Plinio Corrêa de Oliveira

 

Santo Inácio de Loyola

para São Francisco Xavier

era "pai de sua alma"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santo do Dia, 19 de março de 1980

  Bookmark and Share

 

A D V E R T Ê N C I A

Gravação de conferência do Prof. Plinio com sócios e cooperadores da TFP, não tendo sido revista pelo autor.

Se Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras "Revolução" e "Contra-Revolução", são aqui empregadas no sentido que lhes dá Dr. Plinio em seu livro "Revolução e Contra-Revolução", cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de "Catolicismo", em abril de 1959.


 

O Papa Pio XI, na Carta Apostólica "Meditantibus nobis" (de 3-12-1922), deixou registrado que «se (São Francisco Xavier) fez tantos milagres de toda espécie, tudo isto o próprio Francisco afirmava devê-lo, depois de Deus, a Inácio, "pai de sua alma", como o chamava, pelo qual, no sacro retiro dos Exercícios Espirituais, fora guiado ao pleno conhecimento e ao amor de Jesus Cristo». De modo semelhante, os que têm mais educação, mais tradição, devem ser imagens de Deus na terra.

O Prof. Plinio neste Santo do Dia desenvolve este assunto, e como, pela admiração desinteressada, os inferiores assimilam as qualidades dos superiores. Não só. Mas como quem é menos, admirando sem imitar os superiores, pode ajudar a realização dos que são mais. Exemplo: a costureira Rose Bertin, que era do povo, sugeria chapéus, trajes para a Rainha Maria Antonieta e esta última os aceitava. Aplicação destes princípios a São José, esposo da Santíssima Virgem: um serafim-artesão...

A festa de Santo Inácio de Loiola é comemorada a 31 de julho. A de São Francisco Xavier, a 3 de dezembro.


Bookmark and Share