Legionário, N.º 231, 14 de fevereiro de 1937

7 DIAS EM REVISTA

Lamentamos que tenha resignado às funções de delegado especial de Segurança Social do Distrito Federal o Sr. Capitão Miranda Corrêa. O cargo que S. Sa ocupava é uma das posições estratégicas de maior valor para a salvaguarda da ordem social no Brasil. E S. Sª, que vinha desempenhando suas funções com geral satisfação de todos os elementos amigos da Ordem, abandona o cargo em um momento em que seus serviços eram absolutamente imprescindíveis ao país. Motivos patrióticos o terão levado a isto...

Para substituir o Sr. Miranda Corrêa nessas delicadíssimas funções foi nomeado o Sr. Israel Souto.

O Sr. Israel Souto exerceu, em São Paulo, um cargo da maior confiança do Sr. João Alberto, quando este era Interventor Federal S. Sa era diretor da Censura.

*  *  *

A título de observação, cumpre lembrar aos leitores que o Sr. João Alberto, depois de longas viagens pelo Exterior, durante as qua­is parece que se manteve alheio à política brasileira, foi recentemente nomeado Diretor dos Esportes Nacionais e ministro plenipotenciá­rio de primeira classe. Mas ainda não foi designado o país ­em que S. Sa deve servir. E, ao que parece, nem se cogita disto. Aliás nem se cogita disto no Ministério do Exterior.

*  *  *

O Chefe do Partido Católico de Dantzig foi preso pelos nazistas daquela cidade.

Também os nazistas são ou se dizem contrários às associações secretas. Isto não significa que não sejam contrários aos católicos. A prisão do chefe político católico de Dantzig, entre mil outros fatos congêneres, prova-o exuberantemente.

Note-se também.

*  *  *

É de se apreciar o gesto de Mussolini que, ao desencadear agora na Itália uma forte campanha anticomunista, articulou sua atividade com a do Clero Católico.

A melhor, a mais genuína, a única das campanhas anticomunistas eficiente consiste na disseminação do espírito católico.

Ah! Se o Sr. Mussolini o compreendesse sempre assim!

*  *  *

Na Turquia, foi promulgada uma constituição que aceitou os seguintes princípios fundamentais: republicanismo, nacionalismo, democracia, estatismo, laicismo, revolução.

Uma Constituição que arvora em princípio a revolução? O que significa isto?

*  *  *

Em princípios de julho próximo, realizar-se-á um Congresso da História da América e de Numismática Americana, em Buenos Aires.

Provavelmente, a esse Congresso, serão enviados representantes de todas as nações americanas.

Vejamos que representantes mandará o Brasil. Vejamos, também, que conduta o Congresso tomará quanto à influência histórica preponderante da Igreja, na América, e particularmente na América Latina.

*  *  *

O Congresso Pró Paz, de Buenos Aires, tratando da luta espanhola, para não ser forçado a se manifestar a seu respeito, resolveu consagrar dois minutos de silêncio aos que nela tombaram.

Não é impossível que o Congresso de História consagre dois minutos de silêncio em homenagem à Igreja. E depois silencie definitivamente sobre sua ação.

Confere.

*  *  *

Um telegrama de Moscou via Buenos Aires, anuncia que foram enviados pela Rússia mil caminhões com mantimentos destinados à Espanha, isto em novembro pp.

Um telegrama de Paris anuncia que chegou a Barcelona um navio soviético conduzindo 2.351 toneladas de víveres.

Tudo isto também confere.

*  *  *

Assinalamos as seguintes declarações do Bispo de Koenigsber, na Alemanha: “Caros diocesanos, é a primeira vez, em 2.000 anos da história do cristianismo, que adversários odientos anunciaram o fim da religião cristã. Nunca a nossa pátria alemã atingiu o grau em que hoje se encontra, como campo de batalha para a defesa da fé cristã”.

Em seguida diz: “Pretende-se que o cristianismo terminou sua carreira e malogrou porque não era conforme à raça alemã. Querem substituí-lo pela religião racista. É a declaração de guerra à Igreja Católica. Sim, estamos em plena guerra. Nenhuma concordata, nenhuma profissão de fé do “füehrer” em favor do cristianismo nos protege dos inimigos de Cristo, que atacam a Igreja, os padres e o povo católico, caluniam-nos e julgam fazer assim uma obra agradável a Deus. Esses são os fatos. Seria insensato não os constatar”.