Plinio Corrêa de Oliveira

 

Inauguração da Capela do Santíssimo da Igreja do Sagrado Coração de Maria

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 17 de janeiro de 1937, N. 227, pag. 3

 

  Bookmark and Share

 

 

No dia 6 deste inaugurou-se, na Igreja do Sagrado Coração de Maria, a Capela do Santíssimo (à Rua Jaguaribe, 735, Vila Buarque, na capital paulista).

A inauguração foi feita pelo Rev. Pe. Provincial da Congregação, estando presentes benfeitores e grande número de fiéis.

A pintura da referida Capela foi confiada ao jovem e já consagrado pintor Vicente Mecozzi. Toda ela é simbólica, significando o sacrifício da Eucaristia.

Ao lado esquerdo há um grande quadro ilustrando a parábola da Grande Ceia com a sentença: “Exi... Et Compelle Intrare” (Lucas XIV, 23).

Ao lado direito outro quadro ilustrando a multiplicação dos pães e dos peixes com a sentença “Misereor Super Turbam...” (Marcos VIII, 2).

Mesmo a ornamentação que emoldura os quadros e compõe as barras é alusiva à Eucaristia. Um friso de barras circula em todos os lados da Capela, subindo faixas perpendiculares que terminam em espigas de trigo: símbolos substanciais da instituição eucarística.

O pintor intercalou nos espaços cálices dourados cujos embasamentos são formados por profetas; esses cálices recebem gotas de sangue que se desprendem de um semicírculo de espinhos. Os cálices estão seguros a uma corda que descendo, se entrelaça em forma de coroas.

Terminando este conjunto das paredes, triunfa pela sua simplicidade um friso de grandes hóstias onde se desenham cruzes com sentenças significativas.

Todo esse conjunto está rematado pelo histórico altar que pertenceu à antiga Igreja do Colégio onde Anchieta celebrava Missa para os neófitos que seu apostolado incansável trouxera para o seio da Santa Madre Igreja (*).

Na parede do fundo, encimando o altar, anjos adoram o cordeiro pascal.

Releva-se à primeira vista a seriedade e o esforço do pintor que consistiram na exclusão da ornamentação comercial, substituída unicamente por símbolos. É digno de nota que Vicente Mecozzi, ainda muito jovem, tenha se desincumbido brilhantemente de sua missão, bastante delicada pelo caráter sóbrio, severo e honesto por que deve ser timbrada a pintura, ou melhor a arte sacra.

Ao superior da Igreja do Sagrado Coração de Maria, Rev. Pe. João Echebarria, as felicitações do LEGIONÁRIO.

(*) Nota: Informa o site da Arquidiocese de São Paulo (consultado a 31-3-2020) que o referido histórico altar utilizado pelo hoje São José de Anchieta ficou naquela capela até 1970, sendo posteriormente colocado na cripta da Catedral da Sé.


Bookmark and Share