Dom Wolfgang Haas, em carta a Mathias von Gersdorff:
Já muitos escritos de e sobre Plinio Corrêa de Oliveira me têm fortemente impressionado e edificado. Não foi diferente o que se passou comigo quando li esta nova biografia [Begegnung mit Plinio Corrêa de Oliveira – Katholischer Streiter in stürmischer Zeit], a primeira em língua alemã, que lhe é dedicada.
Agradecimento e reconhecimento devem ser dados ao Autor por suas profundas explanações. Em virtude dessa biografia pode-se apreender muito bem em que contexto cultural e político Plinio Corrêa de Oliveira se engajou incansavelmente pela Igreja Católica e como surgiu sua obra de apostolado.
As adversidades e os ataques, que ele teve de vencer, são impressionantes. Porém, mais impressionante ainda é para mim a confiança na Providencia Divina e na ajuda perpétua da Virgem Maria com que perseverou em sua meta: ser fiel à Fé católica e não fraquejar apesar de todos os obstáculos. Como bem diz o subtítulo do livro foi Plinio Corrêa de Oliveira verdadeiramente um paladino católico em tempos procelosos.
E eu acrescento: ele foi também um exemplo e um modelo para os católicos de hoje, para que nós, em face das tempestades que ameaçam a nau da Igreja, não caiamos numa indiferença apática, mas avancemos com coragem atrás da bandeira da Santíssima Virgem, conscientes de que por fim o seu Imaculado Coração triunfará.