Legionário,No 294, 1º de maio de 1938 

Sete Dias em Revista

Como jornal única e exclusivamente católico que é, o “Legionário” se abstém de fazer apreciações sobre acontecimentos políticos que não afetem a causa da Igreja, por mais surpreendentes e característicos que sejam.

Entretanto, não podemos deixar de frisar o tópico do discurso que, por ocasião de sua posse, proferiu o novo interventor, Sr. Ademar de Barros.

“Procurarei incutir no espírito de meus concidadãos as grandes verdades que uma onda de insânia tem procurado varrer da face da terra: a Pátria, a Família, a Religião e a Autoridade. Buscarei estreitar, cada vez mais, os laços que devem unir todos os irmãos da grande Pátria que é o Brasil”.

Interpretadas em sentido católico, estas palavras de sua Ex.a autorizam uma expectativa favorável.

* * *

Não podemos também deixar de registrar a expressiva missiva dirigida por S. Ex.a Rev.ma o Sr. Arcebispo Metropolitano ao Sr. Cardoso de Mello Netto.

Foi a seguinte carta:

“Ex.mo amigo Dr. Cardoso de Mello Netto - “Laudetur Jesus Christus”. Não seria justo que deixasse V. Ex.a o governo do Estado sem as bênçãos de seu arcebispo e eu aqui as trago, muito cordiais e muito sinceras.

Desvaneço-me de poder agradecer a V. Ex.a as atenções e gentilezas que a mim, pessoalmente, tem dispensado, bem como a cordialidade das relações que sempre  manteve com as autoridades eclesiásticas. Em tudo e por tudo seja Deus louvado e glorificado.

Permita V. Ex.a e também a Ex.ma Sra. Da. Celina apresenta o arcebispo de par com suas bênçãos, respeitosa homenagem.  De V. Ex.a servo e amigo. (a) Duarte, Arcebispo Metropolitano.

Só um espírito obcecado pela paixão partidária poderia contestar que há um merecido ato de justiça nessas frases de nosso preclaro Arcebispo.

* * *

Noticiam os jornais que as ruas de Roma estão sendo patrulhadas por policianos nazistas que “preparam” a Cidade dos Papas a receber o ilustre restaurador do paganismo na Alemanha.

 E o Sr. Mussolini, habitualmente tão teatral nas suas manifestações de força... cala-se.

É que, desde o Anschluss, S. Ex.a ficou sabendo que o silêncio é de ouro.

* * *

Infelizmente, estão sendo plenamente confirmados pela realidade nossas previsões sobre a paganização da Áustria.

A este propósito, um telegrama de Roma noticiou que o “Osservatore Romano” consigna a dissolução de muitas organizações Católicas na Áustria, principalmente as universitárias, que contavam 78 círculos, a Federação Christan Alleman, com 276 grupos e 38.000 membros, a Sociedade de São Jorge, dos escoteiros católicos, com 155 grupos e cerca de 5.000 membros.

O órgão do Vaticano nota que, se ainda não foi tomada nenhuma disposição com relação à “Liga da Juventude Católica”, a qual reúne vários milhares de grupos com mais de 60.000 homens e umas 10.000 mulheres e aspirantes, já [foram] dissolvidos certos grupos cujas sedes foram fechadas e seus dirigentes presos.

Depois de declarar que igual medida foi tomada contra a organização operária “Foselen Verein” e a associação da Juventude Católica Feminina, num total de 60.000 membros, o “Osservatore” escreve: “Essas três grandes organizações católicas e mesmo as dissolvidas são protegidas pela concordata de 1933”.

* * *

Segundo recente  decreto do Sr. Getúlio Vargas, são expressamente proibidas, em território nacional, as atividades políticas estrangeiras. A tal ponto está o Sr. Getúlio Vargas empenhado em reprimir as atividades estrangeiras, que declarou que irá ao extremo de romper as relações diplomáticas com os países que as fomentarem.

Recentemente, foi descoberto em São Paulo uma célula extremista do Partido Operário Leninista que segue, como é sabido, a orientação de Trotsky que se acha no México, onde procura subverter a América com a cumplicidade do governo daquele país.

Seria, pois, desejável que o Sr. Getúlio Vargas rompa as relações diplomáticas com o México.

* * *

No recente decreto sobre a cidadania brasileira foi feita a inclusão da recusa de prestar serviço militar por convicções religiosas como uma das causas da perda dos direitos políticos.

Na velha Constituição positivista de 1891 havia essa disposição, que em 1934 foi abolida, graças aos esforços católicos.

O Sr. Getúlio Vargas deliberou restaurá-la no Estado Novo.

* * *

O castigo de Deus aos traidores de sua Igreja pode tardar mas não falta. O secretário do Sr. Von Papen, Barão Ketler, foi encontrado “suicidado” numa floresta, nas proximidades de Viena, no dia da Páscoa.

Para ele, já chegou o dia do castigo. O dia de Von Papen não tardará. E rezemos para que esse castigo seja somente temporal, e não eterno.

* * *

Um processo que abalou a todo mundo foi o de uma mãe russa denunciada por seu próprio filho ao governo de Moscou por praticar a Religião, e por isto condenada a dura penalidade.

Para até nisso se evidenciar a identidade de métodos entre o nazismo e o comunismo, o filho de um cidadão alemão acusou seu pai aos tribunais de Berlim, por crime contínuo contra a raça, em virtude de, depois de viúvo, ter procurado fundar outro lar com uma judia. E o pai também foi duramente punido.

A igualdade dos frutos prova a igualdade das árvores.

* * *

O correspondente especial do “Neues Chroniche” em Viena enviou ao seu jornal dados sobre as prisões efetuadas na Áustria depois do Anschluss.

Sabe-se, assim, que 40.000 pessoas se encontram nos novos campos de concentração austríacos.

Sem comentários.

* * *

Merecem nossos aplausos o estudo que o governo atualmente faz sobre o salário mínimo que se acha empenhado em estabelecer, logo que possível, conforme as declarações do Sr. Getúlio Vargas em São Lourenço.

Se o governo brasileiro solucionar essa questão inspirado nos ensinamentos das Encíclicas, terá dado um grande passo na repressão ao comunismo.