20° aniversário do falecimento do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

blank

Jazigo dos zuavos pontifícios que o Papa Pio IX mandou que fosse construído para os soldados que morreram pelo Papado (séc. XIX – cemitério do Verano, em Roma). Este bem-aventurado Pontífice quis ser enterrado o mais próximo possível desses valorosos soldados e, por tal motivo, suas veneráveis relíquias se encontram na basílica de São Lourenço fora dos Muros (San Lorenzo fuori le Mura).

Para a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, “o dia do nascimento” de seus filhos – o “dies natalis” – corresponde ao dia da morte. Pois é em tais condições que os justos poderão – por toda a eternidade! – glorificar a Deus e receber a “recompensa demasiadamente grande” e que “os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou”.

Sem querer nos adiantar ao pronunciamento que a Santa Igreja venha a fazer sobre as virtudes praticadas por aquele insigne líder católico, aqui oferecemos nosso preito de filial gratidão por todos os ensinamentos e exemplos que com sua profícua existência legou à Cristandade.

Santa Teresinha do Menino Jesus escreveu em seus famosos “Manuscritos autobiográficos” que “sinto em minha alma a coragem de um Cruzado, de um Zuavo pontifício, eu queria morrer no campo de batalha pela defesa da Igreja” (Manuscrits autobiographiques, fol. 2 v°, p. 226).

Os Santos são modelos dos católicos. Assim, é por tal motivo que escolhemos – para ilustrar essa data e na “home page” deste site – a foto acima, do monumento que o Bem-aventurado Papa Pio IX erigiu em homenagem aos heroicos zuavos pontifícios (sec. XIX) no cemitério do Verano, em Roma.

No decurso dos próximos 20 dias, as postagens serão feitas esporadicamente.

A música que acompanha este vídeo é o hino pontifício, interpretado pela fanfarra e por membros da valorosa TFP norte-americana

 

Contato