Oferecemos aos nossos prezados visitantes, os textos abaixo com alguns traços do chamado que da Providência recebeu o Fundador da TFP brasileira e inspirador das entidades coirmãs e autônomas espalhadas pelo mundo, e da realização de sua vocação.
Ao mesmo tempo, damos graças a Nossa Senhora do Bom Conselho e a Santa Teresinha do Menino Jesus por termos podido servir assim, no decurso destes 20 anos em que existe este site, à causa da Contra-Revolução.
E rogamos especiais mercês a todos que, de um modo ou de outro, colaboraram – ao longo deste período – na difusão dos ideais, da gesta e da figura de Plinio Corrêa de Oliveira nas mais diversas facetas de sua personalidade, sem omitir nenhuma delas, valendo-se deste site.
Confiamos em que os Sagrados Corações de Jesus e de Maria Santíssima continuarão, misericordiosamente, a favorecer esta iniciativa “ad majorem Dei gloriam”.
1978-01-10 – O testamento espiritual do “Cruzado do século XX”: “Tenho a consciência do dever cumprido, pelo fato de ter fundado e dirigido minha gloriosa e querida TFP. Osculo em espírito o estandarte desta que se encontra na Sala do Reino de Maria.”
1989-02-18 – Minha vocação: fazer a Contra-Revolução (Plinio Corrêa de Oliveira)
1994-12 – Auto-retrato filosófico
1930-08-14 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, em que aponta os perigos em que o Brasil se encontra, devido à ameaça comunista (dando exemplos concretos), e propõe alguns planos para contrarestar essa investida soviética. – “Nosso lema é recristianizar, para restaurar”.
1931-09-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comunica dados relativos à magnitude da ameaça comunista no Brasil.
1931-11-04 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima informando que concluiu o projeto de organização da Liga Eleitoral Católica.
1931-11-30 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que trata dos mais variados temas: 1) processo da perda completa da noção cristã da dor; 2) escritores católicos que procuram sempre dar infusões de leninismo ao Catolicismo, em oposição ao ensinamento da Igreja; 3) como aboliu a Igreja a escravidão? 4) comentários sobre a Encíclica de Leão XIII “Rerum Novarum” sobre a condição dos operários; 5) o decreto do Coronel Rabello, que veio destruir a penadas e patadas a admirável obra de Assistência aos Mendigos que a Sociedade São Vicente de Paulo, e nosso Sawaya, vinham fazendo em São Paulo; 6) o jornal íntimo de Flaubert, até então inédito, e publicado no (jornal francês) “Figaro” por uma sua sobrinha: raramente tenho visto tão bem caracterizada a luta, no homem, entre o Anjo e a besta (exemplos).
1931-12-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: 1) como fazer propaganda da revista A ORDEM; 2) programa face à desunião entre os católicos / Maritain, no folheto que escreveu contra Maurras, queixava-se de que os católicos não eram unidos em questões fundamentais, nas quais a doutrina da Igreja não dá margem a discussões. Se fossem mais unidos, diz ele, não só esta união aumentaria muito sua força, mas criaria uma tal unidade de vistas, que excederia de muito o simples campo doutrinário, e transbordaria para questões práticas, ou mesmo em teorias deixadas pela Igreja à discussão dos fiéis. Estaria assim removido o maior obstáculo da ação católica: nossa desunião. Penso que estas considerações de Maritain constituem um programa.
1932-03-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre temas vários: 1) devemos cultivar a vida espiritual acima de tudo, e sobretudo, porque da intensidade de nossa vida interior depende, essencialmente, a fecundidade de nosso apostolado; 2) não tenho vontade de me manifestar contra AS PESSOAS de tal ou tal outro dos chefes revolucionários. A meu ver, quem faz política pela Igreja, deve atacar constante, veemente e intransigentemente ideias. Neste sentido, o rigor e todo o ardor ainda são poucos. 3) Quanto à eventual Constituinte, recomenda que seu destinatário vá reservando para si um lugar de deputado federal. “O Senhor, que me conhece, e que sabe que tenho exclusivamente em vista a causa da Igreja, me compreenderá”. 4) Chegaram de Roma instruções do Papa para que os Bispos do Brasil não intervenham em política. Tal proibição destoa inteiramente do que a Santa Sé tem sabiamente estatuído para TODOS os outros países do mundo. 5) Expõe plano que deseja fazer em função da interpretação que foi dada, em São Paulo, a tais instruções do Santo Padre. 6) Consta que X, Y, Z tentam formar um partido. O que é que há? Por que não foi isto comunicado aos daqui? Não seria conveniente maior coesão? Não está tal coesão na medula do espírito católico?
1932-05-18 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: “A situação, como sempre, está muito turva. Só confio em Nossa Senhora”.