Catolicismo, N. 526, Outubro 1994, pag. 21 (www.catolicismo.com.br)

 

Nobreza, tema debatido em Universidades espanholas

 

Madri – Inspirados na conhecida peça "Cirano de Bergerac", do escritor francês do século passado Edmond Ros­tand, jovens membros da Sociedade Espanhola de Defesa da Tradição, Família e Proprieda­de TFP-Covadonga, promove­ram nos pátios das principais uni­versidades da Espanha, uma representação teatral, com vistas à divulgação da obra Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana, de auto­ria do Prof. Plinio Corrêa de Oli­veira, Presidente do Conselho Nacional da TFP.

Os personagem da peça — Cirano de Bergerac, que repre­senta a nobreza atuante, corajosa, e Valvert, nobre decadente, vaidoso — desenvolvem espirituosa discussão, tra­zendo à tona questões da mais alta atualidade: a nobreza e as elites constituem apenas peças de museu, úteis para inves­tigações históricas, ou são, pelo contrário, a cabeça do corpo social, com uma missão perene?

Um folheto de pesquisa é dis­tribuído aos assistentes no final da peça. E aos que se interessa­ram pelo tema, abre-se a possibi­lidade de melhor conhecerem o momentoso livro do Presidente do Conselho Nacional da TFP, como também se associarem à corrente de opinião que, cada vez mais, vai se aglutinando em tor­no do estandarte rubro de TFP­-Covadonga.