Catolicismo, N° 534, Junho 1995 (www.catolicismo.com.br)
Lançado na Romênia, livro do Presidente da TFP
Acaba de ser lançada a edição em romeno de Revolução e Contra-Revolução, a consagrada obra do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira, fundador e Presidente do Conselho Nacional da TFP.
O ato realizou-se em Bucarest, na sede do PNTCD, partido que reúne defensores da livre iniciativa na agricultura. A Romênia viveu até há pouco sob o jugo do mais rígido comunismo.
A versão para o idioma romeno, de 15.000 exemplares, é de autoria da escritora Eugenia Adams Muresanu, atualmente residente nos Estados Unidos. Ela esteve três anos encarcerada pelos comunistas e seu esposo foi preso, torturado e morreu na prisão na Romênia.
A Sra. Adams-Muresanu foi tomada de tal entusiasmo ao ler a obra, que decidiu traduzí-la a partir da versão norte-americana.
No prefácio da edição romena, o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira assinala: “Ainda que do ponto de vista geográfico a Romênia se encontre distante, do ponto de vista psicológico ela está perto de minha pátria, porque todos pertencemos à grande e gloriosa família que descende dos povos latinos”.
Em Bucarest
A obra é o primeiro lançamento da Editura Traditie, recém-fundada pela jornalista Vera Maria Neagu, a qual, também entusiasmada com Revolução e Contra-Revolução, muito se empenhou em levar avante a publicação em sua pátria. Entre as personalidades presentes ao lançamento, destacou-se o senador Corneliu Coposu, o qual se referiu ao Presidente da TFP brasileira como “líder mariano que se consagrou a um apostolado de luta em defesa da civilização cristã”.
Analisando o denso conteúdo doutrinário de Revolução e Contra-Revolução, o escritor Pascal Virgil publicou artigos no diário “Cotidianur”, de Bucarest, num dos quais, reproduz apreciação do escritor norte-americano John Steinbacher, que considera a obra “o mais importante livro, depois da Bíblia”. Já a Sra. E. Adams-Muresanu, em nota na contra-capa da edição, repete a apreciação do editor espanhol Fernando Serrano Misas de que “Revolução e Contra-Revolução é um livro …. do calibre de uma encíclica”.
Quatro Revoluções
Em sua obra, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira demonstra como as numerosas crises que abalam o mundo moderno têm sua gênese nas várias revoluções que se vêm sucedendo desde a pseudo-Reforma Protestante. Esta foi a primeira investida revolucionária visando destruir a civilização cristã, e abriu caminho para a Revolução Francesa, a Revolução Comunista, e, mais recentemente, a Revolução da Sorbonne, em 1968, bem como os movimentos hippie e punk.
Publicado inicialmente no Brasil, em 1959, Revolução e Contra-Revolução, tornou-se o livro de cabeceira dos sócios, cooperadores e correspondentes de todas as TFPs. No Exterior, a obra, já traduzida em sete idiomas, inspirou a formação de TFPs e entidades afins, em 26 países, nos cinco continentes.