Santo do Dia, 13 outubro de 1970
A D V E R T Ê N C I A
O presente texto é adaptação de transcrição de gravação de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a sócios e cooperadores da TFP, mantendo portanto o estilo verbal, e não foi revisto pelo autor.
Se o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:
“Católico apostólico romano, o autor deste texto se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto, por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.
As palavras “Revolução” e “Contra-Revolução”, são aqui empregadas no sentido que lhes dá o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira em seu livro “Revolução e Contra-Revolução“, cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de “Catolicismo“, em abril de 1959.
Hoje 13 de Outubro é a [sexta] aparição de Fátima, não é isso? [N.R.: Nesta aparição se deu o Milagre do Sol]. Há certos temas que nos são tão familiares e tão caros ao coração que nós já comentamos muitas vezes e ficamos quase sem comentários para fazer, entretanto seria também um absurdo que passasse o dia 13 de outubro sem que nós detivéssemos um instante nossa atenção no assunto Fátima.
Desta vez eu não vou tanto comentar a Mensagem de Nossa Senhora como eu vou comentar a atitude do mundo em face da Mensagem de Nossa Senhora. Ainda é um modo de nós concentrarmos sobre a Mensagem a nossa atenção.
* Nossa Senhora documenta a Mensagem dEla de dois modos: primeiro, dando a pastorinhos incapazes a missão de divulgar sua Mensagem
Os senhores tomem o fato concreto: aparece Nossa Senhora em Fátima e Ela dá uma Mensagem a esses três pastorinhos. Bem, Ela documenta a autenticidade dessa Mensagem de dois modos e eu acho até curioso mostrar, já aí nesse modo de documentar, a posição dos homens.
Em primeiro lugar Ela confia essa Mensagem a pastorinhos que são incapazes por si de compreender o que Ela disse e que repetem coisas que fazem completamente sentido. Os senhores sabem o que pode ser a ignorância de meninos, desses perdidos lá em serranias de Portugal como de qualquer outro lugar do mundo.
São crianças completamente ignorantes, basta dizer que eles nem sabiam o que era o Papa. Quando eles repetiam que era para dizer ao Papa tal coisa, um deles perguntou: “mas o que é o Papa?” Quem é o Papa, o que é o Papa? Nem sabiam o que era, entretanto a palavra Papa era repetida direito.
Depois ao mesmo tempo que eles diziam coisa com coisa, – mensagens até longas e complexas, etc.-, eram apertados, não se contradiziam, passaram até por inquéritos policiais brutais, etc., e de todas as vezes eles mantinham a mesma afirmação.
* O segundo modo foi os milagres para a multidão ali reunida
De outro lado Nossa Senhora produziu milagres, prodígios que provavam àquela multidão ali reunida, e mesmo a gente de muito longe, que algo de sobrenatural tinha se passado; por exemplo a famosa dança do sol que começou a variar, etc., etc. Tudo isto foi atestado por gente que morava muito longe de Fátima e que nem sabia que em Fátima isso tinha relação com aparição.