A D V E R T Ê N C I A
Transcrevemos abaixo matéria tal qual foi publicada pelo mensário de cultura “Catolicismo”, conforme indicado no final da citação. “Catolicismo” utilizava, para isso, traduções provenientes de fontes fidedignas, como o serviço de divulgação da Santa Sé para o português ou então sua equipe redatorial se valia da ediçao do “Osservatore Romano” em francês ou ainda – conforme o documento – proporcionava aos leitores versão baseada na própria “Acta Apostolicae Sedis”.
A utilidade da leitura dessas “Verdades esquecidas” – com as devidas adaptações – encontra-se ressaltada pelo Prof. Plinio em artigo de “Catolicismo” de abril de 1952: “É necessário que se ponham em foco as máximas que o demônio, o mundo e a carne procuram a todo momento relegar para segundo plano“.
Da Alocução de São Pio X por ocasião da imposição do barrete aos novos Cardeais, em 27-5-1914:
As elevadas qualidades de piedade, doutrina e zelo que vos distinguem (aos novos Cardeais), e, acima de tudo, o devotamento que professais para com a Santa Sé Apostólica Nos dão a certeza de que Nos auxiliareis poderosamente a conservar intacto o depósito da Fé, a preservar a disciplina eclesiástica e a resistir aos pérfidos assaltos a que a Igreja está exposta da parte não somente de seus inimigos declarados, mas especialmente de seus próprios filhos. Se o triunfo da Igreja em meio a todos os perigos e todos os assaltos contra Ela dirigidos no decurso dos séculos foi devido à indomável firmeza de nossos pais, à sua atenta vigilância, à sua solicitude zelosa e à sua delicadeza como que virginal em matéria de doutrina, em tempo algum foi talvez tão necessário como agora velar por esse depósito sagrado a fim de lhe conservar a integridade e a pureza (“Catolicismo”, nº 61, janeiro de 1956).