Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...

Caminho certo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 26 de maio de 1935, N. 172, pag. 3

  Bookmark and Share

 

Resolveu a Comissão de Boa Imprensa, da Confederação Católica, a realização de “dias de recolhimento” para jornalistas, durante os quais, guiados por um sacerdote experimentado, os nossos lutadores da Boa Imprensa, meditarão as Verdades Eternas e estudarão meticulosamente e em silêncio os problemas importantíssimos do jornalismo católico entre nós.

Tratando-se de uma obra de Deus, não há indiscutivelmente melhor iniciativa do que essa; não se fazem as obras divinas, todas elas dirigidas para um aperfeiçoamento espiritual, sem que antes se estabeleçam sobre uma base também espiritual. Nesta, na medida em que for mais ou menos sólida, estará também a maior ou menor solidez da obra projetada. E no que diz respeito à imprensa católica, tão necessária entre nós, para orientar, para ensinar e para defender os católicos e os homens em geral, nada se poderá conseguir sem essa base espiritual. Inúteis - e mesmo contraproducentes - serão todos os esforços puramente humanos, desenvolvidos embora com muito boa vontade; agrada muito mais a Deus a humildade que o homem demonstra recolhendo-se um dia em Sua presença, para meditar, para pedir-Lhe as graças de que necessita e para entregar à Sua Vontade e à Sua Providência o êxito da empresa ideada.

Belíssima foi, portanto, a resolução da Comissão de Boa Imprensa da Confederação Católica, que assim dá acertadamente os primeiros passos para a resolução do problema jornalístico católico em nosso Estado.


Bookmark and Share