1930-08-16 – Passou o tempo das meias verdades / Quando bacharelando (5° ano) da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Plinio Corrêa de Oliveira concede entrevista sobre a A.U.C.
1932-04-27 – O “Apelo dos Católicos”: rumo à formação da Liga Eleitoral Católica (LEC) – “Fora e acima dos partidos – eis a senha que, no momento oportuno, quando os fatos nos chamarem à ação, saberemos adotar”
1933-02-09 – Entrevista à “Folha da Manhã” sobre a LEC – “Estamos satisfeitíssimos com o sucesso que vai alcançando a nossa iniciativa. E, não só na Capital, como nas demais cidades paulistas, o seu êxito, pode-se dizer, é, desde já, completo”.
1933-04-13 – A respeito da eleição para a Constituinte: “Estou satisfeitíssimo porque do programa que será defendido fazem parte os princípios que a Igreja Católica pleiteia”.
1935-10-01 – A “Ação Social dos Católicos”: O século XX vota um culto supersticioso ao Estado, de quem espera a solução para a crise contemporânea. Mas ele, por si só, não está em condições de solucioná-la. A Igreja é a grande moralizadora dos povos.
1961-10-24 – DEBATE NA TV TUPI DE S. PAULO entre o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e o deputado Paulo de Tarso (ex-prefeito de Brasília): CAPITALISMO E SOCIALISMO: QUAL A POSIÇÃO DA IGREJA? – A participação dos trabalhadores na gestão da empresa é uma exigência da natureza humana? – As sociedades anônimas são necessariamente instrumentos da hipocrisia e da exploração?
1964-11-03 – Al diario “La Prensa” (Buenos Aires): “No puede haber coexistencia de la Iglesia y el comunismo”
1965-08-16 – Para a TV Itacolomi (Belo Horizonte). – A liberdade de ser proprietário, o direito de ter propriedade e de a transmitir a seus filhos, é precisamente uma das liberdades que integram as liberdades fundamentais do homem. – Definindo os conceitos de “esquerda catolica”, “centro” e “direita”, “progressismo”. – Corrigir os grandes erros da história, retificar as grandes catástrofes, isso é voltar para trás? Eu o contesto. – O trabalho anticomunista, na medida em que tenha êxito, é uma contribuição preciosa para a instauração de uma ordem de coisas futura baseada em princípios eternos e adequada às circunstâncias que possam sobrevir. Entretanto, isso não basta. – TFP e ação política. – TFP e a família Imperial do Brasil. – Como deve ser a ação anticomunista junto aos estudantes?
1965-12-12 – Confusão de conceitos, característica do progressismo / O que é imutável é sempre jovem
1966-08-12 – A TFP celebra o milhão de assinaturas contra o divórcio – Súplica à Rainha do Brasil no Monumento do Ipiranga – Por motivo do êxito alcançado por seu abaixo-assinado contra o divórcio, que em cinqüenta dias atingiu um milhão de assinaturas o Conselho Nacional da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição,Família e Propriedade promoveu imponentes comemorações em São Paulo e uma súplica à Rainha do Brasil no Monumento do Ipiranga. A propósito das comemorações com que a TFP assinalou o milhão de assinaturas contra o divórcio, o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira concedeu entrevista à imprensa, respondendo às perguntas da reportagem.
1967-01 – A pesquisa que provou demais – Entrevista à agência de notícias ABIM comentando a parcialidade e as imprecisões da pesquisa de opinião levada a cabo pela revista “Realidade” a respeito do divórcio
1967-04 – A TFP propugna a revogação da Lei de Segurança – Defendendo a revogação da Lei de Segurança, devido aos seus aspectos draconianos e injustos, além de ser ela inútil no combate ao verdadeiro perigo do momento, o progressismo em suas várias facetas: socialista ou cristã.
1967-05 – Limitação de filhos e propriedade na “Populorum Progressio”
1968-03 – TFP aplaude interligação das bacias fluviais
1968-06 – Chanceler informa à TFP: Brasil apóia a internacionalização de Jerusalém
1968-07-24 – Origem, metas e campanhas da TFP; a maioria de seus membros não são assalariados; a parcialidade de certa imprensa nas notícias referentes à TFP, dando destaque às críticas e minimizando os êxitos e os elogios; a imparcialidade é própria à imprensa verdadeiramente informativa.
1970-02-08 – Como um leigo católico vê o carnaval, que é uma festa pagã? O carnaval brasileiro não é uma festa tradicional? Por que então a TFP não defende a sua realização? O pessoal da TFP está proibido de pular o carnaval? O que o Sr. faz nos quatro dias de carnaval?
1970-06-14 – Poderia definir a sua geração: o que ela é e o que representou? – O progresso tecnológico, o advento da TV, até que ponto acredita que isso terá relevância junto às novas gerações? – Está de acordo com a afirmação de Scott Fitzgerald de que uma geração se distingue “por um número de idéias herdadas, de forma moderada, de malucos e fora-da-lei da geração anterior”? – Como explica o fato de as novas gerações se baterem tanto por ideais de paz e, ao mesmo tempo, se manifestarem tão violentamente para a consecução de seus objetivos? – O contraste das gerações à luz da história contemporânea e as transformações por que tem passado a Humanidade. “Nada se constrói sobre meias verdades”.
1970-07-07 – O que é a Tradição? Ela é contra o progresso? Responde o Fundador da TFP brasileira / A verdadeira tradição é a fonte do progresso; o verdadeiro progresso é o filho da tradição. Não há antinomia entre uma coisa e outra.
1972-06 – A conjuntura política da Alemanha: o tratado de Willy Brandt com Moscou, e a questão da “Europa dos Dez” (rumo à Pan-Europa).
1973-06-14 – Associated Press: As finalidades da TFP, sua estrutura, relação com a autoridade eclesiástica, posição face o capitalismo
1973-10-16 – Reuters: A ação anti-esquerdista da TFP nos meios católicos. – Considera a TFP o principal adversário do esquerdismo no Brasil? – Seus membros são obrigados a cortar o cabelo? – Diferenças da mentalidade brasileira com a anglo-saxônica – As ambições da TFP são de acabar com o esquerdismo ou tem ambições mais poderosas? – Sem terem muita fé, a dedicação dos membros da TFP seria incompreensível – O brasileiro quando não se sente coagido, ele se dedica mais do que quando se sente coagido – As classes mais conservadoras no Brasil, de modo geral, são a média e a de poucas rendas. As elites que se deixam degenerar começam por suicidar-se. Exemplo dos nobres na Revolução Francesa. – Todas as revoluções brasileiras resolvem-se como se joga xadrez entre grandes campeões: três ou quatro lances e pára. – O objetivo da Sede da Rua Maranhão (SP): ambiente tradicional para pessoas de todas as classes sociais.
1976-10-12 – Jornalista do “Financial Times” e colaborador do “The Tablet” (ambos de Londres): qual sua posição face às modificações introduzidas pelo Concílio Vaticano II? – qual o relacionamento com d. Helder Câmara? e com a Opus Dei? – A TFP é “elitista”? – De onde provém seu financiamento? – A TFP é antifeminista? – Entram pessoas casadas no Movimento? Qual é a proporção entre as pessoas casadas e não casadas? – Qual sua opinião sobre o Arcebispo Lefèbvre? Quais são as suas bases para assumir a defesa da propriedade? – Como vê o movimento da parte latina da Igreja pedindo um clero casado como tem nos ritos orientais da Igreja? – O que pensa da questão da “justiça social”? – O que pensa dos ataques violentos a pessoas comunistas e/ou socialistas? – Qual seria sua tática para combater as correntes socialistas e comunistas aqui no hemisfério Sul? – A TFP seria nazi-fascista?
1979-04-15 – O Globo: A TFP pede arejamento, voz e vez / “A CNBB deveria ter convocado nos principais centros do País a intelectualidade católica — eclesiástica e leiga – para congressos, cursos e semanas de estudo em que todas as tendências pudessem exprimir-se. – O que assim deveria ter feito a CNBB para a solução da questão social, também deveria ela ter levado a cabo com problemática distinta mas afim, isto é, o perigo comunista. – No sentido aqui aventado, a TFP transborda de desejo de cooperar. E para tal não faz senão o mais modesto dos pedidos: que lhe sejam dadas voz e vez.”
1979-08-03 – Qual sua opinião sobre o jogo de tênis?
1980-07-25 – Associated Press: O Brasil, o estilo brasileiro de resolver os problemas – A reforma agrária – “Eu não tenho o espírito fechado a transformações sociais, mas eu as quero objetivas, baseadas numa realidade bem estudada e calculadas com senso prático e não por poesia” – O principal fator das múltiplas crises que existem no Ocidente – “Estou apelando para a realidade, para posições equilibradas” – Opinião sobre D. Paulo Evaristo Arns – O estilo Plinio Corrêa de Oliveira: mito e realidade.
1981-03-15 – Associated Press: qual seria o grande dano que causaria uma vitória do comunismo? qual a importância da perda das tradições e dos valores? quais seriam os pontos de maior perigo para o mundo ocidental? e quais as atividades da TFP para enfrentá-los? qual a gênese e grandes feitos das várias TFPs? o ditador Bordaberry proibiu as campanhas da TFP uruguaia? qual o vínculo entre a TFP brasileira com as outras? quais as relações entre a TFP chilena e o regime militar? e a TFP brasileira com os militares antes do golpe de 1964? como e onde surgiu a idéia da campanha de denúncia do socialismo autogestionário francês? qual a importância da autoridade em uma sociedade? qual a relação entre orgulho, sensualidade e comunismo? qual sua opinião sobre o Papa João Paulo II? existe a possibilidade de ter que enfrentar com armas os comunistas no Brasil?
1981-05-18 – Folha de S. Paulo entrevista o Prof. Plinio focalizando especialmente a questão da Mensagem de Fátima e o criminoso atentado contra João Paulo II, perpetrado a 13 de maio daquele ano. Em artigo publicado no dia 9 do mesmo mês, o líder católico comentara o fato de que “na noite de 12 de abril p.p., um forte clarão avermelhado, visto também com tonalidades esverdeadas, alaranjadas e amarelo claro, iluminou o céu dos Estados Unidos. O fenômeno foi observado em mais de dois terços do território norte-americano, na Costa Oeste, no Meio-oeste e em todo o Sul, até o Golfo do México”.
1981-12-10 – Revista “Isto É” a respeito da publicação da Mensagem sobre o socialismo autogestionário de Mitterrand, mas também sobre outros temas como, por exemplo: a ameaça comunista continua existindo no Brasil? O regime atual de governo favorece a expansão comunista? como o Sr. está de saúde?
1981-12-18 – Folha de S. Paulo a respeito da Mensagem das TFPs sobre o socialismo autogestionário do Presidente francês François Mitterrand / O caráter doutrinário do documento não resultou de uma análise parcial daquele governo? – Por que o socialismo autogestinário é pior que o comunismo? – O que havia de mal na trilogia da Revolução Francesa Liberdade-Igualdade-Fraternidade? – No que se baseia a ordem natural, sem fazer qualquer referência bíblica? – O objetivo fundamental da vida de um homem é a felicidade? – Como considera a atual situação polonesa (Walesa, “Solidariedade”)? – Como explicar uma Mensagem para o Ocidente relativa a um assunto interno da França? – O que a TFP tem a responder para o público sobre os financiadores da Mensagem? – A TFP teme represálias na França? – Qual a diferença entre doutrina e ideologia?
1982-06-01 – Entrevista filmada: A TFP brasileira, entidades co-irmãs e autônomas, metas e métodos de ação, breves traços biográficos do entrevistado
1982-10-03 – Abertura é “pobre”, afirma líder da TFP. “Não foram criadas condições estimulantes para a intervenção das forças vivas da nacionalidade no debate político”
1983-01-05 – Plinio: o “não” mais categórico contra o aborto / Entrevista para o semanário “Edição Mineira”
1983-02-03 – Respostas a perguntas diversas sobre a TFP, a Revolução de 1964, o regime militar, a abertura política, a atitude das elites brasileiras face à situação do País etc.
1983-05-19 – Perguntas a respeito da obra “Revolução e Contra-Revolução”; o movimento pacifista; a guerra psicológica revolucionária (tirar ao adversário a vontade de resistir); ecologia, tribalismo indígena; a posição da Igreja hoje em relação à Revolução e à Contra-Revolução
1983-09-27 – “Totalismo” fracassado. – Quanto mais a esquerda se radicaliza, mais ela se isola do bom povo brasileiro.
1983-11-17 – TV francesa: o Brasil, a TFP e a reforma agrária (em francês)
1983-12-05 – “Edição Mineira” pergunta: que força atribui à esquerda no Brasil, e onde é especialmente forte? – A Igreja Católica no Brasil se dividiu em várias correntes que se combatem, o que a impede de se manifestar univocamente. Os católicos não sabem bem a quem seguir. Um grande encontro das lideranças católicas para um debate público de suas posições, seria benéfico? – A TFP é muito discutida, combatida e aplaudida. Qual o papel dela no Brasil? – Como resumiria a luta de sua vida e o sentido que ela tem a seus olhos? – Tem discordâncias com o rumo tomado pela Revolução de 64? O que esperava dela? – E a abertura? Satisfeito com ela ou preferiria o regime fechado? – Como considera a crise econômica no Brasil e as medidas tomadas pelo governo? Tem proposta para resolução dela? – O que pensa do conservadorismo mineiro? E qual a imagem que Minas projeta no Brasil?
1985-01-27 – Qual a reação dos conservadores no Brasil ante legalização do Partido Comunista?
1985-07-16 – Teologia da Libertação e Reforma Agrária explicada a jornal de Tóquio (com áudio original e texto)
1985-09-10 – TV Capital (de Brasília) – Programa “Mensagem ao Presidente”: sucinta e clara apresentação de motivos pelos quais o Prof. Plinio defende o direito de propriedade e é contrário a uma reforma agrária de caráter socialista e confiscatório
1985-10-19 – Revista “Manchete” pergunta: Poderia o Sr. enumerar alguns pontos mais importantes a serem incluídos ou mudados na nova Constituição? • Qual seria a melhor forma de compor a Assembléia Constituinte? (seguem-se outras perguntas relativas à Constituinte)
1986-09 – TFP face à Reforma Agrária, UDR e temas conexos
1986-11-04 – Entrevista concedida ao jornal O GLOBO a respeito dos mais diversos temas, boa parte deles relativos à TFP (1 h e 51 minutos)
1987-03 – Moral cristã, salvaguarda contra a expansão da AIDS
1987-06-23 – Declaração sobre supostas aparições de Nossa Senhora em Mococa
1988 – Atuação de Plinio Corrêa de Oliveira especialmente nas décadas de 1930 e 1940
1988-07 – Folha de S. Paulo: censura de cenas de nudismo na televisão. – Previsões para 2000
1988-11-16 – O filme blasfemo “A última tentação de Cristo”
1988-12-14 – Eleitorado do PT: menos ideológico do que se quer imaginar. A ideologia socialista não será sufragada pelo povo brasileiro. Protesto da TFP contra filme blasfemo. Teologia da Libertação: vários matizes que arrastam para posições cada vez mais radicais. A Reforma Agrária empobrece não só o fazendeiro, como o trabalhador rural.
1989-04-12 – Entrevista concedida à revista “Manchete”: Inação dos que representam a tradição, a família e a propriedade? – A UDR seria uma aliada da TFP? – Como a população está encarando a TFP hoje? – Como se mantém a TFP e seus membros? – O que caracteriza os sócios da entidade, essencialmente, é ter feito parte do núcleo inicial dos fundadores, e que têm mais a orientação da Sociedade. – Tradicionalistas-progressistas: a posição da TFP. – A TFP seria um Clube onde pessoas do sexo feminino não entram?
1989-11 – ELEIÇÃO-89: “O Brasil merece muito mais”
1989-11-29 – Eleições: Collor e Lula (à Folha de S. Paulo) / “O centro é uma posição macia e moderada. Mas com resvaladas às vezes enfáticas para a esquerda e que jeitosamente, ao longo dos tempos, leva as pessoas para a esquerda também”.
1989-12-14 – Plinio: a ideologia socialista não será sufragada pelo povo brasileiro
1990-02-03 – A queda do muro de Berlim tornou impossível aos comunistas se apresentarem como defensores dos pobres
1990-02-03 – V Centenário do Descobrimento da América: fato de importância transcendental para a História do Mundo. – Beato José de Anchieta, “o maior Apóstolo dos índios no Brasil”. – A queda do muro de Berlim tornou impossível aos comunistas se apresentar como defensores dos pobres. – Por que os comunistas, que conheceram de perto a miséria na URSS, quiseram (ou querem) introduzi-la nos países livres? – Pergunta aos teólogos da libertação: reduzir à miséria é libertar? – O crescimento do narcotráfico e dos suicídios entre pessoas que, segundo a mitologia ocidental, deveriam ser felizes porque ricas e saudáveis: um efeito da irreligião.
1990-03-08 – Temas diversos: o comunismo não está desaparecendo, mas se requintando para atingir sua meta; a TFP ante o processo revolucionário dentro da Santa Igreja Católica; cordiais relações da TFP com a Santa Sé e o Cardeal de São Paulo; TFP e Ordem Religiosa; a intensa atuação da entidade contra a Reforma Agrária se deve ao seu caráter anticomunista; análise do período de regime militar; o anticomunismo da TFP é de caráter doutrinário; se a democracia vigente não é o direito de discordar, é o quê?
1990-04-03 – CX 16 RADIO CARVE (do Uruguai) a respeito do manifesto “Comunismo e anticomunismo na orla da última década deste milênio – A TFP apresenta uma análise da situação no mundo, no Brasil”: objetivo da difusão desse documento – definição de “autogestão” – fase de transição do capitalismo de Estado para a autogestão.
1990-06 – “30 Giorni”: Fátima e a TFP
1990-06-13 – Entrevista concedida para tese de doutorado pela Universidade São Paulo a respeito da fundação da PUC. Depoimentos sobre elementos significativos da realidade brasileira; o ambiente político de 1934; as transformações ocorridas na Igreja, na década de 40, tornaram embaraçosa a permanência do Prof. Plinio na PUC; episódios de sua vida como professor e seu perfil como tal; “O Legionário” e seus redatores, futuros dirigentes da TFP; aspectos de como deve ser um autêntico líder; no mundo contemporâneo, há um achatamento das personalidades; apesar de boicotada, a TFP é conhecida em todo o Brasil.
1990-06-18 – Os motivos que levaram à fundação da TFP; a moral na sociedade atual; uma filantropia mais importante e preventiva: a anticomunista; a televisão imoral impõe contra si uma reação; como se pode resolver a crise na Igreja? A TFP e a campanha em prol da independência da Lituânia
1990-06-21 – “Pinga-fogo” com perguntas sobre os mais diversos temas: ecologia, aborto, violência e até quais as bebidas e pratos preferidos
1990-06-21 – Entrevista à Rádio Uruguaiana – Entrevista distribuída pela revista “Catolicismo” a seus assinantes em Outubro de 1996, no primeiro aniversário do falecimento do Prof. Plinio – Transcrição em texto e áudio – Programa de perguntas e respostas, argüindo os gostos, preferências e opiniões pessoais daquele que, a justo título, foi chamado de Cruzado do Século XX (texto com áudio).
1990-07-20 – Rádio Capital, Montevidéu: a missão dos partidos políticos é de escutar as diversas vozes da sociedade; o comunismo tende à “sociedade verde”; opinião sobre Allende, seu governo marxista e o de Pinochet
1991-01 – Metas que Plinio Corrêa de Oliveira e o “grupo do Legionário” tinham em vista quando constituíram o corpo redatorial de “Catolicismo”. – “Um belo fenômeno de exportação doutrinária e ideológica feita pelo Brasil, creio que sem precedentes na História nacional”
1991-01-23 – Correio Braziliense: convém ao Brasil participar da formação de grupos do gênero Mercosul? * Qual a sua posição com relação ao conflito no Golfo Pérsico? Saddam Hussein seria o principal responsável pela tragédia que lá ocorre? * “Eu ficaria desolado se os partidos comunistas e o PT fechassem as respectivas portas” * As propostas socialistas-comunistas estão fadadas ao fracasso? * Que regime ideal pensa a TFP para o Brasil e para o mundo? * A TFP está “em cima do muro” com relação ao governo Collor? * O Sr. habita o “muro”? * Como o Sr. encara a banalização de cenas de nudez nos meios de comunicação? O Sr. defenderia a censura na mídia? * A TFP é uma extrema-direita? * Quem estaria interessado em atacar a sua imagem? * A TFP não perdeu sua razão de existir ? * No Brasil, “o maior sintoma da inautenticidade da democracia é o voto obrigatório”.
1991-01-29 – Posição da TFP ante o plebiscito de 1993 e quanto à Monarquia parlamentarista
1991-03-30 – América do Sul, da confusão para o caos – o grande bom senso do povo (“povão”) brasileiro – TFP e a Ação Monárquica são coisas completamente distintas – a monarquia no Brasil se caracterizou por sua total diferença do absolutismo.
1991-04-29 – O Globo: o atentado ao “Rio Centro”, em seu 10º aniversário.
1991-07 – “O comunismo pode ressuscitar a qualquer momento”
1992-05-31 – El actual rumbo de la Revolución mundial, después de la “caída del comunismo” (em espanhol)
1992-08-18 – O motivo do abaixo-assinado pedindo um plebiscito sobre as Reformas Agrária e Urbana. – Acolhida calorosa da população. Por que a TFP defende que esses dois projetos de Lei sejam submetidos a uma consulta popular? Alguns pontos inaceitáveis da Lei de Reforma Urbana.
1992-08-29 – A TV: como pode ajudar a melhorar o nível cultural de nossa população; a programação infantil veiculada e o processo de educação das crianças; como é conceituada a mídia pelos que dela fazem parte.
1992-09-21 – Eventualidade de “impeachment” do Presidente Fernando Collor
1992-10-12 – V Centenário do Descobrimento da América, Isabel a Católica, ecologia e Teologia da Libertação (em espanhol)
1992-10-29 – Sobre o homossexualismo
1992-11 – Descobrimento e colonização da América: empreendimento nefasto ou colaboração grandiosa para o progresso da civilização?
1993-01-21 – “Pinga-fogo” (perguntas diversas): em uma eventual reforma da Constituição, a TFP se empenharia em afastar do Brasil duas catástrofes: as Reformas Agrária e Urbana. “A monarquia, desde que atue dentro da perspectiva da TFP, criaria condições muito mais favoráveis a que se percebesse a santidade e o caráter divino da Igreja Católica”. A TFP não vê com simpatia a formação dos grandes blocos nacionais, como o MERCOSUL, porque tendem a constituir uma ditadura burocrática universal. E a “morte” do comunismo? A grande exportadora de ideologias no Brasil é a TFP.
1993-02-08 – Folha de S. Paulo: mais de 100 perguntas sobre: monarquia (sobretudo em vista do plebiscito que se realizaria em abril daquele ano), TFP, sua vida interna, apoio aos diferentes governos, o “impeachment” do Presidente Collor, a orientação anticomunista da TFP se deve à devoção a Nossa Senhora, a causa do acerto de tantas previsões feitas pelo prof. Plinio, o “patrulhamento ideológico” contra seu nome e sua ação, numa revisão constitucional é desejo da TFP que se aumente o maior número possível de plebiscitos.
1993-05-11 – BBC (de Londres): A finalidade da TFP e sua oposição à Reforma Agrária. – É com a família prolífera que o Brasil crescerá. – A experiência estatal se pode avaliar bem no terreno econômico considerando o insucesso do Estado no campo político. – Não confundir invasores de terras com os autênticos e ordeiros trabalhadores rurais. – Há uma tendência do povo brasileiro a se contentar com circunstâncias de vida muito elementares na aparência por causa das condições de existência do País.
1993-07 – A importante missão da nobreza em nossos dias
1994-01 – TFP: obstáculo à corrida para o caos
1994-06 – Elites Rurais na formação do Brasil
1994-07 – A manobra, a fome, as invasões e a esquerda “católica”
1994-07 – “Nouvel Aperçu” (França): “pinga fogo” sobre a nobreza e as elites tradicionais hoje
1995-04-12 – O dogma – austero e sublime ensinamento moral da Igreja – suscita em alguns veneração e obediência. Mas em outros, inconformidade militante.
1995-05/06 – Aspectos da TFP
1995-07 – Fracasso mundial do 1º de maio: sintoma do declínio do socialismo