Plinio Corrêa de Oliveira

 

Comentando...

Ensino religioso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 12 de maio de 1935, N. 171, pag. 3

  Bookmark and Share

 

Tem-se realizado nestes últimos dias, em numerosos Grupos Escolares e em outros estabelecimentos públicos de instrução, a instalação solene do ensino religioso. Vê assim a consciência católica dos nossos pais de família, plenamente satisfeitas as suas aspirações de que nas escolas, as quais confiam seus filhos, estes recebam a instrução integral que atinge ao mesmo tempo o intelecto e a alma.

Não deixou a Igreja passar esses acontecimentos felizes, sem dar-lhes o devido realce, pela presença dos Vigários locais, e pela alegria e entusiasmo, que quis, fossem a nota dominante dessas instalações. E na verdade, sendo o ensino religioso uma consequência da consulta feita aos pais dos alunos, livres portanto de o querer ou não, a sua sucessiva aceitação em tantas escolas constitui para a Igreja, depositária da doutrina de Cristo, uma razão de confiança e de satisfação, pois essa unanimidade significa a profundeza da Catolicidade brasileira.

Como católicos, anotemos, pois, esse fato feliz para o Brasil: a instalação do ensino católico nas escolas de vários Estados que já regulamentaram a aplicação do dispositivo da Constituição Federal, relativo ao assunto.


Bookmark and Share