Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...

Como em S. Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 30 de maio de 1937, N. 246, pag. 2

 

  Bookmark and Share

 

Há pouco tempo, a rua Montaigne [Michel Eyquem de Montaigne (1533–1592) foi um filosofo, escritor e político francês], em Paris, teve o seu nome mudado para Jean Mermoz.

Como era de se esperar, protestos surgiram de alguns, porém todos infrutíferos.

Consideravam justo que um dos maiores expoentes da aviação francesa tivesse seu nome perpetuado em uma rua, mas que isso implicasse na retirada do nome de Montaigne, era absurdo.

Infelizmente, nem todas as autoridades tinham ou queriam ter capacidade bastante para compreender isso e a substituição persistiu.

Mas, o que há de mais lamentável, é que não é somente na França que isso se verifica.

Ainda há pouco, substitui-se, em São Paulo, o nome de Rua Santos Dumont pelo de Capitão Messias.

É certo que tanto o Capitão Messias, como Santos Dumont tem títulos que honrariam a qualquer rua; mas os de Santos Dumont, universais, são tão magníficos e brilhantes que não se justifica a substituição.

Que o nome do Capitão Messias figure em uma das nossas ruas é justo; o que não é justo, porém, é que com ele se pretenda desvalorizar o nome de Santos Dumont, isto é simplesmente absurdo.

Lamentamos que isso tenha se verificado, mas sentimos profundamente que este seja apenas um dos elos de uma enorme corrente de incoerências.


Bookmark and Share