Plinio Corrêa de Oliveira

 

Entenda o Brasil, os brasileiros e a brasilidade...

 

 

 

 

 

Santo do Dia, 3 de novembro de 1979, sábado

  Bookmark and Share

A D V E R T Ê N C I A

Gravação de conferência do Prof. Plinio com sócios e cooperadores da TFP, não tendo sido revista pelo autor.

Se Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras "Revolução" e "Contra-Revolução", são aqui empregadas no sentido que lhes dá Dr. Plinio em seu livro "Revolução e Contra-Revolução", cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de "Catolicismo", em abril de 1959.


 

...caso contrário, as consequências podem ser muito lamentáveis para quem "entrar na contramão" do brasileiro.

Nesse "Santo do Dia", Dr. Plinio: 1) ajuda os brasileiros a se compreenderem face à imigração; 2) aos filhos de imigrantes a se compreenderem face ao Brasil, a sentirem-se influenciados e quererem sentir-se influenciados; 3) e aos visitantes ou aos que estão morando no Brasil por tempo indeterminado, como entender nosso País, nosso povo e nosso estilo.

Ilustração: na foto, o Prof. Plinio (em pé, o terceiro da direita para esquerda, então com 24 anos, o mais jovem deputado da Constituinte de 1932), com seus colegas da bancada paulista, membros da referida Constituinte.

 

 

 


Bookmark and Share