Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

7 Dias em Revista

 

 

 

 

 

Legionário, N° 305, 17 de julho de 1938

  Bookmark and Share

S. Ema. o Cardeal Gerlier, Arcebispo de Lyon, foi condecorado com a medalha militar francesa pelo heroísmo de que deu mostras durante a Grande Guerra, como ajudante do 92º Regimento de Infantaria.

S. Ema. recebeu ordens bastante tarde, tendo sido, antes de entrar no Seminário, um dos mais brilhantes advogados da França.

Ainda há pouco, ao ser elevado ao Cardinalato, S. Ema. recebeu uma grande manifestação dos advogados de todos os foros da França, que, por essa ocasião, lhe ofereceram o anel episcopal como lembrança dos seus antigos companheiros de profissão.

É muito característico de Pio XI a escolha, para o alto cargo de Cardeal Primaz da França, de um Prelado que põe ao serviço de seu grande coração de apóstolo a habilidade de um advogado e a energia disciplinadora de um militar.

* * *

O governo mexicano vendeu à Alemanha 10 milhões de dólares de petróleo, sendo intermediária da transação a firma americana Davis. O pagamento será efetuado em marcos compensados, o que obrigará o México também a comprar mercadorias alemãs.

Inicia-se, deste modo, um intenso intercâmbio comercial entre o México comunista e a Alemanha hitlerista, por intermédio de uma firma da América democrática.

O Sr. Hitler, que afirma ser o nacional-socialismo a única barreira contra o comunismo, auxilia, pois, o México a sair do grave impasse em que se achava com a expropriação das companhias petrolíferas, e prova ter relações tão cordiais com o governo mexicano que até o apoia contra as exigências de Roosevelt. (...)

* * *

 

O Prof. Plinio recebe, na sede do “Legionário”, a visita do Almirante Shingiro Yamamoto e da missão católica japonesa

Chegou dia 11 deste mês ao Rio de Janeiro, a missão católica japonesa chefiada pelo Sr. Almirante Shingiro Yamamoto, um dos líderes do movimento católico japonês, e que representou o seu país na conferência de paz de Versalhes em 1919, sendo depois instrutor do atual Imperador.

Essa missão japonesa evidencia o vigor do Catolicismo no Japão, conseguido, graças aos esforços dos abnegados missionários que para lá levaram a luz da Fé.

Confessamos claramente que a visita desses nossos dois ilustres irmãos na Fé abre a possibilidade de se dissiparem as apreensões que muita gente sente quanto à imigração japonesa no Brasil. Convertido, o japonês pode assimilar-se ao menos espiritualmente ao nosso povo. Mas, enquanto houver autoridades consulares que dificultem a evangelização dos japoneses, e as há infelizmente, todas as reservas são verossímeis. (...)

* * *

O Sr. Hitler e seus jornais vivem afirmando que a Alemanha apoia incondicionalmente o governo nacional-socialista, e que só agora a Alemanha teve o governo feliz que merecia, etc.

No entanto, segundo declarações do ministro das Finanças do Reich a polícia aduaneira em 1937 apreendeu 11.894 passaportes irregulares; reprimiu 575 casos de atos hostis ao Estado, efetuou a prisão de 1.211 pessoas procuradas pela polícia, impediu a entrada de 27.717 boletins subversivos, teve que intervir em 4.982 casos policiais diversos e 3.389 relativos ao tráfico de moedas.

Total das intervenções, só da polícia aduaneira do Reich em 1937 – 126.286.

Donde se vê, que o regime alemão tem de fato, a aprovação de todo o povo. A tal ponto que é preciso agarrar à unha perto de 12.000 pessoas que queriam fugir, e reprimir 575 atos hostis ao Estado. Provas evidentes do bem estar.

* * *

Os jornais noticiaram, com profusão de detalhes o suicídio do médico Joaquim Medeiros no Pão de Açúcar, e dizendo que o suicida era católico fervoroso e que chorava ajoelhado diante da imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Evidentemente, houve engano (!) dos jornais, pois o Catolicismo não conduz os homens verdadeiramente crentes a esse estado completo de loucura.

Muito curioso é que certos jornais, quando noticiam crimes ou suicídios praticados sob influxo do espiritismo, acrescentam logo que se trata de “baixo espiritismo” a fim de ressalvar (contra toda a verdade), um pretenso “alto espiritismo”. Por que, então, não usar o devido cuidado com o Catolicismo distinguindo a Religião Católica da interpretação errônea que lhe pode dar algum infeliz de faculdades mentais perturbadas?

Mistérios da Imprensa que se diz neutra.


ROI campagne pubblicitarie