Carta ao Presidente Vytautas Landsbergis da Lituânia
São Paulo, 5 de setembro de 1991
Excelentíssimo Senhor
Vytautas Landsbergis
DD. Presidente da República da Lituânia
Vilnius
Senhor Presidente
Levo ao conhecimento de V. Exa. o intenso gáudio que reina nas TFPs e Bureaux-TFP dos cinco continentes pelo seu gesto, sugerindo a formação de um tribunal internacional do gênero de Nuremberg, para julgar o crime dos comunistas soviéticos. E, ademais, o haver V. Exa. oferecido o território lituano para que nele fizesse suas sessões o dito tribunal.
O senso de justiça, inerente a todos os espíritos retos e elevados, está a clamar por uma punição adequada dos grandes crimes que o comunismo internacional praticou no mundo inteiro. E, entre esses crimes, merece nossa especial indignação os que foram praticados na Lituânia, sua gloriosa pátria.
Ao gáudio suscitado em todas as TFPs e Bureaux-TFP por este seu gesto, soma-se o júbilo de todos nós pelo fato de presenciarmos o movimento, já agora incoercível, das várias nações que vão estabelecendo relações diplomáticas com a Lituânia. Com tal restabelecimento, a nação lituana penetra de modo glorioso no concerto das demais nações, que lhe homenageiam a fidelidade às tradições nacionais, e aos direitos de seu valente povo, o qual, conjugando com indomável perseverança a paciência e a coragem, acabou por atirar ao chão o jugo comunista.
Atenciosos e cordiais cumprimentos
Plinio Corrêa de Oliveira
Presidente do Conselho Nacional da
Sociedade Brasileira de Defesa
da Tradição, Família e Propriedade