D. Bento Aloisi Masela, Núncio Apostólico no Brasil: Plinio Corrêa de Oliveira, “um homem cuja pena está inteiramente ao serviço da Santa Igreja”

Prefácio do Exmo. E Revmo. Sr. Núncio Apostólico D. BENTO ALOISI MASELA ao livro “Em Defesa da  Ação Católica

 

(papel timbrado da)

NUNCIATURA APOSTÓLICA

Rio de Janeiro

 

Certo escritor moderno definiu a Ação Católica “uma espécie de Universidade popular em que se aprende a amar e a fazer amar Nosso Senhor Jesus Cristo, o Papa e a Igreja”.

A definição é ao mesmo tempo sugestiva e feliz, porque focaliza, em poucas palavras, o ponto capital da Ação Católica.

Se de um lado estimamos e amamos a Ação Católica, à semelhança do grão de mostarda da parábola evangélica, estendeu em poucos anos suas frondosas ramagens sôbre todos os campos da Igreja, fazendo desabrochar uma floração maravilhosa de corações e de almas, podemos dar esta resposta clara e precisa: – o segrêdo da Ação Católica é “o amor ardente ao Sumo Pontífice e a união com êle por meio da Hierarquia”.

Convém, pois, é até necessário, que todos se lembrem que o reino de Cristo não pode separar-se do Papa e da Hierarquia. Sósinhos nada somos e nada podemos, mas unidos ao Papa tudo somos e tudo podemos, porque temos a Jesus Cristo. Nós lançamos mão dos meios indispensáveis da oração, da ação e do sacrifício, e Cristo salva as almas.

Alegramo-nos, portanto, ao verificar que cresce cada dia mais, no Brasil, o interêsse pela Ação Católica, como o está a demonstrar o número sempre maior de livros, revistas e estudos dedicados a êste assunto. É um fato que nos enche o coração de alviçareiras esperanças, muito especialmente quando êstes escritos têm o cuidado de expôr, inculcar e aprofundar os genuínos e tradicionais princípios da Ação Católica contidos na mina preciosa dos documentos pontifícios, como precisamente se propôz o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, digno Presidente da Junta Arquidiocesana da Ação Católica de São Paulo, na obra intitulada “EM DEFESA DA AÇÃO CATÓLICA”.

Sendo sempre útil e proveitoso estudar e meditar essas verdades, estamos certos que êste livro, escrito por um homem que sempre viveu na Ação Católica e cuja pena está inteiramente ao serviço da Santa Igreja, fará muito bem às almas e promoverá a causa da Ação Católica nesta terra abençoada de Santa Cruz.

Rio de Janeiro, 25 de Março de 1943 – Festa da Anunciação de Nossa Senhora.

 

+ Bento Arcebispo de Cesarea

Núncio Apostólico

 

 

Contato