Legionário, N.º 507, 31 de maio de 1942

7 DIAS EM REVISTA

Do Rev.mo. Padre Luiz Riou, Provincial da Companhia de Jesus, recebeu esta folha o seguinte telegrama:

"Sinceros agradecimentos. Companhia Jesus destaque carta LEGIONÁRIO magistral artigo interpretação genuína espírito Congregação, mentalidade desejos da Santa Sé."

É com vivo júbilo, que o LEGIONÁRIO recebe esta alta e honrosa aprovação, que muito significa, dada a autoridade de quem a fez, e a tradicional perspicácia com que a Companhia de Jesus soube, em todos os tempos, interpretar o pensamento da Santa Sé.

* * *

Recebemos com máxima frieza a notícia, presentemente difundida pela Agência “Reuters", de que o Sr. Plutarco Elias Calles, antecessor do Sr. Avila Camacho na presidência do México, hipotecou a este sua solidariedade na luta contra o totalitarismo.

Ninguém mais do que o LEGIONÁRIO está empenhado nesta luta. Mas solidariedades como as do Sr. Calles são nocivas e comprometedoras, e muito mais servem para confundir os espíritos do que para orientar os elementos bem intencionados, na luta contra o neo-paganismo. Com efeito, o que pode significar para um católico qualquer aliança com aquela sangrenta e ridícula figura de Nero provinciano que é o Sr. Calles?

* * *

Cresce consideravelmente em toda a Europa a repulsa ante a ocupação nazista. Disto é evidente sintoma o atentado contra o representante nazista na Checoslováquia. A situação na França também se mostra delicada, e os elementos bem intencionados da Espanha vem mostrando uma frieza cada vez maior em se aliar ao Sr. Adolph Hitler. Tudo isto posto, bem se vê que há razões de esperança indiscutível, apesar das sombras do momento atual.

* * *

O LEGIONÁRIO já teve ocasião de acentuar que o Sr. Hitler está restaurando na Alemanha a escravidão, não por analogia ou metáfora, mas no sentido próprio e literal do termo. A informação pode ter parecido pessimista. Entretanto, o órgão informativo "Notícias da Bélgica", editado pelos "belgas livres", dos Estados Unidos trouxe, em sua edição de 30 de abril, substancioso e documentado artigo que prova que o Sr. Hitler está reduzindo ao cativeiro os infelizes operários belgas que obrigou a ir à Alemanha.