Novidades
   

NOVIDADES

FEVEREIRO

 

15/02/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-04-21 - Invasões, reforma agrária e temas conexos

1986-06-20 - Constituinte sem plebiscito: inautenticidade / As invasões de terra têm valido por um verdadeiro plebiscito contra a Reforma Agrária. Pois, todas ou quase todas as invasões noticiadas pela imprensa resultam da ação de desordeiros extrínsecos às fazendas. Nunca ou quase nunca da revolta dos colonos ou dos bóia-frias que trabalham na fazenda. O que demonstra, com clareza de cegar, que reina habitualmente a harmonia entre estes e os fazendeiros. De onde se explica a natural e tradicional influência destes últimos.

Artigos em O Legionário:

1947-04-20 - Nova et Vetera - Ingenuidade ou conivência / Segundo São Tomás de Aquino, o prudente é um homem de ação. A opinião corrente é que a prudência é a virtude de agir sem arrebatamentos ou inconsiderações. Mas embora a temeridade e a precipitação lhe sejam vícios opostos, o fato é que o ato próprio da prudência consiste em mandar com energia e decisão quando chega o momento oportuno. Nada, portanto, mais oposto à virtude da prudência que esse medo de agir, esse pavor de atitudes claras e desassombradas que hoje transforma o católico em um indivíduo dominado pelo complexo de inferioridade, sempre agachado pelos cantos, receoso de ferir a susceptibilidade dos inimigos da Igreja pelo livre e sincero confessar das verdades de nossa Fé que se contrapõem aos desígnios dos mentores da subversão social.

Español:

* La idolatría de la popularidad y la impopularidad del Divino Maestro / Procedimiento evangélico para con los hombres de mala doctrina - Nunca sacrifiquemos, disminuyamos o manchemos la verdad, por mayores que sean los rencores que con esto pesaran sobre nosotros. Nuestro Señor nos dio el ejemplo, predicando la verdad y el bien.

 

14/02/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-07-26 - PT, fator de desestabilização / Direitista, eu me honro de ser de modo ininterrupto, desde os bancos acadêmicos, nos remotos anos trinta. E também hoje, na qualidade de presidente do Conselho Nacional da TFP, me posiciono como direitista categórico e declarado (o que, obviamente, não quer dizer radical, no sentido pejorativo que a esquerda, e seus disciplinados "companheiros de viagem" do centro, atribuem ao termo).

Artigos em O Legionário:

1947-04-13 - Nova et Vetera - Não confundir Simão Mago com São Pedro / Certo “prelado” cismático residente na América do Norte fez interessantes declarações à imprensa, pelas quais procurou desmascarar o embuste da atual proteção dispensada pelo governo soviético a uma facção da igreja cismática em troca do apoio por ela emprestado à propaganda bolchevista. Segundo tais declarações, essa aliança entre comunistas e cismáticos foi feita, conforme sempre afirmamos, para mais rápida e eficazmente se proceder ao envenenamento do sentimento religioso - Segundo dados do Anuário Pontifício de 1946, a hierarquia católica na Rússia soviética se acha representada por uma série de sedes vacantes e de prelados presos ou exilados.

Español:

* "Que vuestro sí sea sí, y vuestro no, no" / Pero ¿éste lenguaje no repele a las almas? A las almas duras, frías, tibias, sí. Pero si Nuestro Señor no quiso tener entre los suyos a tales almas, y usó un lenguaje apto para desviar de sí a esos elementos inútiles, ¿queremos nosotros ser más sabios, más blandos y más compasivos que el Hombre-Dios, y llamar hacia nosotros a los que Él no quiso?

Français:

* L'idolâtrie de la popularité / Ne sacrifions, diminuons ou altérons jamais la vérité, aussi grande que soit la haine qui pourrait peser sur nous. Notre Seigneur nous en a donné l'exemple en prêchant la vérité et le bien.

Italiano:

* 14 febbraio - Il ruolo dei Santi Cirillo e Metodio. L’economia della grazia della Divina Provvidenza

 

13/02/2019

Multimedia:

1977-01-18 - Papa Pascoal II: a penitência mais agradável a Deus

Artigos em O Legionário:

1947-04-06 - Nova et Vetera - Almas de esparadrapo / Pio XI na Encíclica “Divini Redemptoris”: Os comunistas "perfidamente procuram infiltrar-se até em associações abertamente católicas e religiosas. ... Sem renunciar no mínimo que seja a seus perversos princípios, convidam os católicos a colaborar com eles no campo chamado humanitário e caritativo, propondo às vezes coisas completamente conformes ao espírito cristão e à doutrina da Igreja. Em outras partes levam sua hipocrisia até fazer crer que o comunismo em países de maior fé e cultura tomará um aspecto mais suave, não impedirá o culto religioso e respeitará a liberdade das consciências. E até existe quem ... deduza que o comunismo está para abandonar seu programa de luta contra Deus. ... Os fiéis não se deixem enganar. O comunismo é intrinsecamente perverso e não se pode admitir que colaborem com ele em nenhum terreno".

Español:

* Admirable lección de energía y de combatividad del Divino Maestro / “Dejadlos, son ciegos, guías de ciegos. Y si un ciego guía a otro ciego, los dos caerán en el hoyo”. ¿Podría irritar este lenguaje? ¿Podría suscitar contra el Salvador el odio de los fariseos, en lugar de convertirlos? Poco importa. Las acomodaciones fáciles, si bien que ilusorias, no podían ser practicadas por el Maestro, que prefirió para sí, y para sus discípulos de todos los siglos, la lucha declarada.

Deutsch:

1969-09-05 - Gottelästerliche und blasfemische Parodie einer liturgischen Zeremonie zu Ehren eines ermordeten Revolutionärs

 

12/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Para que a restauração da indissolubilidade (do matrimônio) tenha viabilidade, é preciso que se restaure previamente, em incontáveis almas, o anseio de seriedade, de austeridade, de mortificação. Sim, e de algo mais, que se exprime por uma palavra doce como um favo de mel, perfumada como um lírio e que, entretanto, detona hoje em dia como uma bomba. Essa palavra é: pureza. E ela vem seguida de perto por duas coirmãs, não menos doces, nem menos suaves, mas com um poder de detonação ainda maior. Essas são: virgindade e honra.

Artigos em O Legionário:

1947-03-23 - Nova et Vetera - Enfrentemos os mandarins / Seja nossa atitude perante os não católicos a quem desejamos fazer o bem idêntico a de um São Francisco Xavier ao manifestar seu desejo de “declarar guerra aos demônios e a todos os seus partidários”, quando se decidiu a realizar uma arriscada viagem de evangelização pela China, lugar onde os estrangeiros estavam proibidos de entrar, sob pena de morte, sobretudo se tentassem desviar os pagãos chineses de seu culto idolátrico oficial. Nenhum lugar mais apropriado para uma cautelosa tática indireta por meio do apelo às verdades naturais. Qual foi, porém, o programa traçado pelo Apóstolo das Índias para empreender essa luta?

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 12 - El problema de la vejez: ¿Madurez o decadencia? - "(...) la vejez, si puede representar la plenitud del alma, es ciertamente una decadencia del cuerpo. Y como el hombre contemporáneo es materialista y tiene los ojos cerrados para todo lo que es del espíritu, claro está que la vejez ha de causarle horror. Pero (...) si un hombre supo durante toda su vida crecer no sólo en experiencia, sino en penetración de espíritu, en sentido común, en fuerza de alma, en sabiduría, su mente adquirirá en la vejez un esplendor y una nobleza que se translucirá en su rostro y será la verdadera belleza de sus últimos años."

Italiano:

* Miniatura di Re, prototipo di servo

 

11/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

1965-02-04 - As aparições de Lourdes e a Mediação Universal de Nossa Senhora.

1964-02-03 - Nossa Senhora de Lourdes: indiferença e má fé do mundo ante Seus milagres

Especial / Frases e axiomas:

* Nada pior do que a inércia ou até a cumplicidade covarde com um inimigo que lhe é oposto irremediavelmente. Colaborações deste gênero podem adiar as catástrofes, mas comprometem irremediavelmente todas as possibilidades de salvação. Se o inimigo irredutível espera um pouco, ele está somente afiando a faca. E não esperemos que os sorrisos que lhe tenhamos prodigalizado concorram para tornar o golpe menos certeiro ou menos profundo.

Artigos em O Legionário:

1947-03-09 - Nova et Vetera - O começo de todas coisas é a Santa Igreja Católica / O que falta a muitos católicos é esse verdadeiro espírito sobrenatural que nos deve levar a confiar nas promessas feitas por Nosso Divino Salvador ao fundar a Santa Igreja. E que assim dão a impressão, aos não católicos, de que afinal a Igreja não seria uma instituição divina tão necessária, pois mesmo fora de seu redil pode-se acomodar um mínimo de princípios baseados no direito natural, com os quais os homens seriam capazes de desempenhar satisfatoriamente seus deveres sociais.

1947-03-16 - Nova et Vetera - O rótulo católico / Até que ponto, em nossa ação social, será conveniente - ou mesmo necessário - não apresentar nossas ideias, nossos princípios, nossos planos, sob o rótulo católico? Nosso dever de lealdade nos deve levar, como norma geral, a confessar claramente a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua Igreja perante os homens. Diz Santo Agostinho que a pior espécie de mentira é aquela praticada com o fim de converter.

English:

1965-02-06 - Lourdes’ Lesson in Suffering: Why would Our Lady cure one and not others?

 

08/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Os centristas e os direitistas são – cada um desses setores a seu modo – homens de ordem. E o próprio de quem ama a ordem consiste em não exprimir seu desagrado em termos de agitação e desordem. Essas últimas constituem a única linguagem dos prosélitos da anarquia, do caos e da violência. A indignação da ordem se exprime em termos de protesto digno, com uma força calma, segura de si, e disposta à luta. À luta de cavalheiro, que é diametralmente o oposto da fanfarronada agressiva e vulgar dos piquetes de greve, das "ocupações" lesivas ao patrimônio de outrem, e congêneres métodos de protesto.

Artigos em O Legionário:

1947-02-23 - Nova et Vetera - Nenrod, o robusto caçador / Procurando eliminar os conflitos internacionais entre as nações por meio de uma utopia de um único Estado cosmopolita, que garantia teremos de que não surgirão outros conflitos internos no arcabouço desse mesmo superestado? Quando os tratados perdem sua eficácia, por não serem observados, muitas vezes porque apenas representam uma dissimulação de intenções, o recurso às armas se impõe. O remédio, portanto, estaria em instaurar novamente o direito internacional entre os povos, salvaguardando a soberania e a liberdade das nações.

1947-03-02 - Nova et Vetera - “Eis que vos envio como ovelhas para o meio dos lobos” / Dizia Donoso Cortês que as nações são o que são não por causa de suas instituições sociais e políticas, mas por causa dos homens que se acham por detrás dessas mesmas instituições. Por outras palavras, não acreditava ele na eficácia da ação dos católicos para reformar essas instituições e através delas toda a nação, sem antes ser realizado o ingente trabalho de conversão, de reforma dos homens.

Multimedia:

1985-12-14 - Como lecionar História para brasileiros - Dom Vital (fim)

1985-12-14 - A libertação dos escravos no Brasil: devia ter sido feita muito antes

English:

* Dignified Pride Is the Harmonious Complement of Humility

 

07/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* 1938-12-11 - A estratégia apostólica de Pio IX

* 1938-12-18 - A História do pontificado do grande Pio IX mereceria ser estudada a fundo pelos católicos

* 1965-12-08 - Pio IX e a Imaculada Conceição

Italiano:

1938-12-11 - La strategia apostolica di Pio IX

1965 - La denuncia del “dialogo” modernista / Il dominio dallo scopo della coesistenza a qualsiasi costo con l’avversario

Español:

1971 - 07 - Trasbordo ideológico inadvertido y DIÁLOGO / A mediados de la década de los 60 se comienza a dar un múltiple y distorsionado empleo a la palabra diálogo, que refleja una planeada y metódica intención. El fenómeno alcanza también otros términos usuales en progresistas, socialistas y comunistas, como por ej. pacifismo, coexistencia, ecumenismo, democracia cristiana, tercera fuerza, etc. Cada palabra constituye una suerte de talismán destinado a ejercer un efecto psicológico propio a producir en las almas una transformación paulatina pero profunda. "Trasbordo ideológico inadvertido y Diálogo" lo denuncia y prueba que la mencionada distorsión se verifica siempre en un mismo sentido: debilitar en los no comunistas la resistencia al comunismo, inspirándoles un estado de ánimo propenso a la condescendencia, a la simpatía y al entreguismo. Más aún, llega hasta el punto de transformar a los no comunistas en idiotas útiles, cuando no en comunistas convencidos [Para la versión en PDF pinchar aquí].

 

06/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* (Quando as circunstâncias degringolam até o ponto em que) é inevitável que a polêmica deixe de ser a nobre e desinteressada esgrima dos argumentos, se transforme no "rugby" vulgar da difamação, e perca sua seriedade e sua destreza, sob a ação da peculiar coceira causada pelo fuxico.

Manifestos:

1986-01 - A TFP denuncia as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) no Brasil. Moscou passa recibo

Multimedia:

1985-12-07 - Dom Vital: seu martírio e a "Questão Religiosa"

English:

1965 - The denunciation of the modernist "dialogogue": he is dominated completely by the aim of coexistence at any cost with the adversary

Deutsch:

* Erobert der Islam Europa?

 

05/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Em situações torvas e críticas, as fantasmagorias podem impressionar mais do que a realidade.

* As grandes multidões estão exaustas de trabalhar, de penar, de ser constantemente excitadas pelas mídias para emoções paroxísticas que lotem suas horas de lazer. Elas estão exaustas de perambular com espanto no caos dos acontecimentos sem nexo do dia-a-dia religioso, cultural, político, social e econômico de nossa existência moderna. Elas querem fugir de tudo isto que as mídias lhes entrouxavam continuamente no espírito, através dos olhos como dos ouvidos. Elas querem sossego, normalidade, despreocupação. E isto as mídias lhes recusam a todo instante. Daí, pelo menos em boa parte, o insucesso. E as mídias? Pelo menos no Brasil não parecem ter aprendido a lição. Elas procedem como se vivessem num grande mito hoje em dia inteiramente vazio de conteúdo real (Folha de S. Paulo, 6 de janeiro de 1986).

Multimedia:

1973-05-20 - A grandeza e a plenitude do sacerdócio

Italiano:

* L’Islam alla conquista dell’Europa? - Il pericolo musulmano è immenso, scriveva il Prof Plinio nel 1943 - E l'anno successivo: "Il problema musulmano costituirà una delle più gravi questioni religiose del nostro tempo, dopo la fine della guerra".

Français:

* L’Islam à la conquête de l’Europe ? - Le péril musulman est immense, écrivait le Pr Plinio en 1943...

 

04/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Todo o Brasil conhece o terrível peso que têm em seu orçamento os gastos com a administração pública, dotada de incontáveis servidores, mas geralmente tida e havida como inoperante, lerda e terrivelmente inflada. – A par disso, não há quem ignore o peso terrível das empresas estatais que o Poder Público teve a inabilidade e a imprevidência de comprar e constituir na última década do regime militar
(Folha de S. Paulo, 30 de junho de 1987).

Multimedia:

1983-05-07 - Portugal, Vila Nova de Ourém, queijo Serra da Estrêla... / Portugal: onde o real se apresenta de modo tão carregado, truculento e encantador

Español:

* “Sed prudentes como las serpientes y sencillos como las palomas”

English:

1996 - The Muslim danger is immense, Plinio Corrêa de Oliveira wrote in 1943. And: the Muslim problem will constitute one of the gravest religious questions of our days after the war (5 March 1944).

 

01/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Não compreendo, absolutamente não compreendo, por que motivo o Brasil de há muito já não restituiu à iniciativa privada as empresas estatais cujo déficit vai devorando nossos recursos. Da mesma maneira, não compreendo como um clamor nacional autenticamente suprapartidário não forçou a adoção dessa medida (Folha de S. Paulo, 22 de março de 1989).

Artigos em O Legionário:

1936-03-29 - Comentando... A Igreja "obscurantista" / Os incêndios e destruições de igrejas e conventos, praticados na Espanha por elementos das esquerdas, agora no poder, levam-nos a repisar uma questão interessante: a quantidade de obras de arte preservadas pela Igreja Católica e que foram dilapidadas por aqueles que se consideram "anti-obscurantistas"...!

Multimedia:

1971-03-15 - O gato: sossegado e cauto, indolente nunca. Símbolo do equilíbrio operativo

English:

* Was Youth Made for Pleasure or Heroism?

Italiano:

* La gioventù è fatta per l'eroismo o per il godimento?

 

31/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Bosco (31 de janeiro) - vários documentos a seu respeito

Español:

1960-07-01/15 - Una observación de San Juan Bosco esclarece la causa de la Revolución / 1. — La unión acentua las caracteristicas (de los malos); 2. — La acentuación de las caracteristicas, engendra el odio; 3. — El odio concita a la lucha; 4. — La lucha conduce al proselitismo y a la combinación de esfuerzos; 5. — La permanencia de tales esfuerzos articulados, da lugar a una organización. - La causa motriz de toda esta sucesión de fenómenos es el odio al bien, engendrado por la perversión, cuando ésta alcanza cierto nivel de profundidad. Insisto en tal aseveración.

English:

1960-07 - St. John Bosco’s observation clarifies the cause of the Revolution

Italiano:

* San Giovanni Bosco, apostolo anche della buona stampa e della divulgazione di idee

Français:

1960-07 - Une observation de saint Jean Bosco éclaircit la cause de la Révolution

Deutsch:

1959 - Eine Beobachtung des hl. Johannes Bosco erklärt den Ursprung der Revolution

 

30/01/2019

Multimedia:

1972-01-26 - História da Igreja, lição para os católicos - A teoria dos dois palácios

Especial / Islã:

* 1946-12-29 - Intensas atividades dos muçulmanos em diferentes frentes: França, Palestina, Índia e também os republicanos espanhóis os estão bajulando.

Artigos em O Legionário:

1947-02-16 - Nova et Vetera - Pandemônio segundo planos previamente estabelecidos / Não podemos admitir atitudes mentais que consciente ou inconscientemente se baseiam em um certo fatalismo no que diz respeito a evolução (ou "evolução"...) da sociedade e de suas instituições.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1990-01-03 - Interpelando a esquerda e a extrema-esquerda

English:

1972-01-07 - How to study? To Understand, Analyze, Conclude

 

29/01/2019

Multimedia:

1971-11-19 - A virtude da magnanimidade X mesquinhez e sensacionalismo / Comentários a trechos de escritos do Padre dominicano Antonio Royo Marin (1913-2005) sobre as virtudes da magnanimidade e da magnificência: noção, características e obstáculos à sua prática. Esta exposição bem poderia ser um verdadeiro programa de vida.

Manifestos:

* 1986-10-28 - A TFP interpela os comunistas: no Brasil tem que ser como na Rússia, onde só vocês têm o direito de falar?

Artigos em O Legionário:

1947-02-09 - Nova et Vetera - Justiça maior do que a dos escribas e fariseus / Fruto da ignorância ou má fé, constantemente estamos a encontrar a afirmação de que na solução da questão social, a caridade deve ceder lugar à justiça. Isto é, a reestruturação dos quadros sociais deve decorrer de um direito e não da caridade feita ao próximo. Pondo de lado os que sustentam esta opinião por mero sectarismo e ódio à ordem social preconizada pela Igreja, procuremos destruir o equívoco em que muitos podem andar neste assunto, vítimas que são de uma confusão de conceitos.

English:

1969-03-10 - The Elimination of Inequalities in Society Hinders Our Understanding and Love of God

Italiano:

1972-04-04 - La missione dei laici oggi: fedeltà e speranza

 

28/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomás de Aquino (28 de janeiro): suas obras esclarecem até hoje as inteligências afastadas de todo pedantismo intelectual

* Meditação na festa de São Tomás de Aquino: Admirar, procurar imitar e pedir sobretudo a virtude do senso católico

* São Tomás de Aquino entrega sua alma a Deus com um ato de fidelidade e submissão à Santa Igreja

Artigos em O Legionário:

1947-01-12 - Nova et Vetera - Pio XII e o voto consciente / Embora possa variar o processo da escolha dos governantes, uma vez ela feita, o poder passa a ser exercido de modo soberano, tendo em vista o bem comum do corpo social, se a intenção é de se desempenhar um mandato verdadeiramente democrático. Com efeito, diz Pio XII “o Estado democrático, seja ele monárquico ou republicano, deve, como qualquer outra forma de governo, ser investido do poder de comandar com uma autoridade verdadeira e efetiva.”

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

* Nº 673 - Madonna del Miracolo: La felicidad inefable de la despretensión y de la pureza - "Noten la impresión de pureza que el cuadro trasmite. Comunica algo del placer de ser puro, haciendo comprender que la felicidad no está en la impureza, contrariamente de lo que mucha gente piensa. Es lo contrario. Poseyendo verdaderamente la pureza, se comprende la inefable felicidad que ella concede, al lado de la cual toda la pseudo felicidad de la impureza es basura, tormento y aflicción."

English:

1986-10-26 - Acceptance of suffering makes a man a hero

 

25/01/2019

Especial:

* Venezuela

Especial / Santos e festas do mês:

* A conversão de São Paulo (25 de janeiro) / Ele usou de uma frase que bem define o que é a vida do defensor da fé, do católico consciente de sua missão sobre a terra: “Bonum certamen certavi – Combati o bom combate”

* O Apóstolo das Gentes / São Paulo é o modelo da argúcia, intrepidez, capacidade de realização, postas ao serviço do apostolado

* São Paulo legou um verdadeiro manual de apostolado, com a gravidade de um testamento espiritual

Artigos em O Legionário:

1947-02-02 - Nova et Vetera - Um comunismo aceitável? / O comunismo deixará de constituir um perigo no dia em que abrir mão dos processos violentos e ele seria mau porque é ateu? O comunismo crente em Deus, o comunismo “Gottgläubig”, para usar a terminologia nazista, seria perfeitamente aceitável, por ficar isento da maldade do ateísmo? Esclarecendo o assunto com base em documentos pontifícios.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 815 - Rejoneo: la belleza y alegría en el riesgo - "Se tiene la impresión de que el riesgo produce psicológicamente, en el caballo y en el caballero, una bocanada de aire fresco y agradable. Cabalgar dentro del riesgo y del imprevisto, improvisando las reacciones necesarias, es en lo que consiste la belleza del rejoneo. Reacciones así recuerdan las reacciones del espíritu humano. Colocados ante el peligro en varias circunstancias de la vida, algunos hombres tienen actitudes como esas. No es sólo en el peligro de muerte, sino también en el peligro que se corre en una argumentación, en una jugada política o en una maniobra arriesgada. Hay hombres que reaccionan así."

Italiano:

1979-06-09 - La giustizia sta nella disuguaglianza cristiana. "Destra" e "sinistra": qualche precisazione

Deutsch:

1951-01 - Ordnung - Harmonie - Friede - Vollkommenheit

 

24/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Francisco de Salles (24 de janeiro)

Especial / Frases e axiomas:

* Se os bons fossem melhores, os maus não seriam tão maus. Se os filhos da luz fossem mais dedicados aos interesses da Santa Igreja, se eles amassem mais entranhadamente a verdade religiosa que professam...

Multimedia:

1976-05-21 - Teoria sobre bandeiras e estandartes (Antero de Figueiredo)

Artigos em O Legionário:

1946-12-15 - Nova et Vetera - Os tartufos do nivelamento social / O paralelo é de Leão XIII, na Encíclica “Quod Apostolici” contra o socialismo: a sociedade civil, por natureza, tem de se basear na desigualdade de direitos e de poderes, imitando nisto a desigualdade existente na própria Igreja. Enquanto uma das mais importantes características das instituições dos Estados cristãos é a variedade, fruto da liberdade e concretizada, na pirâmide social, em que as classes e as pessoas se escalonam segundo o mérito e o papel que lhes cabe no corpo social, num entrosamento orgânico baseado na caridade fraterna, a mais contundente característica das novas instituições (aberta ou dissimuladamente promovidas pelo totalitarismo socialista) é a uniformidade, a padronização dos valores, fruto do constrangimento legislativo ou dos golpes de força do caudilhismo político. O que se trama é uma simples substituição de elites.

Français:

* Vérités oubliées: "Il viendra un temps où les hommes ne pourront plus souffrir la saine doctrine ; au contraire, au gré de leurs désirs, ils auront recours à une foule de docteurs propres à satisfaire leurs désirs" (2 Timothée IV, 1-5) - Commentaires par Saint Thomas d’Aquin

 

23/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Nós somos um País rico governado (em 1989) por um Estado pobre, pela incompetência e por outros fatores ainda de nossos homens públicos. Agora, o resultado é que quando um incompetente dirige os interesses de um competente, o competente vai para a ruína junto com o incompetente.

Multimedia:

1971-10-08 - Confiança! Nosso Senhor atrai os pecadores arrependidos

Artigos em O Legionário:

1936-03-29 - Comentando... Os "feriados" da Semana Santa / O que poderá dizer-se de quem se esquece da própria superioridade que lhe advém de possuir um entendimento, o qual, por uma luz apenas natural, já deduz a necessidade de um Criador a quem deve obrigações e respeito? Ainda e sempre o que importa é descristianizar, é esquecer a Igreja. É preciso abafar essa voz...

1946-12-08 - Nova et Vetera - Socialismo trabalhista / Ao analisarmos as marchas e contramarchas do socialismo, não estávamos formulando hipóteses no vácuo ou procurando ver fantasmas ao meio-dia. Entre outras provas de que estávamos alertando a opinião pública para ameaças concretas, se acha o conteúdo do manifesto-programa do “Partido Trabalhista Nacional” amplamente divulgado.

English:

1965-01-25 - The conversion of St. Paul (25th january) and the spirit of the Apostles of the Latter Times

 

22/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* A exacerbação das paixões sensuais prepara os desordeiros capazes amanhã de todos excessos. Foi com estratagemas destes que se preparou Paris para os anos macabros de 1789, 1790, 1791, a tragédia russa de 1917 e a da Espanha em 1936.

Entrevistas:

1989-11-29 - Eleições: Collor X Lula (à Folha de S. Paulo) / "O centro é uma posição macia e moderada. Mas com resvaladas às vezes enfáticas para a esquerda e que jeitosamente, ao longo dos tempos, leva as pessoas para a esquerda também”.

Artigos em O Legionário:

1936-02-02 - Comentando... O LEGIONÁRIO e a política / Do alto dos vinte séculos que conta a Igreja de Deus, encastelados na rigidez de seus sublimes princípios, iluminado pelo esplendor de suas milenárias tradições, o católico deve olhar com imparcialidade as lutas que os homens travam em torno de interesses temporais. Pouco se lhe dá que vença este ou aquele grupo. Mas seu juízo deve descer, imparcial e sereno, sobre os móveis de ação e os instrumentos de combate utilizados pelos exércitos em luta, apontando ao respeito e à admiração os que desposam a causa da Fé, da dignidade e do patriotismo, e à execração os que servem à incredulidade, com as armas da felonia e da mentira.

1946-12-01 - Nova et Vetera - O realejo totalitário / Não fosse a incorrigível disponibilidade de certos elementos católicos e as artimanhas e manifestações dos inimigos da Igreja resultariam inócuas, tão sem originalidade, grosseiras e pueris elas se apresentam. Assim, por exemplo, Hitler, Mussolini e outros sátrapas totalitários da direita, usaram e abusaram do espantalho do comunismo para lançar os povos sob seu jugo para o socialismo de Estado que, no fundo, é a quintessência do próprio comunismo. E até mesmo o socialismo nem sempre se apresenta a peito descoberto, mas conforme as reações do ambiente em que deseja implantar-se, assume diferentes disfarces e variados nomes. Seus últimos pseudônimos são o “trabalhismo”, a “economia dirigida” ou “planificada”, a “nacionalização dos meios de produção”...

English:

1977-12-28 - "Elitism" / The elite-people antithesis that progressivists seek to inculcate by painting reality as if there was an abyss and a black and gaping break between them is a sham. That break exists only when the people and the elites are more or less moribund and become disjointed, with small artificial elite islets on one side and large anonymous masses on the other.

 

21/01/2019

Especial / Revolução Francesa:

* Reflexões sobre a execução de Luís XVI (21 de janeiro de 1793)


Especial / Frases e axiomas:

* É inegável que, em algumas circunstâncias muito especiais, o esquecimento é o melhor modo de combater certas doutrinas. Nem por isto se há de adotar, como regra comum de prudência, o princípio de que o melhor meio de extinguir incêndios consiste em os deixar lavrar à vontade.

Artigos em O Legionário:

1935-12-08 - Comentando... Cristo e Hitler! / Em Frankfurt, durante uma demonstração coletiva da Juventude Hitlerista e da Frente Alemã do Trabalho, o burgo mestre daquela cidade assim se expressou: “Nos séculos vindouros, quando os homens tiverem uma ideia exata das coisas hoje sucedidas, dir-se-á: Cristo foi grande, mas Adolf Hitler foi maior". Se nós a transcrevemos é para mostrar até que ponto pode ser levada a absurda divindade de um homem, arvorado em chefe. É tão ridículo o ato de vergonhosa subserviência do burgo mestre erigido em profeta, que certamente ele seria gostosamente vaiado em outro lugar, que não na Alemanha infelizmente caída em poder do transtornado chefe do nacional-socialismo.

1946-11-24 - Nova et Vetera - Locomotivas de manobra / A resistência dos católicos contra os atos arbitrários dos governos e contra a legislação sectária que lentamente vai fazendo desmoronar as bases cristãs e tradicionais da sociedade, o trabalho de concentração dos católicos para repelir partidos e ideologias extremistas - quer sejam demo-liberais, esquerdistas ou direitistas -, todo esse esforço em parte se neutraliza e se perde diante do que na gíria política tem o nome de "locomotivas de manobra".

Español:

* Nº 86 - Orden cerrado, paso cadenciado, porte marcial - "¿Quién son estas damas? Feministas que promueven una manifestación en las Tullerías. En ellas trasluce un estado de espíritu que estaba en todos los imponderables de la escena: el igualitarismo, fuerza propulsora del feminismo.Niega él que la mujer en su misma naturaleza sea diversa del hombre, con sus ventajas y desventajas propias. Y que su gloria consista en ser casta, fuerte y noblemente femenina… Ella tiene que masculinizarse, endurecerse, volverse discutidora y agresiva como un hombre (un matón, más que un caballero).Y el hombre afeminado es fruto genuino de las mismas tendencias e ideas igualitarias, más o menos subconscientes, que dieron origen a la masculinización de la mujer."

 

18/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Houve uma vez um Chefe de Estado que quis derrotar os adversários do Cristianismo. Empenhou uma grande batalha e deveu sua vitória à Cruz, insígnia da civilização cristã, que protegeu suas armas. Este chefe se chamou Constantino. Não foi ele que deu vitória à Cruz, mas foi a Cruz que o fez vencer. Sr. Governador: os católicos souberam dar o devido valor às vossas belas palavras. E eles vos apontam a Cruz. Abraçai-a, e vencereis o comunismo. Ela é que vos protegerá.

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Milagre (20 de janeiro)

English:

1976-01-20 - Our Lady of the Miracle ("Madonna del Miracolo", january 20th): The Happiness of Unpretentiousness, Purity, and Admiration

Español:

1976-01-20 - Nuestra Señora del Milagro: la felicidad inefable de la despretensión y de la pureza

Italiano:

* 20 gennaio – Madonna del Miracolo - La felicità ineffabile dell’assenza di pretese e della purezza

 

*   *   *

Bookmark and Share