Legionário, N.º 628, 20 de agosto de 1944

7 DIAS EM REVISTA

Transcrevemos, da imprensa diária, o seguinte telegrama:

ROMA, 11 (R.) ‑ O Serviço oficial de Imprensa do Vaticano publicou hoje um dos raros desmentidos do Vaticano às notícias divulgadas em todo o mundo.

O desmentido diz o seguinte: "Nada se sabe no Vaticano a respeito das notícias de que o governo soviético propôs uma "ação coordenada entre Moscou e o Vaticano após a guerra, para a solução dos problemas morais e sociais do mundo".

*   *   *

Prossegue, portanto, a tática da confusão. E nas águas turvas dessas notícias de "cooperação", de "ação coordenada", de "esforço conjunto" entre a Santa Sé e o governo soviético, o comunismo vai lançando sua rede.

*   *   *

Seria aliás interessante saber como um Estado baseado em um regime "intrinsecamente perverso" poderá cooperar para a "solução dos problemas morais e sociais do mundo".

*   *   *

O LEGIONÁRIO por mais de uma vez já se referiu às atividades da "Cruzada Nacional de Educação" que sob pretexto de guerra ao analfabetismo, não passa de uma disfarçada propaganda protestante.

*   *   *

Alçando as asas para um vôo mais largo, a "Cruzada" acaba de lançar "uma grande campanha de alfabetização, com sentido pan‑americano". Segundo telegrama que nos vem do Rio, "trata‑se de promover em todo o continente: ‑ 1. uma cruzada; 2. uma cruzada cristã; 3. uma cruzada de paz; 4. uma cruzada de fé e de esperança na vitória desse luminoso ideal".

*   *   *

Como se vê, a “Cruzada” não se declara nem católica, nem cismática, nem protestante, mas simplesmente "cristã". E fala em "fé e esperança" na vitória de um "luminoso ideal". Que ideal será esse? A alfabetização em escala pan-americana. A fé e a esperança da "Cruzada" não são portanto virtudes sobrenaturais, pois puramente natural é seu "luminoso ideal" - a difusão de cartilhas.

*   *   *

Nesse sentido chamamos a atenção de nossos leitores para o documento emanado da Santa Sé que publicamos no rodapé da 5ª. página.

*   *   *

Uma última observação sobre o assunto: ‑ Como é triste o destino de certas palavras. Depois de servir para designar a epopéia da expulsão dos infiéis dos Santos Lugares, a palavra “Cruzada” serve hoje para acobertar um movimento preparado para afastar a mocidade da verdadeira Igreja de Nossso Senhor Jesus Cristo...