Incluindo comunicados do Prof. Plinio e/ou da TFP brasileira (até 1995), uma vez que estes últimos externavam a posição da entidade e, portanto, de seu Presidente do Conselho Nacional (Plinio Corrêa de Oliveira)
1930-04-16 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) / Informa que foi constituído o Conselho Executivo da Ação Universitária Católica (AUC), apresenta o plano das principais atividades para 1930 e pede que faça parte dos conferencistas sobre temas sociológicos (contra o comunismo).
1930-05-02 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima reiterando convite para que seja conferencista em evento organizado pela Ação Universitária Católica (AUC) / Acolhi com grande satisfação a confirmação que me deu sua carta, da notícia de que o Senhor vai tomar parte no concurso a que se refere. Sua vitória, que não pode ser posta em dúvida, lhe abrirá certamente um novo e vasto campo de apostolado, onde poderá sustentar os bons princípios, postos em cheque por tantas e tão falsas doutrinas, infelizmente bem aceitas em certos círculos intelectuais.
1930-08-14 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, em que aponta os perigos em que o Brasil se encontra, devido à ameaça comunista (dando exemplos concretos), propões alguns planos para contrarestar essa investida soviética. – “Nosso lema é recristianizar, para restaurar”.
A propósito deste lance escreveu Roberto de Mattei em sua avalizada biografia de Dr. Plinio “O Cruzado do Século XX”: “O início da actividade pública de Plínio Corrêa de Oliveira situa-se neste período. Fundou, com um grupo de jovens congregados marianos, a Acção Universitária Católica (AUC), no interior do próprio centro do positivismo político e jurídico que era a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Por ocasião da cerimónia de formatura, ousou aquilo que até então nunca acontecera em qualquer universidade estatal, no Brasil. Quis fazer celebrar a Missa, que tradicionalmente concluía o curso dos estudos superiores, não na igreja de São Francisco, contígua à Faculdade, mas no pátio interno desta. Celebrou o vigário geral da Diocese, Mons. Gastão Liberal Pinto, e pregou o P. Leonel Franca, da Companhia de Jesus.“
1931-09-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comunica dados relativos à magnitude da ameaça comunista no Brasil
1931-11-04 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima informando que concluiu o projeto de organização da Liga Eleitoral Católica.
1931-11-30 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que trata dos mais variados temas: 1) processo da perda completa da noção cristã da dor; 2) escritores católicos que procuram sempre dar infusões de leninismo ao Catolicismo, em oposição ao ensinamento da Igreja; 3) como aboliu a Igreja a escravidão? 4) comentários sobre a Encíclica de Leão XIII “Rerum Novarum” sobre a condição dos operários; 5) o decreto do Coronel Rabello, que veio destruir a penadas e patadas a admirável obra de Assistência aos Mendigos que a Sociedade São Vicente de Paulo, e nosso Sawaya, vinham fazendo em São Paulo; 6) o jornal íntimo de Flaubert, até então inédito, e publicado no (jornal francês) “Figaro” por uma sua sobrinha: raramente tenho visto tão bem caracterizada a luta, no homem, entre o Anjo e a besta (exemplos).
1931-12-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: 1) como fazer propaganda da revista A ORDEM; 2) programa face à desunião entre os católicos / Maritain, no folheto que escreveu contra Maurras, queixava-se de que os católicos não eram unidos em questões fundamentais, nas quais a doutrina da Igreja não dá margem a discussões. Se fossem mais unidos, diz ele, não só esta união aumentaria muito sua força, mas criaria uma tal unidade de vistas, que excederia de muito o simples campo doutrinário, e transbordaria para questões práticas, ou mesmo em teorias deixadas pela Igreja à discussão dos fiéis. Estaria assim removido o maior obstáculo da ação católica: nossa desunião. Penso que estas considerações de Maritain constituem um programa.
1932-03-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre temas vários: 1) devemos cultivar a vida espiritual acima de tudo, e sobretudo, porque da intensidade de nossa vida interior depende, essencialmente, a fecundidade de nosso apostolado; 2) não tenho vontade de me manifestar contra AS PESSOAS de tal ou tal outro dos chefes revolucionários. A meu ver, quem faz política pela Igreja, deve atacar constante, veemente e intransigentemente ideias. Neste sentido, o rigor e todo o ardor ainda são poucos. 3) Quanto à eventual Constituinte, recomenda que seu destinatário vá reservando para si um lugar de deputado federal. “O Senhor, que me conhece, e que sabe que tenho exclusivamente em vista a causa da Igreja, me compreenderá”. 4) Chegaram de Roma instruções do Papa para que os Bispos do Brasil não intervenham em política. Tal proibição destoa inteiramente do que a Santa Sé tem sabiamente estatuído para TODOS os outros países do mundo. 5) Expõe plano que deseja fazer em função da interpretação que foi dada, em São Paulo, a tais instruções do Santo Padre. 6) Consta que X, Y, Z tentam formar um partido. O que é que há? Por que não foi isto comunicado aos daqui? Não seria conveniente maior coesão? Não está tal coesão na medula do espírito católico?
1932-05-18 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: “A situação, como sempre, está muito turva. Só confio em Nossa Senhora”.
1932-05-21 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que agradece a missiva que este lhe enviara “pelos termos de sua última carta. (…) Refiro-me a palavras amigas que compreendem profundamente o significado que reconhecemos na vida, e principalmente os ideais que constituem nossa razão de ser. (…) Tomei-a como um programa a seguir, para que chegue a conquistar na sua plenitude as qualidades que sua bondade indica em mim.
1932-06-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: deseja publicar artigo em o “Século”.
1932-06-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima expandindo-se a respeito de sua vida espiritual / De escravo, que deveria ser, fui promovido a filho, e admitido – contra toda a indignidade de minha pessoa – à inestimável graça da Comunhão diária. Ainda não contente com isto, Nosso Senhor me deu a dádiva mais rica de Sua Misericórdia, dando-me a devoção à Sua Mãe Santíssima. E ensinou-me agora que todo o bem que eu possa fazer, toda a ação católica que eu venha a desenvolver, não é resultante da mesquinha estreiteza de minha alma, mas fruto rico e substancioso de Sua misericórdia.
1932-10-15 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima a respeito das necessidades espirituais/morais de muitos dos católicos no Brasil: 1) a tendência de fazer da Igreja uma simples organizadora de novenas, inteiramente privada de qualquer intervenção positiva na vida social; 2) considerar o Catolicismo principalmente como uma doutrina social, relegando a um plano inferior seu aspecto propriamente religioso e piedoso. O Catolicismo é, ao mesmo tempo, uma e outra coisa. E desde que perca um destes aspectos, passará a ser coisa alguma.
1932-12-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: preocupações sobre o futuro do Brasil e observações a respeito de recente livro publicado por A.A.L. / Vejo, com uma nitidez cada vez maior, o Calvário que se aproxima de nós. Durará muito tempo esta agonia em que vive o Brasil? Virá já a imolação completa? Só Deus o sabe. Mas uma coisa, para mim, é certa: a Providência vai lavar o Brasil no sangue. Enfim, todos os sofrimentos, todas as provações serão muito bem empregadas, serão mesmo uma benção de Deus se obtiverem finalmente o perdão integral de que muito precisamos, e que não merecemos. – O demônio, invejoso da dignidade do homem, e precisamente por isto revoltado contra Deus quis fazer o homem decair de ser racional a adorador de animais. – E que maior satisfação para o inimigo da Encarnação do que ver o homem prostrado aos pés de um animal, ou – o que é pior – da matéria inerte, que é a escala última das criaturas?
1933-02-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: deseja esclarecimentos sobre registro LEC em São Paulo.
1933-04-25 – Programa dos candidatos da Chapa Única “Por São Paulo Unido”
1933-05-17 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: pergunta-lhe se conhece algum convento ou hospedagem religiosa onde possa ficar durante o período em que deva participar, como deputado, da Constituinte. Além disso, comenta as duras provações espirituais pelas quais passa desde 1932. – Consola-me porém a convicção profunda de que, para nós, católicos, todos os sofrimentos vem da Mão de Nosso Senhor, e que sua ação em nossa alma é como a do cinzel do escultor que, para modelar o mármore informe, o fere duramente.
1933-06-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: carências do movimento católico no Rio de Janeiro e sugestões para as solucionar / Qualquer Congregação em que haja “medalhões” é uma Congregação-arbusto, mas nunca chegará a ser uma árvore. – É preciso que o Rio tenha ao menos UMA Congregação de elementos exclusivamente MOÇOS, da verdadeira mocidade, que é a do espírito. É preciso que, nesta Congregação, haja um núcleo de espírito realmente eucarístico, de uma devoção real a Nossa Senhora, e de uma dedicação autêntica ao Santo Padre. Se se obtiver isto, quase me responsabilizaria pelo futuro do movimento mariano no Rio. A A.U.C., tal qual existe, é incompleta, pois que seu feitio é muito mais de ação do que de piedade. Ela forma culturalmente. Não forma, em geral, espiritualmente. – Desculpe-me a intromissão. A causa Mariana é a mesma, por toda a parte. Por este motivo, amo-a no Rio, como a amo em São Paulo, ou a amaria em Pequim.
1933-07-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre vários temas: 1) fala-se que a Liga Eleitoral Católica [LEC] será dissolvida em todos os Estados; 2) consta que o Código Eleitoral será modificado; 3) planos a fim de que O LEGIONÁRIO se torne um órgão de envergadura e feitio maiores.
1933-08-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: pede cópia dos Estatutos da Liga Eleitoral Católica.
1934-08-22 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: aceita a orientação Sampaio Doria tendente a anular os votos avulsos e a Liga Eleitoral Católica se transformará em Partido Político, a eficiência de sua atuação sofrerá uma tal diminuição que representará praticamente o exílio do pensamento católica da vida pública brasileira.
1934-08-25 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comentários à resposta de Alceu à missiva do dia 22 de agosto.
1934-09-18 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que comunica que não se candidatará por nenhum dos Partidos.
1935-01-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre projeto de lei de reatamento de relações diplomáticas com a Rússia, e título para as conferências de Alceu em São Paulo / “é preciso que saibamos nos fazer vaiar ou aplaudir, indiferentemente, para a causa da Igreja”.
1935-01-15 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: necessidade urgente de reorganizar os católicos.
1943 – Réplica às críticas de D. Alexandre do Amaral, Bispo de Uberaba (MG), ao livro “Em Defesa da Ação Católica” / O documento do Prof. Plinio desmonta de forma respeitosa, porém pormenorizadamente, as objeções levantadas pelo Sr. Bispo, em um documento de 40 laudas datilografadas que foi entregue ao Prelado.
1945-09-22 – Carta do Prof. Plinio a Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, Arcebispo de São Paulo / Escrevi meu livro [Em Defesa da Ação Católica], fundando-o todo em textos do magistério infalível e documentos pontifícios. Estou disposto a derramar até meu sangue, se preciso for, para defender essas verdades. Mas, se errei no interpretar o pensamento do Romano Pontífice, estou no firme propósito de aceitar por falso e pernicioso tudo o que, a meu juízo privado e falível, tenha parecido verdadeiro e bom. E, com a graça de Deus, me retratarei publicamente e sem reservas, praticando esse ato de humildade com a ufania com que os filhos do mundo recebem as glórias da terra.
1946-01 – Carta do Prof. Plinio ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Bento Aloisi Masella / De norte a sul do país, exclamam uns que estou com a boa doutrina, sussurram outros que errei. Como errei? No que? Ninguém o diz. Nunca obtive, para minha edificação e correção, um esclarecimento concreto sobre o assunto. O que é certo, é que ninguém pode negar que existem os erros que mencionei. Meu livro (“Em Defesa da Ação Católica”) é bem anterior à Encíclica “Mystici Corporis”, e entretanto já impugnava os mesmos erros contra os quais agiu a paternal solicitude do Sumo Pontífice. Como explicar esta atitude “profética” que tomei? Adivinhei os erros? O que não posso compreender é o silêncio. O silêncio com que os fautores do erro tanto se obstinam, e com o qual só eles vêm lucrar. – Diga Vossa Eminência que este “fautor de discórdia”, pro bono pacis está amarrado há mais de um ano à coluna da difamação, sem protesto, sem revolta, sem indignação…
1949-03-19 – O Prof Plinio agradece a Mons. G.B. Montini a missiva que este lhe enviou em nome do Papa Pio XII a respeito do livro EM DEFESA DA AÇÃO CATÓLICA / “Queira Deus me conceder a graça de servir ao Santo Padre a cada momento de minha vida, e derramar meu sangue por Ele, se alguma vez surgir a oportunidade.”
1952-07-16 – O Cirineu de Pio X (Cardeal Merry del Val) – documento inédito
1960 – Conselhos sobre vida intelectual / Só a paixão da verdade justifica a existência de filósofos e escritores – Quem tem a paixão da verdade se expõe à antipatia dos homens – A vida intelectual está intimamente ligada à espiritual, e dela depende – Evitar qualquer divórcio entre o pensamento e a vida – São Tomás é mais claro do que não poucos de seus comentadores – Vida espiritual autêntica: único alimento da inteligência – O demônio faz suas pescarias nas águas turvas do nervosismo.
1963-07-19 – A lavoura brasileira à beira da derrocada socialista – Apelo ao Congresso Nacional: I – Mutilação da propriedade privada; II – Totalitarismo agrário / Os moderados propõem uma capitulação parcial – A TFP consegue vitória total (cfr. “Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira“)
1964-04-11 – Reforma agrária Aniz Badra-Ivã Luz significa janguismo sem Jango
1964-12-24 – Manifesto ao povo brasileiro sobre a Reforma Agrária
1966-06 – Abaixo-assinado “Apelo aos altos Poderes Civis e Eclesiásticos em prol da família brasileira”
1966-07-23 – Respeitosa defesa em face de um comunicado da Veneranda Comissão Central da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
1967-04-06 – Missiva do Prof. Plinio ao Núncio Apostólico no Brasil, D. Sebastião Baggio, a respeito de matéria difundida pelo “Jornal do Brasil” atribuindo afirmações ao Presidente da TFP Brasileira sobre a Encíclica “Populorum Progressio”, as quais foram gravemente adulteradas por aquele periódico.
1967-04-10 – Resposta da Nunciatura à carta de Plinio Corrêa de Oliveira de 6-4-1967
1967-07-03 – Por ocasião do conflito árabe-israelense, telegrama do Prof. Plinio ao embaixador da Rússia: sejam coerentes!
1967-11-01 – A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade ao País – No 50º aniversário da Revoluçãochevista
1968-06-21 – Carta ao Exmo. Arcebispo de Olinda e Recife, D. Helder Câmara
1968-07-18 – Reverente e filial mensagem a Sua Santidade o Papa Paulo VI
1968-07 – TFP agradece ao Papa a Encíclica
1968-07 – TFP apóia imposto menor
1968-08 – Em 58 dias, 1 milhão e meio de assinaturas de brasileiros, de todas as classes sociais, para uma mensagem a Paulo VI implorando medidas contra a minoria católica subversiva. Refutação de acusações feitas à TFP em tal ocasião.
1968-08 – Defendendo-se dos ataques mais inesperados / Cartas para algumas autoridades eclesiásticas brasileiras que se pronunciaram contra a campanha de abaixo-assinado pedindo ao Papa Paulo VI medidas face à infiltração comunista dentro da Igreja.
1968-11 – Pergunte-nos… e nós responderemos
1969-01 – O Arcebispo Vermelho abre as portas da América e do mundo para o comunismo
1969-06 – Um requerimento e um despacho; uma resposta e o silêncio
1970-09/10 – A posição da TFP ante a vitória marxista no Chile – Toda a verdade sobre as eleições no Chile – A TFP, na pessoa do presidente de seu Conselho Nacional, analisa lucidamente a vitória de Allende no Chile, mostrando como ela foi mais uma conseqüência da política pedecista de Frei do que devida a um crescimento do eleitorado marxista, consagrando as previsões do livro “Frei, o Kerensky chileno” de autoria de um dos diretores da entidade, o Sr. Fábio Vidigal Xavier da Silveira.
1970-10-07 – D. Geraldo Sigaud e a TFP / Dada a consideração que tem ao Sr. D. Geraldo de Proença Sigaud, bem como à longa e íntima cooperação que com ele manteve, a TFP evitou quanto esteve em seus meios, de dar ao conhecimento público estes fatos. Pesarosa, fá-lo agora, pois a isto foi obrigada pela necessidade de impedir que paire qualquer sombra de dúvida sobre a inteira correção de suas atitudes face às leis civis e eclesiásticas.
1970-10-09 – Análise, defesa e pedido de diálogo. Carta aberta da TFP ao Cardeal D. Eugênio Sales
1970 – Oração a Nossa Senhora de Fátima
1971-07-16 – Carta del Prof. Plinio a la revista española “¿Qué Pasa?” (de Madrid) que publicó (en su n. 383, del 15 de mayo de 1971) copia de una carta a él dirigida por el señor Anacleto González Flores, de México, conteniendo un amplio ataque hecho no sólo a la Sociedad Brasileña de Defensa de la Tradición, Familia y Propiedad, sino también a su persona
1973-05-13 – Mensagem à Irmã Lúcia: “Como náufragos que clamam por socorro, a vós bradamos dizendo: ‘falai’”.
1974-04-10 – A política de distensão do Vaticano com os governos comunistas. Para a TFP: omitir-se? ou resistir?
1974-05-08 – DESFEITA CONFUSÃO A RESPEITO DO URUGUAI
1974-10 – “O fracasso da ofensiva divorcista no Brasil depende inteiramente da Sagrada Hierarquia”
1975-05-07 – Profunda consternação pelo falecimento do Prof. Jorge Haddad
1975-05-29 – A TFP EM LEGÍTIMA DEFESA. Ante uma agressão polêmica apaixonada, proposta de sereno diálogo
1975-11-13 – Mensagem da TFP ao Emmo. Cardeal Arns – NÃO SE ILUDA, EMINÊNCIA
1976-03-07 – Sobre o anticomunismo-surpresa de altos Prelados – Reflexões da TFP – A INFILTRAÇÃO comunista nos meios católicos ia estarrecendo áreas cada vez mais extensas da opinião pública, (…) Num momento em que esta pergunta se pôs de forma mais aguda, (…) houve um repentino crepitar de declarações anticomunistas de altos Prelados, (…). Na ordem concreta dos fatos, tais declarações não acenavam sequer para as indispensáveis e urgentes medidas canônicas contra a infiltração comunista no campo da jurisdição desses Prelados, ou seja, nos meios católicos. A TFP divulgou então, (…) comunicado em que manifestava com respeitosa franqueza a convicção de que os brasileiros só tomariam a sério pronunciamentos desse gênero se fossem acompanhados de providências concretas das Autoridades eclesiásticas contra a infiltração nos meios católicos.
1976-07-31 – TFP pede respeitosamente esclarecimentos à Cúria Metropolitana de São Paulo a respeito do pensamento de dom Pedro Casaldaliga e de um pronunciamento da Regional Sul II da CNBB
1976-08-14 – A clareza do sim e do não. Comunicado de imprensa a propósito de publicação da Cúria Metropolitana de Recife sobre a campanha da TFP de difusão da obra do Prof. Plinio “A Igreja ante a escalada da ameaça comunista”.
1977-05-08 – Jornal do Brasil: TFP condena silêncio e descaso da Santa Sé
1977-06 – Na iminência das votações divorcistas. A TFP levanta suas preces a Nossa Senhora Aparecida e pede a todas as forças vivas do Brasil, empenhadas na manutenção da indissolubilidade do vínculo conjugal instituída pelo próprio Cristo Jesus (“O que Deus uniu, o homem não separe”, Mt. 19, 6) para que façam subir aos representantes do Legislativo Federal, da Nação que conta com a maior população católica da terra, o clamor geral contra a medida que, aluindo de imediato a família, exporá a fatais riscos a Pátria brasileira.
1977-07-07 – O PAPA ANALISA A SITUAÇÃO NO BRASIL. Telegrama da TFP a Paulo VI
1978-03 – Telegrama da TFP a Carter: apoio para os vietnamitas e cambodgeanos vítimas heróicas do comunismo
1978-12-29 – Apelo ao Governo brasileiro pelos vietnamitas fugitivos do regime comunista
1978-12-30 – Lamento pela recusa a vietnamitas
1979-03 – Fugitivos vietnamitas: felicitações ao Governo de Formosa
1979-08-15 – Carta ao diretor de “O Estado de S. Paulo”: ferocidade polêmica contra a TFP. – “Mando-lhe a presente através de Cartório de Registro de Títulos e Documentos (…) apenas para poder provar para todo o sempre, que no momento apropriado defendi com a necessária firmeza o nome de minha Mãe, minha dignidade pessoal e o bom conceito da TFP.”
1979-11-26 – TFP lembra intentona de 1935 com Missa pelas vítimas do comunismo
1980-04-25 – A atitude do Episcopado ante as greves
1980-05 – TFPs a João Paulo II: salvai Cuba
1980-10-04 – O desmentido categórico da TFP (às acusações veiculadas pela imprensa de que a entidade seria paramilitar)
1981-10-13 – O socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça-de-ponte? (htm)
1981-10-13 – O socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça-de-ponte? (PDF) – WORD – ZIP
1982-02-11 – Na França: o punho estrangulando a rosa
1983-07-21 – Telegrama a Reagan sobre Kissinger, o homem símbolo de todas as vergonhas que o Mundo Livre sofreu no Vietnã
1983-08-25 – Missiva sobre lançamento de selo comemorativo dos 500 anos do nascimento de Lutero, pelo Correio brasileiro (ECT)
1983-08 – Plinio Corrêa de Oliveira ressalta importância da moral católica quanto ao aborto
1983-11 – Ocidente deve negar cereais aos soviéticos
1984-08-15 – Carta do Prof. Plinio à Folha de S. Paulo sobre a utilização do nome da Sra. sua Mãe
1984-08-28 – Voltando as costas a uma controvérsia-realejo
1984-08 – Depois do fracasso de dez estrondos publicitários, singular tentativa de “implodir” a TFP: ex-membros voltam-se contra seu fundador, CNBB dá crédito a “notícias veiculadas” e faz pronunciamento contra Plinio Corrêa de Oliveira e sua entidade. As réplicas – respeitosas, serenas e sobranceiras – a tais ataques.
1984-10-01 – Fanatismo anti-TFP
1984-10/11 – “Esquerda católica” – conscientização – revolução: Alerta da TFP – modorra dos fazendeiros
1984-11-13 – Perseguição ideológico-religiosa na Venezuela / Nuvem negra baixa sobre o país irmão
1984-11-23 – Preparem-se os brasileiros. Urdiduras anti-TFP na América do Sul
1985-03-18 – Às vésperas de uma agressão publicitária orquestrada?
1985-04-23 – Comentário da TFP sobre nota da CNBB a respeito da entidade
1985-05 – PCs lucram com a clandestinidade
1985-05-09 – Controvérsia: só com objetividade, elevação e densidade doutrinária
1985-06 – TFP pede dilatação de prazo de debate sobre Reforma Agrária
1986-01 – A TFP denuncia as CEBs. Moscou passa recibo
1986-05-03 – “Como se atreve a CPT a censurar o que não conhece?” – TFP contesta dirigentes anônimos do PT
1986-06-28 – A realidade sobre a situação sócio-econômica do Brasil: reverente comunicado da TFP à S.S. João Paulo II
1986-10-28 – A TFP interpela os comunistas: no Brasil tem que ser como na Rússia, onde só vocês têm o direito de falar?
1987-02 – TFP pulveriza calúnias da “máfia”
1987-03 – A TFP mantém bem alto seu estandarte anti-agro-reformista
1987-03-14 – TFP aplaude veto à peça “Teledeum”
1987-07-10 – Carta aberta alertando sobre a estatização da Medicina (PDF – 654 KB)
1987-07-31 – Livro-bomba da TFP denuncia: A Reforma Agrária prejudica mais os trabalhadores rurais do que os próprios fazendeiros!
1987-09 – TFP replica, acusadores silenciam…
1987-11 – Em meio à tormentosa crise por que passa o País, a palavra de Plinio Corrêa de Oliveira – Diante do impasse na Constituinte, livro do líder da TFP propõe solução conciliatória / À medida que o Brasil de superfície caminhe para a extrema-esquerda, irá se distanciando mais e mais do Brasil profundo. E este último irá despertando, em cada região, do velho letargo.
1988-01 – Extremismo igualitário no ensino de História (no Brasil)
1988-04 – Mais um “não” categórico a filme blasfemo
1988-05 – Reforma Agrária — Reforma Urbana – Reforma Empresarial – O Brasil em jogo
1988-05 – Alerta da TFP a líderes de bancada, advertindo a respeito dos dispositivos constantes do Cap. VII da futura Constituição — “Da família, da criança, do adolescente e do idoso”.
1988-05-30 – Apelo a líderes de bancada na Constituinte
1988-06 – A TFP e a sagração episcopal de Ecône
1988-07-02 – “Você concorda com a censura a cenas de nudez na televisão?”
1988-11 – Declaração sobre o filme blasfemo “A última tentação de Cristo”
1989-02-26 – TFP contesta matéria de “O Estado de S. Paulo”
1989-04 – Aplauso ao operariado brasileiro
1989-04 – CARNAVAL DE HOJE: há quase 50 anos já se podia prever
1989-06-20 – Cuba: afinal posso falar
1989-10 – Morto o comunismo? E o anticomunismo também?
1989-11-29 – Manifesto sobre a eleição presidencial de 1989
1990-01-03 – Interpelando a esquerda e a extrema-esquerda
1990-01-04 – Banho de Sangue (carta aberta a Florestan Fernandes, Deputado Petista)
1990-01-19 – A respeito da prisão do Prefeito de Washington, Marion Barry, envolvido com consumo de cocaína
1990-08 – Cisão na URSS pode favorecer independência lituana
1991-02 – Em prol da Lituânia livre, TFPs empreendem vitoriosa cruzada
1991-03-15 – Missiva ao Papa João Paulo II rogando sua intercessão pelo apoio à independência da Lituânia
1991-03 – TFP PEDE A COLLOR RECONHECER LITUÂNIA LIVRE
1991-03-25 – Declaração à imprensa sobre o falecimento de Mons. Marcel Lefèbvre
1991-04-09 – Declarações sobre a pena de morte
1991-04-26 – Declaração à imprensa sobre o falecimento de Dom Antonio de Castro Mayer
1991-04-29 – Declarações relativas ao processo movido pelo Governo Federal contra o jornalista Otávio Frias Filho
1991-04-29 – Declarações a “O Globo” sobre o atentado ao “Rio Centro”, em seu 10º aniversário.
1991-05-07 – Centenário da Encíclica “Rerum Novarum
1991-05-07 – Possível liberação dos jogos de azar em estâncias turísticas
1991-05-09 – Carta do encarregado do Núcleo da TFP em Campos (RJ) ao jornal da mesma cidade “Folha da Manhã”, a propósito de notícia veiculada por aquele periódico relativa ao falecimento de D. Antônio de Castro Mayer e seu relacionamento com aquela Sociedade.
1991-05-15 – “Sempre fui e sou contrário a qualquer forma de aborto”
1991-05-16 – A propósito da extinção dos manicômios
1991-06-06 – Sobre a independência dos Países Bálticos
1991-08-20 – Sobre a queda de Gorbachev: “É preciso ter cuidado com os prestidigitadores”
1991-08-21 – Declarações relativas à volta de Gorbachev ao poder
1991-12 – As incoerências da Democracia-sem-idéias
1992-09-03 – Mensagens ao Presidente da República (Fernando Collor de Mello), aos Presidentes do Senado e da Câmara, aos Ministros e Secretários de Estado, comunicando o resultado obtido pela TFP, até aquela data, em sua campanha de âmbito nacional, pedindo a realização de um plebiscito sobre os projetos de lei referentes às Reformas Agrária e Urbana
1992-10-19 – Missiva ao Presidente da República em exercício Itamar Franco: a implantação da Reforma Agrária contra a vontade do povo, proclamado soberano nas democracias, acarretará a ruína do País
1992-10 – O caminho estreito que não tem saída
1992-12-01 – Admissão de mulheres em exércitos é danosa à sociedade
1992-12-21 – Função social da propriedade e luta de classes
1992-12 – Reformas socialistas: ameaças para o Brasil
1993-01 – Função social: expressão deturpada pelo igualitarismo
1993-01-20 – Aborto, ciência e pena de morte
1993-01-21 – Reflexões sobre a execução de Luís XVI
1993-04-12 – A imobilidade móvel do caos
1993-07-30 – Reforma Agrária favelizará o campo
1993-10-07 – Proposta positiva sobre revisão constitucional
1993-12 – Rememoração oportuna: “O crime de Sancho Pança”
1993-12-27 – Controle externo do Judiciário, caminho mais curto para o caos
1994-02-25 – A Paixão de Cristo revive na Paixão da Igreja
1994-05-05 – Declarações sobre a morte de Ayrton Senna: “saibamos tirar da tragédia uma sábia lição”
1994-09-09 – “Operação publicitária de resgate” para salvar Fidel Castro
1994-12-09 – As Américas rumo ao 3º milênio: convicções, apreensões e esperanças das TFPs do Continente
1994-12 – Senilidade da Esquerda abre perspectivas para a Direita
1994-12 – O último Cartão de Natal de Plinio Corrêa de Oliveira / Para o homem de fé, as linhas mestras da História são traçadas segundo critério claro e luminoso: o que foi feito da Igreja Católica e da Civilização Cristã no curso deste milênio, deste século, deste ano? O que será de uma e de outra no porvir?