Legionário, Nš 733, 25 de agosto de 1946

7 Dias em Revista

Aproxima-se a data da chegada de Sua Eminência, o Cardeal Patriarca de Lisboa, ao Brasil, e mais especialmente a esta cidade, onde vem inaugurar a Universidade Católica. O governo federal, por ato da semana passada, reconheceu a novel Universidade, a cuja criação se refere o edital da Cúria Metropolitana, que publicamos com destaque em nossa primeira página. Os preparativos já se começam a fazer de há tempo, para tornar condigno este grande ato, e festivo o recebimento do ilustre Príncipe da Igreja lusitana. É necessário que os católicos contribuam com todo o seu esforço para abrilhantar as grandes cerimônias que nessa ocasião se realizarão.

* * *

Chamamos a atenção de nossos leitores para o que se passa na Turquia. O procedimento da URSS é absolutamente idêntico ao do governo nazista, quando queria fazer a anexação de algum país limítrofe. Primeiramente, uma nota diplomática, suscitando alguma velha questiúncula jurídica e formulando uma reivindicação territorial. Depois, violenta campanha de imprensa. Por fim, a agressão militar. A URSS levantou de início a questão dos estreitos. Depois, desencadeou-se violenta campanha contra o governo turco. Virá por fim a agressão? Deus o sabe. Mas o certo é que, se não vier, terá sido pelo menos ardentemente desejada e preparada pela URSS.

A identidade de métodos revela claramente a identidade de espíritos entre os dois totalitarismos, o pardo e o vermelho, que o LEGIONÁRIO não tem cessado de combater.

* * *

O órgão "Diário Latino", que se publica nesta capital, dá uma notícia que por sua excepcionalíssima gravidade não pode passar sem um registro. Na cidade de Reggio, na Emilia [Itália], foram massacrados pela população, estimulada pelos comunistas, 15 sacerdotes católicos. Em conseqüência, o Sumo Pontífice interditou a cidade, censura gravíssima que, tanto quanto saibamos, nos últimos dois séculos a Igreja não fulminou contra nenhuma coletividade de fiéis.

Em uma cidade interditada é proibido a todo e qualquer fiel que receba sacramentos, exceto em caso de morte. Todas as igrejas são fechadas. É proibido o toque ou repique dos sinos, e os sacerdotes celebram a Missa de portas fechadas e com voz submissa, eliminando qualquer pompa exterior, como cantos, órgão, flores e paramentos de luxo.

Evidentemente, não é toda a cidade que se tornou culpada. Mas a penalidade da Santa Sé visa punir os criminosos de modo exemplar, e tem proporções gerais quando é muito grande o número de pessoas envolvidas no crime.

Dar liberdade de opinião a comunistas esperando que eles não atentem contra os dois ídolos do Estado leigo, isto é, a ordem pública e os bons costumes, é coisa perfeitamente risível!

* * *

Enquanto, na Europa, recrudesce a gravidade da situação internacional, também no Oriente os problemas se agravam dia a dia. Assim, no Irã, na Índia e na China os distúrbios e as lutas continuam.

* * *

Soubemos com satisfação que Portugal negocia presentemente uma aliança com os Estados Unidos que, em troca de bases nos Açores, lhes garantirão a integridade da Índia portuguesa.

Será, pelo menos, um modo de manter certos pontos de apoio para a propagação cristã no Oriente.