Capítulo I
Sublime exemplo de calma
|
|
Não sei a que ápice chegaria o gênero humano se tantas capacidades de tantas pessoas não se perdessem com a falta de calma, em “torcidas”11 inúteis. Se os recursos das pessoas fossem todos aproveitados dentro da calma, seria uma coisa fantástica. O respeito é, dentro da calma, a constatação de um valor maior, pois traz consigo a homenagem.12 Toda solenidade implica em calma. Esta é, aliás, uma das muitas razões pelas quais a Revolução se revoltou contra as solenidades.
Figura comunicativa da calma, por excelência, é Nosso Senhor Jesus Cristo. Pode-se dizer que Ele é a calma por excelência, em todos os sentidos e gradações possíveis da palavra. O tempo inteiro Ele teve calma e não deixou de demonstrar calma. A figura d’Ele, sobretudo no Sudário de Turim, comunica calma. A oração Anima Christi, sanctifica me, inspira uma tranquilidade inefável.
11. A palavra torcida pode significar grupo de torcedores numa partida esportiva, mas tem também o sentido irônico, como neste trabalho, significando a atitude excitada de uma pessoa intemperante. 12. 25-9-1986. |