Plinio Corrêa de Oliveira

 

Recordações sobre um grande exemplo de abnegação e combatividade:

Dr. Antonio Ablas Filho

 

 

 

 

 

 

Eremo do Amparo de Nossa Senhora, 9 de novembro de 1991

  Bookmark and Share

 

A D V E R T Ê N C I A

Gravação de conferência do Prof. Plinio com sócios e cooperadores da TFP, não tendo sido revista pelo autor.

Se Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras "Revolução" e "Contra-Revolução", são aqui empregadas no sentido que lhes dá Dr. Plinio em seu livro "Revolução e Contra-Revolução", cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de "Catolicismo", em abril de 1959.



 

Dia 25 de junho deste ano (2020) transcorreu o 60° aniversário da entrada na bem-aventurada eternidade do Prof. Antonio Ablas Filho, a respeito do qual Plinio Corrêa de Oliveira escreveu: (a cidade de) "Santos perdera um grande filho, a Igreja um grande lutador, a causa mariana um verdadeiro paladino. Mas na história daquela cidade seu nome começava a figurar entre os mais beneméritos, os anais da Diocese passavam a consignar um admirável exemplo para os pósteros, e no Céu, aos pés de Maria Santíssima, uma alma que Lhe tinha imenso amor juntava a sua voz à de tantos outros, para cantar por toda a eternidade os louvores da Virgem Mãe de Deus" (cfr. "Catolicismo", agosto de 1960, "Um grande exemplo de abnegação e combatividade").


Bookmark and Share