Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...
 
As Semanas Eucarísticas

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 17 de maio de 1942, N. 505, pag. 2

  Bookmark and Share

 

Multiplicam-se, na Arquidiocese, as Semanas Eucarísticas. Cada novo número desta folha traz a notícia da realização de mais algumas destas manifestações de fé, nas paróquias de São Paulo. E assim, até o próximo Congresso Eucarístico Nacional, cada paróquia terá levado a efeito a sua Semana Eucarística.

Este fato, certamente, já evocou à memória de nossos leitores as Missões, de tão saudosa recordação, que, de acordo com um plano sistematicamente elaborado se realizaram em todas as paróquias da Arquidiocese, atingindo imediatamente a todos os fiéis, até mesmo a muitos já esquecidos de sua fé, e provocando um geral e auspicioso afervoramento da piedade. Ora, assim como as Missões constituíram uma preparação remota, as Semanas Eucarísticas representam uma preparação próxima ao grande Congresso que se avizinha.

Mais do que um simples intuito de propaganda, aliás louvável, devemos ver nesta longa preparação ao IV Congresso Eucarístico Nacional, composta de Missões, Semanas Eucarísticas, Congressos Eucarísticos Diocesanos, uma atitude tradicional da Igreja, que exprime o seu zelo onímodo pala glória de Deus e proveito das almas. De fato, o apostolado da Igreja começa pelos alicerces, agindo sobre as pessoas em particular, e só depois de consolidada essa obra, é que se eleva às grandes iniciativas, que determinam o curso da História. A Igreja não se satisfaz apenas com as grandes manifestações, as grandes consagrações, os grandes triunfos, que não deixarão, talvez, após si mais do que um pouco de entusiasmo inconsistente. Ela quer, apesar de tudo, colher para Nosso Senhor Jesus Cristo frutos estáveis de santificação individual e coletiva.

Para conseguir este resultado, as semanas Eucarísticas paroquiais são de grande alcance. Na realidade, seria muito mais fácil canalizar todos os esforços para o brilho exterior do Congresso. Porém, que grandes resultados se teriam alcançado se, cessado o rumor das solenidades, Nosso Senhor Jesus Cristo não houvesse dilatado o seu reino sobre os corações e as instituições? Exatamente, as Semanas Eucarísticas, elucidando a inteligência e afervorando a piedade dos fiéis, contribuem eficazmente para a consecução da finalidade própria dos Congressos Eucarísticos, que é a extensão do Reino de Cristo nos indivíduos e nas sociedades; e, assim, impedem que os entusiasmos arrefeçam, as exaltações se aquietem, os hinos se abafem, os propósitos se dissolvam, e tudo volte a ser como antes.

Portanto é necessário que todos e cada um dos fiéis contribua, na medida de suas forças, para o bom êxito das Semanas Eucarísticas paroquiais, pois, se o fizerem, terão dado uma das melhores colaborações ao IV Congresso Eucarístico Nacional.


Bookmark and Share