São José reunia os dois extremos da escala social na harmonia interior de sua santidade: nobre da dinastia de Davi e operário

Reunião para Correspondentes Esclarecedores da TFP, 15 de junho de 1987

A D V E R T Ê N C I A

Gravação de conferência do Prof. Plinio com sócios e cooperadores da TFP, não tendo sido revista pelo autor.

Se Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras “Revolução” e “Contra-Revolução”, são aqui empregadas no sentido que lhes dá Dr. Plinio em seu livro “Revolução e Contra-Revolução“, cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de “Catolicismo”, em abril de 1959.

A mais alta condição que uma pessoa pode ter é alcançar alguma paridade…  paridade, não! Alguma proporção com a mais alta das criaturas. Ora a mais alta das meras criaturas foi Nossa Senhora, e aquele que teve com Ela mais claramente, mais evidentemente uma certa proporção foi São José. Porque entre esposo e esposa tem que haver uma certa proporção; convém que o esposo seja adequado à esposa.

Ora entre todos os homens, Nosso Senhor escolheu como adequado para esposo da Mãe dEle, como adequado para o Pai legal dEle mesmo, Ele escolheu São José. É uma tal glória, um tal píncaro, como é quase inimaginável.

O sr. sabe que São José, como esposo de Nossa Senhora – ele não era pai natural do Menino Jesus, mas ele tinha direito ao fruto das entranhas de Nossa Senhora, embora este Fruto viesse do Espírito Santo, ele tinha direito sobre o Menino Jesus, é uma coisa admirável! Isto tudo foi dado a ele assim… Pai legal do Filho de Deus, esposo da Virgem que foi Mãe, mas foi Virgem antes, durante e depois do parto. Não se pode imaginar nada de mais extraordinário!

De outro lado, ele descendia da mais augusta dinastia que houve na Terra, que é a dinastia de David, de Salomão, e de outro lado ele era operário: ele reunia os dois extremos da escala social na harmonia interior da santidade dele, e da pessoa dele.

Nota: Para ver mais comentários do Prof. Plinio sobre São José, clique aqui.

Contato