O Prof. Plinio discursa no Encerramento do IV Congresso Eucarístico Nacional (7 de setembro de 1942)
1930-06-16 – Discurso por ocasião do 23º aniversário de paroquiato de Monsenhor Pedrosa.
1932-09-01 – Discurso do Prof. Plinio sobre a revolução constitucionalista em que delineia perfil de um Brasil renovado / Não nos iludamos sobre as causas profundas da tremenda crise que o Brasil atravessa. Sua raiz é de ordem exclusivamente moral.
1933-05-02 – Seu dever como deputado à Constituinte: católico fervoroso, tudo fará pela causa da Igreja.
1933-11-23 – A bancada paulista outra coisa não é senão a encarnação de todos os anseios de São Paulo a pleitear na Constituinte em favor do patrimônio espiritual inestimável de suas tradições católicas, da integridade de sua autonomia e da unidade e prosperidade do nosso caro, do nosso grande Brasil.
1934-03-17 – Discurso na Assembléia Constituinte sobre São José de Anchieta: “Nem o esquecimento nem a calúnia empanam o brilho da glória de Anchieta, que é hoje o sol que fulgura no zênite da História Brasileira”.
1934-04-05 – Discurso pronunciado na Assembléia Nacional Constituinte (de 1934), em defesa da instituição da família, especificamente quanto às declarações de nulidade do casamento
1934-04-05 – Na Assembleia Constituinte de 1934, pelo direito de voto para os religiosos
1935-07-21 – Discurso de saudação em nome dos Marianos de São Paulo ao Prefeito da Capital.
1936-11-22 – Discurso como paraninfo do Colégio Arquidiocesano. Em que consiste a crise da adolescência – “Destino de heróis e não de sibaritas”.
1938-05-08 – Resumo do discurso dirigido ao Arcebispo de São Paulo na inauguração das novas máquinas do “LEGIONÁRIO”: “propósito firme de nos consagrarmos inteiramente e sem restrições à causa da Igreja Católica, Apostólica e Romana, único ideal que merece toda a dedicação de que um homem é capaz”.
1940 – Virgo Potens: “Conjuguem-se contra a infalível Cátedra de São Pedro, o demônio, o mundo e a carne, a Virgem Potente triunfará. E, no momento da derrota, todo o ouro dos seus adversários ser-lhes-á inútil como se fosse lama, seus canhões inoperantes como se fossem brinquedos. A despeito do riso dos céticos, das injúrias dos perversos e da incredulidade dos medrosos, é a Virgo Potens que vencerá!“
1940 – A “Rerum Novarum” e a responsabilidade dos católicos – “Quereis saber o peso de nossa responsabilidade? Olhai para o Crucifixo e para o precioso Sangue que Ele verte sem cessar. O Sangue de Cristo, nós somos por Ele responsáveis!”
1942-09-07 – Discurso de Encerramento do IV Congresso Eucarístico Nacional – “Deus jamais é tão bem servido, quanto se César se porta como seu filho. E César jamais é tão grande, como quanto é filho de Deus”. A vocação do Brasil
1948-08-31 – Anais do Primeiro Congresso Interamericano de Antigos Alunos da Companhia de Jesus
1949-12-19 – Saudação do Prof. Plinio ao Ministro da Educação, Dr. Clemente Mariani, em visita à Faculdade “Sedes Sapientiae”
1955 – Discurso na Universidade do Ceará a convite do Prof. Martins Filho, seu Reitor, e do Prof. Andrade Furtado, Diretor da Faculdade de Direito. Dotes que a Providência concedeu ao cearense.
1957-10-03 (?) – Esquema da Conferência na Faculdade de Filosofia de Fortaleza: o papel do Brasil e a crise da civilização moderna segundo Leão XIII
1957 – O feitio psicológico do cearense
1958-11-15 – Conferência durante o Congresso da Ordem Terceira do Carmo em São Paulo, O Escapulário, a Profissão da Ordem Terceira e a verdadeira Consagração a Nossa Senhora
1961-10-29 – Belo Horizonte, Conferência sobre a Reforma Agrária, seguida de perguntas e respostas / Estilo do brasileiro resolver os problemas. Exemplos da História do País
1961-10-30 – Conferência promovida pelos Diretórios Acadêmicos de Medicina, Engenharia, Odontologia e Farmácia da Universidade de Minas Gerais sobre Reforma Agrária, igualmente seguida de perguntas e respostas
1963-08-19 – Conferência em Bragança Paulista a respeito de “Reforma Agrária – Questão de Consciência” / Exposição seguida de perguntas e respostas
1964-11-06 – Conferencia en Buenos Aires a respecto de la libertad de la Iglesia en el Estado comunista / “Para mi Brasil, cómo para Argentina, yo deseo el destino del heroísmo, de la fidelidad y de la confianza en la Providencia!”
1965-02-20 – Apêlo em Favor Dos Povos Subjugados no Encerramento do Congresso de Lituanos
1965-11-27 – Plinio Corrêa de Oliveira fala na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) sobre nova tática comunista
1966-07-01 – “A tradição e a continuidade familiar no projeto de Código Civil Brasileiro” – A família retalhada, costurada e descosturada, ao sabor de paixões, de impulsos, de caprichos, de circunstâncias várias, esta família assim é como um ser vivo que se corta. Se produzir frutos, serão amargos, minguados e temporãos. Dela não pode sair esta rica vida individual que é a condição para a vida da sociedade de maneira que ela não seja massa, mas seja verdadeiramente um povo. Ou o divórcio e a morte, ou a indissolubilidade conjugal e a vida da sociedade.
1966-07-01 – O divórcio conduz ao totalitarismo (resumo da conferência acima)
1968-05-06 – O importante papel das elites a serviço da sociedade. O poeta francês Paul Claudel disse que a juventude não foi feita para o prazer, mas sim para o heroísmo. O mesmo se deve dizer com relação às elites – Apelo à defesa dos valores básicos da tradição, família e propriedade, atacados de tantas maneiras
1968-09-12 – És ainda tu o Brasil cristão? – A vocação do Brasil, manso e valente (com áudio, texto e ilustrações) – Discurso por ocasião do encerramento da Campanha contra a infiltração comunista na Igreja, com mais de 2 milhões de assinaturas.
* s/d (final da década de 60) O Rosário Meditado
1970-01-15 – O Campanário da Tradição – Conferência de encerramento da II Semana Especializada para a Formação Anticomunista (SEFAC) . “Mas vós sois o campanário que toca, que toca no escuro e na cacofonia, que toca no meio de toda a confusão dando o som da Tradição, dando o som do passado católico e elevando esse som para os primeiros dias do Reino de Maria”.
1970-06-02 – Discurso junto ao Oratório de Nossa Senhora, na sede da Rua Martim Francisco 665: “Onde espinhos fizeram sangrar o Coração Imaculado de Maria, onde o ódio danificou a sagrada imagem que aqui está, onde o estampido derrubou uma pequena coroa de prata que cingia a fronte desta imagem e que não se encontrou mais no meio dos escombros e das ruínas, aí mesmo se abriu um rio de graças”.
1970-06-25 – Eça de Queiroz e a importância dos ambientes e costumes na História da humanidade: a filosofia do traje
1971-02-07 – Nossa Senhora nos planos de Deus e Seu papel na História em geral, como dos indivíduos. Sua excelsa glória.
1971-05-22 – A TFP não tem ideia fixa, mas fixidez nas ideias. Tradição e progresso autêntico – Perguntas e respostas sobre a TFP
1971-07-05 – A cruzada da inconformidade e a tirania da moda
1971-12-28 – Discurso à beira do túmulo de Dr. Fábio Vidigal Xavier da Silveira
1972-01-26 – História da Igreja, lição para os católicos – A teoria dos dois palácios
1972-07-17 – A quebra e a desagregação do prazenteiro mundo burguês. Haverá solução para quem vive na contradição? Palavras de luz e de esperança
1972-11-13 – Discurso após a conferência do Embaixador de Formosa – “Nesta grande obra de deterioração ideológica e moral que o comunismo vai levando a cabo no mundo inteiro, ele pensa que vence os desígnios da Providência, pensa que prepara um dia de amanhã, ele realmente contribui para preparar um dia de amanhã, mas não consegue vencer os desígnios da Providência que se vão realizando sem ele, e até contra ele. – Nós afirmamos a necessidade de uma tradição que varia de país para país, e deve variar de país para país, porque nós concebemos a ordem internacional não como uma liquidação das nações, mas como um conjunto harmônico de nações que continuam idênticas a si mesmas e com suas verdadeiras características. Consideramos que a família é a base de todas as sociedades, sejam elas quais forem, em quaisquer latitudes, e que a propriedade individual é o corolário natural da família, é a afirmação, é a projeção da pessoa humana sobre a ordem patrimonial, como a família é a projeção da pessoa humana sobre a ordem afetiva e sobre a grande tarefa que o homem realiza multiplicando-se e enchendo toda a terra. – Nesse encontro de dois colossos do dia de amanhã, nós saudamos a era que vem e que é simbolizada por esta imagem que nós colocamos aqui presidindo o auditório: é o Reino de Maria”.
1973-01-21 – A Cruzada da Ufania: “Ufania. O que significa ufania? A ufania é, sem dúvida e antes de tudo, um sentimento, um estado de alma pelo qual a pessoa tem uma fé que não duvida de nada, um enlevo que não tem nenhuma divisão. O Cavaleiro andante quando partia para suas expedições, para fazer a justiça, defender os pobres, defender as viúvas e os órfãos, e fazer reinar a Lei de Cristo, ele partia cheio de ufania. O Cruzado, quando partia para a guerra, quando partia para a Cruzada, partia cheio de ufania. Ufania de ser cruzado, ufania de ser cavaleiro andante”.
1973-05-30 – Análise da figura de Dom Antonio de Castro Mayer, então Bispo de Campos (RJ), por ocasião de seu jubileu episcopal.
1973-07-11 – Catolicismo perde polemista brilhante – Ao baixar o caixão de Dr. José de Azeredo Santos à sepultura
1973-11-11 – “Sim, minha Mãe, o Vosso Reino triunfará!” – Páteo do Colégio na capital paulista, após Missa pelas vítimas do comunismo na Catedral da Sé (com áudio).
1974-04-14 – Discurso proferido pelo Prof. Plinio quando recebeu a comenda “Polônia Restituta” concedida pelo Governo polonês no exílio, sediado em Londres – “A Polônia pode estar jogada no chão pelo conluio traidor que a entregou ao adversário; a Polônia pode estar pisada, ela não está morta, porque quem fala não está morto e a Polônia fala pelos seus filhos que gemem. Faz parte de toda glória de brilhar mais especialmente no infortúnio e na tristeza, pela superação do infortúnio e da tristeza por um ato de firmeza e de vontade que é maior que os sucessivos vagalhões que a História tem investido contra vosso país. À Polônia no exílio, à Polônia no cárcere, à Polônia de Jesus Cristo e de Maria, à Polônia filha da Igreja, minhas homenagens, meus agradecimentos”.
1976-01-15 – Nosso Senhor não foi um “progressista” – “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”
1976-01-24 – A glória da luta por Nossa Senhora e pela Civilização Cristã – Nunca tão poucos lutaram e alcançaram tanta coisa!
1976-02-01 – Encerramento da XXVII Semana Especializada para a Formação Anticomunista (SEFAC) / Ide e defendei-vos contra as insídias dos filhos da “cidade da terra”, dos que vão atrás do gozo, do dinheiro, do trabalho transformado num ídolo e numa mania, de prazer transformado numa fonte contínua de imoralidade. Porque eles representam o mal que tem que ser derrotado; eles criam a atmosfera dentro da qual o comunismo se desenvolve tanto que parece até irresistível. O comunismo não é irresistível se encontrar homens como vós para resistir a ele! Homens que confiam em Nossa Senhora! E que sabem que é graças a Nossa Senhora Rainha, no Reino de Maria e pelo Reino de Maria, que o comunismo sofrerá a derrota humilhante que, por menos numerosos que sejamos, lhe daremos! Porque Nossa Senhora é apresentada e é a Imaculada Conceição que, com Seu calcanhar, esmaga a cabeça da serpente!
1976-11-27 – A verdadeira grandeza de um povo – Discurso no Palácio Mauá no aniversário da Intentona de 1935 – “[…] Os povos só trabalhadores não chegam a ter verdadeira grandeza. Os povos só lutadores não alcançam a verdadeira grandeza. Os povos que sabem aliar a luta ao trabalho, fazendo do trabalho uma luta, e da luta um trabalho, entregando-se operosamente à luta e ardorosamente ao trabalho, os povos que sabem unir estes dois aspectos de sua atividade, estes povos sob o signo da cruz se tornam verdadeiramente grandes”
1976-11-27 – A verdadeira grandeza de um povo – Discurso no Palácio Mauá no aniversário da Intentona de 1935 – “[…] Os povos só trabalhadores não chegam a ter verdadeira grandeza. Os povos só lutadores não alcançam a verdadeira grandeza. Os povos que sabem aliar a luta ao trabalho, fazendo do trabalho uma luta, e da luta um trabalho, entregando-se operosamente à luta e ardorosamente ao trabalho, os povos que sabem unir estes dois aspectos de sua atividade, estes povos sob o signo da cruz se tornam verdadeiramente grandes” – Versão em áudio ( excertos ) e texto.
1978-10-17 – No 61° aniversário da Revolução bolchevista – “A respeito do Brasil os comunistas se enganam. Há pujanças anticomunistas no Brasil muito maiores do que eles supõem. O comunismo não tomará conta do Brasil. Mas quanto isto pode custar se o povo brasileiro não for previdente!” “Para além das névoas, para além de tudo aquilo que pode tapar a verdade, no horizonte visual do brasileiro há algo que nada tira: é a imagem do Cristo Redentor, a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta fé há de nos salvar!”
1978-10-17 – Discurso durante as manifestações pelas vítimas do comunismo, no aniversário da Revolução Russa: “Mas, para além das névoas, para além de tudo aquilo que pode tapar a verdade, no horizonte visual do brasileiro há algo que nada tira: é a imagem do Cristo Redentor, a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta fé há de nos salvar!” – ( Versão em texto e áudio – excertos ).
1978-12-01 – Mensagem para o lançamento, no Ritz Carlton Hotel, de Montréal, de uma edição de 16 mil exemplares de “Revolução e Contra-Revolução”: a meta desta edição canadense.
1980-01-05 – Por que há burgueses favoráveis ao comunismo, apesar das desgraças que esse regime acarreta sobretudo para eles? – Análise da década de 1970 – O futuro que nos aguarda
1981-09-07 – Para que viver? Para trabalhar? Para descansar? Para gozar a vida e depois ser pasto para os vermes?
1983-05-14 – O papel dos correspondentes e simpatizantes da TFP – Do que adianta tudo que fazemos? – “Pleiteemos por Deus o inverossímil e Ele saberá fazer a multiplicação do inverossímil pelo inverossímil. A vitória será dEle”!
1983-05-15 – Brasil: esperanças e apreensões – A “ditadura dos microfones” – A fidelidade à verdadeira Religião constitui garantia da proteção de Nossa Senhora Aparecida.
1984-06-21 – Sessão de abertura do Encontro de Correspondentes-Esclarecedores – O panorama do mundo é sombrio: temos que vê-lo de frente para poder combater os inimigos da ordem * O que é a ordem? Quais seus elementos constitutivos? O que é a paz? * A meta da Revolução é a anarquia * Análise do mecanismo por onde a Revolução foi se espraiando: em que ponto estamos? * Ai dos povos para os quais o pesadelo se chama dever! Porque eles cairão no pesadelo vivo e não terão a alegria, a glória de ter cumprido o dever * Sejamos inconformes: a vitória será nossa. A história contará um dia que as explosões de fé, de amor à Nossa Senhora e à Igreja venceram mais do que as explosões da bomba atômica!
1984-06-23 – Ocidente é o filho pródigo da Igreja que começa a ter saudades da casa paterna (resumo)
1984-06-23 – Quando o filho pródigo começa a ter saudades da casa paterna (texto integral e com áudio)
1985-01-25 – Solução para o mundo é seguir a Mensagem de Fátima
1985-01-25 – Abertura do IV Encontro de Correspondentes Esclarecedores da TFP (texto integral)
1985-01-27 – A missão dos Correspondentes-Esclarecedores da TFP (extratos)
1985-04 – A importância do fator religioso nos rumos de um bloco-chave de países: a América Latina. Discurso na reunião da Junta Diretiva do “International Policy Forum” realizado em Dallas, Texas
1985-07 – Nos planos espiritual e temporal, desestabilização que tende para o caos. Conferência de abertura do V Encontro Nacional de Correspondentes e Esclarecedores da TFP
1985-10 – Encontro de Correspondentes da TFP norte-americana – “Que Nossa Senhora vos favoreça com aquele espírito de valentia, de garbo, de dedicação, de coragem e de constância que deve caracterizar os verdadeiros católicos apostólicos romanos – Certos da indestrutibilidade da Igreja, vós tereis essa coragem que se chama humildade, confiança na Providência Divina, vontade de dar-se e de sacrificar-se, de imolar-se e de cumprir o dever total, pelo desejo de servir a Deus e a Nossa Senhora”.
1985-11-17 – Idade Média: bonito rascunho do que será o Reino de Maria
1986-02-08 – Conferência inaugural do VI Encontro Nacional de Correspondentes e Simpatizantes da TFP – AIDS espiritual penetrou no Ocidente.
1986-02-11 – Conferência de encerramento do VI Encontro Nacional de Correspondentes e Simpatizantes da TFP – Enfrentar o respeito humano – [Áudio e texto] “( …) no mundo de hoje, e em todas as épocas, se constitui uma falsa ótica pela qual aquele que segue a Nosso Senhor é objeto de desprezo, riso, ódio. E esse desprezo tem o poder de desviar de tal maneira o julgamento humano, que muitas vezes o próprio católico se sente inferiorizado, marginalizado e tem vergonha de ser católico. A atitude interior deve ser da maior repulsa: esse desprezo é dirigido a Nosso Senhor Jesus Cristo, porque quem a nós persegue porque estamos seguindo a lei dEle, é dEle que caçoa, e nosso primeiro ato deve ser um ato interior de reparação. Mas não basta compaixão, é preciso outra coisa, a injustiça traz consigo uma indignação santa. E não há verdadeiro sentido de justiça ultrajado se não é seguido de indignação. Diante desse ultraje, compaixão para com Ele, indignação: eu não me conformo!”
1987-10-28 – Para onde vai o mundo? – Mensagem aos Correspondentes Esclarecedores da TFP norte-americana
1988-05-28 – A família golpeada de morte; fundamento religioso da posição anti-agro-reformista; razão da luta travada pela TFP. Em face da avalanche revolucionária, fé inquebrantável
1988-08-30 – Os perigos e tentações a que estão expostos os vitoriosos. Ascensão e queda dos impérios – O autêntico conservador.
1988-12-03 – A verdadeira origem da crise brasileira
1989-05-01 – São Pio X e a pior heresia de todos os tempos injetada nas próprias veias da Igreja, para destruí-la de dentro para fora / A autodemolição da Santa Igreja se depara com Plínio Corrêa de Oliveira
1989-05-01 – Conferência para o setor feminino dos Correspondentes Esclarecedores da TFP brasileira. Perguntas e respostas: o papel da mulher na Santa Igreja Católica e na sociedade;
1989-06-09 – O centro, a onça e o cordeiro. Descrição da mentalidade centrista de nossos dias – Um pêndulo viciado pelo sentimentalismo – Agradar para não lutar – Uma parábola explicativa
1989-10-07 – Opinião pública: o que é? Como se move? – “O que eu desejo para todos que pertencem ou venham a pertencer à família de almas da TFP”
1990-08-05 – Desenvolvimento da campanha em favor da independência da Lituânia / Confiança em Maria e fortaleza ante a impiedade crescente em nossa época
1991-02-12 – Não está em ordem com Deus quem cumpre os três primeiros Mandamentos e manda às favas os outros sete
1992-01-03 – Discurso de encerramento do Desfile da Fidelidade – Discurso de encerramento do imponente “Desfile da Fidelidade”, no centro de São Paulo, que antecedeu ao início do VIII Encontro de Correspondentes e Simpatizantes da TFP. – ( Versão em texto e áudio – excertos ) – “A Tradição que nós representamos é a tradição católica, é a tradição cristã, é uma tradição cheia de vida. Uma vida natural e sobrenatural ardente. E essa vida quer abrir caminho para si na História e está abrindo inclusive nesta passeata do dia de hoje”.
1992-01-03 – Discurso de encerramento (texto integral) do imponente “Desfile da Fidelidade”: “É a Cristo que queremos! É a Maria que queremos! E só o que for conforme a Cristo e Maria é por nós verdadeiramente desejado!”
1992-01-03 – V Centenario del Descubrimiento de las Américas: “!Es a Cristo que queremos! !Es a Maria que queremos! ¡Y sólo lo que sea conforme a Cristo y Maria es lo que verdaderamente deseamos!”
1992-01-03 – Conferência no VIII Encontro de Correspondentes e Esclarecedores da TFP: “Quando chega o momento da Providência, a Contra-Revolução se reergue e tudo aquilo que ela sofreu resplandece nela como uma luz. Assim também ocorre com os verdadeiros católicos e a verdadeira Igreja: suas feridas um dia transformar-se-ão num sol”.
1992-07-12 – Eco ’92: Aparência e Realidade profunda – “Aos que dizem: ‘o comunismo morreu’, a resposta é: ‘Aqui está o comunismo transformado’. E convém esclarecer que o igualitarismo ecologista realiza a plenitude do sonho igualitário do comunismo”.
1993-01-17 – A Família Imperial e a opinião pública brasileiras / Balanço do período imperial, com dados históricos comprovadamente sérios e irrefutáveis: saldo experimental positivo enorme. O homem contemporâneo dá muito valor à experiência. Ele quase só acredita no que é experimental, no que foi tocado, no que foi sentido. Resultados do período republicano… A TFP é “radical”? E a esquerda é radical?
1993-01-17 – Brasil: seu povo é conservador, e sobretudo o “povão”
1993-09-23 – Mensagem a ser transmitida no simpósio por ocasião do lançamento em Washington da edição norte-americana do livro “Nobreza e Elites Análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana” – “Ó Mãe Santíssima, aos aflitos que pelo mundo se tornam tão abundantes, abri Vosso Coração e fazei com que, fiéis à tradição e desejando um futuro cheio de esperanças cristãs, consigamos erguer o mundo por cima do lodaçal em que ele se encontra e lhe abrir novos dias de esperança e de paz”.
1993-09-28 – Discurso durante o Seminário Internacional realizado no prestigioso “Mayflower Hotel”, de Washington, em que foi lançada a edição norte-americana da obra “Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII, um tema que ilumina a história social americana” – As elites: são elas justas? Desigualdade: fator de progresso e de felicidade, ou “inimica vis” a ser destruída? O espírito do Evangelho conduz à colaboração entre as camadas sociais harmonicamente desiguais e não à luta de classes.
1993-10-15 – Milão, lançamento do livro “Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana” – Pio XII: Grandes metas, imensos meios para a Restauração da Ordem Social Cristã
1994-05-15 – Respeito humano: exemplos e conselhos concretos para vencê-lo (com texto e áudio)
1994-11-01 – Hotel Estoril (Lisboa): “Nobreza e elites análogas”: um tema atual e vigente mesmo após as inúmeras inovações do Concílio Vaticano II – As origens da crise contemporânea resumem-se na trilogia revolucionária “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Embora iguais pela natureza, Deus criou os homens desiguais segundo a variedade dos dons que lhes concede. Assim como na vida social, a nação deve retribuir a um benfeitor público, favorecendo inclusive seus filhos.
1995-05-07 – A fumaça de Satanás dentro da Santa Igreja Católica (com vídeo original e texto)