Reforma Agrária - Questão de Consciência


Secção II

Opiniões socializantes que preparam o ambiente para a "Reforma Agrária": exposição e análise

Proposição 19

Impugnada

Todas estas medidas visando à igualdade entre os homens bem merecem intitular-se um sábio e prudente socialismo cristão, que conduzirá o mundo à sociedade ideal e sem classes, segundo o espírito do Evangelho.

Afirmada

Não há socialismo cristão, ou socialismo católico. Pois todo socialismo é necessariamente materialista. Por isto, Pio XI condenou a expressão "socialismo católico", dizendo que socialismo e Catolicismo "são termos contraditórios" (207).

E Pio XII ensinou que a luta contra o socialismo é um dos maiores deveres da Igreja na atual fase das controvérsias sociais (208).

Quanto à sociedade sem classes, é ideal neopagão, e não católico.

 

Comentário

 

Para muitos espíritos, superficiais ou mal informados, desde que o regime socialista ou comunista não proíba o culto divino, a Igreja nada terá contra ele.

Enganam-se. Ainda que um governo socialista ou comunista construísse templos esplêndidos, fizesse ao Clero dotações magníficas e desse ao culto toda a liberdade, a Igreja o combateria. Pois jamais poderá Ela pactuar, ainda que pelo silêncio, com o ideal socialista e comunista da sociedade sem classes.


Notas:

(207) Pio XI, Encíclica "Quadragesimo Anno", de 15 de maio de 1931 – "Editora Vozes Ltda.", Petrópolis, pág. 44.

(208) Textos Pontifícios da Proposição 2, epígrafe "O católico deve reagir contra a socialização".


Índice  Adiante Atrás Página principal