Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...
 
Confusionismo religioso

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 11 de maio de 1941, N. 452, pag. 2

  Bookmark and Share

 

Mais uma vez, já temos demonstrado que a tática dos inimigos da Igreja consiste principalmente em confundir os campos, em retirar as balizas que separam o erro da verdade, o bem do mal. O ataque de frente sempre se tem mostrado frágil, mas o ataque embuçado, que se infiltra como um corrosivo subtil, que procura minar insensivelmente a ortodoxia, este já tem arrancado à Igreja muitos de seus filhos.

A tática, porém, não é nova. Em pleno século IV Santo Hilário de Poitiers, Doutor da Igreja Universal, escrevia ao imperador Constâncio, que apoiava a heresia de Ario:

Passou o tempo de calar, chegou o tempo de falar. O pastor há de clamar, pois que os mercenários fugiram; agora se há de dar a vida pelas ovelhas, pois que os ladrões estão no aprisco, e o lobo ulula nas cercanias. Há de rogar-se pela segunda vinda de Cristo, pois já vivemos sob a dominação do Anticristo. Preparemo-nos para a morte dos mártires, pois que o anjo de Satanás se transformou em anjo de luz! Oxalá pudesse prestar minha confissão nos dias de Nero ou Décio! Então, teríamos pelejado animosamente com nossos verdugos e assassinos, e todo o povo se reuniria a nós no caminho do sacrifício, como a seus chefes. Mas agora pelejamos com um perseguidor que engana, contra um inimigo que nos atrai à ciladas, contra o Anticristo Constâncio, que não açoita, mas lisonjeia os sentidos; que não desterra, mas nos enriquece para corromper-nos; que não nos impele para a liberdade cristã dos cárceres, mas nos honra em seu palácio, para fazer-nos escravos. Por temor de uma derrota, não luta conosco, mas nos adula para nos dominar; procura a união, para estorvar a paz; constrói igrejas, para aniquilar a fé; confessa Cristo, para melhor negá-Lo. Oh Deus! Sua língua fala só de Ti, mas faz todo o possível para que se creia que não sois Deus!”

Estas palavras pareceriam escritas em nossos tempos, contra os modernos inimigos da igreja, que vivem com o nome de Deus nos lábios. Mas elas enceram para nós uma grande lição de um Doutor da Igreja, que nos ensina como devemos resistir aos modernos heresiarcas e perseguidores encapotados, que só nos adulam porque tem medo de nos combater.


Bookmark and Share