Legionário, N.º 404, 9 de junho de 1940

7 DIAS EM REVISTA

Registramos com satisfação a Missa celebrada solenemente por S.E. o Cardeal Dom Sebastião Leme, por ocasião da comemoração dos centenários portugueses no Rio de Janeiro.

* * *

Muito se tem escrito sobre as várias e legítimas razões de ordem temporal que justificam e, mais do que isto, impõem uma política de afetuosa aproximação luso-brasileira.  O “Legionário”, a estas razões, quer acrescentar uma outra, que já não é de ordem meramente temporal.

A Portugal devemos o benefício inestimável de nossa Fé. Vale este benefício infinitamente mais do que todas as vantagens materiais que a administração portuguesa nos possa ter trazido. E a Fé cria entre nós laços infinitamente mais íntimos e mais suaves do que a afinidade racial. De Portugal recebemos além dos Missionários, veneráveis tradições de vida doméstica e social, impregnadas do mais genuíno espírito católico. A manutenção destas tradições não pode deixar de ser objeto de uma atividade especial da Ação Católica. E, finalmente, por este motivo os católicos devem considerar com especial simpatia qualquer obra de aproximação com Portugal.

* * *

No magnífico discurso que dirigiu ao Sacro Colégio Cardinalício, S.S. o Papa Pio XII dirigiu um patético apelo a todas as potências beligerantes no sentido de observarem, quer durante as batalhas, quer no modo de tratar as populações conquistadas, os preceitos da moral católica tão cheia de misericórdia e doçura.

Longamente, insistiu S.S. no sentido de demonstrar que pleiteando a aplicação de tais princípios não tinha o intuito velado de prejudicar estes ou aqueles, mas apenas de proteger as populações desamparadas.

Todos os católicos devem orar intensamente para que o apelo do Santo Padre seja atendido.

* * *

Registramos com satisfação o extraordinário êxito que teve o Congresso Eucarístico de Rio Preto. Inútil seria dizer a grande parte de méritos que, em tal sucesso, toca ao apostólico bispo daquela diocese e a seus eminentes auxiliares. Depois de ter glorificado de modo tão ardente a Nosso Senhor, quer por suas aclamações, quer por suas preces, tudo leva a crer que a diocese de Rio Preto, já tão promissora sob o ponto de vista religioso, cresça ainda mais no amor de Deus. É próprio dos Congressos Eucarísticos deixarem atrás de si resultados preciosos de santificação individual e social. Estes são os felizes frutos que a intensa participação do povo ao Congresso faz prenunciar.

* * *

Idênticas são as reflexões que devemos quanto à participação das autoridades civis. Esta participação, intrinsecamente, significa uma convicção e exprime uma atitude. Esta convicção e esta atitude autorizam a esperança de que o Brasil se mantenha sempre na linha de suas tradições católicas, e portanto sempre muito longe dos desmandos totalitários para os quais o mundo inteiro vai descambando.