E S P E C I A L

 

Teses de mestrado e/ou doutorado dedicadas à figura-pensamento-ação

do Prof. Plinio, sobre as TFPs ou com menções significativas a seu respeito

 

 

 

 

 

 

 

 

  Bookmark and Share

 

A postagem desses documentos neste site não equivale a uma consonância com as apreciações feitas por seus respectivos autores e muito menos uma "aprovação" a tudo quanto neles está contido. Simplesmente julgamos que possa ser do interesse de outros pesquisadores tomarem conhecimento dos documentos fidedignos neles apresentados, independente dos enfoques dados às suas próprias matérias. Obviamente nesta seção constarão apenas os trabalhos escritos por pessoas que não fazem parte dos quadros de nenhuma TFP.

Ao mesmo tempo,  agradecemos a todos que nos têm fornecido tais trabalhos.

1985-09 - "Plinio Corrêa de Oliveira: um Cruzado do Século XX". Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP do prof. Lizânias de Souza Lima. Opinião dos examinadores: "Uma contribuição fundamental para o conhecimento da história da Igreja, e mesmo de nossa história política nos últimos 50 anos".

2004-01 - Salvador Allende: el asedio a la libertad y al Estado de Derecho en sus discursos presidenciales, por Julio Alvear Téllez, Profesor de Teoría y Filosofía del Derecho en la Universidad del Desarrollo, Pontificia Universidad Católica de Chile, profesor de la Universidad Finis Terrae, de la Universidad Bernardo O'Higgins y de la Universidad Católica del Norte (Antofagasta).

2005-03-18 - O influxo ultramontano no Brasil e o pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação pelo atual Prof. Rodrigo Coppe Caldeira na Universidade Federal de Juiz de Fora.

2005-12 - HISTÓRICA, revista on line do Arquivo Público do Estado de São Paulo, N. 7, "Apologia da 'barbárie': A compreensão da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) sobre a neomissiologia católica", versão modificada do texto apresentado durante o X Encontro Estadual de História, realizado em Florianópolis/SC, em 2004, por Gizele Zanotto, Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde defendeu a dissertação intitulada "A luta anti agro-reformista de Plínio Corrêa de Oliveira", no ano de 2003.

2007 - Ordem no céu, ordem na terra: A revista A ORDEM e o ideário anticomunista das elites católicas (1930-1937), Dissertação apresentada por Célia Maria Groppo à Banca Examinadora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), para a obtenção do título de Mestre em História.

2008 - Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP): um Movimernto Ultramontano na Igreja Católica do Brasil?, por João Geraldo dos Santos Júnior, Pontifícia Universidade Católica (PUC), São Paulo.

2008-11 - “A obra de Corrêa de Oliveira permanece para muitos um mapa que ensina como sair das trevas e voltar à luz” (cfr. "Una battaglia nella notte. Plinio Corrêa de Oliveira e la crisi del secolo XX nella Chiesa", Massimo Introvigne, Sugarco, Milão, 2008, pag. 218)

2010-11-25 - UDR e TFP: a força bruta que enterrou a reforma agrária na constituinte de 1987, por Luiz Otávio Ribas, Mestre em “Filosofia e Teoria do Direito” (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Professor do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

2012-10-15 - Cruzada contra el comunismo. Tradición, Familia y Propiedad (TFP) en Chile y Argentina, por Stephan Ruderer, Westfälische Wilhelms-Universität Münster Historisches Seminar

2013 - O Arauto da Contra-Revolução: o pensamento conservador de Plinio Corrêa de Oliveira (1968-1976) / Mestrado em História Social, por Luiz Felipe Loureiro Foresti, Mestre em História Social pela PUC-SP e pesquisador do Núcleo de Estudo sobre Trabalho, Ideologia e Poder da PUC-SP (NETIPO).

2014 - Padre José Comblin e a Ditadura Militar: RELIGIÃO, DISCURSO E PRÁTICAS CRISTÃS NOS ANOS DE CHUMBO (1968-1972) / Marcos Roberto Brito dos Santos, em Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, para obtenção do título de Doutor em História.

2014 - El grupo «Cruzada» – «Tradición Familia y Propiedad» (tfp) y otros emprendimientos laicales tradicionalistas contra los sectores tercermundistas. Una aproximación a sus prácticas y estrategias de difusión en los años sesenta, por Elena Scirica, Universidad de Buenos Aires

2014-04-15 - PLÍNIO CORRÊA DE OLIVEIRA: Pensamento Católico e Ação Política na Era Vargas (1930-1945), Moacir Pereira Alencar Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

2014-12 - Tradicionalismo católico no ciberespaço: juventude, política e espiritualidade, Emerson José Sena da Silveira, antropólogo, Doutor em Ciência da Religião (UFJF). Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

2015 - Aproximación al pensamiento de Plinio Corrêa de Oliveira a través de su obra REVOLUCIÓN Y CONTRA-REVOLUCIÓN, por Daniel Sebastián López Garzón, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Facultad de Ciencias Filosófico-teológicas Escuela de Filosofía.

2016 - O Concílio Vaticano II, Dom Antônio de Castro Mayer e a Diocese de Campos: resistência e cisma, por Vinícius Couzzi Mérida, Faculdade Unidade de Vitória (Espírito Santo).

2016-01/04 - “Ver, Juzgar y Actuar”: um manifesto em prol da “Argentina Católica Conservadora” (1971), por Gizele Zanotto, a qual possui Graduação, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Atualmente é professora e pesquisadora do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). É coordenadora do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC) e integra a linha de pesquisa Sociabilidade intelectual católica na América do Sul.

2018-03-09 - Matrimonio indisoluble y familia patriarcal, pilares de la lucha anticomunista. La perspectiva de Cruzada y su tránsito a "Tradición, Familia y Propiedad" en los años sesenta, por Elena Carmen Scirica, Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras

2018-12 - "Modernización” y “tradicionalismo” en los años sesenta. Cruzada y Verbo en su defensa de la familia “natural, por Elena SCIRICA, Universidad de Buenos Aires.

2018-12 - La historia transnacional de las derechas argentinas en el siglo XX: ¿qué sabemos y qué podríamos saber?, por Ernesto Bohoslavsky, Universidad Nacional de General Sarmiento, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina.

2019-09/12 - REACIONARISMO CATÓLICO ONTEM, HOJE E SEMPRE... de Emerson José Sena da Silveira. Revista Eclesiástica Brasileira (REB), N. 314, p. 541-570

2020 - “Porque nós queríamos formar uma confederação mundial” a expansão do integrismo de Plínio Corrêa de Oliveira para a Argentina (anos 1960), de Gizele Zanotto, Revista Brasileira de História das Religiões

2020 - Catolicismos en perspectiva histórica. Argentina y Brasil en diálogo, por Roberto Di Stefano y Ana Rosa Cloclet da Silva (compiladores), Universidad Nacional de La Pampa (Argentina).

2020 - O pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira e a atuação transnacional da TFP, Gizele Zanotto e Benjamin Arthur Cowan (organizadores), Volumes I e II, Acervus Editora, Passo Fundo (RS).

2021-03-31 - A "revolução" de 64 e outros passados paralelos: dos negacionismos ao Deus Vult, por Luiz Felipe Anchieta Guerra (UFMG - The Federal University of Minas Gerais, Departamento de História, Graduate Student) e Igor Tadeu Camilo Rocha (UFMG - The Federal University of Minas Gerais, History, Doctorate Degree)


Bookmark and Share