Plinio Corrêa de Oliveira

 

Carta para Alceu Amoroso Lima,

4 de Novembro de 1931

 

 

 

 

 

 

 

  Bookmark and Share

 

[Os negritos são deste site]

S. Paulo, 4 de Novembro de 1931

Meu caro Dr. Alceu

 

Recebi, há algum tempo, uma carta do Dr. Heitor da Silva Costa, comunicando-me que, dado que ele era forçado a se afastar do Rio, eu deveria mandar ao Senhor o projeto de organização da Liga Eleitoral Católica.

Só agora respondo a suas cartas, que sempre me dão tanto prazer, porque só agora pude concluir o referido projeto. Tenho andado ocupadíssimo. E isto me impede de terminar o trabalho de que a bondade do Dr. Heitor me tinha incumbido, no prazo pedido.

De mais a mais, vai ele defeituoso, como seria de se esperar. Tenho tal pressa em lho enviar imediatamente, que não lhe pude dedicar toda a atenção que um assunto destes exige absolutamente.

Peço-lhe, portanto, que use de toda a indulgência para com o autor, e toda a severidade para com o trabalho.

Quis redigir uma coisa mais ou menos minuciosa, para evitar surtos demagógicos dentro da Liga.

Depois de redigido o meu projeto, ocorreram-me duas ideias. A primeira é de que acho que não se deve dar o nome de Regulamento, mas de Estatutos. Efetivamente, o regulamento (como o declara um dos artigos dos Estatutos, será feito pela Autoridade Diocesana, e será um pequeno regimento interno) será feito mais tarde. Agora trata-se dos Estatutos. Peço-lhe, portanto, que leia sempre “Estatutos” em vez de “Regulamento”.

Outra ideia é relativa à questão das Paróquias. Não me parece prático dividir, para este efeito, a Cidade em Paróquias. Poderá verificar-se o caso de uma paróquia abranger duas circunscrições eleitorais. E de, por outro lado, uma circunscrição abranger duas Paróquias. É fácil de se verificar a desvantagem que adviria daí.

Por isto, acho que nos devemos conformar com a divisão dos distritos eleitorais. E em cada distrito poder-se-á dar a uma das Paróquias nele contidas uma certa supremacia, ou formar para cada distrito uma Junta com representante das diversas Paróquias. O melhor critério será este: quando duas ou mais paróquias estiverem totalmente contidas em um distrito, far-se-á para este uma Junta com elementos de ambas as Paróquias. E quando uma Paróquia estiver dividida entre diversos distritos, será necessário que ela não tenha Junta própria, mas envie representantes, para figurarem como membros das diversas Juntas Paroquiais vizinhas.

Mostrei suas cartas ao A.E. Ele ficou de se entender consigo pessoalmente aí.

Agora, é mais um favor que lhe peço: poderia o Senhor fazer-me o favor de mandar para o Domingo que suceder ao próximo um artigo para ser publicado no (...) “Estado de S. Paulo”? Peço-lhe o obséquio de me dar qualquer solução com alguma antecedência, porque do contrário ficarei na incerteza.

Como vai o nosso Jesuitinha? [sublinhado do original] Todos os seus vão bem? Peço-lhe que me recomende atenciosamente a eles.

Quando me mandar alguma resposta com objeções a este projeto, peço-lhe o obséquio de me remeter juntamente o próprio projeto, porque não tive tempo de guardar cópia para mim.

Também não pude submetê-lo à apreciação dos companheiros do Centro Dom Vital. Tive medo de me ter atrasado demais, porque o Dr. Silva Costa me pediu o projeto com grande urgência. Querendo, devolva-me o projeto, que eu o mostrarei aos nossos amigos.

Recebeu a notícia que o Pe. Ayres lhe mandou? Fui forçado a recorrer a este, porque tenho andado ocupadíssimo.

Aceite um afetuoso abraço de todo seu em Nosso Senhor

Plinio


Bookmark and Share