional, na medida e na proporção das exigências reais da guerra, querer transformá-lo em medida definitiva, a vigorar mesmo na paz, é um absurdo. Então, para que estamos em guerra? Não é pela causa da liberdade, contra a escravidão nazista? Ora, quem não vê que um regime de racionamento universal e permanente em épocas normais, outra coisa não é senão puro totalitarismo? Se é para isso, toda esta imensa soma de sacrifícios estaria sendo inútil, em pura perda.

1943-07-25 - Comentando... Nivelamento das classes / Leão XIII, em alocução ao patriciado e à nobreza de Roma, afirmou peremptoriamente que a distinção das classes é providencial condição da vida social. E não é este o único pronunciamento de Leão XIII sobre o assunto, mesmo porque outros Papas se manifestaram, repetidamente, no mesmo sentido. É tão grande o número de documentos pontifícios que, direta ou indiretamente, inculcam e defendem a constituição hierárquica da sociedade, contra o ideal nivelador da Revolução, que com eles se poderia fazer uma bela, utilíssima e atualíssima antologia, densa do mais autêntico e verdadeiro senso católico. Uma sociedade nivelada será uma sociedade inorgânica, um conjunto de indivíduos impessoais, simples números no total coletivo; nesta sociedade não haverá Autoridade, mas todo o Poder estará reunido nas mãos de um só autocrata. Todos serão iguais: todos igualmente escravos.

Italiano:

1970-07-12 - La perfetta gioia / Incrollabile fedeltà al Papa in tutta la misura in cui la Chiesa comanda. Un insegnamento di San Francesco d'Assisi.

 

04/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Isabel de Portugal, Rainha (dia 4)

Artigos em O Legionário:

1943-06-27 - Pastor Angelicus / Nessa pobre cristandade tão dilacerada no campo político, por mais trágica que seja a efusão de sangue cristão por mãos cristãs em campo de batalha, há coisa ainda mais triste. E' a desunião religiosa - A inércia dos bons ante a sistemática agressão dos provocadores não é sempre um fator de paz, mas, frequentemente, uma causa de guerra, pois que os provocadores, estimulados pela carência de qualquer reação, facilmente passarão da provocação à agressão, tornando então inevitável o combate - Lutemos com vigor, com denodo, com heroísmo. Mas não guardemos em nossos corações aqueles mananciais de ódios e de ressentimentos dos quais brotará a guerra futura da guerra presente, como a guerra presente brotou da guerra passada - É próprio do Brasil combater como combatia São Luís IX, Rei de França: ninguém tão rijo na luta, ninguém tão moderado na vitória, ninguém tão compassivo ante a desgraça do vencido. Reivindicava seus direitos em toda linha, com heróico vigor. Mas, reparados os seus direitos, podia-se ver que nenhum ódio tivera seu grande coração.

1943-06-27 - Comentando... A ofensiva contra a família / Há dois modos de combater a família. Um, consiste em investir contra ela abertamente, quer visando extingui-la por completo, como é o caso do comunismo, quer visando destruir-lhe a parte mais importante e fundamental, o vínculo indissolúvel. O outro modo, porém, é inteiramente diverso: vem de mansinho, vai corroendo tudo o que há de substancial em torno da Família, reduzindo-a à expressão mais simples, a um simples rótulo sem conteúdo, a um fantasma vago e flutuante, um sonho, uma miragem. A Família, é verdade, continua a existir, mas só poderá ser encontrada nos dicionários. Este modo desleal de combater a Família é próprio aos regimes nazifascistas, que se caracterizam pela fraude e pela mentira despudorada. 

1943-07-04 - Comentando... A reforma de Londres / Desde que cessou a ofensiva aérea nazista contra a Inglaterra, ofensiva que visou Londres de modo todo especial, os urbanistas ingleses começaram a formar projetos de remodelação de suas antigas cidades, principalmente de sua Capital. De fato, depois de tão grandes destruições, era necessário começar a pensar na reconstrução. Agora, segundo informa a imprensa, estes planos urbanísticos já estão prontos. Londres será melhor traçada, mas será menos Londres e nas suas novas avenidas largas, de ângulos retos, se estabelecerá o império do anonimato e da banalidade. Por isso mesmo, os planos de reforma de Londres prevêem a formação de verdadeiras ilhas de tradição e de história, regiões inteiras da cidade, que serão religiosamente conservadas com todas as suas características, em meio à nova metrópole. E se, a exemplo disto, nós ainda tivéssemos a nossa Rua São Luiz? Afinal de contas, São Paulo ainda será São Paulo?

Español:

* Nº 30 - La verdadera santidad es fuerza de alma y no debilidad sentimental / "La Iglesia enseña que la verdadera y plena santidad es el heroísmo de la virtud. La honra de los altares no es concedida a las almas hipersensibles, débiles, que huyen de los pensamientos profundos, del sufrimiento pungente, de la lucha, en fin, de la cruz de Nuestro Señor Jesucristo: “el Reino de los Cielos es de los violentos”, la Iglesia sólo canoniza a los que en vida combatieron auténticamente el buen combate, "arrancando el propio ojo o cortando el propio pie" cuando causaba escándalo, y sacrificando todo para seguir únicamente a Nuestro Señor Jesucristo."

 

03/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomé, Apóstolo (dia 3)

Artigos em O Legionário:

1943-06-06 - Comentando... Convênio cafeeiro / É de doutrina católica que o Estado tem direito a exigir de seus súditos aquelas contribuições necessárias à promoção do bem comum. Entretanto, é também de doutrina católica que tais contribuições não devem oprimir os súditos e destruir ou abalar os patrimônios, porque isto iria contrariar a própria finalidade do Estado e a razão que justifica a imposição de tributos. Só em casos excepcionalíssimos de salvação pública é, lícito impor tão grandes sacrifícios. A Igreja não sofre violência apenas quando as instituições eclesiásticas são atacadas. Porém, sempre e em todo o lugar em que o espírito cristão, a vida divina que Ela traz à terra encontra obstáculo, ferindo-se contra uma realidade oposta, a Igreja é atingida no que Ela tem de mais importante, na sua própria razão de ser. Isto é uma coisa pouco considerada, mas é muito importante.

1943-06-13 - Polônia / “Procurai antes de tudo o reino de Deus, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”. A esta regra não pode escapar a política internacional. E, se cremos no Evangelho, devemos reconhecer que as coisas materiais e secundárias só prosperarão na medida em que o reino de Deus florescer. A Polônia é católica, e nossa principal preocupação no que diz respeito a ela consiste em que lhe sejam propiciadas todas as circunstâncias necessárias à conservação de sua Fé. Esmagada entre a Prússia protestante e pagã e a Rússia atéia ou cismática, a Polônia deve contar com o apoio de todos os países católicos para se manter independente. Para católicos, entregar uma parte da Polônia ao domínio soviético implica em atirar irmãos às feras.

1943-06-13 - Comentando... Pan-cristianismo / Decididamente, a moda hoje é ser cristão. Todo o mundo é cristão: os fascistas são cristãos, os comunistas são cristãos, os grã-finos são cristãos, os adúlteros são cristãos, Ghandi é cristão, os ateus são cristãos. Já entrevemos o dia em que também os ladrões, os apóstatas, os infiéis, os budistas, os xintoístas, os mórmons serão cristãos. Neste dia, só a Igreja Católica será acusada de não ser cristã, por toda essa nova espécie de cristãos... Prepara-se por aí uma grande festa de pseudocristianismo, que vai ser uma grande sedução, uma grande tentação, um dos maiores golpes de todos os tempos contra a Igreja, golpe tão grande e tão bem planejado, que A faria soçobrar, se Ela não fosse indefectível. Os indícios são vários.

1943-06-20 - Comentando... Ainda o livro "O poder soviético" (de
Hewlett Johnson)

1943-06-20 - A alocução pontifícia / Discurso de Pio XII a vinte mil operários italianos: 1) desmente a acusação de que a Santa Sé tenha qualquer responsabilidade pela deflagração da presente guerra; 2) mais uma vez a defesa da instituição da propriedade privada, declarando que ela constitui o "fundamento da estabilidade da família"; 3) apesar dos que consideram que tudo vai "na melhor das maravilhas", o Papa afirma: “os fundamentos da sociedade foram completamente abalados”; 4) com ternura lembra tudo quanto a Igreja tem feito pelos operários; 5) isto não obstante, a Santa Sé condena, até nessas nobres e justas reivindicações, tudo quanto possa ser revolucionário, intemperante, excessivo. E' sempre o perfeito equilíbrio da Igreja.

English:

1970-04-05 - Nothing learned, nothing forgotten / The perfect code of human conduct is in the Ten Commandments of the Law of God. If all men were to follow this Law fully, all of man's ideological and moral problems would be resolved. If, on the contrary, all men fully violate this Law, humanity will not be long in destroying itself.

 

02/07/2019

Artigos em O Legionário:

1947-08-10 - Comentando... Os ossos para o Governo / Quando o Estado conseguiu promover o interesse público, ainda que com prejuízos financeiros, lucrou. Mas se o Estado tiver lucros financeiros à custa do interesse público, na realidade teve prejuízo. Infelizmente no Brasil são poucos os que compreendem esta verdade, sendo frequente que o Estado intervenha com a sua força, soberana, para beneficiar empresas de sua propriedade, contra o bem comum.

1947-08-17 - 7 Dias em Revista / Nesta semana, um dos acontecimentos políticos mais importantes de nossos tempos: aprovação, na Inglaterra, de uma lei que reduz o operário à condição mais parecida com a de um escravo... e feita pelo partido trabalhista! A Câmara dos Lordes, acovardada, aprovou sem discussão este decreto. E apenas aprovado, recebeu a sanção real. - Arcebispo de Westminster: a perseguição religiosa continua a oprimir os iugoslavos (Mons. Stepinac)- Qualquer afrouxamento dos laços que unem a África ou a Ásia às potências européias significará o triunfo das correntes nativistas que levantam o Oriente contra o Ocidente. Será quase impossível evitar que elas se voltem contra o Cristianismo mais cedo ou mais tarde. O sentido de unidade do Corpo Místico de Cristo faz-nos sofrer na previsão das perseguições que terão de suportar as missões católicas africanas e asiáticas ora florescentes.

1943-05-16 - Comentando... Açúcar / Infelizmente, é muito comum acontecer que as classes agrícolas, que constituem a verdadeira fonte da economia nacional, e onde se encontram as nossas tradições mais vivas e mais puras, sejam sacrificadas e reduzidas a um estado de quase permanente penúria, em proveito, frequentemente, de plutocracias cosmopolitas e parasitárias.

1943-05-23 - Comentando... Catolicismo e socialismo / O ataque da Alemanha à Rússia, no verão de 1941, veio criar, como prevíramos, uma realidade nova: o comunismo está ficando simpático a muita gente. Há um tal baralhamento de conceitos, uma tal confusão espiritual, que há muita gente que não percebe que o comunismo é também uma escravidão, é também um totalitarismo, de modo que salvar-se do nazismo para cair no comunismo é sair das trevas para mergulhar na escuridão. No meio desta confusão, o católico não pode ter dúvidas. Pio XI já declarou que o comunismo não é condenável apenas por ser antirreligioso e ateu, mas porque institui uma ordem social contrária à ordem natural. - A rádio do Vaticano, em transmissão especial para a Rússia, condenou os fundamentos do socialismo: “Deve ser repudiada a base principal do socialismo: o princípio da propriedade comum. O governo civil deve evitar toda interferência com a vida privada ou familiar de seus cidadãos. A inviolabilidade da propriedade privada deve ser o fundamento mais importante do Estado. O povo, em cujo Estado lhe seja privada a proteção com respeito à propriedade, deve evitar tal regime”.

Español:

Nº 818 - Europeización / "Denomino “europeización” a la comprensión de lo que Europa tiene de bonito y la adopción del estado de espíritu del europeo [en 1966]. Los europeos buscan organizar la vida de modo bello, con valores positivos. Los latinoamericanos, sin embargo, generalmente no toman las cosas con ese estado de espíritu. ¿Hay en ello un sentido religioso? Lo hay, evidentemente, pues las cosas magníficas de la naturaleza nos han sido dadas por la Providencia para elevarnos a Dios. Son imágenes de la sublimidad de Él."

 

01/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* O Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Artigos em O Legionário:

1947-02-02 - Comentando... Candidatos e eleitores / A desfaçatez, a falta de compostura e de decoro, o cinismo cresceram em tais proporções, que ninguém mais se julga inibido por nada a pleitear o que quer que seja. Mas isto ainda não é o pior. O mais grave é que semelhantes candidatos perceberam que o ambiente social se modificara tão sensivelmente que, apesar de desqualificados, a sua candidatura se tornou possível. O que era inacessível em outros tempos, é hoje, quando muito, uma atitude um tanto audaciosa, nada mais. - Para haver demagogia não basta o demagogo, é preciso o povo que ama o demagogo e vê nele a expressão dos seus sentimentos.

1947-02-16 - Comentando... O fanatismo trabalhista / Em todos os lugares onde o Estado se apodera dos meios de produção o resultado são os racionamentos, as filas, as carências e o mercado negro. O exemplo mais gritante é a Rússia, onde a escassez de todos os produtos se tornou crônica, após o advento do regime soviético, a despeito de todos os planos quinquenais. E o coroamento de tudo é uma clamorosa corrupção administrativa, de que a própria Rússia nos oferece uma flagrante ilustração, com as suas purgas cíclicas.

1947-07-20 - Comentando... Moderação / O pior inimigo da virtude não é sempre o vício escancarado, mas a contrafação da virtude verdadeira. O vício aberto, cínico, extravia facilmente as almas depravadas. A virtude mal-entendida, ou mal praticada, pode iludir e desviar as próprias almas retas. É o que se dá, por exemplo, com a confiança na misericórdia de Deus. Há virtude mais indispensável à salvação? Haverá coisa mais arriscada do que exagerar esta virtude, transformando-a em presunção infundada de nos salvarmos? Dá-se o mesmo com a moderação.

1947-07-27 - 7 Dias em Revista / Início da guerra entre a Holanda e a Indonésia e o manifesto do "grande mufti" de Jerusalém conclamando todos os povos árabes e muçulmanos a se manifestarem a favor da Indonésia - A história do mundo mostra como é difícil afastar o perigo de uma guerra, quando se acha em jogo a malícia do homem. Não bastam os propósitos pacíficos de um lado, diante da má fé e perfídia de propósitos do outro. Quando de ambos os lados há repúdio das leis de Deus e dos princípios de justiça, cresce o horror desses conflitos em que os homens se entredevoram.
 

*   *   *

Bookmark and Share