Novidades
   

NOVIDADES

NOVEMBRO

 

  Libertação dos escravos no Brasil: devia ter sido feita muito antes

25/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir (25/11): Tranquilidade diante da morte, atitude própria do cretino ou do católico dominado pela graça de Deus

Artigos em O Legionário:

1935-03-17 - A Questão Militar / Em uma época em que o sentido da hierarquia e da disciplina se evapora, em que o idealismo desaparece, em que soçobra o amor a uma vida austera e metódica, ficam em extraordinária evidência as reais afinidades que ligam o espírito religioso e o espírito militar. O que exige o catolicismo não só dos militares, mas de todos os fiéis? Precisamente o mesmo amor à pátria, que é o eixo do espírito militar. - Não se compreende exército sem disciplina. Ora, neste capítulo, qual é o ensinamento da Igreja? - O catolicismo exige que todos, militares ou não, sejam austeros, sejam castos, sejam continentes segundo o estado de vida que abraçaram. Em tempo de paz, as duas maiores escolas de defensores da Pátria para os tempos de guerra são precisamente a Igreja e o Exército. Uma, fazendo, de cada homem prestante, um soldado ideal, pela austeridade de sua vida, pela rija têmpera de sua vontade, pela sua grave compreensão da disciplina e por seu nobre idealismo. E o outro, fazendo deste patriota morigerado, austero e obediente, um militar competente e atilado. Ideais comuns e inimigos comuns, eis aí um cimento bastante resistente para consolidar as amizades mesmo quando novas.

1935-03-31 - Liquidação de Contas / O País foi inteiramente dominado - e já lá vão ao menos quarenta anos deste domínio - pelos políticos profissionais, que conquistaram todos os laboratórios onde se prepara a opinião pública, desde as Escolas Superiores, até a imprensa e o aparelhamento bancário. A Revolução de 1930 substituiu alguns destes chefes. Mas a substituição de chefes não significou, de forma nenhuma, a substituição dos verdadeiros valores aos bonzos. E tudo continuou como antes...

1931-03-31 - O Brasil é Esquecido / A regra no Brasil: essa instabilidade de opinião característica de uma falta de convicções, do superficialismo banal com que são tratados os assuntos da mais grave importância, do utilitarismo imoral com que são desejados e tomados os cargos públicos. - O tradicional cristianismo, que é a força do Brasil, alijará um dia, com um sacudir de ombros, esses elementos - perversos alguns, inconscientes muitos - que só souberam ver-se a si mesmo e se esqueceram da terra onde nasceram.

Italiano:

No. 45 -
“Tutto si riflette negli occhi: collera, paura, odio, affetto, allegria, fiducia o serenità"

English:

N. 114 -
"Non in commotione Dominus – God is not found in agitation” (3 Kings 19:11)

 

24/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir (25/11): Tranquilidade diante da morte, atitude própria do cretino ou do católico dominado pela graça de Deus

Artigos em O Legionário:

1935-03-17 - Comentando... Cristo e a Sociedade / O pensamento político errado que plasmou a sociedade contemporânea e que chegou, como corolário mesmo de seu agnosticismo, à crise moral. Lembraram-se então os homens de que Cristo existira, mas foram buscar o que Ele ensinara, não para o dar lealmente como alimento às multidões famintas de ideal, mas para o adaptar às suas próprias idéias e fazer de Jesus o testemunho de seu ensino. Uns viram nEle apenas o homem que apostrofava os ricos e poderosos e exaltava os humildes, e o tomaram como o primeiro comunista. Outros viram apenas o homem que mandava dar a César o que é de César, e O transformaram no primeiro endeusador do Estado absoluto e pretenderam usar da Igreja de Cristo como colaboradora do seu despotismo e do seu autoritarismo. Só a Igreja Católica manteve e mantém a verdadeira doutrina de Cristo, e só Ela tem de seu Fundador a verdadeira concepção.

1935-03-17 - Comentando... Sosseguem os escrúpulos / Em vários Grupos Escolares já se iniciaram as aulas de Catecismo. Tudo previsto de modo a evitar qualquer constrangimento por parte dos alunos que não comungam com a nossa fé, os quais não tiveram a mais leve sensação de inferioridade ou hostilidade. Infelizmente por um lado e felizmente por outro, os abusos têm partido dos intransigentes partidários da “liberdade de consciência”.

1935-03-17 - Socialismo e Religião / Afirmam repetidamente socialistas e comunistas que não são inimigos da Religião e que a prática desta não encontrará dificuldades no regime socialista. Somente o sacerdócio não poderá persistir por ser, dizem eles, a exploração organizada do povo. Refutação doutrinária e com base também em fatos recentes, mostrando a mentira da liberdade religiosa sempre prometida e nunca concedida pelo socialismo, que na realização prática se encontra sempre em oposição às suas promessas.

Deutsch:

1944-07-23 - Interne Feinde (der Kirche)

Français:

1958-05 - La joie que le diable promet mais ne donne pas

 

23/11/2020

Discursos, conferências:

1965-11-18 - Festa da dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo, em Roma - Ninguém é o senhor feudal de Deus! Como os Apóstolos deveriam ver uns aos outros: simplicidade e admiração. Deus cobra humildade de seus privilegiados. Os vários talentos, as várias capacidades, as várias dedicações compõem uma harmonia.

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 683 -
La renuncia de san Francisco - "San Francisco de Asís, en determinado momento, decidió cambiar de vida y ser exclusivamente de Nuestro Señor. Su padre, indignado, lo condujo ante el obispo de Asís, protestando. San Francisco, en protesta, se despojó de su propia ropa y dijo: “Ahora, más que nunca, puedo decir: ‘Padre mío que estás en el cielo’, porque ya no soy hijo de Pedro Bernardone”. Acto seguido, devolvió la ropa a su progenitor. La Iglesia —tiempos felices!— tomaba el partido de la virtud. El obispo es solidario con el santo. ¿Y cuál es la posición del partido comercial de la ciudad de Asís? Es la actitud de los indiferentes. La Orden franciscana está en la inminencia de ser fundada; y, la campaña de silencio ya comenzó, el indiferentismo tuvo inicio... Contra el silencio, el grito de san Francisco de Asís, mirando al cielo, sin reparar en los hombres. ¡El fresco revela muy bien el mecanismo de la impiedad frente a la fidelidad!"

Deutsch:

1954-09 -
„Alles spiegelt sich in den Augen wider: Zorn, Angst, Zuneigung oder Freude“

Français:

1954-09 -
" Tout se reflète dans les yeux : la colère, la peur, l'affection ou la joie "

Italiano:

2020-11-22 - Foglietto DOMENICA, 21 e 22 novembre 2020, distribuitto nelle parrocchie italiane, pag. 4 (62). Citazione del Prof. Plinio: "La nostra speranza non è nelle concessioni, né nell’adattamento agli errori del secolo. La nostra speranza è in Te, Signore. Esaudisci le suppliche dei giusti, che ti pregano per mezzo di Maria Santissima. Invia, o Gesù, il Tuo Spirito, e sarà rinnovata la faccia della terra" (sono le parole finali dell'articolo "Gli hanno legato le mani perché facevano il bene" (Catolicismo, Aprile 1952).

 

20/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Edmundo, Rei e mártir (20/11): Assim como um militar que não está disposto a morrer é igual a zero, assim um bispo, um príncipe, um rei, um alto governante que não esteja disposto a morrer para o cumprimento de seu dever é igual a absolutamente zero.

* Apresentação de Nossa Senhora no Templo (21/11)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N° 34 -
Religiosidade, ou pseudo religiosidade, na arte de Rouault / Não seria difícil imaginar que mundo, que ambiente, que costumes, que "civilização" nasceriam da vitória desta arte sem arte, desta religiosidade absolutamente vazia de conteúdo religioso autêntico e sadio...

Artigos em O Legionário:

1935-02-17 - Igreja, Autoridade e Liberdade / Uma das acusações atiradas à Igreja é a de ser favorável ao absolutismo, à tirania do Estado e, portanto, inimiga da liberdade. E em nome desta, prega-se o seu aniquilamento e a sua destruição, para que os homens sejam “livres”, no mundo “livre”. Desmontando objeções e relembrando, em síntese, a doutrina da Igreja sobre limites à soberania do Estado, de um lado. De outro, os deveres dos súditos em relação ao Estado. O que constitui o despotismo das massas e o despotismo do Estado. Nessa doutrina deve o Brasil abeberar-se. Um olhar à filosofia cristã, colocará a humanidade no caminho único da verdadeira harmonia.

1935-03-03 - Comentando... O segredo do prestígio / Mais de 600 jornaleiros se reúnem no seu Sindicato; uma palavra basta para acender a greve. Mas o monge beneditino se vale da sua paternidade espiritual; intercederá por eles, contanto que se vão em paz. — “D. Polycarpo prometeu, e isto nos basta” dizem eles. É o duplo reconhecimento do prestígio moral da Igreja, através de um digno sacerdote seu: diante dela cedem os poderosos do Governo e a massa dos humildes, dos pequeninos, mas dos bem intencionados.

1935-03-03 - Prece que Salva / Penetrante e saborosa descrição de um corso carnavalesco. - Passemos para o Liceu Coração de Jesus. Centenas de moços. No silêncio da noite, terminam-se as últimas orações: “Quando choramos com lágrimas amargas nossos pecados, aliviai, Senhor, as dores dos que sofrem longe de Vós. Quando, enfim, descansarmos no sono das consciências tranqüilas, dai um pouco de nossa paz àquelas almas que se agitam longe de Vós, procurando no pecado uma felicidade que só em Vós se pode encontrar. Perdoai, Senhor, perdoai nossa Pátria. Para vô-Lo pedir, não Vos trazemos, nós, corpos gastos pela vida ou almas maculadas pelo pecado. Senhor! É o Brasil de amanhã que Vos fala. Perdoai o Brasil de hoje!

Español: ARTÍCULOS EN OTROS PERIÓDICOS

1998-10 -
Cristiandad: Sacralidad en el orden temporal - II - "En el mismo sentido, también debemos decir que la función contemplativa del hombre en esta tierra —aprendizaje, prueba y presagio de su función eterna en el cielo— se ejerce normalmente con apoyo en el ambiente, la cultura, el estilo y la civilización. (...) Las más elevadas manifestaciones de la vida temporal están, por su propia naturaleza, en el corazón del problema de la salvación y no pueden ser de ninguna manera ajenas a ella. No es solo a través de las leyes que favorecen a la Iglesia verdadera y reprimen el error, que la sociedad temporal puede servir a la salvación. Es por las mil actividades espirituales que constituyen lo mejor que ella tiene, es decir, el hecho de ser una sociedad de almas, sin la cual ni siquiera sería una sociedad".

Français:

1953-08 - Religiosité, ou pseudo-religiosité, dans l'art de Rouault

 

19/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Edmundo, Rei e mártir (20/11): Os grandes cargos exigem grande espírito de dedicação e de sacrifício

Artigos em O Legionário:

1935-02-03 - A Lei de Repressão ao Extremismo / Nada é mais difícil e ingrato do que falar a linguagem da serenidade, quando sobe o termômetro das paixões políticas e baixa o do bom senso geral. - E' óbvio que se é crime atentar por meios violentos contra a organização política e social, tanto mais grave será o crime quanto mais funda a modificação planejada pelos delinquentes. - A mão que traçou estas linhas pode escrever "ex abundantia cordis" que não é integralista. Mais uma vez, cabe ao autor destas linhas reafirmar sua inteira dedicação à causa da Igreja. Católico, e exclusivamente católico, procura examinar os acontecimentos não à luz esfumada de preconceitos ou paixões pessoais, mas à claridade meridiana da doutrina da Igreja.

1935-02-03 - Médicos e Comunismo / Não é no comunismo que se devem buscar exemplos de caridade, baseado como é no ódio de classes. Domina nos comunistas, materialistas que são, a idéia de superioridade absoluta de determinados homens e o desprezo mais completo pela vida e pelo estado dos doentes psíquica e fisicamente e portanto destinados a desaparecer. Os pobres seriam, assim, perfeitamente comparáveis a animais de experiência, nos quais se tem direito a tudo fazer.

1935-02-03 - Comentando... Publicidade moderna

Español: ARTÍCULOS EN OTROS PERIÓDICOS

1998-10 -
Cristiandad: Sacralidad en el orden temporal - I - Plinio Corrêa de Oliveira llamó la atención sobre la correcta contemplación del orden temporal, que fue instituido por el Creador sobre todo para que los hombres, a través de él, conocieran, amaran y sirvieran a Dios"El orden temporal es una criatura de Dios, y debe dar más gloria al Creador que la luna y las estrellas. La Iglesia tiene ciertamente los medios para promover la salvación de las almas, pero la sociedad y el Estado tienen medios instrumentales para lograr el mismo fin".

Italiano:

N. 37 -
Siate prudenti come i serpenti e semplici come le colombe

* Novena della Medaglia Miracolosa / O Maria concepita senza peccato, pregate per noi che ricorriamo a Voi!

 

18/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Odon de Cluny (18/11)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

* Nº 37 -
Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas

Artigos em O Legionário:

1935-01-20 - Cultura Católica / Enquanto os moços se afastam da concepção materialista da vida, aspirando a horizontes mais externos e mais altos, mestres há que a ela se entregam totalmente, anunciando-a e propagando-a como a única esperança do Brasil. Só os verdadeiros valores serão capazes de resistir à “rápida sucessão de situações novas”, à “profunda revisão de valores sociais”, à “ebulição intelectual, feita de todos os fermentos filosóficos, literários e científicos”.

1935-01-20 - Comentando... O remédio / Não são as revoluções que regeneram os costumes. Mais uma prova da verdade dessa asserção está na fraude que, segundo parece, campeou nas eleições de 14 de outubro. - A única que pode recristianizar nossos costumes, e que por si só nos pode salvar é a Igreja Católica.

1935-01-20 - Comentando... Politicagem / Mais uma vez é vergonhosamente influenciada a congregação da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Mais uma vez dirigem-na em suas decisões os mesmos comunistas de colarinho, jamais molestados pelo governo que castiga estudantes e operários.

1935-01-20 - Comentando... Quem não tem competência / O partidário da “ditadura republicana” é militar (General Manoel Rabello). Não obstante isso, seus colegas acham que o velho soldado não tem competência para ajuizar de uma coisa que interessa aos militares. Quem não tem competência... cala a boca.

Español:

N. 37 -
“Sed prudentes como las serpientes y sencillos como las palomas”

Deutsch:

1955-08 - EXSURGE DOMINE! QUARE OBDORMIS?

Français:

1954-01 - Soyez prudents comme les serpents et simples comme les colombes

 

Enciclica “Fratelli Tutti”; evento internazionale “The Economy of Francesco”; Forum Economico Mondiale “The Great Reset”. Un documento e due eventi che vogliono cambiare radicalmente il nostro mondo, spingendolo verso il sub consumismo, il socialismo e la miseria.
 

Qual è la posta in gioco? Che cosa ne deve pensare un cattolico? È lecito e doveroso resistere?

 

Per rispondere a queste ed altre domande, insieme alla Nuova Bussola Quotidiana e all’Osservatorio Van Thuân, abbiamo organizzato un convegno online con alcuni autorevoli relatori.

 

Vi invitiamo a seguire il convegno virtuale “Poveri Tutti. All’economia fa bene la conversione non l’utopia”, che si terrà mercoledì 18 novembre, alle ore 18,00 in diretta su questo link: https://www.youtube.com/watch?v=50wY8Jj-xZE&feature=youtu.be

 

17/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Isabel da Hungria (17/11)

* Santo Odon de Cluny (18/11)

Multimedia:

1988-09-06 -
Estados Unidos: análise dos componentes de seu "D.N.A." psicológico (vídeo original e texto)

Artigos em O Legionário:

1936-12-27 - Comentando... Protestantismo e maçonaria / Estando nos Estados Unidos, o Rei Eduardo VII conversou com um maçom que era um dos veteranos em sua “Ordem”, pois que exercia há 25 anos as funções de grão-mestre. No entanto, o Rei demonstrou que estava em situação melhor: era grão-mestre há 27 anos. Assim, Eduardo VII, chefe da igreja anglicana, era - ao mesmo tempo - grão-mestre da maçonaria, irredutível inimiga do Cristianismo.

1935-01-06 - Na montanha russa / São tantas as revoluções anunciadas, tantas as greves prometidas, que não se sabe por que não será desferido o primeiro golpe, desde já ficamos a olhar com desconfiança para este 1935 que nos seus primeiros dias já se mostra tão barulhento e tão carregado de ameaças. - Enquanto nas altas esferas da política, a incerteza das conspiratas e dos conciliábulos nos avizinha do abismo, nossa simples atitude de espectadores nos reduz à impotência. Esta impotência provém do fato de não se preocupar ninguém em ouvir os católicos. E os maiores culpados por este exílio a que nos atiram somos nós mesmos, soldados rasos da Igreja, que não soubemos cumprir nosso dever. Abandonar a Igreja porque Ela não foi devidamente defendida por seus filhos, seria absolutamente igual a abandonar Nosso Senhor no Calvário porque todos O haviam abandonado. É preciso reagir, e reagir com a veemência de um tufão. A palavra de ordem no momento é esta: não desanimar.

1935-01-20 - Comentando... Agonia do século que passou

Español:

1971-05-09 -
El dinero no es un valor supremo / Reconocer al capital, en cuanto factor de producción económica, la gran importancia que tiene según las circunstancias de nuestros días, nada más justo. Pero proclamar la absoluta superioridad del tener dinero sobre todos o casi todos los factores intelectuales, religiosos o morales de prestigio, ¿no es colocar la economía como valor supremo? ¿Y no se cae así, inadvertidamente, en el marxismo?

Français:

1971-05-09 -
L'argent n'est pas une valeur suprême

Italiano:

1971-05-09 - Il denaro non è il valore supremo

 

16/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Gertrudes (16/11): trechos de suas admiráveis revelações

Artigos em O Legionário:

1936-12-27 - 7 Dias em Revista / Von Ribbentropp sofreu algumas críticas dos jornais londrinos por um discurso em que acusava o “Komintern” russo de estar perturbando a paz na Alemanha. Entre outras, destaca-se a seguinte do “Manchester Guardian”: “von Ribbentropp deve sua situação atual ao Komintern, porquanto sem os comunistas, os nazistas jamais teriam chegado ao poder”. Qual o alcance desta afirmação? O que significa ela? Decifrem-na os sábios, ou melhor os sabidos. - A Conferência Pan-Americana resolveu comunicar as deliberações tomadas ao Papa e à Sociedade das Nações. Do que adianta isto? Para que Ele veja que esta foi indiferente ao destino de Seus filhos mexicanos?

1936-12-27 - Comentando... Para 1937 / No momento grave que a humanidade atravessa, não somos nós, os homens, que nos salvaremos a nós mesmos. Essa salvação só nos virá de Deus, mas é preciso que nós a solicitemos por um ato de humildade diante de Sua vontade, por uma afirmação de nossa crença nEle. É o reconhecimento de nossa incapacidade, de nossa dependência do Absoluto, que é Deus.

1936-12-27 - Comentando - Presentes de Natal... / Carnaval concorre para a depravação dos costumes, e consequentemente para o progresso das idéias subversivas sintetizadas pelo comunismo.

Artigos em Catolicismo:

1995-08 -
Anticonsumismo, glorificação do ócio e da indigência

Français:

1961-04 -
La somptuosité et l'amour des pauvres dans la doctrine catholique

Español:

1995-08 -
Anticonsumismo, glorificación del ocio y de la indigencia

Italiano:

1995-08 -
Quando anticonsumismo fa rima con socialismo

 

13/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Alberto Magno (15/11)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

N. 124 -
Suntuosidade e amor aos pobres na doutrina católica

Artigos em O Legionário:

1936-11-29 - Os Mexicanos, nossos irmãos / É preciso que não se repita na América o grande erro político que caracterizou a diplomacia europeia, nos cem anos que medeiam entre a queda de Napoleão e a I Guerra. A miopia dos estadistas europeus não percebia outra coisa a tratar senão de estreitíssimos interesses econômicos e de pequeninas gloriolas nacionais. Enquanto os monarcas europeus se consumiam em lutas estéreis para estender seus impérios, a Revolução - no interior de seus países - cavava a sepultura em que seriam sepultados seu cetro e sua coroa. E a Europa monárquica e cristã de 1815 se transformou na Europa laica e republicana de 1918. Se a América quer conservar-se insulada no grande dilúvio que ameaça o Ocidente e quiçá o mundo inteiro, precisa não repetir o mesmo erro. - A civilização católica que se procura destruir no México é a mesma por que nós nos batemos no Brasil. Não é apenas o ouro burguês que se pretende pôr ao abrigo da sanha comunista, mas também - e principalmente - o ouro inestimável da Fé, que no México se está procurando roubar aos nossos irmãos.

1936-11-29 - 7 Dias em Revista / Enquanto os comunistas se gloriam de não amar a Pátria, por ser este amor muito “estreito”, jactam-se em amar duas frações da Pátria: a cidade natal e o partido. Em lugar de patriotismo, alimentam o espírito de facção e de campanário. - O Arcebispo de Colônia e o Bispo de Paderborn publicam Pastoral contra o despotismo do governo nazista que quer roubar aos pais o direito de educarem seus filhos. [E naquela época, ainda não se conhecia o despotismo da "teoria do gênero" que vai se impondo em pleno século XXI...] Só a Igreja, na Alemanha, resiste eficiente e inteligentemente ao hitlerista. Mas os antigos paladinos da liberdade, onde estão eles? - Exemplo, na Espanha, de como seja a mentalidade comunista: fora do comunismo, não há ciência, não há arte, não há inteligência. E ainda acusam a Igreja de ser intolerante!

1936-12-27 - Glória a Deus no Céu, e paz na terra aos homens de boa vontade / Por toda a parte, só encontramos ódio, rancor, perseguição. E, no entanto, cumpre que não desanimemos. Não seríamos dignos da graça inestimável do Batismo que recebemos se permitíssemos que o pânico se apoderasse de nós. Nem na ordem natural, nem na ordem sobrenatural, há motivos que justifiquem a inércia e o pessimismo. - Um dos erros mais frequentes entre católicos consiste em considerar a missão do Salvador como definitivamente encerrada com a sua Ascensão ao Céu. - Trabalhar, lutar, sofrer, rezar, imolar-se ou sacrificar-se alegremente pela Igreja, deve ser o fruto desta meditação de Natal. Porque todas as causas e todos os ideais devem vir depois da suprema Causa e do supremo ideal da Igreja.

Español:

N. 124 -
Suntuosidad y amor a los pobres en la doctrina católica / Hoy en día, se ha generalizado en muchos ambientes el deseo de realizar una transformación igualitaria en la Iglesia. No se trata de vender estos o aquellos tesoros para socorrer excepcionalmente a necesidades de emergencia de los pobres. Se trata, eso sí, de, a título definitivo, modificar el aspecto de las funciones litúrgicas y del arte sacro. Nada de ricos ornamentos, de relicarios valiosos, de lujosos edificios sagrados, como los antiguos palacios episcopales, por ejemplo. Esto no cuadra, dicen, con la caridad evangélica. Conviene dar todo el dinero a los pobres...

Italiano:

N. 124 - La sontuosità e l'amore per i poveri nella dottrina cattolica

 

12/11/2020

Artigos em O Legionário:

1936-12-20 - Comentando... Ecletismo religioso

1936-12-20 - Comentando... Inglaterra e o comunismo / Monarquia democrática “sui generis”' como é, a Inglaterra despreza os seus princípios para atender unicamente aos interesses comerciais e econômicos. É o que se está verificando com o fornecimento de material bélico aos comunistas ibéricos.

1936-12-20 - Comentando... “Paz aos homens de boa vontade” / De um a outro extremo do mundo só se fala em paz, e nunca talvez ela tenha estado tão longe da terra! Entretanto, se os homens quisessem, ela seria uma realidade e não uma ficção como o é hoje.

1936-12-27 - Reflexões em torno da Revolução Espanhola / Há quem entenda que, uma vez que Jesus Cristo perdoou seus adversários e aconselhou que estendêssemos o outro lado do rosto a quem nos desse uma bofetada, a vocação dos católicos consiste em morrer, ceifados como carneirada inútil, pela metralhadora dos revolucionários comunistas. Realmente, Jesus Cristo recomendou o perdão. Mas o perdão para o pecador arrependido. - Toda a civilização católica, todos os princípios de moral, todas as tradições, todas as instituições de que se orgulham os ocidentais, desaparecerão irremediavelmente se vencer o comunismo. - A Igreja só quer a paz que é, segundo diz S. Tomás, “a tranquilidade da ordem”. E nunca a paz resultante de uma semi-vitória do comunismo, o que seria, quando muito, a tranquilidade da desordem.

Italiano:

No. 52 - Anime delicate senza debolezza, e forte senza brutalità

Español: ARTÍCULOS EN OTROS PERIÓDICOS

1955-08 -
¡EXSURGE DOMINE! ¿QUARE OBDORMIS? / "No, la intervención de Dios no faltará. Ya lo anunciara a almas elegidas, a las cuales dejó contemplar la visión de una futura era que sería el Reino de María: "¿No habéis mostrado de antemano a algunos de vuestros amigos una renovación futura de vuestra Iglesia? ¿No han de convertirse a la verdad los judíos? ¿No es esto lo que espera vuestra Iglesia? ¿No os piden a gritos todos los santos del cielo justicia: Vindica? ¿No os dicen todos los justos de la tierra: Amen, veni, Domine? (…) Y en el anhelo de esta "restauración de todas las cosas" San Luis [María Grignion de Montfort] implora a Dios que llegue el día en que "no haya sino un rebaño y un Pastor y que todos Os rindan gloria en vuestro templo". "Ahí están esbozados los elementos del futuro Reino de María. Resultará de la conversión de todos los infieles, de la entrada de todos los pueblos en el redil de la Iglesia, y de la "restauración de todas las cosas", es decir, de la restauración en Cristo de toda la vida intelectual, artística, política, social y económica que el Poder de las Tinieblas ha subvertido. Es la reconstrucción de la civilización cristiana".

Français:

1955-04 - Des âmes délicates sans faiblesse, et fortes sans brutalité

 

11/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
São Martinho de Tours (11/11)

 

10/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Leão Magno, Papa (10/11)

*
São Martinho de Tours (11/11)

Artigos em O Legionário:

1936-12-06 - 7 Dias em Revista / Discurso de Roosevelt: “Esta fé no mundo ocidental não será completa se deixarmos de afirmar a fé em Deus. Em toda a história da humanidade e do gênero humano, as tentativas periódicas para negar a divindade ficaram e ficarão reduzidas a nada”. - Continuará a "Conferência de Buenos Aires" a fechar os olhos sobre o perigo que representa a existência, em plena América, de três repúblicas tuteladas por Moscou?

1936-12-20 - Porque estamos sós / Mais de uma vez, temos insistido sobre a pusilanimidade com que se conduziram os católicos a respeito das reivindicações da Constituinte. Façamos preliminarmente um pouco de história, mesmo porque se trata de uma história ainda mal conhecida. - Foi graças ao esforço eleitoral católico de 1933 (LEC) que o Brasil não ficou socialista ou mesmo comunista. Ministro Oswaldo Aranha disse textualmente ao Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro: “Se os católicos não se tivessem congregado para interferir nas eleições de 1933, o Brasil estaria hoje definitivamente desviado para a esquerda”. - Os católicos elegeram muitos representantes de meias tintas, os quais torpedearam - por inércia e má vontade - a vitória alcançada com a promulgação da Constituição. Realmente, os católicos foram, nas eleições de 1934, de uma inabilidade pasmosa: alijaram seus amigos, desgostaram os “simpatisantes” e não desarmaram os inimigos.

1936-12-20 - Comentando... Auxílio aos flagelados / Crédito especial de 50:000$OOO destinado a auxiliar os flagelados pelas enchentes de Porto Alegre, e que manda seja a dita importância entregue a D. João Becker, Arcebispo do Rio Grande do Sul, para ser por ele distribuída. O que constitui também uma prova de confiança que merecem, por parte do Estado, as altas autoridades da Igreja.

1936-12-20 - 7 Dias em Revista / Conferência de Buenos Aires: “um minuto de silêncio” pela Espanha, e para os nossos pobres irmãos martirizados no México, milhões de “minutos de silêncio”... - O Senador Waldemar Falcão propôs um projeto de lei estabelecendo severas penalidades administrativas para os professores que se servirem de suas cátedras para fazer propaganda esquerdista. Nossa inteira solidariedade.

Deutsch:

1956-08 - Die Verehrung des Heiligsten Herzen Jesu: Ihr wahrer Sinn, Wichtigkeit und Aktualität

Français:

1976 -
L'Eglise du Silence au Chili - Un Cardinal progressiste plonge son pays dans le comunisme. Le pays en réchappe. Le Cardinal s'applique à l'y replonger / Ce Prélat retrouve son autorité foudroyante... Le permissif, le fraternel, le conciliant se dresse, menaçant. Il parle le langage antique des terribles sanctions canoniques : il parle d'excommunication. Serait-ce enfin pour frapper les prêtres qui ont trahi leur Eglise et leur Patrie en embrassant la cause de l'hérésie la plus contre-nature et la plus monstrueuse de l'Histoire de l'Humanité ? Tout au contraire !

 

09/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Dedicação da Basílica de São João de Latrão (9/11)

* São Leão Magno, Papa (10/11)

*
São Martinho de Tours (11/11)

Artigos em O Legionário:

1936-12-13 - O Caso de Eduardo de Windsor / No momento em que os vagalhões da revolução comunista ameaçam o mundo inteiro, em que uma onda de revolta contra todos os poderes constituídos põe em cheque a autoridade de todos os monarcas e chefes de Estado, com que olhos a Igreja Católica, essencialmente tradicionalista, vê o Trono da Inglaterra? - A luta dos ingleses por suas liberdades, luta que foi tão desfigurada pelos historiadores acatólicos, traz o estigma característico do espírito católico: um grande respeito à autoridade e um grande amor à justiça. O feudalismo inglês, modelo admirável de inteligência administrativa, foi o mais perfeito regime político da Europa medieval. É nele que se deveria estudar a verdadeira história do feudalismo. Do feudalismo inglês à situação de 1936: retrospecto e análise inclusive da crise no anglicanismo.

1936-12-13 - 7 Dias em Revista / Parece dirigida ao Brasil esta advertência no discurso do Santo Padre aos refugiados espanhóis: “As manobras comunistas têm por escopo seduzir as massas, fazê-las fermentar e, em seguida, armá-las e lançá-las contra toda instituição humana e divina. O que, por uma necessidade fatal, não deixará de chegar se por falsos cálculos e por falsos interesses, rivalidades ruinosas, pelo processo egoísta de vantagens particulares, todos aqueles a quem incumbe o dever de manter a ordem não recorrem aos meios de defesa talvez por demais retardados”. Atentem para ela os estadistas brasileiros. A História os julgará segundo a fidelidade que tiverem obedecido a este conselho. - Até agora, a Conferência Pan-Americana de Buenos Aires ainda não cogitou da situação dos católicos mexicanos. - Enquanto isto, a Rússia e a França intervêm à vontade na política espanhola. Caberia à América manifestar o desejo de que a neutralidade pleiteada pela França não fosse simplesmente uma farsa.

1936-12-13 - Comentando... O espírito da luta espanhola / Há, em tal luta, um aspecto que até agora não foi bastante focalizado: é o seu sentido espiritual. Certamente, muitos dos que nela se acham empenhados não apreendem o seu sentido profundo que é primordialmente o da luta por Cristo, contra os Seus inimigos. Frase de um jornal de Burgos que consubstancia esse aspecto da guerra civil então em curso.

Español:

N. 52 - Almas delicadas sin debilidad, y fuertes sin brutalidad

English:

1974 - The Thousand Days of Allende: Freedom and Prosperity? Or Tyranny and Hunger? / Does Communism have a similar plan for the United States?

 

06/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurados 498 mártires espanhois (durante a Guerra Civil de 1936-1939) - (6/11)

Artigos em O Legionário:

1936-11-22 - 7 Dias em Revista / Na Rússia comunista, o Estado suprimiu o direito dos pais e da Igreja de educar a infância e a juventude. A Alemanha hitlerista acaba de fazer o mesmo, negando à Igreja o direito de educar seus fiéis e negando aos pais o direito de entregarem seus filhos à Igreja. Assim, o hitlerismo - aparentemente tão anticomunista - dá um gravíssimo passo para a esquerda. E é ainda o hitlerismo que, farisaicamente, acusa a Igreja de não hostilizar o comunismo! - A Alemanha não é responsável pelos desatinos do hitlerismo, como a França não é responsável pelas torpezas do Sr. Blum, a Espanha pela miséria moral do Sr. Azaña, ou o Brasil pela sanha sanguinária de Luiz Carlos Prestes.

1936-11-29 - Comentando... Bolchevização pela imprensa / Uma parte do programa do Partido Comunista no México: “A escola deve transformar-se em instrumento para a transformação comunista da sociedade. Ela deve ser o guia na influência ideológica, organizadora e educadora do proletariado, para que as camadas semi ou não proletárias das massas trabalhadoras sejam de tal modo preparadas, que o Comunismo venha afinal a realizar-se”.

1936-12-06 - Comentando... Sobre as ordenações sacerdotais / O mundo está à beira de um abismo, atingido por uma violenta crise eminentemente moral e religiosa, em alguns paises sob a forma de um paganismo nacionalista, em outros sob a forma de comunismo, perseguidor da Igreja e inimigo de Deus. E qual a causa dessa grave situação a que chegou nossa civilização?

1936-12-13 - As nações européias perante o mundo / Qualquer europeu, seja ele inglês, alemão, francês ou italiano, sentirá uma natural ufania ao ouvir dizer pelos americanos que a Europa é, ainda hoje, a grande mestra das Nações contemporâneas. Quem quer desempenhar um papel mundial atrai sobre si a atenção do mundo inteiro. E dá, implicitamente, a este a liberdade de apreciar livremente o que se passa no campo da política europeia. Quem se coloca sobre o altíssimo pedestal em que se encontra a Europa tem a obrigação de dar ao mundo exemplos que o edifiquem e orientem para o bem. Quando não são estes os exemplos que o mundo recebe, o que há para fazer? Pactuar com o mal? Calar-se? Dobrar-se? - Um católico autêntico deve ter bem viva no coração a chama do amor fraternal que o liga aos seus irmãos na Fé, sejam eles chineses, hottentões, tártaros, espanhóis, franceses ou alemães. O amor sincero é ativo, é zeloso, é diligente. Quando atacamos Stalin, fazemos ato de russofilia. Quando apontamos os erros de Hitler, procedemos como autênticos germanófilos. Quando desmascaramos o Sr. Blum, cumprimos nosso dever de francófilos entusiastas.

Livros:

1967 -
Frei, el Kerensky chileno - por Fabio Vidigal Xavier da Silveira (para consultar y también para descargarselo en su computadora, tablet o móvil)

Español:

1967/1974 — De Frei a Allende. La TFP chilena y sus cohermanas ante el crepúsculo artificial de Chile

 

05/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Festa das Santas Relíquias (5/11)

* Bem-aventurados 498 mártires espanhois (durante a Guerra Civil de 1936-1939) - (6/11)

Especial / Revolução Francesa

1969-08-12 - Exemplos do ódio revolucionário em relação aos contra-revolucionários, durante a Revolução Francesa e nos presentes dias

Artigos em O Legionário:

1936-11-22 - Comentando... Vocações na França / Aumento notável no número de seminaristas no último decênio: de 6.500 em 1925, a 10.000 em 1935.

1936-11-29 - Comentando... Brasil tradicional / Realizada Missa festiva de encerramento do curso escolar da Escola Rural da Fazenda Contendas, em Mococa (Estado de Sao Paulo). Durante o Santo Sacrifício foi dada a Comunhão a grande número de crianças. Essa notícia, aparentemente banal, é digna de uma menção particular. É por toda a parte a vida da graça, levando os homens para Deus e, portanto, para o bem e para a verdadeira paz. Não há melhor obra do que essa para afastar o comunismo de nosso Brasil!

1936-12-06 - Independência Autêntica / Não é mais possível fazer a clássica distinção entre a política externa e a política interna dos povos contemporâneos. À luz desta verdade, como considerar a questão da sucessão presidencial? Que relação terá o problema com os grandes movimentos internacionais do mundo contemporâneo? - Há na ideologia hitlerista abundantes premissas que justificarão futuramente um esforço governamental para extinguir cabalmente o Cristianismo na Alemanha. - Qual é a boa política para a Terra da Santa Cruz, em cujo firmamento a Providência não desenhou, nem a cruz suástica e nem o miserável emblema comunista, mas o Signo da Redenção? - A Igreja nada tem a ver com política?

Français:

1977 -
Une conception tribale et communiste de la mission évangélisatrice de l'Eglise

Español:

1989-04-09 -
La TFP pide a la derecha que no cierre los ojos… La Democracia Cristiana prolonga en el Chile de hoy el espíritu Girondino de 1789 y el Frei-Kerenskismo de 1964: ¿Ya estará en preparación el nuevo Allende?

 

04/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Carlos Borromeu (4/11)

* Festa das Santas Relíquias (5/11)

Artigos em O Legionário:

1936-11-22 - Unidade Nacional / O Estado brasileiro, como o Estado francês, o Estado italiano ou o Estado finlandês, tem uma missão: lutar pela Fé e pela civilização. Concretamente, como se apresenta para o Brasil esta missão? - Dentro em pouco - e só os cegos podem contestá-lo - virá um dilúvio internacional: a guerra mundial está a bater às portas da civilização do Ocidente. - Para que a América Latina esteja à altura de sua excelsa missão, é preciso, antes de tudo, que ela esteja unida e coesa. Seria, pois, um erro imperdoável ou uma traição criminosa, que neste corpo de nações irmãs, suscitadas por Deus para a mesma luta e a mesma vitória, se insinuasse o germe da discórdia intestina. Todo o reino dividido interiormente perecerá. - Fora do Brasil, São Paulo quebrará a coesão continental. E, com isto, terá estragado a obra a que a Providência chama a terra de Santa Cruz. Que juízo fazer-se desses políticos pigmeus de pequeno voo intelectual e de vistas curtas que, com orçamentos em punho, querem demonstrar que São Paulo deve atirar à beira da estrada, como fardo pesado e inútil, os seus 20 irmãos brasileiros?

1936-11-22 - Comentando... Boa lição / Em diversas cidades da Galícia (Espanha), "filhinhos de papai" resolveram colar (ou mandar colar) cartazes pró comunistas. Quando a alma popular reagiu contra os excessos da Frente Popular (comunista), foi ali rapidamente vencida a desordem e implantada a ordem. Assim, as autoridades locais mandaram que os mesmos almofadinhas fossem obrigados a limpar as respectivas cidades dos cartazes comunistas, sendo a obrigação pessoal e intransferível...

1936-11-22 - Comentando... “Mujeres libres”... / Comunismo e feminismo na Espanha.

1936-11-22 - Comentando... O cilício do convento / Os marxistas invadiram em Talavera del Tajo um convento de freiras onde encontraram estampas dos Corações de Jesus e de Maria, bem como um cilício. De onde se comprova que os conventos não são “depósitos de armas”, como afirmam publicações comunistas. E o cilício desperta nos asseclas de Marx um sentimentalismo burguês, a “uma profunda pena por essas inúteis vidas contemplativas que passaram - dizem eles - como a água que não rega e a lâmpada que não arde”. Mas tal sentimentalismo não impedirá aos comunistas de executarem religiosas...

Multimedia:

1993-04-03 -
Versalhes, Maria Antonieta, Revolução Francesa. Duas concepções do universo (texto e áudio)

Deutsch:

1983-09-13 - Marx und Luther im neuen französischen Messbuch

 

02/11/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Comemoração dos Fiéis Defuntos (Finados): Enquanto os homens não tiverem uma atitude reta, equilibrada, cristã perante a morte, não serão capazes de ter uma atitude reta, cristã, equilibrada perante a vida.

* Finados: : lição de profundidade, força de alma, coragem e grandeza

*
São Martinho de Porres (3/11): Vários aspectos de uma alma: placidez, amabilidade, severidade e tom santamente aguerrido

* São Carlos Borromeu (4/11)

* Festa das Santas Relíquias (5/11)

Livros:

1961-07 - Carta Pastoral prevenindo os Diocesanos contra os ardis da seita comunista, D. Antonio de Castro Mayer / I - Os objetivos humanitários dos comunistas e a colaboração com os católicos; II - Como reagir contra a tática comunista; III - Causas do alastramento do comunismo; IV - Conclusão: 1. O comunismo, inimigo de morte da Religião; 2. Comunismo, a pior das barbáries; 3. Exortações.

Artigos em O Legionário:

1936-11-15 - Comentando... Ontem a semeadura, hoje a colheita / A 15 de setembro de 1911 o governo Canalejas da Espanha abolia o ensino religioso nas escolas públicas do país. Breve a educação dos professores passou para as mãos de elementos sem fé e até abertamente ateus. Resultado: aquelas crianças de ontem são os homens de hoje que assassinam os espanhóis e queimam a Espanha, no altar de Moscou. Aos clarões do incêndio, miremo-nos no espelho ibérico e defendamo-nos, enquanto é tempo.

1936-11-15 - Comentando... Contra o comunismo / Na Suíça, Argentina e no Marrocos, há o mesmo ardor no combate ao credo vermelho. Nações de índoles, raças e formação histórica absolutamente diferentes, em todas elas, o comunismo procura se infiltrar.

1936-11-22 - Comentando... Audácia dos embusteiros / Na França ultimamente, como na Espanha antes do movimento que evidenciou a idêntica intenção destas campanhas, o ataque à Igreja tem sido feito no sentido de fazer crer que esta tutela um movimento armado civil, e para isto converte igrejas e conventos em depósitos de materiais bélicos. Verdadeiramente notável a audácia destes comunistas! A Igreja fazendo guerra civil... Para que? Como se com fuzis e metralhadoras se conquistassem almas...

Deutsch:

1964-09-11 - Der heiligste Namen Mariens

 

30/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
Todos os Santos (1/11): pedir a proteção das almas que se salvaram e que tenham especial relação com a vocação

* Todos os Santos combateram os erros de sua época

* São Nuno de Santa Maria ou Dom Nuno Álvares Pereira (1/11)

* São Nuno Álvares Pereira: decisão, solércia e sagacidade

* Frei Nuno de Santa Maria: Um santo guerreiro não é uma contradição, como o desfibramento do liberalismo religioso o quer considerar, mas é uma sublime coerência.

Livros:

1963 - Carta Pastoral sobre a seita comunista, 3a PARTE - A situação do Brasil / 1. O perigo de um "putsch" comunista; 2. A conquista lenta: A. Socialização legal; B. Comunismo virtual nas leis de alto alcance social; 3. Reatamento das relações diplomáticas com a Rússia; 4. Infiltração nas Universidades e nas organizações estudantis; 5. Infiltração nos meios de comunicação; 6. Infiltração nos sindicatos; 7. Infiltração nas associações católicas — a palavra de ordem

1963 - Carta Pastoral sobre a seita comunista, 4a PARTE - A Nossa Ação / Ao programarmos nossa ação contra o avanço da seita comunista, devemos proceder com muita calma, tendo em vista a natureza toda especial da dinâmica do marxismo. É conveniente dividirmos nosso estudo em três aspectos: 1. Modalidades da ação anticomunista; 2. Algumas normas para uma ação anticomunista eficiente; 3. Meios de ação.

Especial / Frases e axiomas:

* A morte é muito séria, e o nosso mundo é frívolo por princípio. A morte é triste, e os homens de hoje cultuam a puerilidade. A morte é velha, mas a juventude é um dos valores supremos da atualidade. A morte dá testemunho da precariedade de nossa vida, mas isto contraria a religião das vitaminas. A morte é espiritual, abre a porta para os valores transcendentais, mas o mundo moderno crê na carne e no sangue. A morte traz a mortificação, a disciplina, a austeridade, a renúncia, a delicadeza espiritual, mas isto, hoje, são heresias.

* ...nesse nosso século de eutanásia, a pseudo-morte piedosa, que evita maiores sofrimentos. Parece que nos dias que correm só se sabe ter piedade para matar e não para sustentar e valorizar a vida. A isto chegamos! A vida moderna mercantilizou-se tanto, que até a dor humana tornou-se objeto de comércio...

Italiano:

1967 - Catechismo Anticomunista, Mons. Geraldo de Proença Sigaud, S.V.D., Arcivescovo di Diamantina (Brasile) / I - Che cosa è il comunismo e che cosa insegna; II - Atteggiamenti del comunismo verso la religione; III - Punti fondamentali della inconciliabilità fra il comunismo e il Cattolicesimo; IV - L'essenza dell'uomo consiste nella sua attitudine a lavorare; V - La Rivoluzione e la Cristianità; VI - Virtù che stanno a base della Cristianità; VII - Secondo il comunismo l'uomo ideale è il proletario; VIII - La lotta di classe; IX - La proprietà, la vita umana e la schiavitù dell'operaio; X - Il ruolo di Satana; XI - La violenza e la libertà; XII - Il materialismo occidentale apre la strada al comunismo; XIII - La Chiesa e gli operai; XIV - Il socialismo; XV - La conquista del popolo, le classi dirigenti e le masse; XVI - I punti presi più di mira: la riforma agraria; XVII - L'utopia comunista: una società senza classi. L'egualitarismo

Deutsch:

1978-01-16 - „Irridebit“

 

29/10/2020

Livros:

1963 - Carta Pastoral sobre a seita comunista, de D. Geraldo de Proença Sigaud, 2a PARTE - A Seita Comunista ou o Marxismo em Ação: Capítulo I - O proletariado a serviço da Revolução; Capítulo II - A dialética em ação — A tese; Capítulo III - A antítese; Capítulo IV - Socialismo: cavalo de Tróia a serviço do comunismo;

Artigos em outros periódicos:

1931-07-26 - O reatamento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Rússia / Circula com bastante insistência a notícia de que elementos profundamente ligados a nossas classes conservadoras, por uma aberração difícil de explicar, pleiteiam nos bastidores do cenário político o reatamento de nossas relações diplomáticas com a Rússia. Os argumentos invocados em favor de tal medida repousam sobre bases eminentemente comerciais. Embora se queira atribuir ao reatamento de nossas relações diplomáticas com a Rússia um cunho estritamente comercial, suas consequências no terreno doutrinário e político a nenhum observador sensato podem passar desapercebidas. Analisando os diversos aspectos da questão.

Artigos em O Legionário:

1936-11-08 - Comentando... Elogio (?) da indisciplina / Sem comentários traduzimos a seguir alguns trechos de uma proclamação recentemente publicada pelos jornais libertários da Espanha e afixada nas paredes das cidades da Catalunha: "quando passar o momento decisivo da luta, nós poderemos controlar a indisciplina da inteligência construtiva... Nós não queremos a disciplina, que limita a bravura, a inteligência e os sentimentos”.

1936-11-08 - Comentando... “Menu” comunista / Grande embaraço se viram os organizadores de um banquete comunista realizado em Simacourbe (distrito de Pau, França): a escolha do cardápio, que deveria ser irrepreensível sob o ponto de vista bolchevista. Depois de longas hesitações, resolveram que além do caviar, do vodka, e outros ingredientes adequados para a comemoração e de tendências absolutamente insuspeitas, somente fossem admitidos à mesa, em forma de foice: presuntos, beterrabas, cenouras, tomates, bifes mal assados, e outras comezainas que, mesmo de uso burguês, tivessem - ao menos na cor - alguma afinidade com o credo dos estômagos que as iam ingerir...

1936-11-15 - Comentando... Nomes / Publicada recomendação das Autoridades Eclesiásticas relativa aos nomes impostos aos batizandos. Esse aviso destacava a necessidade de se instruírem os pais nesse assunto, muito mais importante do que à primeira vista possa parecer. Uma prova da solicitude com que a Autoridade Arquidiocesana procura promover a elevação espiritual dos fiéis, tanto mais quando se nota na sociedade de hoje o esquecimento daquele piedoso costume de se dar nomes de Santos às crianças. Não é só o lado religioso que se quer acautelar...

Deutsch:

1977-01-03 - „Thiobacillus thiopharus“

 

28/10/2020

 

Cumprimos o doloroso dever de anunciar o falecimento do Sr. Luiz Antonio Fragelli, na manhã de 26 de outubro. A informação foi enviada pelo Sr. Raymond Drake, presidente da TFP norte-americana, ao IPCO (Instituto Plinio Corrêa de Oliveira).
O Sr. Luiz Antonio se transladou com sua família aos Estados Unidos, por sugestão de Dr. Plinio, a fim de colaborar na formação da valorosa TFP norte-americana, associação co-irmã e autônoma do IPCO e demais entidades afins existentes nos mais diferentes países.
Tal função executou ele de forma admirável, obtendo de Nossa Senhora não poucas graças e bênçãos, como se pode verificar nos membros que constituem a TFP dos Estados Unidos e nas ações contra-revolucionárias que realizam naquele país chave do Ocidente.
Haverá no próximo sábado, dia 31, nos Estados Unidos, missa de corpo presente na histórica Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, será feito o sepultamento.
Requiem aeternam dona ei, Domine, et lux perpetua luceat ei.

Livros:

1963 - Carta Pastoral sobre a seita comunista - seus erros, sua ação revolucionária e os deveres dos católicos na hora presente, de D. Geraldo de Proença Sigaud, 1a PARTE - Do Marxismo: Capítulo I - As teorias fundamentais do marxismo; Capítulo II - Outras consequências; Capítulo III - Da primazia do econômico à Revolução.

Italiano:

1990-02 - Tradizione FAMIGLIA Proprietà - Perché? / "Tradizione Famiglia Proprietà: un blocco coerente che si può accettare o rifiutare, ma i cui elementi non è possibile separare"

Español:

1990-02 - Tradición FAMILIA Propiedad - ¿Por qué? / "Tradición, Familia, Propiedad constituye un bloque coherente que se acepta o se rechaza, pero cuyos elementos no es posible separar"

English:

1968-12-18 -
Tradition, Family and Property - Why?

 

27/10/2020

Especial / Fátima:

* Carta da Irmã Lúcia ao Cardeal Cafarra: "A última batalha será sobre família e matrimônio".

Especial / Família:

* Coletânea (vasta) de documentos sobre a sagrada instituição da família

Multimedia:

1992-05-04 - Como regenerar a sociedade. Proclamar a Verdade por inteiro e de viseira erguida

Artigos em O Legionário:

1936-11-08 - Comentando... Centro de difusão cultural / A verdadeira causa da difusão do comunismo é a falta de instrução religiosa.

1936-11-08 - Comentando... Dever de justiça / É norma do LEGIONÁRIO, evitar o quanto possível os elogios pessoais. É do espírito da Igreja, elogiar as obras, e ser muito discreta quanto aos seus autores. Mas essa linha de conduta nunca deve violar os direitos da justiça. E é apenas em um rigoroso espírito de justiça, que nos sentimos obrigados a fazer um comentário particularmente elogioso à intensa atividade que na Diocese de São Carlos vem desenvolvendo Dom Gastão Liberal Pinto, seu Bispo Coadjutor. - De uma ação tão fecunda, desenvolvida com tanta modéstia, em um silêncio até agora impenetrável, tudo pode esperar a Diocese de São Carlos.

1936-11-08 - Comentando... Família / O instituto da família, que tem seu alicerce firme no matrimônio indissolúvel, baseado na lei natural corroborada pelo nosso Código Civil, está sendo o alvo de ataques bem dirigidos. Um advogado uruguaio que faz seu país chamariz de casais descontentes, acenando com a promessa de divórcio. Enviou ele aos nossos advogados, com encomiásticas dedicatórias, elegantes brochuras, fazendo propaganda desta mendaz promessa. Este causídico certamente não será o interessado direto da dissolução de nossa família. Donde jorrará, então, o dinheiro para isso?

Manifestos, cartas, declarações à imprensa:

1991-05-09 - Carta do encarregado do Núcleo da TFP em Campos (RJ) ao jornal da mesma cidade “Folha da Manhã”, a propósito de notícia veiculada por aquele periódico relativa ao falecimento de D. Antônio de Castro Mayer e seu relacionamento com aquela Sociedade.

Italiano:

2020-10-25 - Video sulla figura di Plinio Corrêa de Oliveira e sul suo libro "Cristianità" (Chorabooks, Hong Kong-Roma, 2019). Parlano Julio Loredo e José Antonio Ureta, membri della TFP, l'economista Ettore Gotti Tedeschi, gli studiosi Guido Vignelli e Diego B. Panetta, e Aurelio Porfiri.

English:

2010 -
The Christian Institution of the Family: A Dynamic Force to Regenerate Society
 

 

24/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Antônio Maria Claret (24/10): a títulos diversos, patrono dos contra-revolucionários

* Santo Antonio Maria Claret: "A Sagrada Escritura nos ensina que o maior e mais terrível açoite que Deus envia a um povo, é dar-lhe maus sacerdotes"

* Festa de Cristo Rei (25/10): coletânea de documentos a respeito

Livros:

1963 - Catecismo Anticomunista, de D. Geraldo de Proença Sigaud / I - O que é o comunismo e o que ele ensina. II - Atitudes do comunismo perante a religião. III - Pontos básicos da divergência entre comunismo e Catolicismo. IV - A essência do homem é ser trabalhador. V - A Revolução e a Cristandade. VI - Virtudes que fundamentam a Cristandade e paixões que movem a Revolução. VII - O proletário é o único homem ideal, segundo o comunismo. VIII - A luta de classes. IX - A propriedade, a vida humana e a escravidão do operariado. X - O papel de Satanás. XI - A violência e a liberdade. XII - O materialismo do Ocidente prepara o caminho do comunismo. XIII - A Igreja e os operários. XIV - O socialismo. XV - A conquista do povo — As elites e a massa. XVI - Os pontos mais visados; a Reforma Agrária. XVII - O ideal do comunismo: a sociedade sem classes; o igualitarismo.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1969-02-26 - Reflexões sobre a máxima "Somos todos irmãos, somos todos iguais" (título original: O problema dos 4 irmãos)

Español:

1964-10-23 - San Antonio Maria Claret: a diversos títulos, patrono de los contra-revolucionarios

1969-02-26 - Reflexiones sobre la máxima “Somos todos hermanos, somos todos iguales“

English:

1972-09-30 - Understanding the Social Function of Private Property

Deutsch:

1975-01-05 - Wer ist noch katholisch in der katholischen Kirche?

Italiano:

1979-06-09 - La giustizia sta nella disuguaglianza cristiana
 

 

23/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
São João de Capistrano (23/10)

Livros:

1943 - "Em Defesa da Ação Católica": o livro-bomba que denunciava os desvios que recomeçavam a se introduzir dentro da Santa Igreja também quanto à Moral católica / Estava precisamente aí a tragédia do século XX. Os Papas haviam proclamado reiteradamente que só o retorno à Igreja salvaria a humanidade. Entretanto, procurou-se a solução fora da Igreja. Em vez de promover a reintegração do homem no Corpo Místico de Cristo, e implicitamente sua regeneração moral, procurou-se “defender a cidade sem o auxílio de Deus”, tarefa vã, cujo insucesso nos arrastou aos transes mortais da presente conflagração [II Guerra Mundial].

1969 - GRUPOS OCULTOS TRAMAM A SUBVERSÃO NA IGREJA - Em ascensão triunfal a Heresia Modernista - A Igreja Católica infiltrada por adversários velados / II. O supremo objetivo "profético": uma Igreja não alienante nem alienada: 3ª desalienação da Igreja: em relação à Fé, à Moral, ao Magistério e à ação evangelizadora

Español:

1974-01 -
GRUPOS OCULTOS TRAMAN LA SUBVERSIÓN EN LA IGLESIA - EL IDO-C Y LOS "GRUPOS PROFÉTICOS"  - La Iglesia Católica infiltrada por adversarios ocultos - La Herejía Modernista / II. El supremo objetivo “profético”: una Iglesia no alienante ni alienada: 3º. No alienación de la Iglesia: en relación a la Fe, a la Moral, al Magisterio, y a la acción evangelizadora

Italiano:

* Nel 1969, l'allerta di Plinio Corrêa de Oliveira: Comunismo e progressismo verso una "Chiesa-Nuova",
II - Il supremo obiettivo “profetico”: una Chiesa non alienante e né alienata

English:

1969-04/05 -
Hidden Groups Plot Subversion in the Church - IDO-C and the “Prophetic Groups”, Catholic Church Infiltrated by Veiled Adversaries - II. The supreme “prophetic” goal: a Church neither alienating nor alienated: Third disalienation of the Church: in relation to Faith, Morals, the Magisterium, and evangelization

Français:

1943 - “En défense de l’Action Catholique”, Introduction / Ce fut précisément le drame du XXe siècle. Les papes avaient proclamé à maintes reprises que seul un retour à l'Eglise permettrait de sauver l'humanité. Toutefois, la solution fut recherchée au dehors de l'Église. Plutôt que de promouvoir la réintégration de l'homme dans le Corps mystique du Christ et, implicitement, sa régénération morale, on a fait une tentative « de défendre la cité sans l'aide de Dieu », un vain effort dont l'échec nous a entraînés aux angoisses mortelles de la présente conflagration [la Seconde Guerre mondiale].

 

 

22/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
São João de Capistrano (23/10)

Entrevistas:

1992-10-29 - Se o Sr. tivesse que dar um conselho a um jovem homossexual, o que lhe diria? - Entrevista sobre o homossexualismo. (com texto e áudio)

Especial / Revolução Francesa

1969-08-15 - Luís XIV recusou-se a consagrar a França ao Sagrado Coração de Jesus. Suas consequências - A perspectiva histórica da não correspondência a graças insignes

Artigos na Folha de S. Paulo:

1975-01-05 - Quem ainda é católico na Igreja Católica?

Español:

1975-01-05 -
¿Quién aún es católico en la Iglesia Católica?

Italiano:

1992-10-29 - Se dovesse consigliare un ragazzo omosessuale, che pratica l’omosessualità, cosa gli direbbe? / Intervista al Prof. Plinio sulle cosiddette “unioni omosessuali”.

Français:

1975-01-05 -
Qui est encore catholique dans l'Église catholique ?

English:

1992-10-29 -
Interview about the problem of homosexuality and the family / If you had to counsel a young man who is homosexual, who has homosexual relationships, what would you tell him?

Deutsch:

1992-10-29 -
 Homosexualität (Fernseh-Interview von Prof. Plinio Corrêa de Oliveira) / 13.) Frage: Wenn Sie jetzt einem jungen Homosexuellen, der homosexuell aktiv ist, einen Rat geben sollten, was würden Sie ihm sagen?

 

21/10/2020

Artigos em O Legionário:

1936-10-25 - O Barrete Frígio perante a Cruz, o sigma e a bandeira vermelha / Na apreciação dos fatos, temos em mente tão apenas os grandes interesses fundamentais da civilização católica do Brasil. E é à luz desses interesses que consideramos os acontecimentos. - Uma legislação social inteligente. - "Cristianismo católico": expressão sem sabor confuso. - Nada neste mundo poderá justificar que se trate em pé de igualdade uma corrente que se proclama fiel aos "princípios próprios de todos os corações bem formados" com outra que visa a destruição desses princípios. - A debelação do comunismo deve ser a preocupação principal dos nossos dirigentes. E - estejam eles disto certos - o sucesso de sua campanha está diretamente ligado ao sucesso de sua luta contra o comunismo.

English:

N. 31 -
Catholic Universality and Pagan Internationalism

Italiano:

1975-01-05 - Chi è ancora cattolico nella Chiesa cattolica? / Se il Prof. Plinio scriveva così nel 1975, cosa potrebbe dire oggi?...

 

20/10/2020

Multimedia:

1993-09-25 -
Ideia errada do que é um Santo e a importância de sempre se dizer a verdade (com texto e áudio).

Artigos em O Legionário:

1936-10-25 - Comentando... Fronteiras para a caridade

1936-10-25 - Comentando... “Reduto” / Quem procura com sinceridade "o ser, o belo, a verdade" encontrará junto Àquele que disse um dia: “Ego sum Via, Vita et Veritas - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".

1936-10-25 - Queremos que Ele reine sobre nós / Jesus Cristo é nosso Rei. Nós, os súditos. Ele é o Senhor de todas as nossas ações, de nossos pensamentos, de nossos desejos, de nossas palavras. E nos impõe que tudo em nós se amolde estreitamente aos Mandamentos que nos impera pelo órgão autorizado de sua voz: a Santa Igreja. Quanto é, pois, pela nossa parte, nada de escolhas ao sabor de nossos caprichos. - São precisamente os exagerados egoísmos de cada qual o máximo óbice à vida social. E quando os homens se houverem despojado de suas acanhadas egolatrias, teríamos obtido que todos haveriam conseguido o máximo de sua eficiência social, e seria o Reinado de Jesus Cristo e o paraíso na terra.

Español:

1972-08-20 -
Más actual que nunca / No es lícito a Estado alguno, mandar o permitir (no digo tolerar, nótese) lo que Dios prohibió. Ni prohibir hacer lo que Dios mandó. - La subversión por excelencia puede no ser violenta.

Italiano:

1954-03 - L’essenziale non è l’essere dolce o severo, ma l’essere santamente dolce o santamente severo: il moderatismo.

English:

1979-10-28 - The psychology of hatred of very many "moderate" leftists

Deutsch:

*
Das „Memorare“ /Gedenke, o gütigste Jungfrau Maria...

 

19/10/2020

Artigos em O Legionário:

1946-02-03 -
A comédia da ONU

1947-01-05 -
UM ANO EM REVISTA. - A consolidação das instituições democráticas - A paz no mundo / O fato dominante da vida internacional é que a ONU entrou em pleno funcionamento este ano, passando dos projetos, regulamentos e sonhos para o plano da realidade, e trabalhando como qualquer organismo inteiramente constituído. A ONU era precisamente o organismo planejado pelos vencedores para resolver os problemas do presente, e organizar o mundo futuro. Todas as esperanças dos otimistas repousavam sobre o êxito dessa grande organização. É preciso convir que a ONU não correspondeu a esta expectativa.

1947-03-16 - 7 dias em revista / A ONU ignorou pura e simplesmente a existência do Papado. Repudiou, pois, a única coluna sobre a qual se pode organizar normalmente o Direito Internacional. E fracassou como a Liga das Nações, pela mesma razão por que a Liga das Nações fracassou.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1973-12-30 - (ONU)
Inútil e contraproducente

Biografia:

1996 - "O Cruzado do século XX - Plinio Corrêa de Oliveira", Parte II, tópico 11. A comédia falimentar da ONU

Multimedia:

1986-11-04 -
Entrevista concedida pelo Prof. Plinio por mais de duas horas ao jornal “O Globo” sobre os mais diversos temas: o perigo comunista no Brasil, a TFP (seus usos e costumes, sua atitude face ao governo militar, por ex.), relacionamento da UDR e de Ronaldo Caiado com a TFP etc.

VATICANO-CINA

"Sull’altare del dialogo Francesco è pronto anche a pagare il prezzo dell’accusa di rimanere silenzioso di fronte alla repressione delle proteste a Hong Kong, o dei campi di rieducazione per i musulmani uiguri nell’estremo Ovest della Cina: l’attacco di Pompeo evocava questo punto debole" (Corriere della Sera, 18-10-2020, Rinnovato con Pechino il patto segreto sui vescovi, di Massimo Franco)

Italiano:

1964 -
La libertà della Chiesa nello Stato comunista

Español:

1971 -
Trasbordo ideológico inadvertido y DIÁLOGO

Français:

*
Glissement idéologique à votre insu et DIALOGUE

1996 - L’Islam à la conquête de l’Europe ? - Le péril musulman est immense, écrivait le Pr Plinio en 1943...

English:

1974-07 -
Unperceived Ideological Transshipment and DIALOGUE

1974-10-20 - Whatever (China) Wants

Deutsch:

Die Lebensmittelkomödie der UNO

Erobert der Islam Europa? - Die muslimische Gefahr ist riesengross, schrieb Plinio Corrêa de Oliveira 1943

 

16/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Margarida Maria Alacocque (16/10)

* A hora da misericórdia voltará - Revelações do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margaria Maria Alacocque

* São Pedro de Alcântara, declarado pela Santa Sé, juntamente com Nossa Senhora Aparecida, padroeiro especial do Brasil (18/10)

Artigos em O Legionário:

1936-10-11 - Cobras, cordeiros e governadores / Por mais de uma vez, temos feito nossas reservas categóricas ao Integralismo. Ninguém, portanto, nos pode suspeitar de correligionários dos “camisas verdes”. Católicos que somos, estamos ao lado das autoridades constituídas sempre que, à mão armada, se procurar expulsá-las do Poder. Não fazemos obra de acusação nem de defesa. Somos meros críticos, e críticos imparciais. Fechar a boca dos adversários não é provar que eles estão errados.

Italiano:

1940-10-20 -
L’ora della misericordia tornerà / Le rivelazioni del Sacro Cuore di Gesù a Santa Margherita Maria Alacoque

Français:

1958-11 - Sainte Marguerite-Marie Alacoque

Deutsch:

1970-01-19 - Päpstliche Garden: Streitkräfte im Dienste des Papsttums

English:

N. 06 -
Two Paintings, Two Mentalities, Two Doctrines

Español:

1965-10-15 - La Hispanidad, Santa Teresa y Felipe II – Amor heroico y sin límites a la Iglesia Católica

 

15/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Teresa de Ávila (15/10)

Livros:

2012 - Forradalom és Ellenforradalom - Edição de "Revolução e Contra-Revolução" em húngaro, promovida pela Österreichische Gesellschaft zum Schutz von Tradition, Familie und Privateigentum – TFP (Sociedade Austríaca de Defesa da Tradição, Família e Propriedade - TFP) www.tfp.at 

Español:

1943-05-09 -
Reformemos al hombre / Caso contrario, sus obras serán necesariamente de ruinas y de tinieblas

English:

N. 177 -
Medieval Paternalism and Progressivist Neo-Slavery

Deutsch:

1953-05 - Die Ära der Technik und die der „Douceur de vivre“

 

14/10/2020

Livros:

1963 -
Carta Pastoral sobre a seita comunista - seus erros, sua ação revolucionária e os deveres dos católicos na hora presente, de D. Geraldo de Proença Sigaud, S.V.D. (para download, pesquisa e/ou leitura on line) / Nos próximos dias contamos disponibilizar também esse livro em formato html, dividido por capítulos, a fim de facilitar ainda mais o aproveitamento de uma obra tão útil, sobretudo nos presentes dias.

Italiano:

* 15 ottobre,
Santa Teresa di Gesù / Quanto è importante seguire gli eventi del nostro tempo nella misura in cui hanno a che fare con la salvezza delle anime, la causa cattolica, la sconfitta della Rivoluzione, la gloria e l’esaltazione della Sante Chiesa. Questo per noi è un atto di amore a Dio caratteristico della nostra vocazione contro-rivoluzionaria, che è attenta ai problemi dell’ora presente

 

13/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* 6a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima, o milagre do sol e seus significados possíveis (13/10)

Artigos em O Legionário:

1936-10-18 - Reis, presidentes e ditadores / Um dos fenômenos curiosos que nossa época vai assistir - e prometem ser tantos - é sem dúvida a transformação da fisionomia dos chefes de Estado. Os reis europeus davam geralmente a dolorosa impressão de bonecos bem nutridos e bem vestidos, capazes de servir de elegantes “marionetes”. O aparecimento das ditaduras européias transformou, porém, o gosto estético dos nossos contemporâneos. Ninguém mais, em nossos dias, teria admiração pela rústica simplicidade de um Pedro II, passeando tranqüilamente na Quinta da Boa Vista. As multidões, atualmente, exigem cenários imponentes, chefes autoritários, governantes aguerridos, capazes de lhes inspirar confiança, pela ousadia dos seus gestos e pelo feitio despótico de seu temperamento. Se Mussolini despisse as vistosas fardas que enverga, para se trajar como um pequeno burguês, se Hitler abandonasse sua indumentária semi-militar e o decoro imponente das manifestações nazistas, estaria comprometido seu prestígio. Dos chefes de Estado, que grupo vencerá? O dos “sans-culotte” ou dos Napoleões?

1936-10-25 - Comentando... “A senhorita quer casar?” / Lembramos aos nossos leitores que manifestem sua desaprovação ao “Diário da Noite” pela correspondência que vem publicando nessa secção, onde se manifesta a ausência de princípios nobres e de fins elevados.

Español:

1992-11 -
Descubrimiento de América, Isabel la Católica, ecología y Teología de la Liberación

English:

1983-08-9/13 -
The media's centrist dictatorship  / The major characteristic of a dictatorship is to silence the voices of disagreement

Italiano / Verità dimenticate

1957-03-02 - La tattica comunista di anestetizzare l’opinione pubblica in Cina e all’estero

Deutsch:

1967-10-17 -
Das Sonnenwunder von Fatima

 

12/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil (12/10): coletânea de documentos

* Nossa Senhora do Pilar (12/10)

Multimedia:

1989-05-06 - Não existe educação sem confiança. O gosto pelo vocabulário é muito mais importante do que apreciar música / Outros livros muito benéficos para a formação intelectual e moral do Prof. Plinio: "Tratado de Direito Natural" de Luigi Taparelli d'Azeglio e as "Confissões" de Santo Agostinho, com comentários sobre os "Lusíadas" de Camões.

Artigos em O Legionário:

1936-10-18 - Comentando... As pratarias do sr. Blum / O chefe (esquerdista) do governo francês, possuidor de uma valiosa coleção de objetos de prata... Não era até agora um preconceito antiproletário a posse de uma coleção de objetos de arte? - O sr. Blum quer transferir para fora da França essa “valiosa coleção”. Não terá ele bastante confiança na estabilidade social do país que governa?

1936-10-18 - Comentando... Vá ser juiz em Barcelona... / Notícia procedente da Espanha informa que na cidade de Barcelona, em consequência da grande facilidade proporcionada pela nova situação, tem aumentado consideravelmente o número de divórcios, assinalando-se alguns até de sexagenários. Seria grotesco, se não fosse tão lamentável! Daqui a pouco, quando se quiser ofender uma pessoa, imperdoavelmente, será bastante dizer: “Você merecia era ser juiz em Barcelona”.

1936-10-25 - 7 Dias em Revista / Enquanto se celebra o centenário de Benjamin Constant (positivista e anti-católico), o centenário do Visconde de Outro Preto transcorreu no olvido. - O Tribunal Especial iniciará suas atividades. Os católicos devem erguer suas preces para que a idéia da clemência e misericórdia não chegue ao ponto de desarmar o Estado perante seus inimigos. - A influência do embaixador russo em Madri é cada vez mais declarada sobre as decisões do Sr. Azaña. - O anti-semitismo feroz de Hitler está a clamar por um novo São Bernardo [o qual salvou os judeus do extermínio na Alemanha] que invocasse para o povo de Israel aquela misericórdia que nem sua grande Vítima [Jesus Cristo] lhe negou.

Italiano / Verità dimenticate

* Direttive segrete del Partito Comunista cinese per distruggere il Cattolicesimo: "Schiacciare il nemico servendosi dello stesso nemico" (Agenzia vaticana FIDES, 25-1-1958)

Deutsch:

1936-09-06 -
Die Muttergottes und die Heilige Eucharistie

 

 

 

 

09/10/2020

Especial / China:

* Diretrizes secretas do Partido Comunista Chinês para destruir o Catolicismo: "Cativar o inimigo para suprimir o inimigo". "Infiltrar todas as instituições da Igreja, ganhar a simpatia dos fiéis e desse modo tornar possível introduzir-se na própria direção da Igreja" / Síntese histórica da situação religiosa na China a partir de 1920, quando o marxismo-leninismo se enveredou naquela nação. Tradução de documento publicado pela agência vaticana FIDES (Catolicismo, agosto de 1958, n. 92).

 

08/10/2020

Artigos em O Legionário:

1936-10-04 - Casamento, luxo burguês / Qual é a finalidade da Igreja? Não consiste ela em desenvolver extensiva e intensivamente o Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo? É certo que o Estado não opõe obstáculos a esse desenvolvimento? O país em que o casamento corre o risco de parecer um luxo para uso meramente burguês do qual o operário pode prescindir, não é um país em que periga a instituição da família? E o que é que não periga quando periga a família?

1936-10-04 - Comentando... México e Rússia / A hipocrisia que reveste os atos das nações comunistas vai tendo o condão de desprestigiar as mais nobres palavras, desvirtuando as mais honestas iniciativas. Qual coisa mais justa que uma reinvindicação popular? e a palavra “popular” faz-nos tremer: pensa-se logo em barulho, incêndio... Qual coisa mais desejada que a paz? E como tememos um congresso pró “paz”...

1936-10-11 - Comentando... Prostituição legal

Italiano:

1983-10-16 -
La vita terrena è il bene supremo dell’uomo?

Español:

Átila - Pintura do artista Eugène Delacroix (1798–1863) - wikipedia.org

1944-01-23 - La mentalidad abortista desciende de Hitler - Ni el totalitarismo de Atila ni de Catilina vencerán a las élites que, para bien del pueblo, se conserven auténticamente católicas / Cuando la Alemania nazi estaba al borde de la derrota, el profesor Plinio escribió un artículo analizando la mentalidad del régimen nacionalsocialista. Predijo que incluso después de la caída del Tercer Reich, esta mentalidad nazi, a la que llamó mentalidad de Atila, continuaría. Una manifestación sería la mentalidad abortista, que es hostil a la vida humana.

1955-07 - El Reino de María, realización del Mundo Mejor -
"(...) entre tantos estadistas triunfantes, entre tantos Prelados optimistas, nadie tuvo la visión clara y profunda de San Luis MaríaDetrás de las apariencias de espléndida tranquilidad del mundo de la época, una sed devoradora de placer, un naturalismo creciente, (...) la efervescencia del galicanismo, del jansenismo, la acción corrosiva del cartesianismo, preparaban los espíritus para inmensas transformaciones. (...) Antes de terminar el siglo las órdenes religiosas estaban cerradas en Francia, los obispos fieles a Roma expulsados, una actriz era adorada como la diosa Razón en Notre Dame. En la guillotina, la sangre de los mártires fluía abundantemente. Y si la historia no puede dejar de ser severa con aquellos que no previeron la tormenta, no puede rehusar su homenaje al hombre de Dios que tan clarividente se mostró."

 

07/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
Nossa Senhora do Rosário (7/10)

Lepanto: Confiança em Nossa Senhora, verdadeiro lema da vitória

*
São Pio V, o herói da batalha de Lepanto

Artigos na Folha de S. Paulo:

1974-01-06 - Função social da propriedade (título original: O leitor já ouviu?) / Artigo especialmente útil para se ler em função da recente encíclica de Papa Francisco "Todos irmãos" (de 3 de outubro pp.)

Livros:

1988-09 - Projeto de Constituição angustia o País, Capítulo VI – As divagações sócio-sentimentais que estão na raiz de uma mal-compreendida função social da propriedade / Idem.

Español:

1988-09 -
La función social de la propiedad. Las divagaciones sociosentimentales que están en la raíz de una mal comprendida función social de la propiedad

English:

1982-08-12 -
The Social Function, the Club and the Knife / To read this article in order to the last Encyclical "Fratelli tutti" (All Brothers) of the Pope Francis (3 October 2020)

Italiano:

1960-10 -
La funzione sociale delle ricchezze / Molto utile da leggere in funzione dell'enciclica "Fratelli Tutti", di Papa Francesco (3 ottobre 2020)

1974-01-06 -
Soltanto la proprietà ha una funzione sociale? / Idem

*
San Pio V, il Pontefice della battaglia di Lepanto: la vittoria della fiducia eroica
 

 

06/10/2020

Artigos em O Legionário:

1936-09-20 - Comentando... Técnica de propaganda / Queremos chamar a atenção para as finuras da técnica de propaganda totalitária atingindo todos os terrenos: nas peças teatrais, nos programas de rádio, nos próprios livros didáticos. Em contraposição a essa propaganda habilmente oculta que precisa levantar-se uma agudeza de percepção à toda a prova, para perceber nas entrelinhas da mais inocente historieta para crianças, por exemplo, o veneno que dali destila.

Español:

1992-11-23 -
Desigualdades sociales armónicas / "Dios ama las desigualdades a tal punto que en la primera sociedad, la más elemental, que es la familia, Él la dispuso de tal manera que ella es desigual por esencia. Y por eso mismo la sociedad mayor, que es un tejido de familias, también es desigual. Es en este espíritu familiar que las desigualdades deben existir".

English:

1979-06-09 -
Right? Or Left? / The trilogy of 1789: liberty, equality and fraternity. God did not create terrifying and monstrous inequalities. Rather He created inequalities that were proportional to the nature, well being and progress of each creature and adequate for the general ordering of the universe. This is Christian inequality.

Italiano:

1954-06 -
Dagli insegnamenti di Pio XII: sulla tolleranza del male nell’ordine sociale internazionale e nazionale - I / 1. Demolizione di strumentalizzazioni maritainiane

Deutsch:

1969-09-05 -
Gottelästerliche und blasfemische Parodie einer liturgischen Zeremonie zu Ehren eines ermordeten Revolutionärs

 

05/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Francisco de Assis (4/10)

Artigos em O Legionário:

1939-01-10 - Outubro, Mês do Rosário / Para o católico não é questão de preferência, pendor ou simpatia, muito menos de sentimentalismo, ser devoto de Maria. É questão de vida ou de morte, pois que se trata de querer ou não eficazmente a salvação eterna. Se é verdade que o único mediador necessário entre o Céu e a terra é Nosso Senhor Jesus Cristo, é também certo que nenhuma graça se comunica ao homem sem a intercessão da Virgem Santíssima Mãe de Deus, pois que assim aprouve à Providência Divina dispor a ordem sobrenatural.

Español:

1964-10-07 -
El Santo Rosario, gran medio de santificación y de lucha para alcanzar la salvación eterna / El hecho de que esta devoción está especialmente vinculada a las victorias sobre los enemigos de la Iglesia y de la Cristiandad nos induce a pensar que el rosario protegerá a todos los que luchan contra los enemigos de la causa católica. Es una devoción que muy probablemente va a perdurar hasta el final de los tiempos. Por lo tanto, también durante el castigo predicho en Fátima, la recitación asidua del santo rosario deberá ser un factor decisivo de la victoria para los que defendieren la causa católica.

 

 

Plinio Corrêa de Oliveira — Defensor do ideal de uma sociedade temporal sacral: primorosa matéria de capa da edição de outubro da revista CATOLICISMO, de autoria do historiador italiano Roberto de Mattei. Para este mês, no qual transcorre o 25º aniversário do falecimento do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira — principal idealizador e sustentáculo de tal revista —, esse mesmo periódico de cultura oferece a seus leitores o importante estudo daquele historiador, como incentivo para se observar nas obras da Criação os vestígios das perfeições infinitas de Deus.
Para se tornar assinante da revista Catolicismo, envie um e-mail para: catolicismo@terra.com.br

*    *    *

October 3rd is the anniversary of the death of Professor Plinio Corrêa de Oliveira, the founder of the Brazilian Society for the Defense of Tradition, Family and Property, and the inspirer of the TFP movement worldwide. He was a man of unyielding faith, wholly consumed with a burning love for Our Lord Jesus Christ, the Blessed Mother, and the Holy Roman Catholic and Apostolic Church.

*    *    *

Homenaje en el
25º Aniversario del fallecimiento de
Plinio Corrêa de Oliveira
3 de Octubre de 2020

Acción Familia (de Chile) tiene el agrado de ofrecerles el trabajo que Plinio Corrêa de Oliveira escribió sobre la importancia fundamental de la sociedad temporal para la salvación o la condenación de las personas.
El estudio data de los años ‘50 y permaneció inédito hasta después de su fallecimiento, ocurrido en 1995.
El artículo puede bajarse gratuitamente haciendo clic en la fotografía.

*    *    *

 

Na impossibilidade de reproduzir as diferentes homenagens, nos mais diversos países, à memória do Prof. Plinio por ocasião de seu 25o. aniversário de falecimento, cingimo-nos às que se encontram acima.

02/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Os Anjos da Guarda: nossos melhores amigos

* O Anjo de Guarda é menos inteligente do que o demônio?

Especial / Frases e axiomas:

* Qual é a mais alta ambição de uma heresia velada? - Não é simplesmente o recrutamento de muitos adeptos entre os fiéis. É de trazer para seu lado, sacerdotes, bispos, cardeais, e até, se o pudessem conseguir, algum papa. A tal extremo podem chegar os sonhos de dominação dos hereges!

* Afirmar a ortodoxia de um programa de reforma social inspirado pelo comunismo, que inclua o divórcio, o amor livre e a total promiscuidade nas relações sexuais é contrário frontalmente à moral católica. E isto ainda quando os propugnadores dessas reformas freqüentassem os sacramentos. O que digo da promiscuidade de sexos vale igualmente para a comunidade de bens, ou seja, para um regime econômico que exclua a propriedade individual. Se alguém diz crer em Deus, mas deseja a implantação desse regime, está contra a Igreja.

Italiano:

No. 41 -
L'Angelo Custode è meno intelligente del demonio?

1973-07-08 - Il suicida va bene, grazie mille / Il Blog Messa in Latino ha riproposto ieri (1/10) quest'articolo "del prof. Plinio Corrêa de Oliveira sulla propensione del Vaticano e dei governi, in certi periodi, al suicidio religioso e politico".

English:

1964-10-02 -
The True Role of Guardian Angels

N. 41 -
Is the Guardian Angel Less Intelligent than the Devil?

Español:

Nº 41 -
¿El Ángel de la Guarda es menos inteligente que el demonio?

Deutsch:

1954-05 -
Ist der Schutzengel weniger Intelligent als der Teufel?

 

01/10/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Teresinha do Menino Jesus (1/10): coletânea de documentos a ela dedicados

Artigos em O Legionário:

1936-09-27 - A questão do Alcázar (de Toledo) / Na Câmara Federal, deputados assinam requerimento em que se pedia: a) que se inserisse na ata dos trabalhos do dia um voto de pesar pelo falecimento dos defensores do Alcázar de Toledo; b) que esse voto fosse comunicado à Junta Governativa de Burgos (general Franco). Porém, bom número de deputados pediram que fossem retiradas as respectivas assinaturas porque boa parte da Câmara, embalada pelo calor e pela sonolência, não observou atentamente o que estava requerendo...

Español:

1947-09-28 -
Víctima expiatoria / ¿No es simple hacer pequeños sacrificios? ¿No es más simple no tener visiones que tenerlas? ¿No es más simple aceptar los sacrificios en vez de pedirlos? Camino simple, camino para todos. La misión de Santa Teresita del Niño Jesús fue la de mostrarnos una vía que todos pudiésemos surcar. Ojalá nos auxilie para recorrer este camino real que llevará a los altares no apenas una u otra alma, sino a legiones enteras.

English:

1970-07-16 -
Suffering and the Little Way (of Saint Therese of the Child Jesus)

Italiano:

1° ottobre, Santa Teresina del Bambin Gesù (a 8 anni, un'infanzia consapevole, riflessiva, giudiziosa)

Deutsch:

1947-09-28 -
Sühneopfer - Die hl. Theresa vom Kinde Jesu

Français:

1953-07 -
La sainteté véritable est force d'âme et non mollesse sentimentale : la figure de Sainte Thérèse de l'Enfant-Jésus

 

30/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Francisco de Borja (30/9)

Especial / China:

* "A China, dizíamos, vai lentamente começando a intimidar e a imobilizar os poltrões do Ocidente. A Rússia, cada vez mais, agrada, ilude e atrai os tolos. Uns e outros, poltrões e tolos, tendem a recuar, transigir, conciliar a todo custo. E, francamente, quando alguém tem de seu lado todos os tolos e todos os poltrões, pode jactar-se de dispor de uma esplêndida maioria" (Catolicismo Nº 109 - Janeiro de 1960, A Revolução em 1960).

Artigos em O Legionário:

1936-08-09 - 7 Dias em Revista / Exemplos do ecletismo que norteia nossa vida política - A infiltração anticristã também vai se insinuando na imprensa, em uma intensidade só comparável à infiltração comunista no exército - A tática comunista de criar "frentes amplas", acobertadas com o manto "antifascista" e "democrático" vai se alastrando, e não faltam ingênuos que dêem crédito a elas.

1936-09-20 - Comentando... Madre Rosa Maria / As virtudes que a Fé Católica infunde no coração das Irmãs de Caridade, dedicadas de corpo e alma ao bem de seus semelhantes. Elas não perguntam donde eles vêm, nem para onde vão, quais suas idéias ou suas crenças: cuidam deles por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante de tais virtudes, só há uma classe de gente que se enfurece e que está pronta a sujeitar as santas Religiosas aos maiores opróbrios; veja-se a Espanha atual, com seus anarquistas e comunistas.

Italiano:

1970-03-08 -
Il comunismo ha ottenuto i suoi maggiori successi accecando, dividendo, addormentando e corrompendo i non comunisti - Garaudy abbozza un nuovo avvicinamento

English:

1974-02-10 -
Glory, Joy, Honor / “The good shepherd gives his life for his sheep”

 

29/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Gloriosos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael (29/9)

*
São Gabriel, dois pilares da Contra-Revolução em sua "psicologia": alto senso hierárquico e castidade

*
São Rafael Arcanjo: A vida na terra deve tender a se assemelhar à da Corte celeste. O indispensável tônus aristocrático mesmo nas autênticas democracias

* São Miguel Arcanjo, defensor da Igreja contra as sociedades secretas e as heresias modernas. A devoção pelos Santos Anjos não é muito desenvolvida entre nós, entretanto ela é preciosa

* São Miguel Arcanjo e a honra de servir a Deus

* São Miguel Arcanjo, modelo do perfeito cavaleiro

* São Miguel Arcanjo no Monte Gargano (Itália). Relicários da História

Italiano:

* 29 settembre -
San Michele Arcangelo, modello del perfetto cavaliere e del perfetto contemplativo

Español:

*
San Miguel Arcángel, ejemplo del perfecto contemplativo y del perfecto caballero

English:

1972-03-24 -
The Virtue and the Mission of Saint Gabriel: the Annunciation

1966-09-28 - Saint Michael the Archangel, Model of the Perfect Knight

 

28/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Venceslau, duque, militar e mártir (28/9)

* Gloriosos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael (29/9)

English:

1981-06-20 -
The Mediocre and the "Mediocrats" / Ecumenism, with the indefatigable and vain prattle of its dialogue, is quite appropriately the religion of the mediocrats - Mediocracy and religious indifferentism, so frequent in the rights and centers not only of France, but of the whole world, are corollaries of each other. In turn, this indifferentism is nothing but a form of atheism more radical (in a certain sense) than that of conventional atheists: it is the form of atheism of those who do not take God seriously. The atheist, if he had evidence that God exists, would hate Him... or perhaps serve Him... but in any case, he would take Him seriously. A specific type of moral deterioration corresponds to this ecumenical and relativistic atheism.

 

25/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Eusébio, Bispo (26/9)

Especial / Frases e axiomas:

* ...do século V para cá, Átila piorou muito. Ele era um bárbaro que conhecia apenas alguns rudimentos da ordem natural. Hoje é um apóstata. Sua ferocidade se fez maquiavélica, sagaz, técnica. No século V Átila matava muito. Ele continua homicida. Suas mãos estão tintas de sangue. Mas no Século V, Átila só matava corpos. Batizado, aprendeu que há almas. Hoje, Átila, apóstata, prefere matar almas! No século V, Átila era sobretudo um bruto. Hoje, é antes de tudo um demônio.

E este demônio, como todos os seus congêneres, é igualitário. "Não serve", precisamente como Lúcifer. Revolta-se. Detesta toda desigualdade, exceto a hierarquia de suas milícias diabólicas. Por toda parte onde vai, marchando em fileiras rijamente disciplinadas, ele destrói a verdadeira disciplina; revolta as almas contra Deus, revolta os instintos materiais contra o domínio racional da alma, revolta a força contra o saber, revolta a barbárie contra a tradição, contra a civilização, contra a hierarquia dos valores culturais, tradicionais, espirituais.

* Como lembra Leão XIII em uma das suas Encíclicas, a nobreza em toda a Europa não cumpriu até o fim seu dever e por isto sobreveio a Revolução Francesa. Mas, se não foi inteiramente fiel, não foi inteiramente infiel a nobreza. Por isso, reduzida a escombro embora, tem uma grande respeitabilidade, tem uma vida resistente.

* Conservar as tradições não é conservá-las como mero objeto de museu. É conservá-las vivas, fortes, e, para isto é preciso vivê-las. Só as tradições vividas na plenitude e autenticidade do espírito que as formou são capazes de influenciar beneficamente o progresso, orientando-o, estimulando-o, aliando-se a este sem com isto se deformarem.

Español:

1974-05-27 -
Supremacía de la tradición, de la legitimidad, del esplendor y de la sacralidad, sobre la riqueza y el poder militar

English:

1972-01-07 -
How to study? To Understand, Analyze, Conclude

Français:

1974-04-08 -
La politique vaticane de détente envers les gouvernements communistes. Pour la TFP : ne pas intervenir ou résister ?

Deutsch:

1974-04-08 -
DIE ENTSPANNUNGSPOLITIK DES VATIKANS GEGENÜBER DEN KOMMUNISTISCHEN REGIERUNGEN - Die TFP vor der Frage: Schweigen oder Widerstand leisten?

 

24/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
Nossa Senhora das Mercês (24/9)

Multimedia:

1989-04-15 - “Sem o livro de Dom Chautard, eu teria perdido a minha alma” (com texto e áudio) / Já no título de sua obra (“A Alma de todo o apostolado") se subentende uma coisa importante: que há apostolado sem alma. Era uma afirmação de que aqueles apostolados estéreis não alcançavam fruto porque não tinham alma. Qual é a alma do apostolado? A pergunta, a mim, interessava-me enormemente, desejando fazer a Contra-Revolução, obra eminentemente de apostolado. - Ao cabo de uma conferência, discurso ou qualquer coisa, pouco importa, envaidecer: não! Digam o que quiserem de elogios, batam as palmas que entenderem, a gente não presta atenção nas palmas e sai naturalmente. Não com aquela cara de humildade besta, mas natural como é, mas com muito mais medo de ficar orgulhoso do que ficar humilde besta. Porque o humilde besta ainda tem suas atenuantes e pode ir para o Céu. Um orgulhoso não vai."

Artigos em O Legionário:

1936-08-30 - Comentando... César, Esopo e a Espanha / Perdoar! O perdão é para os arrependidos, mas não para os astutos.

1936-08-30 - Comentando... Instituição Krishnamurti / Foi instalada nesta Capital e já existe no Rio, uma “Instituição Cultural (sic) Krishnamurti”, destinada a propagar as doutrinas - se é que existem - do pseudo-filósofo hindu. Já por mais de uma vez nos temos referido a Krishnamurti e aos seus escritos e conferências, demonstrando o niilismo que prega e a ruína espiritual que suas idéias determinam. Negativistas e pessimistas como o são o budismo e o teosofismo, que dele deriva, só podem fazer mal ao Brasil.

Italiano:

1989-04-15 -
Senza il libro di Dom Chautard, io avrei perduto la mia anima / L'essenza di "L'Anima di ogni apostolato" e un esempio concreto dei suoi benefici frutti

 

23/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Lino, 2° Papa, e mártir (23/9) / Esta consideração (de Dom Guéranger) é muito bonita, porque impregnada de confiança na Igreja Católica, sem esse criticismo histórico bobo, quando não tem o documento nas mãos não acredita em nada, o que não é outra coisa senão uma expressão da ininteligência, do espírito geométrico e da falta de bom espírito. Mas, pelo contrário, é uma atitude superiormente cheia de Fé e superiormente inteligente. Em suma, é aceitar a santidade de São Lino pelo lado dos imponderáveis que são esses que Dom Guéranger tão bem enunciou.

Artigos em O Legionário:

1936-08-23 - Comentando... “Gaceta Hispaña” / Publica-se nesta capital esse semanário em língua espanhola que agora, a propósito da Revolução Espanhola, se declara neutro. Ao mesmo tempo, multiplica em suas colunas as provas de simpatia ao governo de Madri publicando entrevistas dos membros do governo, exaltando o apoio de alguns intelectuais ao sr. Azaña, afirmando que o governo espanhol não é comunista etc. Para espanhóis, não definir-se no momento atual é ficar com o governo de Madri que representa o domínio soviético na terra do Cid; é, portanto, trair a própria Pátria.

1936-09-13 - Liberdade de pensar e liberdade de mentir / Se é fato que no estado leigo a liberdade de opinião e de religião é de regra, também é certo que a liberdade de informar deve-se exercer com pleno respeito à verdade objetiva dos fatos e não basear-se em fontes inidôneas, mentiras ou distorções, como o fazem certas agências de notícias. Será lícita esta liberdade de mentir? Quando será imposto um paradeiro a esta situação? - O problema das "fake news" é antigo...

Italiano:

* 24 settembre,
 Madonna della Mercede

Español:

1990 -
"¿Hasta cuándo las Américas tolerarán al dictador Castro, el implacable stalinista que continúa oprimiendo al pueblo cubano, y amenazando a naciones hermanas?"  - Una obra auspiciada por "Cubanos Desterrados" - Miami / en formato PDF pesquisable y también para download.

1965-09-29 -
Nuestra Señora de la Merced Patrona del Ecuador / La merced es una gracia, es un favor. No conozco un título de la Santísima Virgen más conmovedora. Es Nuestra Señora de las Gracias, la Virgen de los favores, regalos inesperados, misericordias repentinas. De la que, considerada como Madre, nos prepara hermosas sorpresas y nos brinda, inesperadamente, aquella con la que no podíamos contar.

 

22/09/2020

Especial / Aborto:

* Acrescidos novos documentos à coletânea sobre o aborto

Artigos em O Legionário:

1936-08-16 - Comentando... Digno de ser imitado... / Ninguém há que ignore as desastrosas consequências da má leitura. A Revolução Francesa teve grande impulso com a literatura de J. J. Rousseau et caterva, através do famoso “Contrato Social” e outras obras igualmente perniciosas. Para contrabalançar a má influência do mau livro - também é ocioso repetir - só o bom livro. Frequentemente, as obras más são mais acessíveis do que as boas. Como resolveu simplesmente esse problema o Superior dos Missionários do Imaculado Coração de Maria em Campinas?

1936-08-16 - Comentando... Formação da mocidade / Não é possível permitir que os nossos meninos e moços sejam por mais tempo envenenados por doutrinas dissolventes que vão desde o darwinismo até o comunismo, com prejuízo para sua formação.

1936-10-04 - 7 Dias em Revista / (Prevendo a eutanásia para crianças) Pela primeira vez, desde que o mundo se governa pelos princípios da civilização de Jesus Cristo, um pai mata seu filho por motivos de saúde. A atitude do infanticida vale como sintoma de uma civilização. Se a criança doente é um ser inferior, por que razão há de o Estado sobrecarregar-se com sua educação? Não seria melhor deixar morrer esses galhos quase secos, para que a seiva afluísse mais abundante para os galhos sãos? Se algum dia esse pensamento conquistar o mundo, casos como este serão numerosíssimos.

Español:

1974-04-08 -
La política de distensión del Vaticano con los gobiernos comunistas — Para la TFP: ¿cesar la lucha o resistir? / "Cesar la lucha no podemos. Y es por imperativo de nuestra conciencia de católicos que no podemos. Pues si es deber de todo católico promover el bien y combatir el mal, nuestra conciencia nos impone que difundamos la doctrina tradicional de la Iglesia y combatamos la doctrina comunista. Nuestra alma es vuestra, nuestra vida es vuestra. Mandadnos lo que queraís. Sólo no nos mandeís que crucemos los brazos delante del lobo rojo que embiste. A esto, nuestra conciencia se opone."

Italiano:

1974-04-08 -
La politica di distensione vaticana verso i governi comunisti: per la TFP cessare la lotta o resistere?


English:

1944-01-23 - The Abortionist Mentality Descends from Hitler / A prophetic piece about the spread of the Nazi abortion mentality

1974-10-04 -
The Vatican policy of detente toward the communist governments. For the TFP: to withdraw? or to resist? 1. The Facts; 2. Roman and Apostolic Catholics; 3. The Answer, in the Apostle Saint Paul; 4. Resistance; 5. Internal Panorama of the Universal Church; 6. Conclusion
 

Chinese:

1974-10-04 -
梵蒂岡採取跟共產政權改善關係的政策 / 普利尼奧.科雷亞.德.奧里維拉 撰 一 九七五年二月十八日(星期四)

 

21/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Mateus, Apóstolo e Evangelista (21/9)

Discursos, conferências:

1974-09-23 - Comparação entre ditos franceses antigos e modernos / “Tudo aquilo que por um tempo exagerado permanece na sombra e dorme, se habitua à mentira e consente na morte”. A que situações um dito deste se aplica? - "É durante a noite que é belo acreditar na luz”. - “Cantar é minha maneira de combater e de crer; eu penso na luz e não na glória”. - “Quando o dedo aponta para a lua, o imbecil olha para o dedo”.

Artigos em O Legionário:

1936-06-07 - Até o Impossível / Como atingir as almas que circunstâncias várias mantém afastadas do Templo do Senhor, mas que se ouvissem a palavra do Divino Salvador se regenerariam? Como estas almas suspiravam por uma palavra de conforto, no meio de tantas tentações. Muitas eram fracas. A sedução das coisas efêmeras ameaçava arrastá-las para o abismo. Uma palavra as teria retido antes do momento imprudente em que se entregaram ao mal. Mas esta palavra não lhes veio... e o Coração de Jesus sangrava. Outras estavam inteiramente sepultadas na iniqüidade. Mas a saciedade do mundo as assaltava, nos momentos amargos de reflexão solitária. Instintivamente, seu coração se abria para uma felicidade mais completa, que o mundo não lhes poderia dar. Uma palavra oportuna, caída nesse momento, teria sido a salvação dessas almas sofredoras. Como Jesus desejaria que essas almas O ouvissem. Mas o respeito humano as retinha distantes do Templo do Senhor. O momento oportuno passava... e a alma recaía novamente nas garras do vício. Quantas e quantas vezes, sob formas variadas, esses dramas de alma se repetiam! E Jesus, silencioso no fundo do Sacrário, sofria amargamente...

English:

1961-07-01 - Synarchic Morality / Man, A Mere Producer of Useful Material Goods - The Post-War Misery Generated the Synarchic Spirit - A Humanitarian Mystique Behind the Moral Synarchy - Behind the Humanitarian Mystique, Egalitarianism - This Mentality Repercuts in Medicine and in the Hospitals - Depersonalizing Character of Synarchic Morality - To Be Productive in the Moral Order

Deutsch:

1955-05 -
Lehrer, Prophet und Apostel in der gegenwärtigen Krise

 

18/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
São José de Cupertino (18/9) - I - Amar a Deus e cumprir sua vocação: isto é ser grande, feliz, eficiente e bem sucedido na vida

*
São José de Cupertino – II - Heróica despretensão e confiança em Deus e em Nossa Senhora. Cada episódio de sua vida é uma lição para nós

*
São José de Cupertino - III  - Admirado por todos católicos, no que deve ser imitado? Seus dons sobrenaturais evocam a atmosfera medieval

*
Nossa Senhora de La Salette (19/9)

Artigos em O Legionário:

1936-02-16 - A Exposição de Imprensa Católica / A maior parte dos católicos generosos julga mais meritório dar dinheiro para hospitais, para creches, para obras de assistência social. E com isto suas bolsas dificilmente se abrem para auxiliar qualquer outra iniciativa. No entanto, bastará uma pequena pergunta, que submetemos à apreciação de quem nos ler, para mostrar o equívoco de tais católicos. É certamente conforme à caridade aliviar as dores físicas do homem e prolongar por mais alguns anos a vida dos enfermos. No entanto, perguntamos: não é mais meritório aliviar as dores da alma, as enfermidades morais tão frequentes em nossa época, os padecimentos ocultos, para os quais não há hospitais e nem remédios? O que é melhor: prolongar a vida de corpos que, cedo ou tarde, descerão à sepultura, ou a vida de almas imortais que, sem um conselho bom, dado em momento oportuno, poderão ser atiradas à noite eterna, “em que há trevas e ranger de dentes?” Responda quem nos ler.

1936-05-10 - Patriotismo / Descrição do espírito acolhedor do brasileiro em relação aos imigrantes, contrapondo-se às manifestações fascistas e hitleristas que, pela ação insultuosa e irrequieta de seus consulados procuram aglutinar seus nacionais para levá-los a uma posição de não assimilação pelo país que os acolheu, que poderia eventualmente colocar em risco a própria segurança nacional. - Citei a Itália e a Alemanha, pois que têm sido os dois Países que mais se têm destacado nessa atuação antinacional. E menciono tais países à vontade, porque sou um ardente admirador de ambos. Por quais motivos?

Español:

*
Comunismo, socialismo y nazi-fascismo... Harina de un mismo costal / Plinio Corrêa de Oliveira, las TFPs y los camaleonicos modelos revolucionarios

Deutsch:

1972-03-30 -
 Das Herz Jesu und das Letzte Abendmahl

 

17/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
São Roberto Bellarmino (17/9)

Biografia:

1973-07-14 -
Encontro de Plinio Corrêa de Oliveira com D. Agnelo Rossi, então Cardeal de São Paulo, e D. Ivo Lorscheiter (secretário geral da CNBB). Da parte do Fundador da TFP brasileira, sua atitude foi "amável e franca".

Artigos em O Legionário:

1936-09-06 - Comentando... Grã-fino / Em uma “Crônica Social” enviada do Rio se retraça perfeitamente o quadro da decadência de uma parte de nossa sociedade: os grã-finos. E que se apresenta tão degradada como a da decadência romana; é a parte mais inútil de nossa Pátria e evidentemente nada poderemos esperar deles.

06 de setembro - Comentando... Em busca da paz / Notícias de Bruxelas dão interessantes informações sobre o 1º Congresso do “Agrupamento Universal pela Paz”. Inúmeras são as nações aí representadas. Caracterizemo-lo pela tabela de ausências e presenças: a Itália e a Alemanha não serão representadas; as esquerdas de Londres mandarão 700 representantes, sendo alguns dos “sem-trabalho”. Rússia e Espanha serão representadas.

06 de setembro - Comentando... Nitti, a Espanha e... “O Estado de S. Paulo” / Artigo do ex-presidente do Conselho de Ministros da Itália a respeito das causas da guerra civil espanhola, onde apresenta conclusões verdadeiramente estarrecedoras. Por exemplo: o primeiro responsável pela situação atual da Espanha não são os comunistas de Madri mas... o Exército espanhol; o segundo seria o clero espanhol; acha ainda o sr. Nitti que a Espanha está ameaçada não “pelo bolchevismo que — pretende ele — é uma ordem” (!), mas “pela maior desordem, pela explosão de todas as paixões políticas, religiosas”.

Italiano:

1982-04-17 - Dalla Politica alla Psicologia, il pensiero di Plinio Corrêa de Oliveira / Le nuove generazioni si interessano sempre meno della res pubblica e sempre più del proprio problema esistenziale. Come cambia il panorama della lotta fra la Rivoluzione e la Contro-Rivoluzione?

 

16/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Cipriano (16/9)

Especial / Frases e axiomas:

* A sabedoria da Igreja é por demais profunda e sobrenatural para que esta aversão à guerra e à efusão injusta do sangue humano tenha jamais degenerado no pacifismo sonhador e tolo, tão em voga depois de 1918.

* Com o declínio do espírito cristão, ocorrido em consequência da Renascença e da Pseudo-Reforma, as guerras se foram tornando cada vez mais cruéis, a ação internacional do Papado como elemento de conciliação entre os povos foi sendo cada vez menos importante.

* Há uma lógica de guerra na qual não queremos, não podemos e não devemos entrar (Legionário, 25-7-1943).

Multimedia:

1974-06-15 -
A gentileza contra-revolucionária - Respeitar os outros e respeitar a si mesmo / Amigo à venda, não é difícil encontrar; difícil é que ele seja amigo, o que é uma coisa diferente. Porque um amigo venal, que espécie de amigo é?

Italiano:

* 17 settembre,
San Roberto Bellarmino, grande tranquillità di spirito del “martello degli eretici”

 

15/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
As sete dores de Nossa Senhora (15/9)

Multimedia:

1981-06-12 -
Mentalidade e doutrina de um gozador da vida... com um pouco de água benta em cima / "Contanto que eu tenha o mínimo de amolação nessa terra e depois eu consiga um lugarzinho no Céu, eu estou arranjado. O que eu não quero é sofrimento..." Nisso aí há uma mentalidade? E uma doutrina também? Qual dos dois é mais importante: doutrina ou mentalidade? É possível alguém ter doutrinas contraditórias com sua mentalidade?

Especial / Frases e axiomas:

* Que a humanidade se destrua e que tudo se perca, que importa aos homens de hoje? É precisamente o ideal do anarquismo: a destruição até que desapareça da terra o último vestígio do homem (Legionário, 9-1-1938).

* Prepara-se por aí uma grande festa de pseudocristianismo [falso cristianismo], que vai ser uma grande sedução, uma grande tentação, um dos maiores golpes de todos os tempos contra a Igreja, golpe tão grande e tão bem planejado, que A faria soçobrar, se Ela não fosse indefectível. Será um cristianismo "puro", sem dogmas, despido das "particularidades acidentais", não confessional, que não será o monopólio da Igreja Católica e que Nosso Senhor Jesus Cristo terá apenas a usurpação do nome (Legionário, 13-6-1943).

* As considerações de ordem meramente pessoal desunem. A discussão serena sobre princípios une (Legionário, 28-11-1943).

English:

1965-04-09 -
The Lesson of Our Lady’s Sword of Sorrow

Español:

1965-09-15 -
Los Siete Dolores de Nuestra Señora / A quien Dios ama, a quien Nuestra Señora ama, éste sufre, porque Dios no va a recusar a este hijo, aquello que dio en abundancia a los dos seres que más amó, que son Nuestro Señor Jesucristo y Nuestra Señora.

Deutsch:

1965-09-14 -
Zum Fest der Kreuzerhöhung

 

14/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
Exaltação da Santa Cruz (14/9)

Artigos em O Legionário:

1937-01-17 - Comentando... Comunismo e constituição / Um dos fatos mais estranháveis havidos durante o processo dos comunistas presos quando da intentona de Novembro de 1935, foi a atitude de alguns réus a qual, conforme declarações do Cel. Costa Netto, obedece a um plano pré-estabelecido com o único e imperioso objetivo de achincalhar a justiça e provocar confusões.

1937-12-12 - Comentando... O General Ludendorff escolheu... / Ludendorff escreveu artigo no qual o autor anunciava que o mundo devia escolher entre o Catolicismo e a concepção filosófica de sua esposa. Porém, eis que ele cai gravemente doente, e escolheu ser atendido "por freiras católicas, que o servem como enfermeiras". São as "grandes vinganças" da "odiosa e detestada Igreja Católica"...

Italiano:

1994-06-05 -
Una promessa della Madonna di Fatima molto più importante che una polizza assicurativa sulla vita!

English:

1994-03 -
An Invitation to Love the Holy Cross of Our Lord Jesus Christ / Any quality, however exalted, will be useless, unless it is founded on a love of Our Lord’s cross.

Español:

1994-03 -
La Santa Cruz de Nuestro Señor Jesucristo cimiento de nuestra Fe / Toda y cualquier cualidad, por más eximia que sea, de nada servirá si no hubiese en todas las almas, como un cimiento, el amor a la Santa Cruz de Nuestro Señor Jesucristo.

Deutsch:

1946-06-09 -
Feierlicher Schlussakt der Woche der „Katholischen Aktion“ in Rio de Janeiro

 

11/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* 5a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima (13/9)

* O Santíssimo Nome de Maria (dia 12/9)

*
São Jacinto, pregador no Leste europeu, considerado como o apóstolo da Ordem dos dominicanos na Polônia  (dia 11/9)

*
Santa Pulquéria (dia 10/9)

Artigos em O Legionário:

1936-08-09 - Comentando... Tocha Olímpica / Agora, depois de 20 séculos de Cristianismo, restaurar, com todos os seus “fogos sagrados” e outras coisas, o velho ideal materialista dos jogos olímpicos é indiscutivelmente dar um notável salto para traz; é verdade, porém, que a tocha se dirige para lugares onde impera o paganismo: a Alemanha dominada por Hitler...

1936-08-16 - Comentando... Boas contas / Estado social

 

08/09/2020

Mariologia:

1966-12-09 - “Jesus Cristo deu mais glória a Deus Pai pela sua submissão a Maria durante trinta anos, do que lhe teria dado se convertesse toda a terra operando os maiores prodígios!” / Voltemos nossa atenção para esse fato, para compreendermos de um modo mais vívido, mais interno e mais profundo toda a sujeição que devemos a Nossa Senhora.

Artigos em O Legionário:

1936-08-09 - Comentando... Comunismo divertido / Se alguém pedir pão e não “circo”, seguir-se-á a doutrina daquele comunista espanhol que prometia a abolição das prisões, ordinários instrumentos de opressão burguesa: - Quando formos governo, dizia, trataremos apenas de convencer os nossos inimigos; os que não se convencerem, serão simplesmente fuzilados!

1936-08-09 - Comentando... Curas em Lourdes / Notícias recentes de Lourdes informam que em 1934 foram examinados, pelo “Bureau” Médico, 88 casos de cura naquele lugar de peregrinação, dos quais, contudo, só 14 foram reconhecidos com o cunho sobrenatural. Os restantes não tinham provas suficientes para serem proclamados de “cura sobrenatural”.

English:

1966-09-08 - Our Lady’s Birth and the Triumph of Her Reign

Español:

1966-09-08 - Augurio de la redención del mundo - Significado de la fiesta de la Natividad de la Santísima Virgen

Deutsch:

1966-09-08 - Die Geburt Mariens und der Triumph ihres Reiches

 

07/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
A Natividade de Nossa Senhora num mundo imerso no paganismo e as irrupções da ação dEla na alma dos fiéis nos períodos de provação

*
Natividade de Nossa Senhora: uma festa, três auges

*
Natividade de Nossa Senhora: festa do início da derrocada do paganismo

*
Natividade de Nossa Senhora e as múltiplas invocações da Mãe de Deus

Artigos em O Legionário:

1936-08-02 - Comentando... Os comunistas do Brasil / Colocada bomba em uma igreja no Rio de Janeiro: isto deve servir para convencer os nossos incrédulos de que o comunismo não é o manso cordeiro que finge ser, aliás, na tática de sempre. Na Espanha, os incêndios de igrejas só começaram quando o regime se viu no poder; antes ele defendia as “liberdades populares”...

1936-08-02 - Comentando... De acordo... / Não nos limitamos a achar que os católicos se devem interessar pela política, a título privado. Achamos que a própria Ação Católica, oficialmente, pode e deve intervir na vida política do país, desde que estejam empenhados em qualquer luta os princípios da Igreja.

1936-08-02 - Comentando... A balada da serpente / Os comunistas são férteis nos meios de combate, barateados pela nudez completa de qualquer preconceito moral, e mesmo de coerência, coisa para eles da menor importância e meio mitológica. Não agasalhemos em nosso seio, como o encanto caridoso da fábula, a serpente imobilizada pelo frio, porque ela, depois de absorver o calor, requererá o nosso sangue.

Gesta:

1995-08 - TFP-Covadonga refuta a falaciosa carta do senhor Bispo de Campos (RJ), D. João Corso (versão em português)

Français:

2020-09-05 - Sanctuaire de Lorette, chapelle française. 750ème anniversaire de la mort de Saint Louis IX

 

04/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Moisés (4/9)

Especial / Frases e axiomas:

* “Procurai antes de tudo o reino de Deus, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”. A esta regra não pode escapar a política internacional. E, se cremos no Evangelho, devemos reconhecer que as coisas materiais e secundárias só prosperarão na medida em que o reino de Deus florescer.

* À medida que se generaliza a descristianização do mundo contemporâneo, vão reaparecendo os costumes políticos das piores épocas de decadência.

* Querer separar no Papa o chefe eclesiástico do soberano, é criar um monstrengo absurdo que só pode existir nos desvãos do mais estreito sectarismo.

Discursos, conferências:

1985-04-27 - Doçura e heroísmo juntos: a vocação do Brasil

Italiano:

2020-08-31 - L’unione Europea nel pensiero di Plinio Corrêa De Oliveira / Da quasi mezzo secolo, il Prof. Plinio Corrêa de Oliveira poneva già i termini di una scottante questione attuale: l'Unione Europea, o verrà fatta in modo autentico, sulla scia di Carlo Magno e sotto l’influsso delle sue radici cristiane, oppure sarà una tappa rivoluzionaria e laicista per la costruzione della Repubblica Universale di stampo massonico.

Deutsch:

2019-07-31 - Plinio Corrêa de Oliveira und das Reich Mariens / Eine Rezension des Buches: „Plinio Corrêa de Oliveira: Prophet des Reiches Mariens” von Prof. Roberto de Mattei (II)

 

03/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (3/9)

Artigos em O Legionário:

1936-07-19 - Comentando... Sangue e paganismo / Transita na Câmara Federal um projeto, visando proibir as corridas de automóveis. Um deputado maranhense, falando sobre elas, fez uma evocação da Roma antiga, no seu período de trevas, quando se exigiam espetáculos em que se derramasse sangue, muito sangue.

1936-07-19 - Comentando... Renan... e outros / Como considerar um “grande homem” Aquele que disse tantas vezes taxativamente ser Ele o Messias, o Prometido, o Filho de Deus? Ou um Deus, ou o maior mentiroso! Mas nunca um “grande homem”! Mais coerência, escravos de Freud, advogados tardios de Renan

Discursos, conferências:

1981-05-16 - Quando um país tem “sonhos” (ideais), ou tem “sono” ou “pesadelos”

English:

1966-01-03 - What We Can Learn From the Marvelous Story of Saint Genevieve

Deutsch:

1964-08-25 - Der hl. König Ludwig von Frankreich: Staatsmann, Krieger und Mann der Frömmigkeit

 

02/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurados martirizados pela Revolução Francesa no início de setembro de 1792 (2/9)

Especial / Frases e axiomas:

* Quando de ambos os lados há repúdio das leis de Deus e dos princípios de justiça, cresce o horror desses conflitos em que os homens se entredevoram.

* Um mundo reconduzido a Cristo e à Sua Igreja teria sempre que estar preparado para repelir as investidas dos aliados dos anjos das trevas, que habitarão entre nós até os confins dos séculos.

* O pior inimigo da virtude não é sempre o vício escancarado, mas a contrafação da virtude verdadeira. O vício aberto, cínico, extravia facilmente as almas depravadas. A virtude mal-entendida, ou mal praticada, pode iludir e desviar as próprias almas retas.

Artigos em O Legionário:

1936-07-05 - Comentando... Escolas noturnas / Organização de escolas noturnas, destinadas aos operários dos bairros ou das cidades onde estão instaladas as Congregações Marianas. Achamos que na época atual, poucas obras são tão meritórias.

1936-07-05 - Comentando... Ciência russa... / Na Rússia soviética, todos os laboratórios são medíocres, as fontes de informações são miseráveis, as bibliotecas mesquinhas. O resultado é que a maior parte do trabalho se reduz a fazer “descobertas” já feitas em outras partes do mundo!

Deutsch:

1964-05-18 - Maria, Hilfe der Christen

 

01/09/2020

Discursos, conferências:

1971-05-22 - A TFP não tem ideia fixa, mas fixidez nas ideias. Tradição e progresso autêntico - Perguntas e respostas sobre a TFP

Artigos em O Legionário:

1936-05-24 -
Comentando... A sorte dos intelectuais russos / Exemplos concretos do que sucedeu a diversos intelectuais da Rússia soviética, desde o desterro até a pena capital, passando por prisão perpétua e quejandos.

1936-06-07 -
Comentando... “Catecismo do P.R.P.” / Como católicos, fora e acima dos partidos, temos criticado as atitudes tomadas por gregos e troianos, quando essas atitudes vêm ao encontro dos princípios católicos, ou quando elas constituem uma irreverência à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. É o que se dá agora com o referido “Catecismo do P.R.P.”, decalcado sobre o Catecismo da Doutrina Cristã.

Multimedia:

1990-07-14 - Revolução Francesa: fatos históricos - vista de conjunto / Quais os motivos apresentados normalmente para se tentar justificar uma tal Revolução? O que era a Bastilha? Por que sua tomada foi utilizada como símbolo desse evento?

English:

1967-02-21 - How Blessed Isabel of France Shows That Suffering Is More Important Than Enjoying Life

 

31/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Raimundo Nonato (31/8), Mercedário, Cardeal, pregador de Cruzada / Exemplo de varonilidade e de uma época em que havia santos e sensibilidade à pregação que faziam

Artigos em O Legionário:

1936-05-24 -
Comentando... A comunhão das famílias / Os inimigos da sociedade e da ordem procuram ferir e destruir em primeiro lugar a família, que é o sustentáculo dessa mesma sociedade e dessa mesma ordem. Para combater esse trabalho de destruição feito pelos inimigos, o Bispo de Rio Preto quis dar à família, em conjunto, o mais poderoso elemento de união, que é a Sagrada Eucaristia e, como complemento, pequenas palestras sobre os deveres e as responsabilidades da família e sobre seu aperfeiçoamento espiritual.

1936-05-24 -
Comentando... Graus e formas de comunismo / Manifestações diversas de comunismo: anticlericalismo? campanha sexual para libertação de “falsos preconceitos”? socialismo pedagógico? - Qualquer destes abcessos do comunismo negará ser comunista integral: busca apenas um ideal, que tem como base a igualdade de todos. Se chegassem à realização de todos estes “ideais” juntos veriam com assombro o comunismo integral. Numa soma, cada parcela não é o total. O total é a soma destas parcelas todas...

Deutsch:

1946-06-02 - Weihe Brasiliens an das Unbefleckte Herz Mariens

 

28/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Fiacre, príncipe irlandês, eremita na França (festa dia 30/8)

Especial / Frases e axiomas:

* Há dois modos de combater a família. Um, consiste em investir contra ela abertamente, quer visando extingui-la por completo, como é o caso do comunismo, quer visando destruir-lhe a parte mais importante e fundamental, o vínculo indissolúvel. O outro modo, porém, é inteiramente diverso: vem de mansinho, vai corroendo tudo o que há de substancial em torno da Família, reduzindo-a à expressão mais simples, a um simples rótulo sem conteúdo, a um fantasma vago e flutuante, um sonho, uma miragem. A Família, é verdade, continua a existir, mas só poderá ser encontrada nos dicionários. Este modo desleal de combater a Família é próprio aos regimes nazifascistas, que se caracterizam pela fraude e pela mentira despudorada (Legionário, 27-6-1943).

* É próprio do Brasil combater como combatia São Luís IX, Rei de França: ninguém tão rijo na luta, ninguém tão moderado na vitória, ninguém tão compassivo ante a desgraça do vencido. Reivindicava seus direitos em toda linha, com heróico vigor. Mas, reparados os seus direitos, podia-se ver que nenhum ódio tivera seu grande coração.

Artigos em O Legionário:

1936-05-10 -
Comentando... Laicismo rançoso / Em nossa Constituição, neutralidade religiosa não quer dizer hostilidade religiosa. Entendeu-o assim a Constituição. Mas certo grupinho continua a professar o laicismo positivista rançoso da Constituição de 1881, em lugar de abraçar o laicismo um pouco menos rançoso da Constituição de 1934.

1936-05-24 -
Política Social / A voz augusta do Sumo Pontífice se fez ouvir, das alturas do Vaticano, para fulminar, com sua condenação, os intuitos subversivos dos comunistas brasileiros. Há uma advertência discreta mas muito clara, nas palavras do Pontífice. Cumpre não desarmar. Cumpre lutar, cumpre agir. - A questão social não é apenas uma questão de polícia. É antes de tudo uma questão de justiça e de caridade.

Español:

1965-08-31 - El coloquio de San Agustín con Santa Mónica en Ostia, y la búsqueda del absoluto / "Es una verdadera búsqueda de lo absoluto. Empezaron a considerar: primero las cosas de la tierra, que lisonjean los sentidos. La oposición es de la felicidad celestial con la felicidad de los hombres. Respuesta: esto no es nada. Entonces, empiezan a preguntar: ¿cómo es entonces la felicidad verdadera? Y empiezan a recorrer los cielos, a imaginar como sería el paraíso celestial material, pero invisible, y cómo sería la gloria de la visión beatífica que en este paraíso se goza. Este es el esquema de su conversación."

 

27/08/2020

Especial / Santos e festas do mês / Recebemos muito interessante sugestão (pelo que agradecemos) de um de nossos assíduos e prezados visitantes, no sentido de recordar com 1 ou 2 dias de antecedência o Santo que será comemorado proximamente, de tal sorte que se possa aproveitar as referidas matérias em outros sites/blogues em português e/ou em outros idiomas.

* Nossa Senhora dos Prazeres

* Santa Mônica

* Santo Agostinho (festa dia 28/8): coleção de documentos

* São João Batista (dia 29/8) e a virtude da severidade. A doutrina católica tem que ser amada por inteiro (texto e áudio)

Italiano:

* 28 agosto, Santo Agostino: ammirazione, pentimento, conversione

English:

1990-05-20 - Commentary on Saint Augustine’s Prayer to the Holy Ghost

Deutsch:

* Der hl. Augustinus (28. Ausgust)

Français:

1965-08-25 - Saint Louis IX, un homme de paix et un guerrier / Prière pour la France à Saint Louis d’un « fils de France »

 

26/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora de Czestochowa (principal devoção mariana da Polônia)

Artigos em O Legionário:

1936-03-15 -
Comentando... Soares d’Azevedo e o "Legionário" / A revista “Vozes” de Petrópolis, em número todo dedicado à Exposição de Imprensa Católica que vai realizar-se em Roma, publica artigo de Soares d’Azevedo com uma referência a O LEGIONÁRIO, a qual, se por um lado nos enche de justificada alegria, por outro nos faz meditar demoradamente sobre o muito que devêramos e devemos fazer: “não são muitos os periódicos redigidos com o brilho e dirigidos com a orientação magnífica de “O Legionário” de São Paulo”.

1936-04-12 -
Comentando... “Divagações abstratas” em “momentos perdidos” / O prof. Miguel Osório de Almeida em entrevista aos “Diários Associados” manifestou que: a Universidade tem “como finalidade última” a “preparação da felicidade”, mas que o conceito de felicidade varia segundo as doutrinas através das quais os indivíduos a concebem. Logo é absurdo pretender que uma Universidade laica e neutra, como o referido professor a quer, “realize o reino de Deus sobre a Terra”!...

1936-05-10 -
Comentando... "Belezas" do socialismo!... / Exemplificando com ato despótico de um governador no México que mandou fechar uma escola gratuita para meninas pobres, pelo fato de ser dirigida por católicos.

English:

* The Siege of Czestochowa - The Battle of Jasna Gora

 

25/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Luís IX, organizador da sociedade cristã

* São Luís IX, Rei, estadista, guerreiro e homem de piedade

* São Luís, Rei de França: majestade, calma, segurança e determinação no Rei cruzado

Artigos em O Legionário:

1936-03-01 -
Comentando... Ainda os comunistas / Passados os primeiros momentos, a vigilância afrouxa, o cansaço domina; só os agitadores marxistas são infatigáveis em suas propagandas. Mas diante desta atividade incessante não é possível repousar.

1936-03-01 -
Comentando... Retiro espiritual / Para a generalidade dos homens, quanto mais a matéria for glorificada nesta terra - e essa glorificação da matéria é sua maior brutalisação - tanto melhor será o planeta. Eis por que eles se entregam ao vício, esquecidos de que são algo mais que um pedaço de carne.

English:

1965-08-25 - Saint Louis IX Was Both a Man of Peace and a Warrior

Romeno:

1964-08-25 - Sfântul Ludovic al IX-lea: Cruciat şi Om de Stat

Cuando el PSOE se volvió monárquico... El Rey Juan Carlos

 

24/08/2020

Discursos, conferências:

1974-12-06 - Comentários de Churchill sobre o imperador Guilherme II da Alemanha. Os homens-símbolo (conscientes ou não) / Teria Luiz XIV percebido inteiramente quem ele era? Teria ele amado a sua própria simbologia como os contemporâneos amaram? Também não sei. Saint Simon [escritor das famosas Memórias sobre a vida na Corte de Versailles] conta que Luiz XIV de vez em quando permitia que a orquestra tocasse, enquanto jantava, músicas populares de elogios a ele. E que cantarolava a música com a orquestra. Nessas horas ele deixava de ser o "rei sol" para passar a ser lâmpada elétrica; se quiserem, gás néon...

Especial / Frases e axiomas:

* As ditaduras passam, mas as dinastias ficam.

* Ele [Hitler] continuará a viver onde se aconselhar a esterilização e se matarem os nascituros [aborto], nas correntes em que se afirmar que o homem é escravo da bestialidade insofreável de seus instintos.

* Uma sociedade nivelada será uma sociedade inorgânica, um conjunto de indivíduos impessoais, simples números no total coletivo; nesta sociedade não haverá autoridade, mas todo o poder estará reunido nas mãos de um só autocrata. Todos serão iguais: todos igualmente escravos.

* O Cristianismo irmana as classes sociais, unindo-as num mesmo amor de caridade. Porém, para as irmanar e as unir, é condição indispensável não as destruir, mas aperfeiçoá-las segundo a perfeição que a Igreja traz a este mundo.

Artigos em O Legionário:

1936-02-16 - Comentando... Opinião franca / Pedido para o leitor enviar uma opinião franca (franqueza significa inteira fidelidade no apontar as qualidades e... também os defeitos) a respeito da nova orientação que vimos imprimindo ao “O Legionário”. Se favoráveis, nos estimularão. Se contrárias, nos instruirão.

1936-03-01 - Por que? / Se os bons fossem melhores, os maus não seriam tão maus. Se os filhos da luz fossem mais dedicados aos interesses da Santa Igreja, se eles amassem mais entranhadamente a verdade religiosa que professam...

Deutsch:

1951-01 - Die christliche Vollkommenheit

 

21/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pio X (coletânea de documentos)

Especial:

* Especial / Revolução Francesa (acrescidos mais documentos a esta seção)

Discursos, conferências:

1967 - A Revolução nos ambientes e a atitude dos contra-revolucionários / A Revolução não existe apenas no plano teórico, mas se manifesta, concretamente, nas pessoas, nos costumes e nos ambientes. E ela toma aspectos próprios e característicos locais nos diversos ambientes atingidos.

Manifestos, cartas, declarações à imprensa:

1943 - Réplica às críticas de D. Alexandre do Amaral, Bispo de Uberaba (MG), ao livro "Em Defesa da Ação Católica" / O documento do Prof. Plinio desmonta de forma respeitosa, porém pormenorizadamente, as objeções levantadas por aquele Prelado, em um documento de 40 laudas datilografadas que lhe foi entregue.

Deutsch:

1937-10-24 - Umkehrung in der weiblichen Erziehung

 

20/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bernardo e a confiança inabalável em Nossa Senhora

* São Bernardo de Claraval: sua pregação às Cruzadas. As almas valem mais do que a Terra Santa

Artigos em O Legionário:

1936-01-19 - Comentando... “Pan” / Passando em revista os artigos que “Pan” recortou e ofereceu aos seus leitores, encontram-se: “As cenas que a censura cortou”, acompanhados de “edificantes” clichês, em que parece existir nas entrelinhas a pretensão de afirmar uma evolução da moral, como se o que era imoral há 20 anos já não o fosse hoje. Além de outros artigos do mesmo naipe, matérias elogiosas à perseguição religiosa contra os católicos no México e propaganda pró Rússia soviética. - Uma nova revista com o seu sistema curioso de oferecer um campo de joio, para que nele se procure uma haste de trigo...

1936-02-02 -
Comentando... Tristes recordes / A Câmara Federal do Brasil derrotou, em matéria de abundância de discursos, os mais famosos Parlamentos do mundo. Nossos deputados proferiram, em 1935, 2.892 discursos, o que dá uma média de 20 por dia. A maioria deles não versou sobre matéria legislativa. Enquanto tal se fazia, a Nação pagava subsídios a obstrucionistas e não obstrucionistas tal e qual o sol, que ilumina indistintamente bons e maus. O lema “res, non verba” [coisas, fatos e não palavras] parece ter sido substituído em nossa Câmara por outro: “verba, non res”.

Deutsch:

1936-06-21 - Um den Papst herum

 

19/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* 4a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima / O Administrador de Ourém (que mandou prender os três pequenos videntes) foi uma coisa providencial, porque a sinceridade dessas crianças transparecia mais em virtude da infame pressão moral que tinha sido feita contra elas. Foi exatamente nessa ocasião, que o Administrador de Ourém fez pressão sobre Jacinta para que ela gritasse: "Viva a República". E Jacinta, que era uma criança, não entendia nada, nem de monarquia, nem de república, teve para ele essa resposta negativa: "Ora vai tu, bolacha maria; morra a república, viva a monarquia". E resistiram heroicamente até à pressão do martírio.

Especial / Frases e axiomas:

* A tendência, incentivada e explorada pelo comunismo, de formar uma religião sem dogmas, onde naufragará definitivamente o espírito humano.

* Um pan-cristianismo socialista de ares moderados é o grande cavalo de Tróia que está sendo preparado como "presente" para o mundo para logo depois da guerra.

* Prepara-se uma imensa ofensiva de confusionismo religioso, sob a capa de "interconfessionalismo", para depois da guerra. Em que consiste tal "interconfessionalismo"? Em afirmar que "todas as religiões são boas", "todas as religiões são verdadeiras", e outros chavões deste estilo, que a boca de um católico consciencioso não ousaria jamais repetir e que tomam corpo nesta estratégia. (...) Um absurdo destes, uma tão violenta colisão com a lógica, só poderia ser preparada nas oficinas de erro do Ministério da Propaganda nazista, ou nas retortas do grande laboratório de erros do Kremlin.

English:

1966-04-02 - Saint Francisco of Fatima Calls Us to Make Special Reparation

Italiano:

2020-07-29 - I primi sintomi della crisi dentro la Chiesa? “Il prof. de Oliveira li denunciò già nel 1943”

 

18/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Helena: o ideal da ordem temporal Católica e o papel da oração

Especial / Frases e axiomas:

* A história do mundo mostra como é difícil afastar o perigo de uma guerra, quando se acha em jogo a malícia do homem. Não bastam os propósitos pacíficos de um lado, diante da má fé e perfídia de propósitos do outro.

* Que valor tem o pastor que não sabe distinguir o lobo entre suas ovelhas?

Discursos, conferências:

1974-03-18 - Padre Bourdaloue S.J., pregador na Corte de Luís XIV: “Separemo-nos do mundo antes que o mundo se separe de nós”.

Deutsch:

1951-01 - Die Kirche und die christliche Kultur

 

17/08/2020

Biografia:

2020-07-29 - Os primeiros sintomas da crise na Igreja? O Prof. Plinio já os denunciara em 1943.

Especial / Frases e axiomas:

* O “Legionário” combateu o fascismo não para se arrogar a gloriola de dizer que foi previdente. Não tivemos outro intuito senão servir a Igreja.

Livros:

1980-08 - Na “Noite Sandinista” O INCITAMENTO À GUERRILHA dirigido por sandinistas “cristãos” à esquerda católica no Brasil e na América Espanhola / Dom Pedro Casaldáliga veste-se de guerrilheiro e afirma: "Eu me sinto, vestido de guerrilheiro, como me poderia sentir paramentado de Padre".

English:

1967-08-08 - The Cure of Ars Shows How You Can Benefit From Your Suffering

Deutsch:

1936-01-19 - Warum nicht Katholizismus?

 

14/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Assunção de Nossa Senhora: glória incomensurável - O que Lhe pedir? Devemos ser sedentos de afirmar e de defender a glória de Nossa Senhora na terra

* A Glória extraordinária da Assunção de Nossa Senhora

* A Assunção de Nossa Senhora "deixou um perfume por toda a Igreja que se prolongará por todos os séculos"

* Festa da Assunção de Nossa Senhora e as promessas de Fátima

Español:

1965-08-14 - ¿Cómo fue la Asunción de la Santísima Virgen?

English:

1965-08-13 - Celebrating Our Lady of Glory on the Assumption

Italiano:

* 15 de agosto, La straordinaria gloria dell'Assunzione della Madonna

Livros:

2020-07 - Veio a lume a primeira edição lusa de "Revolução e Contra-Revolução", artisticamente apresentada por "Caminhos Romanos" (Porto). A obra vem enriquecida com uma PARTE IV - Apêndices:
1. Prefácio do autor para a primeira edição argentina de Revolução e Contra-Revolução
2. Prefácio para a primeira edição francesa por S.A.I.R. Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança
3. Carta de Mons. Romolo Carboni, Núncio Apostólico no Peru, dirigida ao autor
4. Cartas de elogio a Revolução e Contra-Revolução (do Cardeal Bernardino Eccheverría, do P. Anastasio Gutiérrez CMF, de Mons. Juan Rodolfo Laise)
5. Excertos de cartas de diversas personalidades sobre Revolução e Contra-Revolução, como por exemplo: Zita de Bourbon-Parma e Habsburgo, última Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria, do então Cardeal Thomas Tien, Arcebispo de Pequim, Cardeal Eugène Tisserant, Decano do Sacro Colégio dos Cardeais, Barão Maurice de Charrette (Paris), Professor Fernando Serrano (da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid), Dom Salvador Quesada, Bispo de Aguascalientes, México, Luis María Sandoval Pinillos (historiador, presidente da Escuela Española de Estudios Políticos, Madri), entre outros.


*   *   *

07/07/2020

Especial / Frases e axiomas:

* Se não estiver fundamentada em Deus, a autoridade será sinônimo de opressão. Não há autoridade sem Deus.

Manifestos:

1977-07-07 - O PAPA ANALISA A SITUAÇÃO NO BRASIL. Telegrama da TFP a Paulo VI / Esta Sociedade se sente perplexa, Santíssimo Padre, ao notar que a alocução dirigida por V. S. ao Embaixador do Brasil deixa ver sua paternal solicitude ante violações de direitos humanos que a V. S. consta haverem ocorrido por ocasião de atos de repressão contra agitadores comunistas. Mas não contém qualquer censura à violação de direitos humanos sistemática e astuciosa, que o comunismo internacional, com sede na Rússia, vem cometendo há décadas em nosso território ao instigar continuamente a luta de classes e a revolução social, com patente violação de nossa soberania. Instigação esta favorecida – como nos dói dizê-lo – pela atitude de simpatia, quando não de cumplicidade, de eclesiásticos e leigos da chamada esquerda-católica com os manejos soviéticos. (...) As relações cordiais do Vaticano com o governo russo nos levam a esperar que um protesto de V. S. poderia influenciar os soviéticos no sentido de cessarem a pressão subversiva que exercem no Brasil e em toda a América Latina.

English:

1977-07-07 - The detente of Paul VI with the communist governments. The American TFP Supports Telegram of Prof. Plinio to the Pope / The cordial relations existing between the Vatican and the Russian government lead us to expect that a protest of Your Holiness could influence the Soviets to cease the subversive pressure that they exert in Brazil and in all of Latin America. This pressure is felt like a real nightmare by the families of Brazil and of the brother countries. By helping to eliminate this pressure, Your Holiness would be giving a most valuable support to diminish the Communist danger, and eliminate thus the occasion for the excesses of anti­communist repression mentioned by Your Holiness.

 

06/07/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
Santa Maria Goretti, mártir: suma intransigência e requintada doçura

Discursos, conferências:

1964-06-15 - Considerações em torno de "Revolução e Contra-Revolução" - III / Evolução da tendência para a ideia - o pecado de espírito. Exemplo com as modas - Revolução e luz primordial. Esta é uma espécie de espinha dorsal do mecanismo da certeza - A teoria da justificação do pecado e sua utilidade para a obra da Revolução - A raiz deste processo de justificação interna - A criação dos vários tipos de mito - Como a Revolução governa o mundo criando "filosofias" a propósito de realidades ampliadas, desfocalizadas e/ou deformadas a fim de difundir o marxismo... sem espalhar o manifesto de Marx - A falta de certeza, razão da docilidade à Revolução. As almas estão reduzidas a um imenso teclado, e sobre ele a Revolução toca a ária que lhe apraz. É a escravização do mundo contemporâneo à propaganda. - Idade Média: era de certeza. A Revolução queria que todos se tornassem comunistas. Não conseguindo isto, provocou o entrechoque das opiniões contraditórias. - Interpretação contra-revolucionária dos acontecimentos históricos segundo a psicologia e a moral, à luz da doutrina católica. - O que de nós deseja Nossa Senhora. Procuremos insistentemente aplicar os princípios aqui enunciados para que eles se nos tornem familiares, único meio de nos armarmos para o combate à Revolução, e único meio de a derrotar.

Artigos em O Legionário:

1936-01-05 - Comentando... Meio consolo / Taxar a escolástica de ser contra o senso comum é negar o “abc” da filosofia.

English:

1966-06-06 - Saint Maria Goretti and the Importance of Chastity

Italiano:

* 6 luglio, Santa Maria Goretti - Senza la purezza qualunque ordine sociale o politico inevitabilmente cade in rovina

Español: Discursos, conferencias

1965-07-01 - Fiesta de la Preciosísima Sangre de Nuestro Señor - "Una gota de su sangre habría sido suficiente, pero derramó toda Su sangre. El no quiso que quedara nada, para redimirnos. Esta abundancia de sangre, esta abundancia de sufrimiento, esta completa entrega de sí mismo, recuerda una palabra de Nuestro Señor: “No hay amor más grande que dar la vida por los amigos” (Jn 15,13). La Preciosa Sangre ante nosotros afirma: nadie puede ser más amigo de cada uno de nosotros que el que da su vida por nosotros."

 

03/07/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomé (3/7): ninguém pode se instituir em juiz de Deus, escolhendo as verdades em que deseja crer.

Discursos, conferências:

1964-06-15 - Considerações em torno de "Revolução e Contra-Revolução" - II / É possível tomar-se em relação à Revolução tanto uma posição tolerante legítima, verdadeira, como também enganar-se com uma falsa tolerância. - As famílias de alma são a verdadeira alavanca da História. A teoria do pecado imenso - A Revolução e a Contra-Revolução são dois blocos compactos? Concepção verdadeira, mas pavorosamente incompleta. Um grande número de erros de estratégia que têm sido cometidos, sobretudo pela Contra-Revolução, foram baseados na ignorância do que tem de incompleto tal panorama. - A luta consiste em atrair a verdadeira alavanca da sociedade que está, habitualmente, no centro. - Os que se empenham na luta da Contra-Revolução devem ter um conhecimento muito especial do caráter processivo da Revolução - Primeiro princípio: da dupla gradatividade (na natureza e no homem) - Segundo princípio: o da totalidade - Terceiro princípio: a totalidade está contida no primeiro germe - Quarto: o revolucionário de marcha lenta e o de marcha rápida - Veracidade e utilidade destas noções: reduzi-las a moedas bem cunhadas, para depois utilizá-las no combate à Revolução, é tarefa da maior utilidade para a causa contra-revolucionária.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1974-03-03 - Como já dizia Maquiavel... / "Nemo summus fit repente: nada de extremado se faz de repente". – Este adágio, bem conhecido dos moralistas católicos tradicionais, exprime uma verdade de observação corrente. Habitualmente – no terreno moral como no intelectual – as grandes ascensões ou as grandes decadências se fazem por etapas. É este principio que os anticomunistas de visão estreita, ou simplista, ganhariam em introduzir no seu panorama sócio-político. - Por vezes, o simpatizante ou o catedrático de Universidade que "serve" aos soviéticos não é diretamente um comunista. Mas precisamente como uma pessoa pode ser transmissora dos gérmens de uma doença sem estar doente, assim também pode um democrata-cristão ou um progressista ser transmissor do comunismo, sem se dar ele próprio explicitamente conta de que tende para o comunismo.

Artigos em O Legionário:

1937-12-26 - Comentando... Os católicos vencem! / A Juventude Esportiva Católica recebeu os prêmios correspondentes ao ano de 1937. Do total das cartas concedidas, em número de 332.000, um terço, ou seja 110.000 foram conquistadas pela organização católica. Não há setor algum da atividade humana em que a Igreja não esteja presente. E essa Igreja tão acusada de inimiga do homem não se esquece nem sequer de sua parte física e forma, à sombra de seus sacerdotes, atletas que sabem impor-se nos prélios esportivos e que são capazes de vencer os representantes das entidades oficiais. Essa mesma notícia revela também que a verdadeira França não é a da Frente Popular (esquerdista). A França Católica está vigorosa e forte e à semelhança de seus atletas, ela vencerá em um “élan” sublime e vigoroso a crise que a atingiu.

Español: Discursos, conferencias

1968-11-18 - Nuestra Señora del Perpetuo Socorro - "El Perpetuo Socorro es un auxilio, un acto de misericordia, de piedad perpetua, ininterrumpida, que nunca se detiene, que nunca cesa, que nunca se suspende. Nunca, significa en ningún minuto; nunca significa en ningún lugar; nunca significa en ningún caso".

 

02/07/2020

Multimedia:

1980-11-21 - A vida é uma imensa peça na qual se é espectador que procura entendê-la ou ator que dela participa (com texto e áudio) / Ambientes e costumes à época da morte de Leão XIII. Contraste entre a concepção da vida até a "Belle Époque" (1870-1914) e a do mundo influenciado pela mentalidade hollywoodiana.

Discursos, conferências:

1964-06-15 - Considerações em torno de "Revolução e Contra-Revolução" - I / Diferenças entre mentalidade e doutrina - Ao lado do orgulho entra uma nova doutrina: o Absolutismo - Histórico do desencadeamento da Revolução tendenciosa - A atmosfera triunfal da Idade Média levou ao afrouxamento na prática da virtude - Pode-se aplicar nos problemas de vida espiritual dos povos os mesmos princípios à vida espiritual dos indivíduos. Nada de extremo se faz repentinamente - Deu-se na Idade Média um fenômeno que poderá repetir-se no Reino de Maria, no momento do triunfo sobre os inimigos da Igreja: o perigo vem com a vitória - Em menos de dois séculos, todo o corpo social ficou deteriorado - Uma atitude despreocupada da Cristandade foi a causa da decadência - Não se deve temer tanto as lutas de conversão (primeira fase) quanto as batalhas de segunda fase - As profundidades desta crise nas diversas camadas sociais - Os centros naturais de resistência.

Artigos em O Legionário:

1937-12-26 - Comentando... Defesa da Mocidade / Na época atual, caracterizada por uma grande fraqueza de autoridade, um dos pontos mais atingidos foi precisamente o da autoridade paterna. Urge que os pais compreendam realmente a sua responsabilidade em tudo o que se refere a uma boa formação dos filhos. Sendo eles pais - no verdadeiro sentido da palavra - teremos uma geração de moços que saberá dar-lhes honra e dar glória ao Brasil.

Italiano:

1963-12-03 - Concilio Vaticano II: 200 Padri conciliari chiedono la condana del comunismo, marxismo e socialismo. Lo storico documento è stato redatto dal Prof. Plinio. Ecco il suo testo integrale.

 

01/07/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* O Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo / "Confesso que, das festas com que se honra Nosso Senhor Jesus Cristo, talvez nenhuma me diga tanto ao espírito e me impressione tanto ou tão profundamente, quanto a festa do Preciosíssimo Sangue. É claro que tais coisas são individuais e dependem do modo da graça tocar cada pessoa, mas concretamente comigo isso é assim. A razão disso está no que segue..."

Artigos em O Legionário:

1937-12-19 - Comentando... “O catolicismo americano” / Não há um “catolicismo americano, ou argentino, ou brasileiro”. Há um só que é o “Catolicismo Apostólico Romano”: uma só doutrina e um só pastor. Os católicos dos Estados Unidos são tão católicos quanto os do Brasil, da Itália ou da Cochinchina, professam a mesma doutrina e obedecem ao mesmo Chefe supremo que é o Bispo de Roma, o Sumo Pontífice.

1937-12-19 - Comentando... “... para bellum” / Dados publicados pelo “Livro de Armamentos” da Sociedade das Nações e referentes ao ano de 1937: até agora, as despesas de guerra atingiram a importância de 7.100.000.000 dólares-ouro, contra 5.800.000.000 em 1936 e 2.500.000.000 em 1913 nas vésperas da Guerra Mundial. Tais dados falam por si mesmos, clamando a necessidade de uma reviravolta na orientação do mundo, uma vez que os homens não foram feitos para se matarem mutuamente.

1937-12-26 - Comentando... Castidade pré-matrimonial / O problema sexual já está resolvido há 6.000 anos, quando Deus nosso Criador, fonte de toda a sabedoria e ciência, deu as tábuas da Lei a Moisés.

English:

1994-07 - Nobility and Elites in the Post-industrial Society / Does it make sense to speak about nobility and elites today 200 years after the French revolution, which abolished nobility in France and decapitated Louis XVI, challenging all the royalty in Europe?

*   *   *

Bookmark and Share