Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...

Esmolas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 9 de junho de 1935, N. 173, pag. 5

  Bookmark and Share

 

Noticia “El Debate”, grande diário católico espanhol, uma nova e interessantíssima forma de auxílio aos necessitados, posta em prática em Madri, por um grupo de senhoras católicas.

Fundaram as mencionadas senhoras com a cooperação das Irmãs de S. Vicente de Paulo, uma cozinha destinada a fornecer alimento aos pobres mediante a apresentação de fichas de alumínio de valor determinado, que só ali são aceitas, e que também ali são vendidas aos interessados. Admitamos que alguém destina mensalmente 10$000 aos pobres; em vez de dar essa quantia em moeda corrente, a qual podará ser mal aproveitada, adquire com ela fichas de valores diversos, digamos de $100, $200 e $300, as quais só poderão ser trocadas naquela cozinha e só por alimento. Sendo-lhe pedida uma esmola, dá uma ficha de $200, por exemplo, a qual corresponde a um prato de caldo ou qualquer outro alimento, conforme tiver sido estabelecido na aludida organização.

É esse um meio que parece bastante prático para eliminar o mau aproveitamento das esmolas pelos mendigos, e também para afugentar a falsa mendicância.

Em Madri, ele tem dado bom resultado, acentuando o noticiarista, que a alimentação é ótima e perfeitamente preparada, que ela é servida pelas mesmas senhoras e senhoritas que fundaram a “cozinha”, e que como a caridade sempre ultrapassa de muito o que se prevê, aos pratos marcados, sempre se acrescenta alguma coisa mais.


Bookmark and Share