Catolicismo, N° 450, Junho 1988, pág. 19 (www.catolicismo.com.br)
Alerta da TFP a líderes de bancada
SÃO PAULO — O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP, enviou aos líderes de bancada do PMDB, Senador Mário Covas, do PFL, Deputado José Lourenço, do PDS, Deputado Amaral Neto, do PTB, Deputado Gastone Righi, do PL, Deputado Álvaro Valle e do PDC, Deputado Siqueira Campos, telegrama advertindo a respeito dos dispositivos constantes do Cap. VII da futura Constituição — “Da família, da criança, do adolescente e do idoso”.
Eis a íntegra da mensagem:
“Tendo em vista a iminência da votação, em plenário da Assembléia Constituinte, do Capítulo VII da futura Constituição — ‘Da família, da criança, do adolescente e do idoso’, peço a V. Excia. e à bancada sob sua esclarecida liderança, para que votem contrariamente aos vários dispositivos nele contidos, os quais mantém e facilitam ainda mais a dissolução do vínculo conjugal. Notadamente peço que dêem voto contrário a qualquer dispositivo tendente a introduzir o concubinato em nossa legislação, como se pudesse ele constituir um estado civil regular.
Solicito ainda voto contrário às inovações tendentes a mutilar a autoridade do pai sobre a família, bem como do pai e da mãe sobre os filhos.
Procedendo no sentido dos pedidos aqui enumerados, terão V. Excia. e os ilustres componentes da bancada que V. Excia. lidera, adquirido títulos ao reconhecimento e ao apoio de quantos no Brasil amam a civilização cristã”.