Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...

Dever de justiça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 8 de novembro de 1936, N. 217, pag. 2

  Bookmark and Share

 

É norma do LEGIONÁRIO, evitar o quanto possível os elogios pessoais. É do espírito da Igreja, elogiar as obras, e ser muito discreta quanto aos seus autores.

Mas essa linha de conduta nunca deve violar os direitos da justiça. E é apenas em um rigoroso espírito de justiça, que nos sentimos obrigados a fazer um comentário particularmente elogioso à intensa atividade que na Diocese de São Carlos, vem desenvolvendo o Exmo. Revmo. Sr. Dom Gastão Liberal Pinto, seu Bispo Coadjutor.

São Paulo já conhecia e já admirava seu infatigável zelo apostólico. Por esta razão, ninguém sentia a menor surpresa ao vê-lo, logo depois de empossado nas suas funções, iniciar uma faina imensa.

Em primeiro lugar, visitou detalhadamente todas as Paróquias de sua vasta Diocese. Em todas elas, pregou e fez conferências, examinou minuciosamente a vida religiosa, entreteve-se longamente com o Vigário, recebeu a visita e o parecer que, sobre questões religiosas, lhe quisessem oferecer todos os habitantes do lugar.

De um modo especial, porém, sua atenção se voltou para três pontos nevrálgicos da ação católica: o ensino religioso, a organização do operariado e as Congregações Marianas.

Em cada um destes setores, sua ação teve pleno êxito. O ensino religioso está admiravelmente organizado na Diocese de São Carlos, onde se introduziu em todas as escolas, de qualquer grau. As Congregações Marianas se têm desenvolvido intensamente, e dentro de alguns dias uma grande Concentração atestará o novo vigor que as anima. E o operariado católico está adquirindo uma disciplina e um entusiasmo que abre as mais risonhas expectativas para a recristianização de nossas classes laboriosas.

Como noticiamos em nosso último número, no dia 4 pp. se realizou o lançamento da pedra fundamental da grandiosa catedral que substituirá o edifício antiquado e acanhado que, até agora, tem servido de sede para as funções episcopais litúrgicas.

De uma ação tão fecunda, desenvolvida com tanta modéstia, em um silêncio até agora impenetrável, tudo pode esperar a Diocese de São Carlos.


Bookmark and Share