Novidades
   

NOVIDADES

ABRIL

 

Dia 26 - Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho

26/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Bom Conselho: qual o alcance de tal invocação?

Artigos em O Legionário:

1947-10-12 - Nova et Vetera - Nem ciência nem caridade / A igualdade dos homens consiste em que todos, dispondo de idêntica natureza, são chamados à mesma altíssima dignidade de filhos de Deus.

English:

1968-04/05 - Pray for Us in These Times of Confusion, O Mother of Good Counsel

Español:

1968-04/05 - Madre del Buen Consejo, ruega por nosotros en este siglo de confusión

Italiano:

1985-05-10 - Dichiarazione sulla grazia ricevuta dalla Madonna del Buon Consiglio di Genazzano: "un sorriso-promessa".

Français:

1968-04/05 - Dans ce siècle de confusion, priez pour nous, o Mère du Bon Conseil

Deutsch:

1966-04-26 - Muttergottes vom Guten Rat / Wie kommt der gute Rat in unsere Seele?

 

25/04/2019 - Festa da "Venuta" (chegada) do Milagroso Afresco de Nossa Senhora do Bom Conselho em Genazzano (Itália)

Especial / Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano:

1974-06-29 - Cortesia em Nossa Senhora do Bom Conselho: respeito e amor mútuos, e o bem estar de estar relacionado a algo de mais alto

Artigos em O Legionário:

1947-10-05 - Nova et Vetera - Somos todos tradicionalistas / Pela ação da Igreja o mundo ocidental se libertou lentamente do totalitarismo da Roma pagã.

1946-04-14 - Comentando... A derrota dos divorcistas / A indissolubilidade matrimonial será garantida em toda a sua plenitude, com todas as consequências lógicas que dela decorrem quanto a filiação e as uniões ilegítimas. Estas consequências serão por vezes dolorosas? Culpem-se os verdadeiros culpados, tratemos com piedade as suas vítimas, mas não profanemos o que é sagrado, não deitemos ao chão o que é elevado, para baixá-lo ao nível das misérias humanas. Com isto, os homens só teriam a perder, pois com esta conspurcação dos valores nobres, não mais encontrariam ponto de apoio sobre os quais se erguerem novamente; a humanidade jazeria perpetuamente por terra.

1946-04-07 - Comentando... O "deus" Gandhi / Qual será a influência no mundo de uma Índia livre, cujo principal político é adorado como um deus? E não nos esqueçamos de que foi muito longe, no Ocidente, a tendência para divinizar os chefes de Estado. O exemplo de Hitler, de quem se chegou a dizer que era uma encarnação da divindade, é muito recente. E recordemo-nos de que o que se faz com o túmulo de Lenine, na Praça Vermelha, em Moscou, é muito semelhante a uma adoração.

Italiano:

1968-04/05 - In questo secolo di confusione, o Madre del Buon Consiglio, pregate per noi!

 

24/04/2019

Artigos em O Legionário:

1947-03-09 - Comentando... A idolatria do trabalho / O presidente Perón expôs o programa a que há de obedecer a Carta dos Trabalhadores da Argentina: o trabalho é o único fator da riqueza e da produção, sem haver outros. Karl Marx não diria melhor. Apenas, Marx é mais lógico do que Perón. - Entretanto o que mantem de pé a estrutura da economia moderna é toda a nossa tradição de cultura para qual são devidamente apreciados os valores da civilização material. O que não se aprecia, o que não se deseja, não tem valor econômico e orgânico, os fatores culturais tem uma influência assinaladíssima, muito maior que o maior trabalho, na determinação dos valores econômicos.

1947-09-28 - Nova et Vetera - Tradição e Revolução

1945-01-07 -
Prece à Santa Joana d'Arc pela França

English:

N. 41 - Is the Guardian Angel Less Intelligent than the Devil?

 

23/04/2019

Artigos em O Legionário:

1938-02-27 - Uma lição de granito para os brasileiros de nossos dias / “Oração e luta”: oração para glorificar a Deus e vencer na luta; luta para conservar o direito de prestar culto a Deus e viver em oração! Era esse o lema dos mosteiros fortificados da Idade Média. E hoje, quantos países há que julgam poder conservar sua Fé sem travar em qualquer terreno a luta que a preservação da Fé exige!

Multimedia:

1976-11-27 - A verdadeira grandeza de um povo (Palácio Mauá, aniversário da Intentona de 1935) / "Os povos só trabalhadores não chegam a ter verdadeira grandeza. Os povos só lutadores não alcançam a verdadeira grandeza. Os povos que sabem aliar a luta ao trabalho, fazendo do trabalho uma luta, e da luta um trabalho, entregando-se operosamente à luta e ardorosamente ao trabalho, os povos que sabem unir estes dois aspectos de sua atividade, estes povos - sob o signo da Cruz - se tornam verdadeiramente grandes".

English:

1984-05-05 - Almansa: A Castle of Dreams and Christian Heroism

Français:

1945-01-07 - Prière à Sainte Jeanne d’Arc pour la France

 

22/04/2019

Livros:

1987 - Implantando a primeira cruz, erguendo o primeiro altar, rezando a primeira Missa, e congregando, no ato sagrado, portugueses e índios, Frei Henrique de Coimbra lançava as bases do Brasil cristão.

Artigos em O Legionário:

1946-03-17 - Comentando... - O papel da Igreja / Por pouco que se reflita, ver-se-á que o casamento, a educação e o ensino são os pontos mais delicados e fundamentais para a formação de uma sociedade e de uma civilização. Quais forem eles, tal será o mundo que deles nascerá.

1947-02-09 - Comentando... - As "maravilhas" da nacionalização / O socialismo de Estado, pelo qual o governo se torna proprietário das empresas corresponde ao embalsamento da sociedade: o exemplo da Inglaterra. Em lugar das forças vivas da sociedade, que mantem de pé a estrutura orgânica da coletividade, há de um lado a massa passiva e de outro um complicado organismo burocrático incontrolável no dizer de Churchill.

Biografia:

* Do coração das mães ao coração dos filhos: Dona Lucília Corrêa de Oliveira (* 22-4-1876 + 21-4-1968).

 

18/04/2019 - Quinta-feira Santa

Especial / Semana Santa:

1973-04-18 - Quinta-feira Santa: instituição da Sagrada Eucaristia. Como se preparar para essa celebração?

Artigos em O Legionário:

1941-11-16 - A tragédia de Paris / A ruína em que está Paris lembra as grandes desgraças que, na narração do Antigo Testamento, se abatiam sobre Jerusalém quando ela violava seus deveres. À cabeceira dessa grande agonia, quantos profetas se tem acumulado! Reconhecendo embora, com a tristeza com que os profetas reconheciam a culpabilidade de Jerusalém, que Paris está muito longe de ser uma cidade inocente, é com o coração pesado de amarguras, que comentamos a desgraça em que caiu. Com efeito, tinha Paris uma missão histórica na Cristandade. E sua ruína deve por nós ser chorada, como os profetas choravam a ruína de Jerusalém, deixando transparecer através do pranto as esperanças e o desejo de uma ressurreição.

Español:

1945-04-01 - La apostasía general de las naciones sigue creciendo de modo aterrador - Meditaciones para la Semana Santa

1941-11-16 - La tragedia de París / ¿A qué está reducida esta gran y tan querida ciudad, esa ciudad tanto mayor cuanto más está postrada bajo los golpes purificadores del sufrimiento? ¿Quién no ve ahí la enormidad del castigo? Pero si Dios castiga así a esta ciudad, ¡cuál es el castigo que esto significa para toda la Cristiandad! En esta hora de desgracia, no maldigamos a París. Recemos por París. Si de las cenizas de esta terrible penitencia renace una ciudad convertida, ¿qué más podemos desear para Francia, que es y será siempre la hija Primogénita de la Iglesia?

Italiano:

1937-03-21 - Una meditazione politica sulla Passione e il Trionfo di Nostro Signore Gesù Cristo

English:

1937-03-21 - A Political Meditation on the Triumph and Passion of the Son of God

 

15 de abril de 2019: quando o mundo viu-se a si mesmo em lágrimas por um eloquente símbolo da Idade Média, tão difamada como sendo o "período das trevas"...

 

17/04/2019

Multimedia:

* Comentário sobre a Catedral de Notre Dame

1979-02-16 - A Europa não vista pelo turista comum. O Castelo medieval de Vincennes (Paris).

1972-10-30 - Carlos Magno, pedra angular da Idade Média

Discursos, Conferências:

1965-03-25 - Idade Média: sintética visão de conjunto da beleza e harmonia da ordem católica medieval / Leão XIII se referiu em termos especialmente elogiosos a seu respeito: "Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. Nessa época, a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as categorias e todas as relações da sociedade civil" (Encíclica "Immortale Dei").

Artigos em O Legionário:

1946-01-20 -
Comentando... A intranquilidade do mundo / Analisando a intranquilidade do mundo contemporâneo, o sr. Spruille Braden (antigo embaixador norte-americano na Argentina) encontra, como uma de suas causas principais, o desaparecimento das monarquias legítimas. Os governos subsequentes já não eram revestidos deste caráter de legitimidade, o que ocasionou a perda de confiança nos mesmos por parte dos governados. A união orgânica entre povo e governo, dava a este último força moral para se fazer obedecer voluntariamente; sobreveio um regime de ordenação mecânica, no qual a obediência é fruto da coação. Daí um estado de tensão entre súditos e governo, que originou a ampliação ilimitada da força coativa deste para resolver o conflito. Assim aconteceu que o governo contemporâneo acabou por ter um poder muito mais vasto do que o dos monarcas antigos.

1946-02-03 - Comentando... - O Novo Mundo / Nós, católicos, vivemos a proclamar e a insistir em que não haverá paz sem Deus, que todos os movimentos pacifistas abortarão se não se reintegrar a Religião em seu lugar; e assim queremos assinalar a inanidade dos esforços dispendidos neste século para afastar os pesadelos das guerras

 

16/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Bernadette Soubirous (16 de abril)


Multimedia:

1943-04-18 - "Povo meu, que mal te fiz? - Popolo mio, che male ti ho fatto?" / Legionário, 18 de abril de 1943, Via Crucis (Estações I, II, III e IV), com áudio em italiano.

Artigos em O Legionário:

1947-09-21 - Nova et Vetera - O exemplo de Péricles / Discursava Péricles, quando é interrompido pelos aplausos de seus opositores. Vira-se então para um partidário amigo e pergunta desconfiado: "será que eu disse alguma asneira?" Se nossas ações ou idéias são elogiadas pelos inimigos da Igreja, manda-nos a prudência que analisemos com cuidado nossos atos ou atitudes, pois é possível que estejamos inconscientemente fazendo o jogo de nossos adversários.

English:

1945-04-01 - The Immense Majesty of the Church’s Celebration of Easter

 

15/04/2019

Especial / Semana Santa:

1947-03-30 - Reflexões durante a Semana Santa

Artigos em O Legionário:

1947-01-12 - Comentando... Humildade e covardia / A humildade, que é fundamento de todas as virtudes cristãs, não exigirá de nós uma perfeita impassibilidade em face dos ataques dos inimigos, uma entrega de todos os pontos antes mesmo do início do combate? Não deveremos inclinar, doce e meigamente, a cabeça para o lado e, com um sorriso beato, esperar as bofetadas? Responde São Tomás de Aquino.

1947-09-07 - Nova et Vetera - Capitalismo e capitalismo / Nem Leão XIII, nem Pio XI, nem Pio XII condenam o capitalismo em si, como fazem, por exemplo, com o socialismo. O que a Igreja condena é o capitalismo que se afasta dos princípios católicos e da própria lei natural, do mesmo modo que são condenados os desvios do trabalhismo ou de qualquer outro regime social ou econômico.

Español:

1947-03-30 - Reflexiones durante la Semana Santa / Si perseguir a la Iglesia es perseguir a Jesucristo, y si hoy también la Iglesia es perseguida, hoy Cristo es perseguido. La Pasión de Cristo se repite de algún modo también en nuestros días.

Italiano:

1947-03-30 - Riflessioni durante la Settimana Santa

 

12/04/2019

Multimedia:

1951-03 - Via Sacra (Catolicismo), com áudio e vídeo

Especial:

* Coletânea de documentos relativos à Quaresma e à Semana Santa

Artigos em O Legionário:

1944-03-12 - Comentando... O socialismo agrário / O valor da terra está em intima relação com as benfeitorias nelas feita, com o seu aproveitamento atual ou possível. Há no Brasil terras fertilíssimas, e de valor praticamente nulo; donde se vê que a força produtiva da terra - só por si - não lhe determina o valor.

1947-09-14 - Nova et Vetera - Cabides para chapéus / O lamentável de nossos tempos não é apenas o espírito de confusão reinante. Mais lastimável ainda é a tremenda falta de lógica e de bom senso, que alarga o campo de ação dos criadores de lorotas. As cabeças se transformaram em simples cabides para chapéus. E o próprio chapéu agora está fora de moda... É o que explica a coragem de certos incorrigíveis escamoteadores da verdade. - Será verdade que a Igreja condena o socialismo apenas porque é materialista e que esse materialismo não lhe é intrínseco, mas acidental? Já Leão XIII na encíclica “Quod apostolici” distinguia o comunismo do socialismo, condenando, porém, a ambos. Referia-se à “peste do socialismo”, sem excluir ou justificar esse apregoado socialismo cristão.

English:

1947-03-30 - How to Prepare for Holy Week - Embracing Christ and the Cross

 

11/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Germma Galgani

Artigos em O Legionário:

1944-02-06 - Comentando... Paraquedismo / Outro mago desse "paraquedismo" é Benedetto Croce. O velho filósofo hegeliano transformou-se em porta-voz da Democracia. Todas as filosofias totalitárias contemporâneas acabam indo radicar-se, por qualquer forma, na filosofia de Hegel. Isto não impediu, entretanto, que Croce se arvorasse em corifeu da Democracia, na Itália; e o mais curioso é que ele foi aceito por tal. Por acaso todos os germes do nazifascismo não vão ser extirpados do mundo de amanhã? A opinião pública ficaria muito mais satisfeita se visse que, do lado das Democracias, só houvesse Democracia.

Italiano:

* 11 aprile, Santa Gemma Galgani. Fierezza e purezza angelica

English:

1986-01-17 - Saint Gemma Galgani: Dignity and Angelic Purity

Deutsch:

1986-01-17 - Die hl. Gemma Galgani

 

10/04/2019

Artigos em O Legionário:

1937-10-24 - À margem do hitlerismo... / Começamos por não saber o que o católico deve recear mais: se o ateísmo radical da Rússia comunista ou se o paganismo de Rosenberg (nazismo). Os horrores do amor livre comunista não são maiores do que os do nudismo “rosenberguista” - Como explicar este surto de paganismo e de barbárie na Alemanha? Como sempre, os ingênuos e os previdentes entraram em conflito. E as hostes católicas se cindiram. Mas por que os católicos não acompanharam seus Bispos? - Tomará Mussolini o caminho do hitlerismo? Pedimos ardentemente a Deus que não. Mas é inegável que o fascismo tem gravíssimos erros doutrinários. A prova disto é que algumas obras fascistas estão condenadas pela Igreja.

1944-01-01 - Comentando... O hino russo / O salto que, à primeira vista, a Rússia parece ter dado violentamente, passando brusca e inesperadamente do internacionalismo para o nacionalismo, não é tão grande assim. Muita gente houve que, num abrir e fechar de olhos, passou da extrema esquerda para a extrema direita, o que prova que a distância entre ambas não é muito considerável. O nacionalismo totalitário toma pé no orgulho nacional exacerbado, e orienta esta energia para uma finalidade transnacional. Assim, os possuídos da mística totalitária acabam amando mais seu ideal político do que a própria pátria.

1947-08-31 - Nova et Vetera - Por falar em paternalismo / Segundo a doutrina católica, a paternidade terrestre tem sua razão de ser na paternidade celeste. Qual o Mandamento da lei de Deus que regula os deveres dos patrões em relação aos seus empregados, bem como os deveres dos empregados em relação aos patrões? O quarto Mandamento, isto é, aquele que nos concita a “honrar pai e mãe”. O curioso é que os arautos da Revolução vivem a apregoar a fraternidade dos homens. Como, porém, se falar em fraternidade, sem lembrar o conceito de paternidade, a menos que as palavras tenham perdido completamente o sentido? Um “irmão” sem pai é algo de monstruoso e grotesco. - Não tenhamos receio de paternalismos na solução da questão social. Basta que evitemos a deturpação do sentimento paterno. Queremos pais e não padrastos.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1980-04-27 - Acesso às Embaixadas, o Teste decisivo / 10.000 cubanos se refugiaram na embaixada do Peru em Cuba. Toda ilha marítima é o píncaro de uma montanha que se levanta das profundezas do mar. Consta-me que, de costume, as grandes montanhas não se erguem isoladas, mas fazem parte de cordilheiras. Assim também, por debaixo da massa líquida, há em torno de toda ilha montanhas menores, verdadeiras "ilhas" frustradas que não chegaram à luz do sol. Análogos são certos fenômenos que se passam nas águas profundas da opinião pública. - E pergunto também àqueles dos Srs. bispos, sacerdotes e freiras que andam por aí agitando "comunidades eclesiais de base": não receiam que o Brasil caia em regime análogo ao de Cuba, tão mais sinistro do que quanto possam afirmar, ou queiram exagerar, acerca da realidade brasileira? Por que então – já que se proclamam amigos dos pobres – não combatem o comunismo, mas, pelo contrário, o aplaudem e confiadamente com ele colaboram?

Italiano:

1965-03-25 - La civiltà cristiana del Medioevo, una Cristianità nella storia / Prima di trattare delle tre rivoluzioni (protestante, francese e comunista) penso sia indispensbile l’esposizione di ciò che fu l’ordine cattolico medioevale, oggetto del rancore del processo rivoluzionario. Perché non vi è modo migliore di mostrare come la Rivoluzione è stata odiosa che svelare ciò che vi era di buono in quanto essa ha distrutto.

 

09/04/2019

Artigos em O Legionário:

* 1939-08-27 - Os recentes acontecimentos proporcionaram uma confirmação sensacional às previsões desta Folha / No dia 23 de agosto de 1939 é assinado o pacto entre o Ministro Exterior soviético Vyacheslav Molotov e o Ministro Exterior nazista Joachim von Ribbentrop, o famoso pacto Molotov-Ribbentrop. Resenha de todas as notícias e comentários que o LEGIONÁRIO fez em 1938 e 1939, prevendo o monstruoso conúbio que o mundo inteiro contemplou boquiaberto e estarrecido.

1947-08-24 - Nova et Vetera - Teoria e prática do socialismo / Será que os socialistas e comunistas querem as mesmas coisas pelas quais os católicos combatem no campo social? Pio XI ainda uma vez nos dá a resposta: "E de fato, veneráveis irmãos e filhos diletos, fitamos os olhares sobre a organização econômica hodierna e a achamos profundamente desconcertada. Em segundo, examinando novamente o comunismo e o socialismo, e todas as suas formas, mesmo as mais mitigadas, achamos que estão muito longe dos ensinamentos do Evangelho" (Encíclica "Quadragesimo anno").

Español:

* 1978-08-24 - El Cunctator: ¿un maximalista? / Conjecturas sobre un futuro Papa polaco

Deutsch:

1952-04 - Sie hatten seine Hände gebunden, weil diese das Gute taten

 

08/04/2019

Especial / Frases e axiomas:

* A criatura humana é o que há de mais típico em matéria de "Ambientes, costumes, civilizações". Entretanto, é por vezes mais difícil interpretar a significação de uma fisionomia do que a de um móvel ou um prédio.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo VII - Como se perde a tranquilidade - Como se perde a calma? Entre as causas mais frequentes estão a pretensão e a intemperança. Que é propriamente a pretensão? A palavra vem do verbo pretender. É pretender ter tal qualidade ou desejar parecer ter tal qualidade, sem possuí-la. Uma má vontade para com os outros; tristeza pelo bem que lhes sucede; alegria pelo mal que lhes acontece; e uma indiferença completa pelos que estão fora do circuito da pretensão, ou seja, fora de seu próprio teatrinho. A intemperança é a falta de moderação na busca do prazer. São formas de intemperança a sexualidade e a futrica (a “politicagem” permanente com seus próximos), entre outras.

Artigos em O Legionário:

* 1938-08-28 - Rússia e Alemanha trocam carícias! Onde põe o Sr. Hitler o seu anticomunismo?

Español:

* Verdades Olvidadas: "Porque vendrá tiempo en que los hombres no soportarán más la sana doctrina" (2 Timoteo IV, 3). Comentários de San Tomás de Aquino.

 

05/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Vicente Ferrer (5 de abril): pregador extraordinário, assemelha-se a um profeta do Antigo Testamento e anuncia o começo da Revolução

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira. Capítulo VI - A “distância psíquica” / É preciso termos distância em relação às coisas. Não ir correndo atrás delas, nem gostar que elas venham correndo atrás de nós. Pensar antes de agir, numa atmosfera calma, recolhida e tranquila. É o que se pode chamar de distância psíquica – grau de distanciamento emocional mantido em relação a uma pessoa, um bem ou grupo de pessoas. É uma distância interior, análoga mas diversa da distância física. Pode-se estar junto de um objeto, mas conservar a distância psíquica em relação a ele. É necessário pensar de modo prático e concreto, para que aquilo que se faz seja bem feito. Mas, ao mesmo tempo, isso deve ser acompanhado de um pensamento elevado, pois toda coisa prática, vista no fundo, se relaciona com problemas gerais de ordem universal, que têm uma beleza própria incomparável.

Español:

1978-09-16 - El dique de papel secante / Descripción de como la respetabilidad fue desapareciendo de la vida y la responsabilidad de los "respetables" por eso, de los años 20 hasta cerca de los 80 del siglo XX. Aplicación al comunismo en la sociedad temporal.

Italiano:

1952-04 - Gli legarono le mani perché facevano il bene (con audio).

 

04/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Isidoro de Sevilha (4 de abril): a verdadeira educação e a prática da virtude

Discursos:

1979-11-28 - Comentários ao filme "Le balon rouge" / Convite ao ideal e as várias atitudes que se pode ter face a ele: maravilhamento, semi-dedicação, indiferença, recusa, ódio, arrependimento. Mas, por fim, há o triunfo apoteótico do ideal.

Italiano:

* Sant'Isidoro di Siviglia: alcuni suoi consigli molto attuali. Lui invitava a comportarsi sempre in modo decoroso. Le sue parole sono profetiche e spiegano in anticipo perché un certo “aggiornamento” non poteva avere successo.

Español:

* Objetos para el alma o para el cuerpo? / El hombre no debe contentarse con un objeto que preste malos servicios a su alma o a su cuerpo

 

03/04/2019

Artigos em O Legionário:

1947-08-10 - 7 Dias em Revista / Inepta, errada e desumana a orientação que os países aliados vem adotando na conduta para com o povo alemão. "De nossa parte, temos a lamentar que as previsões enunciadas pelo LEGIONÁRIO logo depois da capitulação da Alemanha se vão realizando ponto por ponto. - Se se dissesse aos aliados pela boca de um Anjo que só a restauração do Sacro Império sob a hegemonia habsburgueana podia resolver o problema da Europa Central, e evitar nova guerra, prefeririam a guerra!"

1947-08-10 - Nova et Vetera - Uma no cravo, outra na ferradura / Novo exemplo de medida bolchevizante que podemos assinalar, com o caso particular do Brasil, são as leis do inquilinato que principalmente a partir do famigerado Estado Novo concorreu para destruir as bases em que se assentava a propriedade privada em um Estado cristão.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo V - A paz é a tranquilidade da ordem / A paz do sepulcro: No sepulcro pode-se escrever R.I.P. (requiescat in pace – descanse em paz). Essa paz se refere eventualmente à alma, mas não ao corpo, porque aquela desagregação decorrente da inércia e da putrefação não é a paz. Como a verdadeira paz decorre da ordem, onde há putrefação ou desagregação não há verdadeira ordem – há o contrário, pois a putrefação significa desordem. No que diz respeito ao ser vivo, ordem, paz e tranquilidade são conceitos eminentemente conectados com o dom da vida que Deus dá. Aquilo que favorece o dom da vida, que o estimula, que o ordena, está de acordo com a paz. O restante, não. * A tranquilidade da ordem * Uma vassoura velha e um chapéu ridículo * Tranquilidade e movimento * A desordem * A desordem do mundo moderno * A paz é impossível com os adversários da ordem * Tranquilidade da ordem na harmonia musical * A guerra e a paz * Felicidade e infelicidade no grau de tranquilidade ou intranquilidade * “Otium cum dignitate” * A droga e as doenças nervosas * Nossa Senhora da Paz.

Italiano:

1968-12-18 - Tradizione Famiglia Proprietà

 

01/04/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Maria Egipcíaca (ou do Egito ou Egípcia), Penitente (dia 1° de abril)

Especial / Frases e axiomas:

* Quando os homens resolvem cooperar com a graça de Deus, são as maravilhas da História que assim se operam: é a conversão do Império Romano, é a formação da Idade Média, é a reconquista da Espanha a partir de Covadonga, são todos esses acontecimentos que se dão como fruto das grandes ressurreições de alma de que os povos são também suscetíveis. Ressurreições invencíveis, porque não há o que derrote um povo virtuoso e que verdadeiramente ame a Deus.

Artigos em O Legionário:

1947-08-03 - Nova et Vetera - O nomadismo contemporâneo / Do mesmo modo que a família é a reunião dos indivíduos sob um mesmo poder doméstico, o Estado não passa da reunião das famílias sob um mesmo poder público. Segue-se daí que o Estado ou seu chefe deve, antes de tudo, se ocupar do interesse das famílias. É este o primeiro de seus deveres, bem como o primeiro título de sua existência. A revolução, fechando os olhos a este grande princípio do direito social, propôs como objeto mediato dos cuidados do Poder do Estado, o contentamento das exigências dos indivíduos. Ela lhes sacrificou todo direito coletivo, fazendo tabula rasa dos direitos da família, da comuna e do próprio Estado. Eis injustiça, e bem gritante, das maiores que possam existir. Eis uma das maiores faltas e dos maiores crimes da revolução.

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part II, Chapter - 2 The Urbanised Nuclear Family: A New Mentality and Behaviour; Conclusion.

Español:

1982-05-22 - Hipótesis, hipótesis… / Hipótesis, sí. Pero con el terrible aire de verosímiles. Y que explicarían en profundidad cómo, repitiendo la jugada malvina a lo largo de la costa pacífica, Moscú esperaría tal vez vietnamizar toda América del Sur.

 

29/03/2019

Artigos em O Legionário:

1947-07-02 - Nova et Vetera - “E as portas do inferno não prevalecerão contra Ela” É indefectível a Igreja, mas esta certeza não nos deve levar a um estado eufórico de vazio otimismo, idêntico ao dos habitantes de Bizâncio, da Bizâncio dominada pela política do Baixo Império, os quais porfiavam em fechar os olhos à realidade dos muçulmanos acampados a poucas léguas de suas portas. Nossa atitude em relação a esta verdade consoladora deve ser pautada pelo exemplo dos santos que a Igreja suscitou - Os modelos dados por São Luís Maria Grignion de Montfort e São Vicente de Paulo.

Manifestos:

1984-11-23 - Preparem-se os brasileiros. Urdiduras anti-TFP na América do Sul

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo IV - No Quartel General do Marechal Foch: A inigualável eficácia da calma; Calma e serenidade, condições para um trabalho sério

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part II, Chapter 1 - The Traditional Family

Español:

1982-04-29 - "!Ya, Ya y Ya!" / El imperialismo soviético a medio plazo puede convulsionar toda América del Sur, incluso mi Brasil, y lanzar a la guerra -atómica- las superpotencias norteamericana y rusa. A este estado de debilidad llegó Occidente, por obra del calamitoso gobierno Carter, y de la doble distensión norteamericana y vaticana en relación a Moscú. Las correrías de una guerra con Rusia podrán fácilmente dar ocasión al desembarco de tropas rusas, con el pretexto de defender [Venezuela] contra incursiones [americanas]. En este caso, ¿quién obtendrá después que esas tropas abandonen el país? Sumariamente digo que fenómenos análogos se desencadenarían en escala mayor o menor en toda Hispanoamérica. Y que el imperialismo soviético puede ir haciendo así de Iberoamérica un inmenso Vietnam, en el cual los Estados Unidos se vean obligados al final a intervenir para su propia salvaguardia.

 

28/03/2019

Discursos:

1932-09-01 - Discurso do Prof. Plinio sobre a revolução constitucionalista em que delineia perfil de um Brasil renovado

Entrevistas:

1981-12-18 - Entrevista para a Folha de S. Paulo a respeito da Mensagem das TFPs sobre o socialismo autogestionário de Mitterrand

Ambientes, Costumes, Civilizações:

1954-11 - Tensão e distensão no semblante de um Santo

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part II - The De-Christianisation, Urbanisation, and Industrialisation of the Family - Introduction

Italiano:

1954-11 - Tensione e distensione nelle sembianze di un Santo (San Pio X)

Español:

1954-11 - Tensión y distensión en el semblante de un santo

 

27/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Nesta vida o homem, em todas as idades, tem de se dedicar ao esforço de formar-se e reformar-se, preparando-se assim para o Céu, que é só onde cessa a nossa marcha para a perfeição. Assim, o católico pode e deve exigir dos ambientes em que está, que sejam instrumento eficaz para sua formação moral.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1980-03-05 - "Para onde vamos?" / Os vanguardeiros, os "arditi" do progresso me tacharam sempre de medieval, epíteto que, por minha vez, sempre aceitei com ufania. Hoje não posso deixar de sorrir vendo que os mais "arditi" dentre esses "arditi" se voltam nostálgicos para a era pré-neolítica, como modelo para o dia de amanhã... Enquanto o progresso não desfecha assim na pré-história, vai exalando no mundo uma atmosfera carregada de desgastes, de equívocos e de entrechoques. (...) a penumbra, o mofo, a velhice alcançam inesperados triunfos. Por exemplo, penetraram inesperadamente... na imprensa, no rádio e na televisão. - "Para onde vais?" Sim, para onde caminha, no caos contemporâneo, a Ibero-América, solicitada pelas influências mais díspares, abalada pelos sismos morais e sociais que percorrem o mundo, mas ao mesmo tempo jubilosa com o desabrochar impetuoso de todas as suas jovens energias naturais?

English:

1954-01 - N. 37 - "Be wise as serpents, simple as doves" / This section (Ambiences, Customs, Civilizations) has as its presupposition the fact that certain colors, certain lines, certain forms of material objects, certain fragrances and certain sounds have an affinity with man's states of mind for reasons that are not merely conventional. There are colors that have an affinity with happiness, others with sadness. Some forms we call majestic, others simple. We say a family is cordial, and the same can be said of a home. We can call someone's conversation enchanting; we can say the same of music. We can find a perfume vulgar, and we can say the same about the person who likes to wear it.

Deutsch:

1992-10-29 - Homosexualität in Brasilien (Fernseh-Interview von Prof. Plinio Corrêa de Oliveira) / 13.) Frage: Wenn Sie jetzt einem jungen Homosexuellen, der homosexuell aktiv ist, einen Rat geben sollten, was würden Sie ihm sagen?

 

25/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Do "Tratado da Verdadeira devoção a Nossa Senhora" de São Luis Maria Grignion de Montfort: Deus quis servir-se de Maria na Encarnação - Comentários

* A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora: "...é um tal cúmulo de graças, um tal cúmulo de favores, tanta generosidade, que é difícil calcular como Nossa Senhora se sentiu confundida naquele momento, mas ao mesmo tempo elevada..."

* Atitude de Nossa Senhora ante a Anunciação: eminentemente analítica, reflexiva e firme de personalidade

* O Ângelus

English:

* The Virtue and the Mission of Saint Gabriel: the Annunciation

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 6 - The Family Is the Soul of Both Society and the State

 

22/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Turíbio de Mogrovejo (23 de março)

Especial / Verdades Esquecidas:

* 220. Não houve uma única heresia na Igreja de Deus que não haja sido levantada ou propagada por algum clérigo (sacerdote, bispo, etc.) / Da obra "El liberalismo es pecado" de D. Félix Sardá y Salvani, devidamente analisada à época pela Sagrada Congregação do Índex (atualmente Congregação para a Doutrina da Fé).

Italiano:

1951-03 - Via Crucis (video)

* 23 marzo, San Turibio de Mogrovejo: nobile, grande devoto della Madonna, flagello del clero corrotto, inquisitore, figura esemplare di vescovo

English:

1951-03 - The Way of the Cross (video)

 

21/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* O envelhecimento que de quando em vez Ela [a Igreja Católica] mostra não é senão um epifenômeno transitório, um episódio macabro que, no fim de cada processo (o qual hoje [em 1980] chegou a um auge literalmente inimaginável), jamais resulta na morte, mas em nova primavera. Primavera tão mais esplêndida quanto mais trágicos tenham sido os hibernais sintomas da senilidade vencida.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1971-05-09 - O dinheiro não é valor supremo / Reconhecer ao capital enquanto fator de produção econômica, a grande importância que lhe cabe segundo as circunstâncias de nossos dias, nada mais justo. Mas proclamar, por esta forma, a absoluta superioridade da posse do dinheiro sobre todos ou quase todos os fatores intelectuais, religiosos ou morais de prestígio, não importa em colocar a economia como valor supremo? E não se cai assim, inadvertidamente, no marxismo? - Apelo a que se modifique esta mentalidade, que infelizmente vai ganhando terreno entre nós, e que se poderia condensar nesta fórmula: "fazer carreira é tornar-se rico; o resto é conversa fiada".

Artigos em O Legionário:

1947-07-13 - Nova et Vetera - O fetichismo da "instrução" e do "social" / Não é o analfabetismo o principal responsável pela onda de crimes e de irresponsabilidade que nos avassala. A Alemanha era um dos países mais alfabetizados do mundo e caiu na arapuca do nazismo. Não nos consta que os “gangsters”, os falsários, os tubarões do alto comércio, os comissários do povo e diretores de campos de concentração, não nos consta que os mais conspícuos representantes do crime organizado deste século vinte sejam indivíduos destituídos de qualquer cultura ou instrução.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo III - A tranquilidade e a proeza: * Exemplos de proeza * Proezas de caráter religioso * A proeza de nossa vida.

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 5 - The Virtue of Aseity and Family Life

 

20/03/2019

Artigos em O Legionário:

1947-07-06 - Nova et Vetera - Os que balem com os cordeiros e uivam com os lobos / Muito se tem falado e escrito sobre as relações e afinidades doutrinárias entre o totalitarismo socialista da esquerda e o totalitarismo socialista da direita. É bem verdade que ainda andam soltos por aí certos mistificadores da opinião católica que fazem coro como os agentes soviéticos quando contrapõem o nazifascismo ao comunismo, mostrando uma indisfarçável inclinação por este último. Como, porém, bem acentua James Burnham, “a pretensão dos comunistas no sentido de serem os líderes mundiais na luta contra o fascismo”, é - do ponto de vista dos que não são nem fascistas nem comunistas - uma das pilherias mais irônicas da história.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / Capítulo II – Pequena história da calma: A seriedade e a calma * Os “anos loucos” (1920-1930) * No tempo de Talleyrand * A calma e o seu oposto no século XX * Sob a ditadura do corre-corre * O homem-máquina * As cogitações possíveis apenas na calma * Inteligência e reflexão

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 4 - The Virtue of Aseity: A Fundamental Building Block of Christian Society

1980-02-08 - The Lullaby Revel Didn't Mention / The Soviet lullaby and the Catholic opinion - Pius XI, Pius XII, John XXIII, Paul VI, Vatican Council II, Jacques Maritain - I can affirm it, now more than ever, because I was one of the constantly diminishing few who affirmed it with unflagging continuity all through the years when nearly the whole world appeared to be lulled in that sinister sleep. Among the Catholics on center stage, no thought was considered so obtuse and no style of action deemed so hickishly backward and counterproductive as that of anti-communism. (...) Ah! How delightful it is to be an opportunist!

Español:

1984-06-14 - “Poblad toda la tierra” / Poblad la tierra que es un don de Dios y hacedla rendir sus frutos. Los pueblos católicos han hecho esto con trabajo y paciencia secular. Han obedecido este mandato en su inmensa mayoría - Oh, incomprensible CNBB (Conferencia Nacional de Obispos de Brasil), por cierto el más intrincado y amenazador interrogante que hay en este nuestro inmenso, hermoso y querido Brasil.

 

19/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Nobreza, humildade, calma e a lógica de São José

* São José, Protetor da Igreja Católica

* O Patrocínio de São José

Español:

* San José, la calma y la lógica hasta el heroísmo

English:

* The calm, the coherence and the logic of St. Joseph

Italiano:

* La logica di San Giuseppe

 

18/03/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1945-05-13 - Ao celebrarmos o advento da paz, não nos esqueçamos da lição que encerra esta guerra - O "Legionário" passa em revista os principais acontecimentos relacionados com a grande hecatombe / As previsões do "Legionário" a propósito da II Guerra e suas realizações (com a indicação das datas de todos os artigos mencionados, facilitando assim para quem queira estudar esse importante assunto).

Artigos na Folha de S. Paulo:

1980-02-08 - A "Berceuse" de que Revel não falou / A Igreja (...) também sofreu os efeitos adormecedores de lúgubre e análoga nina-nana. Posso afirmá-lo, agora mais do que nunca, pois fui dos poucos – e cada vez mais raros – que o afirmaram com inquebrantável continuidade ao longo dos anos em que o mundo inteiro, ou quase tanto, parecia embalado no sono sinistro. E nos meios católicos postos em galarins nada se tinha por tão obtuso como pensamento e por tão encaipiradamente atrasado e contraproducente como estilo de ação, quanto ser anticomunista. (...) Oh, como é deleitável ser oportunista...

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira - Cap. I, A perda e a reconquista da calma

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 3 - Centralisation: A People vs. the Masses

Español:

N° 21 - Dos ideales femeninos

 

15/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Clemente Maria Hofbauer (15 de março)

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira - Cap. I, A falsa calma; Falsa calma que resulta de uma heresia

Español:

1966-03-14 - "Seguir la corriente es cobardía. El que quiera indicar el camino a nuestro tiempo, que vaya a encender su rayo de luz en la propia Revelación" (San Clemente María Hofbauer)

Italiano:

1966-03-14 - San Clemente Maria Hofbauer: “Nuotare seguendo la corrente è da codardi”. Proclamare le “verità improponibili oggi” della Santa Chiesa

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I, Chapter 2 - The Family at the Origin of Feudalism

 

14/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* "In hoc signo vinces" [Com este sinal – a Cruz – vencerás], disse uma Voz a Constantino num momento em que parecia incerta a sorte das armas. Essa Voz não se calou durante quinze séculos, e ainda hoje é a mesma a sua mensagem para o mundo hodierno.

Artigos em O Legionário:

1947-06-15 - Nova et Vetera - O império anti-soviético / O problema da unificação do poder político mundial

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira - Cap. I, Um animal que é exemplo de calma; Sublime exemplo de calma

English:

2010 - The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society / Part I - The Christian Institution of the Family and the Role of Personality, Chapter 1 - The Family in Ancient Times

 

13/03/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1980-01-18 - Jeito, jeitão, jeitinho / Políticos e cientistas formam, no Brasil, greis que dificilmente se encontram. E, quando se encontram, raras vezes se entendem. O feitio de espírito, a disposição temperamental e o estilo de vida do cientista são opostos aos do político. (...) Se o cientista e o político se encontrarem para conversar, um e outro poderão pensar que estão esbanjando tempo. O político terá olhos postos nos eleitores que se vão "desaglutinando", enquanto ele conversa com o cientista. Este, por sua vez, lamentará o tempo perdido, enquanto seus colegas aprendem tranquilamente e a fundo coisas que ele depois não terá tempo de estudar senão atabalhoadamente, para não perder a corrida.

Artigos em O Legionário:

1947-06-08 - Nova et Vetera - A força do guarda-chuvas / A expansão comunista na Europa foi não somente permitida, mas ativamente promovida pela política dos aliados. Essa constatação não é apenas do LEGIONÁRIO, porém de quem se dedique à observação dos fatos históricos. Assim, o livro “The struggle for the World” de James Burnham (1947) assinala os erros da política das nações aliadas em relação à Rússia soviética. - O objetivo dos comunistas não é fazer da China uma nação democrática unificada, mas transformá-la em uma província sob o jugo do totalitarismo comunista.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira - Cap. I, Dois níveis de calma; A felicidade e a calma

Español:

N° 35 - Doctrina y arte: nexo que los comunistas comprendieron

English:

N. 21 - Two Feminine Ideals

 

12/03/2019

Artigos em O Legionário:

1939-01-29 - Patriotismo autêntico / O patriotismo é uma virtude sublime. Tanto basta para que todas as suas deformações e corrupções possam facilmente ser postas em ridículo: “corruptio optimi pessima” - Basta ler sobretudo nossa história religiosa, para que se possa ver claramente que o brasileiro, quando se empolga por um ideal que dele se apodera inteiramente, é capaz de chegar aos mais extremos sacrifícios, aos mais árduos esforços, às mais absolutas privações. Lemos nos Santos Evangelhos que o Salvador curava os cegos, os aleijados, os paralíticos, os loucos, e que essas curas afirmavam implicitamente seu poder para curar todas as misérias morais do homem. Por que, então, não acreditamos realmente, seriamente, ardentemente, entusiasticamente, que na Sagrada Eucaristia todos os defeitos do Brasil poderão ser curados, e que o brasileiro ainda poderá ser um homem à altura das grandezas materiais dentro das quais nasceu?

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira. Capítulo XIII – Confiança, palavra que nos acalma / “O nervosismo é, no fundo, uma forma de masoquismo psicológico”.

Multimedia:

1980-07-25 - Entrevista concedida à Associated Press a respeito dos mais diversos temas

English:

* The disastrous comedy of the U.N.

Italiano:

* “Tutto si riflette negli occhi..."

 

11/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Um dos maquiavelismos da guerra psicológica consiste em que seus verdadeiros dirigentes quase nunca aparecem. E os responsáveis ostensivos por ela sejam não raras vezes inocentes úteis, propensos a atentar apenas para os efeitos imediatos das coisas.

Livros:

2013 - A Calma e sua gentil superioridade. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira / No que consiste a calma? Como mantê-la? Como se pode perdê-la? Como (re)adquiri-la? Aspectos naturais e sobrenaturais da calma - Estas são algumas - entre tantas outras - das focalizações dadas a um dos pontos de que mais pode carecer uma pessoa que viva nos presentes dias. As postagens dessa obra serão breves com a intenção e a viva recomendação de que nossos leitores obtenham o próprio livro.

Italiano:

1983-10-16 - La vita terrena è il bene supremo dell’uomo?

English:

1981-08-18 - The Nun and the Fireman / What is better for the masses, so deserving of heartfelt sympathy: to satisfy their hunger today and see their indignation diminish and the duration of the dictatorial communist regime be prolonged? Or to endure a few more weeks or even a few more days of hunger in order to give time for popular indignation to overthrow the government and the regime? As long as the communist regime lives, the people will always have hunger crises. Isn't it better to let them get rid of the regime?

 

08/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João de Deus (8 de março): num semblante comum, o olhar superior de um Santo

Especial / Frases e axiomas:

* O poder de destruição de um ato contrário à Lei de Deus e à dos homens se mede muito menos pelo número das vítimas, do que pela elevação do preceito transgredido. E pela gravidade da lesão.

* Em geral, nada é mais efêmero do que, em política, as posições ecléticas e intermediárias. Elas trazem em seu bojo a contradição, e a contradição é - por sua natureza - algo de instável e precário.

Artigos em O Legionário:

1947-06-01 - Nova et Vetera - Começamos por onde a Rússia terminou / A questão do imposto territorial rural, com fortes tendências comunistas, no anteprojeto de Constituição apresentado à Assembleia Constituinte do Estado de São Paulo.

English:

N. 28 - Equalizing Everything: A Mania, Not a Necessity

 

07/03/2019

Entrevistas:

1982-10-03 - Abertura é “pobre”, afirma líder da TFP (entrevista concedida à "Folha de S. Paulo", através de seu repórter Ricardo Kotscho) / “Não foram criadas condições estimulantes para a intervenção das forças vivas da nacionalidade no debate político”.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1981-08-18 - A irmã e o bombeiro / Para as multidões carentes, tão dignas de entranhada simpatia, o que é melhor: matar a sua fome hoje, ver decrescer sua indignação e espichar-se a duração do regime ditatorial comunista? Ou suportar mais algumas semanas, talvez só alguns dias de fome, a fim de dar tempo à indignação popular de jogar por terra o governo e o regime? Enquanto o regime comunista viver, terão sempre novas crises de fome. Não é melhor deixá-los que se desfaçam do regime?

1981-07-11 - O homem-saúva / O homúnculo, o homem-saúva, detesta a luta mais do que tudo. Esta acarreta grandes esforços, só entusiasma as grandes almas, ocasiona a fulguração de grandes infortúnios. O homem-saúva luta, por isto, contra todas as formas de luta. Singular batalha, que ele trava cedendo, fugindo (para baixo, bem entendido), capitulando; deixando-se esmagar até, se não houver outra solução. A esta família de almas pertencem os incondicionais do ecumenismo. Ele quer fundir todas numa só pan-religião, aliás mais ou menos atéia. Para o homem-saúva, todas as crenças e todas as descrenças devem confundir-se no mesmo ralo do ecumenismo. Pela mesma razão, o homem-saúva está pronto a dar de barato sua pátria, como faz com suas crenças. O inimigo, ele prefere não o ver.

English:

1981-07-11 - The Termite Man: the triumph of midgets in modern society / He detests everything which is elevated, noble or harmoniously unequal. For the termite-man the more equality the better, and because he sees in the left an invitation to a completely razed and flat equality, there, on the way to communism or anarchy, lie his pacifistic aspirations. We live in a time of revolution. It is banal to say so. Yes, it is the revolution of the termite-men against anything that has any grandeur.

 

06/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Quarta-feira de Cinzas: alegria da penitência

Mariologia:

1967-03-17 - Dores e alegrias entrelaçaram-se continuamente na vida da Mãe de Deus

Artigos na Folha de S. Paulo:

1981-06-0 - Medíocres, mediocratas etc. / Distingo entre medíocres e medianos. Tem-se o direito de ser mediano, tanto quanto o de ter nascido com um estofo pessoal vigoroso, ou apenas suficiente. A mediocridade é o mal dos que, inteiramente absorvidos nas delícias da preguiça e pela exclusiva deleitação do que está ao alcance da mão, pelo inteiro confinamento no imediato, fazem da estagnação a condição normal de suas existências. Não olham para trás: falta-lhes o senso histórico. Nem olham para frente, ou para cima: não analisam nem prevêem. Têm preguiça de abstrair, de alinhar silogismos, de tirar conclusões, de arquitetar conjecturas. Sua vida mental se cifra na sensação do imediato. A abastança do dia, a poltrona cômoda, os chinelos e a televisão: não vai além seu pequeno paraíso. (...) O ecumenismo, com a infatigável e vã tagarelagem de seu diálogo, é bem a religião dos mediocratas. Uma espécie de seguro, ou de resseguro, para a vida e para a morte, mediante a qual todas as religiões são solicitadas a dizer em coro que indiferentemente, com qualquer delas, os homens podem alcançar para sua saúde, seus negócinhos e sua segurança, e mesmo depois da morte um bom convívio com Deus.

English:

1981-06-20 - The Mediocre and the "Mediocrats" / I distinguish between the mediocre and the average. A person his just as much right to be average as he does to be born with abundant, or merely sufficient, personal qualities. Mediocrity is the evil of those who, completely absorbed by the pleasures of laziness and taking delight only in whatever is within reach of their hands, totally confining themselves to the immediate, make stagnation the normal condition of their existences. (...) As if all this weren't enough, ecumenism, with the indefatigable and vain prattle of its dialogue, is quite appropriately the religion of the mediocrats. It is a kind of insurance, or reassurance, for life and death, through which all religions are urged to say in unison that, regardless of which one of them they choose, men can attain for their health, their petty businesses and their security – even after death – a good relationship with God. In this perspective, it appears that God is indifferent to what religion a man follows. You can even blaspheme Him and persecute Him. You can even deny Him. He is indifferent to all of men's actions. Olympically indifferent. Ecumenically indifferent, just as the mediocre, in their turn whether they have a Crucifix, some china or ceramic Buddha, or some amulet where they sleep or work are olympically indifferent to God.

 

05/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Quando, entre dois grupos em luta, um começa a ser dirigido pelos respectivos duros e outro pelos respectivos moles, todos os entrechoques passam a ser os do pote de ferro contra o pote de barro...

* Para ser espião é preciso ter certo grau de inteligência. Muito mais para ser "desviacionista". Consiste a missão deste em infiltrar-se até no cerne do partido adversário, em semear fatores de divisão, em sugerir manobras erradas, em fomentar o desânimo decorrente dos reveses. Ou seja, em produzir a derrota.

Livros:

* Sínodo para a Amazônia: rumo à concretização das previsões feitas em 1977 no livro "Tribalismo Indígena, ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI"? Ou o referido Sínodo irá ainda mais longe?

Italiano:

* 1982-05-22 - Ipotesi, ipotesi... / Un illuminante flash sul dopo-Malvine: "Mosca potrebbe forse sperare di 'vietnamizzare' tutto il continente!"

Deutsch:

1996 - Leiden Christi, Leiden der Kirche

 

04/03/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Casimiro, Príncipe (4 de março): a santidade consiste sobretudo em ser e não em fazer

English:

* The Amazon synod? - "Indian Tribalism, The Communist-Missionary Ideal For Brazil in The Twenty-First Century" (1977)

1959 - The Apparent Intervals of the Revolution

Español:

1967-03-17 - Dolores y alegrías se entrelazaron continuamente en la vida de la Madre de Dios - "Ella sabía de esto, medía esto, sin embargo lo aceptaba todo. Deseaba que fuera así. Era como que un sacrificador, un sacerdote que inmola la Víctima Divina en lo alto del Calvario. (...) Aquí está la grandeza de la Santísima Virgen. No tanto por la enormidad de dolores que sufrió, sino por haber deseado sufrir lo que sufrió. Ella quiso que su Hijo hiciera ese sacrificio tremendo y admirable por amor a cada uno de nosotros, porque Dios quiso sacrificar por amor a nosotros a su Hijo Unigénito."

Italiano:

1972-04-04 - Continuatori di tutte le glorie passate della Chiesa

 

01/03/2019

Especial / Frases e axiomas:

* D. Juan d’Áustria, o heróico vencedor dessa célebre batalha naval (Lepanto), que de nenhum modo equiparo, nem o melhor creme da direita espanhola jamais equiparou, com Francisco Franco Bahamonde.

* Os jornais são feitos para o público, o qual é a grande realidade – perenemente interessante, inesgotavelmente variável, e, em cada país, transbordante de peculiaridades – para o serviço do qual o jornalista tem de adaptar-se.

Multimedia:

1973-09-22 - Meditação segundo Santo Inácio de Loiola sobre o inferno

Italiano:

1991-01-16 - La Rivoluzione totale

 

28/02/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1982-09-09 - Querem mesmo a escravidão? / Permanecer hesitante, indiferente, átono, não é comigo. Procuro animar e dotar de argumentos novos os que pensam como eu. Esgrimo com os que estão em desacordo. Falo amigavelmente com os hesitantes, na persistente esperança de lhes proporcionar pelo menos um pouco de certeza, no maremagno das hesitações em que deploro vê-los tatear. Para quais eu mais gosto de escrever?

Artigos em O Legionário:

1947-05-25 - Nova et Vetera - Trancas em casa arrombada / Stalin se confessa plenamente satisfeito com a marcha do comunismo na Inglaterra, onde ele é realizado sob rótulo do socialismo trabalhista por vias pacíficas, embora continue pessoalmente a preferir os processos violentos, que são o caminho, mais curto para a bolchevização.

English:

1965 - Unperceived Ideological Transshipment and DIALOGUE (book) / “Communism cannot accept the coexistence with anyone who, contrary to itself, professes a philosophy based on the recognition of the truth and the good as absolute, immutable, transcendent values existing in a perfect way in the divine essence”.

Italiano:

* La denuncia del “dialogo” modernista / “Il comunismo non può accettare la coesistenza con chi, contrariamente a quanto esso sostiene, professa una filosofia basata sul riconoscimento della verità e del bene come valori assoluti, immutabili, trascendenti, esistenti in maniera perfetta nell'essenza divina”.

 

27/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Gabriel da Virgem Dolorosa: modelo (sobretudo) para os jovens de devoção a Nossa Senhora e de pureza

Especial / Frases e axiomas:

* Se eu tivesse a desdita de ser comunista, seria vivamente contrário (por detrás dos bastidores, bem entendido) ao reconhecimento legal de meu partido. Porque tal reconhecimento não conduziria senão a mostrar a irremediável insignificância dos contingentes eleitorais de que ele dispõe.

* A condição de nobre – com ou sem título – impõe deveres muito mais onerosos do que o comum dos homens.

Manifestos:

1982-05-07 - Brasil, Argentina e Inglaterra face a um inimigo comum: o poderio soviético / Russo fala sobre como financiou comunistas na América do Sul - 26 ANOS DEPOIS, NÚMERO DOIS DA KGB CONFIRMA ACERTO DE MANIFESTO DE PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA!

Artigos em O Legionário:

1947-05-11 - Nova et Vetera - Águas para o moinho totalitário

English:

1983-03-26 - Plato in the union / The mediocre man has no idea that his superficiality can have profound effects - The sowers of tyranny profit from the typhoon of demo-mediocrity - Plato: the radicals of liberalism in a democracy, the true fathers of dictatorship

 

26/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Nada afirmar, nada negar, por quase nenhum direito reclamar, contra nenhuma obscenidade protestar, enfim arvorar a moderação como regra suprema do pensar, condição forçosa do querer, do sentir e do agir; tudo isto atirou o Ocidente no pantanal da mediocridade.

* Legislar sobre o trabalho: a coisa é indispensável, pode ser justa, pode até ser ótima. Se aos operários se derem todos os direitos, mas as contribuições previdenciárias tirarem o de fazer dinheiro, ter-se-á dado contra o mundo do trabalho um golpe brutal.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1982-05-22 - Hipóteses, hipóteses... / Quanto à presente crise na Venezuela e suas consequencias a nível não sómente latino-americano, mas mundial, por que não aplicar - com as devidas adaptações, obviamente - as hipóteses formuladas pelo Prof. Plinio nesse artigo na "Folha"?

1982-07-24 - Garantia notarial, tabelioa... / Estou persuadido de que a vietnamização da América do Sul é velho plano do qual de nenhum modo abrirá mão Moscou. E se aparecer no horizonte nova complicação política tendente a nos vietnamizar, o presente artigo tem uma utilidade como que notarial, tabelioa. Pois me servirá de prova de que, por detrás dessa nova complicação, desde o início estivera Moscou.

English:

1987-06-06 - The Honeycomb, the Lily and the Bomb / For the restoration of the indissoluble marriage to have viability, it is necessary that what should first be restored, in uncountable souls, is the desire for seriousness, austerity and mortification. This, and something more, which can be expressed by the word, sweet like a honeycomb, perfumed like a lily, and nonetheless, explosive like a bomb in today’s world. That word is purity. And it is closely followed by two sisters, no less sweet, no less suave, and with no less power of explosion. They are virginity and honor.

 

25/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Pensar, e por meio do pensamento conquistar a Verdade, amá-LA, servi-LA, eis o grande fim da vida. A Verdade? Sim, e com "V" maiúsculo. A Verdade, personificada naquele que disse de Si: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo. 14,6).

* O medíocre possui alguma noção de muitas coisas. Noção vaga e flutuante, bem entendido, que não lhe custe adquirir nem conservar. Seu espírito flanador aborrece os conceitos precisos e profundos. A superficialidade do medíocre, ele mesmo não imagina que possa ter efeitos entretanto profundos.

Español:

1992-10-29 - La TFP y la homosexualidad / ¿Cómo ve el rechazo de la sociedad a la homosexualidad?

Nº 172 - Desprecio pagano por la vieja que reza - "En esta época en que la Iglesia es como una inmensa ciudadela atacada por incontables enemigos por dentro y por fuera, se tiene la impresión, al oír a éste o aquél, que el gran peligro está en la beata. Sí, en la beata, esa pobre viejecita sin pretensiones ni aspiraciones mundanas, que se viste con trajes pobres, decentes pero apagados, que constituyen como que el uniforme de la resignación, de la renuncia y de la fe. Sí, viejecitas como éstas de nuestra fotografía, que ponen toda su alegría en expandir junto al Sagrario y al altar de la Virgen María las aflicciones del aislamiento en que viven y de la pobreza que sobrecargan, o la esperanza del cielo, que las sustenta."

English:

1992-10-29 - “Homosexual Union is the Opposite of the Family”

Italiano:

1992-10-29 - Le unioni omosessuali sono l'antitesi della famiglia / Intervista concessa dal Prof. Plinio alla televisione brasiliana SBT sul problema delle cosiddette “unioni omosessuali”.

Deutsch:

1964-02-22 - Die Kathedra Petri

 

22/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Cátedra de São Pedro

Especial / Frases e axiomas:

* Para vencer, não devem os candidatos procurar ajustar suas campanhas eleitorais ao quadro-fake de uma opinião pública brasileira socialo-comunista. Falem com timbre claro, leal e valente, a linguagem que os setores centristas e até reacionários da opinião pública gostam de ouvir. E as urnas lhes dirão que terá vencido o candidato que falou ao Brasil real, e não o que tenha falado a um Brasil irreal, um Brasil-fake, paraíso dos comunistas e de seus vizinhos ideológicos.

* Uma concepção a-filosófica e a-religiosa da sociedade, meramente econômica e profissionalista, dá origem ao grande desespero das multidões contemporâneas. Ontem estas se esbaldavam para fazer capital, hoje para fazer revolução, e já amanhã para se atirarem no bueiro do miserabilismo niilista, isto é, na glorificação do andrajo e da miséria, da sujeira, do desmazelo e do caos.

Artigos em O Legionário:

1947-05-04 - Nova et Vetera - Subversão branca na ordem legal

Deutsch:

1969-09-02 - Der Hass der Revolutionäre auf die Königstreuen in der Französischen Revolution

 

21/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pedro Damião

Especial / Frases e axiomas:

* Infelizmente, a tarefa do clero de esquerda se tornou bem clara no Brasil e no mundo. Menos claro é, para muitos leitores, a missão esquerdista do capital. (...) Digressões no ar, de um reacionário situado no campo doutrinário mais genuíno em matéria de reação, como graças a Deus sou? Não: um dos maiores doutrinadores do comunismo, Engels, afirma o mesmo, e exprime a este propósito toda a sua gratidão admirativa para com o capital.

* Ó incompreensível CNBB, por certo a mais intrincada e ameaçadora charada que há neste nosso imenso, lindo e querido Brasil.

Italiano:

* 21 febbraio - San Pier Damiani: lo spirito di penitenza e contro-rivoluzionario

 

20/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Santos Jacinta e Francisco de Fatima: as lições que nos dão em matéria de sofrimento / Nada de grande se faz sem ele; os que carregam os grandes sofrimentos por amor de Deus são os únicos grandes homens da História. Porém é um sofrer ativo, ou seja, é muitas vezes tomar a iniciativa da luta, combater, romper com aqueles a quem a gente estima, arrostar a opinião dos outros, aceitar de ficar posto em situações difíceis, contrafeitas, enfim todo o sofrimento da batalha mais intrépida, mais ousada e mais cheia de iniciativa. Tudo isso é sofrer e até sofrer por excelência. Mas é preciso saber sofrer. Essa aceitação da cruz é contrária ao mito do “happy end”, de que a vida normal é aquela que termina bem e que tudo é alegria, tudo é luz e que o sofrimento é uma espécie de bicho de sete cabeças que malucamente invade a vida das pessoas. É o contrário: a vida que não tem cruzes é uma vida que não vale nada.

Especial / Frases e axiomas:

* O Estado não tem o direito de agir contrariamente à Lei de Deus. Aliás, se o Estado – leia-se Constituinte – o fizer, só poderá ser maléfico. Pois tudo quanto se faz de contrário à Lei de Deus é contrário à ordem profunda das coisas, é nocivo a essas mesmas coisas. A fonte de todo êxito é a conformidade com a vontade de Deus.

Artigos em O Legionário:

1947-04-27 - Nova et Vetera - O pão nosso de cada dia / O "Padre (Pai) Nosso" encerra a chave do problema de nossos males, que não é somente de ordem material, mas sobretudo de ordem sobrenatural. Não só de pão vive o homem, mas mesmo para a equitativa distribuição do pão quotidiano, sem apelo para a ordem sobrenatural não sairemos do pantanal em que nos debatemos. É o que em seu tempo já assinalava São Tomás de Aquino em seus comentários à oração dominical que aqui transcrevemos.

Italiano:

* 20 febbraio - Giacinta e Francesco di Fatima: come la Madonna tratta le anime elette

English:

1965-02-19 - Fatima and the Necessity of Suffering

 

19/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* O comunismo só tem importância no mundo latino-americano enquanto infiltrado na Igreja (Católica).

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-11-17 - Desbravamento e terras ociosas / "Propriedade ociosa" – "terras ociosas": a expressão é trombeteada pelo agro-reformismo como a dizer "propriedade odiosa"- "terras odiosas". Com efeito, "ócio" faz pensar aí em terras preguiçosamente mantidas inúteis por donos egoístas, enquanto em seus confins agonizam na penúria populações que, se as pudessem trabalhar, sairiam de sua imerecida miséria - O desbravador está para o agricultor comum em relação análoga à do herói com o cidadão tão-só honesto e operoso. Desbravar pressupõe possuir qualidades pessoais invulgares, empregadas de modo total, para a obtenção de resultados relevantes. O desbravador é, em certa perspectiva, um dom da Providência.

Multimedia:

1979-09-08 - São João Bosco e o Céu que viu em sonho

Español:

Nº 747 - El castillo de Coca: “Se resistía con valor, pero también con elegancia” - "El castillo recuerda, sin duda, una vida noble y refinada, de mil delicadezas. Pero las delicadezas propias de la civilización cristiana se deterioran si son vividas en un clima sin heroísmo. De ahí el aspecto de heroísmo del castillo, todo él hecho para combatir (...). Se resistía con valor, pero también con elegancia, que consiste en la levedad y distinción del guerrero cuando descansa. Quien no es batallador, quien no es polémico, no tiene verdadera distinción ni verdadera elegancia. Así los nobles luchaban contra las embestidas árabes, impidiendo el avance musulmán en Europa".

Italiano:

* 20 febbraio - Francesco e Giacinta: un capolavoro della Madonna di Fatima. Analogia tra le azioni svolte dalla Madonna sui pastorelli di Fatima e sull'umanità

 

18/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* Beato Angelico (18 de fevereiro)

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-11-05 - Os semi-agro-reformistas – esses inocentes úteis / A tática comunista usa por sistema coligações com correntes opostas. Chamam isto de tática dos "companheiros de viagem".

Español:

Nº 775 - El tigre: agilidad aliada a la sorpresa - "Esa es la agilidad del tigre, que ante todo simboliza la agilidad de la percepción del espíritu humano. Parece captar las cosas fugaces, los matices, los peligros y los movimientos. (...) Una de las más elevadas formas de agilidad es saber emplear la sorpresa. Cuando anda despacio en el bosque, su apariencia es la de que no percibió la presa y que se aleja de ella. Cuando la presa imagina que él se está yendo, el tigre se da vuelta y salta sobre la víctima. Como que finge, para poder atacar con seguridad".

Italiano:

* Beato Angelico, il "san Tommaso" della pittura

* Buonismo: imitazione unilaterale di Gesù e sistematica impunità del male / Se nel Nuovo Testamento la Misericordia ampliò l’effusione delle grazie, da un altro canto la giustizia riscontra nella respinta delle grazie maggiori, crimini maggiori da punire. Intrecciate intimamente, ambedue le virtù continuano a sostenersi reciprocamente nel governo divino del mondo. Dunque, non è esatto affermare che nel Nuovo Testamento ci sia posto soltanto per il perdono, e non per il castigo.

 

15/02/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-04-21 - Invasões, reforma agrária e temas conexos

1986-06-20 - Constituinte sem plebiscito: inautenticidade / As invasões de terra têm valido por um verdadeiro plebiscito contra a Reforma Agrária. Pois, todas ou quase todas as invasões noticiadas pela imprensa resultam da ação de desordeiros extrínsecos às fazendas. Nunca ou quase nunca da revolta dos colonos ou dos bóia-frias que trabalham na fazenda. O que demonstra, com clareza de cegar, que reina habitualmente a harmonia entre estes e os fazendeiros. De onde se explica a natural e tradicional influência destes últimos.

Artigos em O Legionário:

1947-04-20 - Nova et Vetera - Ingenuidade ou conivência / Segundo São Tomás de Aquino, o prudente é um homem de ação. A opinião corrente é que a prudência é a virtude de agir sem arrebatamentos ou inconsiderações. Mas embora a temeridade e a precipitação lhe sejam vícios opostos, o fato é que o ato próprio da prudência consiste em mandar com energia e decisão quando chega o momento oportuno. Nada, portanto, mais oposto à virtude da prudência que esse medo de agir, esse pavor de atitudes claras e desassombradas que hoje transforma o católico em um indivíduo dominado pelo complexo de inferioridade, sempre agachado pelos cantos, receoso de ferir a susceptibilidade dos inimigos da Igreja pelo livre e sincero confessar das verdades de nossa Fé que se contrapõem aos desígnios dos mentores da subversão social.

Español:

* La idolatría de la popularidad y la impopularidad del Divino Maestro / Procedimiento evangélico para con los hombres de mala doctrina - Nunca sacrifiquemos, disminuyamos o manchemos la verdad, por mayores que sean los rencores que con esto pesaran sobre nosotros. Nuestro Señor nos dio el ejemplo, predicando la verdad y el bien.

 

14/02/2019

Artigos na Folha de S. Paulo:

1986-07-26 - PT, fator de desestabilização / Direitista, eu me honro de ser de modo ininterrupto, desde os bancos acadêmicos, nos remotos anos trinta. E também hoje, na qualidade de presidente do Conselho Nacional da TFP, me posiciono como direitista categórico e declarado (o que, obviamente, não quer dizer radical, no sentido pejorativo que a esquerda, e seus disciplinados "companheiros de viagem" do centro, atribuem ao termo).

Artigos em O Legionário:

1947-04-13 - Nova et Vetera - Não confundir Simão Mago com São Pedro / Certo “prelado” cismático residente na América do Norte fez interessantes declarações à imprensa, pelas quais procurou desmascarar o embuste da atual proteção dispensada pelo governo soviético a uma facção da igreja cismática em troca do apoio por ela emprestado à propaganda bolchevista. Segundo tais declarações, essa aliança entre comunistas e cismáticos foi feita, conforme sempre afirmamos, para mais rápida e eficazmente se proceder ao envenenamento do sentimento religioso - Segundo dados do Anuário Pontifício de 1946, a hierarquia católica na Rússia soviética se acha representada por uma série de sedes vacantes e de prelados presos ou exilados.

Español:

* "Que vuestro sí sea sí, y vuestro no, no" / Pero ¿éste lenguaje no repele a las almas? A las almas duras, frías, tibias, sí. Pero si Nuestro Señor no quiso tener entre los suyos a tales almas, y usó un lenguaje apto para desviar de sí a esos elementos inútiles, ¿queremos nosotros ser más sabios, más blandos y más compasivos que el Hombre-Dios, y llamar hacia nosotros a los que Él no quiso?

Français:

* L'idolâtrie de la popularité / Ne sacrifions, diminuons ou altérons jamais la vérité, aussi grande que soit la haine qui pourrait peser sur nous. Notre Seigneur nous en a donné l'exemple en prêchant la vérité et le bien.

Italiano:

* 14 febbraio - Il ruolo dei Santi Cirillo e Metodio. L’economia della grazia della Divina Provvidenza

 

13/02/2019

Multimedia:

1977-01-18 - Papa Pascoal II: a penitência mais agradável a Deus

Artigos em O Legionário:

1947-04-06 - Nova et Vetera - Almas de esparadrapo / Pio XI na Encíclica “Divini Redemptoris”: Os comunistas "perfidamente procuram infiltrar-se até em associações abertamente católicas e religiosas. ... Sem renunciar no mínimo que seja a seus perversos princípios, convidam os católicos a colaborar com eles no campo chamado humanitário e caritativo, propondo às vezes coisas completamente conformes ao espírito cristão e à doutrina da Igreja. Em outras partes levam sua hipocrisia até fazer crer que o comunismo em países de maior fé e cultura tomará um aspecto mais suave, não impedirá o culto religioso e respeitará a liberdade das consciências. E até existe quem ... deduza que o comunismo está para abandonar seu programa de luta contra Deus. ... Os fiéis não se deixem enganar. O comunismo é intrinsecamente perverso e não se pode admitir que colaborem com ele em nenhum terreno".

Español:

* Admirable lección de energía y de combatividad del Divino Maestro / “Dejadlos, son ciegos, guías de ciegos. Y si un ciego guía a otro ciego, los dos caerán en el hoyo”. ¿Podría irritar este lenguaje? ¿Podría suscitar contra el Salvador el odio de los fariseos, en lugar de convertirlos? Poco importa. Las acomodaciones fáciles, si bien que ilusorias, no podían ser practicadas por el Maestro, que prefirió para sí, y para sus discípulos de todos los siglos, la lucha declarada.

Deutsch:

1969-09-05 - Gottelästerliche und blasfemische Parodie einer liturgischen Zeremonie zu Ehren eines ermordeten Revolutionärs

 

12/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Para que a restauração da indissolubilidade (do matrimônio) tenha viabilidade, é preciso que se restaure previamente, em incontáveis almas, o anseio de seriedade, de austeridade, de mortificação. Sim, e de algo mais, que se exprime por uma palavra doce como um favo de mel, perfumada como um lírio e que, entretanto, detona hoje em dia como uma bomba. Essa palavra é: pureza. E ela vem seguida de perto por duas coirmãs, não menos doces, nem menos suaves, mas com um poder de detonação ainda maior. Essas são: virgindade e honra.

Artigos em O Legionário:

1947-03-23 - Nova et Vetera - Enfrentemos os mandarins / Seja nossa atitude perante os não católicos a quem desejamos fazer o bem idêntico a de um São Francisco Xavier ao manifestar seu desejo de “declarar guerra aos demônios e a todos os seus partidários”, quando se decidiu a realizar uma arriscada viagem de evangelização pela China, lugar onde os estrangeiros estavam proibidos de entrar, sob pena de morte, sobretudo se tentassem desviar os pagãos chineses de seu culto idolátrico oficial. Nenhum lugar mais apropriado para uma cautelosa tática indireta por meio do apelo às verdades naturais. Qual foi, porém, o programa traçado pelo Apóstolo das Índias para empreender essa luta?

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 12 - El problema de la vejez: ¿Madurez o decadencia? - "(...) la vejez, si puede representar la plenitud del alma, es ciertamente una decadencia del cuerpo. Y como el hombre contemporáneo es materialista y tiene los ojos cerrados para todo lo que es del espíritu, claro está que la vejez ha de causarle horror. Pero (...) si un hombre supo durante toda su vida crecer no sólo en experiencia, sino en penetración de espíritu, en sentido común, en fuerza de alma, en sabiduría, su mente adquirirá en la vejez un esplendor y una nobleza que se translucirá en su rostro y será la verdadera belleza de sus últimos años."

Italiano:

* Miniatura di Re, prototipo di servo

 

11/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

1965-02-04 - As aparições de Lourdes e a Mediação Universal de Nossa Senhora.

1964-02-03 - Nossa Senhora de Lourdes: indiferença e má fé do mundo ante Seus milagres

Especial / Frases e axiomas:

* Nada pior do que a inércia ou até a cumplicidade covarde com um inimigo que lhe é oposto irremediavelmente. Colaborações deste gênero podem adiar as catástrofes, mas comprometem irremediavelmente todas as possibilidades de salvação. Se o inimigo irredutível espera um pouco, ele está somente afiando a faca. E não esperemos que os sorrisos que lhe tenhamos prodigalizado concorram para tornar o golpe menos certeiro ou menos profundo.

Artigos em O Legionário:

1947-03-09 - Nova et Vetera - O começo de todas coisas é a Santa Igreja Católica / O que falta a muitos católicos é esse verdadeiro espírito sobrenatural que nos deve levar a confiar nas promessas feitas por Nosso Divino Salvador ao fundar a Santa Igreja. E que assim dão a impressão, aos não católicos, de que afinal a Igreja não seria uma instituição divina tão necessária, pois mesmo fora de seu redil pode-se acomodar um mínimo de princípios baseados no direito natural, com os quais os homens seriam capazes de desempenhar satisfatoriamente seus deveres sociais.

1947-03-16 - Nova et Vetera - O rótulo católico / Até que ponto, em nossa ação social, será conveniente - ou mesmo necessário - não apresentar nossas ideias, nossos princípios, nossos planos, sob o rótulo católico? Nosso dever de lealdade nos deve levar, como norma geral, a confessar claramente a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua Igreja perante os homens. Diz Santo Agostinho que a pior espécie de mentira é aquela praticada com o fim de converter.

English:

1965-02-06 - Lourdes’ Lesson in Suffering: Why would Our Lady cure one and not others?

 

08/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Os centristas e os direitistas são – cada um desses setores a seu modo – homens de ordem. E o próprio de quem ama a ordem consiste em não exprimir seu desagrado em termos de agitação e desordem. Essas últimas constituem a única linguagem dos prosélitos da anarquia, do caos e da violência. A indignação da ordem se exprime em termos de protesto digno, com uma força calma, segura de si, e disposta à luta. À luta de cavalheiro, que é diametralmente o oposto da fanfarronada agressiva e vulgar dos piquetes de greve, das "ocupações" lesivas ao patrimônio de outrem, e congêneres métodos de protesto.

Artigos em O Legionário:

1947-02-23 - Nova et Vetera - Nenrod, o robusto caçador / Procurando eliminar os conflitos internacionais entre as nações por meio de uma utopia de um único Estado cosmopolita, que garantia teremos de que não surgirão outros conflitos internos no arcabouço desse mesmo superestado? Quando os tratados perdem sua eficácia, por não serem observados, muitas vezes porque apenas representam uma dissimulação de intenções, o recurso às armas se impõe. O remédio, portanto, estaria em instaurar novamente o direito internacional entre os povos, salvaguardando a soberania e a liberdade das nações.

1947-03-02 - Nova et Vetera - “Eis que vos envio como ovelhas para o meio dos lobos” / Dizia Donoso Cortês que as nações são o que são não por causa de suas instituições sociais e políticas, mas por causa dos homens que se acham por detrás dessas mesmas instituições. Por outras palavras, não acreditava ele na eficácia da ação dos católicos para reformar essas instituições e através delas toda a nação, sem antes ser realizado o ingente trabalho de conversão, de reforma dos homens.

Multimedia:

1985-12-14 - Como lecionar História para brasileiros - Dom Vital (fim)

1985-12-14 - A libertação dos escravos no Brasil: devia ter sido feita muito antes

English:

* Dignified Pride Is the Harmonious Complement of Humility

 

07/02/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* 1938-12-11 - A estratégia apostólica de Pio IX

* 1938-12-18 - A História do pontificado do grande Pio IX mereceria ser estudada a fundo pelos católicos

* 1965-12-08 - Pio IX e a Imaculada Conceição

Italiano:

1938-12-11 - La strategia apostolica di Pio IX

Español:

1971 - 07 - Trasbordo ideológico inadvertido y DIÁLOGO / A mediados de la década de los 60 se comienza a dar un múltiple y distorsionado empleo a la palabra diálogo, que refleja una planeada y metódica intención. El fenómeno alcanza también otros términos usuales en progresistas, socialistas y comunistas, como por ej. pacifismo, coexistencia, ecumenismo, democracia cristiana, tercera fuerza, etc. Cada palabra constituye una suerte de talismán destinado a ejercer un efecto psicológico propio a producir en las almas una transformación paulatina pero profunda. "Trasbordo ideológico inadvertido y Diálogo" lo denuncia y prueba que la mencionada distorsión se verifica siempre en un mismo sentido: debilitar en los no comunistas la resistencia al comunismo, inspirándoles un estado de ánimo propenso a la condescendencia, a la simpatía y al entreguismo. Más aún, llega hasta el punto de transformar a los no comunistas en idiotas útiles, cuando no en comunistas convencidos [Para la versión en PDF pinchar aquí].

 

06/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* (Quando as circunstâncias degringolam até o ponto em que) é inevitável que a polêmica deixe de ser a nobre e desinteressada esgrima dos argumentos, se transforme no "rugby" vulgar da difamação, e perca sua seriedade e sua destreza, sob a ação da peculiar coceira causada pelo fuxico.

Manifestos:

1986-01 - A TFP denuncia as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) no Brasil. Moscou passa recibo

Multimedia:

1985-12-07 - Dom Vital: seu martírio e a "Questão Religiosa"

English:

1965 - The denunciation of the modernist "dialogogue": he is dominated completely by the aim of coexistence at any cost with the adversary

Deutsch:

* Erobert der Islam Europa?

 

05/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Em situações torvas e críticas, as fantasmagorias podem impressionar mais do que a realidade.

* As grandes multidões estão exaustas de trabalhar, de penar, de ser constantemente excitadas pelas mídias para emoções paroxísticas que lotem suas horas de lazer. Elas estão exaustas de perambular com espanto no caos dos acontecimentos sem nexo do dia-a-dia religioso, cultural, político, social e econômico de nossa existência moderna. Elas querem fugir de tudo isto que as mídias lhes entrouxavam continuamente no espírito, através dos olhos como dos ouvidos. Elas querem sossego, normalidade, despreocupação. E isto as mídias lhes recusam a todo instante. Daí, pelo menos em boa parte, o insucesso. E as mídias? Pelo menos no Brasil não parecem ter aprendido a lição. Elas procedem como se vivessem num grande mito hoje em dia inteiramente vazio de conteúdo real (Folha de S. Paulo, 6 de janeiro de 1986).

Multimedia:

1973-05-20 - A grandeza e a plenitude do sacerdócio

Italiano:

* L’Islam alla conquista dell’Europa? - Il pericolo musulmano è immenso, scriveva il Prof Plinio nel 1943 - E l'anno successivo: "Il problema musulmano costituirà una delle più gravi questioni religiose del nostro tempo, dopo la fine della guerra".

Français:

* L’Islam à la conquête de l’Europe ? - Le péril musulman est immense, écrivait le Pr Plinio en 1943...

 

04/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Todo o Brasil conhece o terrível peso que têm em seu orçamento os gastos com a administração pública, dotada de incontáveis servidores, mas geralmente tida e havida como inoperante, lerda e terrivelmente inflada. – A par disso, não há quem ignore o peso terrível das empresas estatais que o Poder Público teve a inabilidade e a imprevidência de comprar e constituir na última década do regime militar
(Folha de S. Paulo, 30 de junho de 1987).

Multimedia:

1983-05-07 - Portugal, Vila Nova de Ourém, queijo Serra da Estrêla... / Portugal: onde o real se apresenta de modo tão carregado, truculento e encantador

Español:

* “Sed prudentes como las serpientes y sencillos como las palomas”

English:

1996 - The Muslim danger is immense, Plinio Corrêa de Oliveira wrote in 1943. And: the Muslim problem will constitute one of the gravest religious questions of our days after the war (5 March 1944).

 

01/02/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Não compreendo, absolutamente não compreendo, por que motivo o Brasil de há muito já não restituiu à iniciativa privada as empresas estatais cujo déficit vai devorando nossos recursos. Da mesma maneira, não compreendo como um clamor nacional autenticamente suprapartidário não forçou a adoção dessa medida (Folha de S. Paulo, 22 de março de 1989).

Artigos em O Legionário:

1936-03-29 - Comentando... A Igreja "obscurantista" / Os incêndios e destruições de igrejas e conventos, praticados na Espanha por elementos das esquerdas, agora no poder, levam-nos a repisar uma questão interessante: a quantidade de obras de arte preservadas pela Igreja Católica e que foram dilapidadas por aqueles que se consideram "anti-obscurantistas"...!

Multimedia:

1971-03-15 - O gato: sossegado e cauto, indolente nunca. Símbolo do equilíbrio operativo

English:

* Was Youth Made for Pleasure or Heroism?

Italiano:

* La gioventù è fatta per l'eroismo o per il godimento?

 

31/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Bosco (31 de janeiro) - vários documentos a seu respeito

Español:

1960-07-01/15 - Una observación de San Juan Bosco esclarece la causa de la Revolución / 1. — La unión acentua las caracteristicas (de los malos); 2. — La acentuación de las caracteristicas, engendra el odio; 3. — El odio concita a la lucha; 4. — La lucha conduce al proselitismo y a la combinación de esfuerzos; 5. — La permanencia de tales esfuerzos articulados, da lugar a una organización. - La causa motriz de toda esta sucesión de fenómenos es el odio al bien, engendrado por la perversión, cuando ésta alcanza cierto nivel de profundidad. Insisto en tal aseveración.

English:

1960-07 - St. John Bosco’s observation clarifies the cause of the Revolution

Italiano:

* San Giovanni Bosco, apostolo anche della buona stampa e della divulgazione di idee

Français:

1960-07 - Une observation de saint Jean Bosco éclaircit la cause de la Révolution

Deutsch:

1959 - Eine Beobachtung des hl. Johannes Bosco erklärt den Ursprung der Revolution

 

30/01/2019

Multimedia:

1972-01-26 - História da Igreja, lição para os católicos - A teoria dos dois palácios

Especial / Islã:

* 1946-12-29 - Intensas atividades dos muçulmanos em diferentes frentes: França, Palestina, Índia e também os republicanos espanhóis os estão bajulando.

Artigos em O Legionário:

1947-02-16 - Nova et Vetera - Pandemônio segundo planos previamente estabelecidos / Não podemos admitir atitudes mentais que consciente ou inconscientemente se baseiam em um certo fatalismo no que diz respeito a evolução (ou "evolução"...) da sociedade e de suas instituições.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1990-01-03 - Interpelando a esquerda e a extrema-esquerda

English:

1972-01-07 - How to study? To Understand, Analyze, Conclude

 

29/01/2019

Multimedia:

1971-11-19 - A virtude da magnanimidade X mesquinhez e sensacionalismo / Comentários a trechos de escritos do Padre dominicano Antonio Royo Marin (1913-2005) sobre as virtudes da magnanimidade e da magnificência: noção, características e obstáculos à sua prática. Esta exposição bem poderia ser um verdadeiro programa de vida.

Manifestos:

* 1986-10-28 - A TFP interpela os comunistas: no Brasil tem que ser como na Rússia, onde só vocês têm o direito de falar?

Artigos em O Legionário:

1947-02-09 - Nova et Vetera - Justiça maior do que a dos escribas e fariseus / Fruto da ignorância ou má fé, constantemente estamos a encontrar a afirmação de que na solução da questão social, a caridade deve ceder lugar à justiça. Isto é, a reestruturação dos quadros sociais deve decorrer de um direito e não da caridade feita ao próximo. Pondo de lado os que sustentam esta opinião por mero sectarismo e ódio à ordem social preconizada pela Igreja, procuremos destruir o equívoco em que muitos podem andar neste assunto, vítimas que são de uma confusão de conceitos.

English:

1969-03-10 - The Elimination of Inequalities in Society Hinders Our Understanding and Love of God

Italiano:

1972-04-04 - La missione dei laici oggi: fedeltà e speranza

 

28/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomás de Aquino (28 de janeiro): suas obras esclarecem até hoje as inteligências afastadas de todo pedantismo intelectual

* Meditação na festa de São Tomás de Aquino: Admirar, procurar imitar e pedir sobretudo a virtude do senso católico

* São Tomás de Aquino entrega sua alma a Deus com um ato de fidelidade e submissão à Santa Igreja

Artigos em O Legionário:

1947-01-12 - Nova et Vetera - Pio XII e o voto consciente / Embora possa variar o processo da escolha dos governantes, uma vez ela feita, o poder passa a ser exercido de modo soberano, tendo em vista o bem comum do corpo social, se a intenção é de se desempenhar um mandato verdadeiramente democrático. Com efeito, diz Pio XII “o Estado democrático, seja ele monárquico ou republicano, deve, como qualquer outra forma de governo, ser investido do poder de comandar com uma autoridade verdadeira e efetiva.”

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

* Nº 673 - Madonna del Miracolo: La felicidad inefable de la despretensión y de la pureza - "Noten la impresión de pureza que el cuadro trasmite. Comunica algo del placer de ser puro, haciendo comprender que la felicidad no está en la impureza, contrariamente de lo que mucha gente piensa. Es lo contrario. Poseyendo verdaderamente la pureza, se comprende la inefable felicidad que ella concede, al lado de la cual toda la pseudo felicidad de la impureza es basura, tormento y aflicción."

English:

1986-10-26 - Acceptance of suffering makes a man a hero

 

25/01/2019

Especial:

* Venezuela

Especial / Santos e festas do mês:

* A conversão de São Paulo (25 de janeiro) / Ele usou de uma frase que bem define o que é a vida do defensor da fé, do católico consciente de sua missão sobre a terra: “Bonum certamen certavi – Combati o bom combate”

* O Apóstolo das Gentes / São Paulo é o modelo da argúcia, intrepidez, capacidade de realização, postas ao serviço do apostolado

* São Paulo legou um verdadeiro manual de apostolado, com a gravidade de um testamento espiritual

Artigos em O Legionário:

1947-02-02 - Nova et Vetera - Um comunismo aceitável? / O comunismo deixará de constituir um perigo no dia em que abrir mão dos processos violentos e ele seria mau porque é ateu? O comunismo crente em Deus, o comunismo “Gottgläubig”, para usar a terminologia nazista, seria perfeitamente aceitável, por ficar isento da maldade do ateísmo? Esclarecendo o assunto com base em documentos pontifícios.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 815 - Rejoneo: la belleza y alegría en el riesgo - "Se tiene la impresión de que el riesgo produce psicológicamente, en el caballo y en el caballero, una bocanada de aire fresco y agradable. Cabalgar dentro del riesgo y del imprevisto, improvisando las reacciones necesarias, es en lo que consiste la belleza del rejoneo. Reacciones así recuerdan las reacciones del espíritu humano. Colocados ante el peligro en varias circunstancias de la vida, algunos hombres tienen actitudes como esas. No es sólo en el peligro de muerte, sino también en el peligro que se corre en una argumentación, en una jugada política o en una maniobra arriesgada. Hay hombres que reaccionan así."

Italiano:

1979-06-09 - La giustizia sta nella disuguaglianza cristiana. "Destra" e "sinistra": qualche precisazione

Deutsch:

1951-01 - Ordnung - Harmonie - Friede - Vollkommenheit

 

24/01/2019

Especial / Santos e festas do mês:

* São Francisco de Salles (24 de janeiro)

Especial / Frases e axiomas:

* Se os bons fossem melhores, os maus não seriam tão maus. Se os filhos da luz fossem mais dedicados aos interesses da Santa Igreja, se eles amassem mais entranhadamente a verdade religiosa que professam...

Multimedia:

1976-05-21 - Teoria sobre bandeiras e estandartes (Antero de Figueiredo)

Artigos em O Legionário:

1946-12-15 - Nova et Vetera - Os tartufos do nivelamento social / O paralelo é de Leão XIII, na Encíclica “Quod Apostolici” contra o socialismo: a sociedade civil, por natureza, tem de se basear na desigualdade de direitos e de poderes, imitando nisto a desigualdade existente na própria Igreja. Enquanto uma das mais importantes características das instituições dos Estados cristãos é a variedade, fruto da liberdade e concretizada, na pirâmide social, em que as classes e as pessoas se escalonam segundo o mérito e o papel que lhes cabe no corpo social, num entrosamento orgânico baseado na caridade fraterna, a mais contundente característica das novas instituições (aberta ou dissimuladamente promovidas pelo totalitarismo socialista) é a uniformidade, a padronização dos valores, fruto do constrangimento legislativo ou dos golpes de força do caudilhismo político. O que se trama é uma simples substituição de elites.

Français:

* Vérités oubliées: "Il viendra un temps où les hommes ne pourront plus souffrir la saine doctrine ; au contraire, au gré de leurs désirs, ils auront recours à une foule de docteurs propres à satisfaire leurs désirs" (2 Timothée IV, 1-5) - Commentaires par Saint Thomas d’Aquin

 

23/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Nós somos um País rico governado (em 1989) por um Estado pobre, pela incompetência e por outros fatores ainda de nossos homens públicos. Agora, o resultado é que quando um incompetente dirige os interesses de um competente, o competente vai para a ruína junto com o incompetente.

Multimedia:

1971-10-08 - Confiança! Nosso Senhor atrai os pecadores arrependidos

Artigos em O Legionário:

1936-03-29 - Comentando... Os "feriados" da Semana Santa / O que poderá dizer-se de quem se esquece da própria superioridade que lhe advém de possuir um entendimento, o qual, por uma luz apenas natural, já deduz a necessidade de um Criador a quem deve obrigações e respeito? Ainda e sempre o que importa é descristianizar, é esquecer a Igreja. É preciso abafar essa voz...

1946-12-08 - Nova et Vetera - Socialismo trabalhista / Ao analisarmos as marchas e contramarchas do socialismo, não estávamos formulando hipóteses no vácuo ou procurando ver fantasmas ao meio-dia. Entre outras provas de que estávamos alertando a opinião pública para ameaças concretas, se acha o conteúdo do manifesto-programa do “Partido Trabalhista Nacional” amplamente divulgado.

English:

1965-01-25 - The conversion of St. Paul (25th january) and the spirit of the Apostles of the Latter Times

 

22/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* A exacerbação das paixões sensuais prepara os desordeiros capazes amanhã de todos excessos. Foi com estratagemas destes que se preparou Paris para os anos macabros de 1789, 1790, 1791, a tragédia russa de 1917 e a da Espanha em 1936.

Entrevistas:

1989-11-29 - Eleições: Collor X Lula (à Folha de S. Paulo) / "O centro é uma posição macia e moderada. Mas com resvaladas às vezes enfáticas para a esquerda e que jeitosamente, ao longo dos tempos, leva as pessoas para a esquerda também”.

Artigos em O Legionário:

1936-02-02 - Comentando... O LEGIONÁRIO e a política / Do alto dos vinte séculos que conta a Igreja de Deus, encastelados na rigidez de seus sublimes princípios, iluminado pelo esplendor de suas milenárias tradições, o católico deve olhar com imparcialidade as lutas que os homens travam em torno de interesses temporais. Pouco se lhe dá que vença este ou aquele grupo. Mas seu juízo deve descer, imparcial e sereno, sobre os móveis de ação e os instrumentos de combate utilizados pelos exércitos em luta, apontando ao respeito e à admiração os que desposam a causa da Fé, da dignidade e do patriotismo, e à execração os que servem à incredulidade, com as armas da felonia e da mentira.

1946-12-01 - Nova et Vetera - O realejo totalitário / Não fosse a incorrigível disponibilidade de certos elementos católicos e as artimanhas e manifestações dos inimigos da Igreja resultariam inócuas, tão sem originalidade, grosseiras e pueris elas se apresentam. Assim, por exemplo, Hitler, Mussolini e outros sátrapas totalitários da direita, usaram e abusaram do espantalho do comunismo para lançar os povos sob seu jugo para o socialismo de Estado que, no fundo, é a quintessência do próprio comunismo. E até mesmo o socialismo nem sempre se apresenta a peito descoberto, mas conforme as reações do ambiente em que deseja implantar-se, assume diferentes disfarces e variados nomes. Seus últimos pseudônimos são o “trabalhismo”, a “economia dirigida” ou “planificada”, a “nacionalização dos meios de produção”...

English:

1977-12-28 - "Elitism" / The elite-people antithesis that progressivists seek to inculcate by painting reality as if there was an abyss and a black and gaping break between them is a sham. That break exists only when the people and the elites are more or less moribund and become disjointed, with small artificial elite islets on one side and large anonymous masses on the other.

 

21/01/2019

Especial / Revolução Francesa:

* Reflexões sobre a execução de Luís XVI (21 de janeiro de 1793)


Especial / Frases e axiomas:

* É inegável que, em algumas circunstâncias muito especiais, o esquecimento é o melhor modo de combater certas doutrinas. Nem por isto se há de adotar, como regra comum de prudência, o princípio de que o melhor meio de extinguir incêndios consiste em os deixar lavrar à vontade.

Artigos em O Legionário:

1935-12-08 - Comentando... Cristo e Hitler! / Em Frankfurt, durante uma demonstração coletiva da Juventude Hitlerista e da Frente Alemã do Trabalho, o burgo mestre daquela cidade assim se expressou: “Nos séculos vindouros, quando os homens tiverem uma ideia exata das coisas hoje sucedidas, dir-se-á: Cristo foi grande, mas Adolf Hitler foi maior". Se nós a transcrevemos é para mostrar até que ponto pode ser levada a absurda divindade de um homem, arvorado em chefe. É tão ridículo o ato de vergonhosa subserviência do burgo mestre erigido em profeta, que certamente ele seria gostosamente vaiado em outro lugar, que não na Alemanha infelizmente caída em poder do transtornado chefe do nacional-socialismo.

1946-11-24 - Nova et Vetera - Locomotivas de manobra / A resistência dos católicos contra os atos arbitrários dos governos e contra a legislação sectária que lentamente vai fazendo desmoronar as bases cristãs e tradicionais da sociedade, o trabalho de concentração dos católicos para repelir partidos e ideologias extremistas - quer sejam demo-liberais, esquerdistas ou direitistas -, todo esse esforço em parte se neutraliza e se perde diante do que na gíria política tem o nome de "locomotivas de manobra".

Español:

* Nº 86 - Orden cerrado, paso cadenciado, porte marcial - "¿Quién son estas damas? Feministas que promueven una manifestación en las Tullerías. En ellas trasluce un estado de espíritu que estaba en todos los imponderables de la escena: el igualitarismo, fuerza propulsora del feminismo.Niega él que la mujer en su misma naturaleza sea diversa del hombre, con sus ventajas y desventajas propias. Y que su gloria consista en ser casta, fuerte y noblemente femenina… Ella tiene que masculinizarse, endurecerse, volverse discutidora y agresiva como un hombre (un matón, más que un caballero).Y el hombre afeminado es fruto genuino de las mismas tendencias e ideas igualitarias, más o menos subconscientes, que dieron origen a la masculinización de la mujer."

 

18/01/2019

Especial / Frases e axiomas:

* Houve uma vez um Chefe de Estado que quis derrotar os adversários do Cristianismo. Empenhou uma grande batalha e deveu sua vitória à Cruz, insígnia da civilização cristã, que protegeu suas armas. Este chefe se chamou Constantino. Não foi ele que deu vitória à Cruz, mas foi a Cruz que o fez vencer. Sr. Governador: os católicos souberam dar o devido valor às vossas belas palavras. E eles vos apontam a Cruz. Abraçai-a, e vencereis o comunismo. Ela é que vos protegerá.

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora do Milagre (20 de janeiro)

English:

1976-01-20 - Our Lady of the Miracle ("Madonna del Miracolo", january 20th): The Happiness of Unpretentiousness, Purity, and Admiration

Español:

1976-01-20 - Nuestra Señora del Milagro: la felicidad inefable de la despretensión y de la pureza

Italiano:

* 20 gennaio – Madonna del Miracolo - La felicità ineffabile dell’assenza di pretese e della purezza

 

*   *   *

Bookmark and Share