Legionário, Nº 682, 2 de setembro de 1945
7 Dias em Revista
Comentaremos no nosso próximo número a "pastoral" do Sr. Salomão Ferraz, recentemente sagrado bispo, pelo triste apóstata que é o Sr. Carlos Duarte da Costa.
Por hoje, apenas algumas reflexões.
A primeira, já a fizemos em tempo. Resta-nos apenas lembrá-la. Já há anos que o Sr. Salomão Ferraz se vem intitulando "bispo". Fundou uma "igreja" na qual pregou e distribuiu "sacramentos" tanto quanto quis. De repente, aparece ele fazendo-se sagrar. Como assumiu? Quando foi a farsa? Antes, quando ele se dizia bispo, sabendo que não o era? Ou depois quando ele se fez sagrar, não acreditando no sacramento que recebia?
* * *
Infelizmente, parece-nos que a farsa foi antes. O Sr. Salomão Ferraz sabia perfeitamente que não era bispo. Apareceu-lhe a oportunidade de se fazer sagrar explorando. Explorando o que? A demência? A inconsciência? Uma e outra coisa do ex-bispo de Maura. E ei-lo que solenissimamente recebe deste, sacrilegamente, a unção episcopal e a plenitude do sacerdócio. E tanto é que o Sr. Salomão Ferraz sabe que ninguém é bispo sem sagração, que antes desta abominável e sacrílega cerimonia, ele representava seu papel sem convicção. Mas, nota-se nele um esforço para mostrar que agora sim, ele toma a sério sua situação Pastoral, palácio episcopal, governo diocesano, brasão de armas, nada disso faltou na sua recente publicação. Inclusive uma fotografia em que ele nos aparece cuidadosamente trajado como um Bispo católico.
* * *
Mas, tudo isto posto, e já que segundo as mais firmes aparências o pseudo "bispo de São Paulo" reconhece que deve exclusivamente ao ex-bispo de Maura a sua sagração episcopal, põe-se uma pergunta: como é que nem uma só vez, em sua pastoral, o Sr. Salomão Ferraz se refere ao bispo de quem recebeu a sagração? Romperam? É o que tudo indica. Depois de ter obtido o que queria do ex-bispo de Maura, com um "sans façon" chocante, o pseudo-bispo de São Paulo lhe dá de ombros, e o põe de lado.
Positivamente, não é de compostura nem de decência o ambiente em que nasce isto!
* * *
E, por fim, uma nota cômica. O Sr. Stelio Galvão, candidato do ex-bispo de Maura à presidência da república, retirou sua candidatura...