Novidades
   

NOVIDADES

SETEMBRO

 

18/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São José de Cupertino (1) - Como um rebotalho humano tornou-se insigne santo. Amar a Deus e cumprir sua vocação: isto é ser grande, feliz, eficiente e bem sucedido na vida

* São José de Cupertino (2) - Heróica despretensão e confiança em Deus e em Nossa Senhora. Cada episódio de sua vida é uma lição para nós

* São José de Cupertino (3) - Admirado por todos católicos, no que deve ser imitado? Seus dons sobrenaturais evocam a atmosfera medieval

Artigos em O Legionário:

1938-11-13 - Obra das vocações / A Santa Sé insiste para que o apostolado seja, de preferência, desenvolvido por pessoas do próprio meio social. A Igreja não precisa, evidentemente, de Sacerdotes desta ou daquela classe, para realizar sua tarefa. Sem embargo disto, é certo que o apostolado feito por uma pessoa do próprio meio tem vantagens que ninguém pode ignorar, e que devem ser tomadas na devida consideração - Também outras carreiras, que oferecem inconvenientes, são cuidadosamente afastadas por muitas famílias. Um exemplo disto está nas carreiras do Exército e da Marinha, das quais, por egoísmo e mediante violência, são afastadas muitas vocações autênticas.

1941-04-27 - Comentando... A igreja de Santa Cecília / Mesmo as pessoas mais fúteis, que transformam a assistência à Missa numa exibição de modas, sentem-se atraídas, no fundo, pelo mistério espiritual desta igreja. É uma última nostalgia da verdadeira religião, que punge estas almas engolfadas no mundanismo e as impele, sem que elas tenham plena consciência, para a sombra piedosa de Santa Cecília. Sem o saberem, elas buscam no sossego religioso desta igreja, a satisfação dos anseios mais secretos do coração, que a agitação febril do mundo só faz iludir ou exasperar.

English:

N. 177 - Medieval Paternalism and Progressivist Neo-Slavery

 

17/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Roberto Bellarmino, jesuíta e Doutor da Igreja

Artigos na Folha de S. Paulo:

* 1978-10-14 - Ao papa ignoto / "Santo Padre, afastai o perigo com que se defronta a unidade do Brasil". Na segunda quinzena de janeiro deste ano (1978), 52 missionários de quatorze Prelazias e Dioceses, reunidos em Manaus, publicaram extensa Declaração sobre "a situação de calamidade em que se encontram numerosos povos indígenas da região, espoliados de suas terras e de suas culturas, especialmente pela ganância de poderosos latifundiários". O trecho entre aspas é do "Osservatore Romano" (19 de fevereiro, edição semanal em português).

Artigos em O Legionário:

1938-11-05 - A dinamite de Cristo / 10° aniversário de falecimento de Jackson de Figueiredo - Descrição do mundo ocidental entre 1918-1928. O Brasil nunca atravessou uma quadra mais asfixiante, sob o ponto de vista espiritual, moral e intelectual, do que os longos anos de estagnação que precederam o apostolado jacksoneano. O que era mais triste do que tudo era o conformismo dos católicos. Não apenas dos de rótulo, mas ainda de muitos dos fervorosos. Nunca faltou ao Brasil, mercê de Deus, um pugilo de bravos e autênticos batalhadores da Fé. Mas como era incompreendido, ignorado, ou até injuriado seu apostolado! Foi dentro deste cenário que Jackson surgiu. Primeiramente, lançou ele uma grande inquietação no espírito dos que se julgavam bem com Deus e a Igreja porque acendiam ao Criador uma vela, aliás pequena e de cera falsificada, enquanto um braseiro de círios ardia aos pés de Mamon e de Afrodite. Depois sua investida foi contra Rousseau e todo o liberalismo - Os pusilânimes e os estultos só viram na obra de Jackson o ódio que despertou. Os que não vêem as coisas com um olho só, apontam na explosão do grande dinamiteiro de Cristo a causa mais fundamental – humanamente falando – do admirável "renoveau" por que o Brasil está passando.

Español:

1978-09-16 - El dique de papel secante / Descripción de como la respetabilidad fue desapareciendo de la vida y la responsabilidad de los "respetables" por eso, de los años 20 hasta cerca de los 80 del siglo XX. Aplicación al comunismo en la sociedad temporal.

Italiano:

* 17 settembre, San Roberto Bellarmino, grande tranquillità di spirito del “martello degli eretici”
 

 

El futuro tribal que se prepara
(Ebook gratuito)
Plinio Corrêa de Oliveira denunció, ya en 1976, la penetración en los ambientes misioneros del “progresismo católico” de una ideología tribal. Ellos ven en la vida tribal una síntesis ilusoria entre el auge de la libertad individual y del colectivismo consentido, en la cual este último acaba por devorar la libertad.

16/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Cipriano e seu Tratado "De Lapsis". Como a Santa Igreja trata os diversos tipos de pecadores / “como está escrito, aquele que vos chama felizes, conduz-vos ao erro e turva o caminho de vossos pés e o que passa brandamente a mão sobre o pecador, com afagos de adulação, não faz senão fomentar o pecado e não reprime os delitos, mas ao contrário alimenta-os”.

Artigos em O Legionário:

1938-10-16 - A aurora dos deuses - I / Continuo direitista, mas nego peremptoriamente que o fascismo e o nazismo, tanto quanto a Action Française, sejam direitas. A experiência me provou que são esquerdas materialistas e socializantes, mais ou menos disfarçadas. Onde me parecia ver desfraldado o estandarte de São Miguel, encontrei os galões dos soldados de Lúcifer. Onde me parecia ver os soldados de Deus, encontrei na realidade os asseclas mais ou menos conscientes das divindades ferozes e diabólicas do paganismo antigo. Onde me parecia só haver dois campos, o do Kremlin ateu e o do Vaticano, encontrei na realidade um terceiro campo, que é o da Alemanha pagã.

1938-10-23 - A aurora dos deuses - II / A meu ver, os alemães que se embrenhavam pelas florestas para adorar os deuses wagnerianos da era pré-cristã eram absolutamente tão loucos quanto os paulistas que fossem dialogar com a Mãe d’água à beira do Tietê no Parque Pedro II ou espreitar o saci-pererê nas ramagens repolhudas do parque da Avenida Paulista. Entretanto, sob pena de negar crédito a vozes das mais qualificadas dentro da Santa Igreja e a fatos cuja evidência se impunha à minha observação, era-me forçoso reconhecer que os deuses pagãos ressuscitaram na velha Alemanha. Como explicar um fenômeno tão estranho? Para fazê-lo, procurei sua relação com a História da evolução do pensamento alemão de Lutero para nossos dias. A explicação jorrou daí clara e cristalina. O percurso luteranismo-enciclopedismo-comunismo. A superstição é um corolário necessário da descrença, a vala comum para a qual descambam os céticos.

1938-11-05 - Comentando... História do Brasil / Ofício ao governo, pedindo que seja restabelecida a cadeira de História do Brasil nos programas oficiais. Para que seja bem compreendida a resolução acima, é necessário que um fato inacreditável e inconcebível seja explicado: atualmente não se ensina História do Brasil nos colégios. Semelhante fato é mais um fruto mirrado daquela famigerada mentalidade trombuda, de que já temos falado tantas vezes. Para eles, a sociedade inteira é um grande mecanismo e as pessoas que a compõem não passam de peças deste mesmo mecanismo. É de grande utilidade saber-se o pedigree de cavalos de corrida, mas de que serve conhecer-se o passado de uma colmeia? Os indivíduos que têm semelhante concepção da vida tendem, necessariamente, a constituir uma sociedade mecânica, burocrática, monótona, estúpida, medíocre, essencialmente sem história, porque uma tal sociedade giraria perpetuamente sobre si mesma, repetindo sempre as mesmas situações, assim como um relógio repete sempre as mesmas horas. Porém, nós, católicos, não pensamos assim, não queremos isso.

1938-11-27 - Comentando... Mocidade e esporte / Há, hoje em dia, um certo modo de conceber o esporte inteiramente animal. Este espírito leva ao abrutalhamento mais ou menos geral de todas as relações humanas. O mundo moderno vive de exterioridades: quer ser jovem, mas é gasto, azedo, neurastênico. A personalidade humana é como vinho precioso, que precisa de ser guardado com cuidado, sem agitações, para depurar-se e valorizar-se com o tempo. Do contrário, se ficar exposto ao ar livre, torna-se vinagre.

Español: discursos, conferencias

1965-08-31 - El coloquio de San Agustín con Santa Mónica en Ostia, y la búsqueda del absoluto / "Es una verdadera búsqueda de lo absoluto. Empezaron a considerar: primero las cosas de la tierra, que lisonjean los sentido. La oposición es de la felicidad celestial con la felicidad de los hombres. Respuesta: esto no es nada. Entonces, empiezan a preguntar: ¿cómo es entonces la felicidad verdadera? Y empiezan a recorrer los cielos, a imaginar como sería el paraíso celestial material, pero invisible, y cómo sería la gloria de la visión beatífica que en este paraíso se goza. Este es el esquema de su conversación."

 

13/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Quinta Aparição de Nossa Senhora em Fátima

* São João Crisóstomo

Artigos em O Legionário:

1938-10-30 - Comentando... A Igreja e o ensino / Quando da proclamação da República, o episcopado brasileiro dirigiu aos fiéis, e muito especialmente aos responsáveis pelas novas instituições, uma pastoral coletiva. Desta já se inferia com segurança o que hoje se descobre como novidade: a importância básica da educação.

1938-10-30 - Vargas e Bonaparte / Napoleão Bonaparte achava - e a História ratifica sua opinião - que um dos fatores preponderantes do fracasso da epopéia imperial foi a inépcia dos homens que o rodeavam. Veio-nos isto à mente a propósito do Sr. Getúlio Vargas. Incontestavelmente, dentro da liça elástica e cheia de alçapões, que é a política brasileira, ninguém tivemos ainda que possuísse a napoleonicidade política do Presidente da República. Napoleão derrotava seus adversários fazendo-os recuar diante de seu exército agressor. Getúlio Vargas é mais completo, mais sublime, mais absolutamente total na arte de destruição. Ele não faz recuar ninguém. Como um mágico, abraça... e elimina. Ora, positivamente eliminar é muito mais do que fazer recuar. Quem recua, vive. Quem é eliminado desaparece. Mas vejamos até que ponto a inépcia de alguns aliados vai criar para o Presidente uma situação difícil - A Igreja não faz atentados nem revoluções, mas “é uma bigorna que tem desgastado muitos martelos”.

Livros:

1987 - "Projeto de Constituição angustia o País", Parte IV, Capítulo VII – Índios: os aristocratas da nova ordem constitucional / 1. A História do Brasil reinterpretada segundo certas correntes da “Teologia da Libertação” - 2. Harmonização das etnias em oposição à luta de raças - 3. Culturas diversas que se completam amistosamente em um só povo - 4. Privilégios concedidos aos índios no Substitutivo - 5. Socialismo autogestionário entre os índios - 6. Exploração das riquezas naturais, só com autorização dos índios! - 7. Concepção hipertrofiada dos direitos dos índios: ameaça à soberania nacional
Os movimentos separatistas indígenas de há muito figuram entre os objetivos da Revolução Comunista Internacional. Assim, escreve Walter Kolarz, da BBC de Londres, conhecido especialista em assuntos do comunismo:
“A Segunda Declaração de Havana invocou o caso dos índios, dos mestiços, dos negros e dos mulatos na esperança de encontrar, nesses grupos raciais, um poderoso exército de reserva da revolução ... Essas questões raciais estavam sendo suscitadas na Declaração de Havana com especial persistência, e as passagens em apreço lembram várias declarações sobre a América Latina feitas pela Internacional Comunista de antes da guerra na qual o problema dos índios costumava ocupar lugar importante. Já em 1928, por ocasião do Sexto Congresso Internacional Comunista, os partidos da América Latina foram instruídos para elaborarem ‘toda uma série de medidas especiais relativas à autodeterminação para as tribos de índios, a propaganda especial nas próprias línguas deles e aos esforços especiais para conquista de elementos importantes entre eles’. Em resposta a essa orientação geral, os comunistas peruanos advogaram a formação das repúblicas Quechuan e Aymaran, e até o Partido Comunista do Chile exigiu a criação da república de Arauco, embora houvesse apenas uns poucos mil índios araucanos nas partes meridionais do país. Já em 1950 os comunistas mexicanos lançavam o ‘slogan’: ‘autonomia na administração local e regional’ para os povos indígenas. Não obstante as asserções contidas na ‘Declaração de Havana’, os comunistas não eram mais pró-negros ou pró-índios do que eram pró-tibetanos, pró-guineenses, pró-húngaros ou pró qualquer outro povo. Negros, mulatos, índios e mestiços destinavam-se simplesmente a ser usados como matéria-prima sociológica e política para promover a ascensão dos partidos comunistas latino-americanos ao poder” (Walter Kolarz, Comunismo e Colonialismo, Dominus, São Paulo, 1965, p. 99).

Invito al Convegno Internazionale: AMAZZONIA: LA POSTA IN GIOCO
Sabato 5 ottobre dalle 9:30 - Hotel Quirinale, Via Nazionale 7 – 00184 Roma
(zona Metro Repubblica – Stazione Termini)

https://panamazonsynodwatch.info/it/

 

 

O perigo do Sínodo da Amazônia que se aproxima

 

 

12/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* O Santíssimo Nome de Maria

Artigos em O Legionário:

1938-09-11 - 7 Dias em Revista / Recente pastoral coletiva do Episcopado alemão denunciando energicamente o rigor sempre crescente da tremenda perseguição que os católicos sofrem por parte do nazismo. Essa pastoral se empenhou particularmente em demonstrar que, longe de desejar apenas uma limitação na atividade da Igreja, a política de tende a extirpar inteiramente qualquer convicção cristã da alma alemã. Essa gravíssima acusação foi endossada pelo “Osservatore Romano”, que tributou os maiores elogios à atitude dos Bispos alemães - Demitidos numerosos professores católicos da Universidade de Viena, por motivos de ordem religiosa.

1938-10-09 - O crepúsculo dos demônios / Análise do pacto de Munique - Se Joseph de Maistre disse com razão que a Revolução Francesa foi satânica, pode-se dizer com maior razão que a guerra de classes promovida pelo comunismo internacional é a explosão universal daquilo que na Revolução havia de mais caracteristicamente diabólico - Uma era nova parece raiar para a Europa: é a era dos deuses wagnerianos ressuscitados de seu sono antigo.

1938-10-23 - Comentando... Ainda o divórcio / É bastante simplista a mentalidade dos que defendem o divórcio. Consiste em aplicar ao homem e à sociedade humana, portanto ao que é vivo, um processo de raciocínio que só convém ao que é mecânico, ao que é inerte. Por exemplo, quando verificamos que um parafuso não se ajusta bem a uma porca, nós o desparafusamos e vamos experimentando, sucessivamente, outros parafusos, até que encontremos o que se adapte bem. Da mesma forma raciocinam os divorcistas. O que parece ser uma solução, é na verdade a criação de uma infinidade de novos problemas. Eles só conseguem compreender a sociedade como algo quantitativo, um grande mecanismo sem alma...

English:

1964-09-11 - Zeal for the Most Holy Name of Mary

Español:

1964-09-11 - El Dulce Nombre de María y el deber de velar por la gloria de Dios “ahora y siempre”

 

11/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Jacinto, pregador no Leste europeu, considerado como o apóstolo da Ordem dos dominicanos na Polônia (festa dia 11)

Artigos em O Legionário:

1938-08-14 - Ainda os Dirigentes / Um dirigente que não conheça os fins da sociedade não é capaz de reconduzí-la à normalidade. Ele é, pois, um dirigente incapaz de dirigir, um piloto que não conhece o mar, um capitão que não sabe guerrear. E quando, em virtude disto, a associação se esfarelar e se esboroar nas suas mãos, ele ainda clamará contra a corrupção do século, como se fosse esta a única causa de seu fracasso! Certamente o século é corrupto. Mas a Igreja é santificadora e não há quem lhe possa resistir! - Um católico que, fazendo bem ao seu próximo, o faz como faria um ateu, isto é, como se Deus não existisse, é uma perfeita aberração. Não há um único católico ou uma única associação que, podendo promover a salvação de uma alma, não deva fazê-lo.

1938-09-04 - A cooperação da vontade / “Em tudo que fizerdes, eis a regra das regras a seguir: confiai em Deus, agindo entretanto como se o êxito de cada ação dependesse unicamente de vós e não de Deus; mas empregando assim vossos esforços para esse bom resultado, não conteis com eles, e procedei como se tudo fosse feito por Deus e nada por vós” (Santo Inácio de Loiola).

1938-10-23 - Comentando... Ponderação oportuna / O Sr. Arcebispo-Bispo de Campos (RJ), Dom Octaviano Pereira de Albuquerque, teve a gentileza de nos fornecer cópia do discurso com que acolheu, em Campos, o Sr. Presidente da República, Getúlio Vargas. - Ou o Estado brasileiro será qualquer coisa inteiramente diversa do nazismo ou terá contra si todos os católicos, isto é, todo o Brasil.

Español:

1952-12 - ¿Cómo actuar para disipar las tinieblas? Como hizo Jesucristo que fue la luz por excelencia. ¿Concretamente cómo? ¿Qué métodos emplear? / "¿Pecado? No es un término conveniente: hable mejor de debilidad, de lapso, de desliz. Y cuidado: es necesario hablar sobre esto sonriendo... ¿Infierno? ¿Para qué?..."

 

10/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Pulquéria (dia 10/9), virgem, imperatriz do Oriente aos 15 anos, muito devota de Nossa Senhora, conteve os bárbaros e as convulsões internas, ao mesmo tempo que sustentava a ortodoxia

Artigos em O Legionário:

1938-08-21 - Burocracia / Há três “espíritos” que prejudicam imensamente a formação dos membros de uma associação: o burocratismo, a sociologite e o pietismo - Em uma reunião em que se trata quase exclusivamente de poeira administrativa, o que se disse de útil? Que esforço se fez para iluminar a inteligência dos associados, de sorte a inserir nelas, cada vez mais profundamente, a semente da Verdade católica? O que se fez para consolar seus corações, às vezes torturados de dores? O que se fez para lhes apontar com clareza o dever a cumprir? O que se fez para lhes dar ânimo para o cumprimento desse dever?

1938-08-21 - Uma meditação útil para o século dos führers e dos ditadores / A Santa Igreja celebrou as festas de dois reis que foram ao mesmo tempo grandes Santos e grandes estadistas: Santo Estevão, o fundador da monarquia húngara, e São Luís IX, o consolidador da monarquia francesa. Dois monarcas tão enérgicos e tão varonis, revestidos embora de uma autoridade sem limites, nunca abusaram de seu poder para aventuras políticas, extorsões fiscais ou abusos. É só sob a influência da Igreja que podem florescer os estadistas capazes de usar o seu poder com a firmeza e a suavidade necessárias. Quanto aos estadistas não católicos da direita como da esquerda ou do centro, estão expostos a se deixarem desarmar ante o inimigo por um sentimentalismo imbecil e covarde, ou fazerem de seu poder um instrumento de tortura que acabará por supliciar até a parte sã do país.

1938-08-28 - Sociologite / Sentimos a gravidade da omissão  daqueles que, em pleno cataclismo contemporâneo, se julgam no direito de levar sossegadamente um vidinha espiritual medíocre, tão indiferente às lutas da Santa Igreja quanto um habitante do planeta Marte! No entanto, por mais nobre que seja a preocupação apostólica dos que ardem de entusiasmo no meio da peleja contemporânea, também ela se tornará nociva se chegar a abafar a preocupação da santificação de seus membros.

1938-10-09 - Comentando... A “Benção das rosas” / Cogita a prefeitura de comemorar a entrada da Primavera com uma exposição de flores, a realizar-se nos baixos do novo Viaduto do Chá. A esse respeito, o sr. Guilherme de Almeida, chefe da Divisão de Expansão da Cultura, fez a imprensa interessantes declarações. Disse o famoso poeta que havia em São Paulo, a partir de 1583 uma cerimônia religiosa na entrada da Primavera: a “Benção das Rosas”, que consistia, principalmente, numa procissão, em que as moças compareciam coroadas de rosas; debaixo do palio ia o sacerdote conduzindo a imagem de Nossa Senhora, também coroada de rosas.

English:

1971-04-21 - Suspicion, Vigilance, Pugnacity With Oneself and the true counter-revolutionary

 

09/09/2019

Artigos em outros periódicos:

1976-01-15 - “Bobo é cavalo do Demônio” / O que é precisamente um anticomunista? Anticomunista autêntico: opositor da filosofia marxista; opositor do programa político, social, econômico marxista - Não comunista tolo e inofensivo: o comunismo é totalitário, impede eleições livres (leitmotiv); passa a segundo plano a defesa dos valores da tradição, da família e da propriedade.

Artigos em O Legionário:

1938-10-02 - Os frutos ideológicos da paz / Os homens e as civilizações se salvam e se perdem pelas ideias que professam e é sempre no terreno da luta das ideias que se resolvem os destinos dos povos.  Em nossos dias, erguer altares a ídolos decrépitos e ilusórios, abater as cruzes e perseguir a Santa Igreja não é obra apenas das más inclinações do homem, como pode ter sido uma ou outra vez antes de Constantino. Hitler, exatamente como Juliano o Apóstata, é um fenômeno histórico que não se explica sem a ação do demônio. Optar entre o comunismo e o nazismo é optar entre Lúcifer e Belzebu, entre o demônio e o demônio.

1938-10-02 - Comentando... Nacionalização do ensino / O nacionalismo não pode ser puramente destrutivo: é necessário abrir escolas nacionais.

1938-10-02 - Comentando... Menores desaparecidos / O moleque é a contrafação da criança; não é a criança original, natural, é a sua falsificação. É um monstrengo, enfim. Mas isto agrada a uma certa mentalidade moderna, que perdeu o sentido das coisas normais.

1938-10-09 - Comentando... Tradições nacionais / Na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, notável conferência sobre o Visconde de Cayrú, o inesquecível estadista do Primeiro Império. De Cayrú sabe-se que foi quem abriu os portos brasileiros ao comércio das nações acabando, assim, o monopólio português, que mantinha a economia nacional cativa. Há, entretanto, um traço fundamental daquela grande personalidade, que a história oficial não contava: sua fervorosa catolicidade. Sob silêncio semelhante a historiografia oficial deixara a figura do Duque de Caxias, de tal sorte que se conheciam os efeitos, mas não suas causas, a saber, seu catolicismo coerente.

English:

1976-01-15 - "A Fool is the Devil's steed" / What exactly is an anti-communist?

 

06/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* A Natividade de Nossa Senhora (8 de setembro) num mundo imerso no paganismo e as irrupções da ação dEla na alma dos fiéis nos períodos de provação

* Natividade de Nossa Senhora: uma festa, três auges

* Natividade de Nossa Senhora: festa do início da derrocada do paganismo

* Natividade de Nossa Senhora e as múltiplas invocações da Mãe de Deus

Artigos em O Legionário:

1941-04-06 - Comentando... Fantasmagoria / A fantasmagoria mentirosa do mundo quer se impor como verdade contra a Verdade de Cristo, hoje mais do que nunca. Fantasmagoria que, com toda a sua aparente majestade, imponência e elevação, se há de dissolver ignominiosamente ante a Luz da Igreja. A mentira de mil tentáculos, que envolve a terra, a farsa que se representa como realidade, o embuste proteiforme e asqueroso, tudo será desmascarado quando menos se esperar, “porque nada há oculto, que venha a ser revelado”.

1941-04-20 - Comentando... A crise do mundo moderno / Os que explicam a evolução da humanidade pelo entrechoque de interesses mesquinhos, não perceberam senão a superfície dos fatos. Os males que vêm ao mundo por culpa dos “interesses mesquinhos”, é algo de reles e medíocre. A malícia humana é capaz de muito mais. Os verdadeiros males caem sobre a terra por meio de indivíduos e turbas possuídas de ideologias falsas e de místicas teratológicas, estes indivíduos e estas turbas serão capazes de sacrificar todos os interesses pessoais, máxime os mesquinhos.

English:

1966-09-08 - Our Lady’s Birth and the Triumph of Her Reign

Español:

1966-09-08 - Augurio de la redención del mundo - Significado de la fiesta de la Natividad de la Santísima Virgen

Deutsch:

1966-09-08 - Die Geburt Mariens und der Triumph ihres Reiches

 

05/09/2019

Artigos em O Legionário:

1941-03-23 - 7 Dias em Revista / Vaticano: estatísticas dos processos de anulação de casamentos apresentados nas Cúrias Diocesanas no mundo inteiro durante 1940 - "Osservatore Romano" desmente falsas notícias sobre temas diversos, sobretudo envolvendo o Papa e a Santa Sé - Pio XII faz donativo de cem mil francos para aliviar a pobreza dos parisienses.

1941-05-18 - Rerum Novarum / Há dois modos de se estudar uma idéia: 1) apenas especulativamente; 2) passar da posição especulativa para uma atitude mais prática, em mobilizar a vontade a serviço da doutrina que se estudou, em assimilar essa doutrina, fazendo dela uma mentalidade. Ora, a "Rerum Novarum" não é apenas uma exposição especulativa, mas uma Encíclica que cria uma mentalidade. E jamais teremos compreendido suficientemente a obra de Leão XIII se não atendermos a isto. Este Pontífice mostrou claramente que os católicos não devem estabelecer uma falsa antinomia entre autoridade e caridade, que a autoridade não é tirania e a caridade não deve ser igualitarismo. Trabalhemos com a mentalidade da Igreja, sendo sempre, como Ela, intransigentemente equilibrados em todos os nossos juízos e atitudes.

1941-05-18 - 7 Dias em Revista / Hipótese sobre o "caso Rudolph Hess": este não teria "fugido" da Alemanha, mas sua viagem teria tido como meta encontrar-se com o Duque de Hamilton, na Escócia, que faria um jogo em favor de Hitler - Solidariedade do Ministro do Exterior da Espanha com Hitler. - As relações teuto-russas e uma previsão: tanto é possível que durem longamente, quanto que de repente a Alemanha agrida a Rússia...

Español: artículos em otros periódicos

1998-10 - Contemplación / "Viendo a seres relativos y contingentes, que tienen en sí el reflejo del Ser Absoluto, el hombre, por los canales de los sentidos, considera en los seres contingentes algo que existe absolutamente en Dios (...). En suma, hace un acto característicamente contemplativo, a pesar de estar marcado por las condiciones inseparables de esta vida terrena."

 

04/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Moisés

Artigos em O Legionário:

1941-02-23 - Comentando... Os menores e o carnaval / O carnaval vai descendo a um nível cada vez mais baixo, vai manifestando cada vez mais abertamente a sua essência diabólica, ao mesmo tempo indecorosa e tenebrosa de mistério impuro.

1941-03-16 - Comentando... A “nova ordem” / Já tivemos ocasião de salientar o caráter satanicamente igualitário da revolução nazista, que a filia diretamente à Revolução Francesa – e, por aí, a torna irmã da revolução soviética - quando comentamos discurso de Rosenberg, em que este prócer hitlerista afirmava que a guerra atual terminaria com a raça dos “gentlemen”. Esta declaração só tem sido confirmada e explanada pelas declarações oficiais posteriores, quando, por exemplo, se disse que o III Reich movia guerra implacável ao mundo burguês dos ricos, em proveito do proletariado, ou quando se reivindicou expressamente para o nazismo a herança da Revolução Francesa. - Recordando os ensinamentos de São Tomás de Aquino sobre a concepção católica da autoridade, onde esta é como uma espécie de poder paterno, em confronto com a concepção totalitária onde não existe amor nem compaixão, nem delicadeza nem repouso, porque aí não está Jesus Cristo.

1941-03-23 - Comentando... Ainda o carnaval / Todos os povos têm seus defeitos, como têm também suas qualidades. O verdadeiro patriotismo consiste em suprimir e - quando isto não é possível - pelo menos em ocultá-los e em acentuar e assinalar as segundas.

Español: discursos, conferencias

1971-03-06 - El tulipán: entre las flores, una obra maestra de coherencia / "Con relación a la rosa, ¿el tulipán sería una flor de segunda clase? —Bello como la rosa, no es; pero tampoco es de segunda clase. Es una flor linda, que constituiría por sí misma una maravilla del orden floral del universo de las cosas creadas por Dios. El tulipán está junto a la rosa, pero no se les debe comparar, porque tiene una forma de belleza en la cual es suprema. Es menos bello que la rosa, pero debemos considerar la graduación de las cosas y amar lo bello específico en sus debidos grados".

English:

1972 -
The Siege of Czestochowa - Jasna Gora

 

03/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (dia 3)

Artigos em O Legionário:

1941-02-23 - Mais uma vez / Padre Veermesch, professor da prestigiosa Universidade Gregoriana de Roma, sustenta que a virtude que mais falta aos homens do século XX é a fortaleza. Não se confunda o endurecimento do coração paganizado dos homens de nossos dias com a tempera de aço que deve ter todo coração verdadeiramente cristão. A brutalidade é a grande característica dos processos daqueles que estão arrolados sob as bandeiras de Satanás - O caso do pacto turco-búlgaro.  Muito mal tem sido feito pela ingenuidade dos bons e por isso mesmo o Divino Mestre lhes recomendou a vigilância. Ora, o que é a atitude do ingênuo, senão a do indivíduo que não sabe vigiar? E o que é a vigilância senão a vitória sobre a ingenuidade?

Italiano:

1996 - “La guerra più enigmatica di questo secolo” / “Tutto ci porta a credere che la guerra è stata determinata non da un semplice patto di non-aggressione, ma da un accordo segreto fra la Russia e il Reich, che probabilmente prevedeva la spartizione della Polonia. Sembrano quindi definirsi le posizioni nel modo in cui si sono sempre presentate agli occhi di coloro che sanno vedere: la stretta prossimità ideologica tra nazismo e comunismo si traduce in una fattiva alleanza militare contro la civiltà e la pace. E’ la guerra che inizia, con tutto il suo ripugnante corteo di morte, di miseria e di sofferenze, per tentare d’imporre all’Europa un padrone che è l’antitesi della civiltà cattolica e il prodotto di una secolare serie di errori”.

 

02/09/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurados martirizados pela Revolução Francesa no início de setembro de 1792 (dia 2)

Especial / II Guerra Mundial:

(a propósito da invasão da Polônia por Hitler, ocorrida há 80 anos)

1939-09-03 - Pela Igreja e pelo Brasil / As notícias ainda são confusas e a única coisa que se sabe de positivo é a invasão do território polaco por tropas alemãs. A minha primeira interrogação é esta: o que fará a Itália? Católica, e profundamente católica, a Itália além disto é latina, e profundamente latina. Mais ainda: por uma coincidência, é ela ao mesmo tempo a própria sede da Cristandade e da latinidade. A perdurar o conúbio Berlim-Moscou, o que poderá haver de mais anticatólico e de mais antilatino do que esta associação de potências? Descrição do povo italiano - Que atitude tomará o “Legionário”? Muitos “despistamentos” teuto-russos podem aparecer para encobrir a solidariedade entre os dois regimes. Estamos na hora das trevas e das confusões. Todas as nossas simpatias e antipatias serão orientadas exclusivamente segundo o tratamento dispensado pelos beligerantes à Santa Sé - Por mais que o “Legionário” seja anticomunista, não será anti-russo. E por mais que seja antinazista, não será anti-alemão.

1939-09-10 - Reflexões à margem da guerra teuto-polaca / O “Legionário” ama com igual afeto todos os povos do mundo. Entretanto, este amor ao próximo tem que ter como fonte e como medida o amor a Deus. Por isto, as nações católicas, unidas a nós pelo vínculo incomparavelmente vigoroso e doce da Fé, merecem de nós um afeto particularmente ardoroso. E o que nos povos católicos mais amamos não é e não pode ser a sua grandeza temporal, o valor de sua cultura ou o esplendor político e militar de suas tradições, mas a adesão que elas prestam ao ensinamento da Igreja. Jornal católico, o “Legionário” se recusa obstinadamente a se envolver em conflitos meramente políticos e temporais, quer entre os povos quer entre os partidos. Desde que, entretanto, os interesses da Igreja sejam afetados por tais conflitos, tomaremos atitude firme e desassombrada - Brutal bombardeio do Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa: triste prelúdio da perseguição religiosa que grassará na Polônia se não for vencedora. - O “Legionário” vê, assim, confirmadas ainda uma vez suas previsões: o comunismo e o nazismo nada tem de antagônico entre si. Uma só coisa lhes interessa: é destruir a Igreja. Daí o gáudio de estalinistas e de hitleristas indistintamente, vendo soçobrar a Polônia católica.

1939-09-10 - No campo de concentração de Dachau - Os pilares do regime nazista / Os regimes totalitários são assim. Impõem-se pelo terror e pela ameaça. A sua consideração está na força e na brutalidade. Em Dachau, são encerrados os inimigos do Estado (lembre-se que inimigos para eles são todos os que procuram manter uma opinião própria), judeus, não arianos e criminosos vulgares. Encerrados aí, estes prisioneiros sofrem os mais inconcebíveis tratamentos e são considerados como verdadeiros animais.

1939-09-24 - 7 Dias em Revista / A entrada de tropas soviéticas e nazistas na Polônia marcou para aquele país o início de uma atroz perseguição religiosa - Atitude do OSSERVATORE ROMANO perante esta violência dos dois totalitarismos contra aquela nação: o aspecto ideológico vai assumindo uma importância cada vez mais acentuada, constituindo um verdadeiro assalto do naturalismo pagão nazista e soviético ao mundo civilizado - Artigo do Arcebispo de Paris com semelhante comentário - Posição do Episcopado germânico face ao conflito: parece cada vez mais claro que quem está em guerra não é a Alemanha, mas o nazismo - Hitler fecha igrejas católicas, mas não toma medidas análogas quanto a outras religiões... o que não lhe impede de mencionar o nome de "Deus" em seus discursos - Lamentamos profundamente que o Consulado francês no México esteja aceitando recrutas comunistas daquele País.

1939-09-24 - As tradições religiosas na Polônia / A embaixada daquela nação agradece ao LEGIONÁRIO pela atitude assumida por esta folha contra a invasão totalitária nazista e comunista em solo polonês

English:

1996 - “The most enigmatic war of this century” / On 1 September 1939, after the Polish refusal to give Hitler the Danzig “corridor”, the German army invaded Poland. In his “Nota internacional” of 3 September, Plinio Corrêa de Oliveira commented on the event with these words:

 

30/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Fiacre, príncipe irlandês, eremita na França (festa dia 30)

Artigos em O Legionário:

1941-01-12 - Comentando... Mau jeito / Ataque vil ao ilustre jesuíta Pe. Arlindo Vieira, porque este virtuoso sacerdote defende a moral católica em seus artigos.

1941-01-12 - O apostolado do dinheiro / A parábola dos talentos - Se tantas obras católicas vegetam à míngua de recursos pecuniários, isto se deve em grande parte ao fato de que as pessoas que possuem recursos pecuniários não pesam devidamente a responsabilidade que sua fortuna lhes impõe. Entretanto, se esta noção fosse mais geralmente divulgada, que facilidade encontrariam muitas obras que correspondem às mais urgentes necessidades. E se eu disser a Nosso Senhor que apliquei todo o meu dinheiro a aliviar misérias físicas, como a doença, e Nosso Senhor, recompensando-me embora por isto, me apontar, entre os demônios, alguns doentes que eu socorri, e que ali se encontram por toda a eternidade, porque se afastaram de Deus em consequência da leitura de um mau jornal, o que responderei eu?

1941-01-19 - Comentando... Chover no molhado... / A primeira missão de Nosso Senhor Jesus Cristo, o motivo principal da Encarnação, foi o Sacrifício do Calvário, pelo qual a humanidade foi reconciliada com Deus para se tornar Sua Filha e herdeira do Céu. Logo em seguida, vem a fundação da Santa Igreja, para ser a depositária e distribuidora dos frutos infinitos da Redenção. Só depois é que vem, em ordem de importância, a pregação da doutrina. Ao contrário do que acontece nas sociedades culturais, não é a Igreja que foi feita para a doutrina, mas a doutrina para a Igreja.

Español: libros

1943 - Los deberes de la caridad / "Hay un flagrante naturalismo en imaginar que la Iglesia se beneficiaría con el aumento de la actividad apostólica de sus miembros, en detrimento de su vida de oración. La Iglesia debe sus mejores glorias mucho más a la oración de las almas verdaderamente unidas a Dios, que a las actividades externas, aunque éstas sean siempre útiles y dignas de alabanza. (...). Como ya tuvimos ocasión de decir, el apóstol es mero instrumento de Dios, y la obra de santificación de las almas o de su conversión, es esencialmente sobrenatural y divina".

 

29/08/2019 - Festa do Martírio de São João Batista

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Batista

* São João Batista e a virtude da severidade. A doutrina católica tem que ser amada por inteiro (com áudio)

Artigos em O Legionário:

1941-01-05 - Opus justitiae pax / Se a paz com justiça é um bem inestimável, a tranqüilidade decorrente da injustiça consumada não pode deixar de constituir uma monstruosa catástrofe para o mundo contemporâneo, certamente comparável ao que foi, para a antigüidade romana, a queda do Império do Ocidente - As injustiças as mais graves de que o homem é capaz são as violações dos soberanos e adoráveis direitos de Deus. Se queremos a paz, peçamos uma paz conforme o Coração de Jesus. Porque se pedirmos uma paz que não seja a paz com justiça, a paz de Cristo no Reino de Cristo, que esperanças podemos ter de ser atendidos?

1941-01-05 - Comentando... “Ele tem a joeira na mão”... / A técnica que hoje se emprega no combate à Igreja é a da confusão, que permite a instilação imperceptível do mau espírito de sofisma à verdadeira doutrina. Vem muito a propósito uma passagem de São Lucas. Diz o Evangelista (III, 17-18) que São João Batista pregava muitas coisas ao povo, a respeito do Messias, para que Ele fosse reconhecido, quando se manifestasse. Porém, de todas estas coisas, só uma São Lucas anotou em seu Evangelho, como sinal distintivo de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Ele tem a pá (joeira) na mão, e, depois de purificar a sua eira, ele ajuntará o trigo no celeiro e queimará a palha num fogo inextinguível.” É contra essa obra de separação de campos, o de Deus e o de Satanás, que se volta modernamente a campanha contra o Catolicismo.

Español: artículos en otros periódicos

1954-12 - Pío XII y la Era de María / "La proclamación de la soberanía de Maria en la encíclica “Ad Caeli Reginam” puede y tiene que servir de punto de salida para una nueva era histórica: la era de la Realeza de Maria. La Realeza de Jesucristo y la Realeza de la Santísima Virgen María no son cosas diferentes. El reinado de María no es otra cosa que un medio —o más bien el medio— para el cumplimiento de la Realeza de Jesucristo. El Corazón de Jesús reina y triunfa en el reino y el triunfo del Corazón Inmaculado de María. El reino y el triunfo del Inmaculado Corazón de María no son sino la realización del triunfo y el Reino del Corazón de Jesús".

 

28/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Agostinho: admiração, arrependimento e conversão. “A Cidade de Deus” - Idade Média - “Revolução e Contra-Revolução”

* Oração composta por Santo Agostinho ao Divino Espírito Santo

* Santo Agostinho: "odiai o erro e amai os que erram"

* Sermão de Santo Agostinho explicando uma contradição aparente: por que os Santos ora aceitam, ora repelem as homenagens que lhes são prestadas

* Santo Agostinho: "As atalaias, os pastores dos povos não são constituídos na Igreja senão para tratar os pecados com inflexível rigor; mas, embora estranho ao santo ministério, não é por completo isento de falta o fiel que vê muito a repreender nos que lhe estão ligados por laços sociais e, não obstante, lhes poupa advertência ou censura, por medo de que seu ressentimento o perturbe nos bens de que faz legítimo emprego, mas com ilegítimo agrado do coração".

Italiano:

28 agosto, Sant'Agostino: ammirazione, pentimento, conversione

Deutsch:

* Der hl. Augustinus (28. Ausgust)

 

27/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora dos Prazeres (dia 27)

* Santa Mônica (dia 27)

Artigos em O Legionário:

1942-07-26 - Um exemplo para toda a Europa / Pastoral Coletiva do Episcopado alemão denunciando a seus diocesanos e ao mundo inteiro os extremos a que chegou a perseguição religiosa nazista. Este magnífico documento constitui, para o povo germânico, um legítimo título de glória. Imitemo-lo no destemor na defesa apaixonada e incondicional dos direitos da Santa Igreja - As táticas ardilosas e graduais do totalitarismo para com a Igreja e a liberdade de expressão - Lição a ser aprendida: não é com recuos que se ganha alguma coisa em matéria de liberdade religiosa. Mais vale a pena sustentar a luta em seus primórdios e jogar 100% no início, do que lutar quando o adversário já arrancou das mãos da Igreja muitas armas - Os católicos autênticos e inteligentes preferem unanimemente que suas obras sejam o que são, ou não sejam de todo.

1942-08-23 - Comentando... Que mal haverá? / Papa acaba de proibir a entrada no Vaticano de senhoras e jovens que não estejam vestidas de acordo com a modéstia cristã. A preocupação pela decência católica devia estar tão viva em todos os espíritos, que jamais a administração superior da Igreja se visse na contingência de abandonar, por momentos, a cogitação de problemas mais relevantes, para resolver este ponto. - O que corrói as fibras mais nobres e rijas da consciência cristã de muitos católicos?

1942-08-23 - Comovedora despedida de um soldado católico alemão / Transcrição integral da carta que um soldado católico da Alemanha, tombado na Sérvia em 1941, endereçou à sua Mãe, publicada pelo "Catholic Herald", que se responsabilizou por sua autenticidade.

Español: artículos en otros periódicos

1938-03-20 - San Benito abad / Ejemplo para el verdadero católico! de cómo no se debe prestar oídos al mundo, al demonio y a la carne.

English:

1943 - "Receive a stranger in, and he shall overthrow thee with a whirlwind, and shall turn thee out of thy own" (Ecclus. 11:31-36) / IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part III, Chapter 2 - Admission of New Members

 

26/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora de Czestochowa (festa dia 26)

Artigos em O Legionário:

1942-08-09 - Comentando... A trama da intriga / Nota-se, em certos arraiais suspeitos de adversários do “eixo”, a preocupação de comprometer a Igreja com as ideologias totalitárias, apresentando o catolicismo, e principalmente a Santa Sé, como simpatizante oculto do nazismo. E, por aí, uma espécie perigosíssima 5.ª coluna e — coincidência curiosa — na divulgação desta infame calúnia são coadjuvados pela propaganda hitlerista. É preciso reconhecer que aqueles católicos desorientados, felizmente poucos, que nutrem simpatias para com o nazismo, favorecem esta manobra e fornecem ótimos pretextos aos nossos inimigos para combater a Igreja. Por isso mesmo, devemos repudiar o nazismo com maior ardor ainda.

1942-08-16 - Solidariedade e Disciplina / Uma das consequências mais curiosas do zelo e do entusiasmo que as coisas da Igreja costumam despertar nas almas verdadeiramente fiéis é, sem dúvida, a extrema dificuldade que os realizadores de certas obras católicas encontram por vezes em contentar todos os gostos e conciliar todas as opiniões. É isto, por exemplo, o que se dá com a imprensa católica. Por maior que seja o esforço de qualquer jornalista católico, ser-lhe-á impossível contentar indistintamente a todos os leitores. Até mesmo os mais insignificantes pormenores da apresentação material são objetos de cartas, anônimas ou não, que indicam às vezes um descontentamento vivaz e que se exprime segundo o grau de educação e de formação de quem escreve e segundo seu temperamento. Essas críticas, mesmo quando expressas de forma perfeitamente digna e respeitosa, são nocivas: elas entibiam os entusiasmos, desarticulam as iniciativas, dividem os espíritos e criam um ambiente que torna qualquer trabalho coletivo muito difícil. Assim, o próprio interesse, o próprio esplendor do IV Congresso Eucarístico Nacional exige que cada qual faça calar seus sentimentos individuais, tendo em vista exclusivamente que, ainda que possivelmente justa, a crítica pode ser nociva.

1942-08-16 - Comentando... A exposição da Obra dos Tabernáculos / Tudo quanto se refere ao esplendor do culto é, da parte da Igreja, objeto de especiais encômios. Com efeito, não há quem deixe de louvar os esforços dispendidos em favor dos pobres e dos desamparados, para lhes minorar os sofrimentos físicos, mas o mundo considera um desperdício tudo o que é empregado na magnificência do culto. Só mesmo espíritos de escol, formados segundo o Sagrado Coração de Jesus, sabem compreender que é obra excelente e sumamente agradável a Deus, trabalhar com ardor pelo brilho das solenidades religiosas. Estas almas merecem, certamente, aqueles elogios incomparáveis que Nosso Senhor dirigiu a Santa Maria Madalena.

English:

1943 - Obliged by multiple necessities, domestic, economic, etc., to frequent the most varied ambiences, and to live most of their day in atmospheres more and more deeply infected with paganism, contemporary Catholics should not limit themselves to a merely defensive attitude; instead, they should proudly unfurl the standard of Christ everywhere - IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part III, Chapter 1.

 

23/08/2019 - 80 anos da assinatura do pacto Ribbentrop-Molotov

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Rosa de Lima

Artigos em O Legionário:

* 1939-08-27 - Os recentes acontecimentos proporcionaram uma confirmação sensacional às previsões desta Folha / No dia 23 de agosto de 1939 é assinado o pacto entre o Ministro Exterior soviético Vyacheslav Molotov e o Ministro Exterior nazista Joachim von Ribbentrop, o famoso pacto Molotov-Ribbentrop. Resenha de todas as notícias e comentários que o LEGIONÁRIO fez em 1938 e 1939, prevendo o monstruoso conúbio que o mundo inteiro contemplou boquiaberto e estarrecido.

1942-07-19 - Comentando... Pela família / Nova edição desse opúsculo que o saudoso e inesquecível D. Duarte Leopoldo e Silva escrevera, quando ainda pároco de Santa Cecília. Uma das qualidades, entre inúmeras outras, que se notaram no ilustre arcebispo foi o espírito de previsão: sabia apresentar soluções definitivas, que não se adaptavam apenas às circunstâncias imediatas, mas se projetavam, a perder de vista, para o futuro. Escrito em fins do século XIX, seu trabalho continua cheio de atualidade. A todos aqueles que gemem, nesta hora obscura e indecisa, em que as verdades se calam, os caracteres se desfibram, as consciências mais bem formadas se cansam de resistir e procuram acomodações para reconciliar-se com o presente século mau, a leitura de “Pela Família” será um reconforto, uma consolação, um estímulo de coragem e desassombro.

1942-07-26 - Comentando... - Combatividade / Indubitavelmente, um dos piores venenos com que o liberalismo ameaçou as consciências católicas foi a ideia de um desarmamento espiritual - Dom Vital demonstrou, em terras de Santa Cruz, que a arma da perseguição sempre acaba por ferir aos que a empunham - Toda a força de nossos inimigos reside apenas em nossa timidez, nada mais, nada menos.

1942-08-02 - Comentando... Nossa Senhora e o Congresso / Não há verdadeira piedade eucarística onde faltar a piedade mariana, pois é só pelas mãos de Maria Santíssima que se pode chegar com segurança e sem extravios ao Coração de Jesus. Principalmente nesta época de perturbação geral dos espíritos, a devoção Nossa Senhora é um roteiro seguro, uma garantia de boa doutrina, e um índice infalível de “sentire cum Ecclesia”. São João Bosco e o "sonho" (visão) das duas colunas.

Español: discursos, conferencias

1990-10-27 - San Elias, padre espiritual de la Orden del Carmen / "En las épocas de mucha maldad, de mucha decadencia, los corazones de los hombres se vuelven duros, se vuelven refractarios a cualquier argumento, a cualquier buena acción, y pasan a esparcir el mal. Para impedir que ellos continúen diseminando el mal — por tanto, por odio al mal que ellos hacen y por amor a los buenos que ellos van perdiendo — es necesario combatirlos".

English:

1943 - Prayer, even liturgical prayer, when done unworthily can only provoke God's anger against the person who makes it / "It is vain to hope that the blessing of heaven will descend abundantly upon us, when our homage to the Most High, instead of ascending in the odor of sweetness, puts into the hand of the Lord the scourges wherewith of old the Divine Redeemer drove the unworthy profaners from the Temple" (St. Pius X). - IN DEFENSE OF CATHOLIC ACTION, Part II, Chapter 3 - The Doctrine of the Church.

 

22/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* A era da realeza de Maria

* A Realeza de Nossa Senhora e o Sapiencial e Imaculado Coração de Maria

Artigos em O Legionário:

1942-06-28 - Comentando... As capelanias militares / Os católicos, nos Estados Unidos e na Inglaterra, embora sejam forças poderosas e bem organizadas, são, contudo, a minoria naqueles países. Isto, entretanto, não foi obstáculo para que os respectivos Governos admitissem os padres católicos na organização da Marinha e do Exército. Tal atitude é o que pode haver de mais razoável, e se justifica por uma infinidade de razões. Seria muito bom que o Brasil imitasse, neste ponto, o exemplo daquelas nações, a cujo destino se ligou. Acresce ainda que a nossa população é católica em sua esmagadora maioria. E não deixa de ser chocante que nós, um país católico, ainda não tenhamos capelães militares.

1942-07-05 - Comentando... No fundo... / Certa vez, conversando com certa pessoa, ouvimo-la dizer que os que cumprem pena na Penitenciária são bons, no fundo. Ora, este é um problema que nos aflige, de uns tempos para cá: saber qual a profundidade sob a qual se aninha a bondade do gênero humano. Todo o mundo diz que todo o mundo é bom. Apenas, esta bondade não se vê, não se enxerga, não se apalpa; está no fundo. Mas, qual é o tamanho desta profundidade? Até onde será necessário descer para, afinal, encontrar esta gema preciosa e oculta, que se esconde tão avaramente?

Manifestos:

1979-08-22 - Carta ao diretor de "O Estado de S. Paulo": ferocidade polêmica contra a TFP / "Mando-lhe a presente através de Cartório de Registro de Títulos e Documentos (...) apenas para poder provar para todo o sempre, que no momento apropriado defendi com a necessária firmeza o nome de minha Mãe, minha dignidade pessoal e o bom conceito da TFP".

Español:

1974-08-08 - La complementariedad del amor paterno y materno, base del buen orden en la familia / "Un hombre, que en su esplendor es un gran hombre, tiene algunos rasgos maternos. Sin que la mujer quede hombruna, lo que es monstruoso; y sin que el hombre quede un afeminado. El orden creado por Dios es a la vez sumamente rectilíneo y sumamente en zigzag. El proceso de complementación, que es uno de los elementos indispensables para todo el buen orden, viene de las contingencias, de la incapacidad de alguien ser todo. Entonces el varón por excelencia, tan varón, que tuvo la varonilidad suma, la más alta que el hombre pueda tener, Nuestro Señor Jesucristo, fue el varón de dolores. Entonces también esta armonía hombre-mujer necesitaba ser vista allí, sin lo que no podría ser adecuadamente vista. Los Evangelios nos relatan varias ocasiones en las que Nuestro Señor muestra una ternura casi materna. “¡Jerusalén, Jerusalén, que matas a los profetas y apedreas a los que te son enviados! ¡Cuántas veces quise reunir a tus hijos, como la gallina reúne bajo sus alas a los polluelos, y tú no quisiste!” (San Lucas,13, 34-35)"

 

21/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pio X (coletânea de matérias sobre -)

Artigos em O Legionário:

1942-06-21 - Comentando... Flores do pó / Não tenhamos ilusões: a bondade não consiste, nem pode consistir, em puro sentimentalismo. Haverá coisa mais sentimental que a nossa época? E haverá também mais brutal? A bondade é, antes de mais nada, fruto da razão; e a bondade que não estiver de acordo com a razão, não é verdadeira bondade, mas refinado artifício de Satanás.

Español:

N° 47 - Tensión y distensión en el semblante de un santo

Italiano:

1973-03-19 - San Pio X ringraziò delle critiche...

Deutsch:

1954-11 - Spannung und Entspannung im Antlitz eines Heiligen (Pius X)

 

20/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bernardo e a confiança inabalável em Nossa Senhora

* São Bernardo de Claraval e sua pregação às Cruzadas. As almas valem mais do que a Terra Santa

Artigos em O Legionário:

1938-01-23 - Comentando... O gesto da Condessa de Zubiria / Só nas almas formadas ao calor da Fé e na vida eucarística é possível encontrar-se a caridade que vem da imitação de Jesus Cristo.

1938-01-30 - 7 Dias em Revista / Os 10 mandamentos do nazista, publicados pelos jornais alemães, revelam nitidamente o desejo de atacar o Catolicismo.

1938-03-13 - Comentando... “Não prevalecerão” / O protestantismo tornou-se, sob o reinado de Guilherme II, uma instituição do Estado inteiramente submissa e incapaz de lutar contra o totalitarismo nazista. Transformou-se, assim, no que é a "Associação Patriótica" na China comunista, em pleno século XXI.

1938-04-03 - Comentando... Agentes comunistas / O LEGIONÁRIO levanta seu ardoroso protesto contra quaisquer violações a direitos líquidos e incontestáveis do homem que vive do seu trabalho. - Lembrem-se estes politiqueiros sem entranhas de que são responsáveis, perante Deus, pelo mínimo dano causado à salvação dos pequenos e humildes que lhes são confiados.

Español:

1939-05-21 - Nuestra Señora Auxiliadora / A los católicos, hoy tan perseguidos en tantos países, es prudente recordar que si aún hay perseguidores vulgares como Napoleón, la Madre de Dios también sigue siendo la misma dispensadora de gracias.

 

19/08/2019

Especial / Fátima:

1967-08-15 - Comentários à 4a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima / Se os três pastorinhos não tivessem sido levados pelo Administrador de Ourém à aldeia e os deixado presos, o milagre do sol, em outubro seguinte, seria mais grandioso. Considere-se a gravidade de um tal crime praticado ainda que por uma pequena autoridade local, representante do Poder Público. - Como a Providência toca as almas com respeito, com cuidado, pedagogicamente. - Nossa Senhora, nessa Aparição, afirma que vão muitas almas para o inferno. Quem afirma isso é a Mãe de Misericórdia. Ela não afirma triunfante, não afirma alegre, mas afirma com pesar, mas Ela afirma. E ninguém pode dizer que isso é uma teologia superada. - O primeiro sacrifício que é preciso fazer é a aceitação honesta e leal de todos os sofrimentos que são necessários para a salvação de nossa alma. E se quisermos ser de uma utilidade "atômica" no apostolado, soframos. A prece, a oração e o sacrifício são armas que vencem tudo. Mas o sacrifício sem a prece não adianta nada e a prece sem o sacrifício não adianta também.

Multimedia:

1979-11-03 - Entenda o Brasil, os brasileiros e a brasilidade... Caso contrário, as consequências podem ser muito lamentáveis para quem "entrar na contramão" do brasileiro.

Artigos em O Legionário:

1942-06-14 - Comentando... Música / O sr. Caldeira Filho apresentou ao público as “Noções de História da Música”, tradução ampliada e comentada da obra de Domingos Alaleona. Pena é que este último tenha manifestado em sua obra suas tendências antirreligiosas e, principalmente, anticatólicas. Sempre que não haja necessidade, a prudência ordena que se evite a apresentação do erro, ainda quando acompanhado de sólida refutação. O espírito humano é tão inclinado ao erro...

Deutsch:

1945-12-16 - Der große Selbstmord

 

15/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Assunção de Nossa Senhora: glória incomensurável - O que Lhe pedir? Devemos ser sedentos de afirmar e de defender a glória de Nossa Senhora na terra

* A Glória extraordinária da Assunção de Nossa Senhora

* A Assunção de Nossa Senhora "deixou um perfume por toda a Igreja que se prolongará por todos os séculos"

* Festa da Assunção de Nossa Senhora e as promessas de Fátima

Artigos em O Legionário:

1942-04-12 - Comentando... O mártir / O filme em questão ("O mártir", título de sua versão no Brasil) incide na parcialidade de salientar os obstáculos opostos pelo protestantismo à paganização da Alemanha, dando aos expectadores a falsa ideia de que a principal reação proveio dos arraiais protestantes. Ora, nada pode haver de mais contrário à realidade dos fatos. Aliás, está na própria essência do protestantismo o ser fraco perante os senhores temporais; e é mesmo muito natural que os que rejeitaram a soberania pacífica dos Papas, curvem-se trêmulos ante a arrogância dos Césares

1942-04-19 - Comentando... Cristianismo / Hilaire Belloc, o conhecido historiador inglês, ao tratar do Cristianismo numa de suas obras, tem uma observação singularmente penetrante e também cheia de “humour”: “Para a juventude moderna, especialmente nas sociedades que perderam a cultura católica, a palavra ‘Cristianismo’ significa, vagamente, ‘aquilo que é comum às várias seitas, opiniões e maneiras, herdadas em forma diluída da Reforma’. Na Inglaterra, hoje em dia, por exemplo, ‘Cristianismo’ significa um sentimento geral de bondade... particularmente para com os animais”. De fato, a palavra “Cristianismo”, que deveria merecer tanto respeito e tanta veneração, vem sendo objeto das mais disparatadas escamoteações que, muito frequentemente, são feitas com intuitos menos confessáveis.

1942-04-19 - Pétain – I / Nossa época é cheia de curiosas e enigmáticas contradições. O homem contemporâneo chegou ao menor grau de logicidade a que é possível cair-se sem perder a natureza humana. A conseqüência necessária da logicidade do espírito humano é um desejo insofreável de explicar, de coordenar os motivos, de eliminar as contradições, de estruturar as idéias, de por meio delas governar os acontecimentos. Hoje em dia, este desejo está quase extinto. As contradições as mais clamorosas e espetaculares logram quando muito surpreender, mas já não indignam. E enquanto as maiores contradições já não irritam, nada irrita tanto quanto a lógica, ao menos quando posta ao serviço de princípios verdadeiros. Hoje mais do que nunca, se odeiam as demonstrações claras e peremptórias, as deduções impecáveis e indiscutíveis, os vastos sistemas de idéias irrepreensivelmente harmônicas entre si. - Exemplificando com Pétain e o governo de Leon Blum. A França não foi golpeada pelos nazistas: ela tentou suicidar-se.

Español:

1965-08-14 - ¿Cómo fue la Asunción de la Santísima Virgen?

English:

1965-08-13 - Celebrating Our Lady of Glory on the Assumption

Italiano:

* 15 de agosto, La straordinaria gloria dell'Assunzione della Madonna

 

HongKong será objeto de alguma eficaz intervenção do Vaticano em favor de sua liberdade?

 

14/08/2019

Multimedia:

1979-10-27 - Admiração desinteressada: a alegria da vida

Artigos em O Legionário:

1938-06-26 - Genealogia de monstros / Os escritores católicos tem insistido sobre o nexo íntimo que liga a pseudo-Reforma protestante e o humanismo pagão, à Enciclopédia e ao livre pensamento voltaireano, e por suas vez a Enciclopédia e o livre pensamento à Revolução Francesa e ao comunismo - Aqueles que se ocupam com o combate ao câncer do liberalismo e ao seu genuíno produto, que é o comunismo, esquecem-se muito frequentemente de que o liberalismo não é o único filho do Protestantismo, e que este gerou outro filho, não menos parecido com o pai, que é o nazismo.

1938-07-24 - Cristãos acatólicos (relação entre o livre exame protestante e o hitlerismo) - Que frutos esperar de um "cristianismo" sem Fé e sem Igreja, explicitamente acatólico? Não nos parece conveniente discutir. Um fato apenas: onde, fora da Igreja Católica, se encontra o tipo de “homem cristão” na plenitude que os Santos da Igreja atingiram? Onde o Francisco de Assis? Qual o Füehrer cristão que lave as chagas dos leprosos como São Luís e Santa Isabel? Qual o benfeitor cujo coração arda com o amor compassivo dos pobres de um Vicente de Paulo?

1938-07-24 - A nova catedral de Reims: símbolo da reconstrução religiosa de dois povos (com vídeo-documentário)

1938-07-31 - Dirigentes / Dirigir não é exibir-se, mas servir. Um dirigente que ocupa um cargo que não pode, não sabe ou não quer exercer, rouba sua associação. E este roubo é especialmente grave porque consiste na subtração de bens imperecíveis e eternos, que o dirigente, ao aceitar o cargo, se obrigou implicitamente a proporcionar aos associados.

1938-08-07 - Para onde caminha o fascismo? / As origens do racismo: suas raízes remotas se cravam no liberal século XIX e até na Revolução Francesa e nos naturalistas da Renascença - Uma das maiores inovações que a Igreja nascente difundiu pelo mundo foi a idéia de que todos os povos são irmãos por filiação a um mesmo Pai comum, e sua redenção universal pela efusão generosa do Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como acentua Fustel de Coulanges, o mundo antigo não tivera ideia desta fraternidade. Cada povo tinha seus deuses que só aceitavam o culto dos nacionais. Toda a vida internacional antiga tem um só sentido: “Homo homini lupus”  [o homem é o lobo do próprio homem] - O contraste entre o racismo e o Catolicismo é total e irremediável.

Deutsch:

2019-07-31 - Er enthüllte den Irrtum und vertraute auf den Triumph der Muttergottes / Eine Rezension des Buches: „Plinio Corrêa de Oliveira: Prophet des Reiches Mariens” von Prof. Roberto de Mattei

 

13/08/2019

Artigos em O Legionário:

1938-04-24 - Comentando... Obrigação dos pais de família / Sabe o leitor que os empregados são partes integrantes da família? Aristóteles já dizia, ao falar da família, ser ela composta de três sociedades: a conjugal, a parental e a heril. Esta última é aquela constituída pelos pais de família e os empregados. Os pais de família são responsáveis não só por seus filhos, mas também pelos seus criados e, o que é mais importante, responsáveis perante Deus pela alma de uns e de outros.

1938-05-15 - Mussolini e o nazismo / Visita de Hitler a Mussolini, em Roma: observações sob o ponto de vista religioso - A verdadeira fisionomia de Mussolini, o homem em que erroneamente se quer ver o paladino da Igreja em nosso século. Não negamos os serviços por ele prestados à Igreja. Mas era de seu interesse político prestá-los. Agora, é à cruz suástica que Mussolini quer servir, porque este é no momento o seu interesse. - Durante a visita, confirmaram-se plenamente as opiniões externadas pelo LEGIONÁRIO sobre a inegável afinidade doutrinária existente entre o nazismo e o fascismo.

1938-05-22 - A argúcia, dever de hoje / No século XIX, os católicos foram mais uma vez culpados por sua falta de fortaleza. No século XX, os católicos serão especialmente culpados se, além da fortaleza, não tiverem uma invencível perspicácia. A Providência nos pede que, conservando a inocência da pomba, não negligenciemos por isto a aquisição da astúcia da serpente, expressamente recomendada pelos Santos Evangelhos - Compreenderam nossos leitores a razão pela qual o LEGIONÁRIO passa muitas vezes por pessimista, por intransigente, por agressivo? Porque ele não intenta fazer para a Igreja certas “conquistas” que introduziriam o cavalo de Tróia na cidadela católica. Com a graça de Deus, o LEGIONÁRIO nunca se acumpliciou com os beijos de Judas. Que Deus o ajude para perseverar sempre neste caminho.

1938-05-22 - 7 Dias em Revista / Hitler proíbe aos católicos da Alemanha e da Áustria de participarem do Congresso Eucarístico em Budapeste - Notável a “sem cerimônia” absolutamente marxistica com que os nazistas tratam a propriedade privada: a “Juventude Nazista” da Áustria "requisitou" um castelo histórico do Príncipe Stahenberg - No Brasil, propaganda do exame pré-nupcial, eutanásia e outros assuntos congêneres.

English:

N. 159 - Demagoguery and the Height of Despotism / King Joao, by the grace of God, King of the United Kingdom of Portugal, Brazil and Algarves here and across the sea in Africa, Lord of Guinea and of the Conquest, Navigation and Commerce of Ethiopia, Arabia, Persia, and of India, etc. and Nikita Khrushchev, despot of the Union of Soviet Socialist Republics, Poland, East Germany, Czechoslovakia, Hungary, Romania, Bulgaria, etc. What a shocking contrast!

 

12/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Joana de Chantal (dia 12)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N° 638 - O palácio do Capitólio em Roma: majestade multissecular

Artigos em O Legionário:

1938-06-26 - Comentando... Criminalidade e divórcio / O divórcio facilita ao cônjuge relapso a fuga do lar. A maior parte de crimes passionais se verificam nas uniões irregulares, isto é, exatamente naquelas uniões mais facilmente dissolúveis.

1938-07-10 - Católicos não precisam aliar-se aos comunistas para vencer o nazismo. E nem aliar-se ao nazismo para vencer o comunismo

1938-07-17 - Ressalva preliminar / A única coroa do verdadeiro apóstolo está no Reino dos Céus, e só Jesus Cristo Senhor Nosso será sua recompensa. E qualquer recompensa que não for esta deve, pelo apóstolo, ser olhado como o prato de lentilhas que custou a Esaú o direito de primogenitura - Em geral, as verdades mais úteis são as que indicam lacunas a preencher. As outras, não falta quem as diga, e até quem as exagere.

Deutsch:

1932-04-21 - Das Primat der Heiligkeit

 

09/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Lourenço, mártir (festa dia 10)

Artigos em O Legionário:

1942-02-08 - Um remédio que agravará o mal / A reorganização internacional de pós-guerra: ou o mundo se converte e reproduz fielmente a visão agostiniana da "Cidade de Deus" (a Cristandade) ou será aquela cidade do demônio em que todos levam o amor de si mesmos a ponto de se esquecer de Deus, calcar aos pés a moral e fazer da violação dos direitos dos povos fracos a norma habitual de sua conduta - Após a Idade Média, a ordem cristã foi substituída por um estado de coisas baseado na desconfiança e no ódio - A formação de vastas federações continentais ou transoceânicas produzirá frutos tão vastos, tão amargos e tão prolongados, que os conflitos daí provenientes serão a imagem fiel das conflagrações universais enunciadas nas Escrituras.

1942-03-08 - Comentando... Medicina totalitária / O que poderá ocorrer se a medicina for estatizada?

1942-03-29 - Comentando... Fita / É preciso dar ao sensacionalismo suicida o tratamento que merece e não alcandorá-lo aos pináculos da glorificação pública, o que, além de ser uma idiotice, é um crime.

Italiano:

* 10 agosto, San Lorenzo martire: spirito soprannaturale, fierezza di fronte alla sofferenza e alla morte

2019-07-30 - Plinio Corrêa de Oliveira: l’amara soddisfazione di aver previsto tutto / Osservatorio - Sinodo Sull'Amazzonia

O Sínodo pretende dar rumo a um rompimento com a doutrina católica, ao apresentar a Igreja com uma face tribalista, uma espécie de teologia da libertação indigenista e ecológica de inspiração marxista. Ou seja, uma verdadeira desfiguração da face sacrossanta da Igreja Católica.

Vide também
"Sínodo Pan-amazônico: lance chave na metamorfose do comunismo?" do blog (com farta documentação sobre o assunto)

 

08/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Domingos de Gusmão (8 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1942-02-15 - Comentando... Instituto de Serviço Social / A Igreja Católica foi a iniciadora das atividades tendentes a consolar, a minorar e, sempre que possível, a sanar os sofrimentos humanos. Só a Igreja é portadora da verdadeira caridade, que faz amar o próximo por amor de Deus. E só este amor do próximo é desinteressado e generoso, porque tem por origem e fim ao próprio Deus, que é infinitamente misericordioso.

1942-02-22 - Comentando... O exagero da pequena propriedade / Uma população que venha a ser constituída exclusivamente de pequenos sitiantes, não poderá possuir uma elite. E disto resulta que a sociedade agrícola viria a ser fácil presa do capitalismo e do estatismo. Os males daí decorrentes: aumento da corrente emigratória das zonas rurais para as cidades, que se tornariam grandes centros, com o aparecimento inevitável dos problemas sociais característicos. Mas, principalmente nós católicos não nos devemos esquecer de que os grandes ajuntamentos urbanos são prejudiciais à grande família e, pelo contrário, são propícios à corrupção dos costumes.

1942-03-01 - Comentando... Stefan Zweig / Suas idéias deletérias, porque menosprezam a importância dos princípios racionais na direção da vida, formam o âmago da obra de Zweig, que as apresenta com a sedução insuperável de uma sagaz análise psicológica e com a tirania de um estilo envolvente, que domina o leitor. Esta ideologia, que foi o sucesso de Zweig, foi também a sua ruína. Quando se viu só, mesquinho e fraco entre a desgraça que o assoberbava, não encontrou em si nenhum apoio interior. E então percebe - são palavras textuais suas - que não tem energias para recompor a sua vida. Perde a confiança em tudo, em todos e em si mesmo, desespera-se, amedronta-se, foge, suicida-se: uma declaração clamorosa de falência. Poderá haver maior fracasso? Mas que pensar de uma ideologia que, quando provada experimentalmente, chega a tal resultado?...

Español:

1969-03-20 - Importancia de la Tradición / ¿Cómo hemos cambiado nuestro modo de ser y pensar sin advertirlo? En este artículo de 1969, Plinio Corrêa de Oliveira analiza esta “guerra cultural”, victoriosa gracias a la deformación del sentido de las palabras.

 

06/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Transfiguração de Nosso Senhor (6 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1942-01-11 - Comentando... Após guerra / Economista inglês defende a ideia de que a economia de guerra ora adotada na Grã-Bretanha deve persistir, “mutatis mutandis”, mesmo depois de cessado o conflito. Entretanto, é preciso não perder de vista que semelhante organização econômica implica necessariamente numa política totalitária, numa completa absorção dos indivíduos pelo Estado. E pergunta-se: que vantagem haverá no prosseguimento da guerra? Totalitarismo por totalitarismo, para que continuar o derramamento de sangue?

1942-01-11 - 7 Dias em Revista / O fracasso de Dunkerque - Quem foi o culpado de tão grande catástrofe? Homens "bons", contemplai o mundo de hoje com suas ruínas e suas misérias: tudo isto em grande parte é obra vossa. Não soubestes ser bons como Cristo, que tanto sabia curar quanto ferir com o azorrague os vendilhões. Fechastes os olhos às perfeições da Justiça divina. Regozijai-vos com o fruto desta apostasia, mas, pelo amor de Deus, não digais que é por vossa palavra desbotada e mole que se pode anunciar ao mundo a verdadeira caridade de Cristo, a verdadeira doutrina de Sua Igreja.

1942-01-18 - 7 Dias em Revista / O futuro mostrará que vivemos em uma época de grande santidade e de grande ignomínia - Querer bem a alguém é querer, para este alguém, o bem. E querer o bem consiste sobretudo em desejar o Bem por excelência, que é a Fé. Assim, é em espírito de cordialidade sincera, mas cordialidade católica e sobrenatural, e não puramente natural e humana, que desejamos para os muçulmanos - como para todas as raças - o maior bem. É preciso não ministrar apenas princípios abstratos - se bem que sem estes nada se faça de bom. É preciso ainda apresentar fatos e comentá-los de maneira que os princípios aí apareçam, não como uma folha seca de mostruário botânico, mas com a vida de uma folha ainda verde.

1942-01-18 - A Beatificação de Pio X, o campeão do antimodernismo /  No santo Pontífice é preciso não separar, nem preterir uma a favor de outra, as duas qualidades, que são, aliás, as qualidades de todo e qualquer bom católico: a suavidade e a fortaleza. Suavidade, que não deve ser a pieguice mórbida das sensibilidades descontroladas. E a Fortaleza, que não deve ser a brutalidade estúpida dos bandidos e dos tiranos. - O modernismo se apresenta com as seguintes características: impressionismos vagos, de exaltações suspeitas, de sentimentalismos adocicados, de um filantropismo naturalista, de um irracionalismo sensualista. E ainda certo gongorismo intelectual, que consiste em jogar jeitosamente com o valor das idéias, burlando-lhes o sentido tradicional, tudo consistindo em divagações imprecisas, cheias de vaidade e pobres de verdade, com aparências de profundidade e não passando de escamoteação. Esta incoerência em que se diluem os conceitos mais elementares, que se pode notar tantas vezes, ainda é modernismo. E, principalmente, tanto laxismo, que corre mundo sob capa de "caridade".

English:

2019-07-30 - Plinio Corrêa de Oliveira’s Bitter Satisfaction of Having Foreseen it All / Until a few years ago, if someone had spoken of indigenous tribalism as a solution to the crisis of the modern world, he would have been laughed at and considered a lunatic.

 

05/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Dedicação da Basílica di Santa Maria Maggiore - Nossa Senhora das Neves

Artigos em O Legionário:

1942-01-18 - Comentando... Nacionalismo e patriotismo / À primeira vista, nacionalismo e patriotismo podem parecer sinônimos, mas na realidade são dois polos, dois extremos, duas idéias irreconciliavelmente antagônicas. O nacionalismo é o egoísmo coletivo, a auto-adoração da nação, a arrogância e a brutalidade mais estúpida erigidas a concepção de vida. Se o patriotismo é de origem católica, o nacionalismo é radicalmente pagão. Se o patriotismo produz a livre convivência, o nacionalismo produz a escravidão. Se o patriotismo é próprio à natureza humana, o nacionalismo é visceralmente inumano. O patriotismo é fruto da caridade cristã e tomou consciência de si mesmo nas Cruzadas.

1942-11-29 - Comentando... O papel / O homem moderno, à força de desenvolver o que há de mais mesquinho na natureza humana, à força de se diminuir, de se mediocrizar e de se envaidecer de sua própria pessoinha, acabou por perder o contacto com a realidade objetiva, com a vida, com os valores morais, que ele traiu para satisfazer interessinhos liliputianos, e criou para si um mundo artificial, armado em ficções e em fórmulas verbais. Assim, o homem moderno não acredita mais na alma espiritual, na honra, na dignidade, no desinteresse, no sacrifício, na verdade, na vida, pois o homem moderno, depravado e vaidoso, esvaziou o sentido de todas as coisas. As noções fundamentais de legítimo e ilegítimo, falso e verdadeiro, moral e imoral passaram a estar na dependência exclusiva de papéis garatujados.

1942-11-29 - 7 Dias em Revista / A presente desventura francesa é fruto remoto do Enciclopedismo, da Revolução e de seus múltiplos efeitos doutrinários e políticos. É preciso que nesse dilúvio de dores a França se purifique da Revolução e volte a ser plenamente a França de Santa Joana d'Arc, São Luís e Carlos X. Essa França verdadeira não morreu - Estando o Brasil em guerra justíssima declarada contra um bando de malfeitores públicos como os chefes dos governos totalitários, temos a obrigação de viver este sentimento nobre e viril dentro do espírito da Igreja, profundamente impregnado em nossas melhores tradições. Não odiamos nossos adversários como os odeiam os nazistas, mas como os deve combater um país verdadeiramente católico.
 

 

02/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Maria Vianney, o santo Cura d’Ars (4 de agosto): modelo de como os sacerdotes devem ser e fazer / Vinte séculos de pregação e da prática da moral verdadeira pelos Santos, que protestam contra o que hoje se passa.

Artigos em O Legionário:

1942-11-01 - Divórcio? / A Igreja afirma a absoluta indissolubilidade do vínculo conjugal e nisto jamais poderá variar. Católico e divorcista são termos que se repelem.

1942-11-08 - Comentando... O celibato eclesiástico / A primeira suposição, no interpretar as leis, é a de que as mesmas visam ser justas e alcançar o bem comum. E isto simplesmente porque uma lei que não possua estas características preliminares já não se pode chamar lei. Portanto, qualquer aplicação de uma lei que, sob pretexto de lhe ressalvar as disposições materiais, violar uma daquelas características, estará violando, por isso mesmo, o espírito da mesma lei.

1942-11-22 - Comentando... Proteção da família / A família é o grande baluarte, ao mesmo tempo que o grande foco da civilização cristã, que a Igreja, por ordem de Jesus Cristo, institui no mundo.

Italiano:

* 4 agosto, San Giovanni Maria Vianney: di un seminarista povero d'intelligenza al Patrono dei parroci

 

01/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Afonso Maria de Ligório (festa dia 1° de agosto)

Multimedia:

1989-01-11 - Viagem à Europa: como melhor aproveitá-la?

Artigos em O Legionário:

1942-10-11 - Comentando... Os escudos do Congresso / O que será sempre um motivo de admiração é o movimento geral de entusiasmo que Igreja sempre levanta em torno de Si. A Igreja, que não promete vitórias terrenas; a Igreja, que não promete os prazeres deste mundo; a Igreja que jamais possuiu ministérios de propaganda; a Igreja, cuja doutrina parece antes destinada a causar repugnância à natureza humana decaída do que a aliciar os favores das multidões; é esta mesma Igreja Católica Apostólica Romana que, há vinte séculos, pela virtude do Espírito Santo, vem realizando este milagre de provocar as manifestações mais espontâneas e desinteressadas de afeto, de abnegação, e do mais sublime heroísmo.

1942-10-25 - Comentando... A humanização do direito / Jornalista volta à carga, exigindo o estabelecimento do divórcio. Mas que alguém queira o divórcio por causa da “humanização do direito”, é pura hipocrisia, de fazer corar até os sepulcros caiados. Está se vendo que o articulista é dos tais que não admitem nenhuma distinção essencial entre o homem e o animal. Se por “humanização” se quer entender a ausência de todo constrangimento penoso, então seria necessário ir às mais radicais consequências. Assim, por exemplo, se alguém tem muita vontade de roubar, que roube; se tem muita vontade de matar, que mate...

Español:

1963-09-08 - Consideraciones sobre el nacimiento de la Santísima Virgen - "El nacimiento de la Santísima Virgen nos trae otro pensamiento. El mundo estaba postrado en el paganismo. La situación del mundo en aquel tiempo era parecida a la del mundo de hoy; todos los vicios imperaban, todas las formas de idolatría habían dominado la tierra, la abominación había penetrado en la propia religión judía, preanuncio de la religión católica. Pero, en el momento decretado por Dios, Él derriba la muralla, comienza la caída del orden del demonio cuando menos se podía imaginar, hace nacer a la Santísima Virgen y, con el nacimiento de Ella que era la raíz bendita de donde nacería Nuestro Señor Jesucristo, comenzaba la obra de derrocamiento del demonio."

Italiano:

* 1° agosto, Sant’Alfonso Maria de' Liguori: il suo primo scopo era fornire un orientamento pratico per risolvere i problemi morali delle persone comuni - “Se non recitassi tutto il Rosario tutti i giorni, avrei timore per la salvezza della mia anima”.

 

31/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

 


* Coletânea de documentos sobre Santo Inácio de Loyola (festa dia 31 de julho)

Artigos em O Legionário:

1942-10-04 - Comentando... A contradição / O Sr. Victor de Azevedo desejaria um Anchieta todo meloso e piegas, que permitisse todos os ataques da impiedade. E porque Anchieta se revela um verdadeiro cristão que luta contra os inimigos da Religião, o Sr. Victor de Azevedo se zanga! Deve zangar-se também contra Jesus Cristo, que açoitou os vendilhões do Templo e amaldiçoou, com expressões candentes, os fariseus.

1942-10-11 - Nazismo e comunismo / Não se pode afirmar simplesmente que os interesses da Igreja "coincidem" com os da Pátria: eles se interpenetram. Com efeito, o Brasil só será idêntico a si mesmo, só conservará a continuidade de seu espírito - no que conste em essência a sobrevivência de uma Nação - se se conservar católico no sentido mais pleno e radical desta insofismável palavra. Combatendo o nazismo, devemos fazê-lo sustentando sua essencial identidade com o comunismo. A doutrina de Marx é, tanto quanto sua sósia nazista, inimiga capital do Brasil e da Civilização Católica.

1942-10-11 - 7 Dias em Revista / Discurso do General Franco: "Não condenamos o marxismo nem o comunismo no que eles contém de aspirações sociais" - O nazismo é, por essência, uma doutrina corrupta. O III Reich tem feito todo o possível para destruir inteiramente a família, desenvolvendo neste, como em todos os outros sentidos, uma política social absolutamente idêntica à do comunismo - Não caiamos no grave erro de supor que há nisto um defeito congênito deste ou daquele povo. Todos os povos que se deixarem empolgar pela ideologia nazista ou comunista chegarão a excessos mais ou menos tão graves.

 

30/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-12-25 - Comentando... “La brute polytechnique” / O moderno espírito científico, para não aceitar o milagre, é obrigado a dar voltas sobre si mesmo, como cachorro que quer morder o rabo, inventando explicações mais miríficas do que o próprio milagre. Incrédulo para aceitar a explicação divina, é de uma credulidade pueril para engolir explicações fantasiosas.

1942-09-20 - Comentando... Invasão dos bárbaros / O nazismo não é obra de irresponsáveis nem de delírios paranoicos. O nazismo é um crime consciente e friamente perpetrado. E, para a perpetração deste crime, foram e são empregados todos os recursos da ciência e da cultura, todas as forças da tradição e da história, todas as energias espirituais do homem e da sociedade. E nisto reside todo o imenso perigo e toda a imensa hediondez do nazismo: é um crime totalitário.

1942-09-27 - Comentando... Educar para Deus / O racismo é uma preocupação exclusiva pelo “puro sangue” ariano e só vê no homem o valor biológico; daí a nação se transformar num imenso curral, e o povo, num vasto rebanho. Não será difícil imaginar onde vai parar a dignidade da mulher e da família em meio a semelhantes aberrações. Entretanto é preciso reconhecer que isto não é novidade. De fato, o comunismo já vinha pondo em prática idéias muito semelhantes a estas, muito antes do nazismo subir ao poder. Uma coisa, porém, deve ser reconhecida tanto ao nazismo quanto ao comunismo: a profunda coerência de ambos os regimes.

Italiano:

2005-12-08 - Plinio Corrêa de Oliveira, grande devoto della Madonna. L'omelia di S.E. Mons. Juan Rodolfo Laise, Roma, Chiesa di Santo Spirito in Sassia.

 

29/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurado Urbano II

Artigos em O Legionário:

1943-12-05 - 7 Dias em Revista / Na Europa, atuação das direitas e das "direitas" - Pio XII e a missão das elites, que "representam a tradição". Pela boca de Pio XII foi Deus que falou. E não falou apenas à nobreza romana, mas à do mundo inteiro. Não apenas à nobreza mas a todas as classes sociais que, nos países de qualquer latitude e de qualquer forma de governo, representam a continuidade do passado e o presente e, depositárias da tradição, têm a custódia de valores culturais e espirituais de vinte séculos de civilização cristã, de uma civilização feita e mantida pelos méritos infinitos da Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há gotas do Precioso Sangue de Cristo nessas tradições. Ouvi Cristo que fala pela boca de Pedro aos aristocratas, aos homens de escol no terreno da distinção, da cultura ou da instrução, no mundo inteiro. Apagar a tradição seria deixar que o mundo "caminhasse às cegas" - Átila é hoje Hitler. Hitler morrerá, mas Átila não morrerá. Ele não é um povo, mas uma anti-idéia. Foi Átila que organizou na Alemanha os campos de concentração e todo o infame aparelhamento do partido nazista. Ele continuará a viver onde se aconselhar a esterilização e se matarem os nascituros, nas correntes em que se afirmar que o homem é escravo da bestialidade insofreável de seus instintos. Catilina também é universal e continuará a viver em todos aqueles que pregarem a conivência com o totalitarismo. Entretanto, nem Átila nem Catilina vencerão as elites que, para o bem do povo, souberem conservar-se genuinamente católicas, apostólicas, romanas.

1943-12-19 - Comentando... A ronda dos fantasmas / Graças a Deus, todo mundo, hoje em dia está unido na mesma repulsa ao nazismo. Esta folha não podia ficar mais satisfeita com o fato, pois isto representa para nós o fruto de uma campanha prolongada e ingrata, num tempo em que havia disseminadas por aí muitas simpatias mais ou menos declaradas pelos totalitarismos. De tudo fomos então acusados, até de comunistas. A situação criada pela nossa aguda oposição ao hitlerismo chegou a tornar-se asfixiante. De repente, porém, a atmosfera distendeu-se. Já não se sabe, hoje, quem eram os partidários ou simpatizantes do nazismo. Só se vê por aí a farta messe dos aderentes entusiastas das democracias. Parece que uma varinha de condão tudo transmudou maravilhosamente. Ninguém é, ninguém era, ninguém jamais foi nazista ou amigo do nazismo. Onde estão as pessoas “prudentes”, que achavam que afinal era preciso a gente ser equilibrado, sabendo reconhecer a complexidade das questões envolvidas no totalitarismo? Quando o pesadelo nazista for afastado da terra, nada poderá impedir que os povos, fartos de opressão, reclamem seus legítimos direitos, e afastem definitivamente os fantasmas de um mundo morto, recusando o comunismo, como souberam repudiar o nazismo.

1943-12-19 - 7 Dias em Revista / Gilberto Freire, em violenta diatribe contra a Faculdade de Direito de Recife, seu corpo docente, seus alunos, sustentou recentemente que aquela ilustre Casa de Ensino superior está morta: a mocidade acadêmica revidou em vibrante e bem articulado manifesto. Continua a longa e brilhante luta que a intelectualidade sadia de Pernambuco vem travando contra aquele escritor bolchevizante. - Nosso desejo de hoje: o esmagamento completo, imediato, irremediável, do nazismo e de todas as suas variantes no mundo inteiro. O de amanhã: esmagamento do comunismo e de todos os seus disfarces socialistas.

Italiano:

1977 -Tribalismo indigeno: ideale comunista-missionario per il Brasile nel XXI secolo - Introduzione. Qual'è l'agenda? Uno sguardo a un futuro tribale.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 609 - San Antonio de Padua: reflejo fiel y estampa irreal… - "Se consolidó en nuestro espíritu la tesis que hay una velada escuela espiritual que busca deformar la piedad católica, según un modelo dulce y sentimental, donde la estampita de San Antonio era un ejemplo contundente".

 

26/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Simeão Estilita (27 de julho): "Considerem bem o seguinte: sem recolhimento, sem períodos de grande reflexão, nunca se fez nada de grande na Igreja".

Artigos em O Legionário:

1943-11-28 - Maritain e o "dogma" de sua infalibilidade / Artigo para dissipar as nuvens levantadas por uma exacerbação criada exclusivamente pela paixão, e mostrar que é somente no terreno das idéias que o debate em torno de algumas proposições de Maritain deve ser colocado. As considerações de ordem meramente pessoal desunem. A discussão serena sobre princípios une. A verdade para ser julgada só pede uma coisa: ser ouvida.

1943-11-28 - Comentando... Baquirivú / Para Haushofer, é necessário transformar a sociedade numa espécie de massa homogênea e plástica, dócil sob as mãos dos políticos, que, como hábeis modeladores, dariam a ela o aspecto que melhor entendessem. Vê-se logo a importância de uma tal ideia para o totalitarismo; sem fazer da sociedade esta massa plástica, o totalitarismo é simplesmente impossível; existindo esta massa plástica, o totalitarismo é quase uma ocorrência espontânea e natural. Para transformá-las em massa plástica, é necessário portanto extirpar lhes as raízes e as fibras vitais que lhes dão consistência e configuração característica. Ora, o nazismo tem a arte de fazer estas extirpações, por vários processos, um dos quais consiste em tirar às sociedades certos pequenos nadas, em que se manifesta entretanto a autonomia da vida social. Seria, mais ou menos, como se alguém nos proibisse da usar o chapéu de um certo modo que nos é próprio; é um nada, é um pequeno nada que atinge, porém, a nossa personalidade.

1943-12-05 - Comentando... A sociedade de São Paulo / A fisionomia de nossa sociedade se tomou irreconhecível, comparando-se com o que era há uns quinze anos. Antes da II Guerra mundial, o cerne, a medula desta sociedade era constituída de famílias tradicionais, as de “quatrocentos anos”, ainda em plena pujança econômica que se radicava na agricultura. As famílias como estas eram, e ainda são, em São Paulo e nos demais Estados do Brasil, o que há de mais autenticamente nacional. Estas famílias de “quatrocentos anos” jamais enriqueceram pela exploração das massas trabalhadoras, jamais canalizaram lucros ilegítimos que devessem caber a outrem. Quando elas enriqueciam, é porque haviam criado novas fontes de riquezas, que iam beneficiar toda a coletividade. A sua fortuna era menos uma fortuna individual, exclusiva, do que a fortuna da coletividade, que elas sustentavam e faziam prosperar. Todo o país enriquecia com elas e, não raro, elas é que terminavam pobres. Entre elas e o resto do povo não havia nenhuma heterogeneidade, mas eram a expressão mais alta e significativa do seu povo.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Athanasius Hl. (295-373)

 

25/07/2019 - FESTA DE SÃO TIAGO MAIOR

Especial / Santos e festas do mês:

1967-07-25 - São Tiago Maior: brado de guerra da Espanha - "(...) essa magnífica aparição de [Nossa Senhora a] São Tiago: esse símbolo de uma coluna que tem no alto um lírio e, esse lírio, deitando chamas de fogo. (...) evidentemente, esse lírio, se deita chamas, é o Coração lirial, o Coração virginal de Nossa Senhora, deitando chamas em grande quantidade. Essas chamas incendiaram todo o céu e chegaram até Compostela, (...)  onde inúmeras peregrinações foram efetuadas durante a Idade Média. Temos, então, (...) "Santiago", como brado de guerra da Espanha e da Reconquista, que avança sobre os maometanos aos brados de "Santiago", "Santiago", e que, com isso, obtém a vitória. E sua memória vai ficar, não como um sinal de conciliação, mas como um brado de guerra. E que os bravos, no momento de arriscarem sua vida e de arriscarem tudo pela causa católica, vão ter nos lábios o nome dele, como um símbolo de luta, como um símbolo de batalha e como um símbolo de vitória".

Español: discursos, conferencias

1978-12-23 - ¡La historia de las miradas! - "En el centro de todos los colores, de todas las bellezas, existe la faz adorable de Nuestro Señor Jesucristo; en el centro de la faz adorable de Nuestro Señor Jesucristo, existe su mirada, plenitud y compendio de toda la faz. (...) Pues entonces este Rey, tan lleno de majestad, en cierto momento nos abre sus ojos. Notamos que su mirada purísima, inteligentísima, lucidísima penetra en nuestros ojos. Ve lo más profundo de nuestros defectos, pero también lo mejor de nuestras cualidades. Y en ese momento toca nuestra alma, como conmovió 33 años después a San Pedro."

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 672 - La Huida a Egipto - "San José camina al frente, atentísimo en ver lo que sucede con su purísima esposa y el Niño Jesús. Ella no. Da la impresión de confiar en San José y de abandonarse enteramente a la protección de la divina Providencia. Por lo tanto, recogida en oración con el Niño, que está como que durmiendo y asido a Ella. La actitud del Divino Infante da a entender la profunda intimidad existente entre Madre e Hijo."

 

24/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

1972-01-24 - São Charbel Macklouf, exemplo perfeito de fisionomia contra-revolucionária: fortaleza, lógica, constância, despretensão, admiração

 

23/07/2019

Cartas de elogio:

2005-07-30 - Dom Juan Rodolfo Laise recomenda a obra “PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA, 1908-1995 – DEZ ANOS DEPOIS...” / "O luminoso exemplo dessa vida excepcional, de um católico que sempre lutou por Cristo e por sua Igreja, para o triunfo da Civilização Cristã, será para todos um incentivo para imitá-lo em nosso tempo, que precisa mais do que nunca de apóstolos aguerridos e valentes".

Especial / Família:

1943-11-14 - 7 Dias em Revista / A indissolubilidade do vínculo conjugal decorre do direito natural, e se torna particularmente cara aos católicos por motivo da dignidade sacramental a que Nosso Senhor Jesus Cristo elevou o matrimonio. A Igreja sempre lutará pela indissolubilidade do vínculo conjugal. Razões naturais e teológicas superiores a quaisquer contingências do tempo e de lugar, a tornam inimiga irredutível do divórcio, para todos os lugares, até a consumação dos séculos - Trecho da recente mensagem do Santo Padre aos católicos do Peru: "Sem Deus Eucarístico nem sequer é possível a coordenação mútua dos diversos elementos, nem é realizável a harmonia da paz. E todo o edifício da família, todo o complexo social, longe de ser fonte de vida, não tardará a dar sinais de dissolução".

Artigos em O Legionário:

1943-11-07 - Comentando... O Rei da Itália / Quando o carbonarismo poderia supor que sua obra iria ser, mais tarde, um entrave à onda revolucionária? No século XIX, a unificação da Itália foi um grande, um inapreciável progresso para a Revolução. Mas os tempos passaram, as coisas evoluíram, as situações foram superadas, o que era uma conquista passou a ser um atraso; e lá ficou contudo a casa de Saboia plantada na Itália! Todo o problema consiste em poder a Revolução desvencilhar-se de suas criaturas tornadas embaraçosas jogando fora o bagaço. Isto algumas vezes porque, em outras ocasiões, é mais conveniente guardá-las em frigoríficos para, se houver novamente necessidade, colocá-las outra vez na ativa, em perfeito estado de conservação.

1943-11-14 - Comentando... A Guarda Suíça / Enquanto durar o atual estado de confusão em Roma, os suíços abandonarão o seu tradicional e vistoso uniforme, porão de lado a alabarda e o capacete decorativos e envergarão o aparato militar dos tempos modernos. O que se deve notar é a energia do Papa na defesa do Estado Vaticano, energia que se utiliza de todos os recursos ao seu alcance. Certas pessoas mal orientadas ou mal informadas poderão pensar que a atitude do Papa deve ser sempre de um pacifismo passivo, confiando-se, nas horas difíceis, apenas na oração. Exemplos dados, nessa mesma linha, por outros Papas ao longo da História.

 

22/07/2019

Multimedia:

1979-06-09 - Perceber o reflexo de Deus nas criaturas

Manifestos, declarações à imprensa:

1980-01 - Enigmas da CNBB / "A grande esperança da Igreja para o século XXI é a América Latina. Tudo aqui é católico, pelo menos de nome e de intenção. O século XXI será nosso, como o século XX é dos Estados Unidos, e o século XIX foi da Europa colonialista".

Artigos em O Legionário:

1941-01-26 - Missões /  Os vários sentidos da palavra "missão": desfazendo equívocos - A grande missionária por excelência é a Hierarquia Eclesiástica. Recebeu ela de Nosso Senhor Jesus Cristo a incumbência de pregar a todos os povos, batizando-os em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo, e assim fraqueando-lhes as portas da vida eterna. Um dos gloriosos certificados da eficácia de tais atividades apostólicas: o rancor dos inimigos da Igreja.

1942-10-18 - Missões e Política / O êxito do paganismo europeu, encabeçado por Hitler, despertou consideravelmente no Extremo Oriente a ressurreição dos velhos cultos pagãos. Tal renascimento do paganismo no Oriente já passou do Japão para a China e Coréia, e daí para a Indochina e Índia. Não espantará que conquiste, mesmo, as populações indígenas da Oceania. Diante de todo esse movimento, em que posição ficam as missões católicas? - A Igreja não endossa a civilização e a cultura ocidentais como hoje se encontram. O mundo ocidental é um mundo que apostatou. Mas é preciso bradar a este Oriente que se transvia que é falso, é errôneo, é injusto pretender que a dependência de Roma significa a dependência da Europa. Depender da Roma dos Papas é depender de Nosso Senhor Jesus Cristo, e tão somente dele. A prova disto está meridianamente clara no exemplo dos povos da América Latina. Igualmente não devemos deixar que a cultura ocidental seja amaldiçoada ou rejeitada em bloco pelo Oriente. Ela ainda tem algo de cristão, e rejeitá-la em bloco significa rejeitar coisas que a Igreja reputa essenciais.

Español:

1979-04 - Voz que atemoriza y consuela - "Que al menos nosotros, los católicos, oigamos plenamente la voz de Nuestro Señor, y que, correspondiendo, en nuestra santificación interior, de modo completo e irrestricto, a las gracias que Él nos da, realicemos dentro de nosotros aquel reinado pleno de Jesucristo, del que los enemigos de la Iglesia parecen esperanzados en arrancar los últimos vestigios sobre la faz de la tierra".

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Chrysostomus Hl. († 404)

 

19/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Elias Profeta (festa dia 20)

Prefácios:

1993 - O V Centenário face ao século XXI - Cristandade autêntica ou revolução comuno-tribalista - A grande alternativa de nossa época / Para as mesmas correntes ideológicas que, com o objetivo de demolir a civilização cristã, interessara em certo momento promover o mito neo-pagão de Hollywood, passou a convir a demolição do mesmo mito, e da civilização com base nele edificada, a fim de dar um salto adiante no processo revolucionário, rumo à anarquia neo-tribal. Para este novo objetivo, era preciso então apresentar as condições de vida dos índios do modo mais favorável possível.

Artigos em O Legionário:

1943-10-31 - Comentando... Quem está com o Papa? / O Catolicismo não é trepadeira, que precisa enroscar-se a fortes pontos de apoio, para poder atingir o ar e a luz. A Igreja não vai na esteira de nenhuma corrente filosófica, científica ou política; Ela não se alicerça em nenhum poder humano, mas Ela é detentora da Verdade suprema e tem por apoio a Omnipotência divina. A Igreja está essencialmente fundada sobre o único fundamento estável, e não esperemos senão na graça de Jesus Cristo, pois fora dEle não há salvação, eterna ou temporal.

1943-10-17 - Pan-cristianismo, flores e punhais / A próxima conferência anglo-russo-americana e o cinismo soviético - Prepara-se uma imensa ofensiva de confusionismo religioso, sob a capa de "interconfessionalismo", para depois da guerra. Em que consiste tal "interconfessionalismo"? Em afirmar que "todas as religiões são boas", "todas as religiões são verdadeiras", e outros chavões deste estilo, que a boca de um católico consciencioso não ousaria jamais repetir e que tomam corpo nesta estratégia, nesta tendência, nestes frenesis sentimentais e entram encarnados em opiniões e atitudes erradas. Um absurdo destes, uma tão violenta colisão com a lógica, só poderia ser preparada nas oficinas de erro do Ministério da Propaganda nazista, ou nas retortas do grande laboratório de erros do Kremlin. Só de uma destas fontes poderia vir toxina tão funesta aos ideais cristãos.

1943-10-10 - 7 Dias em Revista / A aproximação cismático-comunista é mais um dos "bluffs" deste século tão fecundo em toda sorte de mistificações. A mesma censura cabe ao "arcebispo" protestante de York, que saiu de seus penates especialmente para visitar Stalin - Está dentro desta linha de ridícula mistificação a atitude do embaixador soviético em Londres que foi assistir a Missa solene, realizada na Catedral de Westminster, que é católica, no dia de preces da Inglaterra. Não tornemos completa a farsa, acreditando na sinceridade do comediante - Um pan-cristianismo socialista de ares moderados é o grande cavalo de Tróia que está sendo preparado como "presente" para o mundo para logo depois da guerra.

Español:

1993 -
Prefacio a "Cristiandad auténtica o revolución comuno-tribalista - La gran alternativa de nuestro tiempo" / Quando en mi remota infancia oía hablar de indios, la versión que me llegaba de ellos era ambivalente. De un lado, se los mencionada como una raza digna de simpatia por el hecho de haber sido los primeros ocupantes del suelo brasileño. Eran, si se quiere, mis más antiguos compatriotas, hacia quienes debíamos tener un sentimiento de solidaridad nacional y desde ese punto de vista debía vérselos con una especial benevolencia. (...) Junto con mis felicitaciones a sus autores, auguro a esta obra tan oportuna y de tan auténtico apostolado, la más amplia dfusión, para el bien de la Iglesia, de la civilización cristiana, y de los propios indios, tan perjudicados por la propaganda deletérea que aquí se denuncia.

 

18/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-09-26 - Comentando... O panegírico de Santa Mônica / Machado de Assis conta, no “Dom Casmurro”, o caso de um burocrata, antigo estudante de Seminário, que vivia distribuindo a sua única obra, um “Panegírico de Santa Mônica”, composto na sua mocidade, quando ainda tinha em vista a vocação sacerdotal. Mais tarde, o seminarista esqueceu-se da vocação, casou-se, tornou-se chefe de secção, afundou no quotidiano da vida burguesa, mas não se esqueceu do “Panegírico de Santa Mônica”. A todos os conhecidos presenteava com um exemplar... - Aplicação do caso a William Beveridge e seu projeto na Inglaterra.

1943-10-03 - Comentando... A religião sem dogmas / O que deve ser assinalado é a tendência, incentivada e explorada pelo comunismo, de formar uma religião sem dogmas, onde naufragará definitivamente o espírito humano. As seitas heréticas pretendem unir-se, prescindindo de princípios definidos, sobre a larga base do interesse social; porque a verdadeira Igreja sempre se opôs a semelhantes intentos, guardando ciosamente o depósito da revelação Cristã; por isso Ela é atacada, e só por isso.

1943-10-10 - Comentando... A economia de guerra / Ninguém ignora que, antes do atual conflito, o grande problema era a superprodução. Em seu holocausto, indescritíveis fogueiras se acenderam em toda a terra, e devoraram o excedente das colheitas e dos rebanhos. Não só: fábricas fecharam-se, indústrias morreram, bancos faliram. A guerra, entretanto, veiu absorver todos os excedentes e, mais ainda, de modo que todos tiveram de diminuir consideravelmente o seu consumo normal de utilidades, para sustentar os exércitos em campanha. Ora, cessada esta voragem, a produção vai não somente atingir o nível anterior, mas ultrapassá-lo em virtude dos aperfeiçoamentos colossais conseguidos na guerra. Quem ou o que vai absorver esta avalanche de utilidades, se prosseguir a economia de guerra dos controles?

1943-10-24 - Comentando... A nova Idade Média / O ideal da nova Idade Média, em preparação, consiste em amar, servir e glorificar a humanidade e possuir este mundo. Bertrand Russel imaginou o projeto de uma Universidade Internacional, para ser o centro de gravidade espiritual da nova ordem. Segundo ele, toda a educação, no mundo futuro, deverá estar estritamente subordinada aos ditames da Universidade Internacional. Mais: o Estado que se quiser furtar a esta ingerência da Universidade Internacional deverá ser punido pela autoridade internacional.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Ambrosius von Mailand (340-397) - Benedikt Hl. (480-547) - Bonifacius I, Papa (418-422)

 

17/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Os 40 mártires do Brasil (dia 17)

* Bem-aventurada Teresa de Santo Agostinho e companheiras Carmelitas de Compiègne, mártires da Revolução Francesa (dia 17)

Artigos em O Legionário:

1938-01-09 - Comentando... Ainda os armamentos (prevendo a Segunda Guerra Mundial que se aproximava) / Que a humanidade se destrua e que tudo se perca, que importa aos homens de hoje? É precisamente o ideal do anarquismo: a destruição até que desapareça da terra o último vestígio do homem.

1938-05-22 - Comentando... Eutanásia / A ciência só afirma o que é, nunca o que deve ser. Isso porque a ciência apenas descreve o mundo físico. É necessária a especulação sobre a natureza e os fins da ação humana para se saber o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Essa especulação quem a faz é a Moral. E a Moral prova que, a não ser em legítima defesa, todo homicídio é ilegítimo e culpável.

1938-05-29 - No século das heresias políticas / Que valor tem o pastor que não sabe distinguir o lobo entre suas ovelhas? Que valor tem, pois, o dirigente de Ação Católica que não possui a perspicácia recomendada pelo Evangelho? - Para empolgar e arrastar as massas, o demônio insinua-se na política, na sociologia e na economia e, nestes terrenos diretamente ligados com a vaidade e ganância de cada indivíduo, faz fermentar o veneno da heresia. E como se trata de dinheiro, de luxúria e de mando, o homem se agita, se entusiasma e se levanta em pé de guerra. Assim sendo, nossa tática é de aceitar o combate neste terreno em que somos atacados e de procurar preservar as almas contra a heresia - O senso católico é uma das graças que mais deve ambicionar um filho da Igreja, realmente digno deste glorioso nome.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Hl. Basilius von Cäsarea († 379)

 

16/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Carmo (dia 16)

Artigos em O Legionário:

1938-09-11 - Comentando... Nazismo e Comunismo / Ainda poderá haver algum ingênuo que se espante ao ver ligados esses dois fatos contemporâneos: Nazismo e Comunismo. Em verdade, é infinita a geração dos incautos. Por isso prevemos que poderá haver muito bom quem exclame: “Pois Hitler não é o maior inimigo de Stalin?” Por várias vezes, e isso desde há muito tempo, o LEGIONÁRIO assinalou os parentescos ideológicos das duas doutrinas políticas.

1938-09-18 - Comentando... Anúncios imorais / A imoralidade levanta a cabeça e começa a aparecer com toda a desfaçatez. Entretanto não são esses os únicos anúncios a se evitar. Há uma segunda espécie de propaganda. Mais inofensiva, não há dúvida, porém mais cruel: é a que explora os sofrimentos que advirão certamente com o progresso de alguma doença. É muito significativo que esse gênero de propaganda seja frequente nesse nosso século de eutanásia, a pseudo-morte piedosa, que evita maiores sofrimentos. Parece que nos dias que correm só se sabe ter piedade para matar e não para sustentar e valorizar a vida. A isto chegamos! A vida moderna mercantilizou-se tanto, que até a dor humana tornou-se objeto de comércio...

1938-09-18 - Comentando... Arauto da discórdia

1938-09-18 - Uma reunião ideal (em um movimento católico) / Ausência de “medalhonismo”: não há figurões. Disciplina sim, mas sem “medalhonisar” os que mandam e de mover eficientemente os que obedecem - Jovialidade construtiva: narração de alguns revezes, aliás inevitáveis - Novos setores fundados, recepção de novos membros, inauguração de campanhas de vulto, tudo se diz, tudo se conta, tudo se narra com aquela brevidade que é uma marca característica da despretensão e um atrativo insubstituível em todas as reuniões. Qual o espírito dessa praxe? A entidade é essencialmente orgânica. E seus setores devem, pois, nutrir um mútuo interesse por tudo quanto fazem. A reunião se encerra dentro de um ambiente de entusiasmo e de cordialidade.

Deutsch:

* Am Tage Unserer Lieben Frau des Berges Karmel hat die Seite mit der Erstellung einer katholischen und historischen Online-Bibliothek begonnen. Die Autoren der Inhalte sind im gesamten Spektrum des Magisteriums, der Geschichte, Dogmatik, Theologie, Spiritualität etc. also im Katholizismus einzuordnen.

 

15/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Boaventura, Cardeal e Doutor da Igreja (dia 15)

Artigos em O Legionário:

1943-08-22 - Comentando... Leite / Sua pasteurização em todos os lugares do Estado de São Paulo.

1943-09-12 - Comentando... O soneto e a emenda / Obrigatoriedade da mudança de nomes de muitas cidades brasileiras com que o Conselho Nacional de Geografia pretende eliminar duplicidades, complicações, prolixidades e outras verrugas da epiderme nacional. As determinações do referido Conselho ordenam: a) que os novos nomes se deverão compor de uma só palavra; b) que se deverão inspirar, de preferência, na toponímia indígena. Na Alemanha, o nazismo quis ressuscitar os mitos germânicos e fechar o Cristianismo num parêntesis. Mas o nazismo é o nazismo e, graças a Deus, contra ele estamos lutando. Porém, do Brasil não se queira arrancar o Batismo católico, porque o Brasil que devemos amar não é o Brasil selvagem e pagão, nascido da carne e do sangue, mas o Brasil gerado à civilização cristã pela verdadeira Fé, nascido da água e do Espírito.

Artigos em Catolicismo:

1958-07 - O verdadeiro progresso técnico: sábia atuação da ordem universal / Uma "ecologia" católica. Úteis e importantes reflexões do Papa Pio XII que devem ser tomadas em consideração em vista do próximo Sínodo da Amazônia, em outubro próximo, em Roma.

Italiano:

1984-06-09 - "Bécassine", l'opposto della Rivoluzione Francese... Un rapporto armonioso tra le classi sociali di altri tempi

 

12/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* (13 de julho) A 3ª Aparição de Nossa Senhora em Fátima

* (13 de julho) Bem-aventurado Jacques de Voragine (Tiago de Varazze, arcebispo de Gênova e autor da célebre "Legenda áurea")

Artigos em O Legionário:

1943-08-15 - Comentando... A bandeira pontifícia / Querer separar no Papa o chefe eclesiástico do soberano, é criar um monstrengo absurdo que só pode existir nos desvãos do mais estreito sectarismo.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 103 - Continuidad de las tradiciones a través de las circunstancias siempre nuevas de los siglos - "¿Cómo se podría definir la palabra “ambiente”? Dios estableció entre ciertas formas, colores, sabores y sonidos, por un lado, y por otro lado ciertos estados de alma de los hombres, afinidades difíciles de definir, pero muy reales. Así, es explicable que un objeto, o un conjunto de objetos, pueda despertar en el hombre un determinado estado de espíritu. En este sentido el ambiente puede ser suscitado, por ejemplo, por una música, un mueble, una sala, un edificio, una ciudad o un panorama. Por razones obvias, y en grado mucho más alto, una persona, o una reunión de personas, pueden constituir un ambiente."

Français:

1946-06-16 - La fausse alternative : despotisme-anarchie

Deutsch:

1946-09-01 - Der taube und stumme Geist / In Lourdes und in Fatima hat uns die Heiligste Jungfrau nicht gebeten, große soziale Erlösungswerke zu unternehmen, die von den Wundern der modernen Technik gewirkt würden. Die selige Jungfrau empfahl uns in aller Einfachheit nur Gebet und Buße, die gleichen Waffen, die der heilige Dominikus gegen die Übel seiner Zeit einsetzte.

Dal blog del vaticanista Marco Tosatti: Il pensatore brasiliano Plinio Corrêa de Oliveira è certamente uno dei più brillanti e interessanti esponenti del pensiero cattolico del secolo passato. I suoi scritti hanno messo in luce le contraddizioni di una cultura moderna che ha di fatto girato le spalle alla tradizione, al diritto naturale, al rispetto per il sacro. Ecco perché dobbiamo salutare con interesse l’uscita di “Cristianità. Dalla periferia al centro” edito da Chorabooks con una introduzione di Julio Loredo. In questo testo lo studioso brasiliano ci mostra i fondamenti della civiltà cristiana.

 

11/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bento, Abade, um dos Patronos da Europa (dia 11)

Multimedia:

1984-06-23 - Quando o filho pródigo começa a ter saudades da casa paterna

Artigos em O Legionário:

1943-08-01 - 7 Dias em Revista / Exemplo de notícia cuidadosamente embebida em fel, com a qual se envenena lentamente o subconsciente das multidões - a questão dos "fascistas socialistas" que teriam derrubado Mussuloni. Recordando a luta de Pio XI e Pio XII contra os totalitarismos.

1943-08-08 - Neo-paganismo / A Igreja é militante: por isto a redação dos bonitos boletins de vitória deve causar aos católicos muito menos preocupação do que a análise dos movimentos e manobras do inimigo: uma nova investida do neo-paganismo contemporâneo contra as missões - O vento gélido de nacionalismo pagão que soprou sobre a Europa totalitária estendeu-se até o Oriente. Se a adoração do solstício, ou de velhos deuses germânicos de eras passadas podia reviver na Alemanha, por que se envergonhariam os japoneses, os chineses, os indus, os árabes, de suas antigas crenças? Daí uma revivescência do paganismo em todo o Oriente, um paganismo insolente, agressivo, xenófobo e com ares racistas, que determinou para as missões na Índia, na China e no Japão insuperáveis dificuldades - A reunião dos Estados Árabes será evidentemente a constituição de um outro vasto bloco político e ideológico oriental anticatólico, que cobrirá desde Tânger até as Índias uma enorme faixa de terra, novamente agrupada em torno do Islã.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 18 - Espontaneidad epicureísta y gravedad cristiana - "La ausencia de todo y cualquier pensamiento serio en esta escena de un pic-nic familiar, se prueba por la actitud de los hijos y de los padres. En éstos, nada de la gravedad, de la respetabilidad, que convenga a su sagrada autoridad. En aquellos, nada de la reverencia, del respeto, de la sumisión propia a la piedad filial. Estas personas no se presentan aquí, unas con relación a las otras, tanto como miembros de una familia, sino más bien como excursionistas unidos por la mera y plena camaradería de una excursión".

 

10/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-07-25 - O bombardeio de Roma / A sabedoria da Igreja é por demais profunda e sobrenatural para que esta aversão à guerra e à efusão injusta do sangue humano tenha jamais degenerado no pacifismo sonhador e tolo, tão em voga depois de 1918. Com o declínio do espírito cristão, ocorrido em consequência da Renascença e da Pseudo-Reforma, as guerras se foram tornando cada vez mais cruéis, a ação internacional do Papado como elemento de conciliação entre os povos foi sendo cada vez menos importante. Em síntese, as populações civis passaram a ser alvo predileto da guerra moderna. E uma tradição cristã milenar se esvai de todo - Acima da sanha de destruição ou até mesmo de defesa, há uma força maior, um princípio transcendental a respeitar: é a caridade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há uma lógica de guerra na qual não queremos, não podemos e não devemos entrar - O Papa ressalta o caráter sagrado de Roma, cabeça e mãe de todas as cidades católicas do orbe.

1943-07-25 - 7 Dias em Revista / Notícia dolorosa a comentar, esta de caráter doméstico: o Instituto da Ordem dos Advogados reabriu o debate sobre a "poligamia a prestações", que é o divórcio. Querer-se-á ressuscitar a luta, reavivar todos os ressentimentos e desafiar a opinião unanimemente católica do país?

1943-08-01 - A queda de Mussolini / O “Legionário” combateu o fascismo não para se arrogar a gloriola de dizer que foi previdente. Não tivemos outro intuito senão servir a Igreja. Os fatos estão a demonstrar que a servimos bem. Louvemos a Deus por isto e continuemos a trilhar nosso caminho, dispostos hoje como ontem a arrostar as incompreensões, as dificuldades, os ataques de toda ordem, largamente recompensados desde que conservemos sem mancha o estandarte católico que conduzimos em nossas mãos - Sempre distinguimos o regime fascista ou nazista, da Itália ou da Alemanha. E, mesmo no mais forte de nossa luta contra a ditadura dos camisas negras ou dos camisas pardas, sempre timbramos em afirmar que os católicos italianos e alemães nos mereciam o mais acendrado amor - Para nós católicos, não pode haver lugar para preconceitos contra este ou aquele país, ódios contra este ou aquele povo. Os vínculos sobrenaturais que nos unem são mais fortes do que as razões naturais que nos desunem - Estaremos à altura de nossas tradições de católicos e de brasileiros se evitarmos a respeito dos acontecimentos qualquer atitude capaz de despertar ressentimentos indeléveis e rancores sem fim - Graças à atmosfera do Congresso de Viena, a Revolução não morreu. O totalitarismo precisa morrer. Não caminhemos, pois, para a despreocupação, a frivolidade, a efêmera alegria de um novo Congresso de Viena!

1943-08-01 - Comentando... A Casa de Saboia / Não se pode negar, a Casa de Saboia foi algo de providencial para a Itália, na atual conjetura. Cessada a aventura mussoliniana, a monarquia aparece aos olhos dos italianos como alguma coisa de estável no meio da tormenta, a voz do bom senso no meio da confusão, uma força tradicional no meio da desordem. Se não fosse a existência de um Rei, que é o descendente de uma grande dinastia, o representante vivo da cultura e da História, que estaria acontecendo agora à Itália, após a queda de Mussolini? O caos, o mais tremendo e mais incrível caos estaria subvertendo a península. As ditaduras passam, mas as dinastias ficam. A Casa de Saboia pode vir a ser destronada. Que acontecerá então?

English:

1965-03-01 -
Understanding the Richness of the Angelus: a very brief, eminently logical and well made three-point meditation on the Incarnation

 

05/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Maria Goretti (dia 6): mártir da pureza, e o nexo entre nudismo e anarquia

Artigos em O Legionário:

1943-07-04 - Fundamentos abalados / Pio XII: “toda a sociedade precisa ser reparada e melhorada, porque estão trincados os seus próprios alicerces”. O que de mais grave pode ocorrer a um edifício do que ter abalados os seus próprios alicerces? Chamar a atenção para a situação tristíssima em que o mundo se encontra não é fazer obra de desânimo e dispersão, mas estimular os incautos e arregimentar os retardatários. A sentinela, quando toca o clarim, não tem por fim fazer fugir, mas dar o toque de reunir para a luta. E' o que devemos fazer - Nem tudo no mundo contemporâneo é mau. E a Igreja, sumamente justa e cautelosa, jamais poderia tomar partido por um certo pessimismo sombrio e incondicional, que indistinta e colericamente atirasse o anátema em tudo quanto hoje existe. De outro lado, em lugar de nos extasiarmos incondicionalmente com o que o mundo atual tem de bom, devemos admitir que este bem é apenas um bem acessório, secundário, acidental. E que defeitos profundos e irremediáveis trincam todo o edifício da sociedade atual.

1943-07-11 - 7 Dias em Revista / Viena deve ser a capital católica de um grande Império alemão ou de uma monarquia dual austro-húngara. Qualquer coisa que não seja isso representará, para a influência católica na bacia danubiana, um prejuízo irreparável - À medida que se generaliza a descristianização do mundo contemporâneo, vão reaparecendo os costumes políticos das piores épocas de decadência. Exemplos significativos: tentativa de rapto do General De Gaulle e as circunstâncias suspeitas que cercaram a morte do General Sikorsky.

1943-07-18 - Comentando... Racionamento / Se o racionamento se justifica como medida excepcional, na medida e na proporção das exigências reais da guerra, querer transformá-lo em medida definitiva, a vigorar mesmo na paz, é um absurdo. Então, para que estamos em guerra? Não é pela causa da liberdade, contra a escravidão nazista? Ora, quem não vê que um regime de racionamento universal e permanente em épocas normais, outra coisa não é senão puro totalitarismo? Se é para isso, toda esta imensa soma de sacrifícios estaria sendo inútil, em pura perda.

1943-07-25 - Comentando... Nivelamento das classes / Leão XIII, em alocução ao patriciado e à nobreza de Roma, afirmou peremptoriamente que a distinção das classes é providencial condição da vida social. E não é este o único pronunciamento de Leão XIII sobre o assunto, mesmo porque outros Papas se manifestaram, repetidamente, no mesmo sentido. É tão grande o número de documentos pontifícios que, direta ou indiretamente, inculcam e defendem a constituição hierárquica da sociedade, contra o ideal nivelador da Revolução, que com eles se poderia fazer uma bela, utilíssima e atualíssima antologia, densa do mais autêntico e verdadeiro senso católico. Uma sociedade nivelada será uma sociedade inorgânica, um conjunto de indivíduos impessoais, simples números no total coletivo; nesta sociedade não haverá Autoridade, mas todo o Poder estará reunido nas mãos de um só autocrata. Todos serão iguais: todos igualmente escravos.

Italiano:

1970-07-12 - La perfetta gioia / Incrollabile fedeltà al Papa in tutta la misura in cui la Chiesa comanda. Un insegnamento di San Francesco d'Assisi.

 

04/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Isabel de Portugal, Rainha (dia 4)

Artigos em O Legionário:

1943-06-27 - Pastor Angelicus / Nessa pobre cristandade tão dilacerada no campo político, por mais trágica que seja a efusão de sangue cristão por mãos cristãs em campo de batalha, há coisa ainda mais triste. E' a desunião religiosa - A inércia dos bons ante a sistemática agressão dos provocadores não é sempre um fator de paz, mas, frequentemente, uma causa de guerra, pois que os provocadores, estimulados pela carência de qualquer reação, facilmente passarão da provocação à agressão, tornando então inevitável o combate - Lutemos com vigor, com denodo, com heroísmo. Mas não guardemos em nossos corações aqueles mananciais de ódios e de ressentimentos dos quais brotará a guerra futura da guerra presente, como a guerra presente brotou da guerra passada - É próprio do Brasil combater como combatia São Luís IX, Rei de França: ninguém tão rijo na luta, ninguém tão moderado na vitória, ninguém tão compassivo ante a desgraça do vencido. Reivindicava seus direitos em toda linha, com heróico vigor. Mas, reparados os seus direitos, podia-se ver que nenhum ódio tivera seu grande coração.

1943-06-27 - Comentando... A ofensiva contra a família / Há dois modos de combater a família. Um, consiste em investir contra ela abertamente, quer visando extingui-la por completo, como é o caso do comunismo, quer visando destruir-lhe a parte mais importante e fundamental, o vínculo indissolúvel. O outro modo, porém, é inteiramente diverso: vem de mansinho, vai corroendo tudo o que há de substancial em torno da Família, reduzindo-a à expressão mais simples, a um simples rótulo sem conteúdo, a um fantasma vago e flutuante, um sonho, uma miragem. A Família, é verdade, continua a existir, mas só poderá ser encontrada nos dicionários. Este modo desleal de combater a Família é próprio aos regimes nazifascistas, que se caracterizam pela fraude e pela mentira despudorada. 

1943-07-04 - Comentando... A reforma de Londres / Desde que cessou a ofensiva aérea nazista contra a Inglaterra, ofensiva que visou Londres de modo todo especial, os urbanistas ingleses começaram a formar projetos de remodelação de suas antigas cidades, principalmente de sua Capital. De fato, depois de tão grandes destruições, era necessário começar a pensar na reconstrução. Agora, segundo informa a imprensa, estes planos urbanísticos já estão prontos. Londres será melhor traçada, mas será menos Londres e nas suas novas avenidas largas, de ângulos retos, se estabelecerá o império do anonimato e da banalidade. Por isso mesmo, os planos de reforma de Londres prevêem a formação de verdadeiras ilhas de tradição e de história, regiões inteiras da cidade, que serão religiosamente conservadas com todas as suas características, em meio à nova metrópole. E se, a exemplo disto, nós ainda tivéssemos a nossa Rua São Luiz? Afinal de contas, São Paulo ainda será São Paulo?

Español:

* Nº 30 - La verdadera santidad es fuerza de alma y no debilidad sentimental / "La Iglesia enseña que la verdadera y plena santidad es el heroísmo de la virtud. La honra de los altares no es concedida a las almas hipersensibles, débiles, que huyen de los pensamientos profundos, del sufrimiento pungente, de la lucha, en fin, de la cruz de Nuestro Señor Jesucristo: “el Reino de los Cielos es de los violentos”, la Iglesia sólo canoniza a los que en vida combatieron auténticamente el buen combate, "arrancando el propio ojo o cortando el propio pie" cuando causaba escándalo, y sacrificando todo para seguir únicamente a Nuestro Señor Jesucristo."

 

03/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomé, Apóstolo (dia 3)

Artigos em O Legionário:

1943-06-06 - Comentando... Convênio cafeeiro / É de doutrina católica que o Estado tem direito a exigir de seus súditos aquelas contribuições necessárias à promoção do bem comum. Entretanto, é também de doutrina católica que tais contribuições não devem oprimir os súditos e destruir ou abalar os patrimônios, porque isto iria contrariar a própria finalidade do Estado e a razão que justifica a imposição de tributos. Só em casos excepcionalíssimos de salvação pública é, lícito impor tão grandes sacrifícios. A Igreja não sofre violência apenas quando as instituições eclesiásticas são atacadas. Porém, sempre e em todo o lugar em que o espírito cristão, a vida divina que Ela traz à terra encontra obstáculo, ferindo-se contra uma realidade oposta, a Igreja é atingida no que Ela tem de mais importante, na sua própria razão de ser. Isto é uma coisa pouco considerada, mas é muito importante.

1943-06-13 - Polônia / “Procurai antes de tudo o reino de Deus, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”. A esta regra não pode escapar a política internacional. E, se cremos no Evangelho, devemos reconhecer que as coisas materiais e secundárias só prosperarão na medida em que o reino de Deus florescer. A Polônia é católica, e nossa principal preocupação no que diz respeito a ela consiste em que lhe sejam propiciadas todas as circunstâncias necessárias à conservação de sua Fé. Esmagada entre a Prússia protestante e pagã e a Rússia atéia ou cismática, a Polônia deve contar com o apoio de todos os países católicos para se manter independente. Para católicos, entregar uma parte da Polônia ao domínio soviético implica em atirar irmãos às feras.

1943-06-13 - Comentando... Pan-cristianismo / Decididamente, a moda hoje é ser cristão. Todo o mundo é cristão: os fascistas são cristãos, os comunistas são cristãos, os grã-finos são cristãos, os adúlteros são cristãos, Ghandi é cristão, os ateus são cristãos. Já entrevemos o dia em que também os ladrões, os apóstatas, os infiéis, os budistas, os xintoístas, os mórmons serão cristãos. Neste dia, só a Igreja Católica será acusada de não ser cristã, por toda essa nova espécie de cristãos... Prepara-se por aí uma grande festa de pseudocristianismo, que vai ser uma grande sedução, uma grande tentação, um dos maiores golpes de todos os tempos contra a Igreja, golpe tão grande e tão bem planejado, que A faria soçobrar, se Ela não fosse indefectível. Os indícios são vários.

1943-06-20 - Comentando... Ainda o livro "O poder soviético" (de
Hewlett Johnson)

1943-06-20 - A alocução pontifícia / Discurso de Pio XII a vinte mil operários italianos: 1) desmente a acusação de que a Santa Sé tenha qualquer responsabilidade pela deflagração da presente guerra; 2) mais uma vez a defesa da instituição da propriedade privada, declarando que ela constitui o "fundamento da estabilidade da família"; 3) apesar dos que consideram que tudo vai "na melhor das maravilhas", o Papa afirma: “os fundamentos da sociedade foram completamente abalados”; 4) com ternura lembra tudo quanto a Igreja tem feito pelos operários; 5) isto não obstante, a Santa Sé condena, até nessas nobres e justas reivindicações, tudo quanto possa ser revolucionário, intemperante, excessivo. E' sempre o perfeito equilíbrio da Igreja.

English:

1970-04-05 - Nothing learned, nothing forgotten / The perfect code of human conduct is in the Ten Commandments of the Law of God. If all men were to follow this Law fully, all of man's ideological and moral problems would be resolved. If, on the contrary, all men fully violate this Law, humanity will not be long in destroying itself.

 

02/07/2019

Artigos em O Legionário:

1947-08-10 - Comentando... Os ossos para o Governo / Quando o Estado conseguiu promover o interesse público, ainda que com prejuízos financeiros, lucrou. Mas se o Estado tiver lucros financeiros à custa do interesse público, na realidade teve prejuízo. Infelizmente no Brasil são poucos os que compreendem esta verdade, sendo frequente que o Estado intervenha com a sua força, soberana, para beneficiar empresas de sua propriedade, contra o bem comum.

1947-08-17 - 7 Dias em Revista / Nesta semana, um dos acontecimentos políticos mais importantes de nossos tempos: aprovação, na Inglaterra, de uma lei que reduz o operário à condição mais parecida com a de um escravo... e feita pelo partido trabalhista! A Câmara dos Lordes, acovardada, aprovou sem discussão este decreto. E apenas aprovado, recebeu a sanção real. - Arcebispo de Westminster: a perseguição religiosa continua a oprimir os iugoslavos (Mons. Stepinac)- Qualquer afrouxamento dos laços que unem a África ou a Ásia às potências européias significará o triunfo das correntes nativistas que levantam o Oriente contra o Ocidente. Será quase impossível evitar que elas se voltem contra o Cristianismo mais cedo ou mais tarde. O sentido de unidade do Corpo Místico de Cristo faz-nos sofrer na previsão das perseguições que terão de suportar as missões católicas africanas e asiáticas ora florescentes.

1943-05-16 - Comentando... Açúcar / Infelizmente, é muito comum acontecer que as classes agrícolas, que constituem a verdadeira fonte da economia nacional, e onde se encontram as nossas tradições mais vivas e mais puras, sejam sacrificadas e reduzidas a um estado de quase permanente penúria, em proveito, frequentemente, de plutocracias cosmopolitas e parasitárias.

1943-05-23 - Comentando... Catolicismo e socialismo / O ataque da Alemanha à Rússia, no verão de 1941, veio criar, como prevíramos, uma realidade nova: o comunismo está ficando simpático a muita gente. Há um tal baralhamento de conceitos, uma tal confusão espiritual, que há muita gente que não percebe que o comunismo é também uma escravidão, é também um totalitarismo, de modo que salvar-se do nazismo para cair no comunismo é sair das trevas para mergulhar na escuridão. No meio desta confusão, o católico não pode ter dúvidas. Pio XI já declarou que o comunismo não é condenável apenas por ser antirreligioso e ateu, mas porque institui uma ordem social contrária à ordem natural. - A rádio do Vaticano, em transmissão especial para a Rússia, condenou os fundamentos do socialismo: “Deve ser repudiada a base principal do socialismo: o princípio da propriedade comum. O governo civil deve evitar toda interferência com a vida privada ou familiar de seus cidadãos. A inviolabilidade da propriedade privada deve ser o fundamento mais importante do Estado. O povo, em cujo Estado lhe seja privada a proteção com respeito à propriedade, deve evitar tal regime”.

Español:

Nº 818 - Europeización / "Denomino “europeización” a la comprensión de lo que Europa tiene de bonito y la adopción del estado de espíritu del europeo [en 1966]. Los europeos buscan organizar la vida de modo bello, con valores positivos. Los latinoamericanos, sin embargo, generalmente no toman las cosas con ese estado de espíritu. ¿Hay en ello un sentido religioso? Lo hay, evidentemente, pues las cosas magníficas de la naturaleza nos han sido dadas por la Providencia para elevarnos a Dios. Son imágenes de la sublimidad de Él."

 

01/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* O Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Artigos em O Legionário:

1947-02-02 - Comentando... Candidatos e eleitores / A desfaçatez, a falta de compostura e de decoro, o cinismo cresceram em tais proporções, que ninguém mais se julga inibido por nada a pleitear o que quer que seja. Mas isto ainda não é o pior. O mais grave é que semelhantes candidatos perceberam que o ambiente social se modificara tão sensivelmente que, apesar de desqualificados, a sua candidatura se tornou possível. O que era inacessível em outros tempos, é hoje, quando muito, uma atitude um tanto audaciosa, nada mais. - Para haver demagogia não basta o demagogo, é preciso o povo que ama o demagogo e vê nele a expressão dos seus sentimentos.

1947-02-16 - Comentando... O fanatismo trabalhista / Em todos os lugares onde o Estado se apodera dos meios de produção o resultado são os racionamentos, as filas, as carências e o mercado negro. O exemplo mais gritante é a Rússia, onde a escassez de todos os produtos se tornou crônica, após o advento do regime soviético, a despeito de todos os planos quinquenais. E o coroamento de tudo é uma clamorosa corrupção administrativa, de que a própria Rússia nos oferece uma flagrante ilustração, com as suas purgas cíclicas.

1947-07-20 - Comentando... Moderação / O pior inimigo da virtude não é sempre o vício escancarado, mas a contrafação da virtude verdadeira. O vício aberto, cínico, extravia facilmente as almas depravadas. A virtude mal-entendida, ou mal praticada, pode iludir e desviar as próprias almas retas. É o que se dá, por exemplo, com a confiança na misericórdia de Deus. Há virtude mais indispensável à salvação? Haverá coisa mais arriscada do que exagerar esta virtude, transformando-a em presunção infundada de nos salvarmos? Dá-se o mesmo com a moderação.

1947-07-27 - 7 Dias em Revista / Início da guerra entre a Holanda e a Indonésia e o manifesto do "grande mufti" de Jerusalém conclamando todos os povos árabes e muçulmanos a se manifestarem a favor da Indonésia - A história do mundo mostra como é difícil afastar o perigo de uma guerra, quando se acha em jogo a malícia do homem. Não bastam os propósitos pacíficos de um lado, diante da má fé e perfídia de propósitos do outro. Quando de ambos os lados há repúdio das leis de Deus e dos princípios de justiça, cresce o horror desses conflitos em que os homens se entredevoram.

Español:

1981-07-11 - El hombre-saúva "está dispuesto a entregar su patria, como lo hace con sus creencias. Prefiere no ver al enemigo. Si el enemigo penetra en los sectores políticos del país, él le sonríe, y lo rotula de «avanzado» y «moderno». Si se infiltra en los medios católicos, lo califica de modo análogo como «progresista». Cuando el enemigo crece tanto que se torna amenazador, el hombre‒saúva proclama irreversible el peligro, e intenta una estrategia de «convergencia»: «váyanse los anillos y quédense los dedos». Pero, todas esas concesiones, el hombre-saúva sólo las hace a la izquierda. Toda su acción silenciosa e inexorable, de infiltración, de corrosión, de erosión, la hace en la derecha y en el centro, donde suele instalarse. Y entonces no cede, no huye, no converge, socava."

 

*   *   *

Bookmark and Share