Carta Pastoral sobre Problemas do Apostolado Moderno (Julho de 1953)

blank

Escudo episcopal de Dom Antonio de Castro Mayer

 

blank

Clique aqui para ir ao texto integral da Carta Pastoral

 

Í N D I C E

Apresentação da 2ª edição

Introdução

Catecismo de verdades oportunas que se opõem a erros contemporâneos

I – Sobre liturgia

II – Sobre a estrutura da Igreja

III – Sobre métodos de apostolado

IV – Sobre vida espiritual

V – Sobre moral nova

VI – Sobre racionalismo, evolucionismo, laicismo

VII – Sobre as relações entre a Igreja e o Estado

VIII – Sobre questões políticas, econômicas, sociais

— Diretrizes

— Mandamento

— Notas

blank

Notas deste site:
1) Escreveu o Prof. Roberto de Mattei na biografia “O Cruzado do século XX – Plinio Corrêa de Oliveira” (Editora Civilização, Porto, 1996): “A partir de 1953, o grupo de Catolicismo começou a promover “semanas de estudo” para amigos e propagandistas do jornal, que chegaram a reunir algumas centenas de jovens de vários Estados do Brasil. Naquele mesmo ano, veio a lume uma importante “Carta Pastoral, dedicada aos Problemas do Apostolado Moderno” (123), redigida por D. António de Castro Mayer com a colaboração do Prof. Plínio. Tornou-se ela um dos primeiros textos de formação para os jovens que faziam suas as teses do jornal” (os grifos são deste sitecfr. op. cit. pag.  153).
2) Para se ler um breve resumo-apresentação da presente Carta Pastoral, veja o artigo publicado em “Catolicismo” de N° 31, de julho de 1953, pags. 1 e 2.
2) A fim de se ter uma breve noção a respeito do relacionamento do então Bispo de Campos com a TFP, leia-se a propósito da sagração episcopal realizada em Ecône (Suíça), em 30 de junho de 1988, pelo Arcebispo Marcel Lefèbvre, a nota que o Serviço de Imprensa da TFP distribuiu, nessa ocasião, aos órgãos de comunicação social. Igualmente, veja-se o comunicado de imprensa da TFP por ocasião do falecimento de Dom Antonio de Castro Mayer, a 25 de abril de 1991.

Contato