Plinio Corrêa de Oliveira

 

Carta para Alceu Amoroso Lima

 

 

 

 

 

 

 

  Bookmark and Share

 

São Paulo, 2-V-1930

Prezado Confrade,

Dr. A. de Amoroso Lima.

 

Apresentando-lhe meus mais atenciosos cumprimentos e protestos de simpatia, quero lhe pedir desculpas pelo grande atraso com que respondo à sua delicada carta de 22 de Abril. Não lhe pude responder imediatamente porque, antes de lhe escrever, tinha que conferenciar com Monsenhor Marcondes Pedrosa, a respeito de diversos assuntos que abordarei nesta carta. Ora, como Monsenhor Pedrosa foi forçado a se ausentar de São Paulo, fiquei impossibilitado de lhe responder com a devida presteza.

Acolhi com grande satisfação a confirmação que me deu sua carta, da notícia de que o Senhor vai tomar parte no concurso a que se refere. Sua vitória, que não pode ser posta em dúvida, lhe abrirá certamente um novo e vasto campo de apostolado, onde poderá sustentar os bons princípios, postos em cheque por tantas e tão falsas doutrinas, infelizmente bem aceitas em certos círculos intelectuais.

No entanto, não quero, nem posso, por isto, prescindir de sua valiosa colaboração. Segundo me informaram, seu concurso será em Agosto, e, se for possível, peço ao prezado Amigo que aceite meu convite para fazer sua conferência em qualquer mês, depois do concurso. O convite não é apenas meu, e esta é a razão pela qual insisto, junto ao Amigo. Seu nome foi lembrado unanimemente pelo Conselho Executivo, pois que todos conhecem bem o que podem esperar de tão brilhante paladino católico. No entanto, peço-lhe o obséquio de usar, comigo, de toda a franqueza, de modo que, caso meu convite lhe traga excessivo sacrifício, o Senhor o declare sem constrangimento algum.

Antes de inaugurarmos, ou melhor, de fundarmos publicamente a A.U.C., em São Paulo, quereríamos publicar, em folhetos avulsos, para distribuição gratuita, entre os estudantes, seu artigo “O Momento Decisivo”. Poderia o prezado amigo dar-nos autorização para publicar o artigo?

Eu gostaria, também, de conhecer as condições nas quais os nossos prezados colegas cariocas aceitariam a ideia de uma colaboração no seu jornal.

Agradecemos muitíssimo a grande gentileza que nos dispensou, pondo à nossa disposição as colunas da “Ordem”. Este oferecimento valioso será, evidentemente, devidamente aproveitado.

Quanto a nosso regulamento, o Conselho Executivo acaba de elaborar um projeto, que está sendo submetido à apreciação do Exmo. Sr. Arcebispo. Uma cópia deste projeto foi entregue, por Monsenhor Pedrosa, a um dos chefes da A.U.C. do Rio, se não me engano, ao Sr. Simoni ou ao Sr. Lacombe.

A notícia que me deu, sobre o fracasso das conferências organizadas pelo Centro Católico me impressionaram muito. Que providências o Senhor nos aconselha para evitar igual fracasso em São Paulo? Peço-lhe que emita sua opinião, com toda a franqueza possível.

Agradecendo, mais uma vez, todas as gentilezas que me dispensou, a mim e a meus companheiros da A.U.C., renovo-lhe meus protestos de simpatia e consideração.

Do irmão em Cristo

(a) Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

Al. Barão de Limeira 111

São Paulo


Bookmark and Share