Novidades
   

NOVIDADES

AGOSTO

 

Dia 20 - Festa de São Bernardo de Claraval

21/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pio X (coletânea de matérias sobre -)

Artigos em O Legionário:

1942-06-21 - Comentando... Flores do pó / Não tenhamos ilusões: a bondade não consiste, nem pode consistir, em puro sentimentalismo. Haverá coisa mais sentimental que a nossa época? E haverá também mais brutal? A bondade é, antes de mais nada, fruto da razão; e a bondade que não estiver de acordo com a razão, não é verdadeira bondade, mas refinado artifício de Satanás.

Español:

N° 47 - Tensión y distensión en el semblante de un santo

Italiano:

1973-03-19 - San Pio X ringraziò delle critiche...

Deutsch:

1954-11 - Spannung und Entspannung im Antlitz eines Heiligen (Pius X)

 

20/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bernardo e a confiança inabalável em Nossa Senhora

* São Bernardo de Claraval e sua pregação às Cruzadas. As almas valem mais do que a Terra Santa

Artigos em O Legionário:

1938-01-23 - Comentando... O gesto da Condessa de Zubiria / Só nas almas formadas ao calor da Fé e na vida eucarística é possível encontrar-se a caridade que vem da imitação de Jesus Cristo.

1938-01-30 - 7 Dias em Revista / Os 10 mandamentos do nazista, publicados pelos jornais alemães, revelam nitidamente o desejo de atacar o Catolicismo.

1938-03-13 - Comentando... “Não prevalecerão” / O protestantismo tornou-se, sob o reinado de Guilherme II, uma instituição do Estado inteiramente submissa e incapaz de lutar contra o totalitarismo nazista. Transformou-se, assim, no que é a "Associação Patriótica" na China comunista, em pleno século XXI.

1938-04-03 - Comentando... Agentes comunistas / O LEGIONÁRIO levanta seu ardoroso protesto contra quaisquer violações a direitos líquidos e incontestáveis do homem que vive do seu trabalho. - Lembrem-se estes politiqueiros sem entranhas de que são responsáveis, perante Deus, pelo mínimo dano causado à salvação dos pequenos e humildes que lhes são confiados.

Español:

1939-05-21 - Nuestra Señora Auxiliadora / A los católicos, hoy tan perseguidos en tantos países, es prudente recordar que si aún hay perseguidores vulgares como Napoleón, la Madre de Dios también sigue siendo la misma dispensadora de gracias.

 

19/08/2019

Especial / Fátima:

1967-08-15 - Comentários à 4a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima / Se os três pastorinhos não tivessem sido levados pelo Administrador de Ourém à aldeia e os deixado presos, o milagre do sol, em outubro seguinte, seria mais grandioso. Considere-se a gravidade de um tal crime praticado ainda que por uma pequena autoridade local, representante do Poder Público. - Como a Providência toca as almas com respeito, com cuidado, pedagogicamente. - Nossa Senhora, nessa Aparição, afirma que vão muitas almas para o inferno. Quem afirma isso é a Mãe de Misericórdia. Ela não afirma triunfante, não afirma alegre, mas afirma com pesar, mas Ela afirma. E ninguém pode dizer que isso é uma teologia superada. - O primeiro sacrifício que é preciso fazer é a aceitação honesta e leal de todos os sofrimentos que são necessários para a salvação de nossa alma. E se quisermos ser de uma utilidade "atômica" no apostolado, soframos. A prece, a oração e o sacrifício são armas que vencem tudo. Mas o sacrifício sem a prece não adianta nada e a prece sem o sacrifício não adianta também.

Multimedia:

1979-11-03 - Entenda o Brasil, os brasileiros e a brasilidade... Caso contrário, as consequências podem ser muito lamentáveis para quem "entrar na contramão" do brasileiro.

Artigos em O Legionário:

1942-06-14 - Comentando... Música / O sr. Caldeira Filho apresentou ao público as “Noções de História da Música”, tradução ampliada e comentada da obra de Domingos Alaleona. Pena é que este último tenha manifestado em sua obra suas tendências antirreligiosas e, principalmente, anticatólicas. Sempre que não haja necessidade, a prudência ordena que se evite a apresentação do erro, ainda quando acompanhado de sólida refutação. O espírito humano é tão inclinado ao erro...

Deutsch:

1945-12-16 - Der große Selbstmord

 

15/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Assunção de Nossa Senhora: glória incomensurável - O que Lhe pedir? Devemos ser sedentos de afirmar e de defender a glória de Nossa Senhora na terra

* A Glória extraordinária da Assunção de Nossa Senhora

* A Assunção de Nossa Senhora "deixou um perfume por toda a Igreja que se prolongará por todos os séculos"

* Festa da Assunção de Nossa Senhora e as promessas de Fátima

Artigos em O Legionário:

1942-04-12 - Comentando... O mártir / O filme em questão ("O mártir", título de sua versão no Brasil) incide na parcialidade de salientar os obstáculos opostos pelo protestantismo à paganização da Alemanha, dando aos expectadores a falsa ideia de que a principal reação proveio dos arraiais protestantes. Ora, nada pode haver de mais contrário à realidade dos fatos. Aliás, está na própria essência do protestantismo o ser fraco perante os senhores temporais; e é mesmo muito natural que os que rejeitaram a soberania pacífica dos Papas, curvem-se trêmulos ante a arrogância dos Césares

1942-04-19 - Comentando... Cristianismo / Hilaire Belloc, o conhecido historiador inglês, ao tratar do Cristianismo numa de suas obras, tem uma observação singularmente penetrante e também cheia de “humour”: “Para a juventude moderna, especialmente nas sociedades que perderam a cultura católica, a palavra ‘Cristianismo’ significa, vagamente, ‘aquilo que é comum às várias seitas, opiniões e maneiras, herdadas em forma diluída da Reforma’. Na Inglaterra, hoje em dia, por exemplo, ‘Cristianismo’ significa um sentimento geral de bondade... particularmente para com os animais”. De fato, a palavra “Cristianismo”, que deveria merecer tanto respeito e tanta veneração, vem sendo objeto das mais disparatadas escamoteações que, muito frequentemente, são feitas com intuitos menos confessáveis.

1942-04-19 - Pétain – I / Nossa época é cheia de curiosas e enigmáticas contradições. O homem contemporâneo chegou ao menor grau de logicidade a que é possível cair-se sem perder a natureza humana. A conseqüência necessária da logicidade do espírito humano é um desejo insofreável de explicar, de coordenar os motivos, de eliminar as contradições, de estruturar as idéias, de por meio delas governar os acontecimentos. Hoje em dia, este desejo está quase extinto. As contradições as mais clamorosas e espetaculares logram quando muito surpreender, mas já não indignam. E enquanto as maiores contradições já não irritam, nada irrita tanto quanto a lógica, ao menos quando posta ao serviço de princípios verdadeiros. Hoje mais do que nunca, se odeiam as demonstrações claras e peremptórias, as deduções impecáveis e indiscutíveis, os vastos sistemas de idéias irrepreensivelmente harmônicas entre si. - Exemplificando com Pétain e o governo de Leon Blum. A França não foi golpeada pelos nazistas: ela tentou suicidar-se.

Español:

1965-08-14 - ¿Cómo fue la Asunción de la Santísima Virgen?

English:

1965-08-13 - Celebrating Our Lady of Glory on the Assumption

Italiano:

* 15 de agosto, La straordinaria gloria dell'Assunzione della Madonna

 

HongKong será objeto de alguma eficaz intervenção do Vaticano em favor de sua liberdade?

 

14/08/2019

Multimedia:

1979-10-27 - Admiração desinteressada: a alegria da vida

Artigos em O Legionário:

1938-06-26 - Genealogia de monstros / Os escritores católicos tem insistido sobre o nexo íntimo que liga a pseudo-Reforma protestante e o humanismo pagão, à Enciclopédia e ao livre pensamento voltaireano, e por suas vez a Enciclopédia e o livre pensamento à Revolução Francesa e ao comunismo - Aqueles que se ocupam com o combate ao câncer do liberalismo e ao seu genuíno produto, que é o comunismo, esquecem-se muito frequentemente de que o liberalismo não é o único filho do Protestantismo, e que este gerou outro filho, não menos parecido com o pai, que é o nazismo.

1938-07-24 - Cristãos acatólicos (relação entre o livre exame protestante e o hitlerismo) - Que frutos esperar de um "cristianismo" sem Fé e sem Igreja, explicitamente acatólico? Não nos parece conveniente discutir. Um fato apenas: onde, fora da Igreja Católica, se encontra o tipo de “homem cristão” na plenitude que os Santos da Igreja atingiram? Onde o Francisco de Assis? Qual o Füehrer cristão que lave as chagas dos leprosos como São Luís e Santa Isabel? Qual o benfeitor cujo coração arda com o amor compassivo dos pobres de um Vicente de Paulo?

1938-07-24 - A nova catedral de Reims: símbolo da reconstrução religiosa de dois povos (com vídeo-documentário)

1938-07-31 - Dirigentes / Dirigir não é exibir-se, mas servir. Um dirigente que ocupa um cargo que não pode, não sabe ou não quer exercer, rouba sua associação. E este roubo é especialmente grave porque consiste na subtração de bens imperecíveis e eternos, que o dirigente, ao aceitar o cargo, se obrigou implicitamente a proporcionar aos associados.

1938-08-07 - Para onde caminha o fascismo? / As origens do racismo: suas raízes remotas se cravam no liberal século XIX e até na Revolução Francesa e nos naturalistas da Renascença - Uma das maiores inovações que a Igreja nascente difundiu pelo mundo foi a idéia de que todos os povos são irmãos por filiação a um mesmo Pai comum, e sua redenção universal pela efusão generosa do Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como acentua Fustel de Coulanges, o mundo antigo não tivera ideia desta fraternidade. Cada povo tinha seus deuses que só aceitavam o culto dos nacionais. Toda a vida internacional antiga tem um só sentido: “Homo homini lupus”  [o homem é o lobo do próprio homem] - O contraste entre o racismo e o Catolicismo é total e irremediável.

Deutsch:

2019-07-31 - Er enthüllte den Irrtum und vertraute auf den Triumph der Muttergottes / Eine Rezension des Buches: „Plinio Corrêa de Oliveira: Prophet des Reiches Mariens” von Prof. Roberto de Mattei

 

13/08/2019

Artigos em O Legionário:

1938-04-24 - Comentando... Obrigação dos pais de família / Sabe o leitor que os empregados são partes integrantes da família? Aristóteles já dizia, ao falar da família, ser ela composta de três sociedades: a conjugal, a parental e a heril. Esta última é aquela constituída pelos pais de família e os empregados. Os pais de família são responsáveis não só por seus filhos, mas também pelos seus criados e, o que é mais importante, responsáveis perante Deus pela alma de uns e de outros.

1938-05-15 - Mussolini e o nazismo / Visita de Hitler a Mussolini, em Roma: observações sob o ponto de vista religioso - A verdadeira fisionomia de Mussolini, o homem em que erroneamente se quer ver o paladino da Igreja em nosso século. Não negamos os serviços por ele prestados à Igreja. Mas era de seu interesse político prestá-los. Agora, é à cruz suástica que Mussolini quer servir, porque este é no momento o seu interesse. - Durante a visita, confirmaram-se plenamente as opiniões externadas pelo LEGIONÁRIO sobre a inegável afinidade doutrinária existente entre o nazismo e o fascismo.

1938-05-22 - A argúcia, dever de hoje / No século XIX, os católicos foram mais uma vez culpados por sua falta de fortaleza. No século XX, os católicos serão especialmente culpados se, além da fortaleza, não tiverem uma invencível perspicácia. A Providência nos pede que, conservando a inocência da pomba, não negligenciemos por isto a aquisição da astúcia da serpente, expressamente recomendada pelos Santos Evangelhos - Compreenderam nossos leitores a razão pela qual o LEGIONÁRIO passa muitas vezes por pessimista, por intransigente, por agressivo? Porque ele não intenta fazer para a Igreja certas “conquistas” que introduziriam o cavalo de Tróia na cidadela católica. Com a graça de Deus, o LEGIONÁRIO nunca se acumpliciou com os beijos de Judas. Que Deus o ajude para perseverar sempre neste caminho.

1938-05-22 - 7 Dias em Revista / Hitler proíbe aos católicos da Alemanha e da Áustria de participarem do Congresso Eucarístico em Budapeste - Notável a “sem cerimônia” absolutamente marxistica com que os nazistas tratam a propriedade privada: a “Juventude Nazista” da Áustria "requisitou" um castelo histórico do Príncipe Stahenberg - No Brasil, propaganda do exame pré-nupcial, eutanásia e outros assuntos congêneres.

English:

N. 159 - Demagoguery and the Height of Despotism / King Joao, by the grace of God, King of the United Kingdom of Portugal, Brazil and Algarves here and across the sea in Africa, Lord of Guinea and of the Conquest, Navigation and Commerce of Ethiopia, Arabia, Persia, and of India, etc. and Nikita Khrushchev, despot of the Union of Soviet Socialist Republics, Poland, East Germany, Czechoslovakia, Hungary, Romania, Bulgaria, etc. What a shocking contrast!

 

12/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Joana de Chantal (dia 12)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N° 638 - O palácio do Capitólio em Roma: majestade multissecular

Artigos em O Legionário:

1938-06-26 - Comentando... Criminalidade e divórcio / O divórcio facilita ao cônjuge relapso a fuga do lar. A maior parte de crimes passionais se verificam nas uniões irregulares, isto é, exatamente naquelas uniões mais facilmente dissolúveis.

1938-07-10 - Católicos não precisam aliar-se aos comunistas para vencer o nazismo. E nem aliar-se ao nazismo para vencer o comunismo

1938-07-17 - Ressalva preliminar / A única coroa do verdadeiro apóstolo está no Reino dos Céus, e só Jesus Cristo Senhor Nosso será sua recompensa. E qualquer recompensa que não for esta deve, pelo apóstolo, ser olhado como o prato de lentilhas que custou a Esaú o direito de primogenitura - Em geral, as verdades mais úteis são as que indicam lacunas a preencher. As outras, não falta quem as diga, e até quem as exagere.

Deutsch:

1932-04-21 - Das Primat der Heiligkeit

 

09/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Lourenço, mártir (festa dia 10)

Artigos em O Legionário:

1942-02-08 - Um remédio que agravará o mal / A reorganização internacional de pós-guerra: ou o mundo se converte e reproduz fielmente a visão agostiniana da "Cidade de Deus" (a Cristandade) ou será aquela cidade do demônio em que todos levam o amor de si mesmos a ponto de se esquecer de Deus, calcar aos pés a moral e fazer da violação dos direitos dos povos fracos a norma habitual de sua conduta - Após a Idade Média, a ordem cristã foi substituída por um estado de coisas baseado na desconfiança e no ódio - A formação de vastas federações continentais ou transoceânicas produzirá frutos tão vastos, tão amargos e tão prolongados, que os conflitos daí provenientes serão a imagem fiel das conflagrações universais enunciadas nas Escrituras.

1942-03-08 - Comentando... Medicina totalitária / O que poderá ocorrer se a medicina for estatizada?

1942-03-29 - Comentando... Fita / É preciso dar ao sensacionalismo suicida o tratamento que merece e não alcandorá-lo aos pináculos da glorificação pública, o que, além de ser uma idiotice, é um crime.

Italiano:

* 10 agosto, San Lorenzo martire: spirito soprannaturale, fierezza di fronte alla sofferenza e alla morte

2019-07-30 - Plinio Corrêa de Oliveira: l’amara soddisfazione di aver previsto tutto / Osservatorio - Sinodo Sull'Amazzonia

O Sínodo pretende dar rumo a um rompimento com a doutrina católica, ao apresentar a Igreja com uma face tribalista, uma espécie de teologia da libertação indigenista e ecológica de inspiração marxista. Ou seja, uma verdadeira desfiguração da face sacrossanta da Igreja Católica.

Vide também
"Sínodo Pan-amazônico: lance chave na metamorfose do comunismo?" do blog (com farta documentação sobre o assunto)

 

08/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Domingos de Gusmão (8 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1942-02-15 - Comentando... Instituto de Serviço Social / A Igreja Católica foi a iniciadora das atividades tendentes a consolar, a minorar e, sempre que possível, a sanar os sofrimentos humanos. Só a Igreja é portadora da verdadeira caridade, que faz amar o próximo por amor de Deus. E só este amor do próximo é desinteressado e generoso, porque tem por origem e fim ao próprio Deus, que é infinitamente misericordioso.

1942-02-22 - Comentando... O exagero da pequena propriedade / Uma população que venha a ser constituída exclusivamente de pequenos sitiantes, não poderá possuir uma elite. E disto resulta que a sociedade agrícola viria a ser fácil presa do capitalismo e do estatismo. Os males daí decorrentes: aumento da corrente emigratória das zonas rurais para as cidades, que se tornariam grandes centros, com o aparecimento inevitável dos problemas sociais característicos. Mas, principalmente nós católicos não nos devemos esquecer de que os grandes ajuntamentos urbanos são prejudiciais à grande família e, pelo contrário, são propícios à corrupção dos costumes.

1942-03-01 - Comentando... Stefan Zweig / Suas idéias deletérias, porque menosprezam a importância dos princípios racionais na direção da vida, formam o âmago da obra de Zweig, que as apresenta com a sedução insuperável de uma sagaz análise psicológica e com a tirania de um estilo envolvente, que domina o leitor. Esta ideologia, que foi o sucesso de Zweig, foi também a sua ruína. Quando se viu só, mesquinho e fraco entre a desgraça que o assoberbava, não encontrou em si nenhum apoio interior. E então percebe - são palavras textuais suas - que não tem energias para recompor a sua vida. Perde a confiança em tudo, em todos e em si mesmo, desespera-se, amedronta-se, foge, suicida-se: uma declaração clamorosa de falência. Poderá haver maior fracasso? Mas que pensar de uma ideologia que, quando provada experimentalmente, chega a tal resultado?...

Español:

1969-03-20 - Importancia de la Tradición / ¿Cómo hemos cambiado nuestro modo de ser y pensar sin advertirlo? En este artículo de 1969, Plinio Corrêa de Oliveira analiza esta “guerra cultural”, victoriosa gracias a la deformación del sentido de las palabras.

 

06/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Transfiguração de Nosso Senhor (6 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1942-01-11 - Comentando... Após guerra / Economista inglês defende a ideia de que a economia de guerra ora adotada na Grã-Bretanha deve persistir, “mutatis mutandis”, mesmo depois de cessado o conflito. Entretanto, é preciso não perder de vista que semelhante organização econômica implica necessariamente numa política totalitária, numa completa absorção dos indivíduos pelo Estado. E pergunta-se: que vantagem haverá no prosseguimento da guerra? Totalitarismo por totalitarismo, para que continuar o derramamento de sangue?

1942-01-11 - 7 Dias em Revista / O fracasso de Dunkerque - Quem foi o culpado de tão grande catástrofe? Homens "bons", contemplai o mundo de hoje com suas ruínas e suas misérias: tudo isto em grande parte é obra vossa. Não soubestes ser bons como Cristo, que tanto sabia curar quanto ferir com o azorrague os vendilhões. Fechastes os olhos às perfeições da Justiça divina. Regozijai-vos com o fruto desta apostasia, mas, pelo amor de Deus, não digais que é por vossa palavra desbotada e mole que se pode anunciar ao mundo a verdadeira caridade de Cristo, a verdadeira doutrina de Sua Igreja.

1942-01-18 - 7 Dias em Revista / O futuro mostrará que vivemos em uma época de grande santidade e de grande ignomínia - Querer bem a alguém é querer, para este alguém, o bem. E querer o bem consiste sobretudo em desejar o Bem por excelência, que é a Fé. Assim, é em espírito de cordialidade sincera, mas cordialidade católica e sobrenatural, e não puramente natural e humana, que desejamos para os muçulmanos - como para todas as raças - o maior bem. É preciso não ministrar apenas princípios abstratos - se bem que sem estes nada se faça de bom. É preciso ainda apresentar fatos e comentá-los de maneira que os princípios aí apareçam, não como uma folha seca de mostruário botânico, mas com a vida de uma folha ainda verde.

1942-01-18 - A Beatificação de Pio X, o campeão do antimodernismo /  No santo Pontífice é preciso não separar, nem preterir uma a favor de outra, as duas qualidades, que são, aliás, as qualidades de todo e qualquer bom católico: a suavidade e a fortaleza. Suavidade, que não deve ser a pieguice mórbida das sensibilidades descontroladas. E a Fortaleza, que não deve ser a brutalidade estúpida dos bandidos e dos tiranos. - O modernismo se apresenta com as seguintes características: impressionismos vagos, de exaltações suspeitas, de sentimentalismos adocicados, de um filantropismo naturalista, de um irracionalismo sensualista. E ainda certo gongorismo intelectual, que consiste em jogar jeitosamente com o valor das idéias, burlando-lhes o sentido tradicional, tudo consistindo em divagações imprecisas, cheias de vaidade e pobres de verdade, com aparências de profundidade e não passando de escamoteação. Esta incoerência em que se diluem os conceitos mais elementares, que se pode notar tantas vezes, ainda é modernismo. E, principalmente, tanto laxismo, que corre mundo sob capa de "caridade".

English:

2019-07-30 - Plinio Corrêa de Oliveira’s Bitter Satisfaction of Having Foreseen it All / Until a few years ago, if someone had spoken of indigenous tribalism as a solution to the crisis of the modern world, he would have been laughed at and considered a lunatic.

 

05/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Dedicação da Basílica di Santa Maria Maggiore - Nossa Senhora das Neves

Artigos em O Legionário:

1942-01-18 - Comentando... Nacionalismo e patriotismo / À primeira vista, nacionalismo e patriotismo podem parecer sinônimos, mas na realidade são dois polos, dois extremos, duas idéias irreconciliavelmente antagônicas. O nacionalismo é o egoísmo coletivo, a auto-adoração da nação, a arrogância e a brutalidade mais estúpida erigidas a concepção de vida. Se o patriotismo é de origem católica, o nacionalismo é radicalmente pagão. Se o patriotismo produz a livre convivência, o nacionalismo produz a escravidão. Se o patriotismo é próprio à natureza humana, o nacionalismo é visceralmente inumano. O patriotismo é fruto da caridade cristã e tomou consciência de si mesmo nas Cruzadas.

1942-11-29 - Comentando... O papel / O homem moderno, à força de desenvolver o que há de mais mesquinho na natureza humana, à força de se diminuir, de se mediocrizar e de se envaidecer de sua própria pessoinha, acabou por perder o contacto com a realidade objetiva, com a vida, com os valores morais, que ele traiu para satisfazer interessinhos liliputianos, e criou para si um mundo artificial, armado em ficções e em fórmulas verbais. Assim, o homem moderno não acredita mais na alma espiritual, na honra, na dignidade, no desinteresse, no sacrifício, na verdade, na vida, pois o homem moderno, depravado e vaidoso, esvaziou o sentido de todas as coisas. As noções fundamentais de legítimo e ilegítimo, falso e verdadeiro, moral e imoral passaram a estar na dependência exclusiva de papéis garatujados.

1942-11-29 - 7 Dias em Revista / A presente desventura francesa é fruto remoto do Enciclopedismo, da Revolução e de seus múltiplos efeitos doutrinários e políticos. É preciso que nesse dilúvio de dores a França se purifique da Revolução e volte a ser plenamente a França de Santa Joana d'Arc, São Luís e Carlos X. Essa França verdadeira não morreu - Estando o Brasil em guerra justíssima declarada contra um bando de malfeitores públicos como os chefes dos governos totalitários, temos a obrigação de viver este sentimento nobre e viril dentro do espírito da Igreja, profundamente impregnado em nossas melhores tradições. Não odiamos nossos adversários como os odeiam os nazistas, mas como os deve combater um país verdadeiramente católico.
 

 

02/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Maria Vianney, o santo Cura d’Ars (4 de agosto): modelo de como os sacerdotes devem ser e fazer / Vinte séculos de pregação e da prática da moral verdadeira pelos Santos, que protestam contra o que hoje se passa.

Artigos em O Legionário:

1942-11-01 - Divórcio? / A Igreja afirma a absoluta indissolubilidade do vínculo conjugal e nisto jamais poderá variar. Católico e divorcista são termos que se repelem.

1942-11-08 - Comentando... O celibato eclesiástico / A primeira suposição, no interpretar as leis, é a de que as mesmas visam ser justas e alcançar o bem comum. E isto simplesmente porque uma lei que não possua estas características preliminares já não se pode chamar lei. Portanto, qualquer aplicação de uma lei que, sob pretexto de lhe ressalvar as disposições materiais, violar uma daquelas características, estará violando, por isso mesmo, o espírito da mesma lei.

1942-11-22 - Comentando... Proteção da família / A família é o grande baluarte, ao mesmo tempo que o grande foco da civilização cristã, que a Igreja, por ordem de Jesus Cristo, institui no mundo.

Italiano:

* 4 agosto, San Giovanni Maria Vianney: di un seminarista povero d'intelligenza al Patrono dei parroci

 

01/08/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Afonso Maria de Ligório (festa dia 1° de agosto)

Multimedia:

1989-01-11 - Viagem à Europa: como melhor aproveitá-la?

Artigos em O Legionário:

1942-10-11 - Comentando... Os escudos do Congresso / O que será sempre um motivo de admiração é o movimento geral de entusiasmo que Igreja sempre levanta em torno de Si. A Igreja, que não promete vitórias terrenas; a Igreja, que não promete os prazeres deste mundo; a Igreja que jamais possuiu ministérios de propaganda; a Igreja, cuja doutrina parece antes destinada a causar repugnância à natureza humana decaída do que a aliciar os favores das multidões; é esta mesma Igreja Católica Apostólica Romana que, há vinte séculos, pela virtude do Espírito Santo, vem realizando este milagre de provocar as manifestações mais espontâneas e desinteressadas de afeto, de abnegação, e do mais sublime heroísmo.

1942-10-25 - Comentando... A humanização do direito / Jornalista volta à carga, exigindo o estabelecimento do divórcio. Mas que alguém queira o divórcio por causa da “humanização do direito”, é pura hipocrisia, de fazer corar até os sepulcros caiados. Está se vendo que o articulista é dos tais que não admitem nenhuma distinção essencial entre o homem e o animal. Se por “humanização” se quer entender a ausência de todo constrangimento penoso, então seria necessário ir às mais radicais consequências. Assim, por exemplo, se alguém tem muita vontade de roubar, que roube; se tem muita vontade de matar, que mate...

Español:

1963-09-08 - Consideraciones sobre el nacimiento de la Santísima Virgen - "El nacimiento de la Santísima Virgen nos trae otro pensamiento. El mundo estaba postrado en el paganismo. La situación del mundo en aquel tiempo era parecida a la del mundo de hoy; todos los vicios imperaban, todas las formas de idolatría habían dominado la tierra, la abominación había penetrado en la propia religión judía, preanuncio de la religión católica. Pero, en el momento decretado por Dios, Él derriba la muralla, comienza la caída del orden del demonio cuando menos se podía imaginar, hace nacer a la Santísima Virgen y, con el nacimiento de Ella que era la raíz bendita de donde nacería Nuestro Señor Jesucristo, comenzaba la obra de derrocamiento del demonio."

Italiano:

* 1° agosto, Sant’Alfonso Maria de' Liguori: il suo primo scopo era fornire un orientamento pratico per risolvere i problemi morali delle persone comuni - “Se non recitassi tutto il Rosario tutti i giorni, avrei timore per la salvezza della mia anima”.

 

31/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

 


* Coletânea de documentos sobre Santo Inácio de Loyola (festa dia 31 de julho)

Artigos em O Legionário:

1942-10-04 - Comentando... A contradição / O Sr. Victor de Azevedo desejaria um Anchieta todo meloso e piegas, que permitisse todos os ataques da impiedade. E porque Anchieta se revela um verdadeiro cristão que luta contra os inimigos da Religião, o Sr. Victor de Azevedo se zanga! Deve zangar-se também contra Jesus Cristo, que açoitou os vendilhões do Templo e amaldiçoou, com expressões candentes, os fariseus.

1942-10-11 - Nazismo e comunismo / Não se pode afirmar simplesmente que os interesses da Igreja "coincidem" com os da Pátria: eles se interpenetram. Com efeito, o Brasil só será idêntico a si mesmo, só conservará a continuidade de seu espírito - no que conste em essência a sobrevivência de uma Nação - se se conservar católico no sentido mais pleno e radical desta insofismável palavra. Combatendo o nazismo, devemos fazê-lo sustentando sua essencial identidade com o comunismo. A doutrina de Marx é, tanto quanto sua sósia nazista, inimiga capital do Brasil e da Civilização Católica.

1942-10-11 - 7 Dias em Revista / Discurso do General Franco: "Não condenamos o marxismo nem o comunismo no que eles contém de aspirações sociais" - O nazismo é, por essência, uma doutrina corrupta. O III Reich tem feito todo o possível para destruir inteiramente a família, desenvolvendo neste, como em todos os outros sentidos, uma política social absolutamente idêntica à do comunismo - Não caiamos no grave erro de supor que há nisto um defeito congênito deste ou daquele povo. Todos os povos que se deixarem empolgar pela ideologia nazista ou comunista chegarão a excessos mais ou menos tão graves.

 

30/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-12-25 - Comentando... “La brute polytechnique” / O moderno espírito científico, para não aceitar o milagre, é obrigado a dar voltas sobre si mesmo, como cachorro que quer morder o rabo, inventando explicações mais miríficas do que o próprio milagre. Incrédulo para aceitar a explicação divina, é de uma credulidade pueril para engolir explicações fantasiosas.

1942-09-20 - Comentando... Invasão dos bárbaros / O nazismo não é obra de irresponsáveis nem de delírios paranoicos. O nazismo é um crime consciente e friamente perpetrado. E, para a perpetração deste crime, foram e são empregados todos os recursos da ciência e da cultura, todas as forças da tradição e da história, todas as energias espirituais do homem e da sociedade. E nisto reside todo o imenso perigo e toda a imensa hediondez do nazismo: é um crime totalitário.

1942-09-27 - Comentando... Educar para Deus / O racismo é uma preocupação exclusiva pelo “puro sangue” ariano e só vê no homem o valor biológico; daí a nação se transformar num imenso curral, e o povo, num vasto rebanho. Não será difícil imaginar onde vai parar a dignidade da mulher e da família em meio a semelhantes aberrações. Entretanto é preciso reconhecer que isto não é novidade. De fato, o comunismo já vinha pondo em prática idéias muito semelhantes a estas, muito antes do nazismo subir ao poder. Uma coisa, porém, deve ser reconhecida tanto ao nazismo quanto ao comunismo: a profunda coerência de ambos os regimes.

Italiano:

2005-12-08 - Plinio Corrêa de Oliveira, grande devoto della Madonna. L'omelia di S.E. Mons. Juan Rodolfo Laise, Roma, Chiesa di Santo Spirito in Sassia.

 

29/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurado Urbano II

Artigos em O Legionário:

1943-12-05 - 7 Dias em Revista / Na Europa, atuação das direitas e das "direitas" - Pio XII e a missão das elites, que "representam a tradição". Pela boca de Pio XII foi Deus que falou. E não falou apenas à nobreza romana, mas à do mundo inteiro. Não apenas à nobreza mas a todas as classes sociais que, nos países de qualquer latitude e de qualquer forma de governo, representam a continuidade do passado e o presente e, depositárias da tradição, têm a custódia de valores culturais e espirituais de vinte séculos de civilização cristã, de uma civilização feita e mantida pelos méritos infinitos da Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há gotas do Precioso Sangue de Cristo nessas tradições. Ouvi Cristo que fala pela boca de Pedro aos aristocratas, aos homens de escol no terreno da distinção, da cultura ou da instrução, no mundo inteiro. Apagar a tradição seria deixar que o mundo "caminhasse às cegas" - Átila é hoje Hitler. Hitler morrerá, mas Átila não morrerá. Ele não é um povo, mas uma anti-idéia. Foi Átila que organizou na Alemanha os campos de concentração e todo o infame aparelhamento do partido nazista. Ele continuará a viver onde se aconselhar a esterilização e se matarem os nascituros, nas correntes em que se afirmar que o homem é escravo da bestialidade insofreável de seus instintos. Catilina também é universal e continuará a viver em todos aqueles que pregarem a conivência com o totalitarismo. Entretanto, nem Átila nem Catilina vencerão as elites que, para o bem do povo, souberem conservar-se genuinamente católicas, apostólicas, romanas.

1943-12-19 - Comentando... A ronda dos fantasmas / Graças a Deus, todo mundo, hoje em dia está unido na mesma repulsa ao nazismo. Esta folha não podia ficar mais satisfeita com o fato, pois isto representa para nós o fruto de uma campanha prolongada e ingrata, num tempo em que havia disseminadas por aí muitas simpatias mais ou menos declaradas pelos totalitarismos. De tudo fomos então acusados, até de comunistas. A situação criada pela nossa aguda oposição ao hitlerismo chegou a tornar-se asfixiante. De repente, porém, a atmosfera distendeu-se. Já não se sabe, hoje, quem eram os partidários ou simpatizantes do nazismo. Só se vê por aí a farta messe dos aderentes entusiastas das democracias. Parece que uma varinha de condão tudo transmudou maravilhosamente. Ninguém é, ninguém era, ninguém jamais foi nazista ou amigo do nazismo. Onde estão as pessoas “prudentes”, que achavam que afinal era preciso a gente ser equilibrado, sabendo reconhecer a complexidade das questões envolvidas no totalitarismo? Quando o pesadelo nazista for afastado da terra, nada poderá impedir que os povos, fartos de opressão, reclamem seus legítimos direitos, e afastem definitivamente os fantasmas de um mundo morto, recusando o comunismo, como souberam repudiar o nazismo.

1943-12-19 - 7 Dias em Revista / Gilberto Freire, em violenta diatribe contra a Faculdade de Direito de Recife, seu corpo docente, seus alunos, sustentou recentemente que aquela ilustre Casa de Ensino superior está morta: a mocidade acadêmica revidou em vibrante e bem articulado manifesto. Continua a longa e brilhante luta que a intelectualidade sadia de Pernambuco vem travando contra aquele escritor bolchevizante. - Nosso desejo de hoje: o esmagamento completo, imediato, irremediável, do nazismo e de todas as suas variantes no mundo inteiro. O de amanhã: esmagamento do comunismo e de todos os seus disfarces socialistas.

Italiano:

1977 -Tribalismo indigeno: ideale comunista-missionario per il Brasile nel XXI secolo - Introduzione. Qual'è l'agenda? Uno sguardo a un futuro tribale.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 609 - San Antonio de Padua: reflejo fiel y estampa irreal… - "Se consolidó en nuestro espíritu la tesis que hay una velada escuela espiritual que busca deformar la piedad católica, según un modelo dulce y sentimental, donde la estampita de San Antonio era un ejemplo contundente".

 

26/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Simeão Estilita (27 de julho): "Considerem bem o seguinte: sem recolhimento, sem períodos de grande reflexão, nunca se fez nada de grande na Igreja".

Artigos em O Legionário:

1943-11-28 - Maritain e o "dogma" de sua infalibilidade / Artigo para dissipar as nuvens levantadas por uma exacerbação criada exclusivamente pela paixão, e mostrar que é somente no terreno das idéias que o debate em torno de algumas proposições de Maritain deve ser colocado. As considerações de ordem meramente pessoal desunem. A discussão serena sobre princípios une. A verdade para ser julgada só pede uma coisa: ser ouvida.

1943-11-28 - Comentando... Baquirivú / Para Haushofer, é necessário transformar a sociedade numa espécie de massa homogênea e plástica, dócil sob as mãos dos políticos, que, como hábeis modeladores, dariam a ela o aspecto que melhor entendessem. Vê-se logo a importância de uma tal ideia para o totalitarismo; sem fazer da sociedade esta massa plástica, o totalitarismo é simplesmente impossível; existindo esta massa plástica, o totalitarismo é quase uma ocorrência espontânea e natural. Para transformá-las em massa plástica, é necessário portanto extirpar lhes as raízes e as fibras vitais que lhes dão consistência e configuração característica. Ora, o nazismo tem a arte de fazer estas extirpações, por vários processos, um dos quais consiste em tirar às sociedades certos pequenos nadas, em que se manifesta entretanto a autonomia da vida social. Seria, mais ou menos, como se alguém nos proibisse da usar o chapéu de um certo modo que nos é próprio; é um nada, é um pequeno nada que atinge, porém, a nossa personalidade.

1943-12-05 - Comentando... A sociedade de São Paulo / A fisionomia de nossa sociedade se tomou irreconhecível, comparando-se com o que era há uns quinze anos. Antes da II Guerra mundial, o cerne, a medula desta sociedade era constituída de famílias tradicionais, as de “quatrocentos anos”, ainda em plena pujança econômica que se radicava na agricultura. As famílias como estas eram, e ainda são, em São Paulo e nos demais Estados do Brasil, o que há de mais autenticamente nacional. Estas famílias de “quatrocentos anos” jamais enriqueceram pela exploração das massas trabalhadoras, jamais canalizaram lucros ilegítimos que devessem caber a outrem. Quando elas enriqueciam, é porque haviam criado novas fontes de riquezas, que iam beneficiar toda a coletividade. A sua fortuna era menos uma fortuna individual, exclusiva, do que a fortuna da coletividade, que elas sustentavam e faziam prosperar. Todo o país enriquecia com elas e, não raro, elas é que terminavam pobres. Entre elas e o resto do povo não havia nenhuma heterogeneidade, mas eram a expressão mais alta e significativa do seu povo.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Athanasius Hl. (295-373)

 

25/07/2019 - FESTA DE SÃO TIAGO MAIOR

Especial / Santos e festas do mês:

1967-07-25 - São Tiago Maior: brado de guerra da Espanha - "(...) essa magnífica aparição de [Nossa Senhora a] São Tiago: esse símbolo de uma coluna que tem no alto um lírio e, esse lírio, deitando chamas de fogo. (...) evidentemente, esse lírio, se deita chamas, é o Coração lirial, o Coração virginal de Nossa Senhora, deitando chamas em grande quantidade. Essas chamas incendiaram todo o céu e chegaram até Compostela, (...)  onde inúmeras peregrinações foram efetuadas durante a Idade Média. Temos, então, (...) "Santiago", como brado de guerra da Espanha e da Reconquista, que avança sobre os maometanos aos brados de "Santiago", "Santiago", e que, com isso, obtém a vitória. E sua memória vai ficar, não como um sinal de conciliação, mas como um brado de guerra. E que os bravos, no momento de arriscarem sua vida e de arriscarem tudo pela causa católica, vão ter nos lábios o nome dele, como um símbolo de luta, como um símbolo de batalha e como um símbolo de vitória".

Español: discursos, conferencias

1978-12-23 - ¡La historia de las miradas! - "En el centro de todos los colores, de todas las bellezas, existe la faz adorable de Nuestro Señor Jesucristo; en el centro de la faz adorable de Nuestro Señor Jesucristo, existe su mirada, plenitud y compendio de toda la faz. (...) Pues entonces este Rey, tan lleno de majestad, en cierto momento nos abre sus ojos. Notamos que su mirada purísima, inteligentísima, lucidísima penetra en nuestros ojos. Ve lo más profundo de nuestros defectos, pero también lo mejor de nuestras cualidades. Y en ese momento toca nuestra alma, como conmovió 33 años después a San Pedro."

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 672 - La Huida a Egipto - "San José camina al frente, atentísimo en ver lo que sucede con su purísima esposa y el Niño Jesús. Ella no. Da la impresión de confiar en San José y de abandonarse enteramente a la protección de la divina Providencia. Por lo tanto, recogida en oración con el Niño, que está como que durmiendo y asido a Ella. La actitud del Divino Infante da a entender la profunda intimidad existente entre Madre e Hijo."

 

24/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

1972-01-24 - São Charbel Macklouf, exemplo perfeito de fisionomia contra-revolucionária: fortaleza, lógica, constância, despretensão, admiração

 

23/07/2019

Cartas de elogio:

2005-07-30 - Dom Juan Rodolfo Laise recomenda a obra “PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA, 1908-1995 – DEZ ANOS DEPOIS...” / "O luminoso exemplo dessa vida excepcional, de um católico que sempre lutou por Cristo e por sua Igreja, para o triunfo da Civilização Cristã, será para todos um incentivo para imitá-lo em nosso tempo, que precisa mais do que nunca de apóstolos aguerridos e valentes".

Especial / Família:

1943-11-14 - 7 Dias em Revista / A indissolubilidade do vínculo conjugal decorre do direito natural, e se torna particularmente cara aos católicos por motivo da dignidade sacramental a que Nosso Senhor Jesus Cristo elevou o matrimonio. A Igreja sempre lutará pela indissolubilidade do vínculo conjugal. Razões naturais e teológicas superiores a quaisquer contingências do tempo e de lugar, a tornam inimiga irredutível do divórcio, para todos os lugares, até a consumação dos séculos - Trecho da recente mensagem do Santo Padre aos católicos do Peru: "Sem Deus Eucarístico nem sequer é possível a coordenação mútua dos diversos elementos, nem é realizável a harmonia da paz. E todo o edifício da família, todo o complexo social, longe de ser fonte de vida, não tardará a dar sinais de dissolução".

Artigos em O Legionário:

1943-11-07 - Comentando... O Rei da Itália / Quando o carbonarismo poderia supor que sua obra iria ser, mais tarde, um entrave à onda revolucionária? No século XIX, a unificação da Itália foi um grande, um inapreciável progresso para a Revolução. Mas os tempos passaram, as coisas evoluíram, as situações foram superadas, o que era uma conquista passou a ser um atraso; e lá ficou contudo a casa de Saboia plantada na Itália! Todo o problema consiste em poder a Revolução desvencilhar-se de suas criaturas tornadas embaraçosas jogando fora o bagaço. Isto algumas vezes porque, em outras ocasiões, é mais conveniente guardá-las em frigoríficos para, se houver novamente necessidade, colocá-las outra vez na ativa, em perfeito estado de conservação.

1943-11-14 - Comentando... A Guarda Suíça / Enquanto durar o atual estado de confusão em Roma, os suíços abandonarão o seu tradicional e vistoso uniforme, porão de lado a alabarda e o capacete decorativos e envergarão o aparato militar dos tempos modernos. O que se deve notar é a energia do Papa na defesa do Estado Vaticano, energia que se utiliza de todos os recursos ao seu alcance. Certas pessoas mal orientadas ou mal informadas poderão pensar que a atitude do Papa deve ser sempre de um pacifismo passivo, confiando-se, nas horas difíceis, apenas na oração. Exemplos dados, nessa mesma linha, por outros Papas ao longo da História.

 

22/07/2019

Multimedia:

1979-06-09 - Perceber o reflexo de Deus nas criaturas

Manifestos, declarações à imprensa:

1980-01 - Enigmas da CNBB / "A grande esperança da Igreja para o século XXI é a América Latina. Tudo aqui é católico, pelo menos de nome e de intenção. O século XXI será nosso, como o século XX é dos Estados Unidos, e o século XIX foi da Europa colonialista".

Artigos em O Legionário:

1941-01-26 - Missões /  Os vários sentidos da palavra "missão": desfazendo equívocos - A grande missionária por excelência é a Hierarquia Eclesiástica. Recebeu ela de Nosso Senhor Jesus Cristo a incumbência de pregar a todos os povos, batizando-os em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo, e assim fraqueando-lhes as portas da vida eterna. Um dos gloriosos certificados da eficácia de tais atividades apostólicas: o rancor dos inimigos da Igreja.

1942-10-18 - Missões e Política / O êxito do paganismo europeu, encabeçado por Hitler, despertou consideravelmente no Extremo Oriente a ressurreição dos velhos cultos pagãos. Tal renascimento do paganismo no Oriente já passou do Japão para a China e Coréia, e daí para a Indochina e Índia. Não espantará que conquiste, mesmo, as populações indígenas da Oceania. Diante de todo esse movimento, em que posição ficam as missões católicas? - A Igreja não endossa a civilização e a cultura ocidentais como hoje se encontram. O mundo ocidental é um mundo que apostatou. Mas é preciso bradar a este Oriente que se transvia que é falso, é errôneo, é injusto pretender que a dependência de Roma significa a dependência da Europa. Depender da Roma dos Papas é depender de Nosso Senhor Jesus Cristo, e tão somente dele. A prova disto está meridianamente clara no exemplo dos povos da América Latina. Igualmente não devemos deixar que a cultura ocidental seja amaldiçoada ou rejeitada em bloco pelo Oriente. Ela ainda tem algo de cristão, e rejeitá-la em bloco significa rejeitar coisas que a Igreja reputa essenciais.

Español:

1979-04 - Voz que atemoriza y consuela - "Que al menos nosotros, los católicos, oigamos plenamente la voz de Nuestro Señor, y que, correspondiendo, en nuestra santificación interior, de modo completo e irrestricto, a las gracias que Él nos da, realicemos dentro de nosotros aquel reinado pleno de Jesucristo, del que los enemigos de la Iglesia parecen esperanzados en arrancar los últimos vestigios sobre la faz de la tierra".

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Chrysostomus Hl. († 404)

 

19/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Elias Profeta (festa dia 20)

Prefácios:

1993 - O V Centenário face ao século XXI - Cristandade autêntica ou revolução comuno-tribalista - A grande alternativa de nossa época / Para as mesmas correntes ideológicas que, com o objetivo de demolir a civilização cristã, interessara em certo momento promover o mito neo-pagão de Hollywood, passou a convir a demolição do mesmo mito, e da civilização com base nele edificada, a fim de dar um salto adiante no processo revolucionário, rumo à anarquia neo-tribal. Para este novo objetivo, era preciso então apresentar as condições de vida dos índios do modo mais favorável possível.

Artigos em O Legionário:

1943-10-31 - Comentando... Quem está com o Papa? / O Catolicismo não é trepadeira, que precisa enroscar-se a fortes pontos de apoio, para poder atingir o ar e a luz. A Igreja não vai na esteira de nenhuma corrente filosófica, científica ou política; Ela não se alicerça em nenhum poder humano, mas Ela é detentora da Verdade suprema e tem por apoio a Omnipotência divina. A Igreja está essencialmente fundada sobre o único fundamento estável, e não esperemos senão na graça de Jesus Cristo, pois fora dEle não há salvação, eterna ou temporal.

1943-10-17 - Pan-cristianismo, flores e punhais / A próxima conferência anglo-russo-americana e o cinismo soviético - Prepara-se uma imensa ofensiva de confusionismo religioso, sob a capa de "interconfessionalismo", para depois da guerra. Em que consiste tal "interconfessionalismo"? Em afirmar que "todas as religiões são boas", "todas as religiões são verdadeiras", e outros chavões deste estilo, que a boca de um católico consciencioso não ousaria jamais repetir e que tomam corpo nesta estratégia, nesta tendência, nestes frenesis sentimentais e entram encarnados em opiniões e atitudes erradas. Um absurdo destes, uma tão violenta colisão com a lógica, só poderia ser preparada nas oficinas de erro do Ministério da Propaganda nazista, ou nas retortas do grande laboratório de erros do Kremlin. Só de uma destas fontes poderia vir toxina tão funesta aos ideais cristãos.

1943-10-10 - 7 Dias em Revista / A aproximação cismático-comunista é mais um dos "bluffs" deste século tão fecundo em toda sorte de mistificações. A mesma censura cabe ao "arcebispo" protestante de York, que saiu de seus penates especialmente para visitar Stalin - Está dentro desta linha de ridícula mistificação a atitude do embaixador soviético em Londres que foi assistir a Missa solene, realizada na Catedral de Westminster, que é católica, no dia de preces da Inglaterra. Não tornemos completa a farsa, acreditando na sinceridade do comediante - Um pan-cristianismo socialista de ares moderados é o grande cavalo de Tróia que está sendo preparado como "presente" para o mundo para logo depois da guerra.

Español:

1993 -
Prefacio a "Cristiandad auténtica o revolución comuno-tribalista - La gran alternativa de nuestro tiempo" / Quando en mi remota infancia oía hablar de indios, la versión que me llegaba de ellos era ambivalente. De un lado, se los mencionada como una raza digna de simpatia por el hecho de haber sido los primeros ocupantes del suelo brasileño. Eran, si se quiere, mis más antiguos compatriotas, hacia quienes debíamos tener un sentimiento de solidaridad nacional y desde ese punto de vista debía vérselos con una especial benevolencia. (...) Junto con mis felicitaciones a sus autores, auguro a esta obra tan oportuna y de tan auténtico apostolado, la más amplia dfusión, para el bien de la Iglesia, de la civilización cristiana, y de los propios indios, tan perjudicados por la propaganda deletérea que aquí se denuncia.

 

18/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-09-26 - Comentando... O panegírico de Santa Mônica / Machado de Assis conta, no “Dom Casmurro”, o caso de um burocrata, antigo estudante de Seminário, que vivia distribuindo a sua única obra, um “Panegírico de Santa Mônica”, composto na sua mocidade, quando ainda tinha em vista a vocação sacerdotal. Mais tarde, o seminarista esqueceu-se da vocação, casou-se, tornou-se chefe de secção, afundou no quotidiano da vida burguesa, mas não se esqueceu do “Panegírico de Santa Mônica”. A todos os conhecidos presenteava com um exemplar... - Aplicação do caso a William Beveridge e seu projeto na Inglaterra.

1943-10-03 - Comentando... A religião sem dogmas / O que deve ser assinalado é a tendência, incentivada e explorada pelo comunismo, de formar uma religião sem dogmas, onde naufragará definitivamente o espírito humano. As seitas heréticas pretendem unir-se, prescindindo de princípios definidos, sobre a larga base do interesse social; porque a verdadeira Igreja sempre se opôs a semelhantes intentos, guardando ciosamente o depósito da revelação Cristã; por isso Ela é atacada, e só por isso.

1943-10-10 - Comentando... A economia de guerra / Ninguém ignora que, antes do atual conflito, o grande problema era a superprodução. Em seu holocausto, indescritíveis fogueiras se acenderam em toda a terra, e devoraram o excedente das colheitas e dos rebanhos. Não só: fábricas fecharam-se, indústrias morreram, bancos faliram. A guerra, entretanto, veiu absorver todos os excedentes e, mais ainda, de modo que todos tiveram de diminuir consideravelmente o seu consumo normal de utilidades, para sustentar os exércitos em campanha. Ora, cessada esta voragem, a produção vai não somente atingir o nível anterior, mas ultrapassá-lo em virtude dos aperfeiçoamentos colossais conseguidos na guerra. Quem ou o que vai absorver esta avalanche de utilidades, se prosseguir a economia de guerra dos controles?

1943-10-24 - Comentando... A nova Idade Média / O ideal da nova Idade Média, em preparação, consiste em amar, servir e glorificar a humanidade e possuir este mundo. Bertrand Russel imaginou o projeto de uma Universidade Internacional, para ser o centro de gravidade espiritual da nova ordem. Segundo ele, toda a educação, no mundo futuro, deverá estar estritamente subordinada aos ditames da Universidade Internacional. Mais: o Estado que se quiser furtar a esta ingerência da Universidade Internacional deverá ser punido pela autoridade internacional.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Ambrosius von Mailand (340-397) - Benedikt Hl. (480-547) - Bonifacius I, Papa (418-422)

 

17/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Os 40 mártires do Brasil (dia 17)

* Bem-aventurada Teresa de Santo Agostinho e companheiras Carmelitas de Compiègne, mártires da Revolução Francesa (dia 17)

Artigos em O Legionário:

1938-01-09 - Comentando... Ainda os armamentos (prevendo a Segunda Guerra Mundial que se aproximava) / Que a humanidade se destrua e que tudo se perca, que importa aos homens de hoje? É precisamente o ideal do anarquismo: a destruição até que desapareça da terra o último vestígio do homem.

1938-05-22 - Comentando... Eutanásia / A ciência só afirma o que é, nunca o que deve ser. Isso porque a ciência apenas descreve o mundo físico. É necessária a especulação sobre a natureza e os fins da ação humana para se saber o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Essa especulação quem a faz é a Moral. E a Moral prova que, a não ser em legítima defesa, todo homicídio é ilegítimo e culpável.

1938-05-29 - No século das heresias políticas / Que valor tem o pastor que não sabe distinguir o lobo entre suas ovelhas? Que valor tem, pois, o dirigente de Ação Católica que não possui a perspicácia recomendada pelo Evangelho? - Para empolgar e arrastar as massas, o demônio insinua-se na política, na sociologia e na economia e, nestes terrenos diretamente ligados com a vaidade e ganância de cada indivíduo, faz fermentar o veneno da heresia. E como se trata de dinheiro, de luxúria e de mando, o homem se agita, se entusiasma e se levanta em pé de guerra. Assim sendo, nossa tática é de aceitar o combate neste terreno em que somos atacados e de procurar preservar as almas contra a heresia - O senso católico é uma das graças que mais deve ambicionar um filho da Igreja, realmente digno deste glorioso nome.

Deutsch:

* Online-Bibliothek: Hl. Basilius von Cäsarea († 379)

 

16/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Carmo (dia 16)

Artigos em O Legionário:

1938-09-11 - Comentando... Nazismo e Comunismo / Ainda poderá haver algum ingênuo que se espante ao ver ligados esses dois fatos contemporâneos: Nazismo e Comunismo. Em verdade, é infinita a geração dos incautos. Por isso prevemos que poderá haver muito bom quem exclame: “Pois Hitler não é o maior inimigo de Stalin?” Por várias vezes, e isso desde há muito tempo, o LEGIONÁRIO assinalou os parentescos ideológicos das duas doutrinas políticas.

1938-09-18 - Comentando... Anúncios imorais / A imoralidade levanta a cabeça e começa a aparecer com toda a desfaçatez. Entretanto não são esses os únicos anúncios a se evitar. Há uma segunda espécie de propaganda. Mais inofensiva, não há dúvida, porém mais cruel: é a que explora os sofrimentos que advirão certamente com o progresso de alguma doença. É muito significativo que esse gênero de propaganda seja frequente nesse nosso século de eutanásia, a pseudo-morte piedosa, que evita maiores sofrimentos. Parece que nos dias que correm só se sabe ter piedade para matar e não para sustentar e valorizar a vida. A isto chegamos! A vida moderna mercantilizou-se tanto, que até a dor humana tornou-se objeto de comércio...

1938-09-18 - Comentando... Arauto da discórdia

1938-09-18 - Uma reunião ideal (em um movimento católico) / Ausência de “medalhonismo”: não há figurões. Disciplina sim, mas sem “medalhonisar” os que mandam e de mover eficientemente os que obedecem - Jovialidade construtiva: narração de alguns revezes, aliás inevitáveis - Novos setores fundados, recepção de novos membros, inauguração de campanhas de vulto, tudo se diz, tudo se conta, tudo se narra com aquela brevidade que é uma marca característica da despretensão e um atrativo insubstituível em todas as reuniões. Qual o espírito dessa praxe? A entidade é essencialmente orgânica. E seus setores devem, pois, nutrir um mútuo interesse por tudo quanto fazem. A reunião se encerra dentro de um ambiente de entusiasmo e de cordialidade.

Deutsch:

* Am Tage Unserer Lieben Frau des Berges Karmel hat die Seite mit der Erstellung einer katholischen und historischen Online-Bibliothek begonnen. Die Autoren der Inhalte sind im gesamten Spektrum des Magisteriums, der Geschichte, Dogmatik, Theologie, Spiritualität etc. also im Katholizismus einzuordnen.

 

15/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Boaventura, Cardeal e Doutor da Igreja (dia 15)

Artigos em O Legionário:

1943-08-22 - Comentando... Leite / Sua pasteurização em todos os lugares do Estado de São Paulo.

1943-09-12 - Comentando... O soneto e a emenda / Obrigatoriedade da mudança de nomes de muitas cidades brasileiras com que o Conselho Nacional de Geografia pretende eliminar duplicidades, complicações, prolixidades e outras verrugas da epiderme nacional. As determinações do referido Conselho ordenam: a) que os novos nomes se deverão compor de uma só palavra; b) que se deverão inspirar, de preferência, na toponímia indígena. Na Alemanha, o nazismo quis ressuscitar os mitos germânicos e fechar o Cristianismo num parêntesis. Mas o nazismo é o nazismo e, graças a Deus, contra ele estamos lutando. Porém, do Brasil não se queira arrancar o Batismo católico, porque o Brasil que devemos amar não é o Brasil selvagem e pagão, nascido da carne e do sangue, mas o Brasil gerado à civilização cristã pela verdadeira Fé, nascido da água e do Espírito.

Artigos em Catolicismo:

1958-07 - O verdadeiro progresso técnico: sábia atuação da ordem universal / Uma "ecologia" católica. Úteis e importantes reflexões do Papa Pio XII que devem ser tomadas em consideração em vista do próximo Sínodo da Amazônia, em outubro próximo, em Roma.

Italiano:

1984-06-09 - "Bécassine", l'opposto della Rivoluzione Francese... Un rapporto armonioso tra le classi sociali di altri tempi

 

12/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* (13 de julho) A 3ª Aparição de Nossa Senhora em Fátima

* (13 de julho) Bem-aventurado Jacques de Voragine (Tiago de Varazze, arcebispo de Gênova e autor da célebre "Legenda áurea")

Artigos em O Legionário:

1943-08-15 - Comentando... A bandeira pontifícia / Querer separar no Papa o chefe eclesiástico do soberano, é criar um monstrengo absurdo que só pode existir nos desvãos do mais estreito sectarismo.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 103 - Continuidad de las tradiciones a través de las circunstancias siempre nuevas de los siglos - "¿Cómo se podría definir la palabra “ambiente”? Dios estableció entre ciertas formas, colores, sabores y sonidos, por un lado, y por otro lado ciertos estados de alma de los hombres, afinidades difíciles de definir, pero muy reales. Así, es explicable que un objeto, o un conjunto de objetos, pueda despertar en el hombre un determinado estado de espíritu. En este sentido el ambiente puede ser suscitado, por ejemplo, por una música, un mueble, una sala, un edificio, una ciudad o un panorama. Por razones obvias, y en grado mucho más alto, una persona, o una reunión de personas, pueden constituir un ambiente."

Français:

1946-06-16 - La fausse alternative : despotisme-anarchie

Deutsch:

1946-09-01 - Der taube und stumme Geist / In Lourdes und in Fatima hat uns die Heiligste Jungfrau nicht gebeten, große soziale Erlösungswerke zu unternehmen, die von den Wundern der modernen Technik gewirkt würden. Die selige Jungfrau empfahl uns in aller Einfachheit nur Gebet und Buße, die gleichen Waffen, die der heilige Dominikus gegen die Übel seiner Zeit einsetzte.

Dal blog del vaticanista Marco Tosatti: Il pensatore brasiliano Plinio Corrêa de Oliveira è certamente uno dei più brillanti e interessanti esponenti del pensiero cattolico del secolo passato. I suoi scritti hanno messo in luce le contraddizioni di una cultura moderna che ha di fatto girato le spalle alla tradizione, al diritto naturale, al rispetto per il sacro. Ecco perché dobbiamo salutare con interesse l’uscita di “Cristianità. Dalla periferia al centro” edito da Chorabooks con una introduzione di Julio Loredo. In questo testo lo studioso brasiliano ci mostra i fondamenti della civiltà cristiana.

 

11/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bento, Abade, um dos Patronos da Europa (dia 11)

Multimedia:

1984-06-23 - Quando o filho pródigo começa a ter saudades da casa paterna

Artigos em O Legionário:

1943-08-01 - 7 Dias em Revista / Exemplo de notícia cuidadosamente embebida em fel, com a qual se envenena lentamente o subconsciente das multidões - a questão dos "fascistas socialistas" que teriam derrubado Mussuloni. Recordando a luta de Pio XI e Pio XII contra os totalitarismos.

1943-08-08 - Neo-paganismo / A Igreja é militante: por isto a redação dos bonitos boletins de vitória deve causar aos católicos muito menos preocupação do que a análise dos movimentos e manobras do inimigo: uma nova investida do neo-paganismo contemporâneo contra as missões - O vento gélido de nacionalismo pagão que soprou sobre a Europa totalitária estendeu-se até o Oriente. Se a adoração do solstício, ou de velhos deuses germânicos de eras passadas podia reviver na Alemanha, por que se envergonhariam os japoneses, os chineses, os indus, os árabes, de suas antigas crenças? Daí uma revivescência do paganismo em todo o Oriente, um paganismo insolente, agressivo, xenófobo e com ares racistas, que determinou para as missões na Índia, na China e no Japão insuperáveis dificuldades - A reunião dos Estados Árabes será evidentemente a constituição de um outro vasto bloco político e ideológico oriental anticatólico, que cobrirá desde Tânger até as Índias uma enorme faixa de terra, novamente agrupada em torno do Islã.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 18 - Espontaneidad epicureísta y gravedad cristiana - "La ausencia de todo y cualquier pensamiento serio en esta escena de un pic-nic familiar, se prueba por la actitud de los hijos y de los padres. En éstos, nada de la gravedad, de la respetabilidad, que convenga a su sagrada autoridad. En aquellos, nada de la reverencia, del respeto, de la sumisión propia a la piedad filial. Estas personas no se presentan aquí, unas con relación a las otras, tanto como miembros de una familia, sino más bien como excursionistas unidos por la mera y plena camaradería de una excursión".

 

10/07/2019

Artigos em O Legionário:

1943-07-25 - O bombardeio de Roma / A sabedoria da Igreja é por demais profunda e sobrenatural para que esta aversão à guerra e à efusão injusta do sangue humano tenha jamais degenerado no pacifismo sonhador e tolo, tão em voga depois de 1918. Com o declínio do espírito cristão, ocorrido em consequência da Renascença e da Pseudo-Reforma, as guerras se foram tornando cada vez mais cruéis, a ação internacional do Papado como elemento de conciliação entre os povos foi sendo cada vez menos importante. Em síntese, as populações civis passaram a ser alvo predileto da guerra moderna. E uma tradição cristã milenar se esvai de todo - Acima da sanha de destruição ou até mesmo de defesa, há uma força maior, um princípio transcendental a respeitar: é a caridade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há uma lógica de guerra na qual não queremos, não podemos e não devemos entrar - O Papa ressalta o caráter sagrado de Roma, cabeça e mãe de todas as cidades católicas do orbe.

1943-07-25 - 7 Dias em Revista / Notícia dolorosa a comentar, esta de caráter doméstico: o Instituto da Ordem dos Advogados reabriu o debate sobre a "poligamia a prestações", que é o divórcio. Querer-se-á ressuscitar a luta, reavivar todos os ressentimentos e desafiar a opinião unanimemente católica do país?

1943-08-01 - A queda de Mussolini / O “Legionário” combateu o fascismo não para se arrogar a gloriola de dizer que foi previdente. Não tivemos outro intuito senão servir a Igreja. Os fatos estão a demonstrar que a servimos bem. Louvemos a Deus por isto e continuemos a trilhar nosso caminho, dispostos hoje como ontem a arrostar as incompreensões, as dificuldades, os ataques de toda ordem, largamente recompensados desde que conservemos sem mancha o estandarte católico que conduzimos em nossas mãos - Sempre distinguimos o regime fascista ou nazista, da Itália ou da Alemanha. E, mesmo no mais forte de nossa luta contra a ditadura dos camisas negras ou dos camisas pardas, sempre timbramos em afirmar que os católicos italianos e alemães nos mereciam o mais acendrado amor - Para nós católicos, não pode haver lugar para preconceitos contra este ou aquele país, ódios contra este ou aquele povo. Os vínculos sobrenaturais que nos unem são mais fortes do que as razões naturais que nos desunem - Estaremos à altura de nossas tradições de católicos e de brasileiros se evitarmos a respeito dos acontecimentos qualquer atitude capaz de despertar ressentimentos indeléveis e rancores sem fim - Graças à atmosfera do Congresso de Viena, a Revolução não morreu. O totalitarismo precisa morrer. Não caminhemos, pois, para a despreocupação, a frivolidade, a efêmera alegria de um novo Congresso de Viena!

1943-08-01 - Comentando... A Casa de Saboia / Não se pode negar, a Casa de Saboia foi algo de providencial para a Itália, na atual conjetura. Cessada a aventura mussoliniana, a monarquia aparece aos olhos dos italianos como alguma coisa de estável no meio da tormenta, a voz do bom senso no meio da confusão, uma força tradicional no meio da desordem. Se não fosse a existência de um Rei, que é o descendente de uma grande dinastia, o representante vivo da cultura e da História, que estaria acontecendo agora à Itália, após a queda de Mussolini? O caos, o mais tremendo e mais incrível caos estaria subvertendo a península. As ditaduras passam, mas as dinastias ficam. A Casa de Saboia pode vir a ser destronada. Que acontecerá então?

English:

1965-03-01 -
Understanding the Richness of the Angelus: a very brief, eminently logical and well made three-point meditation on the Incarnation

 

05/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Maria Goretti (dia 6): mártir da pureza, e o nexo entre nudismo e anarquia

Artigos em O Legionário:

1943-07-04 - Fundamentos abalados / Pio XII: “toda a sociedade precisa ser reparada e melhorada, porque estão trincados os seus próprios alicerces”. O que de mais grave pode ocorrer a um edifício do que ter abalados os seus próprios alicerces? Chamar a atenção para a situação tristíssima em que o mundo se encontra não é fazer obra de desânimo e dispersão, mas estimular os incautos e arregimentar os retardatários. A sentinela, quando toca o clarim, não tem por fim fazer fugir, mas dar o toque de reunir para a luta. E' o que devemos fazer - Nem tudo no mundo contemporâneo é mau. E a Igreja, sumamente justa e cautelosa, jamais poderia tomar partido por um certo pessimismo sombrio e incondicional, que indistinta e colericamente atirasse o anátema em tudo quanto hoje existe. De outro lado, em lugar de nos extasiarmos incondicionalmente com o que o mundo atual tem de bom, devemos admitir que este bem é apenas um bem acessório, secundário, acidental. E que defeitos profundos e irremediáveis trincam todo o edifício da sociedade atual.

1943-07-11 - 7 Dias em Revista / Viena deve ser a capital católica de um grande Império alemão ou de uma monarquia dual austro-húngara. Qualquer coisa que não seja isso representará, para a influência católica na bacia danubiana, um prejuízo irreparável - À medida que se generaliza a descristianização do mundo contemporâneo, vão reaparecendo os costumes políticos das piores épocas de decadência. Exemplos significativos: tentativa de rapto do General De Gaulle e as circunstâncias suspeitas que cercaram a morte do General Sikorsky.

1943-07-18 - Comentando... Racionamento / Se o racionamento se justifica como medida excepcional, na medida e na proporção das exigências reais da guerra, querer transformá-lo em medida definitiva, a vigorar mesmo na paz, é um absurdo. Então, para que estamos em guerra? Não é pela causa da liberdade, contra a escravidão nazista? Ora, quem não vê que um regime de racionamento universal e permanente em épocas normais, outra coisa não é senão puro totalitarismo? Se é para isso, toda esta imensa soma de sacrifícios estaria sendo inútil, em pura perda.

1943-07-25 - Comentando... Nivelamento das classes / Leão XIII, em alocução ao patriciado e à nobreza de Roma, afirmou peremptoriamente que a distinção das classes é providencial condição da vida social. E não é este o único pronunciamento de Leão XIII sobre o assunto, mesmo porque outros Papas se manifestaram, repetidamente, no mesmo sentido. É tão grande o número de documentos pontifícios que, direta ou indiretamente, inculcam e defendem a constituição hierárquica da sociedade, contra o ideal nivelador da Revolução, que com eles se poderia fazer uma bela, utilíssima e atualíssima antologia, densa do mais autêntico e verdadeiro senso católico. Uma sociedade nivelada será uma sociedade inorgânica, um conjunto de indivíduos impessoais, simples números no total coletivo; nesta sociedade não haverá Autoridade, mas todo o Poder estará reunido nas mãos de um só autocrata. Todos serão iguais: todos igualmente escravos.

Italiano:

1970-07-12 - La perfetta gioia / Incrollabile fedeltà al Papa in tutta la misura in cui la Chiesa comanda. Un insegnamento di San Francesco d'Assisi.

 

04/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Isabel de Portugal, Rainha (dia 4)

Artigos em O Legionário:

1943-06-27 - Pastor Angelicus / Nessa pobre cristandade tão dilacerada no campo político, por mais trágica que seja a efusão de sangue cristão por mãos cristãs em campo de batalha, há coisa ainda mais triste. E' a desunião religiosa - A inércia dos bons ante a sistemática agressão dos provocadores não é sempre um fator de paz, mas, frequentemente, uma causa de guerra, pois que os provocadores, estimulados pela carência de qualquer reação, facilmente passarão da provocação à agressão, tornando então inevitável o combate - Lutemos com vigor, com denodo, com heroísmo. Mas não guardemos em nossos corações aqueles mananciais de ódios e de ressentimentos dos quais brotará a guerra futura da guerra presente, como a guerra presente brotou da guerra passada - É próprio do Brasil combater como combatia São Luís IX, Rei de França: ninguém tão rijo na luta, ninguém tão moderado na vitória, ninguém tão compassivo ante a desgraça do vencido. Reivindicava seus direitos em toda linha, com heróico vigor. Mas, reparados os seus direitos, podia-se ver que nenhum ódio tivera seu grande coração.

1943-06-27 - Comentando... A ofensiva contra a família / Há dois modos de combater a família. Um, consiste em investir contra ela abertamente, quer visando extingui-la por completo, como é o caso do comunismo, quer visando destruir-lhe a parte mais importante e fundamental, o vínculo indissolúvel. O outro modo, porém, é inteiramente diverso: vem de mansinho, vai corroendo tudo o que há de substancial em torno da Família, reduzindo-a à expressão mais simples, a um simples rótulo sem conteúdo, a um fantasma vago e flutuante, um sonho, uma miragem. A Família, é verdade, continua a existir, mas só poderá ser encontrada nos dicionários. Este modo desleal de combater a Família é próprio aos regimes nazifascistas, que se caracterizam pela fraude e pela mentira despudorada. 

1943-07-04 - Comentando... A reforma de Londres / Desde que cessou a ofensiva aérea nazista contra a Inglaterra, ofensiva que visou Londres de modo todo especial, os urbanistas ingleses começaram a formar projetos de remodelação de suas antigas cidades, principalmente de sua Capital. De fato, depois de tão grandes destruições, era necessário começar a pensar na reconstrução. Agora, segundo informa a imprensa, estes planos urbanísticos já estão prontos. Londres será melhor traçada, mas será menos Londres e nas suas novas avenidas largas, de ângulos retos, se estabelecerá o império do anonimato e da banalidade. Por isso mesmo, os planos de reforma de Londres prevêem a formação de verdadeiras ilhas de tradição e de história, regiões inteiras da cidade, que serão religiosamente conservadas com todas as suas características, em meio à nova metrópole. E se, a exemplo disto, nós ainda tivéssemos a nossa Rua São Luiz? Afinal de contas, São Paulo ainda será São Paulo?

Español:

* Nº 30 - La verdadera santidad es fuerza de alma y no debilidad sentimental / "La Iglesia enseña que la verdadera y plena santidad es el heroísmo de la virtud. La honra de los altares no es concedida a las almas hipersensibles, débiles, que huyen de los pensamientos profundos, del sufrimiento pungente, de la lucha, en fin, de la cruz de Nuestro Señor Jesucristo: “el Reino de los Cielos es de los violentos”, la Iglesia sólo canoniza a los que en vida combatieron auténticamente el buen combate, "arrancando el propio ojo o cortando el propio pie" cuando causaba escándalo, y sacrificando todo para seguir únicamente a Nuestro Señor Jesucristo."

 

03/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomé, Apóstolo (dia 3)

Artigos em O Legionário:

1943-06-06 - Comentando... Convênio cafeeiro / É de doutrina católica que o Estado tem direito a exigir de seus súditos aquelas contribuições necessárias à promoção do bem comum. Entretanto, é também de doutrina católica que tais contribuições não devem oprimir os súditos e destruir ou abalar os patrimônios, porque isto iria contrariar a própria finalidade do Estado e a razão que justifica a imposição de tributos. Só em casos excepcionalíssimos de salvação pública é, lícito impor tão grandes sacrifícios. A Igreja não sofre violência apenas quando as instituições eclesiásticas são atacadas. Porém, sempre e em todo o lugar em que o espírito cristão, a vida divina que Ela traz à terra encontra obstáculo, ferindo-se contra uma realidade oposta, a Igreja é atingida no que Ela tem de mais importante, na sua própria razão de ser. Isto é uma coisa pouco considerada, mas é muito importante.

1943-06-13 - Polônia / “Procurai antes de tudo o reino de Deus, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”. A esta regra não pode escapar a política internacional. E, se cremos no Evangelho, devemos reconhecer que as coisas materiais e secundárias só prosperarão na medida em que o reino de Deus florescer. A Polônia é católica, e nossa principal preocupação no que diz respeito a ela consiste em que lhe sejam propiciadas todas as circunstâncias necessárias à conservação de sua Fé. Esmagada entre a Prússia protestante e pagã e a Rússia atéia ou cismática, a Polônia deve contar com o apoio de todos os países católicos para se manter independente. Para católicos, entregar uma parte da Polônia ao domínio soviético implica em atirar irmãos às feras.

1943-06-13 - Comentando... Pan-cristianismo / Decididamente, a moda hoje é ser cristão. Todo o mundo é cristão: os fascistas são cristãos, os comunistas são cristãos, os grã-finos são cristãos, os adúlteros são cristãos, Ghandi é cristão, os ateus são cristãos. Já entrevemos o dia em que também os ladrões, os apóstatas, os infiéis, os budistas, os xintoístas, os mórmons serão cristãos. Neste dia, só a Igreja Católica será acusada de não ser cristã, por toda essa nova espécie de cristãos... Prepara-se por aí uma grande festa de pseudocristianismo, que vai ser uma grande sedução, uma grande tentação, um dos maiores golpes de todos os tempos contra a Igreja, golpe tão grande e tão bem planejado, que A faria soçobrar, se Ela não fosse indefectível. Os indícios são vários.

1943-06-20 - Comentando... Ainda o livro "O poder soviético" (de
Hewlett Johnson)

1943-06-20 - A alocução pontifícia / Discurso de Pio XII a vinte mil operários italianos: 1) desmente a acusação de que a Santa Sé tenha qualquer responsabilidade pela deflagração da presente guerra; 2) mais uma vez a defesa da instituição da propriedade privada, declarando que ela constitui o "fundamento da estabilidade da família"; 3) apesar dos que consideram que tudo vai "na melhor das maravilhas", o Papa afirma: “os fundamentos da sociedade foram completamente abalados”; 4) com ternura lembra tudo quanto a Igreja tem feito pelos operários; 5) isto não obstante, a Santa Sé condena, até nessas nobres e justas reivindicações, tudo quanto possa ser revolucionário, intemperante, excessivo. E' sempre o perfeito equilíbrio da Igreja.

English:

1970-04-05 - Nothing learned, nothing forgotten / The perfect code of human conduct is in the Ten Commandments of the Law of God. If all men were to follow this Law fully, all of man's ideological and moral problems would be resolved. If, on the contrary, all men fully violate this Law, humanity will not be long in destroying itself.

 

02/07/2019

Artigos em O Legionário:

1947-08-10 - Comentando... Os ossos para o Governo / Quando o Estado conseguiu promover o interesse público, ainda que com prejuízos financeiros, lucrou. Mas se o Estado tiver lucros financeiros à custa do interesse público, na realidade teve prejuízo. Infelizmente no Brasil são poucos os que compreendem esta verdade, sendo frequente que o Estado intervenha com a sua força, soberana, para beneficiar empresas de sua propriedade, contra o bem comum.

1947-08-17 - 7 Dias em Revista / Nesta semana, um dos acontecimentos políticos mais importantes de nossos tempos: aprovação, na Inglaterra, de uma lei que reduz o operário à condição mais parecida com a de um escravo... e feita pelo partido trabalhista! A Câmara dos Lordes, acovardada, aprovou sem discussão este decreto. E apenas aprovado, recebeu a sanção real. - Arcebispo de Westminster: a perseguição religiosa continua a oprimir os iugoslavos (Mons. Stepinac)- Qualquer afrouxamento dos laços que unem a África ou a Ásia às potências européias significará o triunfo das correntes nativistas que levantam o Oriente contra o Ocidente. Será quase impossível evitar que elas se voltem contra o Cristianismo mais cedo ou mais tarde. O sentido de unidade do Corpo Místico de Cristo faz-nos sofrer na previsão das perseguições que terão de suportar as missões católicas africanas e asiáticas ora florescentes.

1943-05-16 - Comentando... Açúcar / Infelizmente, é muito comum acontecer que as classes agrícolas, que constituem a verdadeira fonte da economia nacional, e onde se encontram as nossas tradições mais vivas e mais puras, sejam sacrificadas e reduzidas a um estado de quase permanente penúria, em proveito, frequentemente, de plutocracias cosmopolitas e parasitárias.

1943-05-23 - Comentando... Catolicismo e socialismo / O ataque da Alemanha à Rússia, no verão de 1941, veio criar, como prevíramos, uma realidade nova: o comunismo está ficando simpático a muita gente. Há um tal baralhamento de conceitos, uma tal confusão espiritual, que há muita gente que não percebe que o comunismo é também uma escravidão, é também um totalitarismo, de modo que salvar-se do nazismo para cair no comunismo é sair das trevas para mergulhar na escuridão. No meio desta confusão, o católico não pode ter dúvidas. Pio XI já declarou que o comunismo não é condenável apenas por ser antirreligioso e ateu, mas porque institui uma ordem social contrária à ordem natural. - A rádio do Vaticano, em transmissão especial para a Rússia, condenou os fundamentos do socialismo: “Deve ser repudiada a base principal do socialismo: o princípio da propriedade comum. O governo civil deve evitar toda interferência com a vida privada ou familiar de seus cidadãos. A inviolabilidade da propriedade privada deve ser o fundamento mais importante do Estado. O povo, em cujo Estado lhe seja privada a proteção com respeito à propriedade, deve evitar tal regime”.

Español:

Nº 818 - Europeización / "Denomino “europeización” a la comprensión de lo que Europa tiene de bonito y la adopción del estado de espíritu del europeo [en 1966]. Los europeos buscan organizar la vida de modo bello, con valores positivos. Los latinoamericanos, sin embargo, generalmente no toman las cosas con ese estado de espíritu. ¿Hay en ello un sentido religioso? Lo hay, evidentemente, pues las cosas magníficas de la naturaleza nos han sido dadas por la Providencia para elevarnos a Dios. Son imágenes de la sublimidad de Él."

 

01/07/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* O Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Artigos em O Legionário:

1947-02-02 - Comentando... Candidatos e eleitores / A desfaçatez, a falta de compostura e de decoro, o cinismo cresceram em tais proporções, que ninguém mais se julga inibido por nada a pleitear o que quer que seja. Mas isto ainda não é o pior. O mais grave é que semelhantes candidatos perceberam que o ambiente social se modificara tão sensivelmente que, apesar de desqualificados, a sua candidatura se tornou possível. O que era inacessível em outros tempos, é hoje, quando muito, uma atitude um tanto audaciosa, nada mais. - Para haver demagogia não basta o demagogo, é preciso o povo que ama o demagogo e vê nele a expressão dos seus sentimentos.

1947-02-16 - Comentando... O fanatismo trabalhista / Em todos os lugares onde o Estado se apodera dos meios de produção o resultado são os racionamentos, as filas, as carências e o mercado negro. O exemplo mais gritante é a Rússia, onde a escassez de todos os produtos se tornou crônica, após o advento do regime soviético, a despeito de todos os planos quinquenais. E o coroamento de tudo é uma clamorosa corrupção administrativa, de que a própria Rússia nos oferece uma flagrante ilustração, com as suas purgas cíclicas.

1947-07-20 - Comentando... Moderação / O pior inimigo da virtude não é sempre o vício escancarado, mas a contrafação da virtude verdadeira. O vício aberto, cínico, extravia facilmente as almas depravadas. A virtude mal-entendida, ou mal praticada, pode iludir e desviar as próprias almas retas. É o que se dá, por exemplo, com a confiança na misericórdia de Deus. Há virtude mais indispensável à salvação? Haverá coisa mais arriscada do que exagerar esta virtude, transformando-a em presunção infundada de nos salvarmos? Dá-se o mesmo com a moderação.

1947-07-27 - 7 Dias em Revista / Início da guerra entre a Holanda e a Indonésia e o manifesto do "grande mufti" de Jerusalém conclamando todos os povos árabes e muçulmanos a se manifestarem a favor da Indonésia - A história do mundo mostra como é difícil afastar o perigo de uma guerra, quando se acha em jogo a malícia do homem. Não bastam os propósitos pacíficos de um lado, diante da má fé e perfídia de propósitos do outro. Quando de ambos os lados há repúdio das leis de Deus e dos princípios de justiça, cresce o horror desses conflitos em que os homens se entredevoram.

Español:

1981-07-11 - El hombre-saúva "está dispuesto a entregar su patria, como lo hace con sus creencias. Prefiere no ver al enemigo. Si el enemigo penetra en los sectores políticos del país, él le sonríe, y lo rotula de «avanzado» y «moderno». Si se infiltra en los medios católicos, lo califica de modo análogo como «progresista». Cuando el enemigo crece tanto que se torna amenazador, el hombre‒saúva proclama irreversible el peligro, e intenta una estrategia de «convergencia»: «váyanse los anillos y quédense los dedos». Pero, todas esas concesiones, el hombre-saúva sólo las hace a la izquierda. Toda su acción silenciosa e inexorable, de infiltración, de corrosión, de erosión, la hace en la derecha y en el centro, donde suele instalarse. Y entonces no cede, no huye, no converge, socava."

 

29/06/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Imaculado Coração de Maria (Consagração ao -)

Español:

1953-06 - La devoción al Corazón de María salvará al mundo

English:

1953-06 - Devotion to the Heart of Mary Will Save the World

Italiano:

1953-06 - La devozione al Cuore di Maria salverà il mondo

Deutsch:

1943-03-28 - Herz Mariä, unsere Hoffnung!

Français:

1958-02 - Premier jalon pour le retour de la Contre-révolution - Lourdes et Fatima - Le Règne du Cœur Immaculé de Marie

 

28/06/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Sagrado Coração de Jesus (coletânea de documentos sobre)

Artigos na Folha de S. Paulo:

1977-12-29 - Intolerante carta de leitora tolerante / Talvez tenha feito nascer em seu espírito alguns problemas. Consolo-me ponderando que, para uma pessoa inteligente, um problema é mais interessante do que uma flor. E a título de reverência final, me alegro em assinalar mais uma vez quanto me agradou ler sua missiva inteligente. Estou absolutamente certo de que a sra. é inteligente. Achará a sra. que eu não deveria ter certeza disso e, pelo contrário, deveria duvidar da inteligência tão evidente de sua carta? Bem vê a sra. como há certezas evidentes, que não admitem dúvidas nem relativismos...

Español:

* Sagrado Corazón de Jesús: la perspectiva de un perdón misericordioso y amplio

Italiano:

1943 - Sacro Cuore di Gesù, fonte di giustizia e carità

English:

1940-07-21 - Hope of a Hopeless World - the Sacred Heart of Jesus and Our Lady of the Sacred Heart / If an impenitent humanity has every reason to fear every catastrophe, a repentant humanity has every reason to expect every mercy

Deutsch:

1965-02-12 - Das durchbohrte Herz Jesu

 

27/06/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Artigos em O Legionário:

1943-03-28 - Coeducação / Gastar dinheiro com escolas para educar o povo e, ao mesmo tempo, transformar estas escolas em causas sistemáticas de ruínas morais para evitar que a despesa cresça de vulto constitui uma política educacional absolutamente louca. Não se pode pretender que em assunto de tamanha monta possam ser de qualquer peso os argumentos de caráter econômico. - O convívio assíduo entre jovens de ambos os sexos de curso secundário não formará gerações indisciplinadas até o mais íntimo do ser, e, por isto mesmo, adversas ao vínculo augusto da fidelidade conjugal, almas de uma sobre-excitação crônica, para as quais serão sem sabor as alegrias austeras do lar? Não é preciso saber sociologia, nem pedagogia, para acertar com a solução. Basta o bom senso.

1943-03-28 - 7 Dias em Revista / Nossa grande preocupação deve consistir em conservarmos, na confusão dos dias que correm, uma inteligência e um coração inteiramente católicos, sem qualquer espécie de complacência, quer intelectual, quer afetiva, por qualquer erro, quaisquer que sejam as razões que a isto nos arrastem. Como conseguir a união perfeita com a Santa Igreja? - Recente discurso de Hitler: o nazismo se propõe eliminar a diferença entre as várias classes sociais. Stalin ou Molotov não teriam linguagem diferente...

1943-04-18 - 7 Dias em Revista / A resistência oposta pelo clero alemão ao nazismo é um dos episódios mais gloriosos da História da Igreja. Não só na Alemanha como fora dela, os sacerdotes germânicos deram o brado de alarme, que alertou o mundo inteiro contra o perigo nazista.

1943-05-09 - 7 Dias em Revista / Ofensiva nazista quebrada em Stalingrado - O homem deve ser governado sempre pelo bom senso. E mesmo os sentimentos os mais nobres são passíveis de censura quando deixam as rotas seguras que o bom senso nos indica. Não podemos, pois, estimando embora os insucessos nazistas, aplaudir de qualquer forma os homens que causaram a derrota germânica. Não podemos aplaudir os comunistas. Aplaude-se o bem. Tolera-se apenas um mal menor. E' um mal menor (certamente muito desejável como tal) que os comunistas vençam os nazistas. Mas não é um bem.

English:

* 1977-2019 - A tribalistic and Communist conception of the mission / The Pan-Amazon Synod

 

26/06/2019

Español: artículos en la "Folha de S. Paulo"

1976-12-10 - ¿Quién es el loco? - Aplicación a nuestros dias de un artículo de 1976 - "Me acordé de toda esa historia leyendo en la prensa numerosas noticias de las ayudas que Estados Unidos ha venido dando a China, considerándola por muchos años como “nación más favorecida. Mientras tanto, China viene armándose y desarrollando misiles intercontinentales que tienen como blanco al propio Estados Unidos. A pesar de esto, no hay la más pequeña evidencia de que el comercio de este país con China vaya a disminuir."

Español: discursos, conferencias

1965-06-22 - San Juan Fisher y la crisis de la Iglesia - "(...) antes de aparecer el liturgicismo, antes de aparecer el progresismo, hubo todo un enmohecimiento del elemento católico, derivado de una actitud de inercia frente a las posiciones de la Revolución Francesa. Adhesión sin «arrière pensée» a las formas democráticas más impregnadas del espíritu de Rousseau; la adhesión a la separación entre la Iglesia y el Estado; la adhesión perezosa y miope a toda la atmósfera moderna que fue invadiendo la sociedad. Con esto, un estado de indiferencia doctrinal, de simpatía hacia toda especie de errores que fue conduciendo para una combustibilidad cuando apareció la primera llama del progresismo. Se repite la historia y son los grandes procesos de atonía y tibieza, de decadencia, de indiferentismo, que preparan después a toda la masa católica para las mayores defecciones".

 

24/06/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Natividade de São João Batista

Especial / Coletânea de documentos sobre o Carnaval:

1943-02-28 - Comentando... O carnaval e a guerra / Sob pretexto de cultuar a alegria, o Carnaval trai a alegria. Em verdade, que é a alegria carnavalesca? Embriaguez de álcool, embriaguez de éter, embriaguez de ritmo, em suma, a completa desordem do sistema nervoso, alucinação de pessoas que desejam fugir de si mesmas, porque em si mesmas morrerão de tédio ou de náusea. Para uma humanidade falsificada, idiotizada, brutalizada, que detesta a sua alma e não quer contemplar a sua própria face, só mesmo uma alegria falsificada: o Carnaval é inumano.

Artigos em O Legionário:

1943-02-14 - A liberdade da Igreja no dia de amanhã / Desde sua ascensão ao poder, Franco procurou entrar em entendimentos com a Santa Sé a respeito das relações entre a Igreja e o Estado. Ofereceu ele a restaurar todos os privilégios, honras, prerrogativas e vantagens de que gozava na Espanha monárquica o catolicismo. Entretanto, o "caudillo" pediu em compensação uma só coisa: que a Igreja renunciasse ao direito de escolher livremente os Bispos, aceitando a colaboração do Estado neste assunto. Até agora, a concordata, por este motivo, não foi assinada - Em presença da Verdade, que é a Igreja, tanto o Estado liberal quanto o Estado totalitário tomam uma atitude idêntica à de Pilatos perguntando "o que é a Verdade?" - Não é difícil entrever o alcance e a natureza dos problemas que teremos de enfrentar depois desta guerra. Para nós, católicos, são problemas supremos, pois que tudo quanto diz respeito à Santa Igreja de Deus em qualquer parte do globo é para nós de suprema importância. Onde os parlamentares, os jornalistas, os escritores, os homens de Estado que se preocupam com isto?

1943-03-07 - Comentando... Tolerância / No dia áureo em que a humanidade se compenetrasse de que o Bem não existe, pois a moral é uma simples questão de latitude e a Verdade é uma ilusão, pois só existem efêmeras e míseras verdadezinhas provisórias, neste dia, a humanidade estará salva. Neste dia, as mulheres não terão mais filhos e os homens não terão mais generosidade. Neste dia, só haverá cultura física e cultura técnica, porque os ideais superiores e a beleza verdadeira não encontrarão guarida no espírito e no coração do Homem Tolerante. Neste dia Pilatos terá uma estátua em cada praça, e Judas será cultuado publicamente, porque, desprezando a Verdade e o Bem, soube dar valor a trinta dinheiros.

Français:

1944-06-18 - « Le doux pays de France » / La France renaîtra et rayonnera dans le monde entier la splendeur, la suavité, la haute finesse spirituelle du « doux pays de France », de la France de Jeanne d’Arc, de Saint Louis, de Saint Vincent de Paul et de Sainte Thérèse de Lisieux ; la France de la « chouannerie », de Veuillot, en un mot, la France de Notre Seigneur Jésus Christ.

 

21/06/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Luís Gonzaga S.J. (dia 21)

* São Tomás Morus (dia 22)

Artigos em O Legionário:

1943-01-31 - O crime de Hitler / A Igreja só é livre quando do púlpito, confessionário, da praça pública, do microfone, pelo livro e pela imprensa Ela pode proclamar com desassombro sua doutrina, pregando a verdade e acautelando as massas contra o erro e a imoralidade (memento China comunista). Esta liberdade é para a Igreja e para os povos o mais precioso dos tesouros. Roubando-o, delapidando-o, e fingindo hipocritamente respeitá-lo, Hitler conquistou, a golpes de perfídia diabólica, as características dos mais nefastos inimigos da civilização cristã. Os governos totalitários tem sido governos de farsantes: concedem à Igreja tudo quanto nao tem importância real.

1943-02-07 - Lantejoulas / A grande farsa dos regimes totalitários em relação à Igreja: cercando-a, embora, de todas as manifestações de simpatia e consideração oficiais, vão roubando lentamente suas liberdades e algemam os católicos com correntes carregadas de lantejoulas. Será muito difícil explicar no futuro como católicos, ricos em toda a espécie de predicados, se deixaram por vezes iludir por estratagema tão infantil. Retrospecto à situação vigente para a Igreja no regime liberal, para dar uma explicação a este estranho fenômeno.

1943-02-21 - Comentando... Cidade asfaltada / Bom senso e hierarquia nos trabalhos e atividades sociais

English:

1943 - Sinners Before and After Christ

 

20/06/2019 - Festa de Corpus Christi

Especial / Santos e festas do mês:

* Corpus Christi: grande lição de combatividade da Igreja

Artigos em O Legionário:

1943-04-25 - Comentando... Os arautos da incredulidade / Como um católico dócil aos ensinamentos da Igreja sempre considera a Semana Santa ou qualquer outra cerimônia sagrada.

1943-05-02 - Problemas internacionais / Planos sobre o mundo de post-guerra: vastas federações de Estados, uma só moeda, forças militares federais e coletivas; em suma, um grande super-governo, a enfeixar, conter e canalizar a soberania e as atividades dos governos federados - Consequências de um governo "globalizado", seja do ponto de vista individual, cultural e político-social.

1943-05-09 - Comentando... O nome das cidades / O nome das cidades é como o nome das pessoas, algo que se integra na personalidade, na fisionomia, na feição espiritual, de tal forma que quando se quer assinalar com justeza a degradação de alguém, costuma-se dizer que “perdeu até o nome”. A Fé Católica formou e plasmou o Brasil. Evidentemente, ninguém há de querer tirar do solo pátrio os sinais gloriosos desta Fé, pois o Brasil não quer perder a sua própria identidade, não quer renegar-se a si próprio, não quer, principalmente, renegar o seu passado, porque não quer ser uma Nação sem História.

1943-05-09 - Reformemos o homem / Toda a verdadeira política tem de ser delineada em função da realidade, e sempre que concepções artificiais dela abstraem, a realidade se vinga destruindo-lhes irremediavelmente a obra. Os problemas sociais são como os ferimentos: quanto mais comprimidos, tantos mais se inflamam. É uma realidade evidente que cada povo tem sua personalidade coletiva. Não haverá tratados que destruam esta realidade, ligas e nem federações que dela se possam esquecer impunemente - Qualquer alteração da imutável natureza das coisas é indiretamente uma revolta contra Deus. É uma violação da ordem. Enquanto o homem contemporâneo for o que for, quanto maiores forem suas obras, maiores serão as ruínas que acumulará em torno de si. Seu poder será o agente de sua própria destruição: incrédulo, egoísta, sem moral nem princípios de qualquer espécie, nada poderá organizar de durável... e o que durar causará horror. Trata-se de reconduzir o homem às rotas gloriosas da civilização cristã que abandonou, e de o conservar não fixo e estável no mesmo ponto, mas em marcha ascensional nessa estrada, em demanda de alturas sempre maiores.

Italiano:

1944-10-08 - Anima Christi, sanctifica nos / L'Anima di Cristo! Dove possiamo conoscerla meglio se non nel Santo Vangelo?

 

19/06/2019

Artigos em O Legionário:

1943-04-04 - Contra o ódio a Deus triunfe o amor a Deus! / O que deve mover a vontade a amar a Deus com perfeita caridade é o Sumo Bem, não porque é meu bem, mas porque é o Bem por excelência. O objeto secundário da caridade: nós e o próximo.

1943-04-11 - Cristandade e Oriente / A Igreja é Mãe do Oriente tanto quanto do Ocidente, e nada deseja senão o progresso de todos os povos nas sendas da civilização católica, rumo à eternidade. O que lhe interessa é a salvação das almas. De todas as almas. E isto sem distinção entre o Ocidente e o Oriente. Mas o fato é que o Oriente ainda é em grande escala pagão. O Ocidente ainda é em certa medida cristão. O entrechoque das duas forças ocasionará inevitavelmente um risco para a Igreja. - E quando, conscientes de sua força, eles quiserem estruturar um mundo novo com o poder que lhes demos, e sem os princípios da civilização católica, que não lhes demos ou que eles rejeitaram, então será talvez tarde para abrir os olhos!

1943-04-11 - Como edificar a Cidade de Deus / Para que floresça e frutifique o nosso apostolado, para que nos guiemos em tudo de acordo com as luzes do Evangelho e possamos seguir os exemplos de Nosso Divino Salvador, indispensável se torna que recorramos sempre à Rainha e Soberana do Céu e da terra, Mãe de Deus e Mãe dos homens, Medianeira de todas as graças, dessas mesmas graças, sem as quais, ao tentarmos lançar as bases de qualquer obra, apenas edificaremos sobre a areia.

1943-04-11 - Comentando... Pornografia científica / O “Reader’s Digest” (ou "Seleções") reflete (alimentando-a também), com alta perfeição técnica, a mentalidade do homem médio, sempre satisfeito consigo mesmo, com seu apartamento, satisfeito com os automóveis, com os rádios e com todos os outros brinquedos que lhe põem nas mãos, satisfeito com as ideias claras que lhe põem na cabeça, satisfeito com seus chefes, satisfeito, sempre satisfeito, distribuindo palmadinhas e abracinhos amáveis à esquerda e à direita, a conhecidos e a desconhecidos, penetrado da mística do “bom humor”.

1943-04-18 - Comentando... A mensagem da Rainha da Inglaterra / A grande crise, a grande contradição, o grande paradoxo que a guerra do nazismo lançou no mundo, consiste nisto: a guerra total, fruto do totalitarismo, traz em sua dialética um germe virulento do totalitarismo donde brotou. Para combater o nazismo as nações aliadas são obrigadas a empregar a guerra total; mas o emprego da guerra total as põe em perigo de cair no totalitarismo. Só há um meio de evitar esta dialética tenebrosa da guerra total: é a consciência clara de que os hábitos de guerra são hábitos de guerra. E como a guerra não deve ser permanente, mas deve passar - e quanto antes possível - tudo isto também deverá passar com a guerra e os povos deverão renascer para a vida normal e respirar novamente o ar puro da tranquilidade e da paz. Foi exatamente este ponto importantíssimo que a Rainha da Inglaterra, com intuição verdadeiramente feminina, soube por em foco na mensagem que dirigiu às mulheres inglesas.

Español:

1931-03-08 - La verdadera caridad / Existe una tendencia a mostrar la caridad casi exclusivamente como si fuera la virtud por la cual se busca sólo aliviar los sufrimientos del cuerpo. Parecen olvidar que Nuestro Señor enseñó que primero se debe a amar a Dios y, en segundo lugar, al prójimo como a uno mismo. El cuerpo sano nada es para un alma infeliz sino una prisión insoportable, cuyas cadenas son tantas veces quebrantadas por el suicidio. Así, los males del alma, los pecados, las infelicidades de todo tipo, constituyen para el individuo un peso mucho más doloroso y mucho más terrible que todos los padecimientos físicos.

 

18/06/2019

Artigos em O Legionário:

1943-01-17 - Comentando... A canonização de Nero / A sinuosa tese da benemerência dos perseguidores à Igreja encobre apenas a tendência de cruzar os braços ante a perseguição.

1943-02-07 - Comentando... Direito Internacional / Os regimes nazista, fascista ou comunista dissolvem a comunidade internacional e tiram a base do Direito Internacional.

1943-02-14 - Comentando... A "teologia" nazista / A filosofia provém de dados objetivos, tais como são alcançados pelos sentidos e elaborados pelas luzes naturais da razão humana. A teologia pressupõe uma revelação, que apresenta ao homem certas realidades que ele jamais poderia alcançar pelas suas próprias forças - Os pedantes negaram os profetas, os corruptos negaram a justiça, os mercenários se congratulam desvanecidos pela estupidez insondável que trouxeram ao mundo. E depois? Depois foram prostar-se diante de Hitler, Goering e Rosenberg, curvaram-se diante do mito da raça e aceitaram um testemunho que é interrompido por um bombardeio aéreo...

1943-03-14 - Comentando... No quinto aniversário da anexação da Áustria ao Reich nazista / Ela, última fracção do que fora em outros tempos o Sacro Império Romano Alemão, pilar da Igreja Católica, foi deglutida por outro império, instituído por Lutero no seio do povo alemão, império ímpio e satânico, reino do Anticristo, que atingiu pleno desenvolvimento com Hitler, o imperador sem coroa e sem a unção dos santos óleos.

1943-04-04 - Comentando... Missões / A atividade missionária é da essência da Igreja, de maneira que, enquanto houver igreja no mundo, o que vale dizer, enquanto o mundo for mundo, haverá missões. Mesmo quando tudo estava humanamente perdido para a Igreja e Ela só vivia da promessa divina, ainda aí veremos que a sua atividade missionária não se estancava, até pelo contrário, muitas vezes, recrudescia.

1943-04-04 - Catolicismo e Política / O nexo existente entre a doutrina católica e os problemas político-sociais e econômicos. Refutação da falsa idéia de que a religião constitui, na vida dos homens como dos povos, um compartimento estanque, sem contato com outras atividades que não a mera celebração dos atos de culto e – quando muito – a prática dos deveres que a cada indivíduo impõe a Lei de Deus e da Igreja.

Italiano:

* 18 giugno, Beata Osanna da Mantova

 

17/06/2019

Artigos em O Legionário:

1943-01-03 - Ainda o jogo / Os graves inconvenientes que o vício do jogo acarreta para a sociedade em geral, e muito especialmente para a família, levaram o Episcopado paulista a protestar contra as casas de jogatina existentes no Estado. A doutrina católica sempre condenou tal vício nos termos em que o fez esta recente Pastoral - Alastra-se e toma foros de opinião irretorquível a idéia de que a linguagem dos católicos há de ser sempre almiscarada e adocicada, diluída. Pelo contrário, mostram-nos com seus exemplos os nossos Bispos que é de outro modo que se deve proceder: o da apóstrofe apostolicamente desassombrada, que se inspira por sua vez no desassombro evangélico de S. João Batista cujo exemplo a Pastoral lembra tão a propósito.

1943-01-03 - 7 Dias em Revista (definição da Igreja sobre "totalitarismo") / é totalitário todo e qualquer regime, com toda e qualquer dominação, governado por um, alguns, ou muitos homens, no qual o Estado pretenda invadir esferas que não lhe são próprias, atentando assim contra os direitos da Igreja, da família, e das pessoas, incluindo o direito de propriedade com toda a extensão que o Direito Natural lhe confere - Trechos da recente alocução de Natal proferida por Pio XII: "as leis devem resultar num bem ou então devem ser afastadas as medidas legislativas que infrinjam a liberdade e a propriedade ou a melhora do bem estar" - O ex-Presidente da Argentina Sr. Elpídio Gonzalez deixou suas atividades políticas para entrar em um convento.

1943-01-03 - Comentando... Cavalhadas anticlericais / Artigo em defesa do meritório trabalho dos missionários católicos, inclusive os que civilizaram o Brasil. - A atividade sobrenatural da Igreja plasmou uma civilização e deu à humanidade os únicos princípios sólidos da dignidade humana.

Italiano:

* 17 giugno, La Regina Teresa del Portogallo, una beata "archiviata"

Español:

1940-12-01 - Síntoma característico de la decadencia del espíritu católico: ceder, transigir, callar, acomodarse

 

14/06/2019

Artigos em O Legionário:

1943-01-10 - Comentando... A morte e a Prefeitura / A morte tem dois aspectos. O primeiro, é o biológico, pelo qual ela é sórdida e repelente. Mas tem outro aspecto: ela arranca o homem da vulgaridade quotidiana, desta armação de ninharias, que costuma ser a trama da vida do comum da humanidade e o coloca face a face com o tremendo mistério de sua eternidade, patenteando que a vida de todo homem é uma epopeia, epopeia frustrada, ou epopeia realizada. Uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, à primeira vista sem maior importância, que envolve, contudo, toda uma filosofia, toda uma concepção materialista da vida.

1944-08-13 - Comentando... Fátima / O mistério da iniquidade está em plena levedura, ramificando-se e multiplicando-se a perder de vista, mergulhando suas raízes de amargura até onde menos se poderia supor. Até quando prosseguirá esta gestação monstruosa de males? Nossa Senhora tem o segredo e a chave dos tempos futuros. Aconteça o que acontecer, Ela terá a última palavra, a palavra da justiça e a palavra da misericórdia de Deus.

1944-08-27 - Comentando... Lisieux / Entre todas as cidades da França, Lisieux toca de um modo todo particular o coração dos brasileiros. Lá viveu, lá conquistou as mais belas flores da santidade, lá embalsamou o claustro do Carmelo este prodígio de virtudes que é Santa Teresinha do Menino Jesus. Por isso mesmo, é com aflita solicitude que aguardamos o desenlace da situação trágica de Lisieux, envolvida nas garras destruidoras da presente conflagração. Os nazistas que se inculcavam como os salvadores da civilização, estão dando uma triste prova de sua sinceridade. Vê-se claramente que eles preferem arrasar o mundo, se o mundo não puder ser deles.

1944-12-31 - Comentando... - Amar os pecadores / Contra os pecados, todo o nosso zelo, toda a nossa energia, toda a nossa indignação. Para com os pecadores, toda a doçura, toda a compaixão, toda a nossa dileção. Ora, odiar os pecados e amar os pecadores é o que há de mais certo e virtuoso. Isto não obstante, é preciso acrescentar que este adágio sofre, atualmente, uma interpretação que o deforma inteiramente. E o que o faz estar tão em moda não é o seu significado correto mas, precisamente, a sua interpretação deturpada ("quem sou eu para julgar o pecado e o pecador?") - O ensinamento de São Tomás de Aquino a respeito do assunto.

Español:

N° 70 - Esplendor de la concepción jerárquica y cristiana de la vida

 

13/06/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima: 13 de junho de 1917 - (Jesus) "quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação; e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o seu trono".

Artigos em O Legionário:

1944-07-30 - O livro do momento / A devoção ao Coração Imaculado de Maria é um verdadeiro dom da Providência a este pobre e dilacerado século - Prescindir de Nossa Senhora para chegar a Jesus Cristo, sob o especioso pretexto de que Nossa Senhora constitui um anteparo entre nós e Seu Divino Filho, é tão estulto quanto pretender analisar os astros sem telescópio, por imaginar que o cristal das lentes constitui um anteparo entre os astros e nós - A questão, para dilatarmos as fronteiras da Santa Igreja, por todo o universo, não consiste em afrouxarmos a invencível doutrina de Jesus Cristo. Saibamos procurar a graça nas fontes onde realmente ela jorra, e com o auxílio dela tornemo-nos fortes para todas as austeridades que o Espírito Santo de nós exige. Entre essas fontes da graça está sem dúvida, em lugar relevantíssimo, a devoção ao Coração Imaculado de Maria, Porta do Céu aberta de par em par aos homens de nosso tempo, tão extremamente fracos.

1944-07-30 - Comentando... O milagre / Discurso de Goebbels a respeito do atentado em que deveria ter morrido Hitler. Aquele ministro nazista afirmou categoricamente: “se a salvação de Hitler não foi um milagre, não existem milagres”. A Santa Escritura também nos conta que os magos do Faraó, por meio de suas incantações, conseguiram realizar os mesmos prodígios que Aarão. Portanto, de acordo com o testemunho do texto bíblico, nem todos os prodígios vêm de Deus.

1944-07-30 - Comentando... - Arte amoral / Conceitos errados que afirmam que há um só critério para aquilatar as obras de arte: o estético. Desde que uma ficção artística é agradável, nada mais se deve exigir dela. E querer fazê-lo é deturpá-la na sua própria substância artística, desnaturando-a. Pois assim como o campo da moral é o bem, o campo da arte é o belo, de modo que onde começa a arte, termina a moral. O que há no fundo deste modo de pensar, que dá novo vigor ao velho ideal da arte pela arte, é toda uma filosofia de inspiração neoplatônica. Isto desconhece a analogia do ser, a transcendência divina e a sobrenaturalidade essencial da graça.

English:

1994-06-05 - Devotion to the Immaculate Heart of Mary, an essential part of the message of Fatima

 

12/06/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Antonio: “Arca do Testamento” e “Martelo dos Hereges” (festa - 13 de junho)

Artigos em O Legionário:

1944-07-02 - Comentando... - Frei Nuno de Santa Maria / Não foi apenas para impedir que Portugal fosse governado por Castela que a Providência lhe enviou o santo Condestável. Havia questões muito mais profundas envolvidas no conflito entre Castela e as pretensões da incipiente Casa de Avis - Um santo guerreiro não é uma contradição, como o desfibramento do liberalismo religioso o quer considerar, mas é uma sublime coerência.

1944-07-09 - Comentando... A Igreja Militante / A humanidade decaída se tornou escrava dos erros e das paixões e, deixada a si própria, trai os mais sublimes ideais. A graça divina, eis a força da Igreja; a graça divina que luta contra a perversão dos homens e mantém íntegra e indefectível a Igreja como um fermento de santidade em meio à corrupção do mundo, apesar da corrupção do mundo. E é por isso que a Igreja neste mundo é militante; precisamente porque Ela acena com ideais sublimes aos homens que repelem o sublime, que se agacham no lodo de suas imundícies, que acham insuportável o peso da virtude e querem plena liberdade para seus desvarios, abrindo mão de seus destinos espirituais. Por isso, e só por isso, é que a Igreja é odiada, combatida, perseguida, porque Ela dá testemunho contra a malícia dos homens, atestando que as suas obras são más.

1944-07-23 - Comentando... O fim da guerra / O deus do nazismo, adorado em um momento de desvario, começa a manifestar a sua natureza miseravelmente humana. Aquele que perseguiu a Igreja de Deus, vai experimentar a humilhação e o opróbrio, e terá o mesmo fim melancólico, o mesmo fiasco ridículo, que experimentaram todos os perseguidores. Ora, este ocaso da Segunda Grande Guerra está caracterizando-se por alguns fatos notáveis e, até mesmo, paradoxais. Enumeremo-los sumariamente.

Italiano:

* 13 giugno, Sant'Antonio da Padova

 

11/06/2019

Artigos em O Legionário:

1944-05-14 - Comentando... "Dans leur bateau" / Maritain volta a ocupar a atenção. - A Igreja não pesca em águas turvas. Pelo contrário, antes de mais nada Ela quer tudo esclarecer: “Seja o vosso modo de falar sim, sim, não, não, porque o que passa disso, vem do demônio”.

1944-06-18 - “Le doux pays de France” / Há homens de talento ímpar, dotados de graças excepcionais na ordem sobrenatural, a quem Deus incumbe de servir de luzeiros a seus semelhantes. E há também povos privilegiados pelos dons da natureza e da graça, a quem Deus incumbe de iluminar o mundo inteiro nas veredas da virtude. Entre esses povos, está certamente a França. O desembarque anglo-americano nas plagas francesas, e sobretudo a viagem do general De Gaulle às regiões francesas já libertadas, significa que a França renascerá e irradiará para o mundo inteiro o esplendor, a suavidade, a alta finura espiritual da França de Jesus Cristo Nosso Senhor.

Especial / Verdades Esquecidas:

* "A paz está em perigo precisamente onde a opinião pública cessa de funcionar livremente". Os deveres da Imprensa (sobretudo a católica, obviamente) para a sadia formação da opinião pública, contrários a uma "produção jurídica totalitária", assim como ocorreu no nazismo, no fascismo e ainda se passa no comunismo (Discurso do Papa Pio XII). Documento muito atual especialmente no que se refere à chamada "lei da homofobia", à "teoria do gênero", e outros dispositivos legais semelhantes que estão sendo impostos em diferentes países do Ocidente.

English:

N. 113 - Spiritual Richness in the Common Life of the People / Each soul in this group of lucid unlettered men is like an interior world from which pours forth the expression of a powerful personality. Ignorant, illiterate, they were not subjected to the terrible processes of standardization of the twentieth-century mechanical civilization. Their thinking was not imposed upon them by the same newspapers, their sensibilities modeled by the same movies, their attention held all day by the magnetic attraction of radio and television.

 

10/06/2019

Artigos em O Legionário:

1944-02-27 - Comentando... Cristãos novos / Está sucedendo atualmente uma coisa muito interessante. Qualquer pessoa que briga com qualquer pessoa atira-lhe logo em rosto a acusação: “fascista!” Até parece que a inclinação do povo pelo insulto em baixo calão está encontrando derivativo nesta expressão. O que, se não deixa de ser mais limpo, não é menos deplorável, porque denota a permanência e o desenvolvimento do mesmo vício. Gente que, ainda ontem, namorava escandalosamente o nazifascismo, hoje se desdobra em mil expedientes para clamar em altas vozes sua fiel e incondicional adesão aos vencedores da hidra totalitária. E para que ninguém duvide de sua sinceridade, se põe a denunciar os quintas-colunas, encapotados sob o disfarce de democráticos...

1944-03-19 - "Dans leur bateau" [No barco deles] A luta que a Igreja enfrenta nestes dias é a das infecções que tentam minar o seu organismo: os que procuram dessorar a autenticidade da Fé tradicional. Como bons pescadores preferem as águas turvas. Nelas, sem serem percebidos, podem infiltrar seus erros, difundi-los e abalar a Fé dos incautos sob aparência e protestos do mais autêntico cristianismo. Apelam para a liberdade e largueza de espírito, difundem doutrinas diluídas de tal maneira que, primeiro, seja difícil apontar-lhes os erros; depois, os fiéis embalados por elas se inclinem no sentido de formarem em si mesmos um espírito de falso cristianismo. Foi assim com o Arianismo, com o Jansenismo e com o Modernismo, que ainda hoje procura aluir a Rocha de Pedro. - O "caso Maritain" e transcrição de trecho de São Pio X condenando as doutrinas sustentadas por "Le Sillon".

1944-03-26 - U.R.S.S., estufa de ódio / Declarações do "General I" do Exército soviético: "o soldado russo tem sido educado sistematicamente para odiar o inimigo e essa educação converteu-se na sua melhor e mais poderosa arma" - Hitler é Nietzsche em ação, como Robespierre é Voltaire em ação - O egoísmo é o contrário do amor. Não é preciso ser grande moralista para perceber com que espontaneidade o egoísmo gera o ódio e extingue a caridade cristã. Assim, ao passo que se tornava egoísta, o mundo contemporâneo se transformava em fácil sementeira para as idéias de ódio - A acusação que o comunismo fazia à Igreja era precisamente de que Ela não era coerente com os ideais de caridade que pregava, que em lugar de servir inteiramente à causa da pobreza e da compaixão, servia também a causa da desigualdade social. Nós que temos pela graça de Deus um coração católico, e que não nos esquecemos do preceito de amor aos nossos inimigos que nos foi ensinado por Jesus Cristo, não podemos deixar de pensar com indignação e horror nessas sombrias escolas de ódio - Os diplomatas e os guerreiros cristãos nunca precisaram de escolas de ódio para obter contra seus adversários os mais insignes triunfos. Bastava-lhes a serena consciência do dever a cumprir. O mundo muçulmano combatia os cruzados cheio de ódio. Os cruzados combateram cheios de amor. O fato é que os muçulmanos foram expulsos de quase toda a Europa pelos guerreiros medievais. A moleza não é o amor, o amor não é tolice. Como a coragem não é ódio. Não baralhemos os conceitos.

English:

1990-05-20 - Commentary on Saint Augustine’s Prayer to the Holy Ghost

 

07/06/2019

Biografia:

1978-06-07 - "Amai a Santa Igreja Católica Apostólica Romana!" / Palavras de Dr. Plinio em resposta à comemoração de seu Batismo (7 de junho - no presente ano, comemora-se o 110o. aniversário)

Artigos em O Legionário:

1944-06-04 - O discurso de Churchill / Hitler, cada vez menos senhor da vitória, continua senhor de a dar a quem quiser. Suas manobras de guerra estão favorecendo os bolchevistas, enquanto Stalin parece não ter muita pressa em derrotar a Alemanha nazista e atira suas divisões sobre os Balcãs. Mais uma vez, a tese do LEGIONÁRIO se confirma: o comunismo e o nazismo são irmãos siameses - Certa política procura alcançar até entre os católicos simpatia para o regime de Moscou. Mas se trata de católicos invertebrados, que precisam sempre apoiar-se nos poderosos do dia. Pensam que a Igreja é uma trepadeira à procura de uma árvore a qual se agarrar para subir. Não compreendem que a Igreja é, pelo contrário, a coluna do Céu e a rainha do mundo. Ontem eles namoriscavam com o totalitarismo pardo e por meio de toda uma técnica de subtilezas e de bizantinismos arranjavam pretexto para pactuar com ele. Hoje procuram arranjar meios de pactuar com o totalitarismo comunista.

1944-06-11 - Comentando... A incolumidade de Roma / Roma, apesar de despojada de sua prerrogativa de Capital Pontifícia, que era o seu mais alto título, continua a ser, a despeito de tudo, a célula mater da civilização cristã. Nem é pelo fato das forças anticristãs haverem conseguido lançar mão dela temporariamente, que ela perdeu este caráter. Compreende-se perfeitamente a expressão forte de Pio XII, acusando de matricídio quem quer que levantasse a sua mão contra Roma.

1944-06-11 - 7 Dias em Revista / Dois acontecimentos imensamente gratos a registrar nesta semana: a libertação da Cidade Eterna representou para todos os corações verdadeiramente católicos um motivo de gáudio extraordinário. Roma é Roma. Nem por isto, sobretudo, devemos subestimar o benefício imenso que representa, para a cultura e para a Igreja, a libertação da França. Para os católicos, tudo quanto diz respeito a Roma é impar. Esta ressalva feita, poucas coisas tão boas poderiam nos acontecer quanto a libertação da Pátria de São Luís e de Joana D’Arc.

1944-06-18 - Não exageremos! / Hitler está entregando a vitória nas mãos da Rússia. Esse malfeitor público, que procurara arrastar atrás de si toda a Europa na miragem de uma cruzada anticomunista, está dando a Stalin o cetro da dominação universal. É preciso que isso se afirme, se repita, se proclame - Fazemos uma distinção fundamental entre a Rússia e comunismo, como entre a Itália e Mussolini, a França e Pétain, a Alemanha e o nazismo - A Rússia recuou muito diante do primeiro ímpeto nazista. Recuou tanto que, se ela não tivesse o território imenso que possui, teria sido literalmente varada de lado a lado. E também não foi o comunismo que armou o outro grande fator de vitória: o general inverno. Não exageremos as coisas: o êxito russo está muito longe de servir de argumento para o regime comunista, diametralmente oposto à doutrina político-social da Igreja.

Italiano:

1978-06-07 - "Amate la Santa Chiesa!"

 

06/06/2019

Artigos em O Legionário:

1944-04-30 - Comentando... Cisternas rotas / É inacreditável a obstinação dos homens em prosseguir no caminho errado, procurando resolver problemas que, afinal, só existem por causa das idéias que eles querem continuar a pôr em prática. “Se o Senhor não construir a cidade, em vão trabalharão os que querem edificá-la”.

1944-05-07 - Comentando... Mal jeito / O LEGIONÁRIO, quando entrou na liça em pós de Maritain, encontrou pela frente todo um estado de espírito criado e mantido pelos sequazes do filósofo francês. E este estado de espírito exprimia o mais incrível tabu de que já tivemos notícia.

1944-05-21 - Comentando... - A safra de Satanás / Propaganda do suicídio que vem sendo feita de modo sistemático, fazendo cair cada dia a sua gota envenenada sobre o ânimo perturbado da humanidade contemporânea. Estas sugestões continuadamente repetidas ficarão germinando inconscientemente, no fundo de muita afetividade descontrolada, para produzir subitamente um dia, em virtude de algum incidente talvez mínimo, a sua eclosão funesta. Isto assume um aspecto tenebroso, quando se consideram o desregramento dos costumes, o endurecimento do coração e o afastamento de Deus, que caracterizam nefastamente a nossa época. Há, também, um sentido não menos satânico dessa campanha: consiste em induzir os homens ao desprezo de si mesmos, através do desprezo de sua vida, a fim de aceitarem o jugo da escravidão.

1944-05-28 - 17 ANOS / Aniversário do LEGIONÁRIO, que nasceu do zelo e da dedicação dos pioneiros que desde a primeira hora levantaram entre nós o estandarte da reação católica. Graças a Deus, o LEGIONÁRIO de hoje é bem o de ontem, e o pendão que ele ostenta não perdeu nenhum de seus florões. Estamos extenuados, sangramos por todos os membros. Foi nesse combate que nos cansamos, que nos ferimos. Em compensação, não ousamos pedir como prêmio senão o perdão de tudo quanto inevitavelmente tenha havido de falível e de humano nesta obra que deveria ser toda para Deus, só para Deus.

1944-05-28 - Comentando... Antitotalitarismo substancial / Já temos salientado que o maior paradoxo para as Democracias, na presente guerra (mundial), consiste em que, para poderem enfrentar vantajosamente os países totalitários, eram obrigados a adotar, na sua organização interna, estruturas estreitamente análogas às do totalitarismo. O que caracteriza propriamente o estado totalitário é a absorção de todas as forças sociais, que deixam de ser imanentes na sociedade, e passam para o controle exclusivo da administração pública, que assume um aspecto de entidade demiúrgica, superior e estranha à coletividade, determinando-lhe a existência e modalidade. Ora, tal coisa seria simplesmente impossível sem a prévia absorção das forças econômicas.

Français:

1958-11 - Le sens contre-révolutionnaire de l’œuvre de deux Saints : Saint Louis Marie Grignion de Montfort et Sainte Marguerite-Marie Alacoque

 

05/06/2019

Artigos em O Legionário:

1944-03-26 - Comentando... Marcha a ré / Notícia sobre projeto de criação de um uniforme único para todos os estudantes secundários do Brasil. A disciplina é, antes de mais nada, fruto da formação espiritual dos alunos. A disciplina nazista, totalitária, irresponsável, não pode dispensar uniformes. Não assim a disciplina baseada na responsabilidade, nos valores da consciência humana. Estará malogrado o sistema educacional que não conseguir desenvolver estes valores, em que deve apoiar-se.

1944-04-02 -
Cândido Mendes / Este Senador do Império, "genuíno tipo de Veillot brasileiro", dá-nos um exemplo contra o preconceito de que o brasileiro é irremediavelmente mole, incapaz de obedecer com inflexível exatidão aos austeros preceitos do Evangelho, incapaz de produzir homens de fibra combativa, ânimo sobranceiro, coerência ideológica e têmpera de aço, como os que existem em outros povos - Nele sobravam todas as qualidades que dele fariam um grande homem e que se pôs a serviço da Santa Igreja. Nesta sua dedicação, agrada muito uma faceta: a argúcia. Como católico, Cândido Mendes não foi um proclamador de lugares comuns, um defensor de verdades incontroversas, um desses vulgares heróis de opereta que às vezes aparecem nas fileiras de todas as ideologias, sublimes em defender o que ninguém ataca, ou em atacar o que ninguém defende.

1944-04-09 - Comentando... - “O perigo da má influência norte-americana” / Sob os auspícios da União Cultural Brasil-Estados Unidos, o professor Carleton Sprague Smith, da Universidade de Colúmbia, pronunciou conferência com o título do presente artigo. O catedrático dividiu sua crítica em quatro tópicos: cinema, arquitetura, literatura e música, abordando cada um destes pontos separadamente.

1944-04-09 - 7 Dias em Revista / Governo irlandês afirmou ter tomado medidas para obter a declaração de Roma como cidade aberta. Isto torna tanto mais enigmática a atitude de outras potências neutras tão obrigadas quanto a católica Irlanda, a intervir com caráter mediador entre as potências beligerantes, para salvar a sede da Cristandade - Bárbaros fuzilamentos que as autoridades nazistas têm efetuado em Roma. Quando o LEGIONÁRIO mostrava que o verdadeiro interesse da Itália católica estava em se distanciar inteiramente do nazismo, muitos italianos consideravam-nos inimigos de sua pátria. Agora, poderão compreender melhor que eram verdadeiros amigos da Itália os que anteviam as consequências funestas da política fascista - E' em meio a bandidos nazistas que se encontra o Sumo Pontífice! A oração perseverante é a única que agrada a Deus. O Criador se compraz, por vezes, em retardar suas graças para as dar maiores. Esperemos que o prolongamento desta tristíssima crise redunde em meio providencial para chamar à meditação e à oração a Cristandade, na qual tantos elementos se encontram distanciados do verdadeiro sentido das coisas.

1944-04-16 - Comentando... Com o rabo de fora / Não deixa de ser muito interessante que até os amigos de Maritain, quando desprevenidos, dão às suas idéias políticas o sentido que lhe imputamos e que lhe combatemos. E isto muito simplesmente porque este é o sentido natural que se depreende espontaneamente de seus escritos.

Español:

1970-06-28 - Ya Sun decía / "Clausewitz, el gran teórico de la guerra teutónica, enunció el principio de que la victoria sobre un pueblo no consiste en destruirlo físicamente, sino en quitarle la voluntad de perseverar en la lucha. Mil episodios históricos hay que confirman esa máxima."

 

04/06/2019

Artigos em O Legionário:

1944-02-20 - “A questão romana” - I / Devemos “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Das muitas coisas que a César devemos dar nenhuma é mais gloriosa, mais útil, mais honrosa que o diadema real de filho de Deus; César só é plenamente soberano, inteiramente estável na sua soberania, quando filho de Deus - Cristo será durante todos os séculos o alvo do ódio profetizado por Simeão, e onde as setas dos partidários do mal não confluem, aí não está Jesus.

1944-02-20 - Comentando... O ensino superior / É sabido que as grandes universidades medievais brotaram espontaneamente da vitalidade do ambiente cultural, tiveram origem não oficial, e acabaram por se imiscuir no Estado, sem pertencerem propriamente ao Estado. As antigas universidades não existiam em nome da soberania do Estado, mas funcionavam por um direito próprio, não legado, o que não impedia que elas fossem verdadeiramente parte integrante do Estado. É fato que uma tal situação não se compadece muito com as modernas doutrinas sobre o Estado e a soberania, mas a realidade histórica e viva foi essa.

1944-03-05 - Comentando... - Os equilibrados / O tipo clássico do “Homem equilibrado” é o que, entre duas ideologias irreconciliáveis, não quer abraçar nem recusar nenhuma, ou a ambas; ele cobre então a sua perplexidade desfibrada com o manto grave de uma atitude sensata, prudente, “equilibrada”, que não é mais do que um tempero indigesto de antíteses, uma espécie de angu frouxo e encaroçado. Outros há que não tem coragem de aceitar as últimas consequências das premissas que adotaram, mas também não querem abandonar as premissas.

1944-03-19 - Comentando... O ocaso da Civilização / A civilização está ameaçada. E a pior ameaça para a civilização não parte dos tiranos que, em certo momento, pareceram abalar o mundo. O fenômeno é bem mais profundo. A humanidade cansou-se da civilização e sente um prazer animal e irado em destruir o que ela mesma edificou penosamente, à força de vitórias contra si mesma. O homem contemporâneo já não gosta de pensar por si mesmo e a massa olha com desconfiança e surda irritação para os que não seguem as ideias “standards” que a propaganda lhes incute...

1944-03-26 - Comentando... - Caridade e serviço social / O homem contemporâneo prefere endurecer no orgulho de sua alma: ele não quer misericórdia, não quer compaixão, não quer caridade. Ele não quer confessar suas fraquezas e desfalecimentos. Ele só quer reivindicar, só quer conquistar avidamente a vida, como uma fera que se lança sobre a presa; ele despreza a gratidão. E ainda que tenha de sacrificar a sua consciência, o seu valor pessoal, inconfundível e único, para transformar-se em simples número, em simples instrumento anônimo nas mãos de um tirano, ele o prefere, para salvar intacto o seu orgulho. E ele acabará por rejeitar a salvação, porque vem da misericórdia de Deus e não da justiça nem da “solidariedade”: não é “serviço”.

English / Forgotten Truths:

* When the State arrogates such dominion to itself as absolute master, the family is in danger

 

03/06/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Breve meditação e prece na festa de Santa Clotilde (3 de junho)

Artigos em O Legionário:

1944-01-09 - Comentando... O "bispo" Salomão / Plataforma em que se consubstanciam os princípios religiosos do sr. Salomão Ferraz em que fundou sua "Igreja Católica Livre".

1944-01-30 - 7 Dias em Revista / Jornal londrino "Daily Sketch": as autoridades nazistas que ocupam Roma pediram permissão ao Papa para organizar um filme sobre a situação atual do Vaticano. Pio XII teria se recusado categoricamente, pois os nazistas continuam plenamente responsáveis pelas conseqüências catastróficas de sua presença na Cidade Eterna - A campanha anti-semítica de Hitler acabou tendo como um dos efeitos o povoamento de Tel-Aviv com judeus que viviam em várias capitais européias - Autoridades britânicas prenderam o vice-cônsul argentino Helmut, no porto de Trindade. Sob a capa de representante do governo portenho, ele era, na realidade, perigoso espião - O governo nazista acaba de decretar que as mulheres podem ser sacerdotisas protestantes, substituindo os pastores mortos ou mobilizados.

1944-01-30 - Comentando... Religião e superstição / Infelizmente, idéias supersticiosas podem mesclar-se à prática de uma devoção bem fundada na doutrina católica. Contribuem para isso a ignorância religiosa e o ambiente pagão de nossos dias que, em todas as coisas, induz à procura de vantagens temporais.

Deutsch:

1954-11 - Spannung und Entspannung im Antlitz eines Heiligen (Pius X)

 

31/05/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Visitação de Nossa Senhora

Mariologia:

1965-05-31 - Qual o significado da consagração a Nossa Senhora em nossos dias?

Artigos em O Legionário:

1944-01-16 - Comentando... As origens da crise contemporânea / É um erro tomar como sinônimos catolicismo e medievalismo. O catolicismo foi um dos grandes elementos da Idade Média, o maior, não há dúvida. Imperava então o verdadeiro conceito da Cristandade. A Igreja, porém, é sempre superior aos séculos, não lhe faltando, ontem como hoje, a assistência divina.

1944-12-10 - Comentando... A divisão administrativa / A tradição, a história são realidades vivas e palpitantes na sociedade, e não apenas matéria de museus ou de arquivos; aliás, quando isto acontece, é sinal de que uma sociedade morreu, e só conserva o seu cadáver mumificado. - O que vale é que o bom senso popular é enorme e, em última análise, é o povo que dá os nomes as coisas.

Italiano / Verità dimenticate:

* "La pace è in pericolo proprio là ove l’opinione pubblica cessa di funzionare liberamente" (Pio XII) / Altrettanto deplorevole e, forse, ancora più funesta a causa delle sue conseguenze, è quella dei popoli nei quali l’opinione pubblica resta muta, non perché è imbavagliata da una forza esterna; ma perché mancano i suoi presupposti interni, che devono trovarsi negli uomini viventi in comunità. - Si potrebbe forse affermare con sicurezza che la maggioranza degli uomini è capace di giudicare, di valutare i fatti e le correnti al loro giusto peso, in modo che l’opinione sia guidata dalla ragione? Eppure è questa una condizione « sine qua non », perché essa sia valida e sana. Non si vede invece, forse, questa maniera, che è la sola legittima di giudicare uomini e cose secondo chiare norme e giusti principii essere respinta come un ostacolo alla spontaneità, e, al contrario, essere posti in onore l’impulso e la reazione sensibili dell’istinto e della passione come i soli « valori di vita »? - Non si può "riconoscere alla legislazione positiva una pseudo maestà che in nulla si differenzierebbe da quella che il razzismo o il nazionalismo attribuiva alla produzione giuridica totalitaria, calpestando i diritti naturali delle persone fisiche e morali".

 

30/05/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sagrada Eucaristia

* Santa Joana d'Arc

* São Fernando III, Rei

Artigos em O Legionário:

1944-09-03 - Comentando... Morte antiquada / O "anacronismo" de que ela se reveste em nossos dias: a morte é muito séria, e o nosso mundo é frívolo por princípio. A morte é triste, e os homens de hoje cultuam a puerilidade. A morte é velha, mas a juventude é um dos valores supremos da atualidade. A morte dá testemunho da precariedade de nossa vida, mas isto contraria a religião das vitaminas. A morte é espiritual, abre a porta para os valores transcendentais, mas o mundo moderno crê na carne e no sangue.

1944-10-29 - Comentando... - A economia canavieira / Antigamente, a cultura da cana, como as demais explorações agrícolas, se revestia de um aspecto todo patriarcal. As relações entre patrões e empregados tomavam a feição e o colorido das relações familiares. A palavra “patrão”, hoje cada vez mais em desuso, substituída como é pela palavra “empregador”, se origina de “pater”, isto é, “pai”. Deste tipo de exploração econômica surgia uma forma toda espontânea de previdência social: a unidade econômica, para a qual todos concorriam, era também o amparo e o apoio de todos. Os organismos sociais daí decorrentes se alicerçavam na força das coisas, que é muito mais forte do que a força das leis. Porém, tudo isto está sofrendo uma evolução enorme.

Español / Verdades Olvidadas:

* "Allí donde la opinión pública deja de funcionar libremente, allí es donde está en peligro la paz" (Papa Pío XII) / Ahogar la voz de los ciudadanos, reducirla a un silencio forzado, es a los ojos de todo cristiano un atentado contra el derecho natural del hombre, una violación del orden del mundo tal como Dios lo ha establecido. La Iglesia se coloca como una barrera ante el totalitarismo, que, por su misma naturaleza, es necesariamente enemigo de la verdadera y libre opinión de los ciudadanos. - Que no nos hayan comprendido los totalitarios, para quienes la ley y el derecho no son más que instrumentos en manos de los círculos dominantes, Nos, ciertamente, lo esperábamos. ¡Pero comprobar las mismas incomprensiones por parte de ciertos medios... En definitiva, que el juez, al dictar una sentencia, se sienta ligado por la ley positiva y obligado a interpretarla fielmente, no tiene nada de incompatible con el reconocimiento del derecho natural; más aún, es ésta una de sus exigencias. Pero lo que no se podría legítimamente conceder es que este vínculo sea anudado exclusivamente por el acto del legislador humano de quien emana la ley. Esto sería reconocer a la legislación positiva una seudomajestad que no se diferenciada en nada de la que el racismo o el nacionalismo atribuía a la producción jurídica totalitaria, pisoteando los derechos naturales de las personas físicas y morales.

 

29/05/2019

Artigos em O Legionário:

1944-09-17 - Comentando... Êxodo rural / O Papa Pio XII apontou os gravíssimos empecilhos que se encontram nas grandes cidades modernas ao normal desenvolvimento de uma vida integralmente católica. Este é o ponto sobre o qual jamais se pode refletir suficientemente. Não se trata apenas das desordens morais, oriundas da promiscuidade, ou da facilidade de prazeres próprios às grandes cidades. É algo de mais profundo: trata-se deste aspecto de gado humano, que apresentam, necessariamente, as coletividades muito densas. Nas grandes aglomerações, a personalidade como que se dissolve e o homem passa a ser um mero valor numérico. Além disso, todos os valores culturais se vão desgastando nesta porção de atritos inevitáveis à vida nas populações concentradas.

1944-09-24 - Comentando... - A primeira mesquita da América, construída em São Paulo / Alto sentido simbólico desse fato - O Islã, que durante tantos séculos oprimiu a Cristandade e exerceu a liderança de todos os inimigos de Jesus Cristo, vai levantar aqui o seu baluarte e aqui vai celebrar os seus triunfos. E isto exatamente no momento em que as forças do mal procuram galvanizar novamente as potências muçulmanas, tirando-as de seu longo letargo, para que voltem a influir nos destinos da humanidade, como outrora o fizeram - A grande maioria das intenções do Apostolado da Oração, para o próximo ano de 1945, refere-se ao mundo muçulmano - É benevolência querer o bem do próximo. Ora, o maior bem que se pode desejar a um maometano é que ele abandone os erros, que o impedem de ver a luz da verdade católica. Tudo o que se faça neste sentido, serão atos de benevolência. Inversamente, tudo o que concorra para conservá-los no erro, será a mais autêntica malevolência, um enorme pecado contra a caridade.

1944-10-01 - Comentando... - A mística do futebol / Nós não somos contra o futebol em si, como não somos contra o esporte, contra os divertimentos, contra a ginástica, contra os progressos científicos e nem mesmo contra o sr. Maritain, tudo competentemente em si. Neste sentido, somos as criaturas mais brandas e cordatas que possam haver sobre a face da terra. Somos, isto sim – e isto se diz com o dedo em riste – contra os abusos!

1944-10-22 - Pela libertação da Polônia católica / Desde as mais remotas eras de sua história, a Polônia foi para a Europa Oriental um luzeiro de Fé. Erguemos preces para que, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo na Santa Cruz, a Polônia seja salva do terrível perigo que a ameaça.

Français / Vérités Oubliées:

* "Là où l'opinion publique cesse de fonctionner librement, c'est là que la paix est en péril" (Pape Pie XII) / Le rôle de la presse (surtout celle catholique) pour la formation d'une saine opinion publique et le droit naturel divin - "que le juge dans le prononcé de sa sentence se sente lié par la loi positive et tenu à l'interpréter fidèlement, il n'y a rien là d'incompatible avec la reconnaissance du droit naturel ; bien plus, c'est une de ses exigences. Mais ce qu'on ne saurait légitimement accorder c'est que ce lien soit noué exclusivement par l'acte du législateur humain de qui émane la loi. Ce serait reconnaître à la législation positive une pseudo-majesté qui ne différerait en rien de celle que le racisme ou le nationalisme attribuait à la production juridique totalitaire, mettant sous ses pieds les droits naturels des personnes physiques et morales".

 

28/05/2019

Artigos em O Legionário:

1944-10-08 - Comentando... A estranha aliada (Rússia soviética) / Os russos deixaram-se ficar às margens do Vístula, enquanto os titãs do General Bor se debatiam desesperadamente na cidade bloqueada, uma longa agonia que terminou na sua derrota. Tudo indica que estamos não diante de um fato militar, mas de um golpe político. Os russos não só nada fizeram pelas tropas polonesas do Gen. Bor, como impediram que os aliados as auxiliassem. Conforme foi amplamente noticiado, o governo soviético não permitiu que a aviação anglo-norte-americana, levando reforços aos insurrectos de Varsóvia, pousassem nos territórios ocupados pelos russos. Percebe-se, pois, que mesmo quando lutam entre si, nazismo e comunismo ainda colaboram. Porém, isto é bom para desfazer muitos entusiasmos apressados - inclusive de alguns católicos espevitados - pelas benemerências do comunismo.

1944-10-15 - Comentando... - Oportunismo / A vitória tem um prestígio inexcedível junto a certas pessoas. Tudo o que está na moda, tudo o que é bem-sucedido, tudo o que é geralmente aplaudido, encontra junto a elas um acolhimento entusiasta. São os fiéis mais devotos dos ídolos do momento, e estão à frente de todas as popularidades. Quando o nazismo, o fascismo e assemelhados estavam em voga, a “onda” os seguia, ardentemente. E o LEGIONÁRIO sabe o que foi a luta contra esta “onda”... - O oportunismo estabelece inenarrável confusão, seja turvando as águas e favorecendo as pescarias suspeitas, seja com seu afã febril de mais incensar o vencedor e de atirar mais pedras ao vencido.

1944-11-05 - Comentando... Palimpsestos / A profissão de jornalista impõe uma responsabilidade não pequena, a que não é possível fugir, um dever elementar de honestidade para com o público e para com a inteligência, que não pode ser postergado. - Vivemos uma época muito semelhante a uma outra, em que houve um homem [Pôncio Pilatos] que perguntou sem muito interesse: “Quid est veritas? [o que é a verdade?]”, e pouco depois lavou as mãos numa bacia que ficou célebre.

1944-11-12 - Comentando... - História da Igreja / Importantes diretrizes dadas pelo Papa Pio XII acerca do estudo desta matéria - Principalmente, é preciso ser evitada, no estudo da História da Igreja, a ideia de que as crises em que Ela outrora se debateu são coisas definitivamente do passado, que jamais se repetirão. Este é o melhor modo de desarmar os fiéis, nas lutas que devem enfrentar.

1944-11-26 - Comentando... F.T.D. / Há uns quatro anos, quem combatia denodadamente o nazismo avassalante? Afora a voz católica do LEGIONÁRIO, que precisava bramir para não ser jugulada, quase mais ninguém. Estava-se na época em que muitos achavam que a guerra era um simples fenômeno internacional, sem qualquer caráter ideológico. - Para os fariseus desta hora, quem não for favorável ao amor livre, à derrocada dos valores, ao comunismo, é taxado de fascista. Mas eles aceitam como democracia a ditadura soviética, e fecham os olhos às dúbias atitudes da Rússia para com os aliados.

Español / Verdades Olvidadas:

* San Antonio María Claret (Fundador de los Cordimarianos o Claretianos): “Los malos sacerdotes son el mayor castigo con que Dios aflige al pueblo” (CATECISMO DE LA DOCTRINA CRISTIANA, EXPLICADO Y ADAPTADO A LA CAPACIDAD DE LOS NIÑOS).

 

27/05/2019

Artigos em O Legionário:

1939-01-29 - Patriotismo autêntico

1945-09-30 - Comentando... Atrocidades nazistas / O que mais impressiona nestas crueldades, é o requinte minucioso de perversidade com que foram cometidas. O ódio que as inspirava transcende o simplesmente humano: é satânico. Eis o que é digno de ser meditado por nós, católicos: este estranho e terrível fenômeno de satanismo em nossos dias. Quando a nossa alma se perverte internamente pelo pecado, estabelece-se uma verdadeira incompatibilidade entre a nossa natureza e a ordem sobrenatural. É por isso que o demônio procura sempre tornar os homens, quanto possível anti-humanos ou inumanos, a fim de apagar neles esta aptidão natural para receber a graça endurecendo-os de tal forma na degradação, que tornam surdos aos anelos da graça que os chama. Daí provem os paroxismos de abominação de todos os paganismos mesmo os mais cultos. A esta regra não escapou o paganismo nazista. Mas isto é também uma advertência para o neopaganismo contemporâneo.

1945-10-28 - Comentando... A família e o Estado totalitário / Alocução de Pio XII (21-10-1945) a respeito da situação da mulher na sociedade e de suas novas obrigações. Não são apenas as funções próprias à maternidade que o Estado totalitário se arroga, mas pretende exercer todas as funções de preservação e aperfeiçoamento, normalmente confiadas ao cuidado dos particulares. Basta que o indivíduo se abandone ao Estado, mas, por isso mesmo, o Estado se torna dono do indivíduo. O característico próprio da pessoa humana está nesta capacidade que temos de desdobrarmo-nos sobre nós mesmos, possuindo-nos, sendo responsáveis por nossos atos e pela nossa perfeição ou imperfeição e correndo todos os riscos que isto implica. Quem não aceita estes riscos, não é capaz de ter uma personalidade, não se compadece com a vida cristã e seu destino sobrenatural.

1945-11-11 - Comentando... A lei do trabalho / Foi o Cristianismo que dignificou o trabalho, entendido no seu sentido comum e corrente, de trabalho material para o sustento da vida. Entretanto, a partir do século passado XIX, começaram a surgir certas doutrinas que visavam já não mais a dignificação do trabalho, mas a supervalorização, o que é coisa assaz diversa. Porém, como é fácil confundir dignificação com supervalorização, acontece que frequentemente estas doutrinas procuram louvar-se no cristianismo e, mesmo, quiseram e ainda querem comprometer consigo o cristianismo. Estas doutrinas de supervalorização do trabalho são intrinsecamente revolucionárias e tendem para os radicalismos de esquerda ou de direita, e foi por causa de sua confusão com o cristianismo que surgiu a ideia de que este era uma força revolucionária, tendo sido Jesus Cristo o primeiro socialista, senão bolchevista - O cristianismo sempre atribuiu a mais insofismável primazia à vida contemplativa sobre a vida ativa. Nada mais árduo do que “vacar nas coisas espirituais” e, sem a graça, ninguém suportaria a vida contemplativa cristã. Quem tiver dúvidas, leia São João da Cruz - Comparação do trabalho com o sofrimento.

1945-12-16 - Comentando... O grande suicídio / Nossa própria civilização hodierna entrou em bancarrota. O decréscimo da natalidade apenas exprime esta falência. Quase ninguém vê nada mais além do próprio egoísmo. Só os valores de utilidade ficaram de pé. Também há uma técnica de manejar os homens. Mas depois disto, só mesmo o desespero ou a conversão.

 

24/05/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora Auxiliadora ou Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Biografia:

* "A Igreja não se encontra nem à direita, nem à esquerda"? Responde o ilustre teólogo dominicano Réginald Garrigou-Lagrange

Artigos em O Legionário:

1945-09-02 - Comentando... Outra vez o malthusianismo clássico? / Surgiu um neo-malthusianismo, que não tinha mais nada que ver com as relações entre o crescimento da humanidade e o dos meios de produção, mas que, sob pretextos vários, propagava a prática de métodos anticoncepcionais. Esta nova espécie de malthusianismo estimula o egoísmo e a sede de prazeres, dissociando inteiramente a vida matrimonial de sua finalidade primária, que é a procriação. Uma coisa é certa: não será violando a natureza humana e a lei divina que a humanidade conseguirá viver bem nesta terra. A experiência de todos os dias está mostrando que, quanto mais a humanidade se afasta de Deus, mais fundo se perde no labirinto dos problemas insolúveis, em que a vida se torna cada vez mais árida, mais triste, mais vil e menos humana.

Español:

1964-05-23 - En la fiesta de María Auxiliadora, qué pedirle?

Italiano:

* 24 maggio, Maria Ausiliatrice: che la Madonna faccia nell’anima di ciascuno ciò che Lei ritiene sia meglio

 

23/05/2019

Artigos em O Legionário:

1945-07-15 - Comentando... A Carta das Nações Unidas / A paz é, antes de mais nada, um fato espiritual que, por via de consequência, se estende também às situações materiais. Uma paz puramente externa não passa de uma ordem aparente, superficial e precária, não é verdadeira paz. Tratados, acordos, códigos internacionais, polícias, organismos de segurança são coisas excelentes sem nenhuma dúvida, mas, só por si, não podem promover a paz, se não houver paz nos espíritos. Mas, acontece que a paz interior, a paz de espírito, a verdadeira paz, só a Igreja tem o seu segredo.

1945-07-22 - Comentando... O Sr. Prestes e a agricultura / Prestes tornou a insistir na tecla do “feudalismo” agrícola. Contrasta absolutamente com semelhantes acusações seu completo silêncio a respeito do feudalismo industrial, que se vem avantajando dia a dia, colocando toda a Nação nas mãos de uns poucos donos. E este silêncio se torna ainda mais significativo quando se tem em conta que, ainda na prisão, o mesmo Prestes, em entrevista à imprensa, elogiou o relatório de uma empresa plutocrática, que se tem tornado famosa pelos seus lucros fabulosos. O povo organizado e consciente, a democracia segundo o pensamento de Pio XII, é o grande inimigo natural de Prestes.

1945-08-26 - Comentando... O fascismo vermelho / Os sistemas totalitários são, de sua própria natureza, demiúrgicos e tendem exclusivamente a “criar” um mundo novo. Esta vontade de “criação” é que importa em primeiro lugar; a ela tudo se deve sacrificar, inclusive o bem comum. Este é o sentido místico dos totalitarismos, que se reveste de colorações diversas, de acordo com o valor supremo a ser atingido: o sangue, para o nazismo; o Império Romano, para o fascismo; o esoterismo proletário para o comunismo. - A Rússia transformou Cuba numa base de operações para a conquista da América Latina. Para a Rússia soviética, sua diplomacia é apenas um instrumento para a promoção do comunismo universal. A Alemanha nazista e a Itália fascista faziam absolutamente o mesmo.

Italiano:

1996 - "La Chiesa non sta né a destra né a sinistra"? "Non bisogna confondere la vera destra con le false destre" - Commenta il celebre padre domenicano Garrigou-Lagrange.

English:

1996 - “The Church is neither on the right nor on the left”? / The famous Dominican priest, Father Réginald Garrigou-Lagrange comment: "I believe that many of those who use the phrase quoted use it for abandoning the right and then sliding towards the left. While trying to avoid an excess, they fall into the opposite". "I also believe that we should not confuse the true right with false rights".

 

22/05/2019

Artigos em O Legionário:

1945-06-17 - Comentando... A Ordem de Suvurov / A condecoração mais preciosa, tão preciosa que é preciso guardá-la com cuidado e não andar com ela em público, não é outorgada por nenhum governo aristocrático, burguês ou capitalista mas, nada mais nada menos, que pelo governo proletário da Rússia comunista. A verdade é que os últimos acontecimentos têm demonstrado, mesmo entre nós, que pode haver – e na realidade existe - um entendimento muito profundo entre o supercapitalismo e o comunismo. A realidade completa da substância humana inclui necessariamente um corpo material e, por isso, tudo no homem, para ser completo, abrange expressões corpóreas. O pensamento quer a palavra, o sentimento pede o gesto, a emoção busca a fisionomia, a convicção exige o símbolo. E quanto maior plenitude tiverem os pensamentos, os sentimentos, as emoções, as convicções, tanto mais nobres serão as palavras, os gestos, as fisionomias, os símbolos.

1945-07-08 - Comentando... "Nec nominetur" / O descrédito dos chamados “preconceitos” está entregando a nossa sociedade a todos os desregramentos dos instintos. Sob um verniz tênue de cultura, há toda uma barbárie que vem subindo. E se vai dizendo que não há nada de estranhável nas condutas que vão contra a natureza, porquanto "os homens se dirigem pelos instintos, estas coisas acontecem mesmo, e são mais frequentes do que se pensa". Com este "argumento" do “acontece mesmo” vai-se até o fim de toda civilização e não há nada que possa ficar de pé. Jamais se inventaria o pára-raios, se tivesse prevalecido o “acontece mesmo”...

1945-07-15 -
A CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA / Seu verdadeiro e profundo significado. Até a Revolução Francesa, o mundo não conheceu a aberração que se chama o agnosticismo de Estado. Nos povos pagãos como nos cristãos era convicção, que não sofria controvérsia, o caráter religioso de que se deveriam revestir todas as manifestações da vida pública. Nas grandes monarquias, nas repúblicas aristocráticas ou burguesas, todos os acontecimentos de relevo da vida civil eram comemorados de modo religioso.

 

21/05/2019

Mariologia:

* 31 de maio de 1946: o Brasil se consagra ao Imaculado Coração de Maria!

* Nossa Senhora de Riom e o sorriso medieval (imagem utilizada na 1a. edição de "Revolução e Contra-Revolução", no mensário de cultura "Catolicismo", número 100, abril de 1959) / A misericórdia de Nossa Senhora aparece mais delicada, mais afável, mais flexível: é um dos mais belos aspectos do estado de alma de uma mãe. Deus, que fez todas as coisas, querer brincar com Nossa Senhora, revela parte da grandeza infinita de Deus... uma tal grandeza no sorriso e uma tal grandeza na afabilidade! - "Esta fotografia é um encanto! Eu indo à França, eu iria a esse lugar para ver de perto esta imagem".

Artigos em O Legionário:

1945-06-03 - Comentando... O totalitarismo socialista / Churchill prossegue em sua crítica contundente: “Como poderiam os cidadãos comuns resistirem a esta máquina formidável que (...) prescreveria para todos onde deveriam trabalhar, onde deveriam ir e o que deveriam dizer, quais as opiniões que poderiam e até que limites poderiam expressá-las, que educação receberiam seus filhos para moldar suas opiniões sobre a liberdade e a conduta humana no futuro?” Estas coisas não são novidades para nós. Mas é interessante que Churchill fere o ponto em que sempre insistimos, isto é, que os nazismos e esquerdismos vermelhos convergem para um único objetivo: o estatismo absoluto, o totalitarismo. Devem recordar os nossos leitores de que sempre foi pelos mesmos motivos que repudiamos o comunismo e o nazismo. A este, e seus assemelhados, chegamos mesmo a chamar de “pseudo-direitas”, adotando uma feliz expressão do Revmo. Pe. Garrigou-Lagrange. Churchill foi muito perspicaz quando afirmou que um Estado “arqui-patrão, arqui-planejador, arqui-administrador” não pode dispensar uma Gestapo [polícia secreta nazista], com o subsequente controle da opinião pública. Uma coisa, porém, Churchill não viu: é que semelhante Estado também não pode dispensar uma mística. O Estado socialista tende, por natureza, a ser um Estado-Igreja e a tornar-se, assim, um concorrente da verdadeira Igreja. É a mística que põe em andamento a imensa engrenagem do Estado socialista, o que, sem ela, emperraria.

 

20/05/2019 -  São Bernardino de Sena

Discursos - Santos do Dia

1966-05-19 - São Bernardino de Sena: “Jamais pronunciei uma palavra que não fosse para a honra e glória de Deus” -  "Regra áurea para pregadores, oradores, conferencistas, polemizadores de pátio de faculdade e o que mais haja, preconizadores do Bucko e do Diálogo na rua. Dizer tudo com exclusiva intenção da glória de Deus e de Nossa Senhora. Quando chega na hora de aparecer, não dizer. Se querem vender muito Bucko, se querem arrasar indivíduos do CCC, MMM, ou qualquer coisa assim, é por esta forma".

Español - Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 817 - Distinción, pompa y religiosidad - Contraste entre la mentalidad de la iglesia cismática rusa y la mentalidad auténticamente católica

 

17/05/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pascoal Bailão

Artigos em O Legionário:

1945-05-06 - Comentando... Vício triunfante / A deliquescência dos costumes, o desabamento da moralidade individual e pública, o cinismo sob pretexto de sinceridade são um fato. Onde iremos parar? Já existem indícios de um completo colapso da vergonha e da decência, que se anuncia através de vícios nojentos e degradantes, que se alastram dia a dia. E, o que é mais grave, provocam cada dia menor repulsa. O que é pior, no entanto, é que existe toda uma teoria arquitetada para justificar racionalmente esta abominação. Corremos mesmo o risco de sermos taxados de "reacionários" por estarmos protestando contra esta decadência sem nome, como se a democracia fosse sinônimo de porcaria e o povo nada mais fosse do que uma besta indecente. Esta total perversão já foi, porém, devidamente caracterizada pelo Apóstolo São Paulo.

1945-06-03 -
Mudou o comunismo? / "Morreu o nazismo e também o comunismo". O comunismo poderá fazer o que entenda enquanto o burguês anestesiado dorme o seu sono delicioso. Desnorteados, muitos são os que pensam que realmente o comunismo é outro: um stalinismo que respeitaria os grandes direitos essenciais da pessoa humana...

1945-06-03 - Comentando... O espírito de Munique / O grande mérito de Churchill, foi sem dúvida, o ter derrotado o espírito de Munique. Mais do que tudo, este era o grande inimigo, o sinal mais grave da decadência da civilização, que se mostrava disposta a entregar os pontos, covardemente, ante o bárbaro que se levantava arrogante. Chamberlain incarnou, em certo momento, tudo quanto havia de moribundo neste nosso mundo ocidental, esta preguiça de viver, que se deixava arrastar molemente para o aniquilamento. Churchill levantou-se, representando todos aqueles que não se conformavam com o fim da civilização. Churchill conjurou o espírito de Munique, mas não conseguiu exterminá-lo e os efeitos do exorcismo parece que já estão passando.

1945-07-01 - Comentando... O sacrifício polonês / Afinal consumou-se o sacrifício da Polônia. A Inglaterra retirou seu reconhecimento ao governo polonês exilado em Londres, de modo que hoje só há de fato um governo da Polônia: o governo títere de Moscou. Os sofismas com que se disfarça - e se disfarça mal - a tremenda realidade, são da mesma água com que Pilatos lavou as mãos. Como católicos, estamos profundamente consternados.

 

16/05/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Simão Stock, confessor. Nas obras que Nossa Senhora ama, quando tudo chega ao ponto de se despedaçar, é o momento em que Ela reserva para intervir.

Especial / Islã:

1945-04-15 - Comentando... A divisão da Índia / A inquietação muçulmana na Índia não é um fato isolado. Se o isolarmos, teremos renunciado com isto à possibilidade de compreendê-lo em sua autêntica realidade, em seu verdadeiro significado. Precisamos não perder de vista que não são só os muçulmanos da Índia que estão em revolta, mas é todo o mundo islâmico que está em agitação. E esta agitação tem um objetivo perfeitamente definido e declarado: é um movimento pan-árabe, tendente a reconstruir o grande império muçulmano. A verdade é que o atual movimento pan-árabe, que vem sendo favorecido em todos os lugares por tantas forças não-árabes, pode vir a representar um sério perigo para a civilização cristã. Não é à toa que o Apostolado da Oração teve em vista os muçulmanos em várias de suas intenções missionárias para o corrente ano. A Igreja, sempre alerta, já viu o perigo.

Artigos em O Legionário:

1945-04-08 - Comentando... Os fretes da Central / Evitar que os agentes da desordem venham encontrar um ambiente de fermentações, adequado à realização de seus criminosos intuitos.

1945-04-22 -
A democratização da medicina / Para a medicina burocrática (socializada), o doente não será nada mais do que um caso anônimo, sem qualquer relevância particular, sem personalidade. O Estado moderno é essencialmente burocrático, mecânico e rombudo.

 

15/05/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Isidoro, lavrador e teólogo

Artigos em O Legionário:

1945-03-18 - Comentando... O mito da classe / É muito fácil fazer declamações, mas é muito mais difícil ter um contato direto com as realidades humanas. O fato é que a imoralidade tomou conta da sociedade, de alto a baixo. Sejamos realistas, e reconheçamos que toda a sociedade está enferma, gravemente enferma, e precisa ser socorrida pelos elementos ainda sadios.

1945-03-25 - Comentando... O comunismo e o protecionismo industrial / Uma qualidade fundamental não se pode negar à recente entrevista de Luiz Carlos Prestes: é um documento profundamente pensado, cheio de idéias, que indica um espírito extremamente lúcido, habituado a ver a substância das realidades político-sociais, o seu verdadeiro sentido interno, não se deixando enganar pelas aparências diversas, e até contrárias, de que estas realidades tantas vezes se revestem. Antes de tudo, será necessário industrializar altamente o Brasil, pois, conforme afirma textualmente, “num país industrialmente atrasado como o nosso, a classe operária sofre muito menos da exploração capitalista do que da insuficiência do desenvolvimento capitalista e do atraso técnico de uma indústria pequena e primitiva”. Assim, antes da república soviética, será necessária uma república “capitalista”, ipsis litteris. Para Prestes, os grandes inimigos não são os industriais, são os proprietários rurais. É por esta razão que os últimos Papas - e Pio XII, com especial insistência – têm chamado a atenção para os perigos do industrialismo exagerado e para a necessidade de levantar a agricultura.

1945-04-01 - Comentando... As greves / À vista de tanta incerteza sobre as greves em curso nestes dias, limitemo-nos a lembrar a doutrina católica sobre o assunto. Embora a Igreja sempre prestigie a autoridade, contudo, ao contrário dos regimes totalitários, admite o direito de greve, por causa das vinculações do trabalho à dignidade da pessoa humana, que aqueles regimes desconhecem. Mas, daí mesmo surgem as limitações a este direito. Assim, a greve, para ser justa, antes de mais nada deve ser pacífica; deve ser originada por situações que comprometam a dignidade humana dos trabalhadores; e, por fim, não deve causar mal maior, razoavelmente previsível.

Italiano / Verità dimenticate:

* "Fondiamo le nostre attese su Quella che ha sempre schiacciato le eresie" (del Beato Papa Pio IX)

 

14/05/2019

Artigos em O Legionário:

1945-02-11 - Comentando... E daí? / O sr. V. Cy é uma pessoa inteligente, jornalista brilhante, indubitavelmente. No entanto, perde as estribeiras quando se põe a falar sobre o divórcio: já começa a escrever zangado. Ele faz esta gafe horrorosa: esbraveja! Um bom jornalista não esbraveja nunca. Os seus argumentos já não são argumentos, são charadas. Vejamos, por exemplo, os raciocínios com que ele pretende fundamentar a tese divorcista.

1945-02-18 - Comentando... A tática do embaixador (soviético) / Lembremo-nos de que estamos como ovelhas no meio de lobos e por isso precisamos ter cuidado com os homens, munindo-nos da sabedoria da serpente, segundo a expressa recomendação evangélica. Quando virmos muita propaganda em torno das boas disposições de alguém, desconfiemos. Principalmente, não aconteça que, tendo sabido resistir galhardamente à violência, sejamos vencidos pela lisonja.

1945-02-25 - Comentando... Liberdade / A natureza humana exige a cultura para manifestar as suas virtualidades intrínsecas, o homem é naturalmente um ser cultural. No homem, pois, natureza e cultura não são conceitos opostos, mas complementares - Não há cultura sem liberdade, nem liberdade sem cultura - Saibamos estar à altura da liberdade, pois a mesma liberdade que faz os Santos, faz os bandidos.

1945-03-11 - Comentando... Os católicos e o divórcio / A Igreja Católica, Apostólica, Romana é a suprema guardiã da ordem natural e dos direitos divinos e onde quer que sejam violados, a Igreja também está sendo ofendida naquilo que ela tem de mais substancial. Nada fará que ela abandone a missão que lhe foi confiada pelo próprio Deus.

English:

1985-12 - Standardization in thought and action to break the TFP members’ personality? - Warriors of the Virgin: The Reply of Authenticity – TFP without Secrets

 

 

13/05/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Primeira Aparição de Nossa Senhora em Fátima

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo XIV - Saber esperar, na calma. - A espera na calma é muitas vezes uma preparação. Ela nos força a ter diante dos olhos longamente o objeto de nossos anseios, e com isso nos prepara para quando se realizarem. Ela é também uma maturação. Essa maturação faz-se muitas vezes pelo desejar. Desejar longamente algo torna-nos dignos de possuí-lo. Por isso, na Sagrada Escritura o Profeta Daniel figura como "desideriorum vir" – homem de desejos. Erra quem espera com impaciência ou agitação! Saber esperar com calma é uma manifestação de bom-senso e de sabedoria. (FIM)

Artigos em O Legionário:

1945-01-21 - Comentando... Reina a paz em Varsóvia / Na presente conflagração (II Guerra), os fatores políticos têm preeminência sobre os fatores militares. O próprio general Eisenhower declarou à imprensa que só conveniências políticas impediam que a guerra terminasse antes do Natal. - Uma coisa, porém, é certa: jamais estiveram os povos mais longe de dirigirem os próprios destinos do que agora. Eles são conduzidos cegamente, para onde não sabem.

Español:

1970-04-03 - La certeza del castigo anunciado por Nuestra Señora en Fátima / "Algo que la Historia registra, que la Teología de la Historia indica como cierto, es que los grandes desastres de los pueblos son castigos. En general, cuanto más largo es el tiempo de ese suspense, tanto más terrible es el castigo. De manera que, de esta demora no se deduce que no vendrá, sino por el contrario, que vendrá terrible".

Italiano:

1944-05-14 - Non induriamo i nostri cuori alla voce di Fatima

English:

1996 - "De Fatima numquam satis" / Fatima is not only an event that happened in Portugal, and is not only of interest in our days. Fatima is a new mark in the very History of the Church.

Deutsch:

1945-10-07 - Fatima

 

10/05/2019

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo XIII - Confiança, palavra que nos acalma. - Dr. Plinio analisa a confiança como sendo uma voz de Deus que se faz ouvir dentro de nós. É uma palavra de certeza e de verdade, que nos tranquiliza. A voz da confiança não mente nunca. Seu contrário é a desconfiança, formada por rios de águas corrosivas e efervescentes. Quando a Providência quer algo, Ela o realiza, mesmo que seja contra todas as esperanças e contra todas as aparências.

Multimedia:

1995-05-24 - Mãe: amor, afeto, bondade e misericórdia

Artigos em O Legionário:

1945-01-14 - Comentando... Damaskinos / Breve descrição da situação dos povos eslavos durante o czarismo e, posteriormente, sob o tacão comunista. - Sem diretrizes ideológicas seguras, sem tradições sociais definidas e capazes de reagir incorruptas no mundo moderno, sem verdadeira convicção de sua origem divina e da sublimidade de sua missão, as igrejas cismáticas são incapazes de seguir um rumo ou realizar uma obra. São lenha podre, com a qual nada se constrói. Destacadas da cátedra de São Pedro, estão como os cadáveres nos quais apenas uma ou outra célula apresenta sinais de vida.

English:

1995-05-24 - Mother: Love, Affection, Goodness, and Mercy

Italiano:

1995-05-24 - Madre: amore, affetto, bontà e misericordia

 

09/05/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pacômio (dia 9): Saber discernir, em pequenos fatos, indícios de importantes movimentos da Revolução e da Contra-Revolução

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo XII - Calma diante de nossas faltas. - Examinar a própria consciência é ato sério e muitas vezes cheio de decepções, mas não exclui uma grande calma. A consequência da grande misericórdia de Deus, face ao pecado, é que nossas faltas podem ser desmedidas, mas a misericórdia de Deus é infinita. O Abbé Saint Laurent afirma no seu “Livro da Confiança” que Nosso Senhor receia acima de tudo que tenhamos medo d’Ele: “Vossas imperfeições, vossas faltas, mesmo graves, vossas reincidências tão frequentes, nada O desanimará, contanto que desejeis sinceramente converter-vos. Quanto mais miseráveis sois, mais Ele tem compaixão de vossa miséria, mais deseja cumprir, junto a vós, sua missão de Salvador”.

Artigos em O Legionário:

1945-11-25 - Comentando... O sincretismo anticatólico

1947-11-02 - Nova et Vetera - O batismo do socialismo / Leão XIII definia, “com expressão feliz”, segundo Pio XI: “Não pode existir capital sem trabalho, nem trabalho sem capital”.

Italiano:

* Cattedrale di una bellezza perfetta, immagine del Verbo Incarnato

 

08/05/2019

Discursos, Conferências:

1976-05-18 - As belezas da basílica de São Pedro e da catedral de Notre-Dame / "Um espírito contra-revolucionário não completou sua formação se não leu as Memórias da Baronesa d’Oberkirch".

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo XI - Prestar atenção é elemento da ação e da calma. - Certa espiritualidade deturpada tornou o recolhimento uma pseudo-virtude desprezível. Para muitos que têm essa espiritualidade, o homem recolhido é o que está sorrindo com uma expressão beata, junto a uma imagem piedosa. Mas para Dr. Plinio, o recolhimento é a qualidade de alma pela qual a atenção do homem é universal, no conjunto das coisas que ele analisa e se fixa nelas na devida proporção, segundo mereçam. Para sugerir uma imagem verdadeira, ele não recua diante da perspectiva de buscar aspectos meramente humanos dessa qualidade em personalidades não tipicamente religiosas, como Bismarck, Adenauer e Churchill. Para ele, recolhimento vem de recolher, e recolher é juntar coisas que estão esparsas.

Artigos em O Legionário:

1947-10-19 - Nova et Vetera - Mitridates, os católicos e o socialismo / O que determina o direito a qualquer benefício é, para o socialismo soviético, o trabalho. E para justificar esta apreciação materialista que conduz ao trabalho escravo, pois não são considerados outros valores, sendo colocado o Estado como árbitro das atividades do homem, servem-se esses sectários de uma frase do Apóstolo das Gentes! ("se alguém não quer trabalhar, também não há de comer"). São Paulo "se refere aos que podendo e devendo trabalhar disto se abstém, admoestando que devemos aproveitar com diligência o tempo e as forças corporais e espirituais, sem agravar aos demais, enquanto pudermos prover por nós mesmos. Mas que o trabalho seja o único título para receber o alimento ou os ganhos, isto não o ensinou o Apostolo” (Pio XI na Encíclica “Quadragesimo anno”).

1947-10-26 - Nova et Vetera - Pio XII e as relações entre capital e trabalho / Na alocução de 13 de junho de 1943 sobre a “Paz no mundo e colaboração das classes”, faz Pio XII alusão aos “falsos mestres de prosperidade social, que dizem que o mal é bem e que o bem é mal e, dizendo-se amigos do povo, não consentem entre capital e trabalho e entre empregadores e operários aquele mútuo entendimento que mantém e promove a concórdia social para o progresso e a utilidade comuns”. - A Igreja não diz que catolicismo e capitalismo são irreconciliáveis, e sim que catolicismo e socialismo são termos contraditórios entre si.

1945-10-07 - Comentando... A U.R.S.S. e a paz / O comunismo é tão "democrático" e "civilizado" quanto o nazismo. Ambos são formas semelhantes do mesmo totalitarismo pagão e bárbaro.

Español:

Nº 32 - Máquina, ídolo vulgar y disforme de un mundo materialista / (foto) Las majestuosas y elegantes ruinas de la catedral de Coventry, destruida durante la Segunda Guerra Mundial. A su lado, la nueva catedral, que recuerda mucho más a una inmensa fábrica, maciza, pesada y construida sin la menor preocupación estética, que a un templo de Dios, destinado a incitar, por la nobleza de sus líneas, a los fieles a elevar su alma al Dios tres veces santo, fuente infinita y sustancial de toda belleza. ¿Líneas y formas que serían prácticas para una fábrica, adoptadas para qué, en un templo para el que son totalmente inadecuadas? Idolatría de la máquina, idolatría de la materia…

 

07/05/2019

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo X - A calma e a dor. É preciso ter a coragem de penetrar no mar das dores e suportá-las. Quando se faz isso por amor de Deus, uma doçura única entra em nós, deposita-se em nossa alma e nos habita. Nossa Senhora foi durante a vida inteira uma grande sofredora, mas teve alegrias como nunca pessoa alguma teve. Essas dores e alegrias se entrelaçaram continuamente, e Ela vivia suportando o fardo das mais tremendas dores, mas ao mesmo tempo era aliviada pelas mais admiráveis alegrias. Ela nos ensinou a ter calma na dor, mas é necessário ter calma também nas alegrias. A alegria sem calma vem acompanhada de ansiedade, elemento de dor. Só com a calma pode-se ter o verdadeiro bem na vida.

Artigos em O Legionário:

1945-08-05 - Comentando... Misticismo vermelho / O comunismo está assumindo características de religião, com ascética, mística e dogma, exigindo submissões integrais e suscitando fervores de iluminados. Mas, como se trata de uma falsa convicção, com valores muito negativos, essa supervalorização absoluta do comunismo, não se faz sem uma completa perturbação espiritual, que impede a clara visão das coisas e dos fatos. - Esta balela de "democracia soviética" não passa de uma “contradictio in adjecto”, que precisa ser liquidada, uma vez por todas.

1945-09-09 - Comentando... A nacionalização da economia / O exemplo do fracasso na Inglaterra da socialização nela implantada. Nada adiantam as declamações a respeito da dignidade da pessoa humana e de liberdade, se se tiram as condições físicas a esta liberdade e dignidade. A alma humana existe num corpo material, com exigências materiais. E se o Estado tiver controle destas condições materiais, a liberdade e a dignidade terão se evaporado.

1945-09-16 - Comentando... A “main tendue” / Pastoral coletiva do Episcopado vêneto, na Itália, condena novamente o comunismo, bem como qualquer colaboração ou aliança com o mesmo. O referido documento foi publicado no OSSERVATORE ROMANO.

English:

N. 32 - The Machine, Crude and Deformed Idol of a Materialistic World / The other illustration shows the majestic and elegant ruins of Coventry Cathedral, destroyed during the Second World War. Next to the ruins is the projected new cathedral, that resembles very much a huge factory with its massive, heavy design built without the least esthetic consideration. It does not call to mind a temple of God, destined to incite the faithful by the nobility of its design, to lift up their souls to the thrice Holy God, who is the infinite and substantial source of all beauty. Why were the design and form of this building, that would be better suited for an electric power plant, adopted for a temple for which it is entirely inadequate? The answer: it is the idolatry of the machine, the idolatry of matter…

 

06/05/2019

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo IX - As desigualdades e a calma. Alguém pode pensar: Fulano tem mais do que eu, isto me tira a calma. Entretanto, em se tratando de desigualdades proporcionadas e que têm razão de ser, elas devem ser motivo de satisfação para o não invejoso. Para o invejoso, a desigualdade é causa de nervosismo. Deus quis fazer o gênero humano desigual, e contra isso se insurgem os igualitários. Eles são sempre inconformados, ácidos e revoltados. As almas alegres e boas, pelo contrário, procuram estar de acordo com os superiores desígnios de Deus na Criação. Estão sempre satisfeitas, porque prontas para admirar. Elas conhecem o deleite e o dever da admiração.

Artigos em O Legionário:

1946-10-13 - Comentando... Despeito de ateu

1946-11-03 - Comentando... A democracia materialista / O homem possui direitos inalienáveis, que não se podem trocar por pratos de lentilhas. Acima do bem-estar material está a participação nos bens da cultura e do espírito, está o aperfeiçoamento moral, em suma, a dignidade espiritual do homem. Isto que para Tito e seus semelhantes é uma concepção puramente formal, vazia de conteúdo é, no entanto, o mais importante. É preciso reconhecer que é só isto que pode salvar a civilização.

1946-12-08 - Comentando... “Legião da decência” / Por todos os lados alastra-se a imoralidade dos costumes, corroendo a família brasileira. Ainda que não se fale abertamente em divórcio, é evidente que todos estes meios preparam invencivelmente a abrogação da indissolubilidade do vínculo conjugal, já que uma sociedade inteiramente dissoluta não pode suportar os santos encargos da fidelidade conjugal. A imensa modificação das mentalidades neste assunto se nota através dos mais variados índices. O grande mal do Brasil e do mundo não consiste tanto na crise econômica, quanto na tremenda e universal crise dos caráteres.

Artigos em Catolicismo:

1955-10 - A Igreja protege a arte contra o neomaniqueísmo / Contém princípios muito úteis para se acompanhar os assuntos referentes à restauração da Catedral de Notre-Dame: as "novas heresias" quanto às imagens - Ofício e características da arte sacra - Arte católica por artistas não católicos - Purificar de influências comerciais a arte sacra - A arquitetura religiosa.

 

03/05/2019

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo VIII - A calma, o nervosismo e o entretenimento. - O melhor serviço que os nervos podem prestar é de não termos ideia de que eles existem. Saber remeter a um valor superior as menores coisas da existência, eis a fórmula para escapar do “nervosário” de nossos dias.

Artigos em O Legionário:

1946-07-21 - Comentando... Está certo / Uma das manifestações concretas da vida familiar, em que se patenteia a união que enlaça os membros de uma família, é a comunicação recíproca dos bens. De nada adiantam as mais belas especulações sobre a estabilidade da família, se não existem, de fato, as condições concretas em que a família toma realidade. A família é muito mais do que um teorema, é um agregado vivo de pai, mãe, filhos, tios, sobrinhos, primos, etc. e é nestas relações quotidianas de parentesco que a família tem existência real.

1946-08-04 - Comentando... O grande ausente / Não são os equilíbrios de interesses nem as transações diplomáticas que podem produzir a paz, mas somente a volta da Humanidade para Deus. A paz, antes que mais nada, é um fruto espiritual, uma consequência das consciências retas e está em íntima relação com o bem comum sobrenatural. Os Estados que dominam vastos territórios e incluem muitas populações adotam a forma descentralizada e federativa, baseando a sua unidade principalmente na identidade de cultura dos súditos que é um fator espiritual ainda mais do que temporal. Os Estados podem garantir até certo ponto a ordem pública, mas a paz é fruto da graça de Deus.

1946-09-15 - Comentando... Falam os números / O Serviço Nacional do Recenseamento baixou mais um comunicado, transmitindo novos resultados do Censo de 1940. Aí vemos a composição da população brasileira quanto ao estado civil. Para 12.236.256 pessoas que vivem em sociedade matrimonial, sabendo não só apoiar-se reciprocamente, mas também suportar-se reciprocamente os defeitos, com a devida dose de espírito de sacrifício, sem a qual nada é possível neste mundo, encontramos apenas a proporção mínima de 67.183 separados, desquitados e divorciados. E ainda é preciso deduzir daí os casos em que a separação ou o desquite se impunham como necessidade, pois algumas vezes infelizmente assim acontece.

English:

1982-07-24 - Russian Meddling in Latin America Will Not Stop / I am persuaded that the Vietnamization of South America is old plan that Moscow will absolutely not give up. And if a new political complication tending to vietnamize us appears in the horizon, this article will be as useful as a notary public deed. For it will prove that Moscow was behind this new complication from the beginning.

 

01/05/2019

Mariologia:

* Maio, mês de Maria

* Como melhor aproveitar o mês de maio, todo ele dedicado a Nossa Senhora?

Artigos em O Legionário:

1946-06-02 - Comentando... "Mensagem de Fátima" / Necessidade do culto ao Imaculado Coração de Maria para que os homens, por meio deste Coração Imaculado, possam alcançar o perdão dos pecados, a emenda da vida e o beneplácito divino. Vê-se, pois, a íntima relação que há entre a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a consoladora verdade que é a mediação universal de Nossa Senhora. Verifica-se a predição do grande servo de Nossa Senhora, o Bem-aventurado Luís Maria Grignion de Montfort: é preciso que venha o Reino de Maria, para que advenha o Reino de Cristo.

1946-07-07 - Comentando... O direito de herança

English:

1943-05-23 - The month of Mary / At this anguished moment in history then, let us turn our eyes to Our Lady with confidence, asking her to hasten the great moment we all await. Let us desire many great things for the glory of God.

Español:

1943-05-23 - Mes de María / Cuanto más sombrías se vuelvan las circunstancias, cuanto más lancinantes los dolores de toda especie, tanto más debemos pedir a Nuestra Señora que ponga término a tanto sufrimiento, no sólo para hacer cesar, así, nuestro dolor, sino para mayor provecho de nuestras almas.

Italiano:

1943-05-23 - Mese di Maria

 

30/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pio V (30 de abril) atribuía toda a tristeza da Igreja em seu tempo aos pecados cometidos dentro dEla própria

* São Pio V, o herói da batalha de Lepanto. Em que consiste o heroísmo?

Artigos em O Legionário:

1945-10-14 - Comentando... Alimentação e socialismo / A origem da cisão pela qual um brasil burocrático despreza, persegue e oprime o Brasil brasileiro, acusando-o de todos os males que padecemos, e considerando-se possuidor da ciência de todas as soluções.

1945-10-21 - Comentando... Alois Hitler / O irmão de Hitler era possuidor do restaurante mais frequentado de Berlin. Até que...

1946-04-28 - Comentando... Propaganda da impureza / É na pronunciação das palavras obscenas que as pessoas impuras obtêm uma certa realização plástica da própria impureza, na qual se verifica uma como experiência direta do vício enquanto tal. Por isso São Paulo nos adverte a nem mencionar tais coisas.

Italiano:

* 30 aprile - San Pio V, il Pontefice della battaglia di Lepanto: la vittoria della fiducia eroica

 

28/04/2019 - Festa de São Luis Maria Grignion de Montfort

 

26/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Bom Conselho: qual o alcance de tal invocação?

Artigos em O Legionário:

1947-10-12 - Nova et Vetera - Nem ciência nem caridade / A igualdade dos homens consiste em que todos, dispondo de idêntica natureza, são chamados à mesma altíssima dignidade de filhos de Deus.

English:

1968-04/05 - Pray for Us in These Times of Confusion, O Mother of Good Counsel

Español:

1968-04/05 - Madre del Buen Consejo, ruega por nosotros en este siglo de confusión

Italiano:

1985-05-10 - Dichiarazione sulla grazia ricevuta dalla Madonna del Buon Consiglio di Genazzano: "un sorriso-promessa".

Français:

1968-04/05 - Dans ce siècle de confusion, priez pour nous, o Mère du Bon Conseil

Deutsch:

1966-04-26 - Muttergottes vom Guten Rat / Wie kommt der gute Rat in unsere Seele?

 

25/04/2019 - Festa da "Venuta" (chegada) do Milagroso Afresco de Nossa Senhora do Bom Conselho em Genazzano (Itália)

Especial / Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano:

1974-06-29 - Cortesia em Nossa Senhora do Bom Conselho: respeito e amor mútuos, e o bem estar de estar relacionado a algo de mais alto

Artigos em O Legionário:

1947-10-05 - Nova et Vetera - Somos todos tradicionalistas / Pela ação da Igreja o mundo ocidental se libertou lentamente do totalitarismo da Roma pagã.

1946-04-14 - Comentando... A derrota dos divorcistas / A indissolubilidade matrimonial será garantida em toda a sua plenitude, com todas as consequências lógicas que dela decorrem quanto a filiação e as uniões ilegítimas. Estas consequências serão por vezes dolorosas? Culpem-se os verdadeiros culpados, tratemos com piedade as suas vítimas, mas não profanemos o que é sagrado, não deitemos ao chão o que é elevado, para baixá-lo ao nível das misérias humanas. Com isto, os homens só teriam a perder, pois com esta conspurcação dos valores nobres, não mais encontrariam ponto de apoio sobre os quais se erguerem novamente; a humanidade jazeria perpetuamente por terra.

1946-04-07 - Comentando... O "deus" Gandhi / Qual será a influência no mundo de uma Índia livre, cujo principal político é adorado como um deus? E não nos esqueçamos de que foi muito longe, no Ocidente, a tendência para divinizar os chefes de Estado. O exemplo de Hitler, de quem se chegou a dizer que era uma encarnação da divindade, é muito recente. E recordemo-nos de que o que se faz com o túmulo de Lenine, na Praça Vermelha, em Moscou, é muito semelhante a uma adoração.

Italiano:

1968-04/05 - In questo secolo di confusione, o Madre del Buon Consiglio, pregate per noi!

 

24/04/2019

Artigos em O Legionário:

1947-03-09 - Comentando... A idolatria do trabalho / O presidente Perón expôs o programa a que há de obedecer a Carta dos Trabalhadores da Argentina: o trabalho é o único fator da riqueza e da produção, sem haver outros. Karl Marx não diria melhor. Apenas, Marx é mais lógico do que Perón. - Entretanto o que mantem de pé a estrutura da economia moderna é toda a nossa tradição de cultura para qual são devidamente apreciados os valores da civilização material. O que não se aprecia, o que não se deseja, não tem valor econômico e orgânico, os fatores culturais tem uma influência assinaladíssima, muito maior que o maior trabalho, na determinação dos valores econômicos.

1947-09-28 - Nova et Vetera - Tradição e Revolução

1945-01-07 -
Prece à Santa Joana d'Arc pela França

English:

N. 41 - Is the Guardian Angel Less Intelligent than the Devil?

 

23/04/2019

Artigos em O Legionário:

1938-02-27 - Uma lição de granito para os brasileiros de nossos dias / “Oração e luta”: oração para glorificar a Deus e vencer na luta; luta para conservar o direito de prestar culto a Deus e viver em oração! Era esse o lema dos mosteiros fortificados da Idade Média. E hoje, quantos países há que julgam poder conservar sua Fé sem travar em qualquer terreno a luta que a preservação da Fé exige!

Multimedia:

1976-11-27 - A verdadeira grandeza de um povo (Palácio Mauá, aniversário da Intentona de 1935) / "Os povos só trabalhadores não chegam a ter verdadeira grandeza. Os povos só lutadores não alcançam a verdadeira grandeza. Os povos que sabem aliar a luta ao trabalho, fazendo do trabalho uma luta, e da luta um trabalho, entregando-se operosamente à luta e ardorosamente ao trabalho, os povos que sabem unir estes dois aspectos de sua atividade, estes povos - sob o signo da Cruz - se tornam verdadeiramente grandes".

English:

1984-05-05 - Almansa: A Castle of Dreams and Christian Heroism

Français:

1945-01-07 - Prière à Sainte Jeanne d’Arc pour la France

 

22/04/2019

Livros:

1987 - Implantando a primeira cruz, erguendo o primeiro altar, rezando a primeira Missa, e congregando, no ato sagrado, portugueses e índios, Frei Henrique de Coimbra lançava as bases do Brasil cristão.

Artigos em O Legionário:

1946-03-17 - Comentando... - O papel da Igreja / Por pouco que se reflita, ver-se-á que o casamento, a educação e o ensino são os pontos mais delicados e fundamentais para a formação de uma sociedade e de uma civilização. Quais forem eles, tal será o mundo que deles nascerá.

1947-02-09 - Comentando... - As "maravilhas" da nacionalização / O socialismo de Estado, pelo qual o governo se torna proprietário das empresas corresponde ao embalsamento da sociedade: o exemplo da Inglaterra. Em lugar das forças vivas da sociedade, que mantem de pé a estrutura orgânica da coletividade, há de um lado a massa passiva e de outro um complicado organismo burocrático incontrolável no dizer de Churchill.

Biografia:

* Do coração das mães ao coração dos filhos: Dona Lucília Corrêa de Oliveira (* 22-4-1876 + 21-4-1968).

 

18/04/2019 - Quinta-feira Santa

Especial / Semana Santa:

1973-04-18 - Quinta-feira Santa: instituição da Sagrada Eucaristia. Como se preparar para essa celebração?

Artigos em O Legionário:

1941-11-16 - A tragédia de Paris / A ruína em que está Paris lembra as grandes desgraças que, na narração do Antigo Testamento, se abatiam sobre Jerusalém quando ela violava seus deveres. À cabeceira dessa grande agonia, quantos profetas se tem acumulado! Reconhecendo embora, com a tristeza com que os profetas reconheciam a culpabilidade de Jerusalém, que Paris está muito longe de ser uma cidade inocente, é com o coração pesado de amarguras, que comentamos a desgraça em que caiu. Com efeito, tinha Paris uma missão histórica na Cristandade. E sua ruína deve por nós ser chorada, como os profetas choravam a ruína de Jerusalém, deixando transparecer através do pranto as esperanças e o desejo de uma ressurreição.

Español:

1945-04-01 - La apostasía general de las naciones sigue creciendo de modo aterrador - Meditaciones para la Semana Santa

1941-11-16 - La tragedia de París / ¿A qué está reducida esta gran y tan querida ciudad, esa ciudad tanto mayor cuanto más está postrada bajo los golpes purificadores del sufrimiento? ¿Quién no ve ahí la enormidad del castigo? Pero si Dios castiga así a esta ciudad, ¡cuál es el castigo que esto significa para toda la Cristiandad! En esta hora de desgracia, no maldigamos a París. Recemos por París. Si de las cenizas de esta terrible penitencia renace una ciudad convertida, ¿qué más podemos desear para Francia, que es y será siempre la hija Primogénita de la Iglesia?

Italiano:

1937-03-21 - Una meditazione politica sulla Passione e il Trionfo di Nostro Signore Gesù Cristo

English:

1937-03-21 - A Political Meditation on the Triumph and Passion of the Son of God

 

15 de abril de 2019: quando o mundo viu-se a si mesmo em lágrimas por um eloquente símbolo da Idade Média, tão difamada como sendo o "período das trevas"...

 

17/04/2019

Multimedia:

* Comentário sobre a Catedral de Notre Dame

1979-02-16 - A Europa não vista pelo turista comum. O Castelo medieval de Vincennes (Paris).

1972-10-30 - Carlos Magno, pedra angular da Idade Média

Discursos, Conferências:

1965-03-25 - Idade Média: sintética visão de conjunto da beleza e harmonia da ordem católica medieval / Leão XIII se referiu em termos especialmente elogiosos a seu respeito: "Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. Nessa época, a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as categorias e todas as relações da sociedade civil" (Encíclica "Immortale Dei").

Artigos em O Legionário:

1946-01-20 -
Comentando... A intranquilidade do mundo / Analisando a intranquilidade do mundo contemporâneo, o sr. Spruille Braden (antigo embaixador norte-americano na Argentina) encontra, como uma de suas causas principais, o desaparecimento das monarquias legítimas. Os governos subsequentes já não eram revestidos deste caráter de legitimidade, o que ocasionou a perda de confiança nos mesmos por parte dos governados. A união orgânica entre povo e governo, dava a este último força moral para se fazer obedecer voluntariamente; sobreveio um regime de ordenação mecânica, no qual a obediência é fruto da coação. Daí um estado de tensão entre súditos e governo, que originou a ampliação ilimitada da força coativa deste para resolver o conflito. Assim aconteceu que o governo contemporâneo acabou por ter um poder muito mais vasto do que o dos monarcas antigos.

1946-02-03 - Comentando... - O Novo Mundo / Nós, católicos, vivemos a proclamar e a insistir em que não haverá paz sem Deus, que todos os movimentos pacifistas abortarão se não se reintegrar a Religião em seu lugar; e assim queremos assinalar a inanidade dos esforços dispendidos neste século para afastar os pesadelos das guerras

 

16/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Bernadette Soubirous (16 de abril)


Multimedia:

1943-04-18 - "Povo meu, que mal te fiz? - Popolo mio, che male ti ho fatto?" / Legionário, 18 de abril de 1943, Via Crucis (Estações I, II, III e IV), com áudio em italiano.

Artigos em O Legionário:

1947-09-21 - Nova et Vetera - O exemplo de Péricles / Discursava Péricles, quando é interrompido pelos aplausos de seus opositores. Vira-se então para um partidário amigo e pergunta desconfiado: "será que eu disse alguma asneira?" Se nossas ações ou idéias são elogiadas pelos inimigos da Igreja, manda-nos a prudência que analisemos com cuidado nossos atos ou atitudes, pois é possível que estejamos inconscientemente fazendo o jogo de nossos adversários.

English:

1945-04-01 - The Immense Majesty of the Church’s Celebration of Easter

 

15/04/2019

Especial / Semana Santa:

1947-03-30 - Reflexões durante a Semana Santa

Artigos em O Legionário:

1947-01-12 - Comentando... Humildade e covardia / A humildade, que é fundamento de todas as virtudes cristãs, não exigirá de nós uma perfeita impassibilidade em face dos ataques dos inimigos, uma entrega de todos os pontos antes mesmo do início do combate? Não deveremos inclinar, doce e meigamente, a cabeça para o lado e, com um sorriso beato, esperar as bofetadas? Responde São Tomás de Aquino.

1947-09-07 - Nova et Vetera - Capitalismo e capitalismo / Nem Leão XIII, nem Pio XI, nem Pio XII condenam o capitalismo em si, como fazem, por exemplo, com o socialismo. O que a Igreja condena é o capitalismo que se afasta dos princípios católicos e da própria lei natural, do mesmo modo que são condenados os desvios do trabalhismo ou de qualquer outro regime social ou econômico.

Español:

1947-03-30 - Reflexiones durante la Semana Santa / Si perseguir a la Iglesia es perseguir a Jesucristo, y si hoy también la Iglesia es perseguida, hoy Cristo es perseguido. La Pasión de Cristo se repite de algún modo también en nuestros días.

Italiano:

1947-03-30 - Riflessioni durante la Settimana Santa

 

12/04/2019

Multimedia:

1951-03 - Via Sacra (Catolicismo), com áudio e vídeo

Especial:

* Coletânea de documentos relativos à Quaresma e à Semana Santa

Artigos em O Legionário:

1944-03-12 - Comentando... O socialismo agrário / O valor da terra está em intima relação com as benfeitorias nelas feita, com o seu aproveitamento atual ou possível. Há no Brasil terras fertilíssimas, e de valor praticamente nulo; donde se vê que a força produtiva da terra - só por si - não lhe determina o valor.

1947-09-14 - Nova et Vetera - Cabides para chapéus / O lamentável de nossos tempos não é apenas o espírito de confusão reinante. Mais lastimável ainda é a tremenda falta de lógica e de bom senso, que alarga o campo de ação dos criadores de lorotas. As cabeças se transformaram em simples cabides para chapéus. E o próprio chapéu agora está fora de moda... É o que explica a coragem de certos incorrigíveis escamoteadores da verdade. - Será verdade que a Igreja condena o socialismo apenas porque é materialista e que esse materialismo não lhe é intrínseco, mas acidental? Já Leão XIII na encíclica “Quod apostolici” distinguia o comunismo do socialismo, condenando, porém, a ambos. Referia-se à “peste do socialismo”, sem excluir ou justificar esse apregoado socialismo cristão.

English:

1947-03-30 - How to Prepare for Holy Week - Embracing Christ and the Cross

 

11/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Germma Galgani

Artigos em O Legionário:

1944-02-06 - Comentando... Paraquedismo / Outro mago desse "paraquedismo" é Benedetto Croce. O velho filósofo hegeliano transformou-se em porta-voz da Democracia. Todas as filosofias totalitárias contemporâneas acabam indo radicar-se, por qualquer forma, na filosofia de Hegel. Isto não impediu, entretanto, que Croce se arvorasse em corifeu da Democracia, na Itália; e o mais curioso é que ele foi aceito por tal. Por acaso todos os germes do nazifascismo não vão ser extirpados do mundo de amanhã? A opinião pública ficaria muito mais satisfeita se visse que, do lado das Democracias, só houvesse Democracia.

Italiano:

* 11 aprile, Santa Gemma Galgani. Fierezza e purezza angelica

English:

1986-01-17 - Saint Gemma Galgani: Dignity and Angelic Purity

Deutsch:

1986-01-17 - Die hl. Gemma Galgani

 

10/04/2019

Artigos em O Legionário:

1937-10-24 - À margem do hitlerismo... / Começamos por não saber o que o católico deve recear mais: se o ateísmo radical da Rússia comunista ou se o paganismo de Rosenberg (nazismo). Os horrores do amor livre comunista não são maiores do que os do nudismo “rosenberguista” - Como explicar este surto de paganismo e de barbárie na Alemanha? Como sempre, os ingênuos e os previdentes entraram em conflito. E as hostes católicas se cindiram. Mas por que os católicos não acompanharam seus Bispos? - Tomará Mussolini o caminho do hitlerismo? Pedimos ardentemente a Deus que não. Mas é inegável que o fascismo tem gravíssimos erros doutrinários. A prova disto é que algumas obras fascistas estão condenadas pela Igreja.

1944-01-01 - Comentando... O hino russo / O salto que, à primeira vista, a Rússia parece ter dado violentamente, passando brusca e inesperadamente do internacionalismo para o nacionalismo, não é tão grande assim. Muita gente houve que, num abrir e fechar de olhos, passou da extrema esquerda para a extrema direita, o que prova que a distância entre ambas não é muito considerável. O nacionalismo totalitário toma pé no orgulho nacional exacerbado, e orienta esta energia para uma finalidade transnacional. Assim, os possuídos da mística totalitária acabam amando mais seu ideal político do que a própria pátria.

1947-08-31 - Nova et Vetera - Por falar em paternalismo / Segundo a doutrina católica, a paternidade terrestre tem sua razão de ser na paternidade celeste. Qual o Mandamento da lei de Deus que regula os deveres dos patrões em relação aos seus empregados, bem como os deveres dos empregados em relação aos patrões? O quarto Mandamento, isto é, aquele que nos concita a “honrar pai e mãe”. O curioso é que os arautos da Revolução vivem a apregoar a fraternidade dos homens. Como, porém, se falar em fraternidade, sem lembrar o conceito de paternidade, a menos que as palavras tenham perdido completamente o sentido? Um “irmão” sem pai é algo de monstruoso e grotesco. - Não tenhamos receio de paternalismos na solução da questão social. Basta que evitemos a deturpação do sentimento paterno. Queremos pais e não padrastos.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1980-04-27 - Acesso às Embaixadas, o Teste decisivo / 10.000 cubanos se refugiaram na embaixada do Peru em Cuba. Toda ilha marítima é o píncaro de uma montanha que se levanta das profundezas do mar. Consta-me que, de costume, as grandes montanhas não se erguem isoladas, mas fazem parte de cordilheiras. Assim também, por debaixo da massa líquida, há em torno de toda ilha montanhas menores, verdadeiras "ilhas" frustradas que não chegaram à luz do sol. Análogos são certos fenômenos que se passam nas águas profundas da opinião pública. - E pergunto também àqueles dos Srs. bispos, sacerdotes e freiras que andam por aí agitando "comunidades eclesiais de base": não receiam que o Brasil caia em regime análogo ao de Cuba, tão mais sinistro do que quanto possam afirmar, ou queiram exagerar, acerca da realidade brasileira? Por que então – já que se proclamam amigos dos pobres – não combatem o comunismo, mas, pelo contrário, o aplaudem e confiadamente com ele colaboram?

Italiano:

1965-03-25 - La civiltà cristiana del Medioevo, una Cristianità nella storia / Prima di trattare delle tre rivoluzioni (protestante, francese e comunista) penso sia indispensbile l’esposizione di ciò che fu l’ordine cattolico medioevale, oggetto del rancore del processo rivoluzionario. Perché non vi è modo migliore di mostrare come la Rivoluzione è stata odiosa che svelare ciò che vi era di buono in quanto essa ha distrutto.

 

09/04/2019

Artigos em O Legionário:

* 1939-08-27 - Os recentes acontecimentos proporcionaram uma confirmação sensacional às previsões desta Folha / No dia 23 de agosto de 1939 é assinado o pacto entre o Ministro Exterior soviético Vyacheslav Molotov e o Ministro Exterior nazista Joachim von Ribbentrop, o famoso pacto Molotov-Ribbentrop. Resenha de todas as notícias e comentários que o LEGIONÁRIO fez em 1938 e 1939, prevendo o monstruoso conúbio que o mundo inteiro contemplou boquiaberto e estarrecido.

1947-08-24 - Nova et Vetera - Teoria e prática do socialismo / Será que os socialistas e comunistas querem as mesmas coisas pelas quais os católicos combatem no campo social? Pio XI ainda uma vez nos dá a resposta: "E de fato, veneráveis irmãos e filhos diletos, fitamos os olhares sobre a organização econômica hodierna e a achamos profundamente desconcertada. Em segundo, examinando novamente o comunismo e o socialismo, e todas as suas formas, mesmo as mais mitigadas, achamos que estão muito longe dos ensinamentos do Evangelho" (Encíclica "Quadragesimo anno").

Español:

* 1978-08-24 - El Cunctator: ¿un maximalista? / Conjecturas sobre un futuro Papa polaco

Deutsch:

1952-04 - Sie hatten seine Hände gebunden, weil diese das Gute taten

 

08/04/2019

Especial / Frases e axiomas:

* A criatura humana é o que há de mais típico em matéria de "Ambientes, costumes, civilizações". Entretanto, é por vezes mais difícil interpretar a significação de uma fisionomia do que a de um móvel ou um prédio.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo VII - Como se perde a tranquilidade - Como se perde a calma? Entre as causas mais frequentes estão a pretensão e a intemperança. Que é propriamente a pretensão? A palavra vem do verbo pretender. É pretender ter tal qualidade ou desejar parecer ter tal qualidade, sem possuí-la. Uma má vontade para com os outros; tristeza pelo bem que lhes sucede; alegria pelo mal que lhes acontece; e uma indiferença completa pelos que estão fora do circuito da pretensão, ou seja, fora de seu próprio teatrinho. A intemperança é a falta de moderação na busca do prazer. São formas de intemperança a sexualidade e a futrica (a “politicagem” permanente com seus próximos), entre outras.

Artigos em O Legionário:

* 1938-08-28 - Rússia e Alemanha trocam carícias! Onde põe o Sr. Hitler o seu anticomunismo?

Español:

* Verdades Olvidadas: "Porque vendrá tiempo en que los hombres no soportarán más la sana doctrina" (2 Timoteo IV, 3). Comentários de San Tomás de Aquino.

 

05/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Vicente Ferrer (5 de abril): pregador extraordinário, assemelha-se a um profeta do Antigo Testamento e anuncia o começo da Revolução

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira. Capítulo VI - A “distância psíquica” / É preciso termos distância em relação às coisas. Não ir correndo atrás delas, nem gostar que elas venham correndo atrás de nós. Pensar antes de agir, numa atmosfera calma, recolhida e tranquila. É o que se pode chamar de distância psíquica – grau de distanciamento emocional mantido em relação a uma pessoa, um bem ou grupo de pessoas. É uma distância interior, análoga mas diversa da distância física. Pode-se estar junto de um objeto, mas conservar a distância psíquica em relação a ele. É necessário pensar de modo prático e concreto, para que aquilo que se faz seja bem feito. Mas, ao mesmo tempo, isso deve ser acompanhado de um pensamento elevado, pois toda coisa prática, vista no fundo, se relaciona com problemas gerais de ordem universal, que têm uma beleza própria incomparável.

Español:

1978-09-16 - El dique de papel secante / Descripción de como la respetabilidad fue desapareciendo de la vida y la responsabilidad de los "respetables" por eso, de los años 20 hasta cerca de los 80 del siglo XX. Aplicación al comunismo en la sociedad temporal.

Italiano:

1952-04 - Gli legarono le mani perché facevano il bene (con audio).

 

04/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Isidoro de Sevilha (4 de abril): a verdadeira educação e a prática da virtude

Discursos:

1979-11-28 - Comentários ao filme "Le balon rouge" / Convite ao ideal e as várias atitudes que se pode ter face a ele: maravilhamento, semi-dedicação, indiferença, recusa, ódio, arrependimento. Mas, por fim, há o triunfo apoteótico do ideal.

Italiano:

* Sant'Isidoro di Siviglia: alcuni suoi consigli molto attuali. Lui invitava a comportarsi sempre in modo decoroso. Le sue parole sono profetiche e spiegano in anticipo perché un certo “aggiornamento” non poteva avere successo.

Español:

* Objetos para el alma o para el cuerpo? / El hombre no debe contentarse con un objeto que preste malos servicios a su alma o a su cuerpo

 

03/04/2019

Artigos em O Legionário:

1947-08-10 - 7 Dias em Revista / Inepta, errada e desumana a orientação que os países aliados vem adotando na conduta para com o povo alemão. "De nossa parte, temos a lamentar que as previsões enunciadas pelo LEGIONÁRIO logo depois da capitulação da Alemanha se vão realizando ponto por ponto. - Se se dissesse aos aliados pela boca de um Anjo que só a restauração do Sacro Império sob a hegemonia habsburgueana podia resolver o problema da Europa Central, e evitar nova guerra, prefeririam a guerra!"

1947-08-10 - Nova et Vetera - Uma no cravo, outra na ferradura / Novo exemplo de medida bolchevizante que podemos assinalar, com o caso particular do Brasil, são as leis do inquilinato que principalmente a partir do famigerado Estado Novo concorreu para destruir as bases em que se assentava a propriedade privada em um Estado cristão.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo V - A paz é a tranquilidade da ordem / A paz do sepulcro: No sepulcro pode-se escrever R.I.P. (requiescat in pace – descanse em paz). Essa paz se refere eventualmente à alma, mas não ao corpo, porque aquela desagregação decorrente da inércia e da putrefação não é a paz. Como a verdadeira paz decorre da ordem, onde há putrefação ou desagregação não há verdadeira ordem – há o contrário, pois a putrefação significa desordem. No que diz respeito ao ser vivo, ordem, paz e tranquilidade são conceitos eminentemente conectados com o dom da vida que Deus dá. Aquilo que favorece o dom da vida, que o estimula, que o ordena, está de acordo com a paz. O restante, não. * A tranquilidade da ordem * Uma vassoura velha e um chapéu ridículo * Tranquilidade e movimento * A desordem * A desordem do mundo moderno * A paz é impossível com os adversários da ordem * Tranquilidade da ordem na harmonia musical * A guerra e a paz * Felicidade e infelicidade no grau de tranquilidade ou intranquilidade * “Otium cum dignitate” * A droga e as doenças nervosas * Nossa Senhora da Paz.

Italiano:

1968-12-18 - Tradizione Famiglia Proprietà

 

01/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Maria Egipcíaca (ou do Egito ou Egípcia), Penitente (dia 1° de abril)

Especial / Frases e axiomas:

* Quando os homens resolvem cooperar com a graça de Deus, são as maravilhas da História que assim se operam: é a conversão do Império Romano, é a formação da Idade Média, é a reconquista da Espanha a partir de Covadonga, são todos esses acontecimentos que se dão como fruto das grandes ressurreições de alma de que os povos são também suscetíveis. Ressurreições invencíveis, porque não há o que derrote um povo virtuoso e que verdadeiramente ame a Deus.

Artigos em O Legionário:

1947-08-03 - Nova et Vetera - O nomadismo contemporâneo / Do mesmo modo que a família é a reunião dos indivíduos sob um mesmo poder doméstico, o Estado não passa da reunião das famílias sob um mesmo poder público. Segue-se daí que o Estado ou seu chefe deve, antes de tudo, se ocupar do interesse das famílias. É este o primeiro de seus deveres, bem como o primeiro título de sua existência. A revolução, fechando os olhos a este grande princípio do direito social, propôs como objeto mediato dos cuidados do Poder do Estado, o contentamento das exigências dos indivíduos. Ela lhes sacrificou todo direito coletivo, fazendo tabula rasa dos direitos da família, da comuna e do próprio Estado. Eis injustiça, e bem gritante, das maiores que possam existir. Eis uma das maiores faltas e dos maiores crimes da revolução.

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part II, Chapter - 2 The Urbanised Nuclear Family: A New Mentality and Behaviour; Conclusion.

Español:

1982-05-22 - Hipótesis, hipótesis… / Hipótesis, sí. Pero con el terrible aire de verosímiles. Y que explicarían en profundidad cómo, repitiendo la jugada malvina a lo largo de la costa pacífica, Moscú esperaría tal vez vietnamizar toda América del Sur.

 

29/03/2019

Artigos em O Legionário:

1947-07-02 - Nova et Vetera - “E as portas do inferno não prevalecerão contra Ela” É indefectível a Igreja, mas esta certeza não nos deve levar a um estado eufórico de vazio otimismo, idêntico ao dos habitantes de Bizâncio, da Bizâncio dominada pela política do Baixo Império, os quais porfiavam em fechar os olhos à realidade dos muçulmanos acampados a poucas léguas de suas portas. Nossa atitude em relação a esta verdade consoladora deve ser pautada pelo exemplo dos santos que a Igreja suscitou - Os modelos dados por São Luís Maria Grignion de Montfort e São Vicente de Paulo.

Manifestos:

1984-11-23 - Preparem-se os brasileiros. Urdiduras anti-TFP na América do Sul

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo IV - No Quartel General do Marechal Foch: A inigualável eficácia da calma; Calma e serenidade, condições para um trabalho sério

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part II, Chapter 1 - The Traditional Family

Español:

1982-04-29 - "!Ya, Ya y Ya!" / El imperialismo soviético a medio plazo puede convulsionar toda América del Sur, incluso mi Brasil, y lanzar a la guerra -atómica- las superpotencias norteamericana y rusa. A este estado de debilidad llegó Occidente, por obra del calamitoso gobierno Carter, y de la doble distensión norteamericana y vaticana en relación a Moscú. Las correrías de una guerra con Rusia podrán fácilmente dar ocasión al desembarco de tropas rusas, con el pretexto de defender [Venezuela] contra incursiones [americanas]. En este caso, ¿quién obtendrá después que esas tropas abandonen el país? Sumariamente digo que fenómenos análogos se desencadenarían en escala mayor o menor en toda Hispanoamérica. Y que el imperialismo soviético puede ir haciendo así de Iberoamérica un inmenso Vietnam, en el cual los Estados Unidos se vean obligados al final a intervenir para su propia salvaguardia.

 

28/03/2019

Discursos:

1932-09-01 - Discurso do Prof. Plinio sobre a revolução constitucionalista em que delineia perfil de um Brasil renovado

Entrevistas:

1981-12-18 - Entrevista para a Folha de S. Paulo a respeito da Mensagem das TFPs sobre o socialismo autogestionário de Mitterrand

Ambientes, Costumes, Civilizações:

1954-11 - Tensão e distensão no semblante de um Santo

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part II - The De-Christianisation, Urbanisation, and Industrialisation of the Family - Introduction

Italiano:

1954-11 - Tensione e distensione nelle sembianze di un Santo (San Pio X)

Español:

1954-11 - Tensión y distensión en el semblante de un santo

 

27/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Nesta vida o homem, em todas as idades, tem de se dedicar ao esforço de formar-se e reformar-se, preparando-se assim para o Céu, que é só onde cessa a nossa marcha para a perfeição. Assim, o católico pode e deve exigir dos ambientes em que está, que sejam instrumento eficaz para sua formação moral.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1980-03-05 - "Para onde vamos?" / Os vanguardeiros, os "arditi" do progresso me tacharam sempre de medieval, epíteto que, por minha vez, sempre aceitei com ufania. Hoje não posso deixar de sorrir vendo que os mais "arditi" dentre esses "arditi" se voltam nostálgicos para a era pré-neolítica, como modelo para o dia de amanhã... Enquanto o progresso não desfecha assim na pré-história, vai exalando no mundo uma atmosfera carregada de desgastes, de equívocos e de entrechoques. (...) a penumbra, o mofo, a velhice alcançam inesperados triunfos. Por exemplo, penetraram inesperadamente... na imprensa, no rádio e na televisão. - "Para onde vais?" Sim, para onde caminha, no caos contemporâneo, a Ibero-América, solicitada pelas influências mais díspares, abalada pelos sismos morais e sociais que percorrem o mundo, mas ao mesmo tempo jubilosa com o desabrochar impetuoso de todas as suas jovens energias naturais?

English:

1954-01 - N. 37 - "Be wise as serpents, simple as doves" / This section (Ambiences, Customs, Civilizations) has as its presupposition the fact that certain colors, certain lines, certain forms of material objects, certain fragrances and certain sounds have an affinity with man's states of mind for reasons that are not merely conventional. There are colors that have an affinity with happiness, others with sadness. Some forms we call majestic, others simple. We say a family is cordial, and the same can be said of a home. We can call someone's conversation enchanting; we can say the same of music. We can find a perfume vulgar, and we can say the same about the person who likes to wear it.

Deutsch:

1992-10-29 - Homosexualität in Brasilien (Fernseh-Interview von Prof. Plinio Corrêa de Oliveira) / 13.) Frage: Wenn Sie jetzt einem jungen Homosexuellen, der homosexuell aktiv ist, einen Rat geben sollten, was würden Sie ihm sagen?

 

25/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Do "Tratado da Verdadeira devoção a Nossa Senhora" de São Luis Maria Grignion de Montfort: Deus quis servir-se de Maria na Encarnação - Comentários

* A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora: "...é um tal cúmulo de graças, um tal cúmulo de favores, tanta generosidade, que é difícil calcular como Nossa Senhora se sentiu confundida naquele momento, mas ao mesmo tempo elevada..."

* Atitude de Nossa Senhora ante a Anunciação: eminentemente analítica, reflexiva e firme de personalidade

* O Ângelus

English:

* The Virtue and the Mission of Saint Gabriel: the Annunciation

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 6 - The Family Is the Soul of Both Society and the State

 

22/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Turíbio de Mogrovejo (23 de março)

Especial / Verdades Esquecidas:

* 220. Não houve uma única heresia na Igreja de Deus que não haja sido levantada ou propagada por algum clérigo (sacerdote, bispo, etc.) / Da obra "El liberalismo es pecado" de D. Félix Sardá y Salvani, devidamente analisada à época pela Sagrada Congregação do Índex (atualmente Congregação para a Doutrina da Fé).

Italiano:

1951-03 - Via Crucis (video)

* 23 marzo, San Turibio de Mogrovejo: nobile, grande devoto della Madonna, flagello del clero corrotto, inquisitore, figura esemplare di vescovo

English:

1951-03 - The Way of the Cross (video)

 

21/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* O envelhecimento que de quando em vez Ela [a Igreja Católica] mostra não é senão um epifenômeno transitório, um episódio macabro que, no fim de cada processo (o qual hoje [em 1980] chegou a um auge literalmente inimaginável), jamais resulta na morte, mas em nova primavera. Primavera tão mais esplêndida quanto mais trágicos tenham sido os hibernais sintomas da senilidade vencida.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1971-05-09 - O dinheiro não é valor supremo / Reconhecer ao capital enquanto fator de produção econômica, a grande importância que lhe cabe segundo as circunstâncias de nossos dias, nada mais justo. Mas proclamar, por esta forma, a absoluta superioridade da posse do dinheiro sobre todos ou quase todos os fatores intelectuais, religiosos ou morais de prestígio, não importa em colocar a economia como valor supremo? E não se cai assim, inadvertidamente, no marxismo? - Apelo a que se modifique esta mentalidade, que infelizmente vai ganhando terreno entre nós, e que se poderia condensar nesta fórmula: "fazer carreira é tornar-se rico; o resto é conversa fiada".

Artigos em O Legionário:

1947-07-13 - Nova et Vetera - O fetichismo da "instrução" e do "social" / Não é o analfabetismo o principal responsável pela onda de crimes e de irresponsabilidade que nos avassala. A Alemanha era um dos países mais alfabetizados do mundo e caiu na arapuca do nazismo. Não nos consta que os “gangsters”, os falsários, os tubarões do alto comércio, os comissários do povo e diretores de campos de concentração, não nos consta que os mais conspícuos representantes do crime organizado deste século vinte sejam indivíduos destituídos de qualquer cultura ou instrução.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo III - A tranquilidade e a proeza: * Exemplos de proeza * Proezas de caráter religioso * A proeza de nossa vida.

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 5 - The Virtue of Aseity and Family Life

 

20/03/2019

Artigos em O Legionário:

1947-07-06 - Nova et Vetera - Os que balem com os cordeiros e uivam com os lobos / Muito se tem falado e escrito sobre as relações e afinidades doutrinárias entre o totalitarismo socialista da esquerda e o totalitarismo socialista da direita. É bem verdade que ainda andam soltos por aí certos mistificadores da opinião católica que fazem coro como os agentes soviéticos quando contrapõem o nazifascismo ao comunismo, mostrando uma indisfarçável inclinação por este último. Como, porém, bem acentua James Burnham, “a pretensão dos comunistas no sentido de serem os líderes mundiais na luta contra o fascismo”, é - do ponto de vista dos que não são nem fascistas nem comunistas - uma das pilherias mais irônicas da história.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo II – Pequena história da calma: A seriedade e a calma * Os “anos loucos” (1920-1930) * No tempo de Talleyrand * A calma e o seu oposto no século XX * Sob a ditadura do corre-corre * O homem-máquina * As cogitações possíveis apenas na calma * Inteligência e reflexão

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 4 - The Virtue of Aseity: A Fundamental Building Block of Christian Society

1980-02-08 - The Lullaby Revel Didn't Mention / The Soviet lullaby and the Catholic opinion - Pius XI, Pius XII, John XXIII, Paul VI, Vatican Council II, Jacques Maritain - I can affirm it, now more than ever, because I was one of the constantly diminishing few who affirmed it with unflagging continuity all through the years when nearly the whole world appeared to be lulled in that sinister sleep. Among the Catholics on center stage, no thought was considered so obtuse and no style of action deemed so hickishly backward and counterproductive as that of anti-communism. (...) Ah! How delightful it is to be an opportunist!

Español:

1984-06-14 - “Poblad toda la tierra” / Poblad la tierra que es un don de Dios y hacedla rendir sus frutos. Los pueblos católicos han hecho esto con trabajo y paciencia secular. Han obedecido este mandato en su inmensa mayoría - Oh, incomprensible CNBB (Conferencia Nacional de Obispos de Brasil), por cierto el más intrincado y amenazador interrogante que hay en este nuestro inmenso, hermoso y querido Brasil.

 

19/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nobreza, humildade, calma e a lógica de São José

* São José, Protetor da Igreja Católica

* O Patrocínio de São José

Español:

* San José, la calma y la lógica hasta el heroísmo

English:

* The calm, the coherence and the logic of St. Joseph

Italiano:

* La logica di San Giuseppe

 

18/03/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1945-05-13 - Ao celebrarmos o advento da paz, não nos esqueçamos da lição que encerra esta guerra - O "Legionário" passa em revista os principais acontecimentos relacionados com a grande hecatombe / As previsões do "Legionário" a propósito da II Guerra e suas realizações (com a indicação das datas de todos os artigos mencionados, facilitando assim para quem queira estudar esse importante assunto).

Artigos na Folha de S. Paulo:

1980-02-08 - A "Berceuse" de que Revel não falou / A Igreja (...) também sofreu os efeitos adormecedores de lúgubre e análoga nina-nana. Posso afirmá-lo, agora mais do que nunca, pois fui dos poucos – e cada vez mais raros – que o afirmaram com inquebrantável continuidade ao longo dos anos em que o mundo inteiro, ou quase tanto, parecia embalado no sono sinistro. E nos meios católicos postos em galarins nada se tinha por tão obtuso como pensamento e por tão encaipiradamente atrasado e contraproducente como estilo de ação, quanto ser anticomunista. (...) Oh, como é deleitável ser oportunista...

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira - Cap. I, A perda e a reconquista da calma

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 3 - Centralisation: A People vs. the Masses

Español:

N° 21 - Dos ideales femeninos

 

15/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Clemente Maria Hofbauer (15 de março)

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira - Cap. I, A falsa calma; Falsa calma que resulta de uma heresia

Español:

1966-03-14 - "Seguir la corriente es cobardía. El que quiera indicar el camino a nuestro tiempo, que vaya a encender su rayo de luz en la propia Revelación" (San Clemente María Hofbauer)

Italiano:

1966-03-14 - San Clemente Maria Hofbauer: “Nuotare seguendo la corrente è da codardi”. Proclamare le “verità improponibili oggi” della Santa Chiesa

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 2 - The Family at the Origin of Feudalism

 

14/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* "In hoc signo vinces" [Com este sinal – a Cruz – vencerás], disse uma Voz a Constantino num momento em que parecia incerta a sorte das armas. Essa Voz não se calou durante quinze séculos, e ainda hoje é a mesma a sua mensagem para o mundo hodierno.

Artigos em O Legionário:

1947-06-15 - Nova et Vetera - O império anti-soviético / O problema da unificação do poder político mundial

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira - Cap. I, Um animal que é exemplo de calma; Sublime exemplo de calma

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I - The Christian Institution of the Family and the Role of Personality, Chapter 1 - The Family in Ancient Times

 

13/03/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1980-01-18 - Jeito, jeitão, jeitinho / Políticos e cientistas formam, no Brasil, greis que dificilmente se encontram. E, quando se encontram, raras vezes se entendem. O feitio de espírito, a disposição temperamental e o estilo de vida do cientista são opostos aos do político. (...) Se o cientista e o político se encontrarem para conversar, um e outro poderão pensar que estão esbanjando tempo. O político terá olhos postos nos eleitores que se vão "desaglutinando", enquanto ele conversa com o cientista. Este, por sua vez, lamentará o tempo perdido, enquanto seus colegas aprendem tranquilamente e a fundo coisas que ele depois não terá tempo de estudar senão atabalhoadamente, para não perder a corrida.

Artigos em O Legionário:

1947-06-08 - Nova et Vetera - A força do guarda-chuvas / A expansão comunista na Europa foi não somente permitida, mas ativamente promovida pela política dos aliados. Essa constatação não é apenas do LEGIONÁRIO, porém de quem se dedique à observação dos fatos históricos. Assim, o livro “The struggle for the World” de James Burnham (1947) assinala os erros da política das nações aliadas em relação à Rússia soviética. - O objetivo dos comunistas não é fazer da China uma nação democrática unificada, mas transformá-la em uma província sob o jugo do totalitarismo comunista.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira - Cap. I, Dois níveis de calma; A felicidade e a calma

Español:

N° 35 - Doctrina y arte: nexo que los comunistas comprendieron

English:

N. 21 - Two Feminine Ideals

 

12/03/2019

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira. Capítulo XIII – Confiança, palavra que nos acalma / “O nervosismo é, no fundo, uma forma de masoquismo psicológico”.

Multimedia:

1980-07-25 - Entrevista concedida à Associated Press a respeito dos mais diversos temas

English:

* The disastrous comedy of the U.N.

Italiano:

* “Tutto si riflette negli occhi..."

 

11/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Um dos maquiavelismos da guerra psicológica consiste em que seus verdadeiros dirigentes quase nunca aparecem. E os responsáveis ostensivos por ela sejam não raras vezes inocentes úteis, propensos a atentar apenas para os efeitos imediatos das coisas.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / No que consiste a calma? Como mantê-la? Como se pode perdê-la? Como (re)adquiri-la? Aspectos naturais e sobrenaturais da calma - Estas são algumas - entre tantas outras - das focalizações dadas a um dos pontos de que mais pode carecer uma pessoa que viva nos presentes dias. As postagens dessa obra serão breves com a intenção e a viva recomendação de que nossos leitores obtenham o próprio livro.

Italiano:

1983-10-16 - La vita terrena è il bene supremo dell’uomo?

English:

1981-08-18 - The Nun and the Fireman / What is better for the masses, so deserving of heartfelt sympathy: to satisfy their hunger today and see their indignation diminish and the duration of the dictatorial communist regime be prolonged? Or to endure a few more weeks or even a few more days of hunger in order to give time for popular indignation to overthrow the government and the regime? As long as the communist regime lives, the people will always have hunger crises. Isn't it better to let them get rid of the regime?

 

08/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João de Deus (8 de março): num semblante comum, o olhar superior de um Santo

Especial / Frases e axiomas:

* O poder de destruição de um ato contrário à Lei de Deus e à dos homens se mede muito menos pelo número das vítimas, do que pela elevação do preceito transgredido. E pela gravidade da lesão.

* Em geral, nada é mais efêmero do que, em política, as posições ecléticas e intermediárias. Elas trazem em seu bojo a contradição, e a contradição é - por sua natureza - algo de instável e precário.

Artigos em O Legionário:

1947-06-01 - Nova et Vetera - Começamos por onde a Rússia terminou / A questão do imposto territorial rural, com fortes tendências comunistas, no anteprojeto de Constituição apresentado à Assembleia Constituinte do Estado de São Paulo.

English:

N. 28 - Equalizing Everything: A Mania, Not a Necessity

 

07/03/2019

Entrevistas:

1982-10-03 - Abertura é “pobre”, afirma líder da TFP (entrevista concedida à "Folha de S. Paulo", através de seu repórter Ricardo Kotscho) / “Não foram criadas condições estimulantes para a intervenção das forças vivas da nacionalidade no debate político”.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1981-08-18 - A irmã e o bombeiro / Para as multidões carentes, tão dignas de entranhada simpatia, o que é melhor: matar a sua fome hoje, ver decrescer sua indignação e espichar-se a duração do regime ditatorial comunista? Ou suportar mais algumas semanas, talvez só alguns dias de fome, a fim de dar tempo à indignação popular de jogar por terra o governo e o regime? Enquanto o regime comunista viver, terão sempre novas crises de fome. Não é melhor deixá-los que se desfaçam do regime?

1981-07-11 - O homem-saúva / O homúnculo, o homem-saúva, detesta a luta mais do que tudo. Esta acarreta grandes esforços, só entusiasma as grandes almas, ocasiona a fulguração de grandes infortúnios. O homem-saúva luta, por isto, contra todas as formas de luta. Singular batalha, que ele trava cedendo, fugindo (para baixo, bem entendido), capitulando; deixando-se esmagar até, se não houver outra solução. A esta família de almas pertencem os incondicionais do ecumenismo. Ele quer fundir todas numa só pan-religião, aliás mais ou menos atéia. Para o homem-saúva, todas as crenças e todas as descrenças devem confundir-se no mesmo ralo do ecumenismo. Pela mesma razão, o homem-saúva está pronto a dar de barato sua pátria, como faz com suas crenças. O inimigo, ele prefere não o ver.

English:

1981-07-11 - The Termite Man: the triumph of midgets in modern society / He detests everything which is elevated, noble or harmoniously unequal. For the termite-man the more equality the better, and because he sees in the left an invitation to a completely razed and flat equality, there, on the way to communism or anarchy, lie his pacifistic aspirations. We live in a time of revolution. It is banal to say so. Yes, it is the revolution of the termite-men against anything that has any grandeur.

 

06/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Quarta-feira de Cinzas: alegria da penitência

Mariologia:

1967-03-17 - Dores e alegrias entrelaçaram-se continuamente na vida da Mãe de Deus

Artigos na Folha de S. Paulo:

1981-06-0 - Medíocres, mediocratas etc. / Distingo entre medíocres e medianos. Tem-se o direito de ser mediano, tanto quanto o de ter nascido com um estofo pessoal vigoroso, ou apenas suficiente. A mediocridade é o mal dos que, inteiramente absorvidos nas delícias da preguiça e pela exclusiva deleitação do que está ao alcance da mão, pelo inteiro confinamento no imediato, fazem da estagnação a condição normal de suas existências. Não olham para trás: falta-lhes o senso histórico. Nem olham para frente, ou para cima: não analisam nem prevêem. Têm preguiça de abstrair, de alinhar silogismos, de tirar conclusões, de arquitetar conjecturas. Sua vida mental se cifra na sensação do imediato. A abastança do dia, a poltrona cômoda, os chinelos e a televisão: não vai além seu pequeno paraíso. (...) O ecumenismo, com a infatigável e vã tagarelagem de seu diálogo, é bem a religião dos mediocratas. Uma espécie de seguro, ou de resseguro, para a vida e para a morte, mediante a qual todas as religiões são solicitadas a dizer em coro que indiferentemente, com qualquer delas, os homens podem alcançar para sua saúde, seus negócinhos e sua segurança, e mesmo depois da morte um bom convívio com Deus.

English:

1981-06-20 - The Mediocre and the "Mediocrats" / I distinguish between the mediocre and the average. A person his just as much right to be average as he does to be born with abundant, or merely sufficient, personal qualities. Mediocrity is the evil of those who, completely absorbed by the pleasures of laziness and taking delight only in whatever is within reach of their hands, totally confining themselves to the immediate, make stagnation the normal condition of their existences. (...) As if all this weren't enough, ecumenism, with the indefatigable and vain prattle of its dialogue, is quite appropriately the religion of the mediocrats. It is a kind of insurance, or reassurance, for life and death, through which all religions are urged to say in unison that, regardless of which one of them they choose, men can attain for their health, their petty businesses and their security – even after death – a good relationship with God. In this perspective, it appears that God is indifferent to what religion a man follows. You can even blaspheme Him and persecute Him. You can even deny Him. He is indifferent to all of men's actions. Olympically indifferent. Ecumenically indifferent, just as the mediocre, in their turn whether they have a Crucifix, some china or ceramic Buddha, or some amulet where they sleep or work are olympically indifferent to God.

 

05/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Quando, entre dois grupos em luta, um começa a ser dirigido pelos respectivos duros e outro pelos respectivos moles, todos os entrechoques passam a ser os do pote de ferro contra o pote de barro...

* Para ser espião é preciso ter certo grau de inteligência. Muito mais para ser "desviacionista". Consiste a missão deste em infiltrar-se até no cerne do partido adversário, em semear fatores de divisão, em sugerir manobras erradas, em fomentar o desânimo decorrente dos reveses. Ou seja, em produzir a derrota.

Livros:

* Sínodo para a Amazônia: rumo à concretização das previsões feitas em 1977 no livro "Tribalismo Indígena, ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI"? Ou o referido Sínodo irá ainda mais longe?

Italiano:

* 1982-05-22 - Ipotesi, ipotesi... / Un illuminante flash sul dopo-Malvine: "Mosca potrebbe forse sperare di 'vietnamizzare' tutto il continente!"

Deutsch:

1996 - Leiden Christi, Leiden der Kirche

 

04/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Casimiro, Príncipe (4 de março): a santidade consiste sobretudo em ser e não em fazer

English:

* The Amazon synod? - "Indian Tribalism, The Communist-Missionary Ideal For Brazil in The Twenty-First Century" (1977)

1959 - The Apparent Intervals of the Revolution

Español:

1967-03-17 - Dolores y alegrías se entrelazaron continuamente en la vida de la Madre de Dios - "Ella sabía de esto, medía esto, sin embargo lo aceptaba todo. Deseaba que fuera así. Era como que un sacrificador, un sacerdote que inmola la Víctima Divina en lo alto del Calvario. (...) Aquí está la grandeza de la Santísima Virgen. No tanto por la enormidad de dolores que sufrió, sino por haber deseado sufrir lo que sufrió. Ella quiso que su Hijo hiciera ese sacrificio tremendo y admirable por amor a cada uno de nosotros, porque Dios quiso sacrificar por amor a nosotros a su Hijo Unigénito."

Italiano:

1972-04-04 - Continuatori di tutte le glorie passate della Chiesa

 

01/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* D. Juan d’Áustria, o heróico vencedor dessa célebre batalha naval (Lepanto), que de nenhum modo equiparo, nem o melhor creme da direita espanhola jamais equiparou, com Francisco Franco Bahamonde.

* Os jornais são feitos para o público, o qual é a grande realidade – perenemente interessante, inesgotavelmente variável, e, em cada país, transbordante de peculiaridades – para o serviço do qual o jornalista tem de adaptar-se.

Multimedia:

1973-09-22 - Meditação segundo Santo Inácio de Loiola sobre o inferno

Italiano:

1991-01-16 - La Rivoluzione totale

 

28/02/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1982-09-09 - Querem mesmo a escravidão? / Permanecer hesitante, indiferente, átono, não é comigo. Procuro animar e dotar de argumentos novos os que pensam como eu. Esgrimo com os que estão em desacordo. Falo amigavelmente com os hesitantes, na persistente esperança de lhes proporcionar pelo menos um pouco de certeza, no maremagno das hesitações em que deploro vê-los tatear. Para quais eu mais gosto de escrever?

Artigos em O Legionário:

1947-05-25 - Nova et Vetera - Trancas em casa arrombada / Stalin se confessa plenamente satisfeito com a marcha do comunismo na Inglaterra, onde ele é realizado sob rótulo do socialismo trabalhista por vias pacíficas, embora continue pessoalmente a preferir os processos violentos, que são o caminho, mais curto para a bolchevização.

English:

1965 - Unperceived Ideological Transshipment and DIALOGUE (book) / “Communism cannot accept the coexistence with anyone who, contrary to itself, professes a philosophy based on the recognition of the truth and the good as absolute, immutable, transcendent values existing in a perfect way in the divine essence”.

Italiano:

* La denuncia del “dialogo” modernista / “Il comunismo non può accettare la coesistenza con chi, contrariamente a quanto esso sostiene, professa una filosofia basata sul riconoscimento della verità e del bene come valori assoluti, immutabili, trascendenti, esistenti in maniera perfetta nell'essenza divina”.

 

27/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Gabriel da Virgem Dolorosa: modelo (sobretudo) para os jovens de devoção a Nossa Senhora e de pureza

Especial / Frases e axiomas:

* Se eu tivesse a desdita de ser comunista, seria vivamente contrário (por detrás dos bastidores, bem entendido) ao reconhecimento legal de meu partido. Porque tal reconhecimento não conduziria senão a mostrar a irremediável insignificância dos contingentes eleitorais de que ele dispõe.

* A condição de nobre – com ou sem título – impõe deveres muito mais onerosos do que o comum dos homens.

Manifestos:

1982-05-07 - Brasil, Argentina e Inglaterra face a um inimigo comum: o poderio soviético / Russo fala sobre como financiou comunistas na América do Sul - 26 ANOS DEPOIS, NÚMERO DOIS DA KGB CONFIRMA ACERTO DE MANIFESTO DE PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA!

Artigos em O Legionário:

1947-05-11 - Nova et Vetera - Águas para o moinho totalitário

English:

1983-03-26 - Plato in the union / The mediocre man has no idea that his superficiality can have profound effects - The sowers of tyranny profit from the typhoon of demo-mediocrity - Plato: the radicals of liberalism in a democracy, the true fathers of dictatorship

 

26/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Nada afirmar, nada negar, por quase nenhum direito reclamar, contra nenhuma obscenidade protestar, enfim arvorar a moderação como regra suprema do pensar, condição forçosa do querer, do sentir e do agir; tudo isto atirou o Ocidente no pantanal da mediocridade.

* Legislar sobre o trabalho: a coisa é indispensável, pode ser justa, pode até ser ótima. Se aos operários se derem todos os direitos, mas as contribuições previdenciárias tirarem o de fazer dinheiro, ter-se-á dado contra o mundo do trabalho um golpe brutal.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1982-05-22 - Hipóteses, hipóteses... / Quanto à presente crise na Venezuela e suas consequencias a nível não sómente latino-americano, mas mundial, por que não aplicar - com as devidas adaptações, obviamente - as hipóteses formuladas pelo Prof. Plinio nesse artigo na "Folha"?

1982-07-24 - Garantia notarial, tabelioa... / Estou persuadido de que a vietnamização da América do Sul é velho plano do qual de nenhum modo abrirá mão Moscou. E se aparecer no horizonte nova complicação política tendente a nos vietnamizar, o presente artigo tem uma utilidade como que notarial, tabelioa. Pois me servirá de prova de que, por detrás dessa nova complicação, desde o início estivera Moscou.

English:

1987-06-06 - The Honeycomb, the Lily and the Bomb / For the restoration of the indissoluble marriage to have viability, it is necessary that what should first be restored, in uncountable souls, is the desire for seriousness, austerity and mortification. This, and something more, which can be expressed by the word, sweet like a honeycomb, perfumed like a lily, and nonetheless, explosive like a bomb in today’s world. That word is purity. And it is closely followed by two sisters, no less sweet, no less suave, and with no less power of explosion. They are virginity and honor.

 

25/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Pensar, e por meio do pensamento conquistar a Verdade, amá-LA, servi-LA, eis o grande fim da vida. A Verdade? Sim, e com "V" maiúsculo. A Verdade, personificada naquele que disse de Si: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo. 14,6).

* O medíocre possui alguma noção de muitas coisas. Noção vaga e flutuante, bem entendido, que não lhe custe adquirir nem conservar. Seu espírito flanador aborrece os conceitos precisos e profundos. A superficialidade do medíocre, ele mesmo não imagina que possa ter efeitos entretanto profundos.

Español:

1992-10-29 - La TFP y la homosexualidad / ¿Cómo ve el rechazo de la sociedad a la homosexualidad?

Nº 172 - Desprecio pagano por la vieja que reza - "En esta época en que la Iglesia es como una inmensa ciudadela atacada por incontables enemigos por dentro y por fuera, se tiene la impresión, al oír a éste o aquél, que el gran peligro está en la beata. Sí, en la beata, esa pobre viejecita sin pretensiones ni aspiraciones mundanas, que se viste con trajes pobres, decentes pero apagados, que constituyen como que el uniforme de la resignación, de la renuncia y de la fe. Sí, viejecitas como éstas de nuestra fotografía, que ponen toda su alegría en expandir junto al Sagrario y al altar de la Virgen María las aflicciones del aislamiento en que viven y de la pobreza que sobrecargan, o la esperanza del cielo, que las sustenta."

English:

1992-10-29 - “Homosexual Union is the Opposite of the Family”

Italiano:

1992-10-29 - Le unioni omosessuali sono l'antitesi della famiglia / Intervista concessa dal Prof. Plinio alla televisione brasiliana SBT sul problema delle cosiddette “unioni omosessuali”.

Deutsch:

1964-02-22 - Die Kathedra Petri

 

22/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Cátedra de São Pedro

Especial / Frases e axiomas:

* Para vencer, não devem os candidatos procurar ajustar suas campanhas eleitorais ao quadro-fake de uma opinião pública brasileira socialo-comunista. Falem com timbre claro, leal e valente, a linguagem que os setores centristas e até reacionários da opinião pública gostam de ouvir. E as urnas lhes dirão que terá vencido o candidato que falou ao Brasil real, e não o que tenha falado a um Brasil irreal, um Brasil-fake, paraíso dos comunistas e de seus vizinhos ideológicos.

* Uma concepção a-filosófica e a-religiosa da sociedade, meramente econômica e profissionalista, dá origem ao grande desespero das multidões contemporâneas. Ontem estas se esbaldavam para fazer capital, hoje para fazer revolução, e já amanhã para se atirarem no bueiro do miserabilismo niilista, isto é, na glorificação do andrajo e da miséria, da sujeira, do desmazelo e do caos.

Artigos em O Legionário:

1947-05-04 - Nova et Vetera - Subversão branca na ordem legal

Deutsch:

1969-09-02 - Der Hass der Revolutionäre auf die Königstreuen in der Französischen Revolution

 

21/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pedro Damião

Especial / Frases e axiomas:

* Infelizmente, a tarefa do clero de esquerda se tornou bem clara no Brasil e no mundo. Menos claro é, para muitos leitores, a missão esquerdista do capital. (...) Digressões no ar, de um reacionário situado no campo doutrinário mais genuíno em matéria de reação, como graças a Deus sou? Não: um dos maiores doutrinadores do comunismo, Engels, afirma o mesmo, e exprime a este propósito toda a sua gratidão admirativa para com o capital.

* Ó incompreensível CNBB, por certo a mais intrincada e ameaçadora charada que há neste nosso imenso, lindo e querido Brasil.

Italiano:

* 21 febbraio - San Pier Damiani: lo spirito di penitenza e contro-rivoluzionario

 

20/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santos Jacinta e Francisco de Fatima: as lições que nos dão em matéria de sofrimento / Nada de grande se faz sem ele; os que carregam os grandes sofrimentos por amor de Deus são os únicos grandes homens da História. Porém é um sofrer ativo, ou seja, é muitas vezes tomar a iniciativa da luta, combater, romper com aqueles a quem a gente estima, arrostar a opinião dos outros, aceitar de ficar posto em situações difíceis, contrafeitas, enfim todo o sofrimento da batalha mais intrépida, mais ousada e mais cheia de iniciativa. Tudo isso é sofrer e até sofrer por excelência. Mas é preciso saber sofrer. Essa aceitação da cruz é contrária ao mito do “happy end”, de que a vida normal é aquela que termina bem e que tudo é alegria, tudo é luz e que o sofrimento é uma espécie de bicho de sete cabeças que malucamente invade a vida das pessoas. É o contrário: a vida que não tem cruzes é uma vida que não vale nada.

Especial / Frases e axiomas:

* O Estado não tem o direito de agir contrariamente à Lei de Deus. Aliás, se o Estado – leia-se Constituinte – o fizer, só poderá ser maléfico. Pois tudo quanto se faz de contrário à Lei de Deus é contrário à ordem profunda das coisas, é nocivo a essas mesmas coisas. A fonte de todo êxito é a conformidade com a vontade de Deus.

Artigos em O Legionário:

1947-04-27 - Nova et Vetera - O pão nosso de cada dia / O "Padre (Pai) Nosso" encerra a chave do problema de nossos males, que não é somente de ordem material, mas sobretudo de ordem sobrenatural. Não só de pão vive o homem, mas mesmo para a equitativa distribuição do pão quotidiano, sem apelo para a ordem sobrenatural não sairemos do pantanal em que nos debatemos. É o que em seu tempo já assinalava São Tomás de Aquino em seus comentários à oração dominical que aqui transcrevemos.

Italiano:

* 20 febbraio - Giacinta e Francesco di Fatima: come la Madonna tratta le anime elette

English:

1965-02-19 - Fatima and the Necessity of Suffering

 

19/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* O comunismo só tem importância no mundo latino-americano enquanto infiltrado na Igreja (Católica).

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-11-17 - Desbravamento e terras ociosas / "Propriedade ociosa" – "terras ociosas": a expressão é trombeteada pelo agro-reformismo como a dizer "propriedade odiosa"- "terras odiosas". Com efeito, "ócio" faz pensar aí em terras preguiçosamente mantidas inúteis por donos egoístas, enquanto em seus confins agonizam na penúria populações que, se as pudessem trabalhar, sairiam de sua imerecida miséria - O desbravador está para o agricultor comum em relação análoga à do herói com o cidadão tão-só honesto e operoso. Desbravar pressupõe possuir qualidades pessoais invulgares, empregadas de modo total, para a obtenção de resultados relevantes. O desbravador é, em certa perspectiva, um dom da Providência.

Multimedia:

1979-09-08 - São João Bosco e o Céu que viu em sonho

Español:

Nº 747 - El castillo de Coca: “Se resistía con valor, pero también con elegancia” - "El castillo recuerda, sin duda, una vida noble y refinada, de mil delicadezas. Pero las delicadezas propias de la civilización cristiana se deterioran si son vividas en un clima sin heroísmo. De ahí el aspecto de heroísmo del castillo, todo él hecho para combatir (...). Se resistía con valor, pero también con elegancia, que consiste en la levedad y distinción del guerrero cuando descansa. Quien no es batallador, quien no es polémico, no tiene verdadera distinción ni verdadera elegancia. Así los nobles luchaban contra las embestidas árabes, impidiendo el avance musulmán en Europa".

Italiano:

* 20 febbraio - Francesco e Giacinta: un capolavoro della Madonna di Fatima. Analogia tra le azioni svolte dalla Madonna sui pastorelli di Fatima e sull'umanità

 

18/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Beato Angelico (18 de fevereiro)

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-11-05 - Os semi-agro-reformistas – esses inocentes úteis / A tática comunista usa por sistema coligações com correntes opostas. Chamam isto de tática dos "companheiros de viagem".

Español:

Nº 775 - El tigre: agilidad aliada a la sorpresa - "Esa es la agilidad del tigre, que ante todo simboliza la agilidad de la percepción del espíritu humano. Parece captar las cosas fugaces, los matices, los peligros y los movimientos. (...) Una de las más elevadas formas de agilidad es saber emplear la sorpresa. Cuando anda despacio en el bosque, su apariencia es la de que no percibió la presa y que se aleja de ella. Cuando la presa imagina que él se está yendo, el tigre se da vuelta y salta sobre la víctima. Como que finge, para poder atacar con seguridad".

Italiano:

* Beato Angelico, il "san Tommaso" della pittura

* Buonismo: imitazione unilaterale di Gesù e sistematica impunità del male / Se nel Nuovo Testamento la Misericordia ampliò l’effusione delle grazie, da un altro canto la giustizia riscontra nella respinta delle grazie maggiori, crimini maggiori da punire. Intrecciate intimamente, ambedue le virtù continuano a sostenersi reciprocamente nel governo divino del mondo. Dunque, non è esatto affermare che nel Nuovo Testamento ci sia posto soltanto per il perdono, e non per il castigo.

 

15/02/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-04-21 - Invasões, reforma agrária e temas conexos

1986-06-20 - Constituinte sem plebiscito: inautenticidade / As invasões de terra têm valido por um verdadeiro plebiscito contra a Reforma Agrária. Pois, todas ou quase todas as invasões noticiadas pela imprensa resultam da ação de desordeiros extrínsecos às fazendas. Nunca ou quase nunca da revolta dos colonos ou dos bóia-frias que trabalham na fazenda. O que demonstra, com clareza de cegar, que reina habitualmente a harmonia entre estes e os fazendeiros. De onde se explica a natural e tradicional influência destes últimos.

Artigos em O Legionário:

1947-04-20 - Nova et Vetera - Ingenuidade ou conivência / Segundo São Tomás de Aquino, o prudente é um homem de ação. A opinião corrente é que a prudência é a virtude de agir sem arrebatamentos ou inconsiderações. Mas embora a temeridade e a precipitação lhe sejam vícios opostos, o fato é que o ato próprio da prudência consiste em mandar com energia e decisão quando chega o momento oportuno. Nada, portanto, mais oposto à virtude da prudência que esse medo de agir, esse pavor de atitudes claras e desassombradas que hoje transforma o católico em um indivíduo dominado pelo complexo de inferioridade, sempre agachado pelos cantos, receoso de ferir a susceptibilidade dos inimigos da Igreja pelo livre e sincero confessar das verdades de nossa Fé que se contrapõem aos desígnios dos mentores da subversão social.

Español:

* La idolatría de la popularidad y la impopularidad del Divino Maestro / Procedimiento evangélico para con los hombres de mala doctrina - Nunca sacrifiquemos, disminuyamos o manchemos la verdad, por mayores que sean los rencores que con esto pesaran sobre nosotros. Nuestro Señor nos dio el ejemplo, predicando la verdad y el bien.

 

14/02/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-07-26 - PT, fator de desestabilização / Direitista, eu me honro de ser de modo ininterrupto, desde os bancos acadêmicos, nos remotos anos trinta. E também hoje, na qualidade de presidente do Conselho Nacional da TFP, me posiciono como direitista categórico e declarado (o que, obviamente, não quer dizer radical, no sentido pejorativo que a esquerda, e seus disciplinados "companheiros de viagem" do centro, atribuem ao termo).

Artigos em O Legionário:

1947-04-13 - Nova et Vetera - Não confundir Simão Mago com São Pedro / Certo “prelado” cismático residente na América do Norte fez interessantes declarações à imprensa, pelas quais procurou desmascarar o embuste da atual proteção dispensada pelo governo soviético a uma facção da igreja cismática em troca do apoio por ela emprestado à propaganda bolchevista. Segundo tais declarações, essa aliança entre comunistas e cismáticos foi feita, conforme sempre afirmamos, para mais rápida e eficazmente se proceder ao envenenamento do sentimento religioso - Segundo dados do Anuário Pontifício de 1946, a hierarquia católica na Rússia soviética se acha representada por uma série de sedes vacantes e de prelados presos ou exilados.

Español:

* "Que vuestro sí sea sí, y vuestro no, no" / Pero ¿éste lenguaje no repele a las almas? A las almas duras, frías, tibias, sí. Pero si Nuestro Señor no quiso tener entre los suyos a tales almas, y usó un lenguaje apto para desviar de sí a esos elementos inútiles, ¿queremos nosotros ser más sabios, más blandos y más compasivos que el Hombre-Dios, y llamar hacia nosotros a los que Él no quiso?

Français:

* L'idolâtrie de la popularité / Ne sacrifions, diminuons ou altérons jamais la vérité, aussi grande que soit la haine qui pourrait peser sur nous. Notre Seigneur nous en a donné l'exemple en prêchant la vérité et le bien.

Italiano:

* 14 febbraio - Il ruolo dei Santi Cirillo e Metodio. L’economia della grazia della Divina Provvidenza

 

13/02/2019

Multimedia:

1977-01-18 - Papa Pascoal II: a penitência mais agradável a Deus

Artigos em O Legionário:

1947-04-06 - Nova et Vetera - Almas de esparadrapo / Pio XI na Encíclica “Divini Redemptoris”: Os comunistas "perfidamente procuram infiltrar-se até em associações abertamente católicas e religiosas. ... Sem renunciar no mínimo que seja a seus perversos princípios, convidam os católicos a colaborar com eles no campo chamado humanitário e caritativo, propondo às vezes coisas completamente conformes ao espírito cristão e à doutrina da Igreja. Em outras partes levam sua hipocrisia até fazer crer que o comunismo em países de maior fé e cultura tomará um aspecto mais suave, não impedirá o culto religioso e respeitará a liberdade das consciências. E até existe quem ... deduza que o comunismo está para abandonar seu programa de luta contra Deus. ... Os fiéis não se deixem enganar. O comunismo é intrinsecamente perverso e não se pode admitir que colaborem com ele em nenhum terreno".

Español:

* Admirable lección de energía y de combatividad del Divino Maestro / “Dejadlos, son ciegos, guías de ciegos. Y si un ciego guía a otro ciego, los dos caerán en el hoyo”. ¿Podría irritar este lenguaje? ¿Podría suscitar contra el Salvador el odio de los fariseos, en lugar de convertirlos? Poco importa. Las acomodaciones fáciles, si bien que ilusorias, no podían ser practicadas por el Maestro, que prefirió para sí, y para sus discípulos de todos los siglos, la lucha declarada.

Deutsch:

1969-09-05 - Gottelästerliche und blasfemische Parodie einer liturgischen Zeremonie zu Ehren eines ermordeten Revolutionärs

 

12/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Para que a restauração da indissolubilidade (do matrimônio) tenha viabilidade, é preciso que se restaure previamente, em incontáveis almas, o anseio de seriedade, de austeridade, de mortificação. Sim, e de algo mais, que se exprime por uma palavra doce como um favo de mel, perfumada como um lírio e que, entretanto, detona hoje em dia como uma bomba. Essa palavra é: pureza. E ela vem seguida de perto por duas coirmãs, não menos doces, nem menos suaves, mas com um poder de detonação ainda maior. Essas são: virgindade e honra.

Artigos em O Legionário:

1947-03-23 - Nova et Vetera - Enfrentemos os mandarins / Seja nossa atitude perante os não católicos a quem desejamos fazer o bem idêntico a de um São Francisco Xavier ao manifestar seu desejo de “declarar guerra aos demônios e a todos os seus partidários”, quando se decidiu a realizar uma arriscada viagem de evangelização pela China, lugar onde os estrangeiros estavam proibidos de entrar, sob pena de morte, sobretudo se tentassem desviar os pagãos chineses de seu culto idolátrico oficial. Nenhum lugar mais apropriado para uma cautelosa tática indireta por meio do apelo às verdades naturais. Qual foi, porém, o programa traçado pelo Apóstolo das Índias para empreender essa luta?

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 12 - El problema de la vejez: ¿Madurez o decadencia? - "(...) la vejez, si puede representar la plenitud del alma, es ciertamente una decadencia del cuerpo. Y como el hombre contemporáneo es materialista y tiene los ojos cerrados para todo lo que es del espíritu, claro está que la vejez ha de causarle horror. Pero (...) si un hombre supo durante toda su vida crecer no sólo en experiencia, sino en penetración de espíritu, en sentido común, en fuerza de alma, en sabiduría, su mente adquirirá en la vejez un esplendor y una nobleza que se translucirá en su rostro y será la verdadera belleza de sus últimos años."

Italiano:

* Miniatura di Re, prototipo di servo

 

11/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

1965-02-04 - As aparições de Lourdes e a Mediação Universal de Nossa Senhora.

1964-02-03 - Nossa Senhora de Lourdes: indiferença e má fé do mundo ante Seus milagres

Especial / Frases e axiomas:

* Nada pior do que a inércia ou até a cumplicidade covarde com um inimigo que lhe é oposto irremediavelmente. Colaborações deste gênero podem adiar as catástrofes, mas comprometem irremediavelmente todas as possibilidades de salvação. Se o inimigo irredutível espera um pouco, ele está somente afiando a faca. E não esperemos que os sorrisos que lhe tenhamos prodigalizado concorram para tornar o golpe menos certeiro ou menos profundo.

Artigos em O Legionário:

1947-03-09 - Nova et Vetera - O começo de todas coisas é a Santa Igreja Católica / O que falta a muitos católicos é esse verdadeiro espírito sobrenatural que nos deve levar a confiar nas promessas feitas por Nosso Divino Salvador ao fundar a Santa Igreja. E que assim dão a impressão, aos não católicos, de que afinal a Igreja não seria uma instituição divina tão necessária, pois mesmo fora de seu redil pode-se acomodar um mínimo de princípios baseados no direito natural, com os quais os homens seriam capazes de desempenhar satisfatoriamente seus deveres sociais.

1947-03-16 - Nova et Vetera - O rótulo católico / Até que ponto, em nossa ação social, será conveniente - ou mesmo necessário - não apresentar nossas ideias, nossos princípios, nossos planos, sob o rótulo católico? Nosso dever de lealdade nos deve levar, como norma geral, a confessar claramente a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua Igreja perante os homens. Diz Santo Agostinho que a pior espécie de mentira é aquela praticada com o fim de converter.

English:

1965-02-06 - Lourdes’ Lesson in Suffering: Why would Our Lady cure one and not others?

 

08/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Os centristas e os direitistas são – cada um desses setores a seu modo – homens de ordem. E o próprio de quem ama a ordem consiste em não exprimir seu desagrado em termos de agitação e desordem. Essas últimas constituem a única linguagem dos prosélitos da anarquia, do caos e da violência. A indignação da ordem se exprime em termos de protesto digno, com uma força calma, segura de si, e disposta à luta. À luta de cavalheiro, que é diametralmente o oposto da fanfarronada agressiva e vulgar dos piquetes de greve, das "ocupações" lesivas ao patrimônio de outrem, e congêneres métodos de protesto.

Artigos em O Legionário:

1947-02-23 - Nova et Vetera - Nenrod, o robusto caçador / Procurando eliminar os conflitos internacionais entre as nações por meio de uma utopia de um único Estado cosmopolita, que garantia teremos de que não surgirão outros conflitos internos no arcabouço desse mesmo superestado? Quando os tratados perdem sua eficácia, por não serem observados, muitas vezes porque apenas representam uma dissimulação de intenções, o recurso às armas se impõe. O remédio, portanto, estaria em instaurar novamente o direito internacional entre os povos, salvaguardando a soberania e a liberdade das nações.

1947-03-02 - Nova et Vetera - “Eis que vos envio como ovelhas para o meio dos lobos” / Dizia Donoso Cortês que as nações são o que são não por causa de suas instituições sociais e políticas, mas por causa dos homens que se acham por detrás dessas mesmas instituições. Por outras palavras, não acreditava ele na eficácia da ação dos católicos para reformar essas instituições e através delas toda a nação, sem antes ser realizado o ingente trabalho de conversão, de reforma dos homens.

Multimedia:

1985-12-14 - Como lecionar História para brasileiros - Dom Vital (fim)

1985-12-14 - A libertação dos escravos no Brasil: devia ter sido feita muito antes

English:

* Dignified Pride Is the Harmonious Complement of Humility

 

07/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* 1938-12-11 - A estratégia apostólica de Pio IX

* 1938-12-18 - A História do pontificado do grande Pio IX mereceria ser estudada a fundo pelos católicos

* 1965-12-08 - Pio IX e a Imaculada Conceição

Italiano:

1938-12-11 - La strategia apostolica di Pio IX

Español:

1971 - 07 - Trasbordo ideológico inadvertido y DIÁLOGO / A mediados de la década de los 60 se comienza a dar un múltiple y distorsionado empleo a la palabra diálogo, que refleja una planeada y metódica intención. El fenómeno alcanza también otros términos usuales en progresistas, socialistas y comunistas, como por ej. pacifismo, coexistencia, ecumenismo, democracia cristiana, tercera fuerza, etc. Cada palabra constituye una suerte de talismán destinado a ejercer un efecto psicológico propio a producir en las almas una transformación paulatina pero profunda. "Trasbordo ideológico inadvertido y Diálogo" lo denuncia y prueba que la mencionada distorsión se verifica siempre en un mismo sentido: debilitar en los no comunistas la resistencia al comunismo, inspirándoles un estado de ánimo propenso a la condescendencia, a la simpatía y al entreguismo. Más aún, llega hasta el punto de transformar a los no comunistas en idiotas útiles, cuando no en comunistas convencidos [Para la versión en PDF pinchar aquí].

 

06/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* (Quando as circunstâncias degringolam até o ponto em que) é inevitável que a polêmica deixe de ser a nobre e desinteressada esgrima dos argumentos, se transforme no "rugby" vulgar da difamação, e perca sua seriedade e sua destreza, sob a ação da peculiar coceira causada pelo fuxico.

Manifestos:

1986-01 - A TFP denuncia as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) no Brasil. Moscou passa recibo

Multimedia:

1985-12-07 - Dom Vital: seu martírio e a "Questão Religiosa"

English:

1965 - The denunciation of the modernist "dialogogue": he is dominated completely by the aim of coexistence at any cost with the adversary

Deutsch:

* Erobert der Islam Europa?

 

05/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Em situações torvas e críticas, as fantasmagorias podem impressionar mais do que a realidade.

* As grandes multidões estão exaustas de trabalhar, de penar, de ser constantemente excitadas pelas mídias para emoções paroxísticas que lotem suas horas de lazer. Elas estão exaustas de perambular com espanto no caos dos acontecimentos sem nexo do dia-a-dia religioso, cultural, político, social e econômico de nossa existência moderna. Elas querem fugir de tudo isto que as mídias lhes entrouxavam continuamente no espírito, através dos olhos como dos ouvidos. Elas querem sossego, normalidade, despreocupação. E isto as mídias lhes recusam a todo instante. Daí, pelo menos em boa parte, o insucesso. E as mídias? Pelo menos no Brasil não parecem ter aprendido a lição. Elas procedem como se vivessem num grande mito hoje em dia inteiramente vazio de conteúdo real (Folha de S. Paulo, 6 de janeiro de 1986).

Multimedia:

1973-05-20 - A grandeza e a plenitude do sacerdócio

Italiano:

* L’Islam alla conquista dell’Europa? - Il pericolo musulmano è immenso, scriveva il Prof Plinio nel 1943 - E l'anno successivo: "Il problema musulmano costituirà una delle più gravi questioni religiose del nostro tempo, dopo la fine della guerra".

Français:

* L’Islam à la conquête de l’Europe ? - Le péril musulman est immense, écrivait le Pr Plinio en 1943...

 

04/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Todo o Brasil conhece o terrível peso que têm em seu orçamento os gastos com a administração pública, dotada de incontáveis servidores, mas geralmente tida e havida como inoperante, lerda e terrivelmente inflada. – A par disso, não há quem ignore o peso terrível das empresas estatais que o Poder Público teve a inabilidade e a imprevidência de comprar e constituir na última década do regime militar
(Folha de S. Paulo, 30 de junho de 1987).

Multimedia:

1983-05-07 - Portugal, Vila Nova de Ourém, queijo Serra da Estrêla... / Portugal: onde o real se apresenta de modo tão carregado, truculento e encantador

Español:

* “Sed prudentes como las serpientes y sencillos como las palomas”

English:

1996 - The Muslim danger is immense, Plinio Corrêa de Oliveira wrote in 1943. And: the Muslim problem will constitute one of the gravest religious questions of our days after the war (5 March 1944).

 

01/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Não compreendo, absolutamente não compreendo, por que motivo o Brasil de há muito já não restituiu à iniciativa privada as empresas estatais cujo déficit vai devorando nossos recursos. Da mesma maneira, não compreendo como um clamor nacional autenticamente suprapartidário não forçou a adoção dessa medida (Folha de S. Paulo, 22 de março de 1989).

Artigos em O Legionário:

1936-03-29 - Comentando... A Igreja "obscurantista" / Os incêndios e destruições de igrejas e conventos, praticados na Espanha por elementos das esquerdas, agora no poder, levam-nos a repisar uma questão interessante: a quantidade de obras de arte preservadas pela Igreja Católica e que foram dilapidadas por aqueles que se consideram "anti-obscurantistas"...!

Multimedia:

1971-03-15 - O gato: sossegado e cauto, indolente nunca. Símbolo do equilíbrio operativo

English:

* Was Youth Made for Pleasure or Heroism?

Italiano:

* La gioventù è fatta per l'eroismo o per il godimento?

 

31/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Bosco (31 de janeiro) - vários documentos a seu respeito

Español:

1960-07-01/15 - Una observación de San Juan Bosco esclarece la causa de la Revolución / 1. — La unión acentua las caracteristicas (de los malos); 2. — La acentuación de las caracteristicas, engendra el odio; 3. — El odio concita a la lucha; 4. — La lucha conduce al proselitismo y a la combinación de esfuerzos; 5. — La permanencia de tales esfuerzos articulados, da lugar a una organización. - La causa motriz de toda esta sucesión de fenómenos es el odio al bien, engendrado por la perversión, cuando ésta alcanza cierto nivel de profundidad. Insisto en tal aseveración.

English:

1960-07 - St. John Bosco’s observation clarifies the cause of the Revolution

Italiano:

* San Giovanni Bosco, apostolo anche della buona stampa e della divulgazione di idee

Français:

1960-07 - Une observation de saint Jean Bosco éclaircit la cause de la Révolution

Deutsch:

1959 - Eine Beobachtung des hl. Johannes Bosco erklärt den Ursprung der Revolution

 

30/01/2019

Multimedia:

1972-01-26 - História da Igreja, lição para os católicos - A teoria dos dois palácios

Especial / Islã:

* 1946-12-29 - Intensas atividades dos muçulmanos em diferentes frentes: França, Palestina, Índia e também os republicanos espanhóis os estão bajulando.

Artigos em O Legionário:

1947-02-16 - Nova et Vetera - Pandemônio segundo planos previamente estabelecidos / Não podemos admitir atitudes mentais que consciente ou inconscientemente se baseiam em um certo fatalismo no que diz respeito a evolução (ou "evolução"...) da sociedade e de suas instituições.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1990-01-03 - Interpelando a esquerda e a extrema-esquerda

English:

1972-01-07 - How to study? To Understand, Analyze, Conclude

 

29/01/2019

Multimedia:

1971-11-19 - A virtude da magnanimidade X mesquinhez e sensacionalismo / Comentários a trechos de escritos do Padre dominicano Antonio Royo Marin (1913-2005) sobre as virtudes da magnanimidade e da magnificência: noção, características e obstáculos à sua prática. Esta exposição bem poderia ser um verdadeiro programa de vida.

Manifestos:

* 1986-10-28 - A TFP interpela os comunistas: no Brasil tem que ser como na Rússia, onde só vocês têm o direito de falar?

Artigos em O Legionário:

1947-02-09 - Nova et Vetera - Justiça maior do que a dos escribas e fariseus / Fruto da ignorância ou má fé, constantemente estamos a encontrar a afirmação de que na solução da questão social, a caridade deve ceder lugar à justiça. Isto é, a reestruturação dos quadros sociais deve decorrer de um direito e não da caridade feita ao próximo. Pondo de lado os que sustentam esta opinião por mero sectarismo e ódio à ordem social preconizada pela Igreja, procuremos destruir o equívoco em que muitos podem andar neste assunto, vítimas que são de uma confusão de conceitos.

English:

1969-03-10 - The Elimination of Inequalities in Society Hinders Our Understanding and Love of God

Italiano:

1972-04-04 - La missione dei laici oggi: fedeltà e speranza

 

28/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomás de Aquino (28 de janeiro): suas obras esclarecem até hoje as inteligências afastadas de todo pedantismo intelectual

* Meditação na festa de São Tomás de Aquino: Admirar, procurar imitar e pedir sobretudo a virtude do senso católico

* São Tomás de Aquino entrega sua alma a Deus com um ato de fidelidade e submissão à Santa Igreja

Artigos em O Legionário:

1947-01-12 - Nova et Vetera - Pio XII e o voto consciente / Embora possa variar o processo da escolha dos governantes, uma vez ela feita, o poder passa a ser exercido de modo soberano, tendo em vista o bem comum do corpo social, se a intenção é de se desempenhar um mandato verdadeiramente democrático. Com efeito, diz Pio XII “o Estado democrático, seja ele monárquico ou republicano, deve, como qualquer outra forma de governo, ser investido do poder de comandar com uma autoridade verdadeira e efetiva.”

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

* Nº 673 - Madonna del Miracolo: La felicidad inefable de la despretensión y de la pureza - "Noten la impresión de pureza que el cuadro trasmite. Comunica algo del placer de ser puro, haciendo comprender que la felicidad no está en la impureza, contrariamente de lo que mucha gente piensa. Es lo contrario. Poseyendo verdaderamente la pureza, se comprende la inefable felicidad que ella concede, al lado de la cual toda la pseudo felicidad de la impureza es basura, tormento y aflicción."

English:

1986-10-26 - Acceptance of suffering makes a man a hero

 

25/01/2019

Especial:

* Venezuela

Especial / Santos e festas do mês:

* A conversão de São Paulo (25 de janeiro) / Ele usou de uma frase que bem define o que é a vida do defensor da fé, do católico consciente de sua missão sobre a terra: “Bonum certamen certavi – Combati o bom combate”

* O Apóstolo das Gentes / São Paulo é o modelo da argúcia, intrepidez, capacidade de realização, postas ao serviço do apostolado

* São Paulo legou um verdadeiro manual de apostolado, com a gravidade de um testamento espiritual

Artigos em O Legionário:

1947-02-02 - Nova et Vetera - Um comunismo aceitável? / O comunismo deixará de constituir um perigo no dia em que abrir mão dos processos violentos e ele seria mau porque é ateu? O comunismo crente em Deus, o comunismo “Gottgläubig”, para usar a terminologia nazista, seria perfeitamente aceitável, por ficar isento da maldade do ateísmo? Esclarecendo o assunto com base em documentos pontifícios.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 815 - Rejoneo: la belleza y alegría en el riesgo - "Se tiene la impresión de que el riesgo produce psicológicamente, en el caballo y en el caballero, una bocanada de aire fresco y agradable. Cabalgar dentro del riesgo y del imprevisto, improvisando las reacciones necesarias, es en lo que consiste la belleza del rejoneo. Reacciones así recuerdan las reacciones del espíritu humano. Colocados ante el peligro en varias circunstancias de la vida, algunos hombres tienen actitudes como esas. No es sólo en el peligro de muerte, sino también en el peligro que se corre en una argumentación, en una jugada política o en una maniobra arriesgada. Hay hombres que reaccionan así."

Italiano:

1979-06-09 - La giustizia sta nella disuguaglianza cristiana. "Destra" e "sinistra": qualche precisazione

Deutsch:

1951-01 - Ordnung - Harmonie - Friede - Vollkommenheit

 

24/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Francisco de Salles (24 de janeiro)

Especial / Frases e axiomas:

* Se os bons fossem melhores, os maus não seriam tão maus. Se os filhos da luz fossem mais dedicados aos interesses da Santa Igreja, se eles amassem mais entranhadamente a verdade religiosa que professam...

Multimedia:

1976-05-21 - Teoria sobre bandeiras e estandartes (Antero de Figueiredo)

Artigos em O Legionário:

1946-12-15 - Nova et Vetera - Os tartufos do nivelamento social / O paralelo é de Leão XIII, na Encíclica “Quod Apostolici” contra o socialismo: a sociedade civil, por natureza, tem de se basear na desigualdade de direitos e de poderes, imitando nisto a desigualdade existente na própria Igreja. Enquanto uma das mais importantes características das instituições dos Estados cristãos é a variedade, fruto da liberdade e concretizada, na pirâmide social, em que as classes e as pessoas se escalonam segundo o mérito e o papel que lhes cabe no corpo social, num entrosamento orgânico baseado na caridade fraterna, a mais contundente característica das novas instituições (aberta ou dissimuladamente promovidas pelo totalitarismo socialista) é a uniformidade, a padronização dos valores, fruto do constrangimento legislativo ou dos golpes de força do caudilhismo político. O que se trama é uma simples substituição de elites.

Français:

* Vérités oubliées: "Il viendra un temps où les hommes ne pourront plus souffrir la saine doctrine ; au contraire, au gré de leurs désirs, ils auront recours à une foule de docteurs propres à satisfaire leurs désirs" (2 Timothée IV, 1-5) - Commentaires par Saint Thomas d’Aquin

 

23/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Nós somos um País rico governado (em 1989) por um Estado pobre, pela incompetência e por outros fatores ainda de nossos homens públicos. Agora, o resultado é que quando um incompetente dirige os interesses de um competente, o competente vai para a ruína junto com o incompetente.

Multimedia:

1971-10-08 - Confiança! Nosso Senhor atrai os pecadores arrependidos

Artigos em O Legionário:

1936-03-29 - Comentando... Os "feriados" da Semana Santa / O que poderá dizer-se de quem se esquece da própria superioridade que lhe advém de possuir um entendimento, o qual, por uma luz apenas natural, já deduz a necessidade de um Criador a quem deve obrigações e respeito? Ainda e sempre o que importa é descristianizar, é esquecer a Igreja. É preciso abafar essa voz...

1946-12-08 - Nova et Vetera - Socialismo trabalhista / Ao analisarmos as marchas e contramarchas do socialismo, não estávamos formulando hipóteses no vácuo ou procurando ver fantasmas ao meio-dia. Entre outras provas de que estávamos alertando a opinião pública para ameaças concretas, se acha o conteúdo do manifesto-programa do “Partido Trabalhista Nacional” amplamente divulgado.

English:

1965-01-25 - The conversion of St. Paul (25th january) and the spirit of the Apostles of the Latter Times

 

22/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* A exacerbação das paixões sensuais prepara os desordeiros capazes amanhã de todos excessos. Foi com estratagemas destes que se preparou Paris para os anos macabros de 1789, 1790, 1791, a tragédia russa de 1917 e a da Espanha em 1936.

Entrevistas:

1989-11-29 - Eleições: Collor X Lula (à Folha de S. Paulo) / "O centro é uma posição macia e moderada. Mas com resvaladas às vezes enfáticas para a esquerda e que jeitosamente, ao longo dos tempos, leva as pessoas para a esquerda também”.

Artigos em O Legionário:

1936-02-02 - Comentando... O LEGIONÁRIO e a política / Do alto dos vinte séculos que conta a Igreja de Deus, encastelados na rigidez de seus sublimes princípios, iluminado pelo esplendor de suas milenárias tradições, o católico deve olhar com imparcialidade as lutas que os homens travam em torno de interesses temporais. Pouco se lhe dá que vença este ou aquele grupo. Mas seu juízo deve descer, imparcial e sereno, sobre os móveis de ação e os instrumentos de combate utilizados pelos exércitos em luta, apontando ao respeito e à admiração os que desposam a causa da Fé, da dignidade e do patriotismo, e à execração os que servem à incredulidade, com as armas da felonia e da mentira.

1946-12-01 - Nova et Vetera - O realejo totalitário / Não fosse a incorrigível disponibilidade de certos elementos católicos e as artimanhas e manifestações dos inimigos da Igreja resultariam inócuas, tão sem originalidade, grosseiras e pueris elas se apresentam. Assim, por exemplo, Hitler, Mussolini e outros sátrapas totalitários da direita, usaram e abusaram do espantalho do comunismo para lançar os povos sob seu jugo para o socialismo de Estado que, no fundo, é a quintessência do próprio comunismo. E até mesmo o socialismo nem sempre se apresenta a peito descoberto, mas conforme as reações do ambiente em que deseja implantar-se, assume diferentes disfarces e variados nomes. Seus últimos pseudônimos são o “trabalhismo”, a “economia dirigida” ou “planificada”, a “nacionalização dos meios de produção”...

English:

1977-12-28 - "Elitism" / The elite-people antithesis that progressivists seek to inculcate by painting reality as if there was an abyss and a black and gaping break between them is a sham. That break exists only when the people and the elites are more or less moribund and become disjointed, with small artificial elite islets on one side and large anonymous masses on the other.

 

21/01/2019

Especial / Revolução Francesa:

* Reflexões sobre a execução de Luís XVI (21 de janeiro de 1793)


Especial / Frases e axiomas:

* É inegável que, em algumas circunstâncias muito especiais, o esquecimento é o melhor modo de combater certas doutrinas. Nem por isto se há de adotar, como regra comum de prudência, o princípio de que o melhor meio de extinguir incêndios consiste em os deixar lavrar à vontade.

Artigos em O Legionário:

1935-12-08 - Comentando... Cristo e Hitler! / Em Frankfurt, durante uma demonstração coletiva da Juventude Hitlerista e da Frente Alemã do Trabalho, o burgo mestre daquela cidade assim se expressou: “Nos séculos vindouros, quando os homens tiverem uma ideia exata das coisas hoje sucedidas, dir-se-á: Cristo foi grande, mas Adolf Hitler foi maior". Se nós a transcrevemos é para mostrar até que ponto pode ser levada a absurda divindade de um homem, arvorado em chefe. É tão ridículo o ato de vergonhosa subserviência do burgo mestre erigido em profeta, que certamente ele seria gostosamente vaiado em outro lugar, que não na Alemanha infelizmente caída em poder do transtornado chefe do nacional-socialismo.

1946-11-24 - Nova et Vetera - Locomotivas de manobra / A resistência dos católicos contra os atos arbitrários dos governos e contra a legislação sectária que lentamente vai fazendo desmoronar as bases cristãs e tradicionais da sociedade, o trabalho de concentração dos católicos para repelir partidos e ideologias extremistas - quer sejam demo-liberais, esquerdistas ou direitistas -, todo esse esforço em parte se neutraliza e se perde diante do que na gíria política tem o nome de "locomotivas de manobra".

Español:

* Nº 86 - Orden cerrado, paso cadenciado, porte marcial - "¿Quién son estas damas? Feministas que promueven una manifestación en las Tullerías. En ellas trasluce un estado de espíritu que estaba en todos los imponderables de la escena: el igualitarismo, fuerza propulsora del feminismo.Niega él que la mujer en su misma naturaleza sea diversa del hombre, con sus ventajas y desventajas propias. Y que su gloria consista en ser casta, fuerte y noblemente femenina… Ella tiene que masculinizarse, endurecerse, volverse discutidora y agresiva como un hombre (un matón, más que un caballero).Y el hombre afeminado es fruto genuino de las mismas tendencias e ideas igualitarias, más o menos subconscientes, que dieron origen a la masculinización de la mujer."

 

18/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Houve uma vez um Chefe de Estado que quis derrotar os adversários do Cristianismo. Empenhou uma grande batalha e deveu sua vitória à Cruz, insígnia da civilização cristã, que protegeu suas armas. Este chefe se chamou Constantino. Não foi ele que deu vitória à Cruz, mas foi a Cruz que o fez vencer. Sr. Governador: os católicos souberam dar o devido valor às vossas belas palavras. E eles vos apontam a Cruz. Abraçai-a, e vencereis o comunismo. Ela é que vos protegerá.

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Milagre (20 de janeiro)

English:

1976-01-20 - Our Lady of the Miracle ("Madonna del Miracolo", january 20th): The Happiness of Unpretentiousness, Purity, and Admiration

Español:

1976-01-20 - Nuestra Señora del Milagro: la felicidad inefable de la despretensión y de la pureza

Italiano:

* 20 gennaio – Madonna del Miracolo - La felicità ineffabile dell’assenza di pretese e della purezza

 

*   *   *

Bookmark and Share