Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...

Elogio (?) da indisciplina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 8 de novembro de 1936, N. 217, pag. 2

  Bookmark and Share

 

Sem comentários traduzimos a seguir alguns trechos de uma proclamação recentemente publicada pelos jornais libertários da Espanha e afixada nas paredes das cidades da Catalunha.

“Movidas pela mola da indisciplina e da espontaneidade pessoal, a C.N.T. (Confederação Nacional do Trabalho) e a F.A.I. (Federação Anarquista Ibérica), se acharam desde o primeiro momento nas ruas, nas praças... Em Barcelona, em Toledo, em Alcalá, na Sierra, em Guadalajara, a Indisciplina Heroica ultrapassou os limites humanos... A coragem e a resolução da Indisciplina de nossos camaradas são o fruto da luta infatigável das organizações C.N.T. e F.A.I. Assim como até agora controlamos a indisciplina da coragem e dos sentimentos, quando passar o momento decisivo da luta, nós poderemos controlar a indisciplina da inteligência construtiva... Nós não queremos a disciplina, que limita a bravura, a inteligência e os sentimentos.”

E em adendo um jornal anarquista escreve:

“Para bater-se, o povo não precisa submeter-se a uma disciplina formal, nem a uma obediência passiva imposta por chefes graduados...”

É talvez por isso que as milícias marxistas, com toda a sua Heroica indisciplina, avançam valentemente para a retaguarda.


Bookmark and Share