São Paulo, 31 de agosto de 1984
Exmo. Revmo. Sr.
Carlo Furno
Núncio Apostólico
Senhor Núncio
Mais uma vez apresento-me a V. Excia. para tratar de assunto referente à Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade – TFP. Queira V. Excia. ver nessa assiduidade, talvez importuna, o meu desejo de o manter informado sobre aspectos vitais de nossa atividade.
Provavelmente já será chegado ao conhecimento de V. Excia. a campanha movida contra a TFP pelo prof. Orlando Fedeli, antigo cooperador que desta se afastou juntamente com 14 companheiros. O que – observo de passagem – constitui um número insignificante em vista do total de nosso quadro de sócios e cooperadores, que vai para mais de 1.200.
As numerosas e injustas acusações levantadas pelo prof. Fedeli contra a TFP levaram-nos a escrever uma refutação, em dois volumes, que ora ofereço a V. Excia. Peço a atenção de V. Excia. para o fato de que a perfeita ortodoxia das teses sustentadas nestes volumes pela TFP é certificada por um dos mais insignes teólogos contemporâneos, o Revmo. Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., até há pouco professor da famosa Universidade de Salamanca, e atualmente Superior do Convento de São Domingos el Real, em Madrid. Também são dignos de nota os pareceres do insigne Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., também ele ex-professor de Salamanca, e do Revmo. Pe. Royo Marín O.P., moralista célebre.
Além disso, a obra é fundamentada em numerosas citações de teólogos, moralistas e canonistas antigos e contemporâneos.
Permito-me juntar a esses dois volumes ora oferecidos a V. Excia., mais dois outros que peço a V. Excia. encaminhar à Santa Sé, destinando-se a quem mais importe que os conheça.
Se V. Excia. julgar necessários mais exemplares, com todo o gosto lh’os remeterei.
Também estou enviando a V. Excia. os diversos textos da controvérsia entre o prof. Fedeli e esta Sociedade feita através da “Folha de S. Paulo”.
Como em anteriores cartas já afirmei, estou à disposição de V. Excia. para prestar sobre estas matérias os esclarecimentos que possa desejar.
Queira V. Excia. receber o testemunho do alto apreço e da distinta consideração com que peço sua benção e me recomendo às suas orações.
in Jesu et Maria
(a) Plinio Corrêa de Oliveira
Presidente do CN
Rua Maranhão 341
01240 – São Paulo, SP
Relação de documentos em anexo.
Brasília, 20 de novembro de 1984
[papel timbrado da Nunciatura Apostólica do Brasil]
- 4277
Prezado e distinto Senhor,
Acuso o recebimento de sua carta de 31 de agosto passado, com a qual me enviou dois volumes, referentes à controvérsia da TFP com o Prof. Orlando Fideli, junto com a fotocópia de alguns artigos publicados, sobre o assunto, por diversos jornais brasileiros.
Agradeço-lhe pelo cortês envio dos mesmos, de cujo conteúdo tomei conhecimento, e asseguro-lhe haver enviado os outros dois exemplares à Secretaria de Estado da Santa Sé.
Aproveito o ensejo para confirmar-me com sentimentos de estima e consideração.
+ Carlo Furno
Dom Carlo Furno
Núncio Apostólico
Exmo. Sr.
Plínio Corrêa de Oliveira
Presidente do CN da TFP
SÃO PAULO – SP
Nota deste site: Para aprofundar o assunto, sugerimos a leitura de “Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira” (1989), Parte I, Cap. IV, tópico Depois do fracasso de dez estrondos publicitários, singular tentativa de “implodir” a TFP (págs. 160-163).