Sete Dias em Revista

 

 "O Legionário" Nº  205, 16 de agosto de 1936

 

A seção de fotogravura de "A Noite" publicou fotografias tremendas sobre os morticínios praticados pelos comunistas espanhóis. Entre outras, destaca-se a de a um grupo de 20 ou 30 cadáveres embalsamados de religiosas espanholas, postadas à entrada de uma igreja em atitudes ridículas. Tais cadáveres haviam sido tirados de sepulturas violadas.

Os telegramas nos trazem notícias constantes, de fuzilamentos, assassinatos, saques e confiscos de bens praticados pelos comunistas.

Enquanto isto, Luiz Carlos Prestes engorda em nossas prisões onde já teve um aumento de peso de 10 quilos. É o que informa em recente artigo o Sr. Assis Chateaubriand.

*   *   *

O Sr. Flores da Cunha, enquanto isto, faz poesia. Longe de pensar que o Sr. Prestes e seus "camaradas" queriam lançar o Brasil no abismo em que está a Espanha, S. Ex.a só se lembra das simpatias que pode adquirir, fazendo demagogia em torno do assunto.

Daí uma visita feita por S. Ex.a ao "camarada" Pedro Ernesto Baptista, visita esta contestada por um desmentido muito pouco convincente.

Daí também a declaração de S. Ex.a, de que se oporá a que os comunistas sejam julgados por um tribunal de exceção sem recurso a instância superior.

*   *   *

Alega S. Ex.a para justificar sua opinião, que a criação de um tribunal de exceção de última instância é contrário aos "princípios jurídicos e constitucionais".

Quereríamos que S. Ex.a nos dissesse se supõe que ditos princípios constituiriam grande embaraço para os comunistas fuzilarem eventualmente o Governador do Rio Grande do Sul.

A candura jurídica do Sr. Flores da Cunha parece ter sido decalcada do insuperável modelo que é o Sr. Leon Blum.

Ainda há pouco, os jornais noticiaram que o Chefe do Governo francês quer incluir a Rússia no rol das potências signatárias do pacto de não intervenção na Espanha.

A Rússia é a sede do movimento comunista do mundo inteiro. O Governo espanhol é um mero representante da 3ª Internacional. A única forma de não intervenção russa seria a imediata demissão do governo de Madri.

Mas tudo isso passou desapercebido à candura do Sr. Blum.

*   *   *

Para que não pudesse pairar dúvida sobre a veracidade do que noticiam os jornais acerca das crueldades praticadas na Rússia, o "Osservatore Romano" publicou um protesto contra os assassinatos e crimes praticados pelos soldados de Madri.

Entre os novos mártires da Pátria de Santo Inácio merece especial menção o líder operário católico Madariaga.

Pelo furor com que os comunistas atacam a Igreja pode-se medir a importância dos obstáculos que ela lhes opõe.

Tais massacres são, para nós, motivo de uma santa ufania.

*   *   *

O sentimental Sr. Largo Caballero o que fará no meio disto tudo?

Ter-se-á comovido seu coração com o fuzilamento dos generais Goded e Burriel? Ou só terá ele entranhas para o camarada Prestes?

*   *   *

De uma ordem do Sr. Plínio Salgado, destacamos o seguinte tópico:

2) - Os Chefes Municipais mandarão imprimir cartões com o emblema integralista, encimando este dizeres: "Opera a ressurreição de teu Patrício!" E mais em baixo: "O companheiro ................ cumpriu o seu dever, inscrevendo um novo integralista, na campanha de agosto-setembro de 1936".

Logo, para o chefe do Integralismo, o patrício não integralista é um morto. Só tem vida na alma quem veste a camisa verde.

Se SS. folheasse qualquer Catecismo, sentir-se-ia talvez chocado.

É que, segundo o Catecismo do curso primário, o que constitui a vida da alma não é o uso da camisa verde, mas a posse do estado de graça.

Qual dos dois terá razão? O Sr. Plínio Salgado ou o Catolicismo?

*   *   *

Para terminar, vai uma pequena nota sobre uma "gaffe" de nossa imprensa.

Noticiando uma Missa na Igreja de S. Francisco, em ação de graças pelo aniversário da fundação dos cursos jurídicos, todos os jornais disseram que a cerimônia seria realizada no mosteiro de S. Francisco.

"Mosteiro" é palavra que se aplica à residência de religiosos contemplativos.

Para os religiosos de S. Francisco, que exercem também vida ativa, a palavra indicada seria "convento".

Mas ninguém, em nossas redações de diários, deu por isto...