Catolicismo, N. 526, Outubro 1994, pag. 21 (www.catolicismo.com.br)

 

TFP colombiana pede consagração ao Coração de Jesus

 

Bogotá – A Sociedade Colombiana de Defesa da Tradição, Família e Pro­priedade publicou manifesto dirigido à Corte Constitucional, solicitando que seja renovada a consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus, feita inicial­mente em 1902, quando a Colômbia aca­bava de sair de um sangrento conflito.

A partir de 1952, com entusiástico apoio da população, majoritariamente católica, tal consagração passou a ser renovada anualmente pelo Governo co­lombiano.

Recentemente, entretanto, o procura­dor geral da Nação resolveu não mais renová-la, alegando o princípio da liber­dade e igualdade de cultos.

Associando-se a vários Bispos co­lombianos que se manifestaram contrá­rios a tal cancelamento, a TFP ressalta que a "gloriosa expansão da Fé católica no país foi fruto da adesão espontânea de seus habitantes, sendo natural que esta adesão, unida ao meritório trabalho cató­lico em favor de seus habitantes, tenha efeitos na posição do Estado ante a Igre­ja, sem violar como até aqui tem sido feito os direitos de consciência do resto da população".