Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

Chenonceaux, o Castelo-cisne

 

 

 

 

 

Reunião de 2 de janeiro de 1969

  Bookmark and Share

 

A D V E R T Ê N C I A

O presente texto é adaptação de transcrição de gravação de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a sócios e cooperadores da TFP, mantendo portanto o estilo verbal, e não foi revisto pelo autor.

Se o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras "Revolução" e "Contra-Revolução", são aqui empregadas no sentido que lhes dá o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira em seu livro "Revolução e Contra-Revolução", cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de "Catolicismo", em abril de 1959.

 

Este castelo, considerado uma das "jóias" do Vale do Loire (França), foi construído sobre as bases de um antigo moinho no rio Cher, afluente do Loire, entre 1515 e 1522. Anos depois, por volta de 1560, a Rainha Catarina de Médicis mandou edificar a galeria sobre a ponte.

Para conhecer outros comentários na linha Ambientes, Costumes e Civilizações:

http://www.pliniocorreadeoliveira.info/Ambientes.asp

Abaixo vídeo em francês com outros ângulos de Chenonceaux, inclusive de seu interior: