Plinio Corrêa de Oliveira

 

Visitas à Sede do Reino de Maria

 

 

 

 

1974 e 1980

  Bookmark and Share

 

 

Sede do Reino de Maria: Sede do Conselho Nacional da TFP brasileira (até 2004 e posteriormente do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira). Para mais informações a seu respeito, vide "Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira", Parte I, Capítulo V, tópico número 30.

Os dois primeiros minutos desse vídeo são de 1974, obviamente portanto antes do grave desastre automobilístico que o Prof. Plinio sofreu (a 3-2-1975), que o prejudicou em sua mobilidade, obrigando-o sobretudo a usar cadeira de rodas até o final de seus dias (3-10-1995).

Na mesma parte do vídeo, o líder católico e intelectual brasileiro aparece cumprimentando respeitosamente e conversando com D. Antonio de Castro Mayer, ex-bispo de Campos (RJ). A fim de se ter uma breve noção a respeito do relacionamento daquele Prelado com a TFP, leia-se a nota que o Serviço de Imprensa da TFP distribuiu aos órgãos de comunicação social a propósito da sagração episcopal realizada em Ecône (Suíça), em 30 de junho de 1988, pelo Arcebispo Marcel Lefèbvre. Igualmente, veja-se o comunicado de imprensa da TFP por ocasião do falecimento de Dom Antonio de Castro Mayer, a 25 de abril de 1991.

Certa ocasião em que Dr. Plinio (posteriormente ao desastre de automóvel acima referido) estava sendo conduzido de cadeira de rodas, para descer as escadas de saída da mencionada sede a fim de tomar seu automóvel que estava estacionado junto à escadaria adjacente, Dom Mayer encontrava-se próximo e lhe disse: "Parece o Idi Amin Dada..." [referindo-se àquele ditador militar e terceiro Presidente da Uganda entre 1971 e 1979], ao que cordialmente lhe disse o Prof. Plinio: "Vossa Excelência quer trocar?..." o que despertou o sorriso de muitos dos circunstantes.

A parte final é uma filmagem - também amatorial - realizada em 1980 ou meados de 1981. Até o presente momento, não se tem a data precisa. Tão logo seja obtida, será aqui colocada naturalmente.


Bookmark and Share