Legionário, N.o 301, 19 de junho de 1938

7 DIAS EM REVISTA

O governo francês prestou excepcional homenagem a S. Em.a o Sr. Cardeal D. Sebastião Leme, arcebispo do Rio de Janeiro, conferindo-lhe o Grande Cordão da Legião de Honra.

Essa delicada atenção do Governo francês para com a figura máxima da Santa Igreja no Brasil é de molde a sensibilizar todos os católicos brasileiros que vêm, com razão, naquele augusto prelado, a encarnação das convicções e tradições religiosas de nossa Pátria.

* * *

O Tribunal de Segurança Nacional confirmou a sentença de absolvição do ex-general Miguel Costa membro influente da extinta Ação Nacional Libertadora, que o Sr. Getúlio Vargas dissolveu por suas atividades subversivas.

* * *

O Sr. Presidente da República assinou a 10 de junho um decreto-lei estabelecendo a nova lista dos feriados oficiais. Nessa lista, não figuram os dias Santos de guarda, com exceção de 25 de dezembro “dedicado à comemoração da unidade espiritual dos povos cristãos”.

* * *

Apesar da Carta pastoral de S. Ema. o Cardeal Innitzer, Arcebispo de Viena, que dava ao Sr. Hitler uma nova oportunidade de reconciliar-se com a Santa Igreja, o “füehrer” continua a dar mostras dos seus implacáveis propósitos anti-católicos dissolvendo todas as organizações católicas, seqüestrando mosteiros e “requisitando” (seria melhor dizer “roubando”) todas as coleções de arte católica existentes nos mosteiros austríacos.

Como se vê, continua, apesar de tudo, a perseguição religiosa do Sr. Hitler, que pretende agora paganizar também a Áustria católica. E os propósitos fundamentalmente maus do Sr. Hitler ficam mais patentes do que nunca.

* * *

Noticia-se que o Sr. Alfonso Reyes, antigo embaixador do México no Brasil, veio ao Rio de Janeiro com a incumbência de procurar a intensificação do comércio de petróleo com o nosso país.

Os jornais inexplicavelmente não dão maiores esclarecimentos, o que seria de desejar, pois não nos interessa qualquer relação, seja de que natureza for, com um governo comunista, ainda mais que já temos sobre o petróleo um contrato com a Bolívia, firmado pelo governo atual, e que parece incompatível com os interesses mexicanos.

* * *

Um dos sinais sintomáticos da desordem geral do mundo contemporâneo, é o grande número de raptos registrados em toda parte, apesar do progresso técnico da polícia.

Nos Estados Unidos esses raptos já são freqüentes, sendo que o Coronel Lindbergh ainda nestes últimos dias foi novamente ameaçado pelos raptores. Também neste últimos dias, os gangsters americanos raptaram e mataram o menor James Cach Junior.

Na Inglaterra, lord Nuffield recebeu cartas ameaçando-o de rapto e desfiguração do rosto caso não pagasse uma determinada quantia.

E aqui no Brasil, é de todos conhecido o rapto do pequeno Marra.

Quem diria que, em pleno século XX, capitais das mais policiadas do mundo poderiam ser teatro de aventuras rocambolescas deste jaez?

* * *

A Inglaterra despendeu com o rearmamento a bagatela de 18.810.000:000$000 em dois anos.

É incrível que uma tal soma seja despendida em benefício de meia dúzia de fabricantes de armas, ultra-capitalistas, quando a miséria e o desemprego se alastram em toda Europa.

É mais um sinal dos nossos tempos. Quanto mais se aparelham as polícias e se fortificam os exércitos para manter a ordem interna e externa, tanto mais crescem a balbúrdia e a anarquia social.