Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...
 
Tradições nacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 9 de outubro de 1938, N. 317, pag. 2

  Bookmark and Share

 

Visconde de Cayrú e José Bonifácio, em quadro de R. Nunes, duas figuras de proa do Primeiro Reinado, no Brasil 

O insigne historiador patrício, sr. Vilhena de Moraes, que é atualmente diretor do Arquivo Nacional, pronunciou, em nossa Faculdade de Direito [do Largo São Francisco, n.d.c.], notável conferência sobre o Visconde de Cayrú, o inesquecível estadista do Primeiro Império.

De Cayrú sabe-se, geral e classicamente, que foi quem abriu os portos brasileiros ao comércio das nações acabando, assim, o monopólio português, que mantinha a economia nacional cativa. Há, entretanto, um traço, e traço fundamental daquela grande personalidade, que a história oficial não contava, imbuída pelo positivismo tacanho que, por largo tempo, envenenou a nação, e que o conferencista se encarregou de salientar: o catolicismo de Cayrú. Mais do que isso: o Sr. Vilhena de Moraes demonstrou a influência decisiva da doutrina católica na mentalidade e, portanto, na política de Cayrú, de tal forma que se poderia dizer que foi o Catolicismo que abriu os portos, do Brasil.

Contudo, este fato era universalmente ignorado, acontecia com Cayrú e o que aconteceu com Caxias: porque foram fervorosos católicos, ficaram em grande parte, mergulhados na sombra. Principalmente daquele último. Conheciam-se apenas os galões e as marchas. Como um personagem de parada, mas perdia-se de vista o total da personalidade. Conheciam-se os efeitos, mas ignoravam-se as causas. Com relação a Cayrú, o sr. Vilhena de Moraes, em sua conferência, deu-nos uma exposição tão orgânica, que pudemos perceber, palpavelmente, o programa que o ilustre estadista seguiu, na vida pública.

A iniciativa do diretor do Arquivo Nacional ao tirar da poeira do passado, e na sua integridade, o vulto dos que forjaram o país, é digna de todos os encômios, entre outros motivos pela oportunidade, neste momento em que a nação passa por instantes decisivos em sua história.


Bookmark and Share