Plinio Corrêa de Oliveira

 

Basílica do Carmo e Elias Profeta

 

 

 

 

 

14 de fevereiro de 1984

  Bookmark and Share

A D V E R T Ê N C I A

Gravação de conferência do Prof. Plinio com sócios e cooperadores da TFP, não tendo sido revista pelo autor.

Se Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras "Revolução" e "Contra-Revolução", são aqui empregadas no sentido que lhes dá Dr. Plinio em seu livro "Revolução e Contra-Revolução", cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de "Catolicismo", em abril de 1959.



 

A Basílica de Nossa Senhora do Carmo (à Rua Martiniano de Carvalho, na capital paulista) foi muito frequentada pelo Prof. Plinio, o qual a descreve nesta rápida exposição, a ela referindo-se como "igreja". Atrai ele especialmente a atenção dos ouvintes para a figura do Profeta Elias, fundador da Ordem carmelita e cuja festa se comemora no dia 20 de julho.

Leia também os comentários de Dr. Plinio: "Santo Elias, pai espiritual da Ordem do Carmo"

As fotos da referida Basílica, e que ilustram o presente áudio, têm como fonte o muito belo e rico site HISTÓRIAS, FOTOGRAFIAS E SIGNIFICADOS DAS IGREJAS MAIS BONITAS DO BRASIL:
https://sanctuaria.art/2016/11/13/basilica-de-nossa-senhora-do-carmo-sao-paulo-sp/

 


Bookmark and Share